sábado, 6 de julho de 2024

Conformação


 Não clames contra a vida,
Ora, serve e caminha.

 Sofrer com paciência
É crescer para a luz.

Difícil compreender,
Sem provas e lições.

 Semente não produz
Sem mudança total.

Cada noite prepara
Uma alvorada nova.

Aceitação na dor
Encontra a luz de Deus.

🌻🌿🌻
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Algo mais
🌻🌿🌻

06 de julho

Coloque sua fé absoluta e sua confiança em Mim e saiba que Eu jamais o abandonarei ou o renegarei.

Nada do que você se propõe a fazer é impossível, porque coMigo tudo lhe é possível.

Viva pela fé.

Eu quero que você receba sempre o melhor de todas as situações, por mais estranhas que elas possam parecer.

Esteja disposto a ter a sua fé e a sua confiança testadas vezes e vezes seguidas, pois qual é a vantagem de se falar em ter fé e confiança se não for provado que elas funcionam para você?

Você está disposto a caminhar com fé absoluta e realizar o impossível, não por bravata, mas por saber com toda a certeza de onde vem a sua força?

Não fale na sua fé antes de testá-la para ver se ela é inabalável.

Tire sua força e sua habilidade de Mim, pois quando EU ESTOU com você, quem ousará ser contra?

🌻🌿🌻
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌻🌿🌻





🌻🌿🌻

Mensagem do ESE:

Jesus em casa de Zaqueu

Tendo Jesus entrado em Jericó, passava pela cidade — e havia ali um homem chamado Zaqueu, chefe dos publicanos e muito rico, — o qual, desejoso de ver a Jesus, para conhecê-lo, não o conseguia devido à multidão, por ser ele de estatura muito baixa. — Por isso, correu à frente da turba e subiu a um sicômoro, para o ver, porquanto ele tinha de passar por ali. — Chegando a esse lugar, Jesus dirigiu para o alto o olhar e, vendo-o, disse-lhe: Zaqueu, dá-te pressa em descer, porquanto preciso que me hospedes hoje em tua casa. — Zaqueu desceu imediatamente e o recebeu jubiloso. Vendo isso, todos murmuravam, a dizer: Ele foi hospedar-se em casa de um homem de má vida.

Entretanto, Zaqueu, pondo-se diante do Senhor, lhe disse: Senhor, dou a metade dos meus bens aos pobres e, se causei dano a alguém, seja no que for, indenizo-o com quatro tantos. Ao que Jesus lhe disse: Esta casa recebeu hoje a salvação, porque também este é filho de Abraão; visto que o Filho do Homem veio para procurar e salvar o que estava perdido. (S. LUCAS, cap. XIX, vv. 1 a 10.)

🌻🌿🌻
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, item 4.)
🌻🌿🌻

Prova e força


Se a provação te visita, não esmoreças.

Problema é condição para crescimento.

Reflete na semente a esforçar-se para vencer o solo que a constrange.

A árvore protetora fala sem palavras, quantas vezes aguentou a fúria do vento, a fim de sobreviver.

Dor é uma proposta do Céu para que te promovas.

Confia e atravessa a dificuldade.

O Senhor da Vida que te sustentou ontem, sustentar-te-á também hoje.

Mobiliza a própria fé e caminha adiante.

Liga-te a Deus e segue.

Pensa no prodígio da Luz e reconhecerás que a força vem de dentro.

🌻🌿🌻
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Sinais de rumo
🌻🌿🌻

sexta-feira, 5 de julho de 2024

Evolução e felicidade


Porque nada podemos contra a verdade senão pela verdade.” — PAULO (2 Coríntios, 13.8)

Não esperavas talvez que expressões espetaculares te marcassem na Terra os processos de vivência humana.

 E, muitas vezes, nós mesmos destacamos a disparidade entre as vitórias do raciocínio e as conquistas do sentimento.

 Filósofos lamentam as distâncias entre a ciência e o amor.

Ainda assim, acima de nossos próprios pontos de vista, anteriormente expendidos, somos forçados a considerar que os domínios de um e outro são muito diferentes.

Onde os eletrocardiógrafos capazes de medir o grau da dedicação dos pais pelos filhos? 

 Onde os computadores que nos traduzam em número e especificação as doenças suscitadas pelo ódio? 

 Como encontrar as máquinas que possam frenar, entre os povos, os impulsos da guerra e da delinquência? 

 Em que prodigioso supermercado adquirir exaustores das paixões que, na Terra, enquanto encarnados, tanta vez nos devastam a alma, inclinando-nos à loucura ou ao suicídio? 

E onde, por fim, surpreender as engrenagens que nos mantenham, aí no mundo, com serenidade e equilíbrio, frustrando-nos as lágrimas, quando apertamos, em vão, entre as nossas, as mãos desfalecentes das criaturas queridas que se despedem de nós, antecedendo-nos, na viagem da morte?

 Não te apaixones pelo progresso sem amor.

De que te valeria palmilhar, por meses e meses, um deserto formado em pepitas de ouro, sem a bênção da fonte, ou residir num palácio sem luz?

Atende à evolução para aperfeiçoar a vida, mas cultiva a fé e a paciência, a humildade e a compreensão que te balsamizem o espírito, porque não existe felicidade sem amor e não existe amor, sem responsabilidade, fora das Leis de Deus.

🌷🌵🌷
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Ceifa de Luz
🌷🌵🌷

05 de julho

Seus pensamentos em relação à abundância vão determinar se suas necessidades serão supridas ou não.

Quando você pensa pobreza e necessidade, quando você permite que medo, preocupações, inferioridade, avareza, egoísmo e ansiedade penetrem em sua consciência, quando você se entrega a estes estados negativos, você atrai o pior para si mesmo.

Se você pensar como um mendigo, você será um mendigo, porque estará se privando de todas as boas coisas da vida que lhe pertencem se você reajustar seus pensamentos e atitudes em relação a elas.

Comece já a pensar prosperidade.

Visualize todas as suas necessidades sendo supridas maravilhosamente.

Recuse-se a aceitar qualquer carência, porque, se existe uma carência, ela está na sua própria consciência.

Por que interromper o fluir dos Meus abundantes e ilimitados estoques com sua consciência limitada e restritiva.

Quando você começar a entender e aceitar de onde vem tudo, e quando você puder agradecer livre e alegremente a Mim, o doador de todos os maravilhosos e perfeitos presentes, nada lhe faltará.

🌷🌵🌷
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌷🌵🌷





🌷🌵🌷

MENSAGEM DO ESE:

Deixai que venham a mim as criancinhas (II)

Deixai venham a mim as criancinhas, pois tenho o leite que fortalece os fracos. Deixai venham a mim todos os que, tímidos e débeis, necessitam de amparo e consolação. Deixai venham a mim os ignorantes, para que eu os esclareça. Deixai venham a mim todos os que sofrem, a multidão dos aflitos e dos infortunados: eu lhes ensinarei o grande remédio que suaviza os males da vida e lhes revelarei o segredo da cura de suas feridas! Qual é, meus amigos, esse bálsamo soberano, que possui tão grande virtude, que se aplica a todas as chagas do coração e as cicatriza? E o amor, é a caridade! Se possuís esse fogo divino, que é o que podereis temer? Direis a todos os instantes de vossa vida: “Meu Pai, que a tua vontade se faça e não a minha; se te apraz experimentar-me pela dor e pelas tribulações, bendito sejas, porquanto é para meu bem, eu o sei, que a tua mão sobre mim se abate. Se é do teu agrado, Senhor, ter piedade da tua criatura fraca, dar-lhe ao coração as alegrias sãs, bendito sejas ainda. Mas, faze que o amor divino não lhe fique amodorrado na alma, que incessantemente faça subir aos teus pés o testemunho do seu reconhecimento!”

Se tendes amor, possuís tudo o que há de desejável na Terra, possuís preciosíssima pérola, que nem os acontecimentos, nem as maldades dos que vos odeiem e persigam poderão arrebatar. Se tendes amor, tereis colocado o vosso tesouro lá onde os vermes e a ferrugem não o podem atacar e vereis apagar-se da vossa alma tudo o que seja capaz de lhe conspurcar a pureza; sentireis diminuir dia a dia o peso da matéria e, qual pássaro que adeja nos ares e já não se lembra da Terra, subireis continuamente, subireis sempre, até que vossa alma, inebriada, se farte do seu elemento de vida no seio do Senhor.

🌷🌵🌷
— Um Espírito protetor. (Bordéus, 1861.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VIII, item 19.)
🌷🌵🌷

Auto julgamento


Se te decidires a praticar compreensão, adiantar-te-ás, consideravelmente, no caminho do amor, em direção à paz que se te fará suporte à felicidade.

Para isso, é imperioso te situes no lugar dos outros; de modo a que não percas tempo, com qualquer julgamento leviano, capaz de arrojar-te em complicações e enganos, por vezes, de lastimável e longa duração.

Se te observares na condição do agressor, imagina quão valioso se te faria o perdão daqueles a quem houvesse ferido, após reconheceres que te desmandaste num momento de desequilíbrio e loucura.

Fosses a pessoa encarcerada em penúria e doença e saberias agradecer os gestos espontâneos de quem te doasse alguns minutos de reconforto ou leves migalhas de auxílio.

Caso te visses no lugar da pessoa caída em tentação, reflete se poderias haver resistido, com mais eficiência, ao assédio das sugestões infelizes.

Estivesses na posição daqueles que controlam a fortuna ou o poder, a influência ou as autoridades e examina, por ti mesmo, qual seria o teu comportamento.

Colocando-te na situação dos companheiros em lágrimas que viram partir entes amados, sob a neblina da morte, mentaliza a extensão do sofrimento que te dilapidaria o coração ao perder a companhia daqueles que mais amas.

De quando a quando, sujeita-te, no silêncio, aos testes dessa natureza, dialogando intimamente de ti para contigo e descobrirás em ti as fontes de renovação espiritual a te nutrirem os sentimentos com novos princípios de tolerância e humanidade.

Realmente, advertiu-nos Jesus:

- "Não julgues para não serdes julgados."

O Divino Mestre, entretanto, não nos proclamou impedidos de julgar a nós próprios, de modo a revisarmos nossos ideais e atitudes, colocando-nos finalmente a caminho da própria sublimação.

🌷🌵🌷
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Algo mais
🌷🌵🌷

quinta-feira, 4 de julho de 2024

Temas da prece


“Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles…” — JESUS (Mateus, 7.12)

Roga a Deus te abençoe, mas concilia-te, cada manhã, com todas as criaturas e com todas as coisas, agradecendo-lhes as dádivas ou lições que te ofertem.

 Pede saúde, evitando brechas para a doença.

Solicita proteção, amparando os irmãos de experiência cotidiana, dentro dos recursos que se te façam possíveis.

Espera a felicidade, criando a alegria do próximo.

 Procura as luzes do saber, distribuindo-as no auxílio aos que te rodeiam.

 Busca melhorar o nível de conforto em tua existência material, apoiando os companheiros de Humanidade para que se elevem de condição.

 Aguarda tolerância para as falhas possíveis que venhas a cometer; entretanto, esquece igualmente as ofensas de que te faças objeto ou as dificuldades que alguém te imponha.

 Requisita a consideração e a simpatia dos semelhantes para que te harmonizes contigo mesmo; todavia, oferece aos outros a consideração e a simpatia de que carecem para que não lhes falhem o equilíbrio e a tranquilidade.

 Suplica o auxílio do Senhor, na sustentação de tua paz; contudo, não sonegues auxílio ao Senhor para que haja sustentação na paz dos outros.

A árvore se alimenta com os recursos do solo, produzindo fruto que não consome.

 A lâmpada gasta a força da usina, deitando luz, a benefício de todos, sem enceleirá-la.

Entre a rogativa e a concessão está o proveito.

 Afirma-nos o Evangelho que para Deus nada existe impossível, ( † ) mas decerto que Deus espera que cada um de nós faça o possível a nosso próprio favor.

🪴🌺🪴
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Ceifa de Luz
🪴🌺🪴

04 de julho

"Bem aventurados os famintos e sequiosos por uma causa justa, porque eles serão saciados."

Quando seu desejo for suficientemente forte, ele será realizado, porque você procurará a resposta incansavelmente até encontrá-la.

Você terá a determinação, a paciência, a perseverança e a persistência de revirar todas as pedras até encontrar o que procura neste caminho espiritual: a realização de sua unidade coMigo.

Não desanime, nem pense que está perseguindo um sonho impossível, mas saiba simplesmente que você encontrará o que procura se não desistir ou fraquejar no caminho.

É importante superar cada obstáculo para atingir sua meta, portanto, esteja determinado a enfrentá-los, e em momento algum pense que eles são intransponíveis.

Seja forte e em frente que você certamente chegará lá.

🪴🌺🪴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🪴🌺🪴




🪴🌺🪴

MENSAGEM DO ESE:

O consolador prometido

Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco:

— O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. — Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito.

(S. JOÃO, cap. XIV, vv. 15 a 17 e 26.)

Jesus promete outro consolador: o Espírito de Verdade, que o mundo ainda não conhece, por não estar maduro para o compreender, consolador que o Pai enviará para ensinar todas as coisas e para relembrar o que o Cristo há dito. Se, portanto, o Espírito de Verdade tinha de vir mais tarde ensinar todas as coisas, é que o Cristo não dissera tudo; se ele vem relembrar o que o Cristo disse, é que o que este disse foi esquecido ou mal compreendido.

O Espiritismo vem, na época predita, cumprir a promessa do Cristo: preside ao seu advento o Espírito de Verdade. Ele chama os homens à observância da lei; ensina todas as coisas fazendo compreender o que Jesus só disse por parábolas. Advertiu o Cristo: “Ouçam os que têm ouvidos para ouvir.” O Espiritismo vem abrir os olhos e os ouvidos, porquanto fala sem figuras, nem alegorias; levanta o véu intencionalmente lançado sobre certos mistérios. Vem, finalmente, trazer a consolação suprema aos deserdados da Terra e a todos os que sofrem, atribuindo causa justa e fim útil a todas as dores.

Disse o Cristo: “Bem-aventurados os aflitos, pois que serão consolados.” Mas, como há de alguém sentir-se ditoso por sofrer, se não sabe por que sofre? O Espiritismo mostra a causa dos sofrimentos nas existências anteriores e na destinação da Terra, onde o homem expia o seu passado. Mostra o objetivo dos sofrimentos, apontando-os como crises salutares que produzem a cura e como meio de depuração que garante a felicidade nas existências futuras. O homem compreende que mereceu sofrer e acha justo o sofrimento. Sabe que este lhe auxilia o adiantamento e o aceita sem murmurar, como o obreiro aceita o trabalho que lhe assegurará o salário. O Espiritismo lhe dá fé inabalável no futuro e a dúvida pungente não mais se lhe apossa da alma. Dando-lhe a ver do alto as coisas, a importância das vicissitudes terrenas some no vasto e esplêndido horizonte que ele o faz descortinar, e a perspectiva da felicidade que o espera lhe dá a paciência, a resignação e a coragem de ir até ao termo do caminho.

Assim, o Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.

🪴🌺🪴
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VI, itens 3 e 4.)
🪴🌺🪴

Se eu não puder…


Se eu não puder ser o que eu desejo,que eu seja o que desejas de mim.

Se eu não puder ser a árvore que dá frutos,
que eu seja o arbusto que dá sombra.

Se eu não puder ser o rio que inunda a terra,
que eu seja a fonte que dá de beber.

Se eu não puder ser uma estrela no céu,
que eu seja uma luz que anima as esperanças.

Seu eu não puder ser o teto que abriga a todos,
que eu seja a porta que se abre a quem bate.

Seu eu não puder ser o mar que liga os continentes,
que eu seja o porto que recebe a nave.

Se eu não puder ser o bosque que floresce,
que eu seja o pássaro que nele canta.

Seu eu não puder ser a roseira carregada,
que eu seja o perfume de uma flor.

Se eu não puder ser a melodia que enleva,
que eu seja a inspiração de cada verso.

Seu eu não puder ser o vento que arrebata,
que eu seja a brisa que acaricia.

Se eu não puder ser o livro que ensina,
que eu seja a palavra que comove.

Se eu não puder ser a messe que promete,
que eu seja o trigo que vai ser o pão.

Se eu não puder ser o fogo que incendeia,
que eu seja o óleo que mantém a chama.

Se eu não puder ser o rico que tudo pode,
que eu seja o pobre que não nega nada.

Se eu não puder ser a chuva que irriga o solo,
que eu seja o orvalho que umedece a flor.

Se eu não puder ser o tapete no palácio dos reis,
que eu seja o agasalho na casa dos pobres.

Se eu não puder ser o sorriso que encanta,
que eu seja a impressão que ele deixa.

Se eu não puder ser a felicidade que todos buscam,
que eu seja feliz em tudo para todos.

Se eu não puder ser toda a bondade do mundo,
que eu seja bom como todo o mundo espera.

Se eu não puder ser a eternidade,
que eu seja o tempo em que nos fala.

Se eu não puder ser o amor que tudo começa,
que eu seja o amor que faz chegar ao fim!

🪴🌺🪴
Pe. Orlando Gambi
🪴🌺🪴

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Voltarás por amor


Ante a fome de paz que te atormenta os dias, decerto já sonhaste com a disposição de repousar, além da morte, recusando o cálice de angústia que a existência carnal te sugere…

Cultivas a virtude e aspiras, sem dúvida, ao prêmio natural que o trabalho irrepreensível te granjeou.

Sofres e reclamas consolo…

Choras e pretendes alívio…

Entretanto, para lá das fronteiras terrestres, o amor te fulgirá sublime, no coração, como estrela surpreendente, mas ouvirás os soluços daqueles que deixaste sob a névoa do adeus…

Escutarás as preces de tua mãe e os rogos de teus filhos, quais poemas de lágrimas a desfalecerem de dor sobre a tua cabeça invadida de novas aspirações e tocada de novos sonhos.

Compreenderás a renúncia com mais segurança e exercerás o perdão sem dificuldade…

A consciência tranquila ser-te-á uma bênção; contudo, o anseio de ajudar fremirá no teu peito inspirando-te a volta.

E reconhecendo que o Céu verdadeiro não existe sem a alegria daqueles que mais amamos, regressarás por amor ao campo da luta para novamente experimentar e sofrer, esperar e redimir, adquirindo o poder para ascensões mais altas, porquanto, pela força do bem puro, descobrirás com o Cristo de Deus a luz da abnegação que nos impele sempre a horizontes mais vastos, repetindo também com Ele, aos companheiros de aprendizado, a divina promessa:

— “Em verdade estarei convosco até ao fim dos séculos”, ( † ) porque não há felicidade para os filhos acordados de Deus, sem que todos os filhos de Deus entrem efetivamente na posse da felicidade real.

💐🍃💐
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Caminho espírita
💐🍃💐

03 de julho

Harmonize-se, encontre seu próprio tom e faça-o vibrar alto e claro, porque você é parte desta grande orquestra da vida.

Você tem o seu papel específico a atuar; não tente pegar o papel de outra pessoa.

Procure e encontre o seu e dedique-se a ele.

Quando você o tiver aprendido, a vida correrá muito bem para você.

As almas que tentarem tocar as notas que pertencem a outras almas se sentirão em desarmonia com o todo.

Nunca tente ser ou agir como outra pessoa.

Eu não quero que vocês sejam todos idênticos, como ervilhas num tacho.

Eu necessito de vocês diferentes uns dos outros, cada um com seus dons e qualidades individuais.

Uma orquestra composta de um só tipo de instrumento seria muito monótona.

Quanto maior a quantidade de instrumentos mesclados numa perfeita harmonia, mais rico e maravilhoso será o som emitido pela orquestra.

💐🍃💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🍃💐





💐🍃💐

MENSAGEM DO ESE:

Progressão dos mundos

O progresso é lei da Natureza. A essa lei todos os seres da Criação, animados e inanimados, foram submetidos pela bondade de Deus, que quer que tudo se engrandeça e prospere. A própria destruição, que aos homens parece o termo final de todas as coisas, é apenas um meio de se chegar, pela transformação, a um estado mais perfeito, visto que tudo morre para renascer e nada sofre o aniquilamento.

Ao mesmo tempo que todos os seres vivos progridem moralmente, progridem materialmente os mundos em que eles habitam. Quem pudesse acompanhar um mundo em suas diferentes fases, desde o instante em que se aglomeraram os primeiros átomos destinados e constituí-lo, vê-lo-ia a percorrer uma escala incessantemente progressiva, mas de degraus imperceptíveis para cada geração, e a oferecer aos seus habitantes uma morada cada vez mais agradável, à medida que eles próprios avançam na senda do progresso. Marcham assim, paralelamente, o progresso do homem, o dos animais, seus auxiliares, o dos vegetais e o da habitação, porquanto nada em a Natureza permanece estacionário. Quão grandiosa é essa idéia e digna da majestade do Criador! Quanto, ao contrário, é mesquinha e indigna do seu poder a que concentra a sua solicitude e a sua providência no imperceptível grão de areia, que é a Terra, e restringe a Humanidade aos poucos homens que a habitam! Segundo aquela lei, este mundo esteve material e moralmente num estado inferior ao em que hoje se acha e se alçará sob esse duplo aspecto a um grau mais elevado. Ele há chegado a um dos seus períodos de transformação, em que, de orbe expiatório, mudar-se-á em planeta de regeneração, onde os homens serão ditosos, porque nele imperará a lei de Deus.

💐🍃💐
– Santo Agostinho. (Paris, 1862.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. III, item 19.)
💐🍃💐

Opiniões Convencionais


“A multidão respondeu: Tens demônio; quem procura matar-te?”
— (JOÃO, capítulo 7, versículo 20)

Não te prendas excessivamente aos juízos da multidão. O convencionalismo e o hábito possuem sobre ela forças vigorosas.

Se toleras ofensas com amor, chamam-te covarde.

Se perdoas com desinteresse, consideram-te tolo.

Se sofres com paciência, negam-te valor.

Se espalhas o Bem com abnegação, acusam-te de louco.

Se adquires característicos do amor sublime e santificante, julgam-te doente.

Se desestimas os gozos vulgares, classificam-te de anormal.

Se te mostras piedoso, asseveram que te envelheceste e cansaste antes do tempo.

Se adotas a simplicidade por norma, ironizam-te às ocultas.

Se respeitas a ordem e a hierarquia, qualificam-te de bajulador.

Se reverencias a Lei, apontam-te como medroso.

Se és prudente e digno, chamam-te fanático e perturbado.

No entanto, essa mesma multidão, pela voz de seus maiorais, ensina o amor aos semelhantes, o culto da legalidade e a religião do dever. Em seus círculos, porém, o excesso de palavras não permite, por enquanto, o reinado da compreensão.

É indispensável suportar-lhe a inconsciência para atendermos com proveito às nossas obrigações perante Deus.

Não te irrites, nem desanimes.

O próprio Jesus foi alvo, sem razão de ser, dos sarcasmos da opinião pública.

💐🍃💐
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Caminho, verdade e vida
💐🍃💐

terça-feira, 2 de julho de 2024

Revelações sobre vidas passadas - Caindo na esparrela!


— Existe muito espírita por aí caindo na esparrela – comentava conosco, em uma de nossas reuniões, no Além, tipo “lavar roupa suja”, um amigo que, na Terra, havia sido vítima de uma dessas revelações concernentes à vida passada.
 – Acreditei piamente que, de fato, eu vivera ao tempo de Jesus... Cheguei a incorporar esse antigo personagem, do qual – hoje eu o sei! – nem sequer passei perto... Fui excessivamente tolo e... vaidoso. Se me dissessem que eu tivesse sido um anônimo delinquente ou um serviçal qualquer, com certeza eu não acreditaria, mas um legionário que teria sido curado diretamente pelo Cristo e que, posteriormente, enfrentara o martírio em nome da fé... Não posso dizer que era ignorante da Doutrina, no entanto a tentação de ter sido um vulto na História do Cristianismo me anulava todo o discernimento... 
E o médium que me fizera tal revelação, para me agradar, sempre que me via, me chamava pelo antigo e suposto nome; afirmava, inclusive, me ver, de joelhos, aos pés do Senhor, clamando por piedade...
 Tenho hoje convicção de que o que ele queria mesmo era aliciar minha opinião a seu favor. É uma técnica que os espíritos obsessores sabem empregar através dos médiuns invigilantes, na qual apenas caem os espíritas que sejam tão invigilantes quanto eu fora! 
Tenhamos cautela com os médiuns que vivem interessados em bisbilhotar o passado alheio... Eles não sabem o mal que podem fazer às pessoas; não raro, comprometem-lhes a encarnação, incutindo-lhes ideias esdrúxulas na cabeça... A pessoa deixa de ser ela mesma, para viver a outra personagem... É uma coisa horrorosa!...

Um dos companheiros que participava do descontraído bate-papo quis saber, então, que fim havia levado o médium ao qual nosso amigo se referia.

— Não sei e nem quero saber – respondeu, incisivo. A última notícia que me chegou do infeliz é que havia levado um balaço do marido de uma mulher a quem ele dissera ser sua alma gêmea... A mulher, muito bem casada e mãe de dois filhos, virou a cabeça... O trauma que sobreviveu em mim é tão grande, que estou com receio de, ao voltar à Terra, ser um dos mais ferrenhos opositores da reencarnação! Os espíritas e os médiuns precisam acabar com isto... Mediunidade não deve ser uma luneta apontada para o passado mas, sim, um binóculo direcionado para o futuro!...

🌿🌸🌿,
Espírito Ramiro Gama
Carlos A. Baccelli
Obra: Vida de Médium

🌿🌸🌿

02 de julho

Só testando é que se pode provar que algo funciona.

Você tem que dar o primeiro passo apoiado na fé e conseguir o que parece ser impossível.

Você tem que aprender a se superar, a viver além dos seus limites, para provar que coMigo tudo é possível.

Viver confinado no seu pequeno ego, com medo de ultrapassar seus limites, com medo de testar a vida, não o levará a lugar nenhum e você não será capaz de enxergar a Minha mão em tudo.

Nada tema; saiba simplesmente que EU ESTOU sempre com você e EU o guiarei e dirigirei cada um de seus passos.

Mostre ao mundo que tudo funciona em uníssono pelo bem daquelas almas que Me amam verdadeiramente e Me colocam sempre em primeiro lugar.

Espere e observe os milagres acontecerem um após o outro.

Perceba a manifestação do novo céu e da nova terra à medida que você aprende a viver esta vida e a fazê-la funcionar.

Veja prodígio após prodígio acontecer, porque você está vivendo e colocando tudo que aprendeu em prática.

🌿🌸🌿
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌿🌸🌿





🌿🌸🌿

MENSAGEM DO ESE:

Os Laços de Família são Fortalecidos pela Reencarnação e Rompidos pela Unicidade da Existência

18 – Os laços de família não são destruídos pela reencarnação, como pensam certas pessoas. Pelo contrário, são fortalecidos e reapertados. O princípio oposto é que os destrói.

Os Espíritos formam, no espaço, grupos ou famílias, unidos pela afeição, pela simpatia e a semelhança de inclinações. Esses Espíritos, felizes de estarem juntos, procuram-se. A encarnação só os separa momentaneamente, pois que, uma vez retornando a erraticidade, eles se reencontram, como amigos na volta de uma viagem. Muitas vezes eles seguem juntos na encarnação, reunindo-se numa mesma família ou num mesmo círculo, e trabalham juntos para o seu progresso comum. Se uns estão encarnados e outros não, continuarão unidos pelo pensamento. Os que estão livres velam pelos que estão cativos, os mais adiantados procurando fazer progredir os retardatários. Após cada existência terão dado mais um passo na senda da perfeição.

Cada vez menos apegados à matéria, seu afeto é mais vivo, por isso mesmo que mais purificado, não perturbado pelo egoísmo nem obscurecido pelas paixões. Assim, eles poderiam percorrer um número ilimitado de existências corporais, sem que nenhum acidente perturbe sua afeição comum.

Estenda-se bem que se trata aqui da verdadeira afeição espiritual, de alma para alma, a única que sobrevive à destruição do corpo, pois os seres que se unem na Terra apenas pelos sentidos, não têm nenhum motivo para se preocuparem no mundo dos Espíritos. Só são duráveis as afeições espirituais. As afeições carnais extinguem-se com a causa que as provocou; ora, essa causa deixa de existir no mundo dos Espíritos, enquanto a alma sempre existe. Quanto às pessoas que se unem somente por interesse, nada são realmente uma para outra: a morte as separa na Terra e no Céu.

19 – A união e a afeição entre parentes indicam a simpatia anterior que as aproximou. Por isso, diz-se de uma pessoa cujo caráter, cujos gostos e inclinações nada têm de comum com os dos parentes, que ela não pertence à família. Dizendo isso, enuncia-se uma verdade maior do que se pensa. Deus permite essas encarnações de Espíritos antipáticos ou estranhos nas famílias, com a dupla finalidade de servirem de provas para uns e de meio de progresso para outros. Os maus, se melhoram pouco a pouco, ao contacto dos bons e pelas atenções que deles recebem, seu caráter se abranda, seus costumes se depuram, as antipatias desaparecem. É assim que se produz a fusão das diversas categorias de Espíritos, como se faz na Terra entre a raças e os povos.

20 – O medo do aumento indefinido da parentela, em conseqüência da reencarnação, é um medo egoísta, provando que não se possui uma capacidade de amor suficientemente ampla, para abranger um grande número de pessoas. Um pai que tem numerosos filhos, por acaso os amaria menos do que se tivesse apenas um? Mas que os egoístas se tranqüilizem, pois esse medo não tem fundamento.

Do fato de ter um homem dez encarnações, não se segue que tenha de encontrar no mundo dos Espíritos dez mães, dez esposas e um número proporcional de filhos e de novos parentes. Ele sempre encontrará os mesmos que foram objetos de sua afeição,que lhe estiveram ligados na Terra por diversas maneiras, e talvez pelas mesmas maneiras.

21 – Vejamos agora as conseqüências da doutrina anti-reencarnacionista. Essa doutrina exclui necessariamente a preexistência da alma, e as almas sendo criadas ao mesmo tempo em que os corpos, não existe entre elas nenhuma ligação anterior. São, pois, completamente estranhas umas às outras. O pai é estranho para o filho, e a união das famílias fica assim reduzida unicamente à filiação corporal, sem nenhuma ligação espiritual. Não haverá portanto nenhum motivo de vanglória por se ter entre os antepassados algumas personagens ilustres. Com a reencarnação, antepassados e descendentes podem ser conhecidos, ter vivido juntos, podem se ter amado, e mais tarde se reunirem de novo para estreitar os seus laços de simpatia.

22 – Isso no tocante ao passado. Quanto ao futuro, segundo os dogmas fundamentais que decorrem do princípio anti-reencarnacionista, a sorte das almas está irrevogavelmente fixada após uma única existência. Essa fixação definitiva da sorte implica a negação de todo o progresso, pois se há algum progresso, não pode haver fixação definitiva da sorte. Segundo tenham elas bem ou mal vivido,vão imediatamente para a morada dos bem-aventurados ou para o inferno eterno. Ficam assim imediatamente separadas para sempre, sem esperanças de jamais se reunirem, de tal maneira que pais, mães e filhos, maridos e esposas, irmãos e amigos, não têm nunca a certeza de se reverem: é a mais absoluta ruptura dos laços de família.

Com a reencarnação, e o progresso que lhe é conseqüente, todos os que se amam se encontram na terra e no espaço, e juntos gravitam para Deus. Se há os que fracassam no caminho, retardam o seu adiantamento e a sua felicidade. Mas nem por isso as esperanças estão perdidas. Ajudados, encorajados e amparados pelos que os amam, sairão um dia do atoleiro em que caíram. Com a reencarnação, enfim, há perpétua solidariedade entre os encarnados e os desencarnados, do que resulta o estreitamento dos laços de afeição.

23. Em resumo, quatro alternativas se apresentam ao homem, para o seu futuro de além-túmulo:

1º) o nada, segundo a doutrina materialista;
2º) a absorção no todo universal, segundo a doutrina panteísta;
3º) a conservação da individualidade, com fixação definitiva da sorte, segundo a doutrina da Igreja;
4º) a conservação da individualidade, com o progresso infinito, segundo a doutrina espírita.

De acordo com as duas primeiras, os laços de família são rompidos pela morte, e não há nenhuma esperança de se reencontrarem; com a terceira, há possibilidade de se reverem, contanto que esteja no mesmo meio, podendo esse meio ser o inferno ou o paraíso; com a pluralidade das existências, que é inseparável do progresso gradual, existe a certeza da continuidade das relações entre os que se amam, e é isso o que constitui a verdadeira família.

🌿🌸🌿
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXIII, itens 4 a 6.)
🌿🌸🌿

Continuar firme


Surgem determinadas situações das quais, por mais te debatas, não conseguirás desvencilhar-te de pronto.
*
Todavia, se te conservares sereno, poderás evitar que elas se compliquem atirando-te a prejuízos mais graves.
*
Refletindo assim, concluirás que, diante de qualquer luta que te surpreenda no cotidiano, a tua reação inicial é fator decisivo no desenrolar dos acontecimentos.
*
É possível que não sejas diretamente responsável pelo aparecimento desse ou daquele problema, que a invigilância de alguém haja criado, mas exclusivamente de tua capacidade de perdoar e de esquecer, de aceitar e de continuar firme na fé em Deus, dependerá a solução desejada,
facultando-te retornar a paz e a alegria.

🌿🌸🌿
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: Crer e agir
🌿🌸🌿

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Consequências do adultério



54. O que leva o indivíduo ao adultério e quais as consequências desse ato nas vidas das criaturas?

Para o problema do adultério se poderia apontar diversificadas causas, quase sempre embasadas no egoísmo masculino ou feminino que, sob justificativas bastante falsas de que a carne é fraca ou de que as paixões são irresistíveis, incontornáveis, apõem o selo da infidelidade entre os casais. Aprendemos com a Doutrina Espírita que não existe adultério onde reina a sincera afeição recíproca.(1)

Relembram-nos os Benfeitores Espirituais que a infidelidade, que faz atormentada a vida conjugal, assenta bases no regime de infidelidade das criaturas para consigo mesmas. Quem não se respeita, quem não é fiel aos bons princípios aprendidos um dia, raramente entenderá o que seja respeito ao cônjuge.

A cata do prazer, quando estimulado pelo egoísmo, transforma-se em desastre no campo da moral cristã, estabelecendo o regime da liberalidade sob o qual tudo é válido, desde que dê prazer, desde que a pessoa esteja “feliz”.

O estatuto das leis divinas, impresso no íntimo do ser, costuma pesar sobre a consciência dos conscientes, impondo remordimentos correspondentes aos níveis de conhecimentos e de compreensão dos indivíduos envolvidos, indicando a necessidade do resgate, através das ações enobrecedoras, dignificantes, que facultem paz à consciência.

🌵🦋🌵
Espírito Camilo
J. Raul Teixeira
Obra: Desafios da Educação
(1) O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, capítulo XXII, item 5, § 3.
🌵🦋🌵

JULHO

Eu vi um quebra-cabeça espalhado sobre uma enorme mesa. Fiquei observando as peças serem encaixadas e vi como cada uma cabia perfeitamente em seu devido lugar.

Eu ouvi as palavras:

Quando você está em seu devido lugar, fazendo a sua tarefa específica, não existe conflito, e Meu plano tem condições de se realizar com perfeição.

🌵🦋🌵

01 de julho

Regozije-se e dê graças eternas, porque você sabe que vive para a eternidade.

Viva dia a dia e viva cada momento plena e gloriosamente, esquecendo-se do passado e sem preocupações pelo futuro, simplesmente aceitando que a vida é eterna, sem começo e sem fim.

Ao mesmo tempo que você está crescendo e expandindo sua consciência, você está começando a entender o mistério e o prodígio que a vida é eterna e a realização da sua unidade coMigo, o Criador da vida.

Passo a passo você segue em frente e para o alto, pleno de paz, tranquilidade e serenidade, entendendo que, se tudo está em Minhas mãos, você não precisa se preocupar.

A vida torna-se um fardo quando você tenta enxergar muito longe no futuro, pois isso traz temor, incerteza e até falta de fé para muitas almas.

Torne-se como uma criança, livre e alegre, e a vida será para você uma contínua fonte de prazer. Acredite na vida e viva-a plenamente.

🌵🦋🌵
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌵🦋🌵



 



🌵🦋🌵

MENSAGEM DO ESE:

Missão dos espíritas

Não escutais já o ruído da tempestade que há de arrebatar o velho mundo e abismar no nada o conjunto das iniqüidades terrenas? Ah! bendizei o Senhor, vós que haveis posto a vossa fé na sua soberana justiça e que, novos apóstolos da crença revelada pelas proféticas vozes superiores, ides pregar o novo dogma da reencarnação e da elevação dos Espíritos, conforme tenham cumprido, bem ou mal, suas missões e suportado suas provas terrestres.

Não mais vos assusteis! As línguas de fogo estão sobre as vossas cabeças. Ó verdadeiros adeptos do Espiritismo!... sois os escolhidos de Deus! Ide e pregai a palavra divina. É chegada a hora em que deveis sacrificar à sua propagação os vossos hábitos, os vossos trabalhos, as vossas ocupações fúteis. Ide e pregai. Convosco estão os Espíritos elevados. Certamente falareis a criaturas que não quererão escutar a voz de Deus, porque essa voz as exorta incessantemente à abnegação. Pregareis o desinteresse aos avaros, a abstinência aos dissolutos, a mansidão aos tiranos domésticos, como aos déspotas! Palavras perdidas, eu o sei; mas não importa. Faz-se mister regueis com os vossos suores o terreno onde tendes de semear, porquanto ele não frutificará e não produzirá senão sob os reiterados golpes da enxada e da charrua evangélicas. Ide e pregai!

Ó todos vós, homens de boa-fé, conscientes da vossa inferioridade em face dos mundos disseminados pelo Infinito!... lançai-vos em cruzada contra a injustiça e a iniqüidade. Ide e proscrevei esse culto do bezerro de ouro, que cada dia mais se alastra. Ide, Deus vos guia! Homens simples e ignorantes, vossas línguas se soltarão e falareis como nenhum orador fala. Ide e pregai, que as populações atentas recolherão ditosas as vossas palavras de consolação, de fraternidade, de esperança e de paz.

Que importam as emboscadas que vos armem pelo caminho! Somente lobos caem em armadilhas para lobos, porquanto o pastor saberá defender suas ovelhas das fogueiras imoladoras.

Ide, homens, que, grandes diante de Deus, mais ditosos do que Tomé, credes sem fazerdes questão de ver e aceitais os fatos da mediunidade, mesmo quando não tenhais conseguido obtê-los por vós mesmos; ide, o Espírito de Deus vos conduz.

Marcha, pois, avante, falange imponente pela tua fé! Diante de ti os grandes batalhões dos incrédulos se dissiparão, como a bruma da manhã aos primeiros raios do Sol nascente.

🌵🦋🌵
— Erasto, anjo da guarda do médium. (Paris, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XX, item 4.)
🌵🦋🌵

Em Busca da Felicidade


Meus pensamentos estão intimamente relacionados com meus sentimentos.

É importante força de vontade e determinação para policiá-los.

De uma hora para outra podemos nos sentir infelizes, irritadiço, estressados, ciumentos.

A razão disso é que o pensamento sempre volta para nós, sob forma de sentimentos.

A escolha, portanto, será sempre nossa.

Com nossa mente criamos verdadeiros monstros que nos perseguem e podem nos devorar.

Com ela também criamos fantasias, sonhos, felicidades.

Jamais nos tornaremos irritadiços sem ter tido pensamentos irritantes; jamais faremos cenas de ciúmes sem antes termos tido pensamentos ciumentos.

Quando nos sentirmos aborrecidos, melancólicos ou deprimidos, verifiquemos nossos pensamentos, pois o "mal pensar" poderá estar provocando esse maus sentimentos.

Toda atenção é pouca para controlar nossa mente.

Nosso pensamento negativo é que transforma nossa vida para pior.

🌵🦋🌵
(Sergito S. Cavalcanti)
🌵🦋🌵