sábado, 27 de abril de 2024

Hábito da reclamação



Ante o que não gosta, silencie e reflita.

Não reclame.

Reclamar vira hábito.

Embota as qualidades que você tem. Tolhe a sua grandeza de espírito e impede o aparecimento da sua paz.

Quando você reclama é como se estivesse dizendo para Deus que não aceita a vida ou a lição que Ele lhe dá.

Reajuste, pois, o seu pensamento e evite a reclamação.

Ante o que não gosta, silencie e reflita.

Aceite a vida.

A reclamação aprofunda a insatisfação.

🪴🍄🪴
Lourival Lopes
🪴🍄🪴

27 de abril

Por que não ser um otimista nesta vida, sempre esperando pelo melhor, sempre achando o melhor, sempre criando o melhor?

O otimismo conduz ao poder; o pessimismo conduz à fraqueza e ao fracasso.

Deixe que o poder do Espírito brilhe em você e através de você criando à sua volta um mundo de beleza, paz e harmonia.

Se a sua visão de mundo é otimista, você anima as almas que o rodeiam dando-lhes esperança, fé e crença na vida.

O seu otimismo vai atrair mais otimismo e crescerá como uma bola de neve.

Há sempre uma esperança, mesmo que seja só uma pequena e hesitante chama no começo.

Cercada de mais esperança e amor numa atmosfera propícia, a pequena chama, se transformará numa fogueira e continuará crescendo até que você esteja inflamado com o combustível do Espírito, que é imperecível e inextinguível.

Uma vez ateado, nada poderá evitar que ele se espalhe.

🪴🍄🪴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🪴🍄🪴


 



🪴🍄🪴

MENSAGEM DO ESE:

A reencarnação fortalece os laços de família (III)

Vejamos agora as consequências da doutrina anti-reencarcionista. Ela, necessariamente, anula a preexistência da alma. Sendo estas criadas ao mesmo tempo que os corpos, nenhum laço anterior há entre elas, que, nesse caso, serão completamente estranhas umas às outras. O pai é estranho a seu filho. A filiação das famílias fica assim reduzida à só filiação corporal, sem qualquer laço espiritual. Não há então motivo algum para quem quer que seja glorificar-se de haver tido por antepassados tais ou tais personagens ilustres. Com a reencarnação, ascendentes e descendentes podem já se terem conhecido, vivido juntos, amado, e podem reunir-se mais tarde, a fim de apertarem entre si os laços de simpatia.

Isso quanto ao passado. Quanto ao futuro, segundo um dos dogmas fundamentais que decorrem da não-reencarnação, a sorte das almas se acha irrevogavelmente determinada, após uma só existência. A fixação definitiva da sorte implica a cessação de todo progresso, pois desde que haja qualquer progresso já não há sorte definitiva. Conforme tenham vivido bem ou mal, elas vão imediatamente para a mansão dos bem-aventurados, ou para o inferno eterno. Ficam assim, imediatamente e para sempre, separadas e sem esperança de tornarem a juntar-se, de forma que pais, mães e filhos, mandos e mulheres, irmãos, irmãs e amigos jamais podem estar certos de se verem novamente; é a ruptura absoluta dos laços de família.

Com a reencarnação e progresso a que dá lugar, todos os que se amaram tornam a encontrar-se na Terra e no espaço e juntos gravitam para Deus. Se alguns fraquejam no caminho, esses retardam o seu adiantamento e a sua felicidade, mas não há para eles perda de toda esperança. Ajudados, encorajados e amparados pelos que os amam, um dia sairão do lodaçal em que se enterraram. Com a reencarnação, finalmente, há perpétua solidariedade entre os encarnados e os desencarnados, e, daí, estreitamento dos laços de afeição.

Em resumo, quatro alternativas se apresentam ao homem, para o seu futuro de além-túmulo: 1ª, o nada, de acordo com a doutrina materialista; 2ª, a absorção no todo universal, de acordo com a doutrina panteísta; 3ª, a individualidade, com fixação definitiva da sorte, segundo a doutrina da Igreja; 4ª, a individualidade, com progressão indefinita, conforme a Doutrina Espírita. Segundo as duas primeiras, os laços de família se rompem por ocasião da morte e nenhuma esperança resta às almas de se encontrarem futuramente. Com a terceira, há para elas a possibilidade de se tornarem a ver, desde que sigam para a mesma região, que tanto pode ser o inferno como o paraíso. Com a pluralidade das existências, inseparável da progressão gradativa, há a certeza na continuidade das relações entre os que se amaram, e é isso o que constitui a verdadeira família.

🪴🍄🪴
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IV, itens 21 a 23.)
🪴🍄🪴

Vigia Teus Pensamentos


Grandes parte dos casos de obsessão espiritual se estabelece a partir do baixo padrão vibratório da criatura encarnada.

Ódio, ressentimento, rancor, orgulho, mágoa são estados psicológicos que dão às entidades perseguidoras o sinal para avançarem.

Tais Espíritos espreitam sua vítima, à espera do melhor momento para agirem.

Sempre que tais pensamentos te chegarem à mente, busca refúgio na prece.

Eleva-te a Deus, a fim de que os canais de sintonia que te ligam a entidades perseguidoras sejam desfeitos com a força do Bem, que pode brotar dentro de ti mesmo.

Vigia teus pensamentos.

Ora ao Pai.

Dedica-te ao Bem.

Assim agindo, estarás te colocando a salvo das investidas inferiores e te aproximando das esferas elevadas, cujos eflúvios te garantirão a paz interior.

🪴🍄🪴
Scheilla
Clayton B. Levy
Obra: A mensagem do dia
🪴🍄🪴

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Sua saúde


Modifique seu modo de pensar, para que sua saúde se firme e estabeleça.

 Pare de queixar-se de doenças! 

A doença é aumentada pela nossa emissão mental negativa. 

Expulse a enfermidade, confiando em sua cura! 

Você pode curar-se! 

Você está melhorando cada dia mais, sob todos os pontos de vista.

💐🍃💐
Carlos Torres Pastorino
Oba: Minutos de Sabedoria
💐🍃💐

26 de abril

Por que não fazer deste dia um dia glorioso, começando com o pé direito e entrando em contato coMigo no instante do seu despertar?

Por que não preencher seu coração com amor e gratidão por um dia cheio das melhores e mais altas expectativas?

Se os primeiros momentos do dia forem alegres e inspiradores, os próximos também o serão e, à medida que os momentos forem se transformando em horas, você descobrirá que alegria e paz o acompanharão durante todo o dia.

Quando você acorda com uma grande preocupação em mente e se sentindo deprimido, essa sensação irá acompanhá-lo o dia todo, a não ser que você faça algo a respeito.

Procure a Mim para encontrar perfeita paz de coração e mente porque você só irá conseguir isso quando Me entregar todas as suas preocupações e estiver desejoso de fazer somente a Minha vontade e andar nos Meus caminhos.

💐🍃💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🍃💐

 





💐🍃💐

MENSAGEM DO ESE:

Diferentes Estados da Alma na Erraticidade

1 – Não se turbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim. – Há muitas moradas na casa de meu pai. Se assim não fosse, eu vo-lo teria dito; pois vou preparar-vos o lugar. E depois que eu me for, e vos aparelhar o lugar, virei outra vez e tomar-vos-ei para mim, para que lá onde estiver, estejais vós também. (João, XIV:1-3).

2 – A Casa do Pai é o Universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito, oferecendo aos Espíritos desencarnados estações apropriadas ao seu adiantamento.

Independentemente da diversidade dos mundos, essas palavras podem também ser interpretadas pelo estado feliz dos Espíritos na erraticidade. Conforme for ele mais ou menos puro e liberto das atrações materiais, o meio em que estiver, o aspecto das coisas, as sensações que experimentar, as percepções que possuir, tudo isso varia ao infinito. Enquanto uns, por exemplo, não podem afastar-se do meio em que viveram, outros se elevam e percorrem o espaço e os mundos. Enquanto certos Espíritos culpados erram nas trevas, os felizes gozam de uma luz resplandecente e do sublime espetáculo do infinito. Enquanto, enfim, o malvado, cheio de remorsos e pesares, freqüentemente só, sem consolações, separado dos objetos da sua afeição, geme sob a opressão dos sofrimentos morais, o justo, junto aos que ama, goza de uma indizível felicidade. Essas também são, portanto, diferentes moradas, embora não localizadas nem circunscritas.

💐🍃💐
O Evangelho Segundo o Espiritismo
💐🍃💐

Para Melhorar


Conserva a fé em Deus e em ti mesmo.

Age servindo.

Constrói o bem que se nos mostre ao alcance.

Recusa qualquer ideia de desânimo e trabalha sempre.

Aceita o fracasso por base de recomeço.

Admite os outros, tais quais são.

Não exijas de alguém aquilo que esse alguém ainda não te pode dar.

Auxilia aos companheiros de experiência, tanto quanto puderes.

Hoje, é possível que esse ou aquele amigo necessite de ti, entretanto, amanhã, é provável sejamos nós os necessitados.

Não te aconselhes com a irritação, nem hospedes a tristeza que termine habitualmente no nevoeiro da inércia.

Respeita as ideias dos outros para que as tuas se façam respeitadas,

Sorri, ainda quando as dificuldades nos sitiem por todos os lados.

Esforça-te em descobrir o lado útil das situações e das pessoas.

Não guardes ressentimentos.

Não te queixes de ninguém, nem te lastimes.

Valoriza o tempo e não te concedas o luxo das horas vazias.

Enumera as bênçãos que o Senhor já te permite usufruir e serve.

Usa a paciência e a tolerância.

Vive a própria vida e deixa que os outros vivam a existência que o Céu lhes concedeu.

E se nos dispusermos realmente a melhorar-nos e a melhorar o nosso próprio caminho, estejamos na certeza de que a Divina Providência nos fará sempre o melhor.

💐🍃💐
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Paciência
💐🍃💐

quinta-feira, 25 de abril de 2024

No crediário da vida


Deixa que a compaixão te aclare os olhos e lubrifique os ouvidos, a fim de que possas ver e escutar em louvor do bem.

Quantas vezes geramos complicações e agravamos problemas, unicamente pelo fato de exigir dos outros aquilo de santo ou de heroico que ainda não conseguimos fazer!

 À frente das incompreensões ou perturbações do cotidiano, procuremos reagir como estimaríamos que os demais reagissem, se as dificuldades fossem nossas.

 A Terra está repleta dos que censuram e acusam. Amparemo-nos mutuamente.

Às vezes, pronuncias palavras menos felizes, nas horas de irritação ou desânimo, que apreciarias reaver a fim de inutilizá-las, se isso fosse possível, e agradeces a bondade do ouvinte que se dispõe a atirá-las no cesto do esquecimento. 6 Por que não agir, de modo análogo, quando registras o comentário de ordem negativa, partido de alguém, no clima do desespero?

 Nos atos injustos, nas decisões impensadas ou nos erros que perpetramos, somos gratos à misericórdia daqueles que nos acolhem com brandura e entendimento, extinguindo no silêncio os resultados de nossas faltas involuntárias.  Como não esposar norma idêntica, quando algum de nossos irmãos escorregava na sombra?

Proclamamos a necessidade do progresso da alma, afirmamos o impositivo de nosso próprio aperfeiçoamento… Iniciemos esse esforço meritório a favor de nós, reconhecendo que os outros carregam provações e fraquezas semelhantes às nossas, quando não sejam problemas e obstáculos muito mais aflitivos.

Admiremos nossos companheiros quando se aplicarem ao bem ou quando se harmonizarem com o bem; entretanto, sempre que resvalarem no mal, busquemos tratá-los na base do amor que declaramos cultivar com Jesus, de vez que todo investimento de tolerância que fizermos hoje, em benefício do próximo, no crediário da vida, ser-nos-á amanhã precioso depósito que poderemos sacar no socorro àqueles a quem mais amamos, ou mesmo em nosso auxílio.

🌴🌹🌴
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Alma e coração
🌴🌹🌴

25 de abril

Eu preciso deixar que você cometa um erro atrás do outro ao longo de sua vida, mas quando você reconhece que errou e procura por Mim, EU ESTOU sempre pronto para ajudar e lhe mostrar o caminho.

Mas Eu não vou fazer seu trabalho por você.

Você tem que aprender por si mesmo.

Esta vida não é para os fracos, mas para aquelas almas que são fortes e seguras de si, e para aqueles que querem encontrar respostas e estão dispostos a ir até o fim para encontrar as respostas certas, não importando o quanto custe.

Você tem medo de errar?

Você tem medo de se arriscar?

Você nunca vai aprender a nadar se não sair do raso.

Você não crescerá espiritualmente se não tomar as rédeas de sua própria vida.

Nada tema, siga em frente com a mais absoluta fé e confiança, faça o que acha que está certo, ignorando toda oposição.

Guie-se pela sabedoria interior que você sabe que vem de Mim.

🌴🌹🌴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌴🌹🌴 





🌴🌹🌴

MENSAGEM DO ESE:

Se fosse um homem de bem, teria morrido

Falando de um homem mau, que escapa de um perigo, costumais dizer: “Se fosse um homem bom, teria morrido.” Pois bem, assim falando, dizeis uma verdade, pois, com efeito, muito amiúde sucede dar Deus a um Espírito de progresso ainda incipiente prova mais longa, do que a um bom que, por prêmio do seu mérito, receberá a graça de ter tão curta quanto possível a sua provação. Por conseguinte, quando vos utilizais daquele axioma, não suspeitais de que proferis uma blasfêmia.

Se morre um homem de bem, cujo vizinho é mau homem, logo observais: “Antes fosse este.” Enunciais uma enormidade, porquanto aquele que parte concluiu a sua tarefa e o que fica talvez não haja principiado a sua. Por que, então, haveríeis de querer que ao mau faltasse tempo para terminá-la e que o outro permanecesse preso à gleba terrestre? Que diríeis se um prisioneiro, que cumpriu a sentença contra ele pronunciada, fosse conservado no cárcere, ao mesmo tempo que restituíssem à liberdade um que a esta não tivesse direito? Ficai sabendo que a verdadeira liberdade, para o Espírito, consiste no rompimento dos laços que o prendem ao corpo e que, enquanto vos achardes na Terra, estareis em cativeiro.

Habituai-vos a não censurar o que não podeis compreender e crede que Deus é justo em todas as coisas. Muitas vezes, o que vos parece um mal é um bem. Tão limitadas, no entanto, são as vossas faculdades, que o conjunto do grande todo não o apreendem os vossos sentidos obtusos. Esforçai-vos por sair, pelo pensamento, da vossa acanhada esfera e, à medida que vos elevardes, diminuirá para vós a importância da vida material que, nesse caso, se vos apresentará como simples incidente, no curso infinito da vossa existência espiritual, única existência verdadeira.

🌴🌹🌴
— Fénelon. (Sens, 1861.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 22.)
🌴🌹🌴

O perfume do Bem

 

Quem desconhece o serviço útil, aquele que inclui os semelhantes, não é tocado pelo prazer de viver, e quem impede outros de conhecê-lo, está sendo conduzido pelo orgulho e pelo egoísmo.

O Evangelho Segundo o Espiritismo já nos informa que são os dois monstros devoradores da lavoura da felicidade de todos os povos e que os seus extratos são insuportáveis, porque geral a discórdia e alimentam todos os adversários das virtudes evangélicas.

Devemos comungar em esforços no combate ao mal, mas não investindo contra ele e sim, fazendo o Bem. E esse Bem somente tem valor quando começa dentro de nós, atingindo a nossa família, no alcance das nossas obrigações com o endereço certo para toda a Humanidade.

Analisemos meus irmãos, a nós próprios, mas de modo também a ouvir os outros sobre os nossos defeitos. Temos muitas distrações no que toca ao mal que alimentamos.
Quando enxergamos os defeitos dos outros, eles se encontram em menor evidência do que os nossos. Não obstante, para conhecer e sentir essa verdade, gastamos muito tempo. Os nossos olhos só registram o mal dos nossos companheiros e esse é o maior erro que carregamos nos escaninhos da consciência.

Meu filho, comecemos hoje a disciplinar nossos impulsos inferiores, que se encontram, por vezes, escondidos nas dobras do desculpismo e da vaidade. Não deixemos que nos sobre tempo para ver ou para inventar as faltas dos nossos companheiros.

Vamos nos dar as mãos, todos, desde que nossos irmãos queiram trabalhar conosco na seara do Mestre.

Busquemos coragem onde ela se encontre, mas coragem divina, da forma ensinada por Jesus, aquela que permanece na caridade, na luz e mesmo nas trevas, na saúde e na dor, na alegria e nas lágrimas.

Somente a caridade ensinada por Jesus nos salva a todos nós dos embates com as trevas. Faça sol ou chuva, vamos com o Cristo, esquecendo-nos das portas largas da perdição e comungando com a fraternidade que esparge claridades por toda a criação.

Quase todos, quando apreciamos um perfume, buscamo-lo onde ele estiver. Todavia, nos esquecemos, quase sempre, do perfume mais importante, que é o cultivo da caridade, e a vivência do amor. É flagrância exalada pela Divindade, que mora igualmente em nós.

Todos os dias nos chegam convites de Deus. Basta que compreendamos esses chamados para que semeemos a nossa própria libertação, pelos processos das virtudes, de o modo que eles voltem a nós, onde estivermos, em forma de alimentos de luz, no sustento da flor devida que somos nós.

🌴🌹🌴
Scheilla
João Nunes Maia
In: Flor de Vida
🌴🌹🌴

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Dádiva esperada


Em qualquer tempo, para a nossa alegria de pensar e realizar, a Divina providência nos concede todos os recursos de que temos necessidade:

o corpo ativo;

 a inteligência lúcida;

o entendimento claro;

 a inspiração construtiva;

 a riqueza das horas;

 o tesouro das energias;

a vantagem do movimento;

 o verbo ágil;

 o conforto doméstico;

a possibilidade de trabalhar;

 o aviso da experiência;

 a simpatia do próximo;

o dom de compreender;

 o ensejo de auxiliar.

No entanto, em todas as tarefas, a Providência Divina espera de nós uma dádiva simples — nossa atitude de paciência, na hora difícil, para que não se interrompam o serviço do bem.

🍄🪴🍄
Albino Teixeira
Chico Xavier
Obra: Ideal espírita
🍄🪴🍄

24 de abril

Você sente que não consegue amar certas pessoas?

Primeiro pare de odiá-las.

Pare de ser crítico e intolerante em relação a elas.

Este pode ser seu primeiro passo na direção certa.

Depois, gradualmente, dedique-se a conhecê-las, a descobrir o que é importante para elas e procure dentro de você as razões que provocaram essa aversão.

Recolha-se e descubra o que aconteceu de errado com você e com seu relacionamento com elas, mas em momento algum ponha a culpa em outra pessoa.

Quando você consegue se encarar e perceber suas próprias falhas, você está no caminho certo e será capaz de encontrar a solução perfeita para seus problemas.

Antes mesmo de perceber totalmente, toda a sua atitude e relacionamento com outras pessoas terão mudado.

E você pode começar agora a fazer algo a respeito; para que ficar esperando que o outro dê o primeiro passo?

🍄🪴🍄
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍄🪴🍄


 





🍄🪴🍄

MENSAGEM DO ESE:

Há muitas moradas na casa de meu Pai

Não se turbe o vosso coração. — Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. — Depois que me tenha ido e que vos houver preparado o lugar, voltarei e vos retirarei para mim, a fim de que onde eu estiver, também vós aí estejais. (S. JOÃO, cap. XIV, vv. 1 a 3.)

A casa do Pai é o Universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito e oferecem, aos Espíritos que neles encarnam, moradas correspondentes ao adiantamento dos mesmos Espíritos.

Independente da diversidade dos mundos, essas palavras de Jesus também podem referir-se ao estado venturoso ou desgraçado do Espírito na erraticidade. Conforme se ache este mais ou menos depurado e desprendido dos laços materiais, variarão ao infinito o meio em que ele se encontre, o aspecto das coisas, as sensações que experimente, as percepções que tenha.

Enquanto uns não se podem afastar da esfera onde viveram, outros se elevam e percorrem o espaço e os mundos; enquanto alguns Espíritos culpados erram nas trevas, os bem-aventurados gozam de resplendente claridade e do espetáculo sublime do Infinito; finalmente, enquanto o mau, atormentado de remorsos e pesares, muitas vezes insulado, sem consolação, separado dos que constituíam objeto de suas afeições, pena sob o guante dos sofrimentos morais, o justo, em convívio com aqueles a quem ama, frui as delícias de uma felicidade indizível. Também nisso, portanto, há muitas moradas, embora não circunscritas, nem localizadas.

🍄🪴🍄
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. III, itens 1 e 2.)
🍄🪴🍄

O problema da igualdade


A igualdade, sem dúvida, é realidade nas raízes da existência.
*
Todos os seres possuem direitos idênticos de acesso à elevação, sob qualquer prisma, entretanto, é preciso considerar que os deveres graduam as vantagens, dentro da vida.
*
No caminho da evolução, desse modo, a teoria igualitária absoluta é invariável utopia que nenhum sistema político poderá materializar.
*
A experiência e o esforço pessoal são as duas alavancas da diferenciação à cuja influência decisiva não conseguiremos fugir.
*
Mas, se é verdade que não podemos improvisar a ancianidade do Espírito, que só o tempo confere a cada criatura, na jornada para a maturação, o trabalho é sempre a riqueza real, suscetível de ser ampliada em nosso destino, ao preço de nossa boa vontade.
*
Assim sendo, não te esqueças das oportunidades que a Divina Providência te oferece cada dia, em favor do teu crescimento.
*
Os degraus da subida de nossa alma no rumo da perfeição destacam-se, hora a hora, através das situações e das pessoas que nos rodeiam.
*
Não residem nas facilidades que nos acomodam o coração com as linhas inferiores do mundo. Salientam-se nos obstáculos com que somos defrontados.
*
Cada problema e cada aflição, cada prova mais rude e cada luta mais árdua representam pontos vivos de ascensão que podemos aproveitar, em favor do próprio aprimoramento.
*
Aprendamos a respeitar o próximo e auxiliá-lo, na convicção de que amparando os nossos irmãos de caminho, auxiliaremos a nós mesmos, de vez que adquiriremos o tesouro da experiência, que nos enriquecerá de visão para os cimos que nos cabe alcançar.
*
Cada fonte vive em seu nível.

Cada projeção de luz caracteriza-se por determinado potencial de radiação.

Cada flor guarda o perfume que lhe é próprio.

Cada árvore produz segundo a espécie a que se subordina.

Cada Espírito respira na esfera que elege para clima ideal da própria existência.
*
Compete-nos buscar a posição de superioridade que Jesus nos oferece, aceitando o sacrifício pelo bem que a vida nos impõe, a fim de que nos façamos hoje desiguais da personalidade que ostentávamos ontem, perdendo os envoltórios pesados que ainda nos imantam à zonas escuras da Terra e tentando a sintonia com os benfeitores que nos esperam na Glória Espiritual.

🍄🪴🍄
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Trilha de luz
🍄🪴🍄

terça-feira, 23 de abril de 2024

Teu filhinho contigo


O lar é a oficina.

Os pais são artífices.

A criança é a obra.


O lar é o gabinete de lapidação.

Os pais são buriladores.

A criança é o brilhante potencial.


O lar é a terra.

Os pais são cultivadores.

A criança é o fruto.


O lar é a escola.

Os pais são instrutores.

A criança é o livro em branco.

Lembra-te de que teu filhinho contigo reclama o orvalho do amor, o esmeril do trabalho, os talentos do estudo e a força de tua própria ascensão espiritual, para que possa atender, no futuro, às abençoadas tarefas que a Eterna Bondade lhe assinala.

Não olvides a tua própria abnegação, na desincumbência dos compromissos que assumes no santuário doméstico, situando as flores humanas que Deus te confia, nos ensinamentos do Cristo, de vez que, conduzindo-as com o teu próprio exemplo ao hálito do Jardineiro Divino, oferecerás, mais tarde, ao Supremo Senhor, o fruto primoroso de tua mais alta esperança, em plenitude de alegria e vitória, por haveres honrado, na beleza do lar, a bênção da criação que consubstancia o prêmio maior da vida.

🌾🌻🌾
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Família
🌾🌻🌾

23 de abril

Depende de você dar o primeiro passo na direção certa, fazendo contato direto coMigo; o resto se desdobrará naturalmente.

Cada alma tentará esse contato de maneira diferente, mas o que importa é que ele seja feito, mesmo que seja com hesitação no começo.

Entenda que depois do primeiro passo, os outros se tornarão mais firmes e seguros.

Você verá acontecer maravilha após maravilha se você fizer a Minha vontade e cuidar para que Minhas leis se manifestem na forma.

Sua fé e crença se tornarão mais fortes e inabaláveis à medida que você esperar que somente aconteça o melhor e se nutra com isso.

Veja os milagres acontecerem vezes e vezes seguidas, até que você não possa mais duvidar da maravilha dos Meus caminhos, até que você coloque toda sua fé e confiança em Mim e permita que Eu assuma o comando e dirija toda a sua vida.

🌾🌻🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾🌻🌾





🌾🌻🌾

Mensagem do ESE:

Desprendimento dos bens terrenos (II)

Em vão procurais na Terra iludir-vos, colorindo com o nome de virtude o que as mais das vezes não passa de egoísmo. Em vão chamais economia e previdência ao que apenas é cupidez e avareza, ou generosidade ao que não é senão prodigalidade em proveito vosso.

Um pai de família, por exemplo, se abstém de praticar a caridade, economizará, amontoará ouro, para, diz ele, deixar aos filhos a maior soma possível de bens e evitar que caiam na miséria. É muito justo e paternal, convenho, e ninguém pode censurar.

Mas será sempre esse o único móvel a que ele obedece? Não será muitas vezes um compromisso com a sua consciência, para justificar, aos seus próprios olhos e aos olhos do mundo, seu apego pessoal aos bens terrenais?

Admitamos, no entanto, seja o amor paternal o único móvel que o guie. Será isso motivo para que esqueça seus irmãos perante Deus? Quando já ele tem o supérfluo, deixará na miséria os filhos, por lhes ficar um pouco menos desse supérfluo? Não será, antes, dar-lhes uma lição de egoísmo e endurecer-lhes os corações? Não será estiolar neles o amor ao próximo? Pais e mães, laborais em grande erro, se credes que desse modo granjeais maior afeição dos vossos filhos. Ensinando-lhes a ser egoístas para com os outros, ensinais-lhes a sê-lo para com vos mesmos.

A um homem que muito haja trabalhado, e que com o suor de seu rosto acumulou bens, é comum ouvirdes dizer que, quando o dinheiro é ganho, melhor se lhe conhece o valor.

Nada mais exato. Pois bem! Pratique a caridade, dentro das suas possibilidades, esse homem que declara conhecer todo o valor do dinheiro, e maior será o seu merecimento, do que o daquele que, nascido na abundância, ignora as rudes fadigas do trabalho.

Mas, também, se esse homem, que se recorda dos seus penares, dos seus esforços, for egoísta, impiedoso para com os pobres, bem mais culpado se tornará do que o outro, pois, quanto melhor cada um conhece por si mesmo as dores ocultas da miséria, tanto mais propenso deve sentir-se em aliviá-las nos outros.

Infelizmente, sempre há no homem que possui bens de fortuna um sentimento tão forte quanto o apego aos mesmos bens: é o orgulho. Não raro, vê-se o arrivista atordoar, com a narrativa de seus trabalhos e de suas habilidades, o desgraçado que lhe pede assistência, em vez de acudi-lo, e acabar dizendo: “Faça o que eu fiz.” Segundo o seu modo de ver, a bondade de Deus não entra por coisa alguma na obtenção da riqueza que conseguiu acumular; pertence-lhe a ele, exclusivamente, o mérito de a possuir. O orgulho lhe põe sobre os olhos uma venda e lhe tapa os ouvidos. Apesar de toda a sua inteligência e de toda a sua aptidão, não compreende que, com uma só palavra, Deus o pode lançar por terra.

Esbanjar a riqueza não é demonstrar desprendimento dos bens terrenos: é descaso e indiferença. Depositário desses bens, não tem o homem o direito de os dilapidar, como não tem o de os confiscar em seu proveito.

Prodigalidade não é generosidade: é, freqüentemente, uma modalidade do egoísmo. Um, que despenda a mancheias o ouro de que disponha, para satisfazer a uma fantasia, talvez não dê um centavos para prestar um serviço.

🌾🌻🌾
– Lacordaire. (Constantina, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, item 14.)
🌾🌻🌾

As Palavras


Substitui, no teu vocabulário, as más pelas boas palavras.
Expressões chulas vulgares, talvez estejam na moda, porém "envenenam o coração".

A palavra é instrumento da vida para a comunicação, o entendimento, e não arma de agressão, violência e vulgaridade.

O uso irregular das palavras corrompe a mente e rebaixa o homem.

O verbo expressa a qualidade moral do indivíduo.

Porque há pessoas que falam bem e são más, não é justo que sendo bom, te apresentes mal.

🌾🌻🌾
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
Obra: Vida feliz
🌾🌻🌾

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Sacrifício


O homem que não se sacrifica por uma causa nobre não confere finalidade à própria existência.

Os seus passos não se transformam em caminho.

As suas palavras se perdem sem eco.

 As suas ações são sementes infecundas.

 A sua presença não acrescenta. 

O espaço que ocupa está sempre vazio.

 Não motiva tristeza, quando parte, e nem alegria, quando chega.

 Respira e expira, sem jamais lograr inspirar alguém.

 Indiferente, não faz diferença. 

O tempo passa por ele e o ignora.

🌱🥀🌱
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: Os 3 Passos do Autoconhecimento
🌱🥀🌱

22 de abril

Quantas vezes você já ouviu o comentário "Como o tempo voa!"

Quando você está cheio de alegria e felicidade, dando o melhor de si, vivendo para os outros, com seu coração focalizado no bem do todo, o tempo voa mesmo e você aproveita cada minuto.

Apesar de você depender do tempo, você não deve permitir que ele se torne um fardo e o desanime.

Tem tempo para tudo, para tudo que você quiser fazer, porque você vai arranjar o tempo necessário.

Todos têm uma quantidade igual de tempo disponível, mas o importante é a maneira como se usa, por isso não fique se queixando que uns têm mais tempo que outros.

Nunca seja um escravo do tempo, faça com que ele o sirva.

Decida-se sobre o que você quer fazer e vá em frente; você verá que terá tempo suficiente para fazer seu trabalho com perfeição.

🌱🥀🌱
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌱🥀🌱

Descobrimento do Brasil na visão espírita:

https://betemensagemdodia.blogspot.com/2023/04/brasil-descobrimento-na-visao-espirita.html?m=1
🌱🥀🌱





🌱🥀🌱

MENSAGEM DO ESE:

Deixai que venham a mim as criancinhas (II)

Deixai venham a mim as criancinhas, pois tenho o leite que fortalece os fracos. Deixai venham a mim todos os que, tímidos e débeis, necessitam de amparo e consolação. Deixai venham a mim os ignorantes, para que eu os esclareça. Deixai venham a mim todos os que sofrem, a multidão dos aflitos e dos infortunados: eu lhes ensinarei o grande remédio que suaviza os males da vida e lhes revelarei o segredo da cura de suas feridas! Qual é, meus amigos, esse bálsamo soberano, que possui tão grande virtude, que se aplica a todas as chagas do coração e as cicatriza? E o amor, é a caridade!

Se possuís esse fogo divino, que é o que podereis temer? Direis a todos os instantes de vossa vida:

“Meu Pai, que a tua vontade se faça e não a minha; se te apraz experimentar-me pela dor e pelas tribulações, bendito sejas, porquanto é para meu bem, eu o sei, que a tua mão sobre mim se abate. Se é do teu agrado, Senhor, ter piedade da tua criatura fraca, dar-lhe ao coração as alegrias sãs, bendito sejas ainda. Mas, faze que o amor divino não lhe fique amodorrado na alma, que incessantemente faça subir aos teus pés o testemunho do seu reconhecimento!”

Se tendes amor, possuís tudo o que há de desejável na Terra, possuís preciosíssima pérola, que nem os acontecimentos, nem as maldades dos que vos odeiem e persigam poderão arrebatar. Se tendes amor, tereis colocado o vosso tesouro lá onde os vermes e a ferrugem não o podem atacar e vereis apagar-se da vossa alma tudo o que seja capaz de lhe conspurcar a pureza; sentireis diminuir dia a dia o peso da matéria e, qual pássaro que adeja nos ares e já não se lembra da Terra, subireis continuamente, subireis sempre, até que vossa alma, inebriada, se farte do seu elemento de vida no seio do Senhor.

🌱🥀🌱
— Um Espírito protetor. (Bordéus, 1861.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VIII, item 19.)
🌱🥀🌱

Amar é uma decisão


Amar. Uma palavra tão pequena, mas que reflete um grande sentimento.

Amar sintetiza toda a lei divina; o AMOR é o sentimento mais puro que reina por toda parte e que aproxima os seres de seu Criador.

Refletindo sobre essa máxima, concluímos que, para nos aproximarmos do Pai, devemos cultivar o AMOR.

AMOR não só ao Pai Maior, mas também ao próximo e a nós mesmos. Jesus assim ensinou: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos”, colocando o AMOR como fonte e objetivo de vida.

Mas como cultivaremos o AMOR? Amar a Deus é fácil, Ele é só bondade, esperança, mas e ao meu próximo?

O ser humano possui enorme potencial de realização. Possuímos condições de crescer e de mudar.

O germe da perfeição está presente em nós, pois cada Espírito traz em si, em estado latente (que é um estado adormecido), o germe da perfeição e do amor.

Deus é AMOR, revestido de AMOR, e como somos seus filhos, recebemos do Pai, aquilo que Ele tem para nos dar, AMOR. Ninguém doa ou dá aquilo que não tem.

O AMOR deve ser vivenciado desde a infância. A criança possui o germe do AMOR, essa semente já está plantada no seu coração, devendo ser estimulada a crescer, nos mínimos gestos do dia a dia, admirando uma árvore florida carregada de frutos, aspirando o perfume de uma flor. Aprendendo a amar a Natureza ficará mais fácil para a criança amar o seu próximo.

Joanna de Ângelis vem ao nosso auxílio1:

“Quem não recebe AMOR, não sabe dar AMOR e não o possui para repartir. Na infância do corpo, o Espírito encarnado plasma na consciência a escala de valores que lhe orientará a existência. Conforme seja tratado criará estímulo naquela direção, retribuindo-os na mesma hora”.

Mas como aprenderemos a amar?

Jason de Camargo, em seu livro Educação dos Sentimentos, propõe três etapas para o aprendizado do amor2.

1º) Mova-se para o AMOR: devemos estabelecer uma diretriz para nossa vida e trabalharmos nessa direção, trabalhando o AMOR em nossa mente, afirmando que o AMOR é possível.

2º) Conheça o AMOR: o conhecimento é adquirido de várias formas: estudando, observando, comparando, sentindo e refletindo.

3º) Vivencie o AMOR: devemos ver tudo com AMOR, e não poderemos perder as oportunidades para executar o AMOR.

Pestalozzi, que foi um grande educador, afirmava: “Não iremos aprender a pensar apenas lendo livros sobre o pensamento, mas sim pensando”. Dizia mais: “Nós temos a cabeça para pensar; o coração para sentir e as mãos para obrar”.

No AMOR, temos as condições de realizar as três tarefas educativas: pensar, sentir e agir no bem.

A força do AMOR ao próximo, atitudes como perdoar, ser benevolente e tolerante irão produzir transformações no psiquismo do indivíduo, gerando uma profilaxia da alma e uma terapia para o corpo.

Sem a presença do AMOR naquilo que temos, naquilo que fazemos, somos imensamente carentes e desvitalizados.

O Evangelho segundo o Espiritismo, no capítulo 11, item 9 esclarece acerca da lei do amor:

“Para praticar a lei do amor, como Deus a quer, é necessário que chegueis a amar, pouco a pouco, e indistintamente, a todos os vossos irmãos. (...) A lei do amor deve um dia matar o egoísmo, sob qualquer aspecto em que se apresente, pois além do egoísmo pessoal, há ainda o egoísmo de família, de casta, de nacionalidade. Jesus disse: Amai ao vosso próximo com a vós mesmos, ora qual é o limite do próximo? Será a família, a seita, a nação? Não, é toda a humanidade”.

Amar ao próximo é fazer todo o bem que está ao nosso alcance e que gostaríamos nos fosse feito.

Este é o sentido das palavras de Jesus:
 “Amai-vos uns aos outros como irmãos”.

 Esse é o nosso compromisso, e principalmente nossa tarefa, certos que os maiores beneficiados seremos nós mesmos, à medida que deixarmos essa essência divina aflorar em nossos corações e em nossas vidas.

🌱🥀🌱
Pricila Lehn
1FRANCO, Divaldo. Momentos de Consciência. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. Salvador, BA: LEAL. p.6.
2CAMARGO, Jason. Educação dos Sentimentos. Porto Alegre. Letras de Luz, 2001. p. 126 a 128.
🌱🥀🌱