sábado, 27 de julho de 2024

Muitos te esperam


 Sofres e choras?
Não desanimes e segue adiante.

Encontrarás à frente aqueles que atravessam dificuldades maiores.

A tua dor será talvez a luz da experiência para clarear as veredas dos que jazem nas trevas e o teu sorriso será uma bênção de esperança para aqueles outros que até hoje ainda não tiveram qualquer migalha de alegria para viver.

🪴🌾🪴
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Sinais de rumo
🪴🌾🪴

27 de julho

Se você se recusar a aprender uma lição de uma maneira, ela lhe será reapresentada de outra maneira.

Existe sempre uma maneira fácil, mas se você se recusar a aceitá-la, ela lhe será reapresentada de uma maneira mais difícil e complicada.

Por que não aprender logo do jeito mais fácil?

Por que não ser como uma criancinha, ansiosa por aprender e receptiva a tudo que está acontecendo em sua vida?

Por que não se desdobrar naturalmente com tudo que está acontecendo à sua volta?

Este é o Meu plano para você, por que torná-lo desnecessariamente difícil?

Agindo assim você só consegue atrasar o progresso.

Quando você aprender a Me colocar sempre em primeiro lugar você perceberá que tudo se encaixa perfeitamente.

Quando você conseguir elevar a sua consciência e mantê-la num nível espiritual, grandes mudanças ocorrerão e a vida se desenrolará para você sem qualquer esforço.

A vida é muito simples.

Por que complicá-la?

🪴🌾🪴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🪴🌾🪴




🪴🌾🪴

MENSAGEM DO ESE:

O óbolo da viúva

Estando Jesus sentado defronte do gazofilácio, a observar de que modo o povo lançava ali o dinheiro, viu que muitas pessoas ricas o deitavam em abundância. — Nisso, veio também uma pobre que apenas deitou duas pequenas moedas do valor de dez centavos cada uma. — Chamando então seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu muito mais do que todos os que antes puseram suas dádivas no gazofilácio; — por isso que todos os outros deram do que lhes abunda, ao passo que ela deu do que lhe faz falta, deu mesmo tudo o que tinha para seu sustento. (SÃO MARCOS, cap. XII, vv. 41 a 44. — S. LUCAS, cap. XXI, vv. 1 a 4.)

Multa gente deplora não poder fazer todo o bem que desejara, por falta de recursos suficientes, e, se desejam possuir riquezas, é, dizem, para lhes dar boa aplicação. É sem dúvida louvável a intenção e pode até nalguns ser sincera. Dar-se-á, contudo, seja completamente desinteressada em todos? Não haverá quem, desejando fazer bem aos outros, muito estimaria poder começar por fazê-lo a si próprio, por proporcionar a si mesmo alguns gozos mais, por usufruir de um pouco do supérfluo que lhe falta, pronto a dar aos pobres o resto? Esta segunda intenção, que esses tais porventura dissimulam aos seus próprios olhos, mas que se lhes depararia no fundo dos seus corações, se eles os perscrutassem, anula o mérito do intento, visto que, com a verdadeira caridade, o homem pensa nos outros antes de pensar em si.

O ponto sublimado da caridade, nesse caso, estaria em procurar ele no seu trabalho, pelo emprego de suas forças, de sua inteligência, de seus talentos, os recursos de que carece para realizar seus generosos propósitos. Haveria nisso o sacrifício que mais agrada ao Senhor. Infelizmente, a maioria vive a sonhar com os meios de mais facilmente se enriquecer de súbito e sem esforço, correndo atrás de quimeras, quais a descoberta de tesouros, de uma favorável ensancha aleatória, do recebimento de inesperadas heranças, etc. Que dizer dos que esperam encontrar nos Espíritos auxiliares que os secundem na consecução de tais objetivos?

Certamente não conhecem, nem compreendem a sagrada finalidade do Espiritismo e, ainda menos, a missão dos Espíritos a quem Deus permite se comuniquem com os homens. Daí vem o serem punidos pelas decepções. (O Livro dos Médiuns, 2ª Parte, nº 294 e nº 295.)

Aqueles cuja intenção está isenta de qualquer idéia pessoal, devem consolar-se da impossibilidade em que se vêem de fazer todo o bem que desejariam, lembrando-se de que o óbolo do pobre, do que dá privando-se do necessário, pesa mais na balança de Deus do que o ouro do rico que dá sem se privar de coisa alguma. Grande seria realmente a satisfação do primeiro, se pudesse socorrer, em larga escala, a indigência; mas, se essa satisfação lhe é negada, submeta-se e se limite a fazer o que possa. Aliás, será só com o dinheiro que se podem secar lágrimas e dever-se-á ficar inativo, desde que se não tenha dinheiro? Todo aquele que sinceramente deseja ser útil a seus irmãos, mil ocasiões encontrará de realizar o seu desejo. Procure-as e elas se lhe depararão; se não for de um modo, será de outro, porque ninguém há que, no pleno gozo de suas faculdades, não possa prestar um serviço qualquer, prodigalizar um consolo, minorar um sofrimento físico ou moral, fazer um esforço útil. Não dispõem todos, à falta de dinheiro, do seu trabalho, do seu tempo, do seu repouso, para de tudo isso dar uma parte ao próximo? Também aí está a dádiva do pobre, o óbolo da viúva.

🪴🌾🪴
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIII, itens 5 e 6.)
🪴🌾🪴

DESCULPA SEMPRE


Não condenes. Desculpa.

Esquece toda ofensa.

Quem te fere ou te espanca já tem a dor da culpa.

Não precisas punir quem já sofre por si.

Quem prejudica aos outros dilapida a si mesmo.

Ora e ajuda em silêncio a quem te bate ou humilha.

Para expiar os erros, bastar-nos-á viver.

🪴🌾🪴
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Momentos de paz
🪴🌾🪴

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Através



Através de ti mesmo
A Lei de Deus se exprime.

Por teus gestos e ações,
A vida te responde.

A própria Natureza
É o grande exemplo disso.

 O fruto que consomes
Surge através da planta.

Pela bênção da flor
O perfume aparece.

Recorda: o que tivermos
Chega através de nós.

🌴🌻🌴
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Momentos de paz
🌴🌻🌴

26 de julho

EU ESTOU em você.

EU ESTOU igualmente em todas as almas; é só uma questão de conscientização.

Algumas almas são mais conscientes do que outras da sua divindade interior, e conseguem se alimentar desta fonte e viver por ela; assim, parecem estar vivendo e demonstrando algo de sobrenatural.

Mas não há nada de sobrenatural; elas estão somente vivendo de acordo com as Minhas leis e usando corretamente seus poderes interiores.

O ar existe para ser respirado, mas é você que decide aspirá-lo.

A eletricidade existe para ser usada, mas tem que ser dominada para que se possa ligar o botão e usá-la. Se a eletricidade não for ligada, não poderá demonstrar o poder que está esperando para ser liberado.

O mesmo acontece com o poder espiritual contido em você: ele existe para que você possa usá-lo, mas depende de você apertar o botão para liberá-lo.

🌴🌻🌴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌴🌻🌴





🌴🌻🌴

MENSAGEM DO ESE:

Desigualdade das riquezas

A desigualdade das riquezas é um dos problemas que inutilmente se procurará resolver, desde que se considere apenas a vida atual. A primeira questão que se apresenta é esta: Por que não são igualmente ricos todos os homens? Não o são por uma razão muito simples: por não serem igualmente inteligentes, ativos e laboriosos para adquirir, nem sóbrios e previdentes para conservar. É, alias, ponto matematicamente demonstrado que a riqueza, repartida com igualdade, a cada um daria uma parcela mínima e insuficiente; que, supondo efetuada essa repartição, o equilíbrio em pouco tempo estaria desfeito, pela diversidade dos caracteres e das aptidões; que, supondo-a possível e durável, tendo cada um somente com que viver, o resultado seria o aniquilamento de todos os grandes trabalhos que concorrem para o progresso e para o bem-estar da Humanidade; que, admitido desse ela a cada um o necessário, já não haveria o aguilhão que impele os homens às grandes descobertas e aos empreendimentos úteis. Se Deus a concentra em certos pontos, é para que daí se expanda em quantidade suficiente, de acordo com as necessidades.

Admitido isso, pergunta-se por que Deus a concede a pessoas incapazes de fazê-la frutificar para o bem de todos. Ainda aí está uma prova da sabedoria e da bondade de Deus. Dando-lhe o livre-arbítrio, quis ele que o homem chegasse, por experiência própria, a distinguir o bem do mal e que a prática do primeiro resultasse de seus esforços e da sua vontade. Não deve o homem ser conduzido fatalmente ao bem, nem ao mal, sem o que não mais fora senão instrumento passivo e irresponsável como os animais. A riqueza é um meio de o experimentar moralmente. Mas, como, ao mesmo tempo, é poderoso meio de ação para o progresso, não quer Deus que ela permaneça longo tempo improdutiva, pelo que incessantemente a desloca. Cada um tem de possuí-la, para se exercitar em utilizá-la e demonstrar que uso sabe fazer dela. Sendo, no entanto, materialmente impossível que todos a possuam ao mesmo tempo, e acontecendo, além disso, que, se todos a possuíssem, ninguém trabalharia, com o que o melhoramento do planeta ficaria comprometido, cada um a possui por sua vez. Assim, um que não na tem hoje, já a teve ou terá noutra existência; outro, que agora a tem, talvez não na tenha amanhã. Há ricos e pobres, porque sendo Deus justo, como é, a cada um prescreve trabalhar a seu turno. A pobreza é, para os que a sofrem, a prova da paciência e da resignação; a riqueza é, para os outros, a prova da caridade e da abnegação.

Deploram-se, com razão, o péssimo uso que alguns fazem das suas riquezas, as ignóbeis paixões que a cobiça provoca, e pergunta-se: Deus será justo, dando-as a tais criaturas? E exato que, se o homem só tivesse uma única existência, nada justificaria semelhante repartição dos bens da Terra; se, entretanto, não tivermos em vista apenas a vida atual e, ao contrário, considerarmos o conjunto das existências, veremos que tudo se equilibra com justiça. Carece, pois, o pobre de motivo assim para acusar a Providência, como para invejar os ricos e estes para se glorificarem do que possuem. Se abusam, não será com decretos ou leis suntuárias que se remediará o mal. As leis podem, de momento, mudar o exterior, mas não logram mudar o coração; daí vem serem elas de duração efêmera e quase sempre seguidas de uma reação mais desenfreada. A origem do mal reside no egoísmo e no orgulho: os abusos de toda espécie cessarão quando os homens se regerem pela lei da caridade.

🌴🌻🌴
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, item 8.)
🌴🌻🌴

Cuida-te


Cuida-te, para que o pessimismo e a revolta não se agasalhem nos teus sentimentos, anestesiando ou exacerbando os teus nervos.

Reconsidera atitudes e ocorrências desagradáveis, revestindo-te de bom ânimo e prosseguindo imperturbável.

O teu estado de espírito muito contribui para o resultado das tuas aspirações e dos teus atos.

Quando encetas uma tarefa com mau humor ou rebeldia já perdes a melhor parte da realização.

Em todos os teus empreendimentos coloca o sol da esperança com o calor do otimismo e o êxito te será inevitável.

🌴🌻🌴
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
Obra: Vida feliz
🌴🌻🌴

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Ânimo e fé viva


No tumulto das obrigações que nos cabem cumprir, na esfera humana, existe no imo do ser o recanto da paz em que nos é possível o reencontro incessante, e nesse doce cenáculo de meditação e prece estamos habitualmente mais juntos.

Não esmorecer, não nos afligirmos em demasia.

Agir com serenidade e confiança.

Às vezes, parece que o barco estala sob a tempestade, mas o Cristo — só o Cristo — é o timoneiro.

Conservemos a ordem no piso de nossa embarcação e o entusiasmo se nos fará invariavelmente o teto, a fim de que, de permeio, à feição de carga valiosa, possamos conduzir para Deus o nosso dever bem cumprido. Ânimo e fé viva.

🍃🌹🍃
Batuíra
Chico Xavier
Obra: Mais luz
🍃🌹🍃

25 de julho

Agora é tempo de construir e criar, de unidade e harmonia, de paz e amor, de plenitude e união.

Mantenha estes pensamentos positivos, construtivos, criativos, sempre em sua mente; não os deixe escapar.

Veja-os adquirirem vida e se integrarem a você e veja a visão do novo céu e da nova terra adquirirem forma e substância.

Deixe que tudo se desdobre à sua frente.

À medida que você se harmoniza com a ideia da Nova Era e seu real significado, essa ideia irá se desdobrar à sua frente e você perceberá que fez parte dela como ela faz parte de você.

E um processo incrível, como um gigante adormecido que ninguém poderá deter quando acordar e começar a se mover.

Mas a Nova Era não é algo contra a qual se deva lutar; não é mais necessário resistir.

Simplesmente aprenda a esperar por Mim e deixe Meu perfeito plano se desdobrar.

🍃🌹🍃
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍃🌹🍃





🍃🌹🍃

MENSAGEM DO ESE:

A realeza de Jesus

Que não é deste mundo o reino de Jesus todos compreendem, mas, também na Terra não terá ele uma realeza? Nem sempre o título de rei implica o exercício do poder temporal.

Dá-se esse título, por unânime consenso, a todo aquele que, pelo seu gênio, ascende à primeira plana numa ordem de idéias quaisquer, a todo aquele que domina o seu século e influi sobre o progresso da Humanidade.

É nesse sentido que se costuma dizer: o rei ou príncipe dos filósofos, dos artistas, dos poetas, dos escritores, etc.

Essa realeza, oriunda do mérito pessoal, consagrada pela posteridade, não revela, muitas vezes, preponderância bem maior do que a que cinge a coroa real?

Imperecível é a primeira, enquanto esta outra é joguete das vicissitudes; as gerações que se sucedem à primeira sempre a bendizem, ao passo que, por vezes, amaldiçoam a outra.

Esta, a terrestre, acaba com a vida; a realeza moral se prolonga e mantém o seu poder, governa, sobretudo, após a morte. Sob esse aspecto não é Jesus mais poderoso rei do que os potentados da Terra? Razão, pois, lhe assistia para dizer a Pilatos, conforme disse:

“Sou rei, mas o meu reino não é deste mundo.”

🍃🌹🍃
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. II, item 4.)
🍃🌹🍃

Deus não te faltará


Difícil é o caminho de elevação.
Deus te guiará.

Espinhos talvez te firam.
Deus saberá curar-te.

Desenganos surgirão.
Deus se te fará reconforto.

Incompreensões, por certo, virão sobre ti.
Deus te fortalecerá para que as superes.

Provações despontaram do cotidiano.
Deus te apoiará, a fim de que possas vencê-las.

O desânimo te ameaçará.
Deus te renovará as energias.

É possível venhas a sofrer perdas de importância.
Deus te enviará os recursos de que necessites.

Em algumas ocasiões, talvez caias.
Deus te socorrerá para que te levantes.

As crises da senda de aperfeiçoamento, muitas vezes, se multiplicarão, em torno de teus passos.

Confia, porém, no amparo de Deus, trabalha, serve e caminha.

Deus não te faltará.

🍃🌹🍃
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Fé
🍃🌹🍃

quarta-feira, 24 de julho de 2024

A hora é...


Se estamos realmente empenhados na lavoura do Espiritismo com Jesus, não olvidemos que a hora é de trabalho ativo para cada um de nós, na caridade cristã.

Hora em que nos cabe o esquecimento de todo mal, no soerguimento da própria individualidade para a Vida Maior, despreocupando-nos da imperfeição ou da deficiência dos outros, de modo a crescermos na obra fraternal do progresso comum, a beneficio de nós mesmos.

 Não reclamemos orientações novas.

Centralizemos a atenção, em torno dos roteiros que temos recebido e atendamos as instruções que descansam, indefinidamente em nosso êxtase ou em nosso raciocínio.

 Fujamos à pesada concha da personalidade inferior, com que nos arrastamos, há séculos, no chão escuro dos hábitos multimilenários que nos são próprios.

Consolemos, ao invés de exigir novas consolações.

Ajudemos, antes de pedir novo auxílio.

Compreendamos, sem esperar que o nosso companheiro seja obrigado a entender-nos.

Amemos, semeando fraternidade e luz, sem a expectativa de sermos amados pelas criaturas que ainda não se harmonizam conosco.

 Espiritismo é escola de crescimento mental, de elevação da alma e de desintegração dos nossos antigos impulsos de animalidade e primitivismo.

 Pratiquemos essa divina caridade — a caridade de nos renovarmos para o Infinito Bem — a fim de que outros se inspirem na jornada cristã sobre a contemplação do nosso esforço.

 A hora é de aplicação, de serviço, de solidariedade, de entendimento e, sobretudo, de boa vontade.

Aproveitando-a, alcançaremos a glória da vida; esquecendo-a, pela nossa indiferença ou pela nossa inércia, estejamos convencidos de que seguiremos para a grande estagnação nas sombras da morte.

🍄🌴🍄
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Taça de luz
🍄🌴🍄

24 de julho

Siga pela vida com, um enorme sentimento de paz e você ficará espantado com tudo que pode realizar.

Você pode fazer muito mais na quietude e na confiança do que com a mente num estado conturbado.

Se você se sente incapaz de se concentrar no que está fazendo é porque não está colocando todo o seu coração na tarefa e, portanto, não está usando sua habilidade da melhor maneira possível.

Você então percebe como é importante adotar uma atitude certa para poder aproveitar plenamente a vida?

Eu quero que você aproveite a vida e só receba dela o melhor possível.

Você perceberá que, quando você sabe em que direção está indo e o que você está fazendo, você não perde tempo com indecisões e pode seguir em frente e agir.

Recolha-se e pergunte diretamente a Mim o que é requerido de você.

Isso só pode ser feito na paz e na quietude, portanto, encontre um tempo só para você.

Esta é uma chave muito importante.

🍄🌴🍄
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍄🌴🍄





🍄🌴🍄

MENSAGEM DO ESE:

Parábola do mau rico

Havia um homem rico, que vestia púrpura e linho e se tratava magnificamente todos os dias. — Havia também um pobre, chamado Lázaro, deitado à sua porta, todo coberto de úlceras, — que muito estimaria poder mitigar a fome com as migalhas que caíam da mesa do rico; mas ,ninguém lhas dava e os cães lhe viam lamber as chagas.

Ora, aconteceu que esse pobre morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão. O rico também morreu e teve por sepulcro o inferno. — Quando se achava nos tormentos, levantou os olhos e via de longe Abraão e Lázaro em seu seio — e, exclamando, disse estas palavras: Pai Abraão, tem piedade de mim e manda-me Lázaro, a fim de que molhe a ponta do dedo na água para me refrescar a língua, pois sofro horrível tormento nestas chamas.

Mas Abraão lhe respondeu: Meu filho, lembra-te de que recebeste em vida teus bens e de que Lázaro só teve males; por isso, ele agora esta na consolação e tu nos tormentos.
Ao demais, existe para sempre um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que queiram passar daqui para aí não o podem, como também ninguém pode passar do lugar onde estás para aqui.

Disse o rico: Eu então te suplico, pai Abraão, que o mandes à casa de meu pai, — onde tenho cinco irmãos, a dar-lhes testemunho destas coisas, a fim de que não venham também eles para este lugar de tormento. — Abraão lhe retrucou: Eles têm Moisés e os profetas; que os escutem. — Não, meu pai Abraão, disse o rico: se algum dos mortos for ter com eles, farão penitência. — Respondeu-lhe Abraão: Se eles não ouvem a Moisés, nem aos profetas, também não acreditarão, ainda mesmo que algum dos mortos ressuscite.

🍄🌴🍄
(S. LUCAS, cap. XVI, vv. 19 a 31.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, item 5.)
🍄🌴🍄

Espelhos e reflexos


Queixas-te, por vezes, de “azar” ou “má sorte”.

Notas azedume e irritação nos outros, por onde vás.

Ignoramos se já sabes que somos espelhos uns dos outros.

Cada um de nós vê nos companheiros as imagens uns dos outros.

Mas não projetamos apenas a nossa imagem.

Arrojamos de nós, igualmente, as nossas disposições mais íntimas.

Se nos aproximamos de alguém, transportando alegria ou aborrecimento, simpatia ou aversão, a pessoa ou as pessoas que nos cercam passam, de imediato, a retratar-nos as disposições psicológicas.

Não te digas sem amigos e sem caminhos, à maneira de alguém que vive no mundo, diante de portas fechadas.

Acende a luz do sorriso na própria face e deixa que a bondade e a compreensão te orientem os modos e as palavras.

Trata aos outros como desejas que os outros te tratem.

Em seguida, observa os resultados.

🍄🌴🍄
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Momentos de paz
🍄🌴🍄

terça-feira, 23 de julho de 2024

Começo mediúnico



Se você deseja cooperar com os Bons Espíritos na Causa do Bem, não exija mediunidade espetacular.

Procure engajar-se numa equipe de criaturas dedicadas à compreensão e ao auxílio em favor do próximo.

Estude, agindo para colaborar com mais segurança.

Comece na certeza de que você precisa muito mais dos outros que os outros de você.

Não se queixe nem acuse a ninguém.

 Se esse ou aquele companheiro lhe experimenta a humildade ou a paciência, ao invés de lamentar-se, agradeça a oportunidade de aprender e progredir.

Não olvide que você se encontra em atividade do Plano Espiritual, numa construção de paz e amor.

Para ser canal do bem, é preciso ajustar-se aos reservatórios do bem.

Os Mensageiros da Bênção de Deus, para abençoarem por seu intermédio, esperam que você igualmente abençoe.

 Quando você estiver trabalhando e auxiliando, entendendo que mediunidade com Jesus é serviço ao próximo, encontrará o seu próprio caminho e a sua própria orientação na intimidade dos Benfeitores Espirituais, compartilhando-lhes a paz e a alegria que decorrem do bem aos outros, que é e será o Bem de Todos para sempre.

🌵💐🌵
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Amanhece
🌵💐🌵

23 de julho

Acorde e viva! Viva a vida plena e gloriosa que lhe pertence por direito de herança.

Nada tema.

Você tem dentro de si toda a sabedoria, todo o poder, toda a força e toda a compreensão.

Elimine as ervas daninhas da dúvida, do medo e da incerteza, para que elas não sufoquem o lindo jardim que existe em seu interior e seja permitido somente ao que existe de melhor crescer em total liberdade e perfeição.

Libere o que existe em seu interior para que se reflita no exterior; você não pode esconder o que traz dentro de si, por mais que se esforce.

Se existe caos e confusão dentro de você, é isso que será refletido para o mundo através da sua aparência, da maneira como se comporta, das suas ações e das coisas com as quais você se rodeia.

Quando seus pensamentos são elevados, beleza e perfeição são refletidos para fora de você.

Você é como um espelho polido: nada permanece oculto.

🌵💐🌵
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌵💐🌵





🌵💐🌵

MENSAGEM DO ESE:

Pelas suas obras é que se reconhece o cristão

“Nem todos os que me dizem: Senhor! Senhor! entrarão no reino dos céus, mas somente aqueles que fazem a vontade de meu Pai que está nos céus.”

Escutai essa palavra do Mestre, todos vós que repelis a Doutrina Espírita como obra do demônio. Abri os ouvidos, que é chegado o momento de ouvir.

Será bastante trazer a libré do Senhor, para ser-se fiel servidor seu? Bastará dizer: “Sou cristão”, para que alguém seja um seguidor do Cristo? Procurai os verdadeiros cristãos e os reconhecereis pelas suas obras. “Uma árvore boa não pode dar maus frutos, nem uma árvore má pode dar frutos bons.” — “Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e lançada ao fogo.” São do Mestre essas palavras. Discípulos do Cristo, compreendei-as bem! Que frutos deve dar a árvore do Cristianismo, árvore possante, cujos ramos frondosos cobrem com sua sombra uma parte do mundo, mas que ainda não abrigam todos os que se hão de grupar em torno dela? Os da árvore da vida são frutos de vida, de esperança e de fé. O Cristianismo, qual o fizeram há muitos séculos, continua a pregar essas virtudes divinas; esforça-se por espalhar seus frutos, mas quão poucos os colhem! A árvore é boa sempre, porém maus são os jardineiros. Entenderam de moldá-la pelas suas idéias; de talhá-la de acordo com as suas necessidades; cortaram-na, diminuíram-na, mutilaram-na; tornados estéreis, seus ramos não dão maus frutos, porque nenhuns mais produzem. O viajor sedento, que se detém sob seus galhos à procura do fruto da esperança, capaz de lhe restabelecer a força e a coragem, somente vê uma ramaria árida, prenunciando tempestade. Em vão pede ele o fruto de vida à árvore da vida; caem-lhe secas as folhas; tanto as remexeu a mão do homem, que as crestou.

Abri, pois, os ouvidos e os corações, meus bem-amados! Cultivai essa árvore da vida, cujos frutos dão a vida eterna. Aquele que a plantou vos concita a tratá-la com amor, que ainda a vereis dar com abundância seus frutos divinos. Conservai-a tal como o Cristo vo-la entregou: não a mutileis; ela quer estender a sua sombra imensa sobre o Universo: não lhe corteis os galhos. Seus frutos benfazejos caem abundantes para alimentar o viajor faminto que deseja chegar ao termo da jornada; não amontoeis esses frutos, para os armazenar e deixar apodrecer, a fim de que a ninguém sirvam. “Muitos são os chamados e poucos os escolhidos.” É que há açambarcadores do pão da vida, como os há do pão material. Não sejais do número deles; a árvore que dá bons frutos tem que os dar para todos. Ide, pois, procurar os que estão famintos; levai-os para debaixo da fronde da árvore e partilhai com eles do abrigo que ela oferece. — “Não se colhem uvas nos espinheiros.” Meus irmãos, afastai-vos dos que vos chamam para vos apresentar as sarças do caminho, segui os que vos conduzem à sombra da árvore da vida.

O divino Salvador, o justo por excelência, disse, e suas palavras não passarão: “Nem todos os que dizem: Senhor! Senhor! entrarão no reino dos céus; entrarão somente os que fazem a vontade de meu Pai que está nos céus.”

Que o Senhor de bênçãos vos abençoe; que o Deus de luz vos ilumine; que a árvore da vida vos ofereça abundantemente seus frutos! Crede e orai.

🌵💐🌵
— Simeão. (Bordéus, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVIII, item 16.)
🌵💐🌵

Palavras aos enfermos


Toda a enfermidade do corpo é processo educativo para a alma.
Receber, porém, a visitação benéfica entre manifestações de revolta é o mesmo que recusar as vantagens da lição, rasgando o livro que no-la transmite.
***
A dor física, pacientemente suportada, é golpe de buril divino realizando o aperfeiçoamento espiritual.
***
O doente desesperado é sempre digno de piedade, porque não existe sofrimento sem finalidade de purificação e elevação.
***
A enfermidade ligeira é aviso.
***
A queda violenta das forças é advertência.
***
A doença prolongada é sempre renovação de caminho para o Bem.
***
A moléstia incurável no corpo é reajustamento da alma eterna.
***
Todos os padecimentos do corpo se convertem, com o tempo, em claridades interiores, quando o enfermo sabe manter a paciência, aceitando o trabalho regenerativo por bênção da Infinita Bondade.
***
Quem sustenta a calma e a fé nos dias de aflição, encontrará a paz com brevidade e segurança, porque a dor, em todas as ocasiões, é a serva bendita de Deus que nos procura em nome d' Ele, a fim de levar a efeito, dentro de nós, o serviço da perfeição que ainda não sabemos realizar.

🌵💐🌵
Neio Lúcio
Chico Xavier
Obra: Lindos casos de Chico Xavier
🌵💐🌵

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Em família


“Aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família e a recompensar seus pais, porque isto é bom e agradável diante de Deus.” — Paulo. (1 TIMÓTEO, 5.4)

 A luta em família é problema fundamental da redenção do homem na Terra. Como seremos benfeitores de cem ou mil pessoas, se ainda não aprendemos a servir cinco ou dez criaturas? Esta é indagação lógica que se estende a todos os discípulos sinceros do Cristianismo.

Bom pregador e mau servidor são dois títulos que se não coadunam.

O apóstolo aconselha o exercício da piedade no centro das atividades domésticas, entretanto, não alude à piedade que chora sem coragem ante os enigmas aflitivos, mas àquela que conhece as zonas nevrálgicas da casa e se esforça por eliminá-las, aguardando a decisão divina a seu tempo.

 Conhecemos numerosos irmãos que se sentem sozinhos, espiritualmente, entre os que se lhes agregaram ao círculo pessoal, através dos laços consanguíneos, entregando-se, por isso, a lamentável desânimo.

É imprescindível, contudo, examinar a transitoriedade das ligações corpóreas, ponderando que não existem uniões casuais no lar terreno. Preponderam aí, por enquanto, as provas salvadoras ou regenerativas.  Ninguém despreze, portanto, esse campo sagrado de serviço por mais se sinta acabrunhado na incompreensão. Constituiria falta grave esquecer-lhe as infinitas possibilidades de trabalho iluminativo.

É impossível auxiliar o mundo, quando ainda não conseguimos ser úteis nem mesmo a uma casa pequena — aquela em que a Vontade do Pai nos situou, a título precário.

Antes da grande projeção pessoal na obra coletiva, aprenda o discípulo a cooperar, em favor dos familiares, no dia de hoje, convicto de que semelhante esforço representa realização essencial.

🍃🌺🍃
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Pão nosso
🍃🌺🍃

22 de julho

Tudo que Eu tenho é seu.

Pense na maravilha destas palavras e deixe que sua consciência se expanda até poder aceitá-las e entender seu real significado.

Faça com que estas palavras se tornem realidade em sua vida e nunca mais aceite qualquer tipo de limitações porque todas as Minhas promessas serão cumpridas; elas não são promessas vãs.

Simplesmente mantenha a sua fé sem hesitações.

As almas que Me servem e colocam toda a sua fé e confiança em Mim, tudo receberão.

Veja prodígio após prodígio acontecendo.

Perceba as maravilhas das pequenas coisas assim como as das grandes.

Abra seus olhos e não perca nada do que se passa; abra seu coração e mantenha o amor fluindo.

Amor atrai amor.

Cada alma anseia por ser amada, portanto, por que não lhe doar amor?

Na medida que você doar, você também receberá.

Mas aprenda a doar despojadamente, sem cobranças, e aproveite a vida plenamente.

🍃🌺🍃
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍃🌺🍃





🍃🌺🍃

MENSAGEM DO ESE:

Ação da prece. Transmissão do pensamento

A prece é uma invocação, mediante a qual o homem entra, pelo pensamento, em comunicação com o ser a quem se dirige. Pode ter por objeto um pedido, um agradecimento, ou uma glorificação. Podemos orar por nós mesmos ou por outrem, pelos vivos ou pelos mortos. As preces feitas a Deus escutam-nas os Espíritos incumbidos da execução de suas vontades; as que se dirigem aos bons Espíritos são reportadas a Deus. Quando alguém ora a outros seres que não a Deus, fá-lo recorrendo a intermediários, a intercessores, porquanto nada sucede sem a vontade de Deus.

O Espiritismo torna compreensível a ação da prece, explicando o modo de transmissão do pensamento, quer no caso em que o ser a quem oramos acuda ao nosso apelo, quer no em que apenas lhe chegue o nosso pensamento. Para apreendermos o que ocorre em tal circunstância, precisamos conceber mergulhados no fluido universal, que ocupa o espaço, todos os seres, encarnados e desencarnados, tal qual nos achamos, neste mundo, dentro da atmosfera. Esse fluido recebe da vontade uma impulsão; ele é o veículo do pensamento, como o ar o é do som, com a diferença de que as vibrações do ar são circunscritas, ao passo que as do fluido universal se estendem ao infinito. Dirigido, pois, o pensamento para um ser qualquer, na Terra ou no espaço, de encarnado para desencarnado, ou vice-versa, uma corrente fluídica se estabelece entre um e outro, transmitindo de um ao outro o pensamento, como o ar transmite o som.

A energia da corrente guarda proporção com a do pensamento e da vontade. É assim que os Espíritos ouvem a prece que lhes é dirigida, qualquer que seja o lugar onde se encontrem; é assim que os Espíritos se comunicam entre si, que nos transmitem suas inspirações, que relações se estabelecem a distância entre encarnados.

Essa explicação vai, sobretudo, com vistas aos que não compreendem a utilidade da prece puramente mística. Não tem por fim materializar a prece, mas tornar-lhe inteligíveis os efeitos, mostrando que pode exercer ação direta e efetiva. Nem por isso deixa essa ação de estar subordinada à vontade de Deus, juiz supremo em todas as coisas, único apto a torná-la eficaz.

Pela prece, obtém o homem o concurso dos bons Espíritos que acorrem a sustentá-lo em suas boas resoluções e a inspirar-lhe idéias sãs. Ele adquire, desse modo, a força moral necessária a vencer as dificuldades e a volver ao caminho reto, se deste se afastou. Por esse meio, pode também desviar de si os males que atrairia pelas suas próprias faltas. Um homem, por exemplo, vê arruinada a sua saúde, em conseqüência de excessos a que se entregou, e arrasta, até o termo de seus dias, uma vida de sofrimento: terá ele o direito de queixar-se, se não obtiver a cura que deseja? Não, pois que houvera podido encontrar na prece a força de resistir às tentações.

🍃🌺🍃
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVII, itens 9 a 11.)
🍃🌺🍃

O silêncio fala


Nos dias de provação maior, quando tudo em torno de ti pareça problema sem solução, arrima-te, mais intensamente, ao próprio trabalho.

Não compliques a vida com lamentações suscetíveis de prejudicar o caminho dos outros.

Não dramatizes os obstáculos em que te encontras perdendo tempo.

Continua agindo e servindo para o Bem.

O teu silêncio falará por ti muito mais.

🍃🌺🍃
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Pronto socorro
🍃🌺🍃