1 - Uma casa espírita é um templo de fé, mas também necessita funcionar como uma escola... Sem estudar a Doutrina e vivenciá-la, colocando em prática os preceitos do Evangelho, não conseguiremos sair do mundo em melhores condições do que quando aqui chegamos.
2 - Entre aqueles que acompanharam Jesus no primeiro momento, mesmo entre os Apóstolos, muitos eram solteiros, muitos eram casados e muitos eram viúvos, além daqueles que não puderam levar adiante os seus compromissos matrimoniais. Jesus não perguntava a ninguém pela sua condição no campo dos sentimentos. Nós é que nos habituamos a rotular as pessoas.
3 - Se nós, os espíritas, nos preocupássemos mais em exemplificar as lições que os nossos Benfeitores nos transmitem, estaríamos dando à Doutrina, à Fé que professamos, um impulso extraordinário. Infelizmente, achamos que a vivência dos nossos princípios é com os outros e não conosco.
4 - O livro mediúnico agasalha a alma, mas a peça de roupa que se costura agasalha a esperança de quem esteja prestes a sucumbir... Um pedaço de pão ao faminto vale mais que mil palavras a quem esteja de barriga vazia.
5 - A ociosidade é um abismo. Quem não procura ocupar o seu tempo, tem o espírito tomado pelos pensamentos oriundos de mentes enfermas... Precisamos nos ocupar o dia todo, sendo úteis aos nossos semelhantes, cuidando da casa, do jardim, da lavagem de roupas, da varredura do quintal... A mente desocupada traz doença para o espírito.
6 - Se Jesus nos recomendou perdoar setenta vezes setes vezes aos nossos inimigos, quantas vezes deveremos perdoar aqueles que nos querem bem?
7 - Acredito que Nossa Senhora, o espírito iluminado de Maria de Nazaré, seja de fato a Entidade Espiritual que, com suas diversas aparições venha tentando despertar a Humanidade para as lições do Evangelho de Jesus. A mediunidade não é privilégio dos espíritas. Fenômenos mediúnicos dos mais autênticos acontecem todos os dias com os nossos irmãos de fé católica.
8 - Ninguém perde por tolerar um pouco mais... Certas amizades terminam porque os amigos não foram capazes de relevar as falhas que estavam habituados a relevar um do outro. Mais tarde, verificam que o rompimento foi desnecessário, mas, como já se passou muito tempo, fica difícil retroceder.
9 - Tudo o que estiver sobrando na nossa casa, está fazendo falta em algum lugar.
10 - A humildade não está na pobreza, não está na indigência, na penúria, na necessidade, na nudez e nem na fome. A humildade está na pessoa que, tendo o direito de reclamar, julgar, reprovar e tomar qualquer atitude compreensível no brio pessoal, apenas abençoa...
11 - Eu não sei o que fui no passado... Estou preocupado em saber o que serei no futuro. Para tanto, sei que o tempo presente é fundamental.
💐🍃💐
Chico Xavier
💐🍃💐
28 de outubro
Tudo melhora com a prática.
Quanto mais você vive a vida, mais ela faz parte de você, e você pode viver e se mover e fazer parte dela.
Você não pode permanecer estático, portanto solte-se e cresça, expanda-se livre e alegremente.
Solte as amarras que o mantiveram confinado no passado.
Eleve-se acima de todos os temores que impediram sua expansão e mantiveram seus olhos vendados, impossibilitando você de ver claramente a gloriosa visão à sua frente.
Mostre o que a fé significa para você e espere que o aparentemente impossível se torne possível.
Traga o Meu reino para a terra e aprenda a fazer a Minha vontade e a andar nos Meus caminhos.
Não importa que os primeiros passos sejam fracos e hesitantes, eles têm que ser dados.
Não importa quantas vezes você caia. Simplesmente levante-se e tente outra e outra vez.
💐🍃💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🍃💐
💐🍃💐
MENSAGEM DO ESE:
A Realeza de Jesus
4 – O reino de Jesus não é deste mundo. Isso todos compreendem. Mas sobre a Terra ele não terá também uma realeza? O título de rei nem sempre exige o exercício do poder temporal. Ele é dado, por consenso unânime, aos que, por seu gênio, se colocam em primeiro lugar em alguma atividade, dominando o seu século e influindo sobre o progresso da humanidade. É nesse sentido que se diz: o rei ou o príncipe dos filósofos, dos artistas, dos poetas, dos escritores, etc. Essa realeza, que nasce do mérito pessoal, consagrada pela posterioridade, não tem muitas vezes maior preponderância que a dos reis coroados? Ela é imperecível, enquanto a outra depende das circunstâncias; ela é sempre abençoada pelas gerações futuras, enquanto a outra é, às vezes, amaldiçoada. A realeza terrena acaba com a vida, mas a realeza moral continua a imperar, sobretudo, depois da morte. Sob esse aspecto, Jesus não é um rei mais poderoso que muitos potentados? Foi com razão, portanto, que ele disse a Pilatos: Eu sou rei, mas o meu reino não é deste mundo.
💐🍃💐
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
💐🍃💐
FELICIDADE E INFELICIDADE
A felicidade completa para o homem virá com a sua perfeita compreensão da vida. A felicidade é um estado íntimo, que independe de circunstâncias exteriores.
Se os espíritos iluminados se detivessem a pensar nos que sofrem na reta guarda da evolução, jamais seriam felizes, porquanto a verdadeira felicidade pressupõe a extinção de todo e qualquer egoísmo.
Neste caso nem Deus seria feliz, observando o sofrimento de seus filhos.
Atingindo a perfeição, o espírito alcança a perfeita compreensão da dor e lhe reconhece a função educadora; então, para ele, a dor não se reveste das angústias e das aflições que se reveste para os olhos humanos.
Sofrendo porque vê o sofrimento daqueles que mais ama, e ainda não o compreendendo em profundidade, o homem se senti compelido a algo fazer para minimizá-lo concorrendo assim para o progresso. Não fosse a dor a ciência não evoluiria e, em consequência, a inteligência humana não se aperfeiçoaria; a dor e a morte é que desafiam o homem em sua capacidade de auto-superação induzindo-o a uma constante procura...
Abrandar os seus males com semelhante propósito, o homem sempre se candidata a uma felicidade que não esteja tão sujeita ao que lhe acontecer ao derredor, inclusive aos padecimentos em nível de
vestimenta física. Combatendo angústias e mazelas do corpo, lentamente ele se liberta do que o impede de ser feliz quanto possível.
Sem que trabalhe para a felicidade alheia, da qual depende, ninguém terá felicidade. A Lei de Deus é Sábia: Fez depender a nossa ventura da ventura do próximo! Não existe felicidade sozinha...
À medida em que cresce espiritualmente, alcançando maior claridade no entendimento, o homem deixa de sofrer tanto por aqueles que não lhes acompanham os passos. A sua felicidade, então, consistirá nas tarefas ditas sacrificiais, no tentame de despertá-lo para a Verdade!
É evidente que em um mundo de provas e expiações, a incerteza gera estados d’alma inquietantes – a simples dúvida quanto ao futuro é uma infelicidade... A desventura ocasionada pela descrença cederá origem à ventura originaria da fé. Quem possui uma confiança inabalável em Deus não se consente aos estados depressivos decorrentes do cepticismo...
Jesus era feliz? Ante semelhante indagação, é inegável que só poderemos responder que afirmativamente. Mas então como interpretarmos as aflições de seu espírito que, não raro, se exteriorizavam, inclusive, através de suas palavras? O Cristo, ao mesmo tempo espelhava em sua alma o Eu Divino e o eu humano; a dor que sentia era a dor dos homens à qual oferecia bálsamo...
Assunto de transcendência que não nos convém agora analisar,dando margens a debate que, com certeza, o futuro nos ensejará com maior discernimento.
Guardemos, porém, a convicção de que a felicidade resulta para o espírito sua perfeita integração com as leis divinas. Estamos nos referindo não à felicidade do ter, sempre ilusória e passageira, mas a felicidade do ser, conquista inalterável e definitiva.
Quem é mais feliz onde esteja é quem mais ame, mais compreenda e mais
sirva!
💐🍃💐
Irmão José
Carlos Bacelli
Obra: Se teus olhos forem bons
💐🍃💐
SERVIÇO DE SALVAÇÃO
“E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” – (Atos, 2:21.)
Os espíritos mais renitentes no crime serão salvos das garras do mal, se invocarem verdadeiramente o amparo do Senhor.
E é forçoso observar que chega sempre um instante, na experiência individual, em que somos constrangidos a recorrer ao que possuímos de mais precioso, no terreno da crença.
Os próprios materialistas não escapam a semelhante impositivo da luta humana; qual ocorre aos demais, nas contingências dilacerantes requisitam o socorro do dinheiro, da ciência provisória, das posições convencionalistas, que, aliás, em boa tese, auxiliam mas não salvam.
Indispensável se torna recorrer a Jesus para a solução de nossas questões fundamentais.
Invoquemos a compaixão dEle e não nos faltará recurso adequado. Não bastará, contudo, tão-somente aprender a rogar. Estudemos também a arte de receber.
Às vezes, surgem diferenças superficiais entre pedido e suprimento. O trabalho salvador do Céu virá ao nosso encontro, mas não obedecerá, em grande número de ocasiões, à expectativa de nossa visão imperfeita. Em muitos casos, a Providência Divina nos visita em forma de doença, escassez e contrariedade…
A miopia terrena, todavia, de modo geral, só interpreta a palavra “salvação” por “vantagem imediata” e, por isso, um leve desgosto ou uma desilusão útil provocam torrentes de lamentações improdutivas. Apesar de tudo, porém, o Cristo nunca deixa de socorrer e aliviar e o seu sublime esforço de redenção assume variados aspectos tanto quanto são diversas as necessidades de cada um.
💐🍃💐
EMMANUEL
(do livro “Vinha de Luz” – psic. Chico Xavier)
💐🍃💐
Revolução
Espalha a Revelação Divina, entretanto não olvides ajustar a própria boca ao verbo santificante.
Encarece a necessidade do silêncio diante do mal, contudo garante os próprios ouvidos contra o assalto das trevas.
Salienta o valor do trabalho, como base do progresso, mas não relegues as próprias mãos às teias da ociosidade.
Define os recursos do bem para os companheiros da estrada, no entanto não condenes os próprios olhos aos espinheiros e detritos da marcha.
Destaca a beleza do perdão, todavia não tisnes a própria alma com o lodo da ofensa.
Engrandece os talentos da simplicidade e da paz, contudo não te confies às algemas da vaidade e do orgulho.
Cristo, o divino renovador, endossou, sim, a revolução, mas a revolução espiritual em nós mesmos, expressando movimento regenerador de nossa própria consciência empresa essa com a qual nos compete adaptar o próprio espírito às bênçãos da Lei de Deus.
Contempla o Senhor em sua trajetória sublime da Manjedoura até a Cruz e reconhecerás n’Ele, não apenas a palavra e o conselho, mas o exemplo e a lição.
💐🍃💐
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Semeador em tempos novos
💐🍃💐