quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Pelas mãos do tempo


O ciclo anual no infinito do tempo é, de algum modo, semelhante à existência no infinito da vida.

Na primavera temos a infância e a juventude, coloridas de suaves promessas.

No verão, encontramos a plenitude orgânica, repleta de energia.

No outono, vemos a madureza, tocada de experiência.

No inverno, sentimos a presença da noite fria e obscura, precedendo a alvorada nova.

Se te empenhas no aproveitamento do corpo terrestre como instrumento necessário à formação do futuro, reflete na bênção do dia e vale-te dela na própria renovação.

Para esse fim, não te despreocupes da mente, para que a criação, o trabalho e a vigilância te inspirem a caminhada na construção do porvir que desejas entretecido de paz e luz.

Assume com a própria consciência o compromisso da redenção de ti mesmo e resgata-o, com o respeito dentro do qual sabes solver no mundo a promissória bancária que te desafia a responsabilidade e envolve o nome.

Lembra-te das horas que escoam implacáveis e afeiçoa-te ao cumprimento do dever como sendo o culto da própria felicidade.

Observa o microcosmo em que a Lei Divina te situa temporariamente, no aprendizado salvador…

A família consanguínea, a casa de trabalho, a autoridade humana a que te subordinas, o templo de tua fé, o grupo dos amigos e dos desafetos e o caminho das obrigações inelutáveis, a se revelarem de hora a hora…

Repara o tesouro das oportunidades de serviço e faze dele abençoada escola de preparação espiritual, ante a imortalidade que te espera…

Exercita a bondade e enriquece-te de conhecimentos superiores, auxiliando aos que te rodeiam, em cada instante do hoje que te foge ao olhar, e, da estação em que estiveres, partirás, pelas mãos do tempo, em demanda da sabedoria e do amor que te aguardam o coração, no Grande Amanhã, ao esplendor do Sol Inextinguívela

🌾🍄🌾
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Taça de luz 
🌾🍄🌾

07 de janeiro

Nunca, em nenhum momento, feche seu coração e sua mente.

Nunca tenha medo do novo, do estranho, do não convencional.

Esteja pronto e preparado para dar ouvidos à intuição, à inspiração que poderá revelar algo tão completamente novo que não terá forma nem substância, e que você talvez tenha que procurar palavras para descrever.

Orgulho intelectual pode ser um empecilho neste caminho espiritual e um grande obstáculo para a verdade.

Você não precisa do intelecto, mas sim da inspiração e da intuição.

O intelecto vem do exterior, enquanto que a inspiração e a intuição vêm do interior e não podem ser influenciadas por nada do exterior.

Permita que seu aprendizado venha do interior: Utilize o que você tem em seu interior.

Você se surpreenderá com o quanto você contém.

É ilimitado porque vem de Mim e EU SOU ilimitado, e tudo que vem de Mim é ilimitado e eterno.

🌾🍄🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾🍄🌾




🌾🍄🌾

MENSAGEM DO ESE:

Perdoai, para que Deus vos perdoe

Bem-aventurados os que são misericordiosos, porque obterão misericórdia. (S. MATEUS, cap. V, v. 7.)
Se perdoardes aos homens as faltas que cometerem contra vós, também vosso Pai celestial vos perdoará os pecados; — mas, se não perdoardes aos homens quando vos tenham ofendido, vosso Pai celestial também não vos perdoará os pecados. (S. MATEUS, cap. VI, vv. 14 e 15.)

Se contra vós pecou vosso irmão, ide fazer-lhe sentir a falta em particular, a sós com ele; se vos atender, tereis ganho o vosso irmão. — Então, aproximando-se dele, disse-lhe Pedro: “Senhor, quantas vezes perdoarei a meu irmão, quando houver pecado contra mim? Até sete vezes?” — Respondeu-lhe Jesus: “Não vos digo que perdoeis até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes.” (S. MATEUS, cap. XVIII, vv. 15, 21 e 22).

A misericórdia é o complemento da brandura, porquanto aquele que não for misericordioso não poderá ser brando e pacífico. Ela consiste no esquecimento e no perdão das ofensas. O ódio e o rancor denotam alma sem elevação, nem grandeza. O esquecimento das ofensas é próprio da alma elevada, que paira acima dos golpes que lhe possam desferir. Uma é sempre ansiosa, de sombria suscetibilidade e cheia de fel; a outra é calma, toda mansidão e caridade.

Ai daquele que diz: nunca perdoarei. Esse, se não for condenado pelos homens, sê-lo-á por Deus. Com que direito reclamaria ele o perdão de suas próprias faltas, se não perdoa as dos outros? Jesus nos ensina que a misericórdia não deve ter limites, quando diz que cada um perdoe ao seu irmão, não sete vezes, mas setenta vezes sete vezes.

Há, porém, duas maneiras bem diferentes de perdoar: uma, grande, nobre, verdadeiramente generosa, sem pensamento oculto, que evita, com delicadeza, ferir o amor-próprio e a suscetibilidade do adversário, ainda quando este último nenhuma justificativa possa ter; a segunda é a em que o ofendido, ou aquele que tal se julga, impõe ao outro condições humilhantes e lhe faz sentir o peso de um perdão que irrita, em vez de acalmar; se estende a mão ao ofensor, não o faz com benevolência, mas com ostentação, a fim de poder dizer a toda gente: vede como sou generoso! Nessas circunstâncias, é impossível uma reconciliação sincera de parte a parte. Não, não há aí generosidade; há apenas uma forma de satisfazer ao orgulho. Em toda contenda, aquele que se mostra mais conciliador, que demonstra mais desinteresse, caridade e verdadeira grandeza dalma granjeará sempre a simpatia das pessoas imparciais.

🌾🍄🌾
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, itens 1 a 4.)
🌾🍄🌾

Não é das melhores


Se alguém te envenena o espírito contra determinada pessoa que tenha te criticado, não deixes de procurá-la para ouvir a sua versão a respeito dos fatos.


Na boca maledicente, a realidade sempre se distorce e se agrava.

Não dês crédito excessivo a quem se empenha a contar-te o que foi dito contra ti.

As pessoas de alguma elevação espiritual sempre pugnam no sentido de desfazer mal-entendidos ou de amenizar situações de conflito.

Se aparece quem se dispõe a narrar-te, com riqueza de detalhes, falatórios a teu respeito, convence-te de que a sua intenção também não é das melhores.

O amigo, quando sincero, sempre poupa o outro amigo de constrangimentos, encarregando-se ele próprio de fazer a defesa do companheiro que está sendo atacado e, a todo custo, preservar a sua paz.

🌾🍄🌾
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: Pai, Perdoa-lhes!
🌾🍄🌾

terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Na reconstrução do destino



Por mais te esquives à Verdade, um dia, irás faceá-la.

Estarás, então, sozinho, diante de ti mesmo.

Saberás o que, por longo tempo, preferiste ignorar.

Ver-te-ás como és, sem qualquer subterfúgio.

Sentir-te-ás despojado de todas as ilusões.

Descobrirás que não ludibriaste ninguém a não ser a ti próprio.

Lamentarás o tempo que não aproveitaste de forma conveniente no serviço do auto-aperfeiçoamento.

Chorarás o pranto dos que se reconhecem distantes da luz que lhes compete acender no coração.

Todavia, não te restará outra alternativa que não seja a da superação dos próprios limites, esforçando-te, entre a humildade e o silêncio, na reconstrução do destino.

🌿🌺🌿
Irmão José
Carlos A.Bacelli
Obra: A Flama Espírita
🌿🌺🌿

06 de janeiro

Nunca sinta inveja dos avanços e conquistas espirituais das outras pessoas.

Entenda que você também é capaz de fazer o mesmo.

Mas você tem que dar o primeiro passo e não ficar somente lamentando o que a vida lhe destina.

Todas as almas podem alcançar as alturas.

Cada alma pode entrar em contato direto coMigo.

Cada alma, se desejar e aceitar o fato, pode falar e andar coMigo.

Você deve acreditar que isso é possível e você deve querer realizar isso; assim você certamente conseguirá.

Não são necessárias muitas vidas.

Não é preciso nem muito tempo.

Você pode mudar num piscar de olhos se você assim o desejar.

Num momento você pode estar caminhando numa velha trilha, e no momento seguinte, num novo e glorioso caminho.

Isso pode acontecer num instante, sem esforço de sua parte, somente com um profundo desejo, determinação, fé e crença absolutas.

Por que não tentar e deixar Minha paz e Meu amor preencherem e envolverem você?!

🌿🌺🌿
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌿🌺🌿



🌿🌺🌿

Mensagem do ESE:

Salvação dos ricos

Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará a outro, ou se prenderá a um e desprezará o outro. Não podeis servir simultaneamente a Deus e a Mamon. (S. LUCAS, cap. XVI, v. 13.)

Então, aproximou-se dele um mancebo e disse: Bom mestre, que bem devo fazer para adquirir a vida eterna? — Respondeu Jesus: Por que me chamas bom? Bom, só Deus o é. Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos. — Que mandamentos? retrucou o mancebo. Disse Jesus: Não matarás; não cometerás adultério; não furtarás; não darás testemunho falso. — Honra a teu pai e a tua mãe e ama a teu próximo como a ti mesmo.

O moço lhe replicou: Tenho guardado todos esses mandamentos desde que cheguei à mocidade. Que é o que ainda me falta? — Disse Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.

Ouvindo essas palavras, o moço se foi todo tristonho, porque possuía grandes haveres. — Jesus disse então a seus discípulos: Digo-vos em verdade que bem difícil é que um rico entre no reino dos céus. — Ainda uma vez vos digo: É mais fácil que um camelo passe pelo buraco de uma agulha, do que entrar um rico no reino dos céus. (S. MATEUS, cap. XIX, vv. 16 a 24. — S. LUCAS, cap. XVIII, vv. 18 a 25. — S. MARCOS, cap. X, vv. 17 a 25.)

🌿🌺🌿
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, itens 1 e 2.)
🌿🌺🌿

Ecologia do Espírito


Não ignores que os teus pensamentos sombrios se projetam na atmosfera, envenenando o ar que respiras e ocasionando doenças de difícil diagnóstico e tratamento.

Vibrações de ódio formam espessas nuvens que se rebentarão em tempestades de violência e destruição.

Sentimentos de rancor são emanações deletérias que, inclusive, contaminam os alimentos de que te nutres.

Quando te referires à degradação ambiental, não imagines que ela se restrinja apenas e tão-somente aos reinos inferiores da Natureza.

Através de processos de vampirização psíquica que desconsideras, o homem encarnado ou desencarnado é sempre o maior predador do próprio homem e da vida ao seu derredor.

🌿🌺🌿
Irmão José 
Carlos Baccelli 
Obra: Pai, Perdoa-lhes!
🌿🌺🌿

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Dedo em riste


Tudo o que nos outros criticas, com o intuito de denegrir-lhes a imagem, tenderás a repetir em teu comportamento.

É que os erros que, sem caridade, apontamos em alguém, costumam visitar-nos dentro da própria casa.

Em ti ou nos teus familiares, verás emergir, de improviso, os desvios e mazelas que censuras na vida de teus semelhantes.

Quase sempre, a fim de que aprenda condescendência em relação aos outros, é pela própria boca que o homem profere a sentença que se destinará a cumprir.

Evita, pois, viver de dedo em riste na direção de quem seja, porque quem julga sem misericórdia, também, um dia, verá a si mesmo sentado no banco dos réus.

🌾🌸🌾 
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: Vigiai e orai
🌾🌸🌾

05 de janeiro

Você está disposto a mudar?

Pare um pouco e, na quietude, seja muito honesto consigo mesmo.

Você se sente complacente e satisfeito com você mesmo?

Ou você acha que os outros precisam mudar mas que sua vida está boa?

Se esta é a sua atitude, já é tempo de fazer uma boa faxina e virar do avesso sua maneira de pensar, toda a sua vida, na verdade e rever seu conteúdo.

Depois que você tiver tirado tudo para fora, só guarde outra vez aquilo que for de melhor e que você tenha absoluta necessidade.

Quanto mais vazio você estiver, melhor, porque então você terá espaço para ser preenchido com o novo.

É quando você não tem nada e se sente completamente vazio que Eu posso me aproximar.

Não se desespere se você se sentir despojado de tudo.

Chame por Mim e Eu lhe darei o reino.

Eu não nego nada às almas que procuram Minha ajuda e orientação com verdadeira humildade e amor.

🌾🌸🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾🌸🌾




🌾🌸🌾

MENSAGEM DO ESE:

Beneficência exclusiva

É acertada a beneficência, quando praticada exclusivamente entre pessoas da mesma opinião, da mesma crença, ou do mesmo partido?

Não, porquanto precisamente o espírito de seita e de partido é que precisa ser abolido, visto que são irmãos todos os homens. O verdadeiro cristão vê somente irmãos em seus semelhantes e não procura saber, antes de socorrer o necessitado, qual a sua crença, ou a sua opinião, seja sobre o que for.

Obedeceria o cristão, porventura, ao preceito de Jesus-Cristo, segundo o qual devemos amar os nossos inimigos, se repelisse o desgraçado, por professar uma crença diferente da sua? Socorra-o, portanto, sem lhe pedir contas à consciência, pois, se for um inimigo da religião, esse será o meio de conseguir que ele a ame; repelindo-o, faria que a odiasse.

🌾🌸🌾
— S. Luís. (Paris, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIII, item 20.)
🌾🌸🌾

domingo, 4 de janeiro de 2026

Impulsos: guerras inúteis



Evitar guerras inúteis começa com observar o impulso ,

📌 Evitar conflitos — incluindo guerras inúteis — começa no interior de cada pessoa.

Segundo Eckhart Tolle, para que o mundo se liberte de conflitos sem sentido, precisamos primeiro reconhecer e observar o impulso interno — como medo, raiva, ego e reatividade emocional — em nós mesmos antes que ele se manifeste em ações externas.

📌 O impulso não observado alimenta conflitos:

Quando não observamos nossos impulsos, eles se manifestam como medo, agressividade e desejo de ter razão ou poder. Esses estados internos não percebidos podem se expandir e gerar discórdia coletiva e violência.

📌 Consciência como chave para evitar guerras inúteis:

Para Tolle, a transformação começa quando nos tornamos conscientes do impulso reativo raiz — em vez de apenas reagir — e escolhemos responder de forma consciente ao momento presente. Isso diminui a hostilidade e abre espaço para ações mais pacíficas.

📌 Explicação simples:

Conflitos externos são reflexos de conflitos internos.

Observar o impulso é reconhecer nossos pensamentos e emoções sem nos identificar automaticamente com eles.

Ao fazer isso, podemos agir de forma menos impulsiva e mais consciente, reduzindo a probabilidade de gerar guerras e conflitos inúteis.

🌱🌺🌱
ECKHART TOLLE
🌱🌺🌱

04 de janeiro

O que significa para você viver pela fé?

Em que reside a sua segurança?

Nas pessoas?

Na sua conta bancária?

Ou ela está firmemente enraizada em Mim, o Senhor seu Deus, a divindade dentro de você?

Reflita sobre isso e você saberá sem sombra de dúvida exatamente onde residem sua fé e sua segurança.

Você é capaz de dar um grande passo em sua vida com alegria e destemor, sem nenhum apoio?

Quando você sabe que uma coisa está certa, você é capaz de fazê-la sem hesitação?

Você consegue colocar sua mão na Minha com confiança e dizer "O que é Seu será feito" de todo coração e alma, e dar o passo para o desconhecido, pronto para aceitar o que vier?

A única maneira de aumentar a fé é dando, primeiro, passos pequenos e hesitantes e, depois, passos maiores até que sua fé esteja tão forte que você possa dar enormes saltos para o desconhecido porque sabe que EU ESTOU sempre com você.

🌱🌺🌱
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌱🌺🌱



🌱🌺🌱

MENSAGEM DO ESE:

Será repreensível notarem-se as imperfeições dos outros, quando daí nenhum proveito possa resultar para eles, uma vez que não sejam divulgadas?

Tudo depende da intenção. Decerto, a ninguém é defeso ver o mal, quando ele existe. Fora mesmo inconveniente ver em toda a parte só o bem. Semelhante ilusão prejudicaria o progresso. O erro está no fazer-se que a observação redunde em detrimento do próximo, desacreditando-o, sem necessidade, na opinião geral. Igualmente repreensível seria fazê-lo alguém apenas para dar expansão a um sentimento de malevolência e à satisfação de apanhar os outros em falta. Dá-se inteiramente o contrário quando, estendendo sobre o mal um véu, para que o público não o veja, aquele que note os defeitos do próximo o faça em seu proveito pessoal, isto é, para se exercitar em evitar o que reprova nos outros. Essa observação, em suma, não é proveitosa ao moralista? Como pintaria ele os defeitos humanos, se não estudasse os modelos?

🌱🌺🌱
— S. Luís. (Paris, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, item 20.)
🌱🌺🌱

Não esqueça o principal


"Aquele que não faz silêncio interior, que não consegue fazer o auto encontro, que não possui serenidade para admirar uma paisagem, não sabe orar e, por conseguinte, não encontra DEUS.

Jesus estabeleceu: o Reino de DEUS está dentro de vós (Lucas, 17: 21).

Daí a necessidade urgente do indivíduo se concentrar, manter o foco, meditar e refletir.

Contudo, enquanto se mantiver preso como um viciado à tecnologia necessitando fugir de si mesmo a cada segundo, sem conseguir sequer manter uma conversa pessoal sem recorrer a aparelhos eletrônicos a cada passo, não passará de simples esboço do Homem Integral a caminho da felicidade."

🌱🌺🌱
Autor: Joanna de Ângelis
Psicografia de Divaldo Franco.
Livro: Ilumina-te
🌱🌺🌱