O ciclo anual no infinito do tempo é, de algum modo, semelhante à existência no infinito da vida.
Na primavera temos a infância e a juventude, coloridas de suaves promessas.
No verão, encontramos a plenitude orgânica, repleta de energia.
No outono, vemos a madureza, tocada de experiência.
No inverno, sentimos a presença da noite fria e obscura, precedendo a alvorada nova.
Se te empenhas no aproveitamento do corpo terrestre como instrumento necessário à formação do futuro, reflete na bênção do dia e vale-te dela na própria renovação.
Para esse fim, não te despreocupes da mente, para que a criação, o trabalho e a vigilância te inspirem a caminhada na construção do porvir que desejas entretecido de paz e luz.
Assume com a própria consciência o compromisso da redenção de ti mesmo e resgata-o, com o respeito dentro do qual sabes solver no mundo a promissória bancária que te desafia a responsabilidade e envolve o nome.
Lembra-te das horas que escoam implacáveis e afeiçoa-te ao cumprimento do dever como sendo o culto da própria felicidade.
Observa o microcosmo em que a Lei Divina te situa temporariamente, no aprendizado salvador…
A família consanguínea, a casa de trabalho, a autoridade humana a que te subordinas, o templo de tua fé, o grupo dos amigos e dos desafetos e o caminho das obrigações inelutáveis, a se revelarem de hora a hora…
Repara o tesouro das oportunidades de serviço e faze dele abençoada escola de preparação espiritual, ante a imortalidade que te espera…
Exercita a bondade e enriquece-te de conhecimentos superiores, auxiliando aos que te rodeiam, em cada instante do hoje que te foge ao olhar, e, da estação em que estiveres, partirás, pelas mãos do tempo, em demanda da sabedoria e do amor que te aguardam o coração, no Grande Amanhã, ao esplendor do Sol Inextinguívela
🌾🍄🌾
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Taça de luz
🌾🍄🌾
07 de janeiro
Nunca, em nenhum momento, feche seu coração e sua mente.
Nunca tenha medo do novo, do estranho, do não convencional.
Esteja pronto e preparado para dar ouvidos à intuição, à inspiração que poderá revelar algo tão completamente novo que não terá forma nem substância, e que você talvez tenha que procurar palavras para descrever.
Orgulho intelectual pode ser um empecilho neste caminho espiritual e um grande obstáculo para a verdade.
Você não precisa do intelecto, mas sim da inspiração e da intuição.
O intelecto vem do exterior, enquanto que a inspiração e a intuição vêm do interior e não podem ser influenciadas por nada do exterior.
Permita que seu aprendizado venha do interior: Utilize o que você tem em seu interior.
Você se surpreenderá com o quanto você contém.
É ilimitado porque vem de Mim e EU SOU ilimitado, e tudo que vem de Mim é ilimitado e eterno.
🌾🍄🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾🍄🌾
🌾🍄🌾
MENSAGEM DO ESE:
Perdoai, para que Deus vos perdoe
Bem-aventurados os que são misericordiosos, porque obterão misericórdia. (S. MATEUS, cap. V, v. 7.)
Se perdoardes aos homens as faltas que cometerem contra vós, também vosso Pai celestial vos perdoará os pecados; — mas, se não perdoardes aos homens quando vos tenham ofendido, vosso Pai celestial também não vos perdoará os pecados. (S. MATEUS, cap. VI, vv. 14 e 15.)
Se contra vós pecou vosso irmão, ide fazer-lhe sentir a falta em particular, a sós com ele; se vos atender, tereis ganho o vosso irmão. — Então, aproximando-se dele, disse-lhe Pedro: “Senhor, quantas vezes perdoarei a meu irmão, quando houver pecado contra mim? Até sete vezes?” — Respondeu-lhe Jesus: “Não vos digo que perdoeis até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes.” (S. MATEUS, cap. XVIII, vv. 15, 21 e 22).
A misericórdia é o complemento da brandura, porquanto aquele que não for misericordioso não poderá ser brando e pacífico. Ela consiste no esquecimento e no perdão das ofensas. O ódio e o rancor denotam alma sem elevação, nem grandeza. O esquecimento das ofensas é próprio da alma elevada, que paira acima dos golpes que lhe possam desferir. Uma é sempre ansiosa, de sombria suscetibilidade e cheia de fel; a outra é calma, toda mansidão e caridade.
Ai daquele que diz: nunca perdoarei. Esse, se não for condenado pelos homens, sê-lo-á por Deus. Com que direito reclamaria ele o perdão de suas próprias faltas, se não perdoa as dos outros? Jesus nos ensina que a misericórdia não deve ter limites, quando diz que cada um perdoe ao seu irmão, não sete vezes, mas setenta vezes sete vezes.
Há, porém, duas maneiras bem diferentes de perdoar: uma, grande, nobre, verdadeiramente generosa, sem pensamento oculto, que evita, com delicadeza, ferir o amor-próprio e a suscetibilidade do adversário, ainda quando este último nenhuma justificativa possa ter; a segunda é a em que o ofendido, ou aquele que tal se julga, impõe ao outro condições humilhantes e lhe faz sentir o peso de um perdão que irrita, em vez de acalmar; se estende a mão ao ofensor, não o faz com benevolência, mas com ostentação, a fim de poder dizer a toda gente: vede como sou generoso! Nessas circunstâncias, é impossível uma reconciliação sincera de parte a parte. Não, não há aí generosidade; há apenas uma forma de satisfazer ao orgulho. Em toda contenda, aquele que se mostra mais conciliador, que demonstra mais desinteresse, caridade e verdadeira grandeza dalma granjeará sempre a simpatia das pessoas imparciais.
🌾🍄🌾
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, itens 1 a 4.)
🌾🍄🌾
Não é das melhores
Se alguém te envenena o espírito contra determinada pessoa que tenha te criticado, não deixes de procurá-la para ouvir a sua versão a respeito dos fatos.
Na boca maledicente, a realidade sempre se distorce e se agrava.
Não dês crédito excessivo a quem se empenha a contar-te o que foi dito contra ti.
As pessoas de alguma elevação espiritual sempre pugnam no sentido de desfazer mal-entendidos ou de amenizar situações de conflito.
Se aparece quem se dispõe a narrar-te, com riqueza de detalhes, falatórios a teu respeito, convence-te de que a sua intenção também não é das melhores.
O amigo, quando sincero, sempre poupa o outro amigo de constrangimentos, encarregando-se ele próprio de fazer a defesa do companheiro que está sendo atacado e, a todo custo, preservar a sua paz.
🌾🍄🌾
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: Pai, Perdoa-lhes!
🌾🍄🌾















