domingo, 4 de janeiro de 2026

Impulsos: guerras inúteis



Evitar guerras inúteis começa com observar o impulso ,

📌 Evitar conflitos — incluindo guerras inúteis — começa no interior de cada pessoa.

Segundo Eckhart Tolle, para que o mundo se liberte de conflitos sem sentido, precisamos primeiro reconhecer e observar o impulso interno — como medo, raiva, ego e reatividade emocional — em nós mesmos antes que ele se manifeste em ações externas.

📌 O impulso não observado alimenta conflitos:

Quando não observamos nossos impulsos, eles se manifestam como medo, agressividade e desejo de ter razão ou poder. Esses estados internos não percebidos podem se expandir e gerar discórdia coletiva e violência.

📌 Consciência como chave para evitar guerras inúteis:

Para Tolle, a transformação começa quando nos tornamos conscientes do impulso reativo raiz — em vez de apenas reagir — e escolhemos responder de forma consciente ao momento presente. Isso diminui a hostilidade e abre espaço para ações mais pacíficas.

📌 Explicação simples:

Conflitos externos são reflexos de conflitos internos.

Observar o impulso é reconhecer nossos pensamentos e emoções sem nos identificar automaticamente com eles.

Ao fazer isso, podemos agir de forma menos impulsiva e mais consciente, reduzindo a probabilidade de gerar guerras e conflitos inúteis.

🌱🌺🌱
ECKHART TOLLE
🌱🌺🌱

04 de janeiro

O que significa para você viver pela fé?

Em que reside a sua segurança?

Nas pessoas?

Na sua conta bancária?

Ou ela está firmemente enraizada em Mim, o Senhor seu Deus, a divindade dentro de você?

Reflita sobre isso e você saberá sem sombra de dúvida exatamente onde residem sua fé e sua segurança.

Você é capaz de dar um grande passo em sua vida com alegria e destemor, sem nenhum apoio?

Quando você sabe que uma coisa está certa, você é capaz de fazê-la sem hesitação?

Você consegue colocar sua mão na Minha com confiança e dizer "O que é Seu será feito" de todo coração e alma, e dar o passo para o desconhecido, pronto para aceitar o que vier?

A única maneira de aumentar a fé é dando, primeiro, passos pequenos e hesitantes e, depois, passos maiores até que sua fé esteja tão forte que você possa dar enormes saltos para o desconhecido porque sabe que EU ESTOU sempre com você.

🌱🌺🌱
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌱🌺🌱



🌱🌺🌱

MENSAGEM DO ESE:

Será repreensível notarem-se as imperfeições dos outros, quando daí nenhum proveito possa resultar para eles, uma vez que não sejam divulgadas?

Tudo depende da intenção. Decerto, a ninguém é defeso ver o mal, quando ele existe. Fora mesmo inconveniente ver em toda a parte só o bem. Semelhante ilusão prejudicaria o progresso. O erro está no fazer-se que a observação redunde em detrimento do próximo, desacreditando-o, sem necessidade, na opinião geral. Igualmente repreensível seria fazê-lo alguém apenas para dar expansão a um sentimento de malevolência e à satisfação de apanhar os outros em falta. Dá-se inteiramente o contrário quando, estendendo sobre o mal um véu, para que o público não o veja, aquele que note os defeitos do próximo o faça em seu proveito pessoal, isto é, para se exercitar em evitar o que reprova nos outros. Essa observação, em suma, não é proveitosa ao moralista? Como pintaria ele os defeitos humanos, se não estudasse os modelos?

🌱🌺🌱
— S. Luís. (Paris, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, item 20.)
🌱🌺🌱

Não esqueça o principal


"Aquele que não faz silêncio interior, que não consegue fazer o auto encontro, que não possui serenidade para admirar uma paisagem, não sabe orar e, por conseguinte, não encontra DEUS.

Jesus estabeleceu: o Reino de DEUS está dentro de vós (Lucas, 17: 21).

Daí a necessidade urgente do indivíduo se concentrar, manter o foco, meditar e refletir.

Contudo, enquanto se mantiver preso como um viciado à tecnologia necessitando fugir de si mesmo a cada segundo, sem conseguir sequer manter uma conversa pessoal sem recorrer a aparelhos eletrônicos a cada passo, não passará de simples esboço do Homem Integral a caminho da felicidade."

🌱🌺🌱
Autor: Joanna de Ângelis
Psicografia de Divaldo Franco.
Livro: Ilumina-te
🌱🌺🌱

2 comentários:

Obrigada pelo comentário.