quarta-feira, 17 de maio de 2023

Beleza física



(...)

A vida é muito breve e a pequena satisfação que os troféus humanos produzirem em sua alma serão poeira diante das infindáveis consequências amargas que esperarão por seus espíritos logo depois do sepultamento de seus corpos ditosos e pachorrentos.

Evitem as armadilhas da sedução, com a exposição indevida de corpos bem modelados para produzirem a atração sobre os carentes ou os cúpidos;

 afastem-se da ostentação que causa a revolta nos seres infelicitados pela miséria; 

não se permitam o falso contentamento de produzirem a inveja nos que não podem possuir o que vocês conseguiram obter;

 jamais se permitam as artimanhas da desonestidade e da imoralidade bem escondidas para a obtenção de bens materiais porque, em muitos casos, os cânceres e as doenças mais dolorosas são o derradeiro troféu a esperar por tais competidores do estelionato social.

🌸🌳🌸
Livro: Sob as Mãos da Misericórdia
André Luiz Ruiz, pelo Espírito Lucius
IDE – Instituto de Difusão Espírita
🌸🌳🌸

17 de maio

Cada coisa é parte de um todo e você é parte desse todo.

Quando você entender e aceitar esse fato, nunca mais você se sentirá separado.

Você nunca mais poderá se afastar do todo porque é o viver, o colocar em prática, que dá ao todo força e realidade.

Comece já a viver e colocar em prática tudo o que você tem aprendido e não permita que essas lições continuem apenas como palavras, sem consistência.

Uma semente não cresce até que tenha sido plantada e cuidada.

Uma alma não se expande e não encontra sua própria identidade se não se encontrar no ambiente certo, cercada de amor e compreensão.

Nestas condições, tudo começa a acontecer e as mudanças surgem rapidamente.

O velho é deixado para trás quando é confrontado com a luminosidade do novo e o crescimento e a expansão da consciência podem acontecer sem nenhuma restrição.

🌸🌳🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🌳🌸







🌸🌳🌸

MENSAGEM DO ESE:

O homem no mundo

Um sentimento de piedade deve sempre animar o coração dos que se reúnem sob as vistas do Senhor e imploram a assistência dos bons Espíritos. Purificai, pois, os vossos corações; não consintais que neles demore qualquer pensamento mundano ou fútil. Elevai o vosso espírito àqueles por quem chamais, a fim de que, encontrando em vós as necessárias disposições, possam lançar em profusão a semente que é preciso germine em vossas almas e dê frutos de caridade e justiça.

Não julgueis, todavia, que, exortando-vos incessantemente à prece e à evocação mental, pretendamos vivais uma vida mística, que vos conserve fora das leis da sociedade onde estais condenados a viver. Não; vivei com os homens da vossa época, como devem viver os homens. Sacrificai às necessidades, mesmo às frivolidades do dia, mas sacrificai com um sentimento de pureza que as possa santificar.

Sois chamados a estar em contacto com espíritos de naturezas diferentes, de caracteres opostos: não choqueis a nenhum daqueles com quem estiverdes. Sede joviais, sede ditosos, mas seja a vossa jovialidade a que provém de uma consciência limpa, seja a vossa ventura a do herdeiro do Céu que conta os dias que faltam para entrar na posse da sua herança.

Não consiste a virtude em assumirdes severo e lúgubre aspecto, em repelirdes os prazeres que as vossas condições humanas vos permitem. Basta reporteis todos os atos da vossa vida ao Criador que vo-la deu; basta que, quando começardes ou acabardes uma obra, eleveis o pensamento a esse Criador e lhe peçais, num arroubo dalma, ou a sua proteção para que obtenhais êxito, ou a sua bênção para ela, se a concluístes. Em tudo o que fizerdes, remontai à Fonte de todas as coisas, para que nenhuma de vossas ações deixe de ser purificada e santificada pela lembrança de Deus.

A perfeição está toda, como disse o Cristo, na prática da caridade absoluta; mas, os deveres da caridade alcançam todas as posições sociais, desde o menor até o maior. Nenhuma caridade teria a praticar o homem que vivesse insulado. Unicamente no contacto com os seus semelhantes, nas lutas mais árduas é que ele encontra ensejo de praticá-la. Aquele, pois, que se isola priva-se voluntariamente do mais poderoso meio de aperfeiçoar-se; não tendo de pensar senão em si, sua vida é a de um egoísta.

Não imagineis, portanto, que, para viverdes em comunicação constante conosco, para viverdes sob as vistas do Senhor, seja preciso vos cilicieis e cubrais de cinzas. Não, não, ainda uma vez vos dizemos. Ditosos sede, segundo as necessidades da Humanidade; mas, que jamais na vossa felicidade entre um pensamento ou um ato que o possa ofender, ou fazer se vele o semblante dos que vos amam e dirigem. Deus é amor, e aqueles que amam santamente ele os abençoa.

🌸🌳🌸
- Um Espírito Protetor. (Bordéus, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 10.)
🌸🌳🌸

Oração da felicidade


Senhor,

Permita-me ser feliz, mesmo diante de minha própria ignorância e superando as condições adversas em que renasci.

Deixa-me, enquanto busco sair de meus equívocos, sentir alegria e viver com determinação, confiante na Sua misericórdia.

Consinta-me, enquanto ajudo meu próximo, tão sofredor quanto eu, perceber a vitalidade nas coisas e a grandeza da Vida.

Encoraja-me para que, mesmo na dor ou no sofrimento, na luta diária pela minha subsistência, eu viva com coragem e consciência de minhas limitações, buscando superá-las com harmonia.

Deixa-me levar aos outros a felicidade de que sou portador e a certeza de que minha força vem de nossa íntima e perene ligação.

Conceda-me a ventura de, tanto quanto enxugar a lágrima, também entender o sentimento que a fez surgir, transformando-a no amor que traz a felicidade.

Incentiva-me a alcançar a felicidade possível, disseminando-a por onde passar, a serviço do Seu infinito amor.

Permita-me continuar dono de meu destino, com a capacidade de administrar minha liberdade, a serviço da construção de um mundo melhor.

🌸🌳🌸
Adenáuer Novaes
🌸🌳🌸

Privações


Passei fome, passei frio — Pedro Leopoldo sempre fez muito frio, ventava muito…

A nossa casa não era forrada…

Às vezes, a gente não tinha o que comer — era uma panela ou duas no fogão…

Mas ninguém em casa morreu por causa das privações que passávamos.

A gente comia só arroz, chuchu…

De vez em quando, uma mandioca, ovos; carne era muito difícil…

Sempre tive muito bom apetite.

Caso tivéssemos tido excesso de comida em casa, eu haveria de me empanturrar…

E a mediunidade! Como eu seria capaz de produzir de barriga cheia, se, muitas vezes, os Espíritos Amigos aproveitavam os minutos que me sobravam da folga do almoço para escrever?!

Penso que tudo que passei na Vida tinha uma razão de ser; o meio aparentemente adverso em que renasci era o que eu necessitava para servir na condição de médium…

🌸🌳🌸
Ensinamentos de Francisco Cândido Xavier -
Carlos A. Baccelli

🌸🌳🌸

Palavras e exemplos


A palavra esclarece.

O exemplo transforma.

Indubitavelmente, na vida pública e na vida particular, há quem espere pela bênção da paz e da alegria, suspirando pelas melhores realizações do espírito.

Corações tresmalhados na sombra, almas combalidas aos choques da violência…

Muitos se perderam temporariamente nos resvaladouros da vaidade e do orgulho, outros enregelaram o próprio coração ao sopro frio da adversidade.

Atravessam o mundo, à maneira de torturados duendes da aflição, crendo e descrendo, construindo e destruindo, desorientados e inconsequentes, entre o desequilíbrio e a inquietação a que se renderam.

Rogam caminho de recuperação que lhes assegure o retomo a si mesmos para a edificação da própria tranquilidade.

Decerto, somos naturalmente induzidos a falar-lhes do que sabemos e do que somos e, nesse sentido, muitas vezes, despendemos precioso tempo, argumentando, esclarecendo, pesquisando, comparando, discutindo…

Esquecemo-nos de que a escada terrestre se caracteriza por degraus diferentes e de que todo espírito é um mundo por si, com recursos, tendências e movimentos que lhe são próprios.

Daí, quase sempre, a dificuldade para que a nossa intervenção verbalística possa atingir os fins a que nos propomos.

Lembremo-nos, porém, de que o doente exige remédio, antes do estudo acerca da moléstia que o vergasta e recordemos que o faminto precisa de pão que lhe sacie o estômago, antes do sermão primoroso que se lhe endereça.

Em suma, não nos despreocupemos da prática, antes da lição palavrosa.

A ovelha transviada não reclama apenas a noção do rumo que lhe compete.

Antes, disso, necessita da devoção afetiva do pastor que a socorre e lhe ensina, pelos próprios passos, a estrada certa.

Indiscutivelmente não podemos privar os nossos irmãos de Humanidade da herança do Cristo, em suas luminosas advertências, contudo, antes do verbo, ofereçamos aos que nos acompanham no mundo a bússola de nossas próprias experiências.

Falando, sem dúvida, divulgaremos preciosas notícias do Mestre.

Mas, vivendo-lhe os ensinos, através de nossos próprios testemunhos, conduziremos nossos companheiros da Terra, aos caminhos da luz.

🌸🌳🌸
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Luz e vida
🌸🌳🌸

Um comentário:

Obrigada pelo comentário.