As almas, no fundo, são semelhantes às plantas no campo imenso da vida.
Repara, desse modo, o que produzes.
Corações isolados na sensibilidade egoística, receando dissabores no relacionamento com o próximo, parecem cardos amargosos na terra seca.
Verbos maledicentes que encontram motivo para a crítica destruidora, nos menores acontecimentos de cada dia, simbolizam a urtiga brava, sempre disposta a ferir.
Inteligências ruidosas na reiterada exposição de nobres ideais que nunca realizam, lembram arbustos ricos de folhagem, que jamais se confiam à frutescência.
Companheiros ociosos e entediados da luta humana, em fuga das elevadas obrigações que o mundo lhes assinala, oferecem pontos de contato com o cipó absorvente que, enlaçado a outras plantas, lhes suga a vitalidade e lhes furta a existência.
Almas em sofrimento constante que sabem cultivar a fé e a esperança, ofertando a quem passa os melhores testemunhos de amor e coragem são roseiras abençoadas, produzindo flores de paz e alegria, sobre os espinheiros terrestres.
Espíritos generosos e amigos, que buscam a intimidade com a luz da compreensão e do serviço, apresentam similaridade com as copas opulentas, sempre habilitadas a socorrer quem lhe procura o regaço acolhedor, com a sombra refrigerante ou com o fruto nutriente.
Irmãos prestimosos parecem valiosas plantas medicinais, cuja essência consegue curar inquietações e feridas.
Espíritos benevolentes e sábios, no apoio incessante à Humanidade, surgem por troncos veneráveis, de que o homem retira a madeira de lei para o lar que lhe serve de berço e templo, escola e moradia.
Observa o que fazes.
Por tuas demonstrações e exemplos no recanto em que o Senhor te situou, o mundo conhecer-te-á, de perto, e abençoará ou corrigirá tua vida.
🌼🌿🌼
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Indulgência
🌼🌿🌼
17 de julho
Certifique-se de que tudo aquilo que você faz é dedicado a Mim e em benefício do todo.
Vivendo para o todo, o ego é esquecido em prol do serviço aos seus semelhantes, e quando você os está servindo, você está servindo a Mim.
Tudo isso está tão entrelaçado que nada pode ser separado: Eu em você e você em Mim.
EU ESTOU em tudo e em todos; portanto, EU ESTOU no seu vizinho, no seu amigo e no seu inimigo, indiferentemente.
Onde quer que EU ESTEJA existe amor, porque EU SOU o amor.
Preencha seu coração e sua mente com amor, porque tudo e todos reagem ao amor, pois o amor faz emergir o que há de melhor em cada ser.
Onde está o amor, Meu espírito está, e onde está o Meu espírito, está a fonte de sua vida espiritual.
Procure sempre por aquilo que está dentro de você e não perca mais tempo procurando à sua volta.
🌼🌿🌼
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌼🌿🌼
🌼🪴🌼
MENSAGEM DO ESE:
Causas anteriores das aflições (III)
Não há crer, no entanto, que todo sofrimento suportado neste mundo denote a existência de uma determinada falta. Muitas vezes são simples provas buscadas pelo Espírito para concluir a sua depuração e ativar o seu progresso. Assim, a expiação serve sempre de prova, mas nem sempre a prova é uma expiação. Provas e expiações, todavia, são sempre sinais de relativa inferioridade, porquanto o que é perfeito não precisa ser provado. Pode, pois, um Espírito haver chegado a certo grau de elevação e, nada obstante, desejoso de adiantar-se mais, solicitar uma missão, uma tarefa a executar, pela qual tanto mais recompensado será, se sair vitorioso, quanto mais rude haja sido a luta. Tais são, especialmente, essas pessoas de instintos naturalmente bons, de alma elevada, de nobres sentimentos inatos, que parece nada de mau haverem trazido de suas precedentes existências e que sofrem, com resignação toda cristã, as maiores dores, somente pedindo a Deus que as possam suportar sem murmurar. Pode-se, ao contrário, considerar como expiações as aflições que provocam queixas e impelem o homem à revolta contra Deus.
Sem dúvida, o sofrimento que não provoca queixumes pode ser uma expiação; mas, é indício de que foi buscada voluntariamente, antes que imposta, e constitui prova de forte resolução, o que é sinal de progresso.
Os Espíritos não podem aspirar à completa felicidade, enquanto não se tenham tornado puros: qualquer mácula lhes interdita a entrada nos mundos ditosos. São como os passageiros de um navio onde há pestosos, aos quais se veda o acesso à cidade a que aportem, até que se hajam expurgado. Mediante as diversas existências corpóreas é que os Espíritos se vão expungindo, pouco a pouco, de suas imperfeições.
As provações da vida os fazem adiantar-se, quando bem suportadas. Como expiações, elas apagam as faltas e purificam. São o remédio que limpa as chagas e cura o doente. Quanto mais grave é o mal, tanto mais enérgico deve ser o remédio. Aquele, pois, que muito sofre deve reconhecer que muito tinha a expiar e deve regozijar-se à idéia da sua próxima cura. Dele depende, pela resignação, tornar proveitoso o seu sofrimento e não lhe estragar o fruto com as suas impaciências, visto que, do contrário, terá de recomeçar.
🌼🌿🌼
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, itens 9 e 10.)
🌼🌿🌼
Cuidado com o desprezo pela família
Cuidado com o desprezo pela família, e cada um dos elementos que a constituem.
A pessoa que está a seu lado é um anjo oculto, muitas vezes, tolerando-o, amando-o apesar de seus defeitos, vistos de perto, sem a proteção das convenções sociais.
Abrace-a, ouça-a, beije-a, sinta-a, e, principalmente: valorize-a.
Muito natural que menoscabemos os que seguem ao nosso lado, justamente por estarem ao nosso lado.
Somente quando se perde é que se percebe o quanto se era feliz.
Não sonhe com relações ideais, não especule como seria sua vida com outrem.
Isso são meras conjecturas.
Não dizem respeito à realidade.
E a realidade é que, não sendo você ideal, os problemas que enfrenta hoje muito provavelmente seriam transplantados para o relacionamento com quem julga ideal, talvez em medidas ainda mais desconfortáveis.
🌼🌿🌼
Selma e Eugênia
Por Benjamim Teixeira
🌼🌿🌼
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário.