A dor é ação necessária ao desenvolvimento da vida.
Fugir dela é escapismo.
Rebelar-se é agravar a própria situação.
Transferi-la para outrem é crueldade.
Ignorá-la é indiferença.
Queixarmo-nos é imaturidade.
Exagerá-la é perturbar o ambiente em que se vive.
Exibi-la, no intuito de provocar a compaixão alheia, é explorar-lhe negativamente os benefícios.
Espalhá-la é ferir aos que nos cercam.
Diante da dor que nos procure, examinemo-la, no íntimo de nossas próprias almas, e, se reconhecemos que ela vem com motivos justos, aceitemo-la com paciência, aproveitando-lhe os ensinos.
E admitindo-a em nós e conosco, [tenhamos suficiente coragem para retificar-nos] retifiquemo-nos em tudo aquilo de que tenhamos necessidade de corrigenda, a fim de que possamos melhorar-nos, para colaborar na construção do Amanhã Melhor.
🌷🍃🌷🍃🌷🍃🌷🍃🌷
Emmanuel
Chico Xavier
🌷🍃🌷🍃🌷🍃🌷🍃🌷
🌷🍃🌷🍃🌷🍃🌷🍃🌷
MENSAGEM DO ESE:
Será lícito abreviar a vida de um doente que sofra sem esperança de cura?
– Um homem está agonizante, presa de cruéis sofrimentos. Sabe-se que seu estado é desesperador. Será lícito pouparem-se-lhe alguns instantes de angústias, apressando-se-lhe o fim?
Quem vos daria o direito de prejulgar os desígnios de Deus? Não pode ele conduzir o homem até à borda do fosso, para daí o retirar, a fim de fazê-lo voltar a si e alimentar idéias diversas das que tinha? Ainda que haja chegado ao último extremo um moribundo, ninguém pode afirmar com segurança que lhe haja soado a hora derradeira. A Ciência não se terá enganado nunca em suas previsões?
Sei bem haver casos que se podem, com razão, considerar desesperadores; mas, se não há nenhuma esperança fundada de um regresso definitivo à vida e à saúde, existe a possibilidade, atestada por inúmeros exemplos, de o doente, no momento mesmo de exalar o último suspiro, reanimar-se e recobrar por alguns instantes as faculdades! Pois bem: essa hora de graça, que lhe é concedida, pode ser-lhe de grande importância. Desconheceis as reflexões que seu Espírito poderá fazer nas convulsões da agonia e quantos tormentos lhe pode poupar um relâmpago de arrependimento.
O materialista, que apenas vê o corpo e em nenhuma conta tem a alma, é inapto a compreender essas coisas; o espírita, porém, que já sabe o que se passa no além-túmulo, conhece o valor de um último pensamento. Minorai os derradeiros sofrimentos, quanto o puderdes; mas, guardai-vos de abreviar a vida, ainda que de um minuto, porque esse minuto pode evitar muitas lágrimas no futuro.
— São Luís. (Paris, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 28.)
🍃🌷🍃🌷🍃🌷🍃🌷🍃
RESTAURAÇÃO
Serviço interrompido
Pode ser retomado.
Erro que se adotou
Encontra corrigenda.
A paz que se perdeu
Surgirá novamente.
Desenganos chegaram?
Que a dor não te perturbe.
Seja qual for o mal,
Volve de novo ao Bem.
Em tudo, vencerás
Se confias em Deus.
************************
Livro: Espera Servindo
Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel
Obrigada pelas palavras! 🙏🏻🙏🏻🥰🥰 Gratidão.
ResponderExcluir