A família consanguínea, dentro do Educandário Terrestre, pode ser considerada um curso de extensão de paciência.
No ambiente aconchegante ou hostil do lar, o espírito reencarnado tem a bendita oportunidade de revelar o seu aproveitamento espiritual nas lições recebidas cotidianamente.
Convivendo com os familiares mais próximos, debaixo do mesmo teto, o espírito tem a sua melhor chance de autossuperação.
Quem mais compreende é quem mais cresce.
Quem mais renuncia é quem mais conquista.
Quem mais serve é quem mais se liberta.
Dentro dos conflitos domésticos, tão comuns nas famílias que se organizam na Terra, o exercício da paciência, aliado ao silêncio de quem mais ouve do que fala, representa garantia de êxito para o espírito que pretende alcançar a sua própria redenção.
🌷🌺🌷
Livro: Cristo em Nós
Carlos A. Baccelli,
pelo Espírito Bezerra de Menezes
LEEPP – Livraria Espírita Edições Pedro e Paulo
🌺🌷🌺
🌺🌷🌺🌷🌺🌷🌺🌷🌺
MENSAGEM DO ESE:
Pecado por pensamentos. Adultério
Aprendestes que foi dito aos antigos: “Não cometereis adultério. Eu, porém, vos digo que aquele que houver olhado uma mulher, com mau desejo para com ela, já em seu coração cometeu adultério com ela.” (S. Mateus, cap. V, vv. 27 e 28.)
A palavra adultério não deve absolutamente ser entendida aqui no sentido exclusivo da acepção que lhe é própria, porém, num sentido mais geral. Muitas vezes Jesus a empregou por extensão, para designar o mal, o pecado, todo e qualquer pensamento mau, como, por exemplo, nesta passagem: “Porquanto se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, dentre esta raça adúltera e pecadora, o Filho do Homem também se envergonhará dele, quando vier acompanhado dos santos anjos, na glória de seu Pai.” (S. MARCOS, cap. VIII, v. 38.)
A verdadeira pureza não está somente nos atos; está também no pensamento, porquanto aquele que tem puro o coração, nem sequer pensa no mal. Foi o que Jesus quis dizer: ele condena o pecado, mesmo em pensamento, porque é sinal de impureza.
Esse princípio suscita naturalmente a seguinte questão: Sofrem-se as conseqüências de um pensamento mau, embora nenhum efeito produza? Cumpre se faça aqui uma importante distinção. À medida que avança na vida espiritual, a alma que enveredou pelo mau caminho se esclarece e despoja pouco a pouco de suas imperfeições, conforme a maior ou menor boa-vontade que demonstre, em virtude do seu livre-arbítrio. Todo pensamento mau resulta, pois, da imperfeição da alma; mas, de acordo com o desejo que alimenta de depurar-se, mesmo esse mau pensamento se lhe torna uma ocasião de adiantar-se, porque ela o repele com energia. É indício de esforço por apagar uma mancha. Não cederá, se se apresentar oportunidade de satisfazer a um mau desejo. Depois que haja resistido, sentir-se-á mais forte e contente com a sua vitória.
Aquela que, ao contrário, não tomou boas resoluções, procura ocasião de praticar o mau ato e, se não o leva a efeito, não é por virtude da sua vontade, mas por falta de ensejo. É, pois, tão culpada quanto o seria se o cometesse.
Em resumo, naquele que nem sequer concebe a idéia do mal, já há progresso realizado; naquele a quem essa idéia acode, mas que a repele, há progresso em vias de realizar-se; naquele, finalmente, que pensa no mal e nesse pensamento se compraz, o mal ainda existe na plenitude da sua força. Num, o trabalho está feito; no outro, está por fazer-se. Deus, que é justo, leva em conta todas essas gradações na responsabilidade dos atos e dos pensamentos do homem.
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VIII, itens 5 a 7.)
🌺🌿🌺
Seres amados
"Aquele que ama a seu irmão permanece na luz e nele não há nenhum tropeço".
(I João 2:10.)
Os seres que amamos!...
Com que enternecimento desejaríamos situá-los nos mais elevados planos do mundo!...
Se possível, obteríamos para cada um deles um nicho de santidade ou um título de herói!...
Entretanto, qual ocorre a nós mesmos, são eles seres humanos, matriculados no educandário da vida.
E nos círculos das experiências em que se debatem, como nos acontece, erram e acertam, avançam na estrada ou se interrompem para pensar, solicitando-nos apoio e compreensão.
Assim como estamos em luta a fim de sermos, um dia o que devemos ser, aprendamos a amá-los como são, na certeza de que precisam, tanto quanto nós, de auxílio e encorajamento para a necessária ascensão espiritual.
Todos somos viajores do Universo com encontro marcado numa só estação de destino - a perfeição, na imortalidade.
A face disso, e levando em consideração que nos achamos individualmente em marcos diferentes da estrada, se queremos auxiliar aqueles a quem amamos, e abençoá-los com nosso afeto, cultivemos, à frente deles, a coragem de compreender e a paciência de esperar.
***************************
(Francisco Cândido Xavier - Livro Ceifa de Luz - Pelo Espírito Emmanuel)
Obrigada pelas mensagens diárias ♡
ResponderExcluirObrigada ❤️
ResponderExcluir