segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Entre falsas vozes



Se a preguiça te pede: 
— “Descansa!”

Responde-lhe com algum acréscimo de esforço no trabalho que espera por teu concurso.

Se a vaidade te afirma: 
— “Ninguém existe maior que tu!”

Retribui com a humildade, reconhecendo [que a Vontade do Senhor impera sobre a nossa e] que não passamos de meros servidores da vida, entre os nossos irmãos de luta, [onde estivermos].

Se o orgulho te diz:
 — “Não cedas!”

Aprende a esquecer-te, auxiliando sempre.

Se o ciúme te segreda aos [teus] ouvidos: 
— “A posse é tua!”

Guarda silêncio em tua alma e procura entender que o amor e o bem são bênçãos do Céu, extensivas a todos.

Se o egoísmo te aconselha: 
— “Retém!”

Abre as tuas mãos e distribui a bondade com [a todos] os que te cercam.

Se a revolta te assevera: 
— “Reage e reivindica os teus direitos!”

Aguarda a Justiça Divina, trabalhando e servindo com mais [elevada] abnegação.

Se a maldade te sugere: 
— “Vinga-te!”

Considera que mais vale amparar constantemente o companheiro, quanto temos sido auxiliados por Jesus, a fim de que o amor fulgure em nossas vidas.

Os falsos profetas vivem nos recessos de nosso próprio ser. Surgem, cada dia, invariáveis, na forma da intriga ou da maledicência, da leviandade ou da indisciplina, induzindo-nos a cerrar o coração contra a [nossa] consciência.

Se aceitamos Jesus em nosso roteiro, ouçamos o que nos diz o seu ensinamento e apliquemo-nos à prática de Suas lições Sublimes.

Olvidemos as insinuações da ignorância e da treva, da crueldade e da má fé, que nos enrijecem o sentimento e, de coração unido à Vontade do Mestre, vendo a vida por seus olhos e ouvindo os nossos irmãos, através de seus ouvidos, estaremos realmente habituados à posição de intérpretes do seu Infinito Amor, em qualquer parte.
🌸🌹🌸
Emmanuel
Chico Xavier 
Obra: Levantar e seguir
🌸🌹🌸

27 de dezembro

Muitas vezes você terá que agir baseado somente na fé, sem entender a razão daquela ação, mas não hesite se você souber interiormente que aquilo é o certo. 

Você tem que ter fé para se aventurar no desconhecido, pois circunstâncias externas podem estar deixando você cheio de dúvidas. 

É neste momento que você precisa aprender a se recolher e reconhecer que você está sendo guiado por Mim, e que tudo vai dar certo. 

É preciso muita fé e coragem para dispor-se a seguir estas orientações interiores, especialmente quando o que você faz parece uma arrematada tolice para os outros. 

É por isso que você não conseguiria fazê-lo sem absoluta fé e sabedoria interior. 

A escolha está sempre em suas mãos. Portanto, escolha, e escolha certo, colocando sua mão firmemente na Minha mão. 

Eu jamais o ignorarei ou rejeitarei, mas Eu guiarei cada um de seus passos. 
🌸🌹🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🌹🌸





🌸🌹🌸

MENSAGEM DO ESE:

Caracteres da Perfeição

Pois que Deus possui a perfeição infinita em todas as coisas, esta proposição: “Sede perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celestial”, tomada ao pé da letra, pressuporia a possibilidade de atingir-se a perfeição absoluta. Se à criatura fosse dado ser tão perfeita quanto o Criador, tornar-se-ia ela igual a este, o que é inadmissível. Mas, os homens a quem Jesus falava não compreenderiam essa nuança, pelo que ele se limitou a lhes apresentar um modelo e a dizer-lhes que se esforçassem pelo alcançar.

Aquelas palavras, portanto, devem entender-se no sentido da perfeição relativa, a de que a Humanidade é suscetível e que mais a aproxima da Divindade. Em que consiste essa perfeição? Jesus o diz: “Em amarmos os nossos inimigos, em fazermos o bem aos que nos odeiam, em orarmos pelos que nos perseguem.” Mostra ele desse modo que a essência da perfeição é a caridade na sua mais ampla acepção, porque implica a prática de todas as outras virtudes.

Com efeito, se se observam os resultados de todos os vícios e, mesmo, dos simples defeitos, reconhecer-se-á nenhum haver que não altere mais ou menos o sentimento da caridade, porque todos têm seu princípio no egoísmo e no orgulho, que lhes são a negação; e isso porque tudo o que sobreexcita o sentimento da personalidade destrói, ou, pelo menos, enfraquece os elementos da verdadeira caridade, que são: a benevolência, a indulgência, a abnegação e o devotamento. Não podendo o amor do próximo, levado até ao amor dos inimigos, aliar-se a nenhum defeito contrário à caridade, aquele amor é sempre, portanto, indício de maior ou menor superioridade moral, donde decorre que o grau da perfeição está na razão direta da sua extensão. Foi por isso que Jesus, depois de haver dado a seus discípulos as regras da caridade, no que tem de mais sublime, lhes disse: “Sede perfeitos, como perfeito é
vosso Pai celestial.”

Evangelho segundo o Espiritismo  Capítulo XVII - Sede perfeitos  Caracteres da perfeição

🌸🌹🌸

Donativo do Coração


Seja a tua palavra clarão que ampare, chama que aquece, apoio que escore e
bálsamo que restaure.

Sempre que te disponhas a sair de ti mesmo para o labor da beneficência, não olvides o donativo da coragem!

Auxilia ao próximo por todos os meios corretos ao teu alcance, mas, acima de
tudo, ampara o companheiro de qualquer condição ou de qualquer procedência, a sentir-se positivamente nosso irmão, tão necessitado quanto nós da paciência e do socorro de Deus.
🌹🌸🌹
Emmanuel
Francisco Cândido Xavier
Obra: Brilhe vossa luz
🌹🌸🌹

Quando a prova chegue


“Porque melhor é que padeçais fazendo o bem…”

Quando a prova chegue para testar-te a serenidade e a fé, recorda aqueles que atravessam dificuldades maiores que as tuas, mantendo confiança na vida e calma no sofrimento, ainda quando penúria e morte, calúnia e abandono lhes visitam o coração.

Observa que a inconformidade e o azedume nunca se converteram em vantagens para ninguém.

Se o desânimo te acena, ainda mesmo de longe, afasta-te dele, porque o desânimo nada mais consegue fazer que paralisar-te as mãos e enregelar-te os sentimentos.

Medita nas aflições que explodirão por tua causa naqueles que te cercam, se te entregares à irritação ou ao desalento.

Soma as bênçãos que já recebeste da Providência Divina, a fim de que não venhas a cair no delito da ingratidão.

Reconheçamos que o socorro espiritual é sempre mais difícil onde haja tumulto.

Anotemos que, em sanidade de espírito, somos compelidos a reconhecer que a violência nunca favorecerá a chegada do apoio de que estejamos necessitados.

Se obstáculos aparecem, lembremo-nos de que o trabalho no bem de todos é o processo de mais facilmente extingui-los.

Compreendamos que unicamente cooperando na paz dos outros é que o concurso da paz virá ao nosso encontro.

Quando a prova nos alcance o círculo pessoal, recorramos à oração, entendendo que a oração nem sempre alterará os acontecimentos em torno de nós, mas sempre nos renovará por dentro; iluminando-nos o coração a fim de que saibamos trilhar o caminho seguro do nosso próprio aperfeiçoamento para a sublimação, ante as Leis de Deus.
🌸🌹🌸
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Moradias de luz 
🌸🌹🌸

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.