domingo, 17 de março de 2024

No limiar de novo berço


Transporto o grande portal do túmulo nossa alma padece, quase sempre, arrependia e enlutada, a revisão dos próprios erros.

Aqui, surgem na imaginação superexcitada a sombra de clamorosos pesares ante a 
deserção do dever que nos pedia renúncia, em troca da vitória espiritual.

Adiante, aflitivos remorsos nos aguardam, irredutíveis, perante a bagagem enorme dos males que semeamos.

Mais além, fantasmas acusadores de irmãos que encontraram a morte por nossa causa agigantam-se-nos na memória, muitas vezes, clamando por pagamento e justiça.

É então que, em muitas ocasiões, carreando o purgatório do sofrimento, em nós
 mesmos, longe de avançar no rumo do Céu, regressamos aflitos e torturados ao berço da experiência terrestre para reajustar e reaprender.

O amor infinito de Deus, todavia,
 descerra-nos mil recursos diversos para que nossas penas sejam amainadas.

É por isso que ao invés de tombarmos assassinados pela dívida de homicídio que perpetramos, habitualmente recebemos no próprio lar, categorizados à conta de filhos de nosso amor, os inimigos de outrora que nos conheceram o punhal na carne ou a lamina da calúnia no coração.

E é ainda por isso que, sem necessidade absoluta de sermos espoliados por aqueles a quem furtamos o estímulo de viver, com eles renascemos do reduto doméstico para afagá-los com as nossas lágrimas de ternura e com as dores de nosso devotamento, reintegrando-os na posse da alegria e nas bênçãos da confiança.

Aceita os deveres mais ásperos que o mundo te confia por títulos preciosos da Misericórdia Divina, aliviando-te o madeiro da culpa, em vista de te facultarem suave caminho à solução dos próprios débitos.

Teus pais e filhos, teu esposo ou esposa, teus irmãos e parentes, companheiros e adversários, superiores e subalternos são quase sempre, os pontos vivos de luta regeneradora que, aceitos com o amor de Jesus, se convertem nas estações progressivas da grande jornada, pela qual te retiras do vale das trevas para os cimos da luz.

🌵💐🌵
Chico Xavier
Emmanuel
Obra: Vida em Vida
🌵💐🌵

17 de março

Seu conhecimento e sua sabedoria devem surgir gradualmente de seu interior.

A vida é um constante desabrochar.

Quando criança você teve que aprender lições fundamentais: quando você estendia a mão para o fogo lhe diziam que era quente e que ia lhe queimar.

Se você não obedecia e fazia do seu jeito, e punha a mão no fogo se queimava e sentia dor.

No entanto você aprendia que não deveria fazer isso outra vez.

Nesta vida espiritual, você precisa aprender certas lições fundamentais e se elas não forem assimiladas e seguidas, você terá que arcar com as consequências.

Algumas pessoas aprendem rapidamente e estão prontas a passar para lições mais difíceis, até que elas descobrem que estão tão sintonizadas que não têm mais lições para aprender: elas fluem em perfeita harmonia e unidade com tudo.

Este é o mais alto estado de consciência que alguém pode alcançar.

🌵💐🌵
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌵💐🌵






🌵💐🌵

Mensagem do ESE:

Ajuda-te a ti mesmo, que o céu te ajudará.

1. Pedi e se vos dará; buscai e achareis; batei à porta e se vos abrirá; porquanto quem pede recebe e quem procura acha, e àquele que bata à porta, abrir-se-á.

Qual o homem, dentre vós, que dá uma pedra ao filho que lhe pede pão? — Ou, se pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente? — Ora, se, sendo maus como sois, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, não é lógico que, com mais forte razão, vosso Pai que está nos céus dê os bens verdadeiros aos que lhos pedirem? (S. Mateus, 7:7 a 11.)

🌵💐🌵
Evangelho segundo o Espiritismo > Capítulo XXV —
🌵💐🌵

Compadece-te


Compadece-te de todos aqueles que não podem ou não sabem esperar.
Estão eles em toda parte.
Quase sempre são vítimas da inquietação e do medo.
Observa quantos já transpuseram as linhas da própria segurança.

São casais que não se toleram nas primeiras rusgas do matrimônio e desfazem a união em que se compromissaram, abraçando riscos pelos quais, em muitas circunstâncias, cedo se encaminham para sofrimento maior;

são mães que rejeitam os filhos que carregam no seio, entregando-se à prática do aborto, recusando a presença de criaturas que se lhes fariam instrumentos de redenção e reconforto no futuro, caindo, às vezes, em largas faixas de doença ou desequilíbrio;

são homens que repelem os problemas inerentes às tarefas que lhes dizem respeito, escapando para situações duvidosas, sob a alegação de que procuram distração e repouso, quando apenas estão dilapidando a estabilidade das obras que, mais tarde, lhes propiciariam refazimento e descanso;

são amigos doentes ou desesperados que se rebelam contra os supostos desgostos da vida e se inclinam para o suicídio, destruindo os recursos e oportunidades que transportariam para a conquista da vitória e da paz em si mesmos;

são jovens, famintos de liberdade e prazer que, impedidos naturalmente do acesso a satisfações imediatas, se engolfam no abuso dos alucinógenos, estragando as faculdades com que o tempo os auxiliaria na construção da felicidade porvindoura.

Façamos algo por eles, os nossos irmãos que ignoram ou que não querem aceitar os benefícios da serenidade e da esperança.

Pronuncia algumas frases de otimismo e encorajamento;
escreve algum bilhete que os reanime para a bênção de viver e servir;
estende simpatia em algum gesto espontâneo de gentileza;
repete consideração e concurso amigo nos diálogos que colaborem na sustentação da paz e da solidariedade.

Não te declares sem possibilidade de contribuir, nem digas que tens todas as tuas horas repletas de encargos e serviços dos quais não te podes distanciar.
Faze algo, no erguimento do Bem.
***************

Nas realizações da fraternidade, quem Ama faz o tempo.

🌵💐🌵
Meimei
Chico Xavier
🌵💐🌵

2 comentários:

Obrigada pelo comentário.