Eles chegam de todas as direções, na moldura dos acontecimentos. São eles os outros, nossos irmãos de caminho, que se transformam em caminho para o Mais Alto.
É por eles que a Bondade do Senhor nos encontra, habilitando-nos para isso.
No mundo, repontam no lar por parentes e associados no vínculo doméstico que se nos fazem professores de burilamento espiritual.
São amigos e nos ajudam a executar os encargos de que a vida nos encarrega ou são adversários e nos radiografam os recessos da alma, fixando-nos os mínimos defeitos a fim de que venhamos a corrigi-los.
Aparecem na posição de necessitados, testando-nos o amor e o desprendimento da posse, ou benfeitores que nos estendem o coração e os braços em forma de auxílio, afirmando-nos sem palavras que jamais nos achamos esquecidos de Deus.
É através deles, os outros, que efetivamente somos nós em nós.
Os que brilham na vanguarda estão aptos a instruir-nos e os que se nos situam à retaguarda são aqueles que nos avaliam as possibilidades de auxiliar.
Os mais felizes são aqueles que já trabalham, de algum modo, em favor de muitos ou a benefício de alguém e, por este motivo, são os que constroem.
Os menos felizes são aqueles outros que ainda não conseguem aceitar o valor do trabalho e a felicidade de servir e, por isto, são aqueles que esperam. Todos, porém, somos filhos da Sabedoria Divina necessitados uns dos outros.
Observemos a nossa conduta, diante do próximo, porque, em verdade, os outros nos medem a altura espiritual, no dia a dia, trazendo-nos, segundo as nossas próprias necessidades, o ensinamento da justiça e o socorro da bondade que se derramam das Leis da Vida. E a vida é sempre uma escola para todos, mas urge considerar que são os outros que nos traçam a nota ao progresso e ao merecimento de cada um, no currículo das lições.
🪴🥀🪴
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Mãos unidas
🪴🥀🪴
28 de maio
Antes de escalar uma montanha você certamente testaria o seu equipamento, pois sua vida depende desse equipamento estar em perfeito estado e das cordas não apresentarem defeito algum.
Você escolheria um bom guia, alguém em quem você depositasse total confiança.
Você teria que estar disposto a seguir as instruções do guia e obedecê-lo sem questionamentos.
O mesmo acontece com esta vida espiritual.
Você só pode se aventurar nesta vida se tiver aprendido disciplina e obediência, se tiver escolhido trilhar o Meu caminho e obedecer a Minha voz.
Não seria seguro agir de outra maneira.
Se você se sente empacado no sulco da trilha, recolha-se e descubra no seu interior o que o está segurando.
Que providências você tem tomado em relação à autodisciplina?
Você já consegue dizer "não" para si mesmo?
E obediência?
Você está disposto a Me seguir seja lá qual for o preço?
🪴🥀🪴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🪴🥀🪴
🪴🥀🪴
MENSAGEM DO ESE:
Se fosse um homem de bem, teria morrido
Falando de um homem mau, que escapa de um perigo, costumais dizer: “Se fosse um homem bom, teria morrido.” Pois bem, assim falando, dizeis uma verdade, pois, com efeito, muito amiúde sucede dar Deus a um Espírito de progresso ainda incipiente prova mais longa, do que a um bom que, por prêmio do seu mérito, receberá a graça de ter tão curta quanto possível a sua provação. Por conseguinte, quando vos utilizais daquele axioma, não suspeitais de que proferis uma blasfêmia.
Se morre um homem de bem, cujo vizinho é mau homem, logo observais: “Antes fosse este.” Enunciais uma enormidade, porquanto aquele que parte concluiu a sua tarefa e o que fica talvez não haja principiado a sua. Por que, então, haveríeis de querer que ao mau faltasse tempo para terminá-la e que o outro permanecesse preso à gleba terrestre? Que diríeis se um prisioneiro, que cumpriu a sentença contra ele pronunciada, fosse conservado no cárcere, ao mesmo tempo que restituíssem à liberdade um que a esta não tivesse direito? Ficai sabendo que a verdadeira liberdade, para o Espírito, consiste no rompimento dos laços que o prendem ao corpo e que, enquanto vos achardes na Terra, estareis em cativeiro.
Habituai-vos a não censurar o que não podeis compreender e crede que Deus é justo em todas as coisas. Muitas vezes, o que vos parece um mal é um bem. Tão limitadas, no entanto, são as vossas faculdades, que o conjunto do grande todo não o apreendem os vossos sentidos obtusos. Esforçai-vos por sair, pelo pensamento, da vossa acanhada esfera e, à medida que vos elevardes, diminuirá para vós a importância da vida material que, nesse caso, se vos apresentará como simples incidente, no curso infinito da vossa existência espiritual, única existência verdadeira.
🪴🥀🪴
— Fénelon. (Sens, 1861.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 22.)
🪴🥀🪴
Eu sou Espírita
De repente, uma das médiuns da reunião de desobsessão começou a pedir socorro, exclamando:
- Eu sou espírita! Bezerra de Menezes, venha me salvar! Eu sou espírita! Tirem-me daqui!
Acerquei-me dela e falei:
- Já escutamos seus apelos e vamos tirá-la daí.
Ela (pois que era uma mulher) estava presa no cemitério e não conseguia sair de lá. Vamos sair por cima; voando, disse-lhe. E suspendi um pouco a cabeça da médium, inclinando-a para trás, dando a impressao à comunicante que ela havia sido retirada do local onde estava por uma força que a sugava para cima.
- Saímos! Ponha os pés no chao para verificar que estamos seguros em terra!
A mulher fez como eu dissera e exclamou aliviada:
- Até que enfim alguém ouviu os meus apelos.
- Como aconteceu isso? - indaguei.
- Não sei! Eu pensei que por ser espírita teria direito a algo mais que as outras pessoas. Mas isso não aconteceu. O que André Luiz escreveu, que a gente vai para uma colônia onde tem escolas, parques, avenidas tudo fantasia, - respondeu.
- Mas André Luiz também escreveu que existem regiões de purgação, e que nem todos podem ser agraciados com a cidadania de "Nosso Lar" ou com a companhia imediata dos amigos e familiares. Tudo depende do merecimento de cada um.
- Ora, mas eu fui espírita! Assisti a inúmeras palestras, escutei muitas explanações evangélicas...
- Mas você as colocou em prática?
- Minha irmã, entrar no Espiritismo é fácil. Difícil é o Espiritismo entrar nas pessoas. Deus não está muito interessado em rótulos doutrinários, mas naquilo de bom que as pessoas fazem. Tomar conhecimento de alguns ensinamentos espíritas só aumenta a nossa responsabilidade frente à vida.
- Leu a obra de Kardec?
- Sim.
-Não consta em seus escritos que o espírita deve caracterizar-se pelo esforço que faz para renovar-se a cada dia?
- Lembro bem disso. Estou envergonhada. Na verdade nunca fui às visitas feitas pelo centro, aos hansenianos. Nunca dei um único passe; pelo contrário, o recebia semanalmente, mesmo sem necessidade. Estudei pouco e reconheço que me acomodei frente às obrigações de cada dia. Quando despertei naquele cemitério, não tive forças para organizar o pensamento e orar. Apenas caí no desespero e gritei como uma criança assustada. Esqueci principalmente de um dos lemas do Espiritismo; o básico: "Fora da caridade não há salvação".
- Mas agora você tem os frutos de uma lição prática; creio que não a esquecerá.
- É verdade. Agradeço aos bons espíritos que me auxiliaram e espero poder recomeçar meus estudos espíritas desta vez com seriedade.
- Desejo-lhe bom ânimo.
- Obrigada. Até um dia.
O diálogo foi uma lição para todo o grupo. Ficou bastante claro que não basta o rótulo, o cargo, a posse...
Deus espalha o bem a cada dia. Muito natural portanto, que espere de seus filhos algo semelhante.
... É! Não fazer o bem já é um mal, comentou um dos médiuns preocupado com o que ouvira.
🪴🥀🪴
(Do Livro Histórias Deste e do Outro Mundo - Luiz Gonzaga Pinheiro).
🪴🥀🪴
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário.