Se você já pode dominar a intemperança mental...
Se esquece os próprios constrangimentos, a fim de cultivar o prazer de servir...
Se sabe cultivar o comentário infeliz, sem passá-lo adiante...
Se vence a indisposição contra o estudo e continua, tanto quanto possível, em contato com a leitura construtiva...
Se olvida mágoas sinceramente, mantendo um espírito compreensivo e cordial, à frente dos ofensores...
Se você se aceita como é, com as dificuldades e conflitos que tem, trabalhando com tudo aquilo que não pode modificar...
Se persevera na execução dos seus propósitos enobrecedores, apesar de tudo que se faça ou fale contra você...
Se compreende que os outros têm o direito de experimentar o tipo de felicidade a que se inclinem, como nos acontece...
Se crê e pratica o princípio de que somente auxiliando o próximo, é que seremos auxiliados...
Se é capaz de sofrer e lutar na seara do bem, sem trazer o coração amargoso e intolerante...
Então, você estará dando passos largos para libertar-se da sombra, entrando, em definitivo, no trabalho da autodesobsessão.
🌼🌵🌼
ANDRÉ LUIZ
FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER
Obra: Passos da vida
🌼🌵🌼
14 de setembro
Que haja equilíbrio em tudo.
Trabalhe bastante, mas aprenda também a se divertir bastante e faça o que você gosta de fazer, seja lá o que for; não importa se seus prazeres são simples ou extravagantes, contanto que você tire verdadeira alegria deles.
Quando você está fazendo algo com prazer, não importa o quanto possa ser cansativo, você não se sentirá exausto, mas reanimado e edificado.
O trabalho nunca deve ser um fardo, e nunca será se sua atitude em relação a ele for a certa e você tirar prazer do que estiver fazendo.
Quando você tiver equilíbrio em sua vida, você encontrará plenitude e não cometerá excessos nem no trabalho nem no divertimento.
Um é tão ruim quanto o outro.
Nunca compare seus prazeres com os de mais ninguém; o que você gosta de fazer pode não agradar a outra pessoa.
Faça o que você gosta de fazer e deixe os outros fazerem o que agrada a eles. Viva e deixe viver.
🌼🌵🌼
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌼🌵🌼
🌼🌵🌼
MENSAGEM DO ESE:
A reencarnação fortalece os laços de família (I)
Os laços de família não sofrem destruição alguma com a reencarnação, como o pensam certas pessoas. Ao contrário, tornam-se mais fortalecidos e apertados. O princípio oposto, sim, os destrói.
No espaço, os Espíritos formam grupos ou famílias entrelaçados pela afeição, pela simpatia e pela semelhança das inclinações. Ditosos por se encontrarem juntos, esses Espíritos se buscam uns aos outros. A encarnação apenas momentaneamente os separa, porquanto, ao regressarem à erraticidade, novamente se reúnem como amigos que voltam de uma viagem. Muitas vezes, até, uns seguem a outros na encarnação, vindo aqui reunir-se numa mesma família, ou num mesmo círculo, a fim de trabalharem juntos pelo seu mútuo adiantamento. Se uns encarnam e outros não, nem por isso deixam de estar unidos pelo pensamento. Os que se conservam livres velam pelos que se acham em cativeiro. Os mais adiantados se esforçam por fazer que os retardatários progridam. Após cada existência, todos têm avançado um passo na senda do aperfeiçoamento. Cada vez menos presos à matéria, mais viva se lhes torna a afeição recíproca, pela razão mesma de que, mais depurada, não tem a perturbá-la o egoísmo, nem as sombras das paixões. Podem, portanto, percorrer, assim, ilimitado número de existências corpóreas, sem que nenhum golpe receba a mútua estima que os liga.
Está bem visto que aqui se trata de afeição real, de alma a alma, única que sobrevive à destruição do corpo, porquanto os seres que neste mundo se unem apenas pelos sentidos nenhum motivo têm para se procurarem no mundo dos Espíritos. Duráveis somente o são as afeições espirituais; as de natureza carnal se extinguem com a causa que lhes deu origem. Ora, semelhante causa não subsiste no mundo dos Espíritos, enquanto a alma existe sempre. No que concerne às pessoas que se unem exclusivamente por motivo de interesse, essas nada realmente são umas para as outras: a morte as separa na Terra e no céu.
🌼🌵🌼
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IV, item 18.)
🌼🌵🌼
Prevenções
Não permitas que a prevenção negativa te obscureça o pensamento.
A imaginação intoxicada por ideias infelizes é capaz de gerar enfermidades que, por vezes, raiam na loucura ou na delinquência.
Habitua-te a refletir com elevação nas razões alheias, tanto quanto agradeces, aos que te rodeiam, a compreensão com que acolhem as tuas, nessa ou naquela circunstância, a fim de que a paz permaneça contigo.
Não mentalizes o mal, quando determinadas atitudes dos outros se te afigurem diferentes.
O amigo que se te afastou da convivência terá problemas graves que ainda não conheces;
a irmã que, de momento, não te considerou a palavra, decerto estaria fixando a atenção em assuntos outros que lhe prenderam os ouvidos em provisória surdez;
o chefe ou o subalterno que te receberam em serviço com o sobrecenho carregado serão talvez portadores de crises orgânicas ainda imanifestas;
e o colega que te tratou com aspereza provavelmente se mostra aturdido por desastres ou provações em família que lhe inibem, por agora, o prazer da cordialidade.
Vigilância é higiene do espírito.
Prevenção negativa, no entanto, é censura antecipada.
Não adquiras pensamentos destrutivos na feira da desconfiança.
Imuniza-te contra o desequilíbrio, mas não te armes contra ninguém.
Conserva o coração no clima da paz e da alegria e reconhecerás que é possível viver tranquilamente, desde que deixemos aos outros a iniciativa de assumirem as próprias experiências e igualmente viver.
🌼🌵🌼
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Urgência
🌼🌵🌼
Bom dia a todos. Um ótimo final de semana. Fiquem em paz. Obrigado pela mensagem.
ResponderExcluirBom dia. Obrigada pela mensagem. Paz e alegria!
ResponderExcluirExcelentes mensagens, de muita sabedoria.
ResponderExcluir