Olhemos uns pelos outros com olhos de ver.
Muita vez onde supomos existir um doente pertinaz em busca de realce, encontra‐se um coração ferido e cansado, confuso e amedrontado mendigando amizade autêntica e compreensão.
Possivelmente quando sentir a força do amor que lhes votamos será tocado.
Sentindo‐se amado, pouco a pouco, terá motivos para abandonar as expressões de inferioridade que lhe tortura.
Por fim, descobrirá o quanto somos amados, incondicionalmente, pelo Criador que, em Sua Generosidade Excelsa, nos aguarda no espírito glorioso de Filhos de Sua Obra.
Oremos juntos por esse instante de luz:
Senhor, Tem piedade das nossas necessidades!
Auxilianos a sustentar o perdão com as imperfeições que ainda carregamos na intimidade. Ensinanos a nos amar, Senhor! A aceitarnos como somos e a buscar a melhora gradativa. Fortalece nossa capacidade de amar a fim de estendermos a luz da compaixão em relação às falhas que cometemos.
Estende-nos Tuas mãos compassivas! Ungenos com misericórdia as dores da angústia de viver trazendo por dentro as sombras do passado!
Ampara-nos, Divino Pastor; para jamais esquecermos as vitórias já alcançadas. Que elas nos sirvam de estímulo!
Ante as lutas e conflitos da alma, abençoenos sempre, Senhor, para que nunca desistamos de combater-nos. Obrigada, Jesus, por nos incluir em Teu amor infinito, sem a qual não teríamos forças para nos suportar. Obrigada, Senhor! Hoje e sempre, obrigada!
🌾🌷🌾
CAPÍTULO 4
Infortúnio Oculto nos Grupos Doutrinários
Ermance Dufaux
Wanderley Oliveira
Obra: Escutando sentimentos
🌾🌷🌾
2 de março
Saiba, sem sombra de dúvida, que você é perfeito, assim como Eu sou perfeito, e não existem defeitos em você.
Comece agora a perceber o que possui de melhor e traga para fora o que está escondido em seu interior que é difícil de se perceber.
Quando você der um tempo para se conscientizar que você é um, você descobrirá o que possui de melhor, não mais se depreciará e eliminará todas as falsas emoções sobre seu verdadeiro ego.
Repita sempre para você mesmo: "Eu e meu Bem-Amado somos UM", até que esta ideia signifique algo para você.
Quando você estiver meio deprimido, repita silenciosamente e sinta-se gradualmente saindo do poço do desespero e da autopiedade.
Repita as palavras até que você compreenda a realidade delas, comece a sentir sua unidade com a vida e saiba que você é parte dessa vida.
🌾🌷🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾🌷🌾
🌾🌷🌾
MENSAGEM DO ESE:
A caridade material e a caridade moral (II)
Meus amigos, a muitos dentre vós tenho ouvido dizer: Como hei de fazer caridade, se amiúde nem mesmo do necessário disponho?
Amigos, de mil maneiras se faz a caridade. Podeis fazê-la por pensamentos, por palavras e por ações. Por pensamentos, orando pelos pobres abandonados, que morreram sem se acharem sequer em condições de ver a luz. Uma prece feita de coração os alivia. Por palavras, dando aos vossos companheiros de todos os dias alguns bons conselhos, dizendo aos que o desespero, as privações azedaram o ânimo e levaram a blasfemar do nome do Altíssimo: “Eu era como sois; sofria, sentia-me desgraçado, mas acreditei no Espiritismo e, vede, agora, sou feliz.” Aos velhos que vos disserem: “É inútil; estou no fim da minha jornada; morrerei como vivi”, dizei: “Deus usa de justiça igual para com todos nós; lembrai-vos dos obreiros da última hora.” Às crianças já viciadas pelas companhias de que se cercaram e que vão pelo mundo, prestes a sucumbir às más tentações, dizei: “Deus vos vê, meus caros pequenos”, e não vos canseis de lhes repetir essas brandas palavras. Elas acabarão por lhes germinar nas inteligências infantis e, em vez de vagabundos, fareis deles homens. Também isso é caridade.
Dizem, outros dentre vós: “Ora! somos tão numerosos na Terra, que Deus não nos pode ver a todos.” Escutai bem isto, meus amigos: Quando estais no cume da montanha, não abrangeis com o olhar os bilhões de grãos de areia que a cobrem? Pois bem: do mesmo modo vos vê Deus. Ele vos deixa usar do vosso livre-arbítrio, como vós deixais que esses grãos de areia se movam ao sabor do vento que os dispersa. Apenas, Deus, em sua misericórdia infinita, vos pôs no fundo do coração uma sentinela vigilante, que se chama consciência. Escutai-a, que somente bons conselhos ela vos dará. Às vezes, conseguis entorpecê-la, opondo-lhe o espírito do mal. Ela, então, se cala. Mas, ficai certos de que a pobre escorraçada se fará ouvir, logo que lhe deixardes aperceber-se da sombra do remorso. Ouvi-a, interrogai-a e com freqüência vos achareis consolados com o conselho que dela houverdes recebido.
Meus amigos, a cada regimento novo o general entrega um estandarte. Eu vos dou por divisa esta máxima do Cristo: “Amai-vos uns aos outros.” Observai esse preceito, reuni-vos todos em torno dessa bandeira e tereis ventura e consolação.
🌾🌷🌾
– Um Espírito protetor. (Lião, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIII, item 10.)
🌾🌷🌾
Bases para nossa Reforma Íntima
A maior dificuldade para se fazer a tão falada Reforma Íntima é justamente saber o que devemos nos reformar – o que está de errado em nós? A partir daí então, devemos passar para outra grande dificuldade que é praticar a Reforma em nossa personalidade, em nosso modo de agir e até mesmo no pensar.
Porém essa semana em uma vídeo-palestra de Raul Teixeira pela Federação Espírita do Paraná consegui um roteiro para nossa reforma íntima:
1) Falar sempre de forma INATACÁVEL;
2) Não tomar nada como pessoal;
3) Não fazer suposições ;
4) Fazer o melhor que pudermos com o máximo de nós.
Parece simples, mas não é:
Quantas vezes não comentamos sobre alguém, atacando aquela pessoa com suas más características, más tendências ou condutas; quantas vezes não agredimos diretamente o próximo, geralmente um familiar ou companheiro?
Quantas vezes recebemos críticas que poderiam ser usadas para o nosso melhoramento e levamos para o lado pessoal ficando ainda magoado com aquela pessoa.
Quantas vezes criamos suposições a respeito das pessoas e quando verificamos é algo totalmente diferente.
Quantas vezes deixamos a preguiça adiar projetos, ou entramos em atividades sem a dedicação merecida resultando fracassos profissionais e pessoais!
Independente de crença somos convidados para nossa evolução diariamente em nossas relações na família e no trabalho. Exerçamos nossas vivências diárias para benefício próprio, não atacando ninguém de forma verbal, não tomando nada como pessoal, sem fazer suposições, fazendo sempre o melhor que pudermos sem ultrapassar nossos limites.
“Ante as dificuldades do cotidiano, exerçamos a paciência, não apenas em auxílio aos outros, mas igualmente a favor de nós mesmos.” (Emmanuel. Livro Encontro Marcado.)
LINKS:
Apontamentos:
Reforma Íntima – Ato de busca da elevação moral do indivíduo promovido pelo próprio ser.
Orgulho – Defeito muito grave de difícil auto-detecção. Geralmente ocorre quando somos intolerantes e não aceitamos nenhuma crítica ou quando revidamos uma agressão para não ouvir comentário do tipo “o que os outros irão pensar se eu não revidar”, por exemplo.
Egoísmo – O Maior dos defeitos. Deriva-se dele a maioria dos outros defeitos da humanidade. Dificulta muito a nossa posição mental de estarmos “no lugar do próximo” para diante de nossas ações verificar se agimos corretamente, dentre outras.
Religiões – A maior virtude de uma Religião seria promover o melhoramento individual de cada seguidor, fazendo cada um levantar a sua espada contra seus próprios defeitos.
Reforma íntima
R iqueza de atitudes boas.
E studo sobre si e o próprio caráter.
F erramentas de luz e amor em cada gesto.
O ração e vigilância constantes.
R esistência ás tentações.
M entalização do belo e do que é bom e positivo.
A mor a si mesmo.
I ntimidade em resguardo das sombras.
N ecessária compreensão do que significa o próximo.
T rabalho de renovação de valores.
I nteriorização do bem em substituição ao mal.
M ovimento seguro na direção da luz.
A mor, agora, ao próximo.
🌾🌷🌾
Ademário da Silva
joanadarc.wordpress.com
🌾🌷🌾
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário.