Diante do campo surpreendido pelo fogo, o amigo da terra, compreendendo o valor da plantação que o mundo lhe confia, usa recursos numerosos para combater a devastação.
É a faixa isolante, limitando a chama devoradora.
É a projeção de água simples, com o intuito de abortar os impulsos do incêndio.
É a areia abafante, destinada a apagar a labareda tocada de violência.
A manifestação do mal é fogo na região em que os Desígnios Divinos situaram a nossa existência.
Oferecer-lhe bases de sustentação, através do ódio e da vingança, da reação e da discórdia, da antipatia cultivada e da maledicência, seria perpetuar-lhe a marcha de arrasamento.
Auxiliemos, assim, aos que nos rodeiam.
7 O ensinamento do Cristo resulta de princípio matemático, dentro da lei de reciprocidade.
Não eliminaremos o foco infeccioso, favorecendo-lhe a cultura.
Silenciemos diante daqueles que nos ofendem, trabalhemos em beneficio dos que nos desajudam, amparemos a quem nos perturba e amemos, com positivas demonstrações de boa vontade, aos que nos perseguem ou caluniam…
Somente assim estaremos ajustando as colunas da verdadeira fraternidade, na construção do Reino do Senhor, na Terra, de vez que o Espiritismo Cristão é amor, fazendo sempre o melhor, na elevação e no aprimoramento da Vida e da Humanidade.
🌾🌼🌾
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Fé, paz e amor
🌾🌼🌾
19 de setembro
EU SOU a fonte de toda a vida.
Quando você entra no Meu ritmo, tudo flui suavemente.
Muitas almas se perguntam por que a vida é tão cheia de altos e baixos, por que acontece tanta coisa errada, e culpam tudo e a todos menos a si próprias.
Se você se recolher e se indagar por que você está em desarmonia com a vida, descobrirá que frequentemente é porque você não está dando atenção às suas prioridades e não está se permitindo os momentos de silêncio e quietude que Eu lhe peço para que você encontre sua paz.
É preciso tempo, paciência, fé e crença. Significa que você tem que aprender a se aquietar.
Eu quero que você aprenda a achar as respostas para seus problemas sozinho coMigo.
Eu anseio para que você confie plenamente em Mim, para que perceba que sua força, sua sabedoria, sua compreensão, tudo vem de Mim.
🌾🌼🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾🌼🌾
🌾🌼🌾
MENSAGEM DO ESE:
Bem-aventurados os aflitos. Justiça das aflições
Bem-aventurados os que choram, pois que serão consolados. — Bem-aventurados os famintos e os sequiosos de justiça, pois que serão saciados. — Bem-aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, pois que é deles o reino dos céus. (S. MATEUS, cap. V, vv. 5, 6 e 10.)
Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o reino dos céus. — Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados. — Ditosos sois, vós que agora chorais, porque rireis. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 20 e 21.)
Mas, ai de vós, ricos que tendes no mundo a vossa consolação. — Ai de vós que estais saciados, porque tereis fome. Ai de vós que agora rides, porque sereis constrangidos a gemer e a chorar. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 24 e 25.)
Somente na vida futura podem efetivar-se as compensações que Jesus promete aos aflitos da Terra. Sem a certeza do futuro, estas máximas seriam um contra-senso; mais ainda: seriam um engodo.
Mesmo com essa certeza, dificilmente se compreende a conveniência de sofrer para ser feliz. É, dizem, para se ter maior mérito. Mas, então, pergunta-se: por que sofrem uns mais do que outros? Por que nascem uns na miséria e outros na opulência, sem coisa alguma haverem feito que justifique essas posições? Por que uns nada conseguem, ao passo que a outros tudo parece sorrir? Todavia, o que ainda menos se compreende é que os bens e os males sejam tão desigualmente repartidos entre o vício e a virtude; e que os homens virtuosos sofram, ao lado dos maus que prosperam. A fé no futuro pode consolar e infundir paciência, mas não explica essas anomalias, que parecem desmentir a justiça de Deus. Entretanto, desde que admita a existência de Deus, ninguém o pode conceber sem o infinito das perfeições. Ele necessariamente tem todo o poder, toda a justiça, toda a bondade, sem o que não seria Deus. Se é soberanamente bom e justo, não pode agir caprichosamente, nem com parcialidade.
Logo, as vicissitudes da vida derivam de uma causa e, pois que Deus é justo, justa há de ser essa causa. Isso o de que cada um deve bem compenetrar-se. Por meio dos ensinos de Jesus, Deus pôs os homens na direção dessa causa, e hoje, julgando-os suficientemente maduros para compreendê-la, lhes revela completamente a aludida causa, por meio do Espiritismo, isto é, pela palavra dos Espíritos.
🌾🌼🌾
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, itens 1 a 3.)
🌾🌼🌾
Afetos
O problema de afetividade, na Terra, tem raízes profundas no passado espiritual de cada homem, como consequência natural de antigos comportamentos, em relação aos inapreciáveis valores da vida.
Constitui regra fundamental, na Legislação Divina, que cada ser possuirá, no trânsito carnal, quanto lhe signifique oportunidade de ascensão espiritual, devendo responder pela aplicação dos bens que flua, seja nas largas faixas da saúde, da felicidade e da fortuna ou da dificuldade econômica, do sofrimento e da soledade.
Todo desperdício, em qualquer circunstância, faz-se geratriz de escassez. Da mesma forma, todo uso desordenado torna-se fator de abuso e desequilíbrio, em complicado processo de saturação...
As amplas expressões da efetividade que antes desfrutavas, transformaste, por negligência ou insânia, em rota estreita de padecimento, por onde agora carpes amargos estados dalma.
O que ora te falta, arrojaste fora.
Quem hoje te significa muito e é disputado por competidores vigorosos em relação as tuas fracas possibilidades, já não te pertence. Mesmo que te doam as fibras do coração aceitar esta situação, resigna-te às circunstâncias punitivas e prossegue sem desfalecimento.
Não te atires em lôbrega disputa.
O que agora não consigas, ser-te-á ofertado depois, se te credenciares através de merecimento superior.
O amor entre as criaturas, não raro, se faz cadeia ou algema, quando o desatino não converte em escravidão ou loucura.
Olha em derredor: há necessidades de muito porte, pranteando aflições mais rudes que as tuas. Aqui é a fome, ali é a enfermidade, além é a obsessão avassalando antigos comparsas do desregramento... Carpem, é verdade, necessitando, no entanto, de socorro.
Transforma, assim as conchas das tuas mãos vazias de carícias recebidas e envolve esses outros caminhantes da amargura e da solidão com a ternura que podes ofertar.
Certamente, o teu é o drama da falta de alguém que te possa refertar o espírito, dando-te tranquilidade, segurança.
Estará, porém, alguém, na roupagem carnal, em regime de harmonia? Ignoras os infortúnios dos que sorriem, aparentando felicidade e não sabes das inquietações do que são objeto os que te parecem roubar a quem amas, cavando abismos de distâncias entre o ser amado e tu, mas que, afinal, será despenhadeiro para a precipitação, na queda, em cuja borda se encontram...
Não te desgastes pela sofreguidão da posse dos afetos que pensam ou desejam ir adiante, ou sofrem pela constrição da tua presença.
Um dia, separar-te-ás deles pela desencarnação.
Os amores verdadeiros se refarão, os demais serão experiências para o futuro eterno.
Prepara-te a pouco e pouco, para esse momento.
Nem apego exagerado, nem indiferença mórbida.
Aumenta as províncias da tua afetividade, libertando-te das amarras que te atam a pessoas e coisas, irrigando mentes e corações que defrontes, com as alegrias que gostarias de gozar, mas que, por enquanto, ainda não podes desfrutar.
Não tomes, assim, dos outros o que te chega tardiamente, nem compliques o amanhã, considerando as dificuldades que hoje te maceram.
E se parecer-te difícil chegar ao fim do compromisso, na atual reencarnação, porque te sintas a sós, reflete na misericórdia de Nosso Pai e nos amores que te esperam, vencida a distância que te separa das praias felizes que atingirás, logo mais, onde estarão os que te precederam e te amam em caráter de totalidade.
🌾🌼🌾
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
🌾🌼🌾
Obrigado mais um vês pela mensagem do dia. Um bom dia a todos e que Deus nos ilumine
ResponderExcluirObrigada pelas mensagens. Paz e amor!
ResponderExcluir