— Um apólogo simples pode fornecer-nos a ideia precisa.
E continuou:
— Dizem que, após a instalação das criaturas humanas, na superfície da Terra, o Ouro Nativo, o Pinheiro, o Trigo, o Cavalo, o Cão e a Ovelha, representando a Natureza, compareceram, diante do Criador, expondo-lhe o anseio de trabalhar, junto dos homens, para refletir-lhes a luz da inteligência.
— Senhor — rogou o Ouro Nativo auxilia-me a cooperar na vida e no brilho dos homens.
O Pai Amigo recomendou, então, fosse o Ouro Nativo entregue ao fogo, de modo a purificar-se, para transformá-lo, depois, em preciosas moedas.
O Pinheiro formulou idêntica petição.
O Todo-Misericordioso enviou-o à serraria, onde lâminas diversas lhe retalharam o corpo, convertendo-o em vasta mesa de refeições.
O Trigo aproximou-se, exibindo dourados cachos, e rearticulou a rogativa.
O Senhor exigiu passasse o Trigo a ser triturado, batido em massa e colocado em forno candente para torná-lo em pão.
Veio o Cavalo irrequieto e renovou o petitório. O Todo-Sábio determinou-lhe a prisão entre varais de ferro para que aprendesse a dominar-se, transportando carros e cargas.
O Cão abeirou-se dos ajustes em andamento e repetiu a prece geral.
O Pai Generoso mandou acorrentá-lo a fim de que treinasse humildade e obediência, de maneira a transformar-se num cooperador atento e fiel.
Por fim, a Ovelha reformulou a mesma súplica. O Senhor recomendou-lhe exercitar renúncia, ordenando-lhe doar a própria lã, em desapiedada tosquia em favor dos homens.
Nesse ponto da elucidação, o Orientador observou:
— Habitualmente, escutamos vocês, rogando acesso à moradia dos anjos, ansiosos todos pela ascensão aos Céus…
E como concordássemos com o pensamento exposto, rematou ele bem-humorado:
— Como é fácil de ver, o assunto é este aí… Quem quiser retaguarda, que se arraste no chão da Terra pelos séculos que deseje; quem escolha, porém, subir aos Planos Superiores, que saiba aguentar o sofrimento e ficar firme.
🌹🍃🌹
Irmão X
(.Humberto de Campos)
Chico Xavier
Obra: Momentos de ouro
🌹🍃🌹
25 de março
À medida que mais e mais amor está sendo espalhado pelo mundo, um lindo processo de cura está acontecendo. É como um bálsamo aplicado sobre uma ferida, acalmando e cicatrizando. O amor começa dentro de cada indivíduo. Começa em você e cresce como uma semente que desabrocha revelando beleza e unidade. É o que está acontecendo agora. Muitas almas suspeitam que algo está surgindo, mas estão deslumbradas e não entendem o que é. Procuram no exterior, na esperança de encontrar uma pista. Outras sentem um anseio inexplicável, mas têm medo do que estão sentindo, porque é novo, estranho e desconhecido, e elas tentam calar essa curiosidade. Nada será capaz de evitar este derrame de amor. É como um gênio na garrafa; depois de libertado não pode ser recolocado nela. Não pode ser escondido ou ignorado. Gradualmente irá se manifestar em todos. Ele veio para ficar.
🌹🍃🌹
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌹🍃🌹
🌹🍃🌹
MENSAGEM DO ESE:
Perdão das ofensas
Quantas vezes perdoarei a meu irmão? Perdoar-lhe-eis, não sete vezes, mas setenta vezes sete vezes. Aí tendes um dos ensinos de Jesus que mais vos devem percutir a inteligência e mais alto falar ao coração. Confrontai essas palavras de misericórdia com a oração tão simples, tão resumida e tão grande em suas aspirações, que ensinou a seus discípulos, e o mesmo pensamento se vos deparará sempre. Ele, o justo por excelência, responde a Pedro: perdoarás, mas ilimitadamente; perdoarás cada ofensa tantas vezes quantas ela te for feita; ensinarás a teus irmãos esse esquecimento de si mesmo, que torna uma criatura invulnerável ao ataque, aos maus procedimentos e às injúrias; serás brando e humilde de coração, sem medir a tua mansuetude; farás, enfim, o que desejas que o Pai celestial por ti faça. Não está ele a te perdoar freqüentemente? Conta porventura as vezes que o seu perdão desce a te apagar as faltas?
Prestai, pois, ouvidos a essa resposta de Jesus e, como Pedro, aplicai-a a vós mesmos. Perdoai, usai de indulgência, sede caridosos, generosos, pródigos até do vosso amor. Dai, que o Senhor vos restituirá; perdoai, que o Senhor vos perdoará; abaixai-vos, que o Senhor vos elevará; humilhai-vos, que o Senhor fará vos assenteis à sua direita.
Ide, meus bem-amados, estudai e comentai estas palavras que vos dirijo da parte dAquele que, do alto dos esplendores celestes, vos tem sempre sob as suas vistas e prossegue com amor na tarefa ingrata a que deu começo, faz dezoito séculos. Perdoai aos vossos irmãos, como precisais que se vos perdoe.
Se seus atos pessoalmente vos prejudicaram, mais um motivo aí tendes para serdes indulgentes, porquanto o mérito do perdão é proporcionado à gravidade do mal. Nenhum merecimento teríeis em relevar os agravos dos vossos irmãos, desde que não passassem de simples arranhões.
Espíritas, jamais vos esqueçais de que, tanto por palavras, como por atos, o perdão das injúrias não deve ser um termo vão. Pois que vos dizeis espíritas, sede-o. Olvidai o mal que vos hajam feito e não penseis senão numa coisa: no bem que podeis fazer. Aquele que enveredou por esse caminho não tem que se afastar daí, ainda que por pensamento, uma vez que sois responsáveis pelos vossos pensamentos, os quais todos Deus conhece. Cuidai, portanto, de os expungir de todo sentimento de rancor. Deus sabe o que demora no fundo do coração de cada um de seus filhos. Feliz, pois, daquele que pode todas as noites adormecer, dizendo: Nada tenho contra o meu próximo.
— Simeão. (Bordéus, 1862.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, item 14.)
🌹🍃🌹
Continuar firme
Surgem determinadas situações das quais, por mais te debatas, não conseguirás desvencilhar-te de pronto.
*
Todavia, se te conservares sereno, poderás evitar que elas se compliquem atirando-te a prejuízos mais graves.
*
Refletindo assim, concluirás que, diante de qualquer luta que te surpreenda no cotidiano, a tua reação inicial é fator decisivo no desenrolar dos acontecimentos.
*
É possível que não sejas diretamente responsável pelo aparecimento desse ou daquele problema, que a invigilância de alguém haja criado, mas exclusivamente de tua capacidade de perdoar e de esquecer, de aceitar e de continuar firme na fé em Deus, dependerá a solução desejada,
facultando-te retornar a paz e a alegria.
🌹🍃🌹
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: Crer e Agir
🌹🍃🌹
Essas mensagens são bálsamos nas feridas diárias,gratidão.
ResponderExcluirEssas mensagens são bálsamos nas feridas diárias,gratidão.
ResponderExcluir