domingo, 7 de julho de 2024

Renovação de ânimo


O desânimo é inimigo sutil do ser humano. Instala-se a pouco e pouco, terminando por vencer as resistências morais, que se sentem desestimuladas por falta de suporte emocional para a luta.

São várias as causas do desânimo. Pode ser resultante de uma enfermidade orgânica, que gera perda de energia, por consequência, de entusiasmo pela vida.

Pode resultar de estresse decorrente de agitação ou de tensões continuadas. Também por frustrações profundas, que deixam n’alma um grande vazio.

Contudo, seja qual for a causa, o importante é não se deixar envolver pelo desânimo, desalentador e destruidor de vidas.

Se a causa é a enfermidade, o estresse ou a frustração, há que se buscar a terapia conveniente.

Por vezes, um pequeno estímulo, um alento é suficiente para se sair de um estado de desânimo para o de entusiasmo.

Um ilustre juiz contou, certa vez, um episódio que transformou toda a sua vida. Aos dezesseis anos de idade, viu-se obrigado a deixar a escola e a se empregar como varredor numa fábrica.

Quando veio a crise econômica da década de 1930, numa tarde cinzenta, na véspera de Natal, ele foi despedido, junto com centenas de outros empregados.

Quando saiu para a rua, ao final do turno de trabalho, foi seguindo no meio de uma fila silenciosa e sombria de operários.

Embora adolescente, ele se sentia envelhecido num mundo sem esperanças.

À sua frente, caminhava um homem magro e mal vestido. Aquele homem também fora despedido. Mas ia assoviando pelo caminho.

O rapaz se aproximou dele e perguntou:

O que você vai fazer agora?

E o desconhecido respondeu com naturalidade:

Acho que vou para a África. Lá, rapaz, as estrelas sobre o deserto são do tamanho de ameixas. Ou talvez eu vá para o Rio de Janeiro. As luzes ali sobem sem parar da praia até o céu.

O mundo é bem grande, rapaz, e o que há nele dá de sobra para fazer qualquer homem feliz, desde que não tenha medo de ir aonde a cabeça e o coração o levarem.

Para o adolescente, aquelas palavras tiveram um grande efeito. Foi como se tivesse sido aberta uma janela na parede de uma prisão e ele pudesse ver através de milhões de quilômetros.

Foi para casa com a cabeça cheia de planos. Se aquele homem, bem mais maduro do que ele, tinha forças para tecer planos para o futuro, ele, adolescente, deveria ter muito mais.

E, pensando assim, na semana seguinte não somente conseguiu encontrar um meio de se manter, como se matriculou numa escola noturna, perseguindo o seu sonho que viria se tornar realidade: formar-se em Direito e seguir a carreira da magistratura. Ser juiz.

* * *

Nunca será demais insistir que a oração é arma poderosa para o combate ao desânimo. Ela favorece a canalização de energias superiores, que vertem da Divindade em direção ao indivíduo que se encontra em atitude receptiva.

Com a prece, a criatura vai sentindo momentos de bem-estar e euforia. São momentos rápidos, mas que pela constância, vão se fixando na criatura, até se tornarem habituais, preenchendo o vazio interior.

O hábito da oração sincera restitui a alegria de viver, oferecendo ao ser metas saudáveis e renovadoras, que o enriquecem de paz interior.

🌼🌵🌼
Redação do Momento Espírita, com base no cap. Relógio marcando dez horas, do livro Remotos cânticos de Belém, de Wallace Leal Rodrigues, ed. O clarim e do item Cansaço e desânimo, do cap. A busca, do livro O despertar do Espírito, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Disponível no CD Momento Espírita, v. 7, ed. FEP.

🌼🌵🌼

07 de Julho

Você não pode dizer que Me ama e ao mesmo tempo odiar os seus semelhantes, porque amor e ódio são como óleo e água: não se misturam.

Se você realmente Me amar, você amará seus semelhantes, e eles o amarão.

Vocês terão compaixão e compreensão mútua.

E quando vocês se amarem uns aos outros, vocês Me amarão.

O amor pelos seus semelhantes por Mim estão tão entrelaçados que não podem ser separados.

É grande o amor que você sente pelos seus semelhantes?

Você está disposto a se esquecer de si mesmo por outra alma?

O amor não precisa ser expresso em palavras, tem que ser visto e sentido em ações; tem que irradiar de você.

O amor é a linguagem do silêncio.

Pode ser entendido e aceito sem que uma palavra seja dita.

É uma linguagem internacional compreendida pelo coração e não pela mente.

Não importa a sua nacionalidade, você sempre conseguirá expressar e comunicar seu amor em completo silêncio.

Seus olhos, seu coração, sua atitude, todo o seu ser podem expressar o que você está sentindo em relação à outra alma.

🌼🌵🌼
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌼🌵🌼





🌼🌵🌼

MENSAGEM DO ESE:

A indulgência (III)

Caros amigos, sede severos convosco, indulgentes para as fraquezas dos outros. É esta uma prática da santa caridade, que bem poucas pessoas observam. Todos vós tendes maus pendores a vencer, defeitos a corrigir, hábitos a modificar; todos tendes um fardo mais ou menos pesado a alijar, para poderdes galgar o cume da montanha do progresso. Por que, então, haveis de mostrar-vos tão clarividentes com relação ao próximo e tão cegos com relação a vós mesmos? Quando deixareis de perceber, nos olhos de vossos irmãos, o pequenino argueiro que os incomoda, sem atentardes na trave que, nos vossos olhos, vos cega, fazendo-vos ir de queda em queda?

Crede nos vossos irmãos, os Espíritos.

Todo homem, bastante orgulhoso para se julgar superior, em virtude e mérito, aos seus irmãos encarnados, é insensato e culpado: Deus o castigará no dia da sua justiça. O verdadeiro caráter da caridade é a modéstia e a humildade, que consistem em ver cada um apenas superficialmente os defeitos de outrem e esforçar-se por fazer que prevaleça o que há nele de bom e virtuoso, porquanto, embora o coração humano seja um abismo de corrupção, sempre há, nalgumas de suas dobras mais ocultas, o gérmen de bons sentimentos, centelha vivaz da essência espiritual.

Espiritismo! doutrina consoladora e bendita! felizes dos que te conhecem e tiram proveito dos salutares ensinamentos dos Espíritos do Senhor! Para esses, iluminado está o caminho, ao longo do qual podem ler estas palavras que lhes indicam o meio de chegarem ao termo da jornada: caridade prática, caridade do coração, caridade para com o próximo, como para si mesmo; numa palavra: caridade para com todos e amor a Deus acima de todas as coisas, porque o amor a Deus resume todos os deveres e porque impossível é amar realmente a Deus, sem praticar a caridade, da qual fez ele uma lei para todas as criaturas.

🌼🌵🌼
— Dufêtre, bispo de Nevers. (Bordéus.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, item 18.)
🌼🌵🌼

Notas do perdão


Muito embora não pareça,
Nas provações a transpor,
O ódio, frequentemente,
É o lado avesso do amor.

Carlos Gondim

🙌

Sofrestes duros reveses,
Golpe, injúria, ingratidão…
Mas, tudo isso se apaga
Na água limpa do perdão.

Antônio Barros

🙌

O adversário em família,
Cultivador de pedradas,
É um antigo desafeto
De nossas vidas passadas.

Lourenço Prado

🙌

Conciliação compulsória,
Em muitos casos já vi;
Não adianta odiar,
Reencarnação vem aí.

Pedro Silva

🙌

Antônio matou José
Por ciúme de Ana Passos;
Mas, José hoje é o filhinho
Que ele acalenta nos braços.

Cornélio Pires

🙌

Janjão liquidou Joaquim,
Joaquim, irmão dos Germanos;
Está na cela do ódio
Há cinquenta e cinco anos.

Lulu Parola

🙌

Se alguém te ofendeu nos brios,
Vingar-se não vale a pena,
Quase sempre quem se vinga
Cai naquilo que condena.

Lucano Reis

🙌 

Nas tricas da profissão
Quem queira se promover,
É viver, dia por dia
A perdoar e esquecer.

Leandro Gomes de Barros

🙌

Ressentimentos na vida,
Sejam de mais ou de menos,
Fazem doenças no corpo
Quais perigosos venenos.

André Rodrigues

🙌

Enfrenta guerras em casa
Só porque buscas a paz:
Usa a luz da tolerância,
Perdoando, vencerás.

Auta de Souza

🌼🌵🌼
Autores diversos
Chico Xavier
Obra: Pétalas da primavera
🌼🌵🌼

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.