– A senhora julga que devemos procurar a conciliação com qualquer espécie de inimigos?
– Sim – respondeu a interpelada sem hesitar.
– E quando os adversários são de tal modo inconvenientes que a simples aproximação deles nos causa angústia?
Antonina compreendeu que algo doloroso vinha à tona daquela consciência que lhe ouvira a dissertação, ocultando-se, e obtemperou:
– Entendo que há sofrimentos morais quase intoleráveis, entretanto a oração é o remédio eficaz de nossas moléstias íntimas. Se temos a infelicidade de possuir inimigos, cuja presença nos perturba, é importante recorrer à prece, rogando a Deus nos conceda forças para que o desequilíbrio desapareça, porque então um caminho de reajuste surgirá para nossa alma. Todos necessitamos da alheia tolerância em determinados aspectos de nossa vida.
Os olhos de Mário cintilaram.
– E quando o ódio nos avassala, ainda mesmo quando não desejemos? – inquiriu, preocupado.
– Não há ódio que resista aos dissolventes da compreensão e da boa vontade. Quem procura conhecer a si mesmo, desculpa facilmente...
Silva empalidecera.
Antonina percebeu que o tema lhe fustigava o coração e, amparada por nosso instrutor que a enlaçava, paternal, rematou considerando:
– Um homem, porém, na sua tarefa, é um missionário do amor fraterno. Quem socorre os doentes, penetra a natureza humana e entra na posse da grande compaixão. As mãos que curam não podem ferir...
💐🌱💐
André Luiz
Chico Xavier
Trecho do livro: Entre a Terra e o Céu, capítulo 31.
💐🌱💐
20 de agosto
Cada alma tem que aprender a autodisciplina e, quanto mais cedo, mais fácil será.
No começo a autodisciplina pode exigir um grande esforço, porque o obriga a fazer certas coisas que o ego inferior não aceita.
Você tem que aprender a dizer não para si mesmo e, quanto mais firme você for, mais depressa a paz reinará em seu interior.
É bom se policiar e de vez em quando, avaliar até que ponto você está sendo fraco, indulgente consigo mesmo.
Para tanto você precisa ser muito honesto e não tentar se desculpar.
Escrever as suas falhas pode ajudar você a encarar os pontos onde mudanças são necessárias.
E ponha-se em ação.
Se você se acha incapaz de superar certas dificuldades, Eu não exijo que você faça isso sozinho, EU ESTOU sempre aqui para ajudá-lo.
Por que não Me chamar?
💐🌱💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🌱💐
💐🌱💐
MENSAGEM DO ESE:
Causas anteriores das aflições (I)
Mas, se há males nesta vida cuja causa primária é o homem, outros há também aos quais, pelo menos na aparência, ele é completamente estranho e que parecem atingi-lo como por fatalidade. Tal, por exemplo, a perda de entes queridos e a dos que são o amparo da família. Tais, ainda, os acidentes que nenhuma previsão poderia impedir; os reveses da fortuna, que frustram todas as precauções aconselhadas pela prudência; os flagelos naturais, as enfermidades de nascença, sobretudo as que tiram a tantos infelizes os meios de ganhar a vida pelo trabalho: as deformidades, a idiotia, o cretinismo, etc.
Os que nascem nessas condições, certamente nada hão feito na existência atual para merecer, sem compensação, tão triste sorte, que não podiam evitar, que são impotentes para mudar por si mesmos e que os põe à mercê da comiseração pública. Por que, pois, seres tão desgraçados, enquanto, ao lado deles, sob o mesmo teto, na mesma família, outros são favorecidos de todos os modos?
Que dizer, enfim, dessas crianças que morrem em tenra idade e da vida só conheceram sofrimentos? Problemas são esses que ainda nenhuma filosofia pôde resolver, anomalias que nenhuma religião pôde justificar e que seriam a negação da bondade, da justiça e da providência de Deus, se se verificasse a hipótese de ser criada a alma ao mesmo tempo que o corpo e de estar a sua sorte irrevogavelmente determinada após a permanência de alguns instantes na Terra. Que fizeram essas almas, que acabam de sair das mãos do Criador, para se verem, neste mundo, a braços com tantas misérias e para merecerem no futuro uma recompensa ou uma punição qualquer, visto que não hão podido praticar nem o bem, nem o mal?
Todavia, por virtude do axioma segundo o qual todo efeito tem uma causa, tais misérias são efeitos que hão de ter uma causa e, desde que se admita um Deus justo, essa causa também há de ser justa. Ora, ao efeito precedendo sempre a causa, se esta não se encontra na vida atual, há de ser anterior a essa vida, isto é, há de estar numa existência precedente. Por outro lado, não podendo Deus punir alguém pelo bem que fez, nem pelo mal que não fez, se somos punidos, é que fizemos o mal; se esse mal não o fizemos na presente vida, tê-lo-emos feito noutra. É uma alternativa a que ninguém pode fugir e em que a lógica decide de que parte se acha a justiça de Deus.
O homem, pois, nem sempre é punido, ou punido completamente, na sua existência atual; mas não escapa nunca às conseqüências de suas faltas. A prosperidade do mau é apenas momentânea; se ele não expiar hoje, expiará amanhã, ao passo que aquele que sofre está expiando o seu passado.
O infortúnio que, à primeira vista, parece imerecido tem sua razão de ser, e aquele que se encontra em sofrimento pode sempre dizer: “Perdoa-me, Senhor, porque pequei.”
💐🌱💐
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 6.)
💐🌱💐
Oração da felicidade
Senhor,
Permita-me ser feliz, mesmo diante de minha própria ignorância e superando as condições adversas em que renasci.
Deixa-me, enquanto busco sair de meus equívocos, sentir alegria e viver com determinação, confiante na Sua misericórdia.
Consinta-me, enquanto ajudo meu próximo, tão sofredor quanto eu, perceber a vitalidade nas coisas e a grandeza da Vida.
Encoraja-me para que, mesmo na dor ou no sofrimento, na luta diária pela minha subsistência, eu viva com coragem e consciência de minhas limitações, buscando superá-las com harmonia.
Deixa-me levar aos outros a felicidade de que sou portador e a certeza de que minha força vem de nossa íntima e perene ligação.
Conceda-me a ventura de, tanto quanto enxugar a lágrima,
também entender o sentimento que a fez surgir, transformando-a no amor que traz a felicidade.
Incentiva-me a alcançar a felicidade possível, disseminando-a por onde passar, a serviço do Seu infinito amor.
Permita-me continuar dono de meu destino, com a capacidade de administrar minha liberdade, a serviço da construção de um mundo melhor.
💐🌱💐
Adenáuer Novaes
💐🌱💐
Obrigada pelas mensagens de todo o dia
ResponderExcluirBom dia. E mais uma vez obrigado pelas menssagens postadas. Lindo trabalho.
ResponderExcluirObgda!
ResponderExcluirQue Deus abençoe e que esse lindo trabalho tenha vida longa!Gratidão!🩵
ResponderExcluir🙏🏼✨♥️
ResponderExcluirGratidão pelas mensagens postadas diariamente que tanto me ensinam e confortam o meu coração! Que Deus abençoe todos vocês!
ResponderExcluirMuito obrigado por seu trabalho, que Deus te abençoe muito.
ResponderExcluirOs cristãos agradecem essas santas mãos, que se dedicam a escrever as belas essas mensagens diárias, iluminando nossos caminhos e aplacando os nossos corações.
ResponderExcluir