Mostremos o caminho, ensinemos a caminhar, mas não obriguemos ninguém a seguir sobre os nossos passos.
Cada espírito tem a sua própria trajetória na conquista das experiências que lhe dizem respeito.
Não nos aflijamos porque observemos aqueles que mais amamos se distanciando de nós, ao enveredarem por perigosos atalhos.
Em essência, esteja onde estiver, cada qual estará buscando a sua realização pessoal. O anseio da descoberta é apanágio de todos os espíritos.
As palavras, por mais fiéis, nunca transmitem as lições que somente a experiência conseguirá, na linguagem inarticulada da dor.
Para seguirmos juntos não teremos necesariamente que caminhar lado a lado; os caminhos paralelos acabam por se convergirem adiante...
Palmilhemos a senda que nos diz respeito, estendendo, além de seus limites, as nossas mãos em auxílio aos que avançam pelas veredas que elegeram para si. Afirmando ser o Caminho, Jesus não exigiu que ninguém o seguisse!
Compreendamos, assim, os companheiros que se afastam de nós e oremos a Deus pela sua felicidade, renunciando à alegria de tê-los conosco na jornada que empreendemos. Quanto a nós, perseveremos no cumprimento do dever que abraçamos, longe do qual estaremos sempre desnorteados em nós mesmos, em completo desencontro com a vida.
🪴💐🪴
Irmão José
Carlos A.Bacelli
Obra: Lições da vida
🪴💐🪴
26 de agosto
Você tem uma enorme tarefa a cumprir.
É o trabalho silencioso de criar mais amor no mundo.
É como o fermento na massa, que cumpre sua função sem estardalhaço; sem ele o pão ficaria como uma pedra.
Por isso, ame as almas que o rodeiam, ame o que você faz, ame o meio ambiente, ame até as almas aparentemente suas inimigas.
É necessário muito mais para amar as almas com as quais você não se sente bem do que simplesmente amar aquelas que o amam.
Sinta a necessidade de amor em cada alma e transforme-se num canal por onde o amor possa fluir para suprir essas carências.
À medida que cada indivíduo aprende a amar pelo simples prazer de amar, o peso do mundo será diminuído, porque o amor traz consigo o elemento de leveza para onde existe peso e escuridão.
O amor começa em cada indivíduo, portanto, procure-o dentro do seu coração e traga-o para fora. Distribua-o livremente e com verdadeira alegria.
🪴💐🪴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🪴💐🪴
🪴💐🪴
MENSAGEM DO ESE:
Mundos de expiações e provas
Que vos direi dos mundos de expiações que já não saibais, pois basta observeis o em que habitais? A superioridade da inteligência, em grande número dos seus habitantes, indica que a Terra não é um mundo primitivo, destinado à encarnação dos Espíritos que acabaram de sair das mãos do Criador. As qualidades inatas que eles trazem consigo constituem a prova de que já viveram e realizaram certo progresso. Mas, também, os numerosos vícios a que se mostram propensos constituem o índice de grande imperfeição moral. Por isso os colocou Deus num mundo ingrato, para expiarem aí suas faltas, mediante penoso trabalho e misérias da vida, até que hajam merecido ascender a um Planeta mais ditoso.
Entretanto, nem todos os Espíritos que encarnam na Terra vão para aí em expiação. As raças a que chamais selvagens são formadas de Espíritos que apenas saíram da infância e que na Terra se acham, por assim dizer, em curso de educação, para se desenvolverem pelo contacto com Espíritos mais adiantados. Vêm depois as raças semicivilizadas, constituídas desses mesmos os Espíritos em via de progresso. São elas, de certo modo, raças indígenas da Terra, que aí se elevaram pouco a pouco em longos períodos seculares, algumas das quais hão podido chegar ao aperfeiçoamento intelectual dos povos mais esclarecidos.
Os Espíritos em expiação, se nos podemos exprimir dessa forma, são exóticos, na Terra; já tiveram noutros mundos, donde foram excluídos em conseqüência da sua obstinação no mal e por se haverem constituído, em tais mundos, causa de perturbação para os bons. Tiveram de ser degredados, por algum tempo, para o meio de Espíritos mais atrasados, com a missão de fazer estes últimos avançassem, pois que levam consigo inteligências desenvolvidas e o gérmen dos conhecimentos que adquiriram. Daí vem que os Espíritos em punição se encontram no seio das raças mais inteligentes. Por isso mesmo, para essas raças é que de mais amargor se revestem os infortúnios da vida. É que há nelas mais sensibilidade, sendo, portanto, mais provadas pelas contrariedades e desgostos do que as raças primitivas, cujo senso moral se acha mais embotado.
A Terra, conseguintemente, oferece um dos tipos de mundos expiatórios, cuja variedade é infinita, mas revelando todos, como caráter comum, o servirem de lugar de exílio para Espíritos rebeldes à lei de Deus. Esses Espíritos tem aí de lutar, ao mesmo tempo, com a perversidade dos homens e com a inclemência da Natureza, duplo e árduo trabalho que simultaneamente desenvolve as qualidades do coração e as da inteligência. É assim que Deus, em sua bondade, faz que o próprio castigo redunde em proveito do progresso do Espírito.
🪴💐🪴
– Santo Agostinho. (Paris, 1862).
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. III, itens 13 a 15.)
🪴💐🪴
Luz interior
Não perguntes demais
O que queres saber.
A Verdade prescinde
Do excesso de palavras.
Trabalha e ausculta a Vida
No silêncio das horas.
Todo conhecimento
É luz interior.
O sábio não consegue
Dizer tudo que sente.
Conhece-te e terás
As respostas que buscas.
🪴💐🪴
Irmão José
Carlos A.Bacelli
🪴💐🪴
Bom Linda mensagem bom dia 😃 paz para o mundo 🌎
ResponderExcluirObrigada
ResponderExcluirObrigada
ResponderExcluir