sábado, 13 de outubro de 2012

Velha Sombra



A grande e velha sombra que oculta habitualmente a candeia bruxuleante de nossa fé, muitas vezes, se exprime na espessa neblina da ociosidade mental, que nos entorpece os melhores impulsos para a construção do Bem.
- o -
Preguiça de pensar com a própria cabeça...
Preguiça de sentir com o próprio coração...
Preguiça de auxiliar...
Preguiça de fazer...
Preguiça de aprender...
Preguiça de ensinar...
- o -
Não acredites que bastaria a confissão em Cristo para dar aos outros o necessário testemunho de comunhão com o Evangelho de Amor e Luz.
- o -
Em muitas ocasiões, a própria palavra é um asilo à preguiça despistadora, que se envolve no verbalismo fulgurante, para continuar arrojada à inutilidade e à prostração.
- o -
Que a nossa frase se estenda em abençoada luz, revelando o Eterno Benfeitor que nos rege os destinos, mas que não nos exonere do dever do exemplo vivo, de vez que apenas na linguagem convincente das obrigações corretamente cumpridas é que seremos entendidos pelos companheiros de jornada no grande caminho da evolução.
- o -
Dissipemos o nevoeiro da preguiça que nos esconde o ideal de servir e avancemos, com diligência, no terreno da ação.
- o -
Evitemos seja colocada a lâmpada de nosso conhecimento sob o antigo velador do desculpismo e, exumando os braços e os recursos que estejamos conservando no frio da inércia, façamos da inteligência o arado de nosso amor, unindo cérebro e coração, alma e corpo, vida e entendimento, na construção da verdadeira fraternidade sobre a Terra, na certeza de que somente pelo trabalho incansável no bem é que nos transformaremos em instrumentos vivos nas realizações do Senhor.
***************
Emmanuel
Chico Xavier



sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Justiça versus Bondade


Quando não pudermos ser justos e bons ao mesmo tempo, devemos optar pela justiça, porque, às vezes, praticando um ato de aparente bondade, cometemos uma ação injusta, preterindo direitos de terceiros.
Somente com uma vivência mais íntima é que passamos a conhecer melhor o caráter de uma pessoa, visto que a sua vida real diverge, muitas vezes, do seu viver aparente.
Procuremos no íntimo do nosso ego a alegria natural que afugenta as sombras da tristeza, causada pelas vicissitudes próprias desta vida ou por nossos desatinos.
A vaidade, o orgulho, a malevolência e o desperdício são desvirtudes que obscurecem a nossa espiritualização na trajetória evolutiva.

Sentimentalismo

Não alimentemos, levados por sentimentalismo, vícios ou indolência dos nossos semelhantes; auxiliemos, porém, na medida das nossas possibilidades, aqueles que realmente necessitem da nossa ajuda desinteressada.

Couraça

Uma vontade forte para o bem e um pensamento racionalmente positivo para a realização de um ideal nobre e altruísta são a melhor couraça contra o pessimismo e as más intuições espirituais.

Espelho

Lembremo-nos de que não são as palavras que espelham fielmente o grau da nossa espiritualidade e, sim, as nossas ações em todos os lugares e em quaisquer circunstâncias.

Intrigas

Se formos obrigados a ouvir intrigas, não as endossemos e não as transmitamos a ninguém, procurando logo esquecê-las para que não fiquem gravadas na nossa mente.

Alegrias

Procuremos, no íntimo do nosso espírito, a alegria de viver, tão necessária para afugentar a tristeza que nos abate, irradiando bons e elevados pensamentos de positividade, para manter o perfeito equilíbrio do nosso eu.

Razão

Pensemos com moderação, raciocinemos com clareza e procuremos agir dentro do bom senso e da razão, para nos tornarmos criaturas sensatas e cumpridoras dos deveres.

Julgamentos

Para uns, temos uma moral impoluta, e, para outros, um caráter duvidoso, porque as pessoas, quando levadas pela paixão, por ódio ou por um sentimentalismo enfermiço, não julgam baseadas na verdade.

Compreensão da vida

Não obstante as agruras próprias deste mundo de lutas, sofrimentos e aprendizagem, a vida é relativamente boa e agradável, quando a compreendemos dentro da sua complexidade, em harmonia conosco mesmos e com os nossos semelhantes.

Desperdício

Quem desperdiça os seus haveres, o seu tempo e o alheio não coopera para o seu bem-estar e o da coletividade em geral.

Economia

A economia quando bem dirigida e racionalizada, é fator de progresso para uma pessoa ou uma nação, visto que, sem uma planificação prévia, não se pode chegar a uma conclusão certa e correta.

Vícios

Evitemos, por todos os meios possíveis, os vícios, porque obscurecem a moral, obcecam o espírito e prejudicam a saúde.

Escola

A vida terrena é uma escola de aprendizagem, e perde o seu precioso tempo quem não aprende com as experiências as sábias lições que ela nos enseja.
Cedo ou tarde o ser humano reconhecerá o mal que tenha feito aos seus semelhantes, despertado pela própria consciência, que o acusa.
Quando não pudermos fazer o bem, evitemos praticar o mal, para não aumentarmos as nossas dívidas espirituais, contraídas nesta e em outras vivências.
O malefício que fizermos aos outros projetar-se-á sobre nós como a sombra que acompanha o nosso corpo físico, de acordo com a lei do retorno ou de causa e feito.

 **********************
Pompeu Lustosa de Aquino Cantarelli 

Bênção de Maria


Juventude Breve


A juventude do teu corpo é breve.

Utiliza-a para armazenar valores eternos.

O verdor dos anos passa com celeridade, porém, os compromissos firmados se alongam por toda a existência.

Tem cuidado com eles.

Os bons serão sentinelas da tua jornada, abençoando-te as horas, e os maus se transformarão em cobradores impiedosos, perturbando-te a paz.

Coloca sinais de luz pela senda, significando conquistas do terreno percorrido.

Mantém-te jovem em todas as idades, através de uma consciência sem remorsos e de uma conduta reta.
************************
Joanna de Ângelis




x

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Incógnitas



… Todos tendes más tendências a vencer defeitos a corrigir hábitos a modificar; todos tendes um fardo mais ou menos pesado a depor para escalar o cume da montanha do progresso. Por que, pois, serdes tão clarividentes para com o próximo e cegos em relação a vós mesmos? (ESE – Capítulo 10, item 18.)

Analisas a obra assistencial e a criticas, afirmando que a tarefa poderia ser muito melhor, que o atendimento requer técnicas mais apropriadas e que, se outras prioridades fossem atingidas, en­tão as metas sociais seriam mais abrangentes.

Mas não te dispões a doar tuas mãos na realização de uma vida melhor aos necessitados.
*****
Analisas o expositor e o criticas, argumentando que a narrativa poderia ser mais convincente e menos enfadonha. Que se ele lançasse mão de recursos de oratória e tivesse um vocabulário mais rico, prenderia mais a atenção e elucidaria melhor os ouvintes.

Mas não te dispões a ler e a estudar, e muito menos a falar em público no serviço de reeducação das pessoas, retirando-as das crenças negativas que bloqueiam vidas.
*****
Analisas o administrador do serviço e o criticas, asseve­rando que ele mantém posição intransigente e orgulhosa, e julgas que ele deveria ser mais humilde e compreensivo no trato com os dirigidos.

Mas não te dispões a usar a mesma compreensão e humil­dade exigidas dele, não percebendo que vês o cisco no olho dos outros, e não vês a trave no teu.
*****
Analisas a conduta alheia e a criticas, observando rigorosamente procedimentos e atitudes que julgas inadmissíveis, e te colocas distante e impermeável a condutas levianas.

Mas não te dispões a ajudar sinceramente a ninguém, e te esqueces de que poderás vir a errar, pois todos os que vivem sobre a Terra são passíveis de enganos e desacertos.
*****
Analisas o governo do país e o criticas, julgando pela tua ótica que todos os parlamentares ou ocupantes de cargos gover­namentais não são confiáveis nem bons servidores, e que a nação está envolvida no caos.

Mas não te dispões a cooperar e nada fazes pela comu­nidade em que vives, relegando somente aos governantes obrigações e deveres, esquecendo que todos nós vivemos interligados e que depende também de ti o bem-estar e a prosperidade da população.
*****
Analisas dores e sofrimentos e criticas a vida, dizendo-te sozinho e desamparado perante a Providência Divina e que Deus te abandonou.

Mas não te dispões a renovar-te, não te dando conta que, se não fizeres auto-observação em teus atos e atitudes negativas, continuarás atraindo energias desconexas que te descontrolarão o cosmo orgânico.
*****
Incoerente é a posição de toda criatura que reclama, critica, ofende, esbraveja e que nunca se faz apta a fazer algum Bem, em favor de si mesma ou dos outros.

Perplexos ficamos todos nós diante das rogativas das pessoas que solicitam ajuda com os lábios, e nunca com ações;

que muito pedem e nunca doam; que somente visualizam as necessidades próprias, e nunca veem a vida como um ritmo cósmico interconectado com todas as coisas, de maneira que o “todo” é mantido pelo apoio das “partes”.
*****
Examinemos, pois, com profundidade nossas críticas, porque elas dificultam a transformação e o progresso de nossa existência, se não forem estruturadas na reflexão e na reparação de nossos erros.

Para que não sejas uma incógnita na vida que Deus te proporcionou, não faças crítica pela crítica, mas sim trabalha como e quanto puderes, sempre em tua órbita de possibilidades, para que a prosperidade seja uma constante em teus caminhos.

--------------------------------
Hammed
Do livro “Renovando Atitudes”








quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Proteção de Deus


 Clamamos pela proteção de Deus, mas, não raro, admitimos que semelhante cobertura
aparece nos dias de caminho claro e céu azul.
* * *
O Amparo Divino, porém, nos envolve e rodeia, em todos os climas da existência. 
Urge reconhecê-los nos lances mais adversos.
* * *
Às vezes, o auxílio do Todo Misericordioso tão somente se exprime através das doenças de longo curso ou das dificuldades materiais de extensa duração, preservando-nos contra quedas espirituais em viciação ou loucura. 
Noutros ângulos da experiência, manifesta-se pela cassação de certas oportunidades de serviço ou pela supressão de regalias determinadas que estejam funcionando para nós à feição de corredores para a
morte prematura.
* * *
Proteção de Deus, por isso mesmo, é também o sonho que não se realiza, a esperança adiada, o ideal insatisfeito, a prova repentina ou o transe aflitivo que nos colhe de assalto.

Encontra-se no amor de nossos companheiros, na assistência de benfeitores abnegados, na dedicação dos amigos ou no caminho dos familiares, mas igualmente na crítica dos adversários, no tempo de solidão, na separação dos entes queridos ou nos dias cinzentos de angústia em que nuvens de lágrimas se nos represam nos olhos.

Isso ocorre porque a vida é aprimoramento incessante, até o dia da perfeição, e todos nós com frequência necessitamos do martelo do sofrimento e do esmeril do obstáculo para que se nos despoje o espírito dos envoltórios inferiores.
* * *
Pensa nisso e toda vez que te sacrifiques ou lutes, de consciência tranquila, ou toda vez que te aflijas e chores, sem a sombra da culpa, regozija-te e espera o melhor, porque a dor, tanto quanto a alegria, 
 são recursos da proteção de Deus, impulsionando-te o coração para a luz das bênçãos eternas.
********************
Emmanuel
Chico Xavier





terça-feira, 9 de outubro de 2012

Tua Saúde


Insiste na preservação da tua saúde. 
Muitas enfermidades têm origem no temperamento desajustado, nas emoções em desalinho, em influências espirituais negativas.

A ansiedade, o medo, o pessimismo, a ira, o ciúme, o ódio, são responsáveis por males que ainda não se encontram catalogados, prejudicando a saúde física, emocional e mental.
Esforça-te por permanecer em paz, cultivando os pensamentos bons, que te propiciarão inestimáveis benefícios.

Conforme preferires mentalmente, assim será a existência.
****************
Joanna de Ângelis





segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Problema



Diante desse ou daquele problema que te aflija, perdendo forças inutilmente:
Se é doença no próprio corpo, a inquietação não se te fará remédio;
*
Se é enfermidade em pessoas queridas, a irritação que demonstres apenas lhes prejudicará o campo emotivo;
*
Se é dívida a pagar, não te liberarás com lamentações;
*
Se erraste, tão somente a tristeza não te erguerá em apoio real para a corrigenda devida;
*
Se sofre porque algum familiar se te desvinculou da equipe doméstica a fim de residir à distância, não conseguirás, com isso, retê-lo a cabresto;
*
Se um companheiro ou uma companheira te deixaram a sós, não lhes modificarás as decisões unicamente porque te lastimes;
*
Se alguém te feriu e não desculpas a ofensa recebida, o ressentimento se te manifestará no coração, comprometendo-te o equilíbrio orgânico;
*
Se a tua dor se verifica ante a desencarnação de entes queridos, a inconformação a que te entregas tão só se te fará tumultuar o círculo daqueles aos quais mais amas.
*
Perante qualquer problema, se não queres agravá-lo, aceita-o, com paciência, porque assim formarás em ti mesmo o clima favorável ao auxílio dos Mensageiros do Eterno Bem, que te sustentarão as energias, de modo a que promovas a única solução segura e verdadeira que te faz necessária e que será sempre: trabalhar.
****************
EMMANUEL
Chico Xavier