sábado, 13 de maio de 2023

LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS - visão espírita



A Preparação da Abolição da Escravatura começou no Plano Espiritual


Isabel Cristina Leopoldina Augusta Miguela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon (Princesa Isabel) veio ao mundo com a sua tarefa no trabalho abençoado da Abolição da Escravatura. Mas todo o andamento do processo já vinha sido delineado pelas falanges de Ismael, que procuravam dirigir os movimentos republicanos e abolicionistas com alta serenidade e muita prudência, com o propósito de evitar conflitos.

O momento de iniciar o cumprimento do que estava estabelecido no plano espiritual, partiu do próprio Mestre Jesus, segundo Humberto de Campos, no livro "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho", psicografado por Francisco Cândido Xavier:

- Ismael, o sonho da liberdade de todos os cativos deverá concretizar-se agora, sem perda de tempo. Prepararás todos os corações, a fim de que as nuvens sanguinolentas não manchem o solo abençoado da região do Cruzeiro. Todos os emissários celestes deverão conjugar esforços nesse propósito e, em breve, teremos a emancipação de todos os que sofrem os duros trabalhos do cativeiro na terra bendita do Brasil. Disse o Mestre Jesus.

Com a concordância de Jesus, Ismael começou a articular o que viria ser o fim da escravidão no Brasil. Sob a influência dos mentores invisíveis da pátria, D. Pedro II foi afastado do trono nos primeiros anos de 1888. Com isso a Princesa Isabel, que já havia sancionado a Lei do Ventre Livre em 1871 - lei que garantia a liberdade aos filhos dos escravos - assumia a Regência. Sob a inspiração de Jesus, Isabel escolhe o Senador João Alfredo para organizar o novo ministério, que seria formado por notáveis espíritos ali encarnados. Em 13 de maio de 1888, os abolicionistas apresentam à regente a proposta de lei que Isabel, cercada de entidades angelicais e misericordiosas, sancionou sem hesitar.

O Livro "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho", Humberto de Campos, através das mãos límpidas de Chico Xavier, relata a comemoração do Plano Espiritual naquela noite de domingo.
 
- Nesse dia inesquecível, toda uma onda de claridades compassivas descia dos céus sobre as vastidões do norte e sul da Pátria do Evangelho. Ao Rio de Janeiro afluem multidões de seres invisíveis, que se associam às grandiosas solenidades da abolição. Junto ao espírito magnânimo da princesa, permanecia Ismael com a bênção da sua generosa e tocante alegria. Enquanto se entoavam hosanas de amor no Grupo Ismael e a Princesa Imperial sentia, na sua grande alma, as comoções mais ternas e mais doces, os pobres e os sofredores, recebendo a generosa dádiva do céu, iam reunir-se, nas asas cariciosas do sono, aos seus companheiros da imensidade, levando às alturas o preito do seu reconhecimento a Jesus que, com a sua misericórdia infinita, lhes outorgara a carta de alforria, incorporando-se, para sempre, ao organismo social da pátria generosa dos seus sublimes ensinamentos.

OBSERVAÇÃO: Aprendemos com Jesus que o amor ao próximo equivale a amar a Deus. Isso significa que é absolutamente impossível reverenciar ao Criador discriminando suas criaturas.

E a luz da reencarnação toda discriminação é preparação para nos transferirmos para o lado discriminado. Como disse Allan Kardec: “Se quisermos que os homens vivam como irmãos na Terra, não basta dar-lhes lições de moral, é preciso destruir a causa do antagonismo existente e atacar a origem do mal: o orgulho e o egoísmo.” Porque todo racismo e preconceito nasce do orgulho. Quando nos achamos mais e melhores que o nosso próximo, nós o discriminamos. Nós queremos os direitos somente para nós. Mas, “Deus não nos distingue pelos corpos. E que todos os homens são iguais na balança Divina e só as virtudes nos distinguem aos olhos de Deus. Todos os espíritos são de uma mesma essência, e todos os corpos são modelados com igual massa. Nossos títulos, nossos nomes, cor de pele, etc., em nada nos modificam; ficam no túmulo (...)"

“O TÚMULO É O PONTO DE REUNIÃO DE TODOS OS HOMENS. AÍ TERMINAM INELUTAVELMENTE TODAS AS DISTINÇÕES HUMANAS.” 

 🌷🌱🌷
RUDYMARA 
🌷🌱🌷 

13 de maio

Não tente imitar ninguém; recolha-se e, na quietude, procure entender o quanto Eu preciso de você e como você se encaixa no Meu plano global.

 Não se sinta como um peixe fora d'água; entre no ritmo e harmonize-se com o todo. 

Quando você é autêntico, as tensões e pressões desaparecem porque você deixa de fingir ser o que não é. 

Você simplesmente é.

 Portanto, você terá uma paz interior que se refletirá em seu exterior. 

Você emanará paz, tranquilidade e serenidade.

 Você será capaz de criar a atmosfera certa onde quer que vá.

 Você será uma bênção e uma ajuda para todas as almas que cruzarem o seu caminho, e você criará paz e harmonia no mundo à sua volta. 

Agora, deixe a Minha paz o preencher e o envolver. 

Eleve seu coração e dê graças eternas por Eu estar lhe revelando o caminho.

🌷🌱🌷
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌷🌱🌷

 
  


🌷🌱🌷

MENSAGEM DO ESE:

O orgulho e a humildade Que a paz do Senhor seja convosco, meus queridos amigos! Aqui venho para encorajar-vos a seguir o bom caminho.

Aos pobres Espíritos que habitaram outrora a Terra, conferiu Deus a missão de vos esclarecer. Bendito seja Ele, pela graça que nos concede: a de podermos auxiliar o vosso aperfeiçoamento. Que o Espírito Santo me ilumine e ajude a tomar compreensível a minha palavra, outorgando-me o favor de pô-la ao alcance de todos! Oh! vós, encarnados, que vos achais em prova e buscais a luz, que a vontade de Deus venha em meu auxílio para fazê-la brilhar aos vossos olhos!
A humildade é virtude muito esquecida entre vós. Bem pouco seguidos são os exemplos que dela se vos têm dado. Entretanto, sem humildade, podeis ser caridosos com o vosso próximo? Oh! não, pois que este sentimento nivela os homens, dizendo-lhes que todos são irmãos, que se devem auxiliar mutuamente, e os induz ao bem. Sem a humildade, apenas vos adornais de virtudes que não possuís, como se trouxésseis um vestuário para ocultar as deformidades do vosso corpo. Lembrai-vos dAquele que nos salvou; lembrai-vos da sua humildade, que tão grande o fez, colocando-o acima de todos os profetas.

O orgulho é o terrível adversário da humildade. Se o Cristo prometia o reino dos céus aos mais pobres, é porque os grandes da Terra imaginam que os títulos e as riquezas são recompensas deferidas aos seus méritos e se consideram de essência mais pura do que a do pobre. Julgam que os títulos e as riquezas lhes são deferidas; pelo que, quando Deus lhos retira, o acusam de injustiça. Oh! irrisão e cegueira! Pois, então, Deus vos distingue pelos corpos? O envoltório do pobre não é o mesmo que o do rico? Terá o Criador feito duas espécies de homens? Tudo o que Deus faz é grande e sábio; não lhe atribuais nunca as idéias que os vossos cérebros orgulhosos engendram.

– Lacordaire. (Constantina, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VII, item 11.)

 🌷🌱🌷 

Nossa Senhora de Fátima 


Nossa Senhora de Fátima (ou formalmente Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nos relatos das aparições reportadas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, na freguesia de Fátima, em Portugal.

De acordo com os testemunhos das três crianças videntes de Nossa Senhora, a primeira aparição da Virgem Maria terá ocorrido no dia 13 de maio de 1917 e o fenómeno repetiu-se durante seis meses seguidos, sempre no dia 13 (excetuando-se o mês de Agosto, em que ocorreu a dia 19), até 13 de outubro de 1917.

A aparição mariana identificou-se como sendo "a Senhora do Rosário", tendo sido, por esse motivo, feita eclesiasticamente a combinação dos seus dois títulos e o que deu origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Segundo os relatos, a mensagem que a Virgem Maria apresentou em Fátima foi, na verdade, um insistente pedido de oração, nomeadamente a oração do Santo Rosário.

O seu principal local de devoção é o próprio Santuário de Fátima, situado na cidade homônima, no concelho de Ourém, em Portugal.
🌷🌱🌷
 Fonte: Wikipédia
🌷🌱🌷 

sexta-feira, 12 de maio de 2023

Releve



Não seja cruel!

Aprenda a ter compaixão daqueles que estão em pior situação que você.

Lembre-se daquela máxima do maior dos filósofos: “felizes os misericordiosos, porque eles
alcançarão misericórdia”.

Seja compassivo com os que erram, porque você não sabe quando poderá cometer erro semelhante, e gostará que o compreendam e lhe relevem.

Releve também e seja misericordioso com quem erra!

🌾💐🌾
Carlos Pastorino
Minutos de sabedoria
🌾💐🌾

12 de maio

Sem Me amar, você não pode Me conhecer, trilhar Meus caminhos e fazer a Minha vontade.

Você só poderá Me amar se amar ao seu próximo.

Muitas almas falam sobre seu amor por Mim e, no entanto, não sabem o que significa amar a si mesmas e ao seu próximo.

A chave é sempre o amor, e a lição mais importante a aprender é a do amor.

Você tem que aprender a amar o que faz, o ambiente que o rodeia, a amar o lugar onde você mora, o ar que você respira e o chão que você pisa.

Ame tudo que você olhar.

Só gostar não é suficiente, é preciso amar incondicionalmente.

É bom você se recolher de vez em quando e verificar quanto de amor você tem para dar.

Observe seu dia a dia e avalie quanto amor você está colocando em tudo que faz, diz e pensa.

🌾💐🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾💐🌾





🌾💐🌾

MENSAGEM DO ESE:

O egoísmo (II)

Se os homens se amassem com mútuo amor, mais bem praticada seria a caridade; mas, para isso, mister fora vos esforçásseis por largar essa couraça que vos cobre os corações, a fim de se tornarem eles mais sensíveis aos sofrimentos alheios. A rigidez mata os bons senti mentos; o Cristo jamais se escusava; não repelia aquele que o buscava, fosse quem fosse: socorria assim a mulher adúltera, como o criminoso; nunca temeu que a sua reputação sofresse por isso. Quando o tomareis por modelo de todas as vossas ações? Se na Terra a caridade reinasse, o mau não imperaria nela; fugiria envergonhado; ocultar-se-ia, visto que em toda parte se acharia deslocado. O mal então desapareceria, ficai bem certos.

Começai vós por dar o exemplo; sede caridosos para com todos indistintamente; esforçai-vos por não atentar nos que vos olham com desdém e deixai a Deus o encargo de fazer toda a justiça, a Deus que todos os dias separa, no seu reino, o joio do trigo.

O egoísmo é a negação da caridade. Ora, sem a caridade não haverá descanso para a sociedade humana. Digo mais: não haverá segurança. Com o egoísmo e o orgulho, que andam de mãos dadas, a vida será sempre uma carreira em que vencerá o mais esperto, uma luta de interesses, em que se calcarão aos pés as mais santas afeições, em que nem sequer os sagrados laços da família merecerão respeito.

🌾💐🌾
Pascal. (Sens, 1862.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XI, item 12.)
🌾💐🌾

NO CAMINHO COMUM


Diz o Egoísmo – exijo.
Diz o Evangelho – cooperarei.

Clama o Egoísmo – eu tenho e posso.
Clama o Evangelho – O Senhor lembrar-se-á de nós com a sua Bênção.

Pede o Egoísmo – entende-me.
Pede o Evangelho – deixa-me auxiliar.

Grita o Egoísmo – sou amado.
Afirma o Evangelho – amo.

Diz o Egoísmo – nunca mais.
Diz o Evangelho – servirei ao bem, sem descanso.

Assevera o Egoísmo – não suportarei.
Assevera o Evangelho – o Céu dar-me-á resistência.

Clama o Egoísmo – jamais perdoarei.
Clama o Evangelho – desconheço o mal.

Diz o Egoísmo – tudo é meu.
Diz o Evangelho – tudo é nosso.

O Egoísmo reclama.
O Evangelho sacrifica-se.

O Egoísmo absorve.
O Evangelho se espalha em doações.

O Egoísmo recolhe para si.
O Evangelho semeia com amor, a benefício de todos.

O Egoísmo precipita-se.
O Evangelho espera.

O Egoísmo toma posse.
O Evangelho auxilia.

O Egoísmo proclama: - eu.
O Evangelho apregoa: - nós.

É fácil conhecer a nossa posição dentro da vida.

Pelas nossas próprias atitudes, no caminho comum, nas relações habituais de uns para com os outros sabemos, em verdade, se ainda estamos na noite do personalismo delinquente ou se já estamos atingindo a alvorada renovadora com o inolvidável Mestre da Cruz.

🌾💐🌾
André Luiz
Francisco Cândido Xavier
Obra: Apostilas da vida
🌾💐🌾

FUTURO


Vozes de pessimismo
Ecoam ao redor.

Vaticínios sombrios
Espalham desalento.

Profetas da descrença
Inspiram-te receio.

Tempos de transição,
Dias de turbulência...

Natural seja assim
Em um mundo de provas.

Haja o que houver,
O futuro é de luz.

🌾💐🌾
Livro: Jesus no Leme
Carlos A. Baccelli,
pelo Espírito Irmão José
🌾💐🌾

Quando a pureza estiver conosco


Quando a compreensão estiver em nossos olhos, fixaremos na cicatriz do próximo a dificuldade respeitável de nosso irmão.

Quando a compreensão morar em nossos ouvidos, receberemos a injúria e a maldade nelas sentindo o incêndio e o infortúnio que ainda lavram no espírito daqueles que nos observam, sem [o] exato conhecimento [de nossas intenções].

Quando a compreensão se nos aninhar no próprio verbo, o falso julgamento surgirá, junto de nós, por enfermidade lamentável de quem nos procura, [veiculando-lhe o veneno,] e saberemos fazer o silêncio bendito com que se possa, tanto quanto possível, impedir a extensão do mal.

Quando a compreensão se nos associar ao [nosso] raciocínio, identificaremos nos pensamentos infelizes a deplorável visitação da sombra, diante da qual acenderemos a luz da fé para a justa resistência.

Quando a compreensão clarear-nos o sentimento, a rigidez espiritual jamais encontrará guarida em nós outros, porque o calor da benevolência irradiar-se-nos-á do espírito [em todas as direções], estimulando a alegria dos bons e reduzindo a infelicidade dos companheiros que ainda se confiam à ignorância.

Quando a compreensão brilhar em nossas mãos, a preguiça não nos congelará a boa vontade e aproveitaremos as mínimas oportunidades do caminho para as tarefas do amor que o Mestre nos legou.

“Bem-aventurados os limpos de coração”, proclamou o divino Amigo.

Sim, bem-aventurados os que esposam o Bem para sempre, porque semelhantes trabalhadores da luz sabem converter a treva em claridade, os espinhos em flores, as pedras em pães e a própria derrota em vitória, criando invariavelmente o Céu onde se encontram e apagando os variados infernos que a ignorância inflama na Terra para tormento da vida.

🌾💐🌾
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Luz e vida
🌾💐🌾

quinta-feira, 11 de maio de 2023

O cofre do Céu


Todos possuímos um cofre do Céu, para o cultivo da verdadeira felicidade na Terra, o cofre do amor nos recessos da própria alma.

 Mergulhando nele as mãos, dele podemos retirar as melhores dádivas, na extensão da caridade e da paz, do entendimento e da alegria.

 Fulgurantes moedas de luz dele nascem, abençoando-nos o caminho. E, usando-as, é possível diminuir a tristeza e extinguir a discórdia, atenuar o sofrimento e apagar as labaredas do ódio que vomitam lava e cinza de aflição, em quase todos os recantos da Terra.

Aqui, auxiliam-nos a soerguer um coração materno torturado nas provações regeneradoras.

 Ali, nos acrescentam as forças para levantar um companheiro abatido.

Além, habilitam-nos a espalhar ânimo e reconforto, em áreas atormentadas de incompreensão.

Acolá, permitem-nos efetuar o socorro à criança relegada ao abandono.

Agora, transubstanciam-se em sorrisos de esperança.

 Depois, convertem-se em frases de carinho e consolação.

Mais tarde, transformam-se em atitudes de tolerância, bondade, confiança e perdão.

Não é preciso possuir o ouro da Terra para arrojar às criaturas as bênçãos desse patrimônio superior.

 Não é necessário qualquer título convencionalista na cultura da inteligência para que venhamos a ser legítimos distribuidores dessa riqueza imperecível.

 Cada qual de nós pode gastar desses prodigiosos recursos que se multiplicam em nossa jornada para Deus.

 Ninguém vive sem o círculo de necessitados dessas doações que podem nascer incessantemente em nós.

 Todos temos para auxiliar um parente na solução de problemas do mundo, um companheiro vacilante na fé, um amigo que se faz menos seguro, um irmão que chora entre a sombra e o infortúnio, porque nenhum de nós vive sem o estímulo abençoado das afeições que nos compartilham do caminho ou da vida.

 Sem aguardar pela visitação do dinheiro terrestre que, muita vez, não passa de pesada responsabilidade, espalhemos as bênçãos de alegria ao nosso alcance.

Basta o concurso da boa vontade para descerrar esse cofre íntimo, de vez que o Pai Celestial encerrou-o em nosso próprio peito, guardando nele o tesouro do amor, em forma de coração.

🪴🌹🪴
Emmanuel
Chico Xavier 
Obra: Reconforto
🪴🌹🪴

11 de maio

EU SOU a fonte de tudo.

EU SOU a fonte de abundantes suprimentos.

Pense abundância, pense prosperidade.

Nem por um segundo pense em falta ou pobreza.

Quando você pensa limitação, você cria limitação, você a atrai para si.

E antes que perceba, você represou o livre fluir dos Meus ilimitados suprimentos.

Da próxima vez que lhe faltar algo, não culpe as circunstâncias, suas condições ou sua situação, mas recolha-se e descubra o que é que você está fazendo para causar o bloqueio.

O medo pode bloquear mais rapidamente que qualquer outra coisa.

Entregue seus temores e preocupações para Mim e deixe que Eu o sustente.

Deixe que Eu o preencha com poder e força, com fé e crença.

Quando você tiver endireitado seus valores espirituais, você verá que sua vida se desenrolará em total perfeição.

🪴🌹🪴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🪴🌹🪴





🪴🌹🪴

MENSAGEM DO ESE:

A nova era (III)

Santo Agostinho é um dos maiores vulgarizadores do Espiritismo. Manifesta-se quase por toda parte. A razão disso, encontramo-la na vida desse grande filósofo cristão. Pertence ele à vigorosa falange do Pais da Igreja, aos quais deve a cristandade seus mais sólidos esteios. Como vários outros, foi arrancado ao paganismo, ou melhor, à impiedade mais profunda, pelo fulgor da verdade. Quando, entregue aos maiores excessos, sentiu em sua alma aquela singular vibração que o fez voltar a si e compreender que a felicidade estava alhures, que não nos prazeres enervantes e fugitivos; quando, afinal, no seu caminho de Damasco, também lhe foi dado ouvir a santa voz a clamar-lhe: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” exclamou: “Meu Deus! Meu Deus! perdoai-me, creio, sou cristão!” E desde então tornou-se um dos mais fortes sustentáculos do Evangelho. Podem ler-se, nas notáveis confissões que esse eminente espírito deixou, as características e, ao mesmo tempo, proféticas palavras que proferiu, depois da morte de Santa Mônica: Estou convencido de que minha mãe me virá visitar e dar conselhos, revelando-me o que nos espera na vida futura. Que ensinamento nessas palavras e que retumbante previsão da doutrina porvindoura! Essa a razão por que hoje, vendo chegada a hora de divulgar-se a verdade que ele outrora pressentira, se constituiu seu ardoroso disseminador e, por assim dizer, se multiplica para responder a todos os que o chamam.

🪴🌹🪴
— Erasto, discípulo de S. Paulo. (Paris, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. I, item 11.)
🪴🌹🪴

Eia agora


“Eia agora, vós que dizeis... amanhã...”
(Tiago, 4:13)

Agora é o momento decisivo para fazer o bem.

Amanhã, provavelmente...

O amigo terá desaparecido.

A dificuldade estará maior.

A moléstia terá ficado mais grave.

A ferida, possivelmente, mostrar-­se-­á mais crescida de extensão.

O problema talvez surja mais complicado.

A oportunidade de ajudar não se fará repetida.

A boa semente plantada agora é uma garantia da produção valiosa no porvir.

A palavra útil pronunciada sem detença, será sempre uma luz no quadro em que vives.

Se, desejas ser desculpado de alguma falta, aproxima-­te agora daqueles a quem feriste e revela o teu propósito de reajustamento.

Se te propões auxiliar o companheiro, ajuda­-o sem demora para que a bênção de teu concurso fraterno responda às necessidades de teu irmão, com a desejável eficiência.

Não durmas sobre a possibilidade de fazer o melhor.

Não te mantenhas na expectativa inoperante, quando podes contribuir em favor da alegria e da paz.

A dádiva tardia tem gosto de fel.

“Eia agora” — diz­-nos o Evangelho, na palavra apostólica.

Adiar o bem que podemos realizar é desaproveitar o tempo e furtar do Senhor.

🪴🌹🪴
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Fonte Viva
🪴🌹🪴

GOVERNO INTERNO


“Antes subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de algum modo a ficar reprovado.” – Paulo. (1ª Epístola aos Coríntios, 9:27.)

Efetivamente, o corpo é miniatura do Universo.

É imprescindível, portanto, saber governá-lo. Representação em material terrestre da personalidade espiritual, é razoável esteja cada um atento às suas disposições. Não é que a substância passiva haja adquirido poder superior ao da vontade humana, todavia, é imperioso reconhecer que as tendências inferiores procuram subtrair-nos o poder de domínio.

É indispensável esteja cada homem em dia com o governo de si mesmo.

A vida interior, de alguma sorte, assemelha-se à vida de um Estado. O espírito assume a auto-chefia, auxiliado por vários ministérios, quais os da reflexão, do conhecimento, da compreensão, do respeito e da ordem. As ideias diversas e simultâneas constituem apelos bons ou maus do parlamento íntimo. Existem, no fundo de cada mente, extensas potencialidades de progresso e sublimação, reclamando trabalho.

O governador supremo que é o espírito, no cosmo celular, redige leis benfeitoras, mas nem sempre mobiliza os órgãos fiscalizadores da própria vontade. E as zonas inferiores continuam em antigas desordens, não lhes importando os decretos renovadores que não hostilizam, nem executam. Em se verificando semelhante anomalia, passa o homem a ser um enigma vivo, quando se não converte num cego ou num celerado.

Quem espera vida sã, sem autodisciplina, não se distancia muito do desequilíbrio ruinoso ou total.

É necessário instalar o governo de nós mesmos em qualquer posição da vida. O problema fundamental é de vontade forte para conosco, e de boa-vontade para com os nossos irmãos.

🪴🌹🪴
EMMANUEL
(do livro “Pão Nosso” – psic. Chico Xavier)
🪴🌹🪴

Tratamento e destino


Que o destino pode ser tratado, não há dúvida. E com palavras resumidas, ser-nos-á possível encontrar a chave de semelhante providência, nos exemplos simples da vida.

No processo curativo, o campo doente para mostrar-se recuperado solicita a renovação das células.

Na higiene, o foco enfermiço deve ser extinto, em auxílio à saúde geral.

Na área das construções, esse ou aquele trecho comprometido reclama completo refazimento.

Em agricultura, o escalracho será erradicado para que a lavoura nobre venha a surgir.

Igualmente na vida, êxito e melhoria nascem de comportamento e rumo, tanto quanto rumo e comportamento para o bem e para a felicidade dependem de nossos pensamentos.

Pensamentos positivos em matéria de consciência tranquila, limpeza de intenções, reajuste de maneiras e supressão de hábitos inferiores são suportes indispensáveis para a edificação de vida melhor.

Pense e fará o que pensa.

Faça e você será aquilo que faz.

🪴🌹🪴
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Busca e acharás
🪴🌹🪴

quarta-feira, 10 de maio de 2023

Novidade



Nunca passes recibo

De aceitação da ofensa.


 Agressão é moléstia

Que não melhora aos murros.


 Às vezes quem te fere

Carrega o peito em chagas.


 Revide, queixa e mágoa

São reações comuns.


 O perdão, entretanto,

É a grande novidade.


 Porque o perdão é amor

Em ligação com Deus.

💐🌴💐
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Hora certa
💐🌴💐

10 de maio

Nunca deixe de agradecer por cada lição aprendida, mesmo que tenha sido difícil.

Perceba que somente o melhor resultará e cada dificuldade é somente um degrau no caminho.

Lições importantes devem ser aprendidas e quanto mais depressa, melhor.

Não tente se esquivar delas, ou rodeá-las; reconheça seu valor e encare-as de frente.

Não seja como uma agulha de vitrola presa num sulco, repetindo sempre os mesmos erros.

Quando tiver vontade de mudar, mude.

Quando quiser ser diferente e viver uma vida vitoriosa, decida-se nesse sentido e você conseguirá.

Por que não começar agora a ver somente o melhor na vida e aproveitá-la como ela deve ser aproveitada?

💐🌴💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🌴💐






💐🌴💐

MENSAGEM DO ESE:

Injúrias e violências

Bem-aventurados os que são brandos, porque possuirão a Terra. (S. MATEUS, cap. V, v. 4.)
Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus. (Id., v. 9.)
Sabeis que foi dito aos antigos: Não matareis e quem quer que mate merecerá condenação pelo juízo. — Eu, porém, vos digo que quem quer que se puser em cólera contra seu irmão merecerá condenado no juízo; que aquele que disser a seu irmão: Raca, merecerá condenado pelo conselho; e que aquele que lhe disser: És louco, merecerá condenado ao fogo do inferno. (Id., vv. 21 e 22.)

Por estas máximas, Jesus faz da brandura, da moderação, da mansuetude, da afabilidade e da paciência, uma lei. Condena, por conseguinte, a violência, a cólera e até toda expressão descortês de que alguém possa usar para com seus semelhantes. Raca, entre os hebreus, era um termo desdenhoso que significava homem que não vale nada, e se pronunciava cuspindo e virando para o lado a cabeça. Vai mesmo mais longe, pois que ameaça com o fogo do inferno aquele que disser a seu irmão: És louco.

Evidente se torna que aqui, como em todas as circunstâncias, a intenção agrava ou atenua a falta; mas, em que pode uma simples palavra revestir-se de tanta gravidade que mereça tão severa reprovação? É que toda palavra ofensiva exprime um sentimento contrário à lei do amor e da caridade que deve presidir às relações entre os homens e manter entre eles a concórdia e a união; é que constitui um golpe desferido na benevolência recíproca e na fraternidade que entretém o ódio e a animosidade; é, enfim, que, depois da humildade para com Deus, a caridade para com o próximo é a lei primeira de todo cristão.

Mas, que queria Jesus dizer por estas palavras: “Bem-aventurados os que são brandos, porque possuirão a Terra”, tendo recomendado aos homens que renunciassem aos bens deste mundo e havendo-lhes prometido os do céu?
Enquanto aguarda os bens do céu, tem o homem necessidade dos da Terra para viver. Apenas, o que ele lhe recomenda é que não ligue a estes últimos mais importância do que aos primeiros.

Por aquelas palavras quis dizer que até agora os bens da Terra são açambarcados pelos violentos, em prejuízo dos que são brandos e pacíficos; que a estes falta muitas vezes o necessário, ao passo que outros têm o supérfluo. Promete que justiça lhes será feita, assim na Terra como no céu, porque serão chamados filhos de Deus.

Quando a Humanidade se submeter à lei de amor e de caridade, deixará de haver egoísmo; o fraco e o pacífico já não serão explorados, nem esmagados pelo forte e pelo violento. Tal a condição da Terra, quando, de acordo com a lei do progresso e a promessa de Jesus, se houver tornado mundo ditoso, por efeito do afastamento dos maus.

💐🌴💐
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IX, itens 1 a 5.)
💐🌴💐

OS QUE TE INVEJAM


Muitos daqueles que te invejam não sabem que te invejam o peso da cruz;

as tuas grandes lutas que desconhecem;

as acerbas provações que suportas em silêncio;

as fragilidades que, tantas vezes, te fazem sucumbir;

as lágrimas que vertes às escondidas;

os conflitos íntimos que disfarças com melancólico sorriso;

os dramas de consciência que não podes compartilhar com ninguém;

os andrajos que te cobrem o espírito necessitado de paz;

os tormentos cotidianos que te abeiram do desequilíbrio;

os assédios aos quais resistes, mercê do amparo da Divina Misericórdia;

a solidão em que vives, embora sempre rodeado de tanta gente...

Os que te invejam não sabem!...

💐🌴💐
Irmão José
Divaldo Franco
Obra: Dias Melhores
💐🌴💐

FÁCIL E DIFÍCIL


Fácil testemunhar a fé nos dias tranquilos.
Difícil testemunhá-la nas horas de provação.

Fácil perseverar no bem quando tudo nos seja incentivo a prosseguir.
Difícil continuar na tarefa quando os próprios companheiros nos desalentam.

Fácil percorrer a estrada do ideal entre as flores do reconhecimento.
Difícil trilhar o caminho do dever pisando os espinhos da ingratidão.

Fácil esquecer os que nos ofendem com mentiras.
Difícil perdoar os que nos dizem a verdade a nosso respeito.

Fácil ceder nas ideias que não nos pertençam.
Difícil renunciar ao próprio ponto de vista.

Fácil tomar a cruz sobre os ombros.
Difícil transportá-la aos apupos da multidão.

Fácil seguir o Cristo.
Difícil imitá-lo em suas atitudes.

💐🌴💐
Albino Teixeira
Carlos A. Baccelli
💐🌴💐

Servindo vencerás


Se o momento é de crise,
Não te perturbes, segue…

Serve e ora, esperando
Que suceda o melhor.

Queixas, gritos e mágoas
São golpes em ti mesmo.

Silencia e abençoa,
A verdade tem voz.

Paciência constante
Atrai a luz do Céu.

Acalma-te, servindo
E vencerás com Deus.

💐🌴💐
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Busca e acharás
💐🌴💐

terça-feira, 9 de maio de 2023

Teu clima


Queiras ou não, onde estiveres, dás e recebes, conforme as leis do espírito.

 Sentimentos inspiram ideias.

Ideias suscitam palavras.

 Palavras estabelecem ações.

 Ações criam destinos.

Tudo o que fazes é plantação, atraindo resultados.

 Daí, a importância das reações que provoques e das impressões que distribuas.

Cada qual de nós carrega o clima espiritual que lhe é próprio.

*
Considera, assim, a necessidade do otimismo e da paz, no campo íntimo, para que irradies, a benefício dos outros e, consequentemente de ti mesmo, a tranquilidade e a alegria de viver.

Não te encorajarias a receber criaturas irmãs sobre montes de lixo, nem lhes servirias a mesa com esse ou aquele bolo recheado de espinhos. Por que acolhê-las, entre lamentações e choques, para, em seguida, te afastares delas, deixando-as machucadas e espavoridas do ponto de vista espiritual?

 Processam-se, sob tuas sugestões conscientes ou inconscientes, esperanças e desencantos, levantamentos e quedas, restaurações e depressões.

*
 Praticarás a beneficência, não só com a dádiva materializada em tuas mãos, mas principalmente com o amparo invisível de tua influência para que o bem se faça.

 Tua presença — teu clima.

 Teu clima — tua mensagem.

 Se te propões a estudar o problema, da parte dos outros para contigo, examina a questão, partindo de ti para com os outros, e verificarás que do contato de cada pessoa algo te fica, nos caminhos do tempo, a induzir-te para os prejuízos e sombras de ontem ou impelindo-te a aproveitar as possibilidades de hoje, a fim de que a luz do amanhã te encontre melhor.

🪴🌵🪴
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Passos da vida
🪴🌵🪴

09 de maio

Nade a favor da correnteza, não contra ela.

Quando você sentir que mudanças são necessárias, mude sem resistência.

Seja bem flexível.

Mantenha-se receptivo e nunca adote a atitude "O que foi bom para os meus pais é bom para mim".

As necessárias mudanças jamais acontecerão se esta for a sua atitude, porque elas não se encaixam mais nos moldes antigos; elas cresceram e precisam de mais espaço.

Dê-lhes mais espaço expandindo-se com elas.

O processo não será doloroso se não houver resistência.

Uma planta que cresce precisa de um vaso maior para que suas raízes possam se espalhar.

Se a sua consciência cresceu além dos conceitos antigos você precisa permitir que ela se expanda por novos territórios.

Este processo deverá se processar muito naturalmente, sem pressões ou tensões.

Simplesmente solte-se, relaxe e sinta-se mudar e expandir tão naturalmente quanto você respira, transportando-se do velho para o novo.

🪴🌵🪴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🪴🌵🪴





🪴🌵🪴

MENSAGEM DO ESE:

O mandamento maior

Mas, os fariseus, tendo sabido que ele tapara a boca aos saduceus, se reuniram; e um deles, que era doutor da lei, foi propor-lhe esta questão, para o tentar:

— Mestre, qual o grande mandamento da lei?

— Jesus lhe respondeu: Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito. — Esse o maior e o primeiro mandamento. — E aqui está o segundo, que é semelhante ao primeiro: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. — Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos. (S. MATEUS, cap. XXII, vv. 34 a 40.)

Caridade e humildade, tal a senda única da salvação. Egoísmo e orgulho, tal a da perdição. Este princípio se acha formulado nos seguintes precisos termos: “Amarás a Deus de toda a tua alma e a teu próximo como a ti mesmo; toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.” E, para que não haja equívoco sobre a interpretação do amor de Deus e do próximo, acrescenta: “E aqui está o segundo mandamento que é semelhante ao primeiro” , isto é, que não se pode verdadeiramente amar a Deus sem amar o próximo, nem amar o próximo sem amar a Deus. Logo, tudo o que se faça contra o próximo o mesmo é que fazê-lo contra Deus. Não podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todos os deveres do homem se resumem nesta máxima:

🪴🌵🪴
FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XV, itens 4 e 5.)
🪴🌵🪴

NÃO DESPREZES


Em vez de pedires mais, agradece o que tens.

Muitos lutam com provas bem maiores que as tuas.

Outros tudo dariam para serem quem és.

Se não te falta o pão, do que é que reclamas?

Se dispões de saúde, o que estás lamentando?

Não desprezes as bênçãos que usufruís e não vês.

🪴🌵🪴
Irmão José (psic. Carlos Baccelli - do livro "A Face do Amor")
🪴🌵🪴

Na hora da irritação


Na hora da irritação que te ocorra:

não grites;
não escrevas;
não prometas;
não te ausentes;
não compres;
não vendas;
não te agites;
não opines;
não gracejes;
e não reclames.

Recolhe-te ao silêncio por alguns minutos, e entrega-te à oração, rogando o auxílio da Providência Divina.

Sentirás, então, que a crise te haverá deixado e retomarás a normalidade da própria vida, para reger com segurança as próprias decisões.

🪴🌵🪴
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Luz e vida
🪴🌵🪴

Tranquilizante


Não são os problemas da vida em si que nos agravam a tensão nervosa. São as questões-satélites que nascem de nossas dificuldades para aceitá-los.

Quantas vezes, pervagamos na Terra, sofrendo emoções desequilibradas, diante de companheiros queridos que não desejam, por agora, o nosso modo de ser? E em quantas outras nos atormentamos inutilmente, perante obstáculos complexos que claramente não nos será possível liquidar em apenas um dia?

Entretanto, observemos:

enfermidades aparecerão sempre no mundo, pedindo tratamento e não inconformidade para as melhoras precisas;

entes amados em luta são telas de rotina, solicitando entendimento e não atitudes condenatórias para alcançarem o reequilíbrio;

erros nossos e faltas alheias fazem parte do nosso aprendizado na escola da experiência, exigindo calma e não censura para serem retificados;

tentações são inevitáveis, em todos os sentidos, nos climas de atividade indispensáveis à nossa formação de resistência, reclamando serenidade e não agitação para serem extintas.

Em todas as situações aflitivas, use a prece como sendo o nosso melhor tranquilizante no campo do espírito.

E quando problemas apareçam, não se deixe arrastar nas labaredas da angústia. Você pode ficar em paz. Para isso, basta que você trabalhe e deixe Deus decidir.

🪴🌵🪴
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Busca e acharás
🪴🌵🪴