sábado, 13 de janeiro de 2024

Controle o tom



Controle o tom de sua voz!

Já verificou como é desagradável quando alguém se dirige a você em tom áspero?

Pois faça aos outros o que gosta que os outros façam a você.

Mesmo quando repreender, faça-o com voz calma e educada, como gostaria que o repreendessem quando você erra.

Lembre-se de que, em geral, somos odiados ou amados, de acordo com o tom de voz que empregamos.

🌱🌺🌱
Carlos Pastorino
Obra: Minutos de sabedoria 
🌱🌺🌱

13 de Janeiro

Sem fé você não pode trilhar este caminho espiritual.

Sem confiança não existe amor, e sem amor a vida é vazia.

Abra seu coração e mantenha o amor fluindo, sem se importar se a vida parece difícil na superfície.

Erga-se acima de suas condições e circunstâncias externas, adentre as regiões onde tudo é luz, tudo é paz, tudo é perfeição e não há cisão.

Você deve fazer sua escolha e agir.

Não permita que nenhum fator externo o demova.

Lembre-se que depois da tempestade, vem a bonança.

Aprenda a voar como um pássaro. sempre, sempre para cima, cantando cânticos de louvor e gratidão.

Não permaneça ancorado às maneiras tradicionais do mundo, ao materialismo da vida.

Somente o caminho do Espírito tem importância.

Comece agora a viver pelo Espirito e caminhe nos caminhos do Espirito.

🌱🌺🌱
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌱🌺🌱




 


🌱🌺🌱

MENSAGEM DO ESE:

Simplicidade e pureza de coração

Bem-aventurados os que têm puro o coração, porquanto verão a Deus. (S. Mateus, cap. V, v. 8.)

Apresentaram-lhe então algumas crianças, a fim de que ele as tocasse, e, como seus discípulos afastassem com palavras ásperas os que lhas apresentavam, Jesus, vendo isso, zangou-se e lhes disse:

“Deixai que venham a mim as criancinhas e não as impeçais, porquanto o reino dos céus é para os que se lhes assemelham. — Digo-vos, em verdade, que aquele que não receber o reino de Deus como uma criança, nele não entrará.” — E, depois de as abraçar, abençoou-as, impondo-lhes as mãos. (S. MARCOS, cap. X, vv. 13 a 16.)

A pureza do coração é inseparável da simplicidade e da humildade. Exclui toda idéia de egoísmo e de orgulho. Por isso é que Jesus toma a infância como emblema dessa pureza, do mesmo modo que a tomou como o da humildade.

Poderia parecer menos justa essa comparação, considerando-se que o Espírito da criança pode ser muito antigo e que traz, renascendo para a vida corporal, as imperfeições de que se não tenha despojado em suas precedentes existências. Só um Espírito que houvesse chegado à perfeição nos poderia oferecer o tipo da verdadeira pureza. É exata a comparação, porém, do ponto de vista da vida presente, porquanto a criancinha, não havendo podido ainda manifestar nenhuma tendência perversa, nos apresenta a imagem da inocência e da candura. Daí o não dizer Jesus, de modo absoluto, que o reino dos céus é para elas, mas para os que se lhes assemelhem.

Pois que o Espírito da criança já viveu, por que não se mostra, desde o nascimento, tal qual é? Tudo é sábio nas obras de Deus. A criança necessita de cuidados especiais, que somente a ternura materna lhe pode dispensar, ternura que se acresce da fraqueza e da ingenuidade da criança. Para uma mãe, seu filho é sempre um anjo e assim era preciso que fosse, para lhe cativar a solicitude. Ela não houvera podido ter-lhe o mesmo devotamento, se, em vez da graça ingênua, deparasse nele, sob os traços infantis, um caráter viril e as idéias de um adulto e, ainda menos, se lhe viesse a conhecer o passado.

Aliás, faz-se necessário que a atividade do princípio inteligente seja proporcionada à fraqueza do corpo, que não poderia resistir a uma atividade muito grande do Espírito, como se verifica nos indivíduos grandemente precoces. Essa a razão por que, ao aproximar-se-lhe a encarnação, o Espírito entra em perturbação e perde pouco a pouco a consciência de si mesmo, ficando, por certo tempo, numa espécie de sono, durante o qual todas as suas faculdades permanecem em estado latente. É necessário esse estado de transição para que o Espírito tenha um novo ponto de partida e para que esqueça, em sua nova existência, tudo aquilo que a possa entravar. Sobre ele, no entanto, reage o passado. Renasce para a vida maior, mais forte, moral e intelectualmente, sustentado e secundado pela intuição que conserva da experiência adquirida.

A partir do nascimento, suas idéias tomam gradualmente impulso, à medida que os órgãos se desenvolvem, pelo que se pode dizer que, no curso dos primeiros anos, o Espírito é verdadeiramente criança, por se acharem ainda adormecidas as idéias que lhe formam o fundo do caráter. Durante o tempo em que seus instintos se conservam amodorrados, ele é mais maleável e, por isso mesmo, mais acessível às impressões capazes de lhe modificarem a natureza e de fazê-lo progredir, o que torna mais fácil a tarefa que incumbe aos pais.

O Espírito, pois, enverga temporariamente a túnica da inocência e, assim, Jesus está com a verdade, quando, sem embargo da anterioridade da alma, toma a criança por símbolo da pureza e da simplicidade.

🌱🌺🌱
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VIII, itens 1 a 4.)
🌱🌺🌱

Isso é da lei de Deus


Tolera, construindo todo o bem que puderes.

Não exijas dos outros dons que ainda te faltam.

Erros nos companheiros poderiam ser nossos.

Aceita as provações por exames de fé.

Trarás contigo a paz que fizeres nos outros.

Temos sempre o que damos.

Isso é da Lei de Deus.

🌱🌺🌱
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Tocando o barco
🌱🌺🌱

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Carta a um jovem


Diversos amigos espirituais procuram estimular-lhe as energias na sementeira de renovação interior ao clima abençoado do Evangelho.

Não cultive qualquer sombra de dúvida no coração.

O trabalho é uma estrada luminosa e alegre na direção da vitória com o bem.

E, nesse sentido, a sua alma de semeador da Boa Nova vem encontrando júbilos diferentes na marcha para os cimos da libertação.

Não descreia da sua possibilidade de realização com o Cristo. Nosso maior enigma na carne é a desintegração de certas algemas pesadas que nos jungem a concepções individuais por nós cristalizadas, apaixonadamente, nos círculos do tempo.  Sentimos a revelação do Céu, mas conservamo-nos presos a determinados sistemas de luta na Terra e entre a esperança e a construção do novo destino despendemos anos a fio, porquanto nem sempre adquirimos a coragem precisa para avançar.

Não se acredite, porém, encarcerado nas limitações dessa natureza. Seu Espírito tem sabido criar um novo campo de ação, dentro de si mesmo, para levantar voos novos no porvir iluminado pelo Cristianismo redivivo.

Não guarde inquietações, contudo, em sua jornada para os nossos objetivos fundamentais. O esforço de cada dia é o ascendente legítimo da coroa do êxito no século. Cada um de nós aproveitará os minutos, santificando-os com o serviço renovador, se desejamos alcançar as obras que nos comprometemos a realizar.  Companheiros de sua condição, que podem contemplar a verdade, em pleno roteiro juvenil, podem concretizar alta percentagem do nosso idealismo espiritista-cristão no mundo.

Não vemos no movimento que vocês, os irmãos mais jovens, realizam uma excursão à esfera das imagens sem consistência ou dos sonhos inúteis, em que a demagogia ardente, compreensível nos corações menos experimentados, pretenda estabelecer linhas divisórias entre a mocidade e a velhice, consideradas na expressão carnal da vida terrestre, mas sim larga cruzada de educação, onde a educação pode, realmente, plasmar sublimes milagres para o mundo regenerado de amanhã. Observamos na sementeira que vocês intensificam a promessa do futuro pelo trabalho preparatório do presente. Em razão disso, consideramos que o seu coração, integrado nesse abençoado esforço, conseguirá atingir grandes edificações no porvir com o aproveitamento valioso da oportunidade de aprender e agir, trabalhar e servir pelo triunfo brilhante da causa divina da humanidade, que é, portanto, a nossa própria causa.

Auxilie os irmãos de tarefa, colaborando consigo mesmo, no erguimento da luz acima das sombras e do bem sobre a imperfeição.

Não há juventude ou velhice segundo o conceito humano. Há moços que se revelam em plena senectude pelo abatimento espiritual e pela ansiedade inoperante com que comparecem diante do altar da vida, e anciãos que se mostram maravilhosamente rejuvenescidos pelo espírito de trabalho e pelo entusiasmo com que aceitam as dificuldades e os desafios da vida.

Conquistemos, pois, visão, meu amigo, para que a Terra nos confie a divina herança a que nos achamos destinados. Dilatemos a nossa capacidade de receber as bençãos do Infinito, descerrando novos horizontes dentro de nossas próprias almas, a fim de que nosso “eu” encontre a necessária sublimação para refletir os desígnios do eterno e compassivo Senhor.

Coloque o seu ideal de crescer mentalmente com o Cristo acima de todas as preocupações de natureza terrestre e não nos esqueçamos de que a nossa tarefa, no momento, é a de educar em todos os setores, através da boa vontade, do estímulo fraternal, da caridade incessante e da cultura enobrecedora, entre jovens, velhos e crianças.  E consagrando as nossas horas à obra do aperfeiçoamento espiritual, em nós e fora de nós, sob os padrões do Cristo, nosso Mestre e Amigo celestial, esperemos por ele, cada dia, no abençoado trabalho de nossa redenção. 

🌱🌺🌱
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Cartas do Alto
🌱🌺🌱

12 de janeiro

Quando uma criancinha que está aprendendo a andar cai, ela não se desencoraja, mas levanta e tenta vezes seguidas até dominar a arte de andar.

O mesmo acontece com a vida espiritual.

Não permita, em nenhum momento, que aparentes derrotas desencorajem seu progresso no caminho espiritual. Se você cair, simplesmente levante-se e tente outra vez.

Não se contente em ficar mergulhado em autopiedade, dizendo que não dá para continuar e que a vida é muito difícil.

Sua atitude deve ser sempre de absoluta certeza interior que, depois que seus pés estiverem firmes no caminho espiritual, você atingirá sua meta no final, não importando os obstáculos que você encontrar no percurso.

Você descobrirá que o tempo que você passar sozinho em silêncio vai recarregá-lo espiritualmente e ajudá-lo a encarar o que aparecer à sua frente sem hesitação ou temor.

É por isso que o tempo que você passa coMigo cada manhã fortifica-o para o que quer que seja que o dia possa trazer.

🌱🌺🌱
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌱🌺🌱









🌱🌺🌱

MENSAGEM DO ESE:

Injúrias e violências

Bem-aventurados os que são brandos, porque possuirão a Terra. (S. MATEUS, cap. V, v. 4.)

Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus. (Id., v. 9.)
Sabeis que foi dito aos antigos: Não matareis e quem quer que mate merecerá condenação pelo juízo. — Eu, porém, vos digo que quem quer que se puser em cólera contra seu irmão merecerá condenado no juízo; que aquele que disser a seu irmão: Raca, merecerá condenado pelo conselho; e que aquele que lhe disser: És louco, merecerá condenado ao fogo do inferno. (Id., vv. 21 e 22.)

Por estas máximas, Jesus faz da brandura, da moderação, da mansuetude, da afabilidade e da paciência, uma lei. Condena, por conseguinte, a violência, a cólera e até toda expressão descortês de que alguém possa usar para com seus semelhantes. Raca, entre os hebreus, era um termo desdenhoso que significava homem que não vale nada, e se pronunciava cuspindo e virando para o lado a cabeça. Vai mesmo mais longe, pois que ameaça com o fogo do inferno aquele que disser a seu irmão: És louco.

Evidente se torna que aqui, como em todas as circunstâncias, a intenção agrava ou atenua a falta; mas, em que pode uma simples palavra revestir-se de tanta gravidade que mereça tão severa reprovação? É que toda palavra ofensiva exprime um sentimento contrário à lei do amor e da caridade que deve presidir às relações entre os homens e manter entre eles a concórdia e a união; é que constitui um golpe desferido na benevolência recíproca e na fraternidade que entretém o ódio e a animosidade; é, enfim, que, depois da humildade para com Deus, a caridade para com o próximo é a lei primeira de todo cristão.

Mas, que queria Jesus dizer por estas palavras: “Bem-aventurados os que são brandos, porque possuirão a Terra”, tendo recomendado aos homens que renunciassem aos bens deste mundo e havendo-lhes prometido os do céu?
Enquanto aguarda os bens do céu, tem o homem necessidade dos da Terra para viver. Apenas, o que ele lhe recomenda é que não ligue a estes últimos mais importância do que aos primeiros.

Por aquelas palavras quis dizer que até agora os bens da Terra são açambarcados pelos violentos, em prejuízo dos que são brandos e pacíficos; que a estes falta muitas vezes o necessário, ao passo que outros têm o supérfluo. Promete que justiça lhes será feita, assim na Terra como no céu, porque serão chamados filhos de Deus. Quando a Humanidade se submeter à lei de amor e de caridade, deixará de haver egoísmo; o fraco e o pacífico já não serão explorados, nem esmagados pelo forte e pelo violento. Tal a condição da Terra, quando, de acordo com a lei do progresso e a promessa de Jesus, se houver tornado mundo ditoso, por efeito do afastamento dos maus.

🌱🌺🌱
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IX, itens 1 a 5.)
🌱🌺🌱

Em Torno de Ti


Em derredor de ti, encontrarás sempre, no mundo, a escola de aperfeiçoamento espiritual em que te matriculaste, através do berço físico.
*
Por muito sacrifício te custe a convivência com aqueles aos quais o mundo te vinculou pela força da consanguinidade, não te afastes deles, senão quando as circunstâncias da vida, expressando os desígnios superiores das Leis que nos regem, te determinem alterações e mudanças.
*
A universidade é uma construção da inteligência.
*
Cada aluno que se habilita a certa faixa profissional terá obrigatoriamente partilhado, por tempo longo, do clima de professores e colegas, os mais diversos entre si, para a obtenção dos valores culturais que demanda.
*
O LAR é um conquista do sentimento.
*
Cada coração que integra a família nele sediada se candidata à aquisição de recursos determinados e partilhará consequentemente, por tempo dilatado, das experiências daqueles que se lhes categorizam na posição de parentes, a fim de que possa atingir as qualidades que procura.
*
Se problemas e provações te gravam os dias, no instituto doméstico, aconselha-te com a fé em Deus e guarda a paciência no aprendizado que atravessas.
***
Respeita os pais que te patrocinaram o nascimento; entretanto, se não te correspondem ao devotamento, compadece-te deles e não lhes sonegues o acatamento e a gratidão de que se te fazem credores.
***
Educa os filhos que o mundo te confiou; no entanto, se não te mostram afeto, compadece-te deles e não lhes recuses a bênção de paz da qual necessitam para serem felizes, conquanto nem sempre consideres justo armá-los de forças monetárias, capazes de aniquilar-lhes o
ensejo de elevação e serviço.
***
Sejam quais forem as notas discordantes que te cerquem no Lar ou no grupo de trabalho,
compadece-te dos companheiros que ainda não entendam a mensagem de fraternidade e continua a demonstrar-lhes bondade e tolerância, porque os Poderes Maiores, que nos conduzem os destinos, certamente nos observam o comportamento nas lições em que nos encontramos para a conquista do perfeito AMOR.

🌱🌺🌱
EMMANUEL
Chico Xavier
Obra: Calma
🌱🌺🌱

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Lógica espírita


A Lei de Deus permite:

que desfrutemos tantas posses, quantas sejamos capazes de reter honestamente, mas espera estejamos agindo com elas, em benefício dos outros;

que tenhamos tanta cultura, quanto os recursos da própria inteligência no-lo permitam, mas espera nos empenhemos a converte-la em realização no bem de todos;

 que sejamos felizes, mas espera busquemos fazer a felicidade dos semelhantes;

que sejamos amados, mas espera nos transformemos em amor para os nossos irmãos;

que solucionemos as nossas necessidades, mas espera que não venhamos a prejudicar ninguém, no campo dos deveres em que nos achamos comprometidos;

que sejamos desculpados em nossas faltas, mas espera perdoemos sem condições as ofensas que se nos façam;

que usufruamos os bens do Universo, mas espera nos mostremos prontos a reparti-los sempre que necessário;

 que se pense ou fale mal de nós, tanto quanto se queira, nos círculos de nossa convivência, mas espera nos devotemos a guardar a consciência tranquila;

que erremos, em nossa condição de almas imperfeitas ainda, mas espera que na base de nossos fracassos permaneça brilhando a luz da boa intenção…

 Enfim, a Lei de Deus permite sejamos quem somos, mas nos apoia ou desapoia, abate ou exalta, corrige ou favorece pelo que somos, através do que fazemos de nós, porque Deus não cogita daquilo que parece mas daquilo que é.

🌿🌹🌿
Albino Teixeira
Chico Xavier
Obra: Caminho espírita
🌿🌹🌿

11 de janeiro

São muitos os caminhos, mas a meta é uma só.

Para atingir essa meta existem caminhos fáceis e caminhos difíceis.

Existe a estrada reta e a estrada sinuosa que passa por muitos atalhos antes de chegar lá.

A escolha é sempre do indivíduo.

Você é absolutamente livre para escolher seu próprio caminho.

Portanto, procure e siga o seu, mesmo que no fim você perceba que desperdiçou tempo seguindo pela estrada sinuosa quando poderia facilmente ter tomado a estrada reta.

Você sabe para onde está indo e o que está fazendo?

Você sabe que está no lugar certo e em paz consigo mesmo?

É importante que você questione o seu coração e descubra, porque você não pode dar o melhor de si mesmo se você não estiver no seu lugar certo, fazendo com alegria e amor o que você sabe que deveria estar fazendo.

🌿🌹🌿
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌿🌹🌿




 


🌿🌹🌿

MENSAGEM DO ESE:

A ingratidão dos filhos e os laços de família (II)

Ó espíritas! compreendei agora o grande papel da Humanidade; compreendei que, quando produzis um corpo, a alma que nele encarna vem do espaço para progredir; inteirai-vos dos vossos deveres e ponde todo o vosso amor em aproximar de Deus essa alma; tal a missão que vos está confiada e cuja recompensa recebereis, se fielmente a cumprirdes. Os vossos cuidados e a educação que lhe dareis auxiliarão o seu aperfeiçoamento e o seu bem-estar futuro.

Lembrai-vos de que a cada pai e a cada mãe perguntará Deus: Que fizestes do filho confiado à vossa guarda? Se por culpa vossa ele se conservou atrasado, tereis como castigo vê-lo entre os Espíritos sofredores, quando de vós dependia que fosse ditoso. Então, vós mesmos, assediados de remorsos, pedireis vos seja concedido reparar a vossa falta; solicitareis, para vós e para ele, outra encarnação em que o cerqueis de melhores cuidados e em que ele, cheio de reconhecimento, vos retribuirá com o seu amor.

Não escorraceis, pois, a criancinha que repele sua mãe, nem a que vos paga com a ingratidão; não foi o acaso que a fez assim e que vo-la deu. Imperfeita intuição do passado se revela, do qual podeis deduzir que um ou outro já odiou muito, ou foi muito ofendido; que um ou outro veio para perdoar ou para expiar. Mães! abraçai o filho que vos dá desgostos e dizei convosco mesmas: Um de nós dois é culpado. Fazei-vos merecedoras dos gozos divinos que Deus conjugou à maternidade, ensinando aos vossos filhos que eles estão na Terra para se aperfeiçoar, amar e bendizer. Mas oh! muitas dentre vós, em vez de eliminar por meio da educação os maus princípios inatos de existências anteriores, entretêm e desenvolvem esses princípios, por uma culposa fraqueza, ou por descuido, e, mais tarde, o vosso coração, ulcerado pela ingratidão dos vossos filhos, será para vós, já nesta vida, um começo de expiação.

A tarefa não é tão difícil quanto vos possa parecer. Não exige o saber do mundo. Podem desempenhá-la assim o ignorante como o sábio, e o Espiritismo lhe facilita o desempenho, dando a conhecer a causa das imperfeições da alma humana.

Desde pequenina, a criança manifesta os instintos bons ou maus que traz da sua existência anterior. A estudá-los devem os pais aplicar-se. Todos os males se originam do egoísmo e do orgulho. Espreitem, pois, os pais os menores indícios reveladores do gérmen de tais vícios e cuidem de combatê-los, sem esperar que lancem raízes profundas. Façam como o bom jardineiro, que corta os rebentos defeituosos à medida que os vê apontar na árvore. Se deixarem se desenvolvam o egoísmo e o orgulho, não se espantem de serem mais tarde pagos com a ingratidão. Quando os pais hão feito tudo o que devem pelo adiantamento moral de seus filhos, se não alcançam êxito, não têm de que se inculpar a si mesmos e podem conservar tranqüila a consciência. À amargura muito natural que então lhes advém da improdutividade de seus esforços, Deus reserva grande e imensa consolação, na certeza de que se trata apenas de um retardamento, que concedido lhes será concluir noutra existência a obra agora começada e que um dia o filho ingrato os recompensará com seu amor.

🌹🌿🌹
(Cap. XIII, nº 19.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIV, item 9.)
🌹🌿🌹

Não lastimes


Não lamentes na vida
Aquilo que perdeste.

O desgosto sofrido
Abriu-te estrada nova.

Segue através da senda
Que a prova te mostrou.

Renova o pensamento,
Larga-te do passado.

Trabalha e busca a frente,
Não chores, nem recues.

E entenderás que Deus
Dá-nos sempre o melhor.

🌿🌹🌿
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Tocando o barco
🌿🌹🌿

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

O capital dos minutos


No tamanho da Terra, em toda parte, surge a erva daninha.

Aqui, chama-se tiririca, além é joio imprestável, mais adiante guarda o nome de escalracho destruidor.

No fundo, é sempre mato inculto, impedindo a germinação da boa semente e consumindo a vitalidade do solo.

Extensos tratos de gleba proveitosa permanecem dominados por essa relva improdutiva e renascente, onde tanta árvore generosa poderia crescer e produzir para a alegria e segurança de todos.

Referimo-nos a esse elemento invasor para lembrar o vosso valioso capital dos minutos.

Quanta felicidade poderemos plantar com a benção de meia hora? Quanto estudo nobre investir-nos-á na posse de elevados conhecimentos com apenas alguns instantes de leitura e reflexão?

Dez minutos na conversação digna ou na visita confortadora podem operar a renovação de muitos destinos. Um quarto de hora na assistência aos enfermos ou no trabalho gratuito em favor do próximo consegue prodígios na vitória do bem.

Entretanto, contra a plantação de semelhantes recursos nas leiras do tempo, encontramos a tiririca da maledicência, o joio do azedume verbal e o escalracho das críticas ociosas fantasiadas de interesse pela salvação apressada dos outros...

No fundo, porém, é sempre a conversa inútil que aniquila as mais nobres oportunidades de serviço e progresso.

Não olvidemos o capital dos minutos, a riqueza capaz de comprar-nos a sublimação para a vida eterna, se atendermos à edificação da verdadeira fraternidade.

E com os talentos do amor e da fé, procuremos servir sem repouso, recordando a afirmação do Mestre Divino:

“Meu Pai trabalha até hoje e eu trabalho também”.

🌺🪴🌺
Autor: Scheilla
Psicografia de Chico Xavier
🌺🪴🌺

10 de janeiro

Aprenda a procurar pelas respostas em seu interior.

Recolha-se na quietude e encontre as respostas no silêncio.

Não desanime se elas não vierem imediatamente.

Simplesmente espere por Mim e saiba que Minha sincronicidade é perfeita e está em perfeita harmonia com o ritmo de toda a criação.

Quando a vida não está correndo bem, é muito fácil largar tudo e tentar fugir, em vez de encarar suas responsabilidades, permitindo que quietude e confiança sejam sua força.

Procure a Minha vontade antes de tudo mais.

Quando você realmente Me amar, você terá vontade de realizar os Meus desejos, porque o amor quer fazer tudo pelo Amado.

Portanto, quando você escutar Minha serena e pequena voz bem dentro de você, faça tudo o que Eu lhe pedir por amor a Mim.

Saiba que Eu nunca o abandonarei nem renunciarei a você.

Saiba que somente o melhor surgirá do que você fizer por Mim.

🌺🪴🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🪴🌺

Como realizar o CULTO DO EVANGELHO NO LAR:


🌺🪴🌺





🌺🪴🌺

MENSAGEM DO ESE:

Moisés

Não penseis que eu tenha vindo destruir a lei ou os profetas: não os vim destruir, mas cumpri-los: — porquanto, em verdade vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se acha na lei esteja perfeitamente cumprido, enquanto reste um único iota e um único ponto. (S. MATEUS, cap. V, vv. 17 e 18.)

Na lei mosaica, há duas partes distintas: a lei de Deus, promulgada no monte Sinai, e a lei civil ou disciplinar, decretada por Moisés. Uma é invariável; a outra, apropriada aos costumes e ao caráter do povo, se modifica com o tempo.

A lei de Deus está formulada nos dez
mandamentos seguintes:

I. Eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tirei do Egito, da casa da servidão. Não tereis, diante de mim, outros deuses estrangeiros. — Não fareis imagem esculpida, nem figura alguma do que está em cima do céu, nem embaixo na Terra, nem do que quer que esteja nas águas sob a terra. Não os adorareis e não lhes prestareis culto soberano.

II. Não pronunciareis em vão o nome do Senhor, vosso Deus.

III. Lembrai-vos de santificar o dia do sábado.

IV. Honrai a vosso pai e a vossa mãe, a fim de viverdes longo tempo na terra que o Senhor vosso Deus vos dará.

V. Não mateis.

VI. Não cometais adultério.

VII. Não roubeis.

VIII. Não presteis testemunho falso contra o vosso próximo.

IX. Não desejeis a mulher do vosso próximo.

X. Não cobiceis a casa do vosso próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu asno, nem qualquer das coisas que lhe pertençam.

É de todos os tempos e de todos os países essa lei e tem, por isso mesmo, caráter divino. Todas as outras são leis que Moisés decretou, obrigado que se via a conter, pelo temor, um povo de seu natural turbulento e indisciplinado, no qual tinha ele de combater arraigados abusos e preconceitos, adquiridos durante a escravidão do Egito.

Para imprimir autoridade às suas leis, houve de lhes atribuir origem divina, conforme o fizeram todos os legisladores dos povos primitivos. A autoridade do homem precisava apoiar-se na autoridade de Deus; mas, só a idéia de um Deus terrível podia impressionar criaturas ignorantes, em as quais ainda pouco desenvolvidos se encontravam o senso moral e o sentimento de uma justiça reta. É evidente que aquele que incluíra, entre os seus mandamentos, este: “Não matareis; não causareis dano ao vosso próximo”, não poderia contradizer-se, fazendo da exterminação um dever. As leis mosaicas, propriamente ditas, revestiam, pois, um caráter essencialmente transitório.

🌺🪴🌺
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. I, itens 1 e 2.)
🌺🪴🌺

DECISÃO DE MÁGOA


Procura nada decidir sob o clima do sentimento de mágoa, porque, certamente, irás te arrepender da decisão que assim tiveres tomado, obedecendo a semelhante impulso.

Oriunda do ressentimento, o qual não consegues superar em tua capacidade de compreender atitudes que consideras de ingratidão, a mágoa sempre te induzirá a raciocinar no campo do revide.

Não te consintas, pois, em benefício de tua paz interior, nada decidir levado pelas tuas contrariedades de espírito, em face desta ou daquela escolha de quem, porventura, venha a te desapontar.

Na esteira das Vidas Sucessivas, muita necessidade de capitulação surge justamente da necessidade que alguém experimenta de voltar atrás, na tentativa de anular decisões precipitadas que tomou, inclusive, com prejuízo de tarefas espirituais de relevância.

Asserena-te antes de agir, porque, em muitas ocasiões, depois que agires, o arrependimento virá somente após todo o estrago já haver sido feito.

🌺🪴🌺
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: "Amai-vos uns aos outros"
🌺🪴🌺

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Razão para tolerar sempre


“Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.” — Jesus (Mateus, 5:7)

Certamente não te educarás e nem progredirás sem base nas ideias próprias, mas tão-somente a título de garantir as tuas opiniões nada lucrarás fazendo um inimigo.

 Estimas a liberdade de cunhar em palavras os teus pensamentos originais. Não será justo que os outros usufruam direito idêntico?

 Por muito estranhas ou intempestivas se façam as manifestações alheias, é impossível não encontres, através delas, um caminho para compreender e auxiliar.

Aqueles de quem hoje toleras, com paciência, insultos e irreflexões serão, provavelmente, amanhã os teus melhores amigos — os amigos a quem cativastes com os teus bons exemplos.

 Se te decides efetivamente a cumprir tarefas de amor ao pé dos semelhantes, não angariarás os recursos de que necessitas para a tua própria sustentação, sem que aprendas a suportar.

Sabes que o ofensor geralmente não conhece toda a extensão do mal de que é vítima. Por que haverias de adquirir-lhe a perturbação, entrando, voluntariamente, na faixa de desequilíbrio da qual se faz ele mostra lamentável?  Não ignoramos que a dor da pedrada recebida não se cura lançando outra pedra.

 Observa o arrependimento em que te martirizas depois de uma discussão no clima do azedume e encontrarás suficientes motivos para não te agastares, seja pelo que for, a benefício da saúde própria.

A pretexto de não cultivares intolerância, não digas que é preciso defender os teus brios, quando podes, perfeitamente, fazer isso com paciência e serenidade.  Recorda que a recomendação de se oferecer a face direita a quem nos ofenda a face esquerda veio diretamente de Jesus (Lc) e ao que sabemos até hoje ninguém surgiu na Terra com a grandeza e a dignidade do Cristo de Deus.

🌾🌹🌾
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Cartas do Alto
🌾🌹🌾

09 de janeiro

As almas que se entregam a Mim e que vivem, se movem e habitam na Minha luz, estão totalmente protegidas das forças destruidoras.

Por isso, não se curve sob os problemas do mundo ou sob as condições da humanidade.

Se você se curvar, não poderá ajudar, porque você se tornará parte do caos e da confusão reinantes no mundo.

À medida que a escuridão no mundo se torna mais densa, sua luz interior precisa aumentar em poder e força para que você possa sobrepujar o mundo e mostrar sua luz e vida eterna.

Não permita que nada negativo esmaeça a sua luz, mas deixe que ela irradie em você.

A luz interior não pode ser extinta por nenhuma força exterior, mas deve permanecer sempre acesa e brilhante, quaisquer que sejam as condições.

Com seu exemplo vivo você pode ajudar a transformar a escuridão em luz. Mantenha-se sempre em contato coMigo e permita que Eu o inspire de todas as maneiras.

🌾🌹🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾🌹🌾





🌾🌹🌾

Mensagem do ESE:

O necessário para o Espírito para ser salvo. Parábola do bom samaritano.

Ora, quando o filho do homem vier em sua majestade, acompanhado de todos os anjos, sentar-se-á no trono de sua glória; — reunidas diante dele todas as nações, separará uns dos outros, como o pastor separa dos bodes as ovelhas, — e colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda. Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do reino que vos foi preparado desde o princípio do mundo; — porquanto, tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; careci de teto e me hospedastes; — estive nu e me vestistes; achei-me doente e me visitastes; estive preso e me fostes ver.

Então, responder-lhe-ão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? — Quando foi que te vimos sem teto e te hospedamos; ou despido e te vestimos? — E quando foi que te soubemos doente ou preso e fomos visitar-te? — O Rei lhes responderá:
Em verdade vos digo, todas as vezes que isso fizestes a um destes mais pequeninos dos meus irmãos, foi a mim mesmo que o fizestes.

Dirá em seguida aos que estiverem à sua esquerda: Afastai-vos de mim, malditos; ide para o fogo eterno, que foi preparado para o diabo e seus anjos; — porquanto, tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber; precisei de teto e não me agasalhastes; estive sem roupa e não me vestistes; estive doente e no cárcere e não me visitastes.

Também eles replicarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome e não te demos de comer, com sede e não te demos de beber, sem teto ou sem roupa, doente ou preso e não te assistimos? — Ele então lhes responderá: Em verdade vos digo: todas a vezes que faltastes com a assistência a um destes mais pequenos, deixastes de tê-la para comigo mesmo. E esses irão para o suplício eterno, e os justos para a vida eterna. (S. MATEUS, cap. XXV, vv. 31 a 46.)

Então, levantando-se, disse-lhe um doutor da lei, para o tentar: Mestre, que preciso fazer para possuir a vida eterna? — Respondeu-lhe Jesus: Que é o que está escrito na lei? Que é o que lês nela? — Ele respondeu: Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma, com todas as tuas forças e de todo o teu espírito, e a teu próximo como a ti mesmo. — Disse-lhe Jesus: Respondeste muito bem; faze isso e viverás. Mas, o homem, querendo parecer que era um justo, diz a Jesus:
Quem é o meu próximo?

Jesus, tomando a palavra, lhe diz: Um homem, que descia de Jerusalém para Jericó, caiu em poder de ladrões, que o despojaram, cobriram de ferimentos e se foram, deixando-o semimorto. — Aconteceu em seguida que um sacerdote, descendo pelo mesmo caminho, o viu e passou adiante. — Um levita, que também veio àquele lugar, tendo-o observado, passou igualmente adiante. — Mas, um samaritano que viajava, chegando ao lugar onde jazia aquele homem e tendo-o visto, foi tocado de compaixão. — Aproximou-se dele, deitou-lhe óleo e vinho nas feridas e as pensou; depois, pondo-o no seu cavalo, levou-o a uma hospedaria e cuidou dele. — No dia seguinte tirou dois denários e os deu ao hospedeiro, dizendo: Trata muito bem deste homem e tudo o que despenderes a mais, eu te pagarei quando regressar.

Qual desses três te parece ter sido o próximo daquele que caíra em poder dos ladrões? — O doutor respondeu: Aquele que usou de misericórdia para com ele. — Então, vai, diz Jesus, e faze o mesmo. (S. LUCAS, cap. X, vv. 25 a 37.)

Toda a moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, isto é, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho. Em todos os seus ensinos, ele aponta essas duas virtudes como sendo as que conduzem à eterna felicidade:

Bem-aventurados, disse, os pobres de espírito, isto é, os humildes, porque deles é o reino dos céus; bem-aventurados os que têm puro o coração; bem-aventurados os que são brandos e pacíficos; bem-aventurados os que são misericordiosos; amai o vosso próximo como a vós mesmos; fazei aos outros o que quereríeis vos fizessem; amai os vossos inimigos; perdoai as ofensas, se quiserdes ser perdoados; praticai o bem sem ostentação; julgai-vos a vós mesmos, antes de julgardes os outros.

Humildade e caridade, eis o que não cessa de recomendar e o de que dá, ele próprio, o exemplo. Orgulho e egoísmo, eis o que não se cansa de combater. E não se limita a recomendar a caridade; põe-na claramente e em termos explícitos como condição absoluta da felicidade futura.

No quadro que traçou do juízo final, deve-se, como em muitas outras coisas, separar o que é apenas figura, alegoria. A homens como os a quem falava, ainda incapazes de compreender as questões puramente espirituais, tinha ele de apresentar imagens materiais chocantes e próprias a impressionar. Para melhor apreenderem o que dizia, tinha mesmo de não se afastar muito das idéias correntes, quanto à forma, reservando sempre ao porvir a verdadeira interpretação de suas palavras e dos pontos sobre os quais não podia explicar-se claramente. Mas, ao lado da parte acessória ou figurada do quadro, há uma idéia dominante: a da felicidade reservada ao justo e da infelicidade que espera o mau.

Naquele julgamento supremo, quais os considerandos da sentença? Sobre que se baseia o libelo? Pergunta, porventura, o juiz se o inquirido preencheu tal ou qual formalidade, se observou mais ou menos tal ou qual prática exterior? Não; inquire tão-somente de uma coisa: se a caridade foi praticada, e se pronuncia assim: Passai à direita, vós que assististes os vossos irmãos; passai à esquerda, vós que fostes duros para com eles. Informa-se, por acaso, da ortodoxia da fé? Faz qualquer distinção entre o que crê de um modo e o que crê de outro? Não, pois Jesus coloca o samaritano, considerado herético, mas que pratica o amor do próximo, acima do ortodoxo que falta com a caridade. Não considera, portanto, a caridade apenas como uma das condições para a salvação, mas como a condição única. Se outras houvesse a serem preenchidas, ele as teria declinado. Desde que coloca a caridade em primeiro lugar, é que ela implicitamente abrange todas as outras: a humildade, a brandura, a benevolência, a indulgência, a justiça, etc., e porque é a negação absoluta do orgulho e do egoísmo.

🌹🌾🌹
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XV, itens 1 a 3.)
🌹🌾🌹

Deus sabe


O mundo talvez ignore as dificuldades que enfrentas.

Mesmo assim, não te revoltes contra o mundo.

Deus sabe das lutas que travas na Terra.

É provável que os familiares te cerquem de incompreensão.

Mesmo assim, não te revoltes com os parentes difíceis.

Deus sabe das provas que enfrentas no lar.

É possível que a enfermidade te visite o corpo.

Mesmo assim, não te revoltes contra a doença.

Deus sabe das dores que carregas no veículo físico.

Diante das lutas, incompreensões e dores que a vida na Terra possa te apresentar, não te revoltes, nem desanimes.

Confia em Deus e age no Bem, porque Deus sabe o que se passa contigo e a ação no bem será sempre a garantia da conquista da paz imperecível.

🌾🌹🌾
Scheilla
Clayton B. Levy
🌾🌹🌾