sábado, 30 de março de 2024

O perdão na ótica de Chico Xavier



86 – O primeiro beneficiário do perdão é justamente aquele que o exercita.

Perdoar realmente é muito difícil. Quem consegue fazê-lo demonstra, sem dúvida, que caminhou bastante na senda evolutiva, ao ponto de já entesourar esse belo laurel no âmago de sua alma.

Sobre isso, ouça-se o que Chico tem a dizer, através da pena de Carlos A. Baccelli*:

“No meu ponto de vista, a virtude mais difícil de ser posta em prática é a do perdão; perdoar exige um esforço de autossuperação muito grande... Emmanuel me diz que quem aprende a perdoar tem caminho livre pela frente. Creio que, por este motivo, a derradeira lição de Jesus para a Humanidade foi a do perdão!... Ele a deixou por último, esperando o momento em que pudesse exemplificá-la... É claro que Ele se referira ao perdão em diversas oportunidades, mas, na hora da cruz, padecendo toda espécie de humilhação, o ensinamento de perdão foi gravado a fogo na consciência da Humanidade... Ninguém sofreu e perdoou como Ele!... O Espírito que adquirir a virtude do perdão não achará dificuldade em mais nada; haja o que houver, aconteça o que acontecer, ele saberá administrar a sua vida...

🌸🌴🌸
Obra: A Volta de Allan Kardec
Weimar Muniz de Oliveira
(*) O Evangelho de Chico Xavier. Carlos A. Baccelli. Casa Editora Espírita Pierre-Paul Didier.
🌸🌴🌸

30 de março

Nada acontece sem uma razão.

Há um padrão e um plano perfeitos orientando a unidade desta vida e você, sendo parte desta unidade, é também parte do padrão e do plano perfeitos.

Quando coisas estranhas acontecem em sua vida e você se pergunta o porquê, recolha-se e medite na maneira como tudo se encaixa, e você encontrará uma razão para tudo.

As razões podem ser inesperadas, mas aceite-as mesmo assim, aprenda com elas e não lute contra elas.

A vida deve ser vivida sem esforço. Uma flor não precisa se esforçar para desabrochar sob os raios de sol, portanto, por que você precisaria se esforçar para se abrir sob os raios do Meu amor infinito?

Se você se esforçar é por sua própria vontade e nada tem a ver com o padrão e o plano que tracei para você.

Simplicidade é Minha principal característica, portanto faça a vida simples. Mantenha-se em constante contato coMigo e observe-se desabrochando em Meu amor.

🌸🌴🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🌴🌸






🌸🌴🌸

MENSAGEM DO ESE:

Desigualdade das riquezas

A desigualdade das riquezas é um dos problemas que inutilmente se procurará resolver, desde que se considere apenas a vida atual. A primeira questão que se apresenta é esta: Por que não são igualmente ricos todos os homens? Não o são por uma razão muito simples: por não serem igualmente inteligentes, ativos e laboriosos para adquirir, nem sóbrios e previdentes para conservar. É, alias, ponto matematicamente demonstrado que a riqueza, repartida com igualdade, a cada um daria uma parcela mínima e insuficiente; que, supondo efetuada essa repartição, o equilíbrio em pouco tempo estaria desfeito, pela diversidade dos caracteres e das aptidões; que, supondo-a possível e durável, tendo cada um somente com que viver, o resultado seria o aniquilamento de todos os grandes trabalhos que concorrem para o progresso e para o bem-estar da Humanidade; que, admitido desse ela a cada um o necessário, já não haveria o aguilhão que impele os homens às grandes descobertas e aos empreendimentos úteis. Se Deus a concentra em certos pontos, é para que daí se expanda em quantidade suficiente, de acordo com as necessidades.

Admitido isso, pergunta-se por que Deus a concede a pessoas incapazes de fazê-la frutificar para o bem de todos. Ainda aí está uma prova da sabedoria e da bondade de Deus. Dando-lhe o livre-arbítrio, quis ele que o homem chegasse, por experiência própria, a distinguir o bem do mal e que a prática do primeiro resultasse de seus esforços e da sua vontade. Não deve o homem ser conduzido fatalmente ao bem, nem ao mal, sem o que não mais fora senão instrumento passivo e irresponsável como os animais. A riqueza é um meio de o experimentar moralmente. Mas, como, ao mesmo tempo, é poderoso meio de ação para o progresso, não quer Deus que ela permaneça longo tempo improdutiva, pelo que incessantemente a desloca. Cada um tem de possuí-la, para se exercitar em utilizá-la e demonstrar que uso sabe fazer dela. Sendo, no entanto, materialmente impossível que todos a possuam ao mesmo tempo, e acontecendo, além disso, que, se todos a possuíssem, ninguém trabalharia, com o que o melhoramento do planeta ficaria comprometido, cada um a possui por sua vez. Assim, um que não na tem hoje, já a teve ou terá noutra existência; outro, que agora a tem, talvez não na tenha amanhã. Há ricos e pobres, porque sendo Deus justo, como é, a cada um prescreve trabalhar a seu turno. A pobreza é, para os que a sofrem, a prova da paciência e da resignação; a riqueza é, para os outros, a prova da caridade e da abnegação.

Deploram-se, com razão, o péssimo uso que alguns fazem das suas riquezas, as ignóbeis paixões que a cobiça provoca, e pergunta-se: Deus será justo, dando-as a tais criaturas? E exato que, se o homem só tivesse uma única existência, nada justificaria semelhante repartição dos bens da Terra; se, entretanto, não tivermos em vista apenas a vida atual e, ao contrário, considerarmos o conjunto das existências, veremos que tudo se equilibra com justiça. Carece, pois, o pobre de motivo assim para acusar a Providência, como para invejar os ricos e estes para se glorificarem do que possuem. Se abusam, não será com decretos ou leis suntuárias que se remediará o mal. As leis podem, de momento, mudar o exterior, mas não logram mudar o coração; daí vem serem elas de duração efêmera e quase sempre seguidas de uma
reação mais desenfreada. A origem do mal reside no egoísmo e no orgulho: os abusos de toda espécie cessarão quando os homens se regerem pela lei da caridade.

🌸🌴🌸
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, item 8.)
🌸🌴🌸

Não se agaste


O que não possas concluir agora, não te seja motivo de agastamento.

Faze o possível em esforço e dedicação, no entanto, evita o aborrecimento que o aparente fracasso produz.

Quando alguma ação ultrapassa a tua capacidade de executa-la ou a circunstância não te permita fazê-la, cabe-te o dever da serenidade.

Quem faz o que lhe está ao alcance, realiza o máximo.

E o que não possas concluir agora, terminarás amanhã, se porfiares fiel ao compromisso.

🌸🌴🌸
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
Obra: Vida feliz
🌸🌴🌸

sexta-feira, 29 de março de 2024

Vida longa


Não deixes que pensamentos sombrios tomem conta de ti.

Não te alimentes de pessimismo.

Quantos acabam perdendo a identidade, no labirinto de seus medos?

Coloca-te nas mãos de Deus e confia.

Quem se recusa a viver por receio da morte aniquila-se por antecipação.

Sofres de uma doença incurável? Quem to disse?! Para Deus, o impossível não existe.

Assim como células sadias se enfermam, células doentes podem se regenerar.

Tumores aparecem e desaparecem em teu corpo, sem que percebas, todos os dias.

Árvores de tronco carcomido resistem por séculos...

Espécies animais consideradas extintas de repente ressurgem.

Movimenta as tuas forças mentais em teu benefício.

Em espírito, sobrepõe-te ao corpo, e terás vida longa.

🌵🌷🌵
Irmão José
Carlos A. Baccelli
Obra: Dias melhores
🌵🌷🌵

29 de março

Mantenha a vida o mais simples possível e aproveite plenamente as maravilhas e belezas simples que estão à sua volta para serem compartilhadas por todos, mas que muitas vezes passam despercebidas.

Seja como uma criança, capaz de enxergar e aproveitar as aparentemente insignificantes maravilhas da vida: a beleza de uma flor, o canto de um pássaro, a glória de um pôr de sol, os pingos de chuva escorrendo pelo vidro da janela.

São coisas tão simples e, no entanto, tão verdadeiramente lindas.

Basta você olhar para elas com olhos que realmente conseguem ver, e parar de se apressar pela vida afora de maneira a nem mesmo notar essas pequenas coisas.

Você consegue enxergar as Minhas maravilhas e belezas à sua volta?

Ou sua mente está tão cheia de cuidados e preocupações com o seu dia que você está caminhando cego, surdo e curvado, tão envolvido com seus próprios problemas que nada vê?

Por que não tentar hoje se manter alerta a tudo que está acontecendo à sua volta?

🌵🌷🌵
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌵🌷🌱


 





🌵🌷🌵

MENSAGEM DO ESE:

Caridade para com os criminosos

A verdadeira caridade constitui um dos mais sublimes ensinamentos que Deus deu ao mundo. Completa fraternidade deve existir entre os verdadeiros seguidores da sua doutrina. Deveis amar os desgraçados, os criminosos, como criaturas, que são, de Deus, às quais o perdão e a misericórdia serão concedidos, se se arrependerem, como também a vós, pelas faltas que cometeis contra sua Lei. Considerai que sois mais repreensíveis, mais culpados do que aqueles a quem negardes perdão e comiseração, pois, as mais das vezes, eles não conhecem Deus como o conheceis, e muito menos lhes será pedido do que a vós.

Não julgueis, oh! não julgueis absolutamente, meus caros amigos, porquanto o juízo que proferirdes ainda mais severamente vos será aplicado e precisais de indulgência para os pecados em que sem cessar incorreis. Ignorais que há muitas ações que são crimes aos olhos do Deus de pureza e que o mundo nem sequer como faltas leves considera?

A verdadeira caridade não consiste apenas na esmola que dais, nem, mesmo, nas palavras de consolação que lhe aditeis. Não, não é apenas isso o que Deus exige de vós. A caridade sublime, que Jesus ensinou, também consiste na benevolência de que useis sempre e em todas as coisas para com o vosso próximo. Podeis ainda exercitar essa virtude sublime com relação a seres para os quais nenhuma utilidade terão as vossas esmolas, mas que algumas palavras de consolo, de encorajamento, de amor, conduzirão ao Senhor supremo.

Estão próximos os tempos, repito-o, em que nesse planeta reinará a grande fraternidade, em que os homens obedecerão à lei do Cristo, lei que será freio e esperança e conduzirá as almas às moradas ditosas. Amai-vos, pois, como filhos do mesmo Pai; não estabeleçais diferenças entre os outros infelizes, porquanto quer Deus que todos sejam iguais; a ninguém desprezeis. Permite Deus que entre vós se achem grandes criminosos, para que vos sirvam de ensinamentos. Em breve, quando os homens se encontrarem submetidos às verdadeiras leis de Deus, já não haverá necessidade desses ensinos: todos os Espíritos impuros e revoltados serão relegados para mundos inferiores, de acordo com as suas inclinações.

Deveis, àqueles de quem falo, o socorro das vossas preces: é a verdadeira caridade. Não vos cabe dizer de um criminoso: “É um miserável; deve-se expurgar da sua presença a Terra; muito branda é, para um ser de tal espécie, a morte que lhe infligem.” Não, não é assim que vos compete falar. Observai o vosso modelo: Jesus. Que diria ele, se visse junto de si um desses desgraçados? Lamentá-lo-ia; considerá-lo-ia um doente bem digno de piedade; estender-lhe-ia a mão. Em realidade, não podeis fazer o mesmo; mas, pelo menos, podeis orar por ele, assistir-lhe o Espírito durante o tempo que ainda haja de passar na Terra. Pode ele ser tocado de arrependimento, se orardes com fé. É tanto vosso próximo, como o melhor dos homens; sua alma, transviada e revoltada, foi criada, como a vossa, para se aperfeiçoar; ajudai-o, pois, a sair do lameiro e orai por ele.

🌵🌷🌵
Isabel de França. (Havre, 1862.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XI, item 14.)
🌵🌷🌵

Quando


Quando te sentires na culminância do teu vigor físico, ora a Deus, pois, a doença poderá te surpreender e te deixar enfraquecido.

Quando te julgares na culminância do sucesso, ora a Deus, pois, a derrota poderá te mostrar o lado fraco da tua alma.

Quando te mirares na culminância de tua beleza, espalha luz, pois é fatal a derrocada do efêmero.

Quando te sentires na culminância do poder, faze tua alma serenar-se na prece, pois pode estar se aproximando o momento de seres vencido pela morte.

Quando te abastares na culminância da fortuna, divide-a, pois poderás ser, amanhã, um daqueles que experimentará a pobreza.

Quando a nobreza de títulos te situar nas culminâncias da sociedade, recolhe o melhor valor moral para chegares coroado ao mundo efetivo da alma.

Seja como for, o que for e onde estiveres, mantém-te na culminância do amor do Cristo para que todas as conquistas efetuadas sejam eternas.

🌵🌷🌵
Eulália Bueno
🌵🌷🌵

quinta-feira, 28 de março de 2024

Quem lê, atenda



Assim como as criaturas, em geral, converteram as produções sagradas da Terra em objeto de perversão dos sentidos, movimento análogo se verifica no mundo, com referência aos frutos do pensamento.


 Frequentemente as mais santas leituras são tomadas à conta de tempero emotivo, destinado às sensações renovadas que condigam com o recreio pernicioso ou com a indiferença pelas obrigações mais justas.

 Raríssimos são os leitores que buscam a realidade da vida. O próprio Evangelho tem sido para os imprevidentes e levianos vasto campo de observações pouco dignas.

 Quantos olhos passam por ele, apressados e inquietos, anotando deficiências da letra ou catalogando possíveis equívocos, a fim de espalharem sensacionalismo e perturbação?

 Alinham, com avidez, as contradições aparentes e tocam a malbaratar, com enorme desprezo pelo trabalho alheio, as plantas tenras e dadivosas da fé renovadora.

A recomendação de Jesus, no entanto, é infinitamente expressiva.

 É razoável que a leitura do homem ignorante e animalizado represente conjunto de ignominiosas brincadeiras, mas o espírito de religiosidade precisa penetrar a leitura séria, com real atitude de elevação.

O problema do discípulo do Evangelho não é o de ler para alcançar novidades emotivas ou conhecer a Escritura para transformá-la em arena de esgrima intelectual, mas, o de ler para atender a Deus, cumprindo-lhe a Divina Vontade.

🌱🌺🌱
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Vinha de luz
🌱🌺🌱

28 de março

EU SOU Espírito.

EU ESTOU em todos os lugares.

EU ESTOU em tudo.

Não há um só ponto onde EU não esteja.

Quando você compreender e aceitar este fato, você saberá que o reino do céu está em você e que você pode cessar sua busca e se recolher ao seu interior.

Lá você encontrará tudo que vem buscando.

Poucas almas hoje em dia fazem isso!

Elas estão muito ocupadas procurando respostas em todos os lugares, menos dentro de si mesmas.

Quando você puder aceitar que EU ESTOU em você, nunca mais você se sentirá só, nunca mais você terá que procurar no exterior pelas respostas aos seus problemas.

Mas quando surgir algo que necessita de resposta, procure a paz e quietude interiores, faça suas perguntas e coloque seus problemas a Mim, e Eu lhe darei as respostas.

Você, então, terá que aprender a Me obedecer e seguir exatamente as instruções que Eu revelei ao seu interior.

Você terá que aprender a viver de acordo com a Minha palavra e não somente ouvi-la.

🌱🌺🌱
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌱🌺🌱






🌱🌺🌱

MENSAGEM DO ESE:

Cuidar do corpo e do espírito

Consistirá na maceração do corpo a perfeição moral? Para resolver essa questão, apoiar-me-ei em princípios elementares e começarei por demonstrar a necessidade de cuidar-se do corpo que, segundo as alternativas de saúde e de enfermidade, influi de maneira muito importante sobre a alma, que cumpre se considere cativa da carne. Para que essa prisioneira viva, se expanda e chegue mesmo a conceber as ilusões da liberdade, tem o corpo de estar são, disposto, forte. Façamos uma comparação: Eis se acham ambos em perfeito estado; que devem fazer para manter o equilíbrio entre as suas aptidões e as suas necessidades tão diferentes? Inevitável parece a luta entre os dois e difícil achar-se o segredo de como chegarem a equilíbrio.

Dois sistemas se defrontam: o dos ascetas, que tem por base o aniquilamento do corpo, e o dos materialistas, que se baseia no rebaixamento da alma. Duas violências quase tão insensatas uma quanto a outra. Ao lado desses dois grandes partidos, formiga a numerosa tribo dos indiferentes que, sem convicção e sem paixão, são mornos no amar e econômicos no gozar. Onde, então, a sabedoria? Onde, então, a ciência de viver? Em parte alguma; e o grande problema ficaria sem solução, se o Espiritismo não viesse em auxílio dos pesquisadores, demonstrando-lhes as relações que existem entre o corpo e a alma e dizendo-lhes que, por se acharem em dependência mútua, importa cuidar de ambos. Amai, pois, a vossa alma, porém, cuidai igualmente do vosso corpo, instrumento daquela. Desatender as necessidades que a própria Natureza indica, é desatender a lei de Deus. Não castigueis o corpo pelas faltas que o vosso livre-arbítrio o induziu a cometer e pelas quais é ele tão responsável quanto o cavalo mal dirigido, pelos acidentes que causa. Sereis, porventura, mais perfeitos se, martirizando o corpo, não vos tornardes menos egoístas, nem menos orgulhosos e mais caritativos para com o vosso próximo? Não, a perfeição não está nisso: está toda nas reformas por que fizerdes passar o vosso Espírito. Dobrai-o, submetei-o, humilhai-o, mortificai-o: esse o meio de o tornardes dócil à vontade de Deus e o único de alcançardes a perfeição.

🌱🌺🌱
Jorge, Espírito Protetor. (Paris, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 11.)
🌱🌺🌱

Para Frente


Por mais sofras jamais desanimes.

O problema aparece carregando a lição.

Surge a crise revelando a verdade.

Provações no caminho somam experiência.

Deus sabe o que precisas para seres feliz.

Segue à frente e não temas escorando-te em Deus.

🌱🌺🌱
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Busca e acharás
🌱🌺🌱

quarta-feira, 27 de março de 2024

As correntes da vida



Não nos esqueçamos de que o corpo na Terra é o filtro vivo de nossa alma.

Nossos pensamentos expressar-se-ão, segundo o sentimos, tanto quanto nossos atos serão exteriorizados, conforme pensamos.

 Todos os processos emocionais do coração atingem o cérebro, de onde se irradiam para o campo das manifestações e das formas.

Sensações e atitudes mais íntimas se nos mostram, invariavelmente, na vida de relação.

A gula produz a deformidade física.
O orgulho estabelece a irritação sistemática.
A vaidade conduz à perturbação.
 A cólera dá origem a graves desequilíbrios.
O ciúme leva ao ridículo.
A maldade se transforma em delito.
O desânimo alimenta o caruncho da inutilidade.
A ignorância faz a penúria.
A tristeza improdutiva cria moléstias fantasmas.
Os hábitos indesejáveis trazem a antipatia em torno de quantos a eles se afeiçoam.
 A paixão, não raro, conduz à morte.

 Cada sentimento emite raios e forças intangíveis que lhe serão característicos.

 Cultivemos a bondade, a compreensão e a alegria, porquanto nelas possuímos o manancial das energias de soerguimento e elevação da alma para Deus, nosso Pai e Misericordioso Senhor.

Nem corpo inteiramente mergulhado na Terra, nem Espírito integralmente absorvido na contemplação do firmamento.

 A árvore produz para o mundo, sustentando a vida, de raízes imersas no solo e de copa florida a espraiar-se em pleno Céu.

Aprendamos com a natureza.
A situação ideal será sempre a do equilíbrio com a vigilância concentrada por dentro. Por isso mesmo há muitos séculos, já nos afirmava a profecia: — “Guardai com carinho e cuidado o coração porque realmente dele é que procedem as correntes da vida.” 

🪴🌷🪴
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Paz e libertação
🪴🌷🪴

27 de março

Que a paz esteja com você.

.Ser um coMigo é estar em paz, pois a paz começa bem no interior da alma e depois se reflete para o exterior.

Quando você tiver encontrado paz e estabilidade, você poderá ir a qualquer lugar e suportar qualquer coisa.

Você poderá até caminhar pelo vale das sombras da morte sem nada temer, pois com a paz interior vem a serenidade e a tranquilidade que nada, nem ninguém, consegue perturbar ou destruir.

A medida que você reconhece e aceita seu verdadeiro relacionamento coMigo e o faz simplesmente como uma criança, sem complicações, sua vida será preenchida com alegria e agradecimentos.

Nenhum temor conseguirá perturbá-lo e você viverá uma vida encantada e completamente protegida, pois onde não existe medo existe total proteção.

É o medo que abre a porta para o perigo e o deixa vulnerável.

Portanto, elimine o medo. Deixe a Minha paz e o Meu amor preenchê-lo e envolve-lo e agradeça sempre.

🪴🌷🪴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🪴🌷🪴





🪴🌷🪴

MENSAGEM DO ESE:

Missão do homem inteligente na Terra

Não vos ensoberbeçais do que sabeis, porquanto esse saber tem limites muito estreitos no mundo em que habitais. Suponhamos sejais sumidades em inteligência neste planeta: nenhum direito tendes de envaidecer-vos. Se Deus, em seus desígnios, vos fez nascer num meio onde pudestes desenvolver a vossa inteligência, é que quer a utilizeis para o bem de todos; é uma missão que vos dá, pondo-vos nas mãos o instrumento com que podeis desenvolver, por vossa vez, as inteligências retardatárias e conduzi-las a ele. A natureza do instrumento não está a indicar a que utilização deve prestar-se? A enxada que o jardineiro entrega a seu ajudante não mostra a este último que lhe cumpre cavar a terra? Que diríeis, se esse ajudante, em vez de trabalhar, erguesse a enxada para ferir o seu patrão? Diríeis que é horrível e que ele merece expulso.

Pois bem: não se dá o mesmo com aquele que se serve da sua inteligência para destruir a idéia de Deus e da Providência entre seus irmãos? Não levanta ele contra o seu senhor a enxada que lhe foi confiada para arrotear o terreno? Tem ele direito ao salário prometido? Não merece, ao contrário, ser expulso do jardim? Sê-lo-á, não duvideis, e atravessará existências miseráveis e cheias de humilhações, até que se curve diante dAquele a quem tudo deve.

A inteligência é rica de méritos para o futuro, mas, sob a condição de ser bem empregada. Se todos os homens que a possuem dela se servissem de conformidade com a vontade de Deus, fácil seria, para os Espíritos, a tarefa de fazer que a Humanidade avance. Infelizmente, muitos a tornam instrumento de orgulho e de perdição contra si mesmos. O homem abusa da inteligência como de todas as suas outras faculdades e, no entanto, não lhe faltam ensinamentos que o advirtam de que uma poderosa mão pode retirar o que lhe concedeu.

🪴🌷🪴
— Ferdinando, Espírito protetor. (Bordéus, 1862.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VII, item 13.)
🪴🌷🪴

JESUS EM NÓS


Contempla o quadro sublime da natureza, ante o sol da manhã.

Tudo brilha ao clarão do Céu.

Aqui, a lama reflete cintilações, além, o grão de areia assemelha-se a pequeno diamante perdido, e a poeira esparsa lembra filigranas de luz.

Assim, também, no grande mundo de nossa alma, quando Jesus encontra meios de fulgurar em nós, tudo é amor e criação, alegria e serenidade. Envolvidas em seus divinos raios, a tristeza ou a dor, a necessidade ou a luta representam estímulos à caminhada de ascensão.

Não empanes a glória do astro vivo da fé com a sombra do desânimo ou da indiferença.

Abre as janelas do Ideal à Bênção do Senhor.

Deixa que o pensamento santificante do Mestre te invada o campo íntimo e ouvirás, em ti mesmo, o cântico da paz e do bom ânimo em perene ressurreição.

A existência é o resultado de nossos desejos.

O destino responde às nossas aspirações.

A Graça de Deus vibra em toda parte. É imprescindível, porém, saibamos dilatar a própria visão, de modo a não perder-lhe o favor e o ensinamento.

Cansaço e amargura são ilusões.

Dissabores e desencantos são simples experiências.

Brilhe o sol de Jesus em nossa alma, e tudo será, dentro de nós, entusiasmo de fazer o bem, alegria de viver e privilégio de servir, em plena juvenilidade espiritual para a Vida Eterna.

🪴🌷🪴
Agar
Chico Xavier
Obra: Cartas do coração
🪴🌷🪴

terça-feira, 26 de março de 2024

Assim terá sucesso



Conserve a própria fé, por tal modo, que você não possa se afligir, excessivamente, em nenhuma dificuldade.

Guarde otimismo, com tamanha elevação, que os contratempos da vida não lhe venham a ferir.

 Habitue-se à tolerância com tanta fidelidade, que consiga se ver sempre na posição da pessoa menos simpática, evitando ressentimento ou censura.

Cultive o amor ao próximo, com tanto empenho, que você não consiga fixar-se em qualquer aversão.

 Creia na influência e na vitória do Bem com tanta convicção, que não possa prender-se a qualquer ideia do mal.

Sustente a própria compreensão de tal maneira que não disponha de meios para ver inimigos e sim amigos e instrutores, em toda parte.

 Resguarde-se no trabalho com tanta dedicação ao Bem, que não conte com qualquer ensejo de atrapalhar aos outros.

Faça o melhor que puder, em qualquer situação, com tamanho devotamento à felicidade alheia, que não sofra arrependimento ou remorso, em tempos de crise.

 Atenda à harmonia onde estiver com tanta pontualidade, que não encontre motivos para perder a própria segurança.

🪴🍄🪴
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Paz e libertação
🪴🍄🪴

26 de março

Há sempre um degrau a mais para ser escalado.

Não seja fraco, mas suba sempre mais alto, tentando atingir o topo.

A vida é movimento, é mudança, é crescimento.

Nenhuma alma pode permanecer no mesmo estágio o tempo todo.

A natureza não pode permanecer estática, está sempre mudando e se expandindo, crescendo de um estágio para outro.

A bolota de carvalho cresce para se tornar uma portentosa árvore; os bulbos crescem e produzem lindas

flores, o grão de milho produz a espiga.

Mudanças acontecem o tempo todo.

Se não houver mudanças em você, pode estar certo que algo está errado e que você deve tentar descobrir o que é e então fazer algo a respeito.

Não resista às mudanças, mas flua com elas e aceite-as.

Pode ser, por vezes, desconfortável, mas esteja pronto para aceitar esse pequeno desconforto a fim de que o novo glorioso possa evoluir em você e através de você, transformando-o num novo ser, pleno de luz, amor e inspiração.

🪴🍄🪴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🪴🍄🪴






🪴🍄🪴

MENSAGEM DO ESE:

A virtude

A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Ser bom, caritativo, laborioso, sóbrio, modesto, são qualidades do homem virtuoso.

Infelizmente, quase sempre as acompanham pequenas enfermidades morais que as desornam e atenuam. Não é virtuoso aquele que faz ostentação da sua virtude, pois que lhe falta a qualidade principal: a modéstia, e tem o vício que mais se lhe opõe: o orgulho. A virtude, verdadeiramente digna desse nome, não gosta de estadear-se. Adivinham-na; ela, porém, se oculta na obscuridade e foge à admiração das massas. S. Vicente de Paulo era virtuoso; eram virtuosos o digno cura d'Ars e muitos outros quase desconhecidos do mundo, mas conhecidos de Deus. Todos esses homens de bem ignoravam que fossem virtuosos; deixavam-se ir ao sabor de suas santas inspirações e praticavam o bem com desinteresse completo e inteiro esquecimento de si mesmos.

À virtude assim compreendida e praticada é que vos convido, meus filhos; a essa virtude verdadeiramente cristã e verdadeiramente espírita é que vos concito a consagrar-vos. Afastai, porém, de vossos corações tudo o que seja orgulho, vaidade, amor-próprio, que sempre desadornam as mais belas qualidades. Não imiteis o homem que se apresenta como modelo e trombeteia, ele próprio, suas qualidades a todos os ouvidos complacentes. A virtude que assim se ostenta esconde muitas vezes uma imensidade de pequenas torpezas e de odiosas covardias.

Em princípio, o homem que se exalça, que ergue uma estátua à sua própria virtude, anula, por esse simples fato, todo mérito real que possa ter. Entretanto, que direi daquele cujo único valor consiste em parecer o que não é? Admito de boamente que o homem que pratica o bem experimenta uma satisfação íntima em seu coração; mas, desde que tal satisfação se exteriorize, para colher elogios, degenera em amor-próprio.

Ó vós todos a quem a fé espírita aqueceu com seus raios, e que sabeis quão longe da perfeição está o homem, jamais esbarreis em semelhante escolho. A virtude é uma graça que desejo a todos os espíritas sinceros. Contudo, dir-lhes-ei: Mais vale pouca virtude com modéstia, do que muita com orgulho. Pelo orgulho é que as humanidades sucessivamente se hão perdido; pela humildade é que um dia elas se hão de redimir.

🪴🍄🪴
- François-Nicolas-Madeleine. (Paris, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 8.)
🪴🍄🪴

Se caíste 


Se caíste, não te acomodes no chão.

Põe-te de pé e continua.

A queda te ensina o que nenhuma outra postura física é capaz.

Não te lamentes e nem permaneças na expectativa de que te levantem.

Reúna as forças que te sobraram e, de novo, retoma a caminhada.

Somente quem caiu pode advertir os incautos quanto aos perigos a que se encontram expostos.

Não raro, Deus te consente a queda para que aprendas humildemente.

Nos passos de quem se dispõe a avançar, os tropeços são naturais e inevitáveis.

Quem não se movimenta, se não se arrisca a cair também não sai do lugar.

No exercício de cair e levantar-se é que o espírito se fortalece.

🪴🍄🪴
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: Vigiai e orai
🪴🍄🪴

segunda-feira, 25 de março de 2024

Falatórios


“Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade.” — Paulo. (2 TIMÓTEO, 2.16)

Poucas expressões da vida social ou doméstica são tão perigosas quanto o falatório desvairado, que oferece vasto lugar aos monstros do crime.

A atividade religiosa e científica há descoberto numerosos fatores de desequilíbrio no mundo, colaborando eficazmente por extinguir-lhes os focos essenciais.

 Quanto se há trabalhado, louvavelmente, no combate ao álcool e à sífilis?

 Ninguém lhes contesta a influência destruidora. Arruínam coletividades, estragam a saúde, deprimem o caráter.

Não nos esqueçamos, porém, do falatório maligno que sempre forma, em derredor, imensa família de elementos enfermiços ou aviltantes, à feição de vermes letais que proliferam no silêncio e operam nas sombras.

Raros meditam nisto.

Não será, porventura, o verbo desregrado o pai da calúnia, da maledicência, do mexerico, da leviandade, da perturbação?

Deus criou a palavra, o homem engendrou o falatório.

 A palavra digna infunde consolação e vida. A murmuração perniciosa propicia a morte.

 Quantos inimigos da paz do homem se aproveitam do vozerio insensato, para cumprirem criminosos desejos?

 Se o álcool embriaga os viciosos, aniquilando-lhes as energias, que dizer da língua transviada do bem que destrói vigorosas sementeiras de felicidade e sabedoria, amor e paz?  Se há educadores preocupados com a intromissão da sífilis, por que a indiferença alusiva aos desvarios da conversação?

1Em toda parte, a palavra é índice de nossa posição evolutiva. Indispensável aprimora-la, ilumina-la e enobrece-la.

 Desprezar as sagradas possibilidades do verbo, quando a mensagem de Jesus já esteja brilhando em torno de nós, constitui ruinoso relaxamento de nossa vida, diante de Deus e da própria consciência.

 Cada frase do discípulo do Evangelho deve ter lugar digno e adequado.

 Falatório é desperdício. E quando assim não seja não passa de escura corrente de venenos psíquicos, ameaçando Espíritos valorosos e comunidades inteiras.

🌹🍃🌹
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Vinha de luz
🌹🍃🌹

25 de março

À medida que mais e mais amor está sendo espalhado pelo mundo, um lindo processo de cura está acontecendo.

É como um bálsamo aplicado sobre uma ferida, acalmando e cicatrizando.

O amor começa dentro de cada indivíduo.

Começa em você e cresce como uma semente que desabrocha revelando beleza e unidade.

É o que está acontecendo agora.

Muitas almas suspeitam que algo está surgindo, mas estão deslumbradas e não entendem o que é.

Procuram no exterior, na esperança de encontrar uma pista.

Outras sentem um anseio inexplicável, mas têm medo do que estão sentindo, porque é novo, estranho e desconhecido, e elas tentam calar essa curiosidade.

Nada será capaz de evitar este derrame de amor.

É como um gênio na garrafa; depois de libertado não pode ser recolocado nela.

Não pode ser escondido ou ignorado.

Gradualmente irá se manifestar em todos. Ele veio para ficar.

🌹🍃🌹
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌹🍃🌹







🌹🍃🌹

MENSAGEM DO ESE:

Perdão das ofensas

Quantas vezes perdoarei a meu irmão? Perdoar-lhe-eis, não sete vezes, mas setenta vezes sete vezes. Aí tendes um dos ensinos de Jesus que mais vos devem percutir a inteligência e mais alto falar ao coração. Confrontai essas palavras de misericórdia com a oração tão simples, tão resumida e tão grande em suas aspirações, que ensinou a seus discípulos, e o mesmo pensamento se vos deparará sempre. Ele, o justo por excelência, responde a Pedro: perdoarás, mas ilimitadamente; perdoarás cada ofensa tantas vezes quantas ela te for feita; ensinarás a teus irmãos esse esquecimento de si mesmo, que torna uma criatura invulnerável ao ataque, aos maus procedimentos e às injúrias; serás brando e humilde de coração, sem medir a tua mansuetude; farás, enfim, o que desejas que o Pai celestial por ti faça. Não está ele a te perdoar freqüentemente? Conta porventura as vezes que o seu perdão desce a te apagar as faltas?

Prestai, pois, ouvidos a essa resposta de Jesus e, como Pedro, aplicai-a a vós mesmos. Perdoai, usai de indulgência, sede caridosos, generosos, pródigos até do vosso amor. Dai, que o Senhor vos restituirá; perdoai, que o Senhor vos perdoará; abaixai-vos, que o Senhor vos elevará; humilhai-vos, que o Senhor fará vos assenteis à sua direita.

Ide, meus bem-amados, estudai e comentai estas palavras que vos dirijo da parte dAquele que, do alto dos esplendores celestes, vos tem sempre sob as suas vistas e prossegue com amor na tarefa ingrata a que deu começo, faz dezoito séculos. Perdoai aos vossos irmãos, como precisais que se vos perdoe.

Se seus atos pessoalmente vos prejudicaram, mais um motivo aí tendes para serdes indulgentes, porquanto o mérito do perdão é proporcionado à gravidade do mal. Nenhum merecimento teríeis em relevar os agravos dos vossos irmãos, desde que não passassem de simples arranhões.

Espíritas, jamais vos esqueçais de que, tanto por palavras, como por atos, o perdão das injúrias não deve ser um termo vão. Pois que vos dizeis espíritas, sede-o. Olvidai o mal que vos hajam feito e não penseis senão numa coisa: no bem que podeis fazer. Aquele que enveredou por esse caminho não tem que se afastar daí, ainda que por pensamento, uma vez que sois responsáveis pelos vossos pensamentos, os quais todos Deus conhece. Cuidai, portanto, de os expungir de todo sentimento de rancor. Deus sabe o que demora no fundo do coração de cada um de seus filhos. Feliz, pois, daquele que pode todas as noites adormecer, dizendo: Nada tenho contra o meu próximo.

🌹🍃🌹
— Simeão. (Bordéus, 1862.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, item 14.)
🌹🍃🌹

Caindo Em Si


"Caindo, porém, em si..." - Lucas, 15:17.

Este pequeno trecho da parábola do filho pródigo desperta valiosas considerações em torno da vida.

Judas sonhou com o domínio político do Evangelho, interessado na transformação compulsória das criaturas; contudo, quando caiu em si, era demasiado tarde, porque o Divino Amigo fora entregue a juízes cruéis.

Outras personagens da Boa Nova, porém, tornaram a si, a tempo de
realizarem salvadora retificação, Maria de Magdala pusera a vida íntima nas mãos de gênios perversos, todavia, caindo em si, sob a influência do Cristo, observa o tempo perdido e conquista a mais elevada dignidade espiritual, por intermédio da humildade e da renunciação.

Pedro, intimidado ante as ameaças de perseguição e sofrimento, nega o Mestre Divino; entretanto, caindo em si, ao se lhe deparar o olhar compassivo de Jesus, chora amargamente e avança, resoluto,
para a sua reabilitação no apostolado.

Paulo confia-se a desvairada paixão contra o Cristianismo e persegue, furioso, todas as manifestações do Evangelho nascente; no entanto, caindo em si, perante o chamado sublime do Senhor, penitencia-se dos seus erros e converte-se num dos mais brilhantes colaboradores do triunfo cristão.

Há grande massa de crentes de todos os matizes, nas mais diversas linhas da fé; todavia, reinam entre eles a perturbação e a dúvida, porque vivem mergulhados nas interpretações puramente verbalistas
da revelação celeste, em gozos fantasistas, em mentiras da hora carnal ou imantados à casca da vida a que se prendem desavisados.

Para eles, a alegria é o interesse imediatista satisfeito e a paz é a sensação passageira de bem estar do corpo de carne, sem dor alguma, a fim de que possam comer e beber sem impedimento.

Cai, contudo, em ti mesmo, sob a bênção de Jesus e, transferindo-te, então, da inércia para o trabalho incessante pela tua redenção, observarás, surpreendido, como a vida é diferente.

🌹🍃🌹
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Fonte Viva
🌹🍃🌹