sábado, 4 de dezembro de 2021

PENSAMENTO E ENFERMIDADE


Não andava me sentindo bem de saúde e, de contínuo, tinha fortes dores de cabeça, sendo isto motivo de constantes preocupações de minha parte.

Numa tarde, encontrei-me casualmente com o Chico [Xavier] no bar da galeria do edifício Rio Negro, onde o generoso amigo me convidou para acompanhá-lo num chá quente.

Pensando no meu estado de saúde, perguntei pelo dele:

— Como é que você está de saúde, Chico?

— Estou bem! – respondeu-me. – Apesar dos vinte e dois comprimidos diários que tomo, vou bem de saúde!... Se eu ficar falando que estou doente, que não estou bem, começam a dizer por aí: "O Chico está doente", "Ele não está bom", "Está com tal ou qual enfermidade”... Vão dizendo assim e, se a gente acreditar, acaba adquirindo a doença!

Depois de um gole de seu chá quentíssimo, disse-me, reconhecido:

— Graças a Deus, estou muito bem, Cezar. Vamos falar que nós estamos sempre bem...

Agradecido, por minha vez, despedi-me dele e retirei-me pensando no poder das vibrações positivas em favor da nossa saúde.
🌺🌾🌺
Livro: Encontros Com Chico Xavier
Cezar Carneiro de Souza
ELCEAA – Editora e Livraria do Centro Espírita Aurélio Agostinho
🌺🌾🌺




🌺🌾🌺

MENSAGEM DO ESE:

O jugo leve

Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo. (S. MATEUS, cap. XI, vv. 28 a 30.)

Todos os sofrimentos: misérias, decepções, dores físicas, perda de seres amados, encontram consolação em a fé no futuro, em a confiança na justiça de Deus, que o Cristo veio ensinar aos homens. Sobre aquele que, ao contrário, nada espera após esta vida, ou que simplesmente duvida, as aflições caem com todo o seu peso e nenhuma esperança lhe mitiga o amargor. Foi isso que levou Jesus a dizer: “Vinde a mim todos vós que estais fatigados, que eu vos aliviarei.”
Entretanto, faz depender de uma condição a sua assistência e a felicidade que promete aos aflitos. Essa condição está na lei por ele ensinada. Seu jugo é a observância dessa lei; mas, esse jugo é leve e a lei é suave, pois que apenas impõe, como dever, o amor e a caridade.

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VI, itens 1 e 2.)


🌺🌾🌺

SINAIS DE AVISO QUE O UNIVERSO ENVIA QUANDO VOCÊ ESTÁ NO CAMINHO ERRADO


Muitas pessoas acreditam que as coisas “simplesmente acontecem” com elas, mas à medida que nos conectamos à nossa intuição, compreendemos que tudo o que nos acontece é fruto de nossa própria criação.

Podemos não estar plenamente conscientes do que estamos criando a cada instante, mas felizmente, o universo nos fornece muitos sinais para nos informar quando estamos no caminho certo e (mais importante) quando estamos no caminho errado. Este artigo incidirá sobre os sinais de aviso do universo.

É necessário destacar que embora existam muitos estudos acerca das vibrações e energias que perpetuam neste universo, não há base científica para as especulações aqui apresentadas. Sendo assim, indivíduos 100% céticos acerca do mundo imaterial podem considerar determinadas circunstâncias como mera obra do acaso, e talvez o sejam de fato. Porém quando eventos negativos ocorrem sucessivamente, devemos no mínimo atentar aos passos que estamos tomando, e quando possível reverte-los independentemente de crenças.

Em geral, os sinais de alerta do universo ocorrem sob a forma de circunstâncias e eventos indesejados.

Estes sinais são uma indicação de que sua energia está sendo direcionada (ou presa) em uma freqüência vibracional baixa. Seus pensamentos, sentimentos e ações são focados negativamente, e isso está criando circunstâncias indesejadas.

Por outro lado, quando seus pensamentos, sentimentos e ações estão se movendo em uma freqüência vibracional alta, a vida alinha perfeitamente. Nesse caso a tendência é que você passará um tempo excelente e terá boa sorte durante o dia. É por isso que é tão importante elevar sua vibração conscientemente escolhendo pensamentos positivos.

Embora tenhamos a capacidade de ressoar em uma alta freqüência vibracional, é um desafio para nós permanecermos elevados o tempo todo.

Isso ocorre porque nossas almas estão presas aqui na Terra em uma dimensão física que é muito mais densa e lenta do que as dimensões mais altas e etéreas. A simples composição de nosso planeta e de nossos corpos é composta de energia vibratória muito menor do que a de nossas almas.

Como resultado, nós provavelmente iremos bater de frente contra circunstâncias indesejadas de vez em quando, não há nada de errado com isso. Porém se nós não percebemos estes sinais de aviso (sem permitir que nossos egos nos fixe a eles) Nós podemos nos recompor rapidamente.

À medida que você vive, é uma boa ideia tomar nota dos sinais de alerta do universo. Aqui estão alguns exemplos de sinais a serem considerados:

SINAIS DE ADVERTÊNCIA DO UNIVERSO

- Bater-se ou se machucar sozinho ex: bater o dedo no canto da mesa, ou se cortar cozinhando.
- Receber olhares ou comentários maldosos de outros
- Despesas ou contas inesperadas no correio
- Sensação de intestino inquieto
- Discussões frequentes com seus entes queridos
- Adoecer frequentemente
- Dores de cabeça
- Perder ou quebrar suas coisas
- Sentir odores, sons ou gostos desagradáveis sem explicação aparente

Cada um destes sinais é uma indicação de que você precisa se centrar e ajustar sua freqüência. Quando encontrar um destes sinais de aviso, pare por favor! Não continue trabalhando nessa tarefa, ou tendo essa conversa, ou obcecado com o pensamento que você estava tendo porque não está levando você onde você quer chegar.

Em vez disso, respire profundamente, passe longe da situação, ou mesmo tome um minuto para meditar, se você for capaz. Se você captar esses sinais de alerta rapidamente e responder imediatamente, o simples ato de centralizar-se irá parar o impulso negativo.

Como uma nota final, por favor, não fique obcecado com um sinal de alerta. Falar sobre isso, pensar sobre isso e repassá-lo à sua mente é uma maneira infalível de diminuir sua freqüência vibracional. Veja este como o que é: um sinal simples, e mova-se adiante dele. Por favor, cuide da sua vibração: apenas dê atenção aos pensamentos, sentimentos e ações que ressoam com a freqüência natural de sua alma.
🌺🌾🌺
Autor desconhecido
🌺🌾🌺

Nos serviços da cura


Não basta rogar ajuda pra si.

É indispensável o auxílio aos outros.

Não vale a revelação de humildade na indefinida repetição dos pedidos de socorro. É preciso não reincidirmos nas faltas.

Não há grande mérito em solicitarmos perdão diariamente. É necessário desculparmos com sinceridade as ofensas alheias.

Não há segurança definitiva para nós se apenas fazemos luz na residência dos vizinhos. É imprescindível acendê-la no próprio coração.

Não sintamos garantidos pela certeza de ensinarmos o bem a outrem. É imperioso cultivá-lo por nossa vez.

Não é serviço completo a ministração da verdade construtiva ao próximo. Preparemos o coração para ouvi-la de outros lábios, com referência às nossas próprias necessidades, sem irritação e sem revolta.

Não é integral a medicação para as vísceras enfermas. É indispensável que não haja ódio e desespero no coração.

Não adianta o auxílio do Plano Superior, quando o homem não se preocupa retê-lo. Antes de tudo, é preciso purificar o vaso humano para que se não perca a essência divina.

Não basta suplicar a intercessão dos bons. Convençamo-nos de que a nossa renovação para o bem, com Jesus, é sagrado impositivo da vida.

Não basta restaurar simplesmente o corpo físico. É inadiável o dever de buscarmos a cura espiritual para a vida eterna.
🌺🌾🌺
Bezerra de Menezes
🌺🌾🌺

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Prescrições sempre novas


Veja o que você quer, realmente.
A procura da luz inclui o combate à sombra.

 Alimente princípios superiores.
Realizar o melhor é melhorar a si mesmo.

Use discernimento.
A convicção espírita baseia-se na ciência da lógica.

 Atenda à paz com todos.
Quem cultiva aversões cria a infelicidade.

 Trabalhe nas boas obras.
Ninguém segue o Evangelho sem transpirar.

 Critique o que você fale ou escreva.
A propaganda indisciplinada costuma desacreditar o serviço que apregoa.

 Não inculpe os outros por suas decepções.
Somos arquitetos de nossos destinos.

Sirva sem discutir.
O concurso sincero silencia a discórdia.

 Aperfeiçoe as próprias preces.
A natureza da rogativa evolui com a elevação de nossa própria natureza.

 Partilhe as tarefas do bem geral.
Com Jesus, o ideal de um coração é o ideal de todos.
🌺🌿🌺
André Luiz
(Psicografia de Waldo Vieira
Obra: Estude e viva)
🌺🌿🌺





🌺🌿🌺

MENSAGEM D ESE:

O suicídio e a loucura (III)

O Espiritismo ainda produz, sob esse aspecto, outro resultado igualmente positivo e talvez mais decisivo. Apresenta-nos os próprios suicidas a informar-nos da situação desgraçada em que se encontram e a provar que ninguém viola impunemente a lei de Deus, que proíbe ao homem encurtar a sua vida. Entre os suicidas, alguns há cujos sofrimentos, nem por serem temporários e não eternos, não são menos terríveis e de natureza a fazer refletir os que porventura pensam em daqui sair, antes que Deus o haja ordenado. O espírita tem, assim, vários motivos a contrapor à idéia do suicídio: a certeza de uma vida futura, em que, sabe-o ele, será tanto mais ditoso, quanto mais inditoso e resignado haja sido na Terra: a certeza de que, abreviando seus dias, chega, precisamente, a resultado oposto ao que esperava; que se liberta de um mal, para incorrer num mal pior, mais longo e mais terrível; que se engana, imaginando que, com o matar-se, vai mais depressa para o céu; que o suicídio é um obstáculo a que no outro mundo ele se reúna aos que foram objeto de suas afeições e aos quais esperava encontrar; donde a conseqüência de que o suicídio, só lhe trazendo decepções, é contrário aos seus próprios interesses. Por isso mesmo, considerável já é o número dos que têm sido, pelo Espiritismo, obstados de suicidar-se, podendo daí concluir-se que, quando todos os homens forem espiritas, deixará de haver suicídios conscientes.

Comparando-se, então, os resultados que as doutrinas materialistas produzem com os que decorrem da Doutrina Espírita, somente do ponto de vista do suicídio, forçoso será reconhecer que, enquanto a lógica das primeiras a ele conduz, a da outra o evita, fato que a experiência confirma.

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 17.)

🌺🌿🌺

PRECISAMOS ORAR


Ideias arraigadas não nos abandonam com facilidade; às vezes, perduram séculos...

Precisamos orar, pedindo ao Senhor que nos ilumine a inteligência e nos liberte dos grilhões da ilusão.

Não é fácil a gente achar que está certo, estando errado...

Todos os dias, eu pedia, e peço, que o Senhor me esclareça.

Quantos se demoram, indefinidamente, no fanatismo, no preconceito, na ilusão de si mesmos?... Isto é terrível!

O espírito, para se libertar da teia que teceu para si, necessita de valer-se da Divina Misericórdia.

As ideias fixas, equivocadas, podem retardar o progresso do espírito em muitos séculos.

É preferível que enveredemos pelos caminhos do coração...

O amor verdadeiro não está sujeito a interpretações errôneas.

Amemos sempre, deixando que a luz do Amor nos conduza ao conhecimento da Verdade.

É melhor assim e menos perigoso.

Tenho me deparado com espíritos ultrainteligentes em lamentável estado de fascinação...

Acreditem: é uma espécie de loucura que só Jesus pode curar! Se não fosse o Cristo, o que haveria de ser de Paulo de Tarso?

Oremos para que o Senhor nos esclareça, sempre que estivermos enganados.
🌺🌿🌺
Livro: Doutrina Viva
Carlos A. Baccelli, pelo Espírito Francisco Cândido Xavier
Casa Editora Espírita Pierre-Paul Didier
🌺🌿🌺

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Cura imediata


A cura não é um processo imediato. 

Muita gente que procura o centro espírita quer sarar depressa...

 Ora, às vezes o problema que queremos resolver se arrasta conosco há séculos – não será através de um único passe que o solucionaremos.

 Precisamos ter paciência e esperar – esperar trabalhando, sem que o nosso desânimo complique ainda mais a situação.
🌿🌾🌿
Chico Xavier
Livro: Orações de Chico Xavier
Carlos A. Baccelli
LEEPP – Livraria Espírita Edições Pedro e Paulo
🌿🌾🌿





🌿🌾🌿

Mensagem do ESE:

Se fosse um homem de bem, teria morrido

Falando de um homem mau, que escapa de um perigo, costumais dizer: “Se fosse um homem bom, teria morrido.” Pois bem, assim falando, dizeis uma verdade, pois, com efeito, muito amiúde sucede dar Deus a um Espírito de progresso ainda incipiente prova mais longa, do que a um bom que, por prêmio do seu mérito, receberá a graça de ter tão curta quanto possível a sua provação. Por conseguinte, quando vos utilizais daquele axioma, não suspeitais de que proferis uma blasfêmia.
Se morre um homem de bem, cujo vizinho é mau homem, logo observais: “Antes fosse este.” Enunciais uma enormidade, porquanto aquele que parte concluiu a sua tarefa e o que fica talvez não haja principiado a sua. Por que, então, haveríeis de querer que ao mau faltasse tempo para terminá-la e que o outro permanecesse preso à gleba terrestre? Que diríeis se um prisioneiro, que cumpriu a sentença contra ele pronunciada, fosse conservado no cárcere, ao mesmo tempo que restituíssem à liberdade um que a esta não tivesse direito? Ficai sabendo que a verdadeira liberdade, para o Espírito, consiste no rompimento dos laços que o prendem ao corpo e que, enquanto vos achardes na Terra, estareis em cativeiro.

Habituai-vos a não censurar o que não podeis compreender e crede que Deus é justo em todas as coisas. Muitas vezes, o que vos parece um mal é um bem. Tão limitadas, no entanto, são as vossas faculdades, que o conjunto do grande todo não o apreendem os vossos sentidos obtusos. Esforçai-vos por sair, pelo pensamento, da vossa acanhada esfera e, à medida que vos elevardes, diminuirá para vós a importância da vida material que, nesse caso, se vos apresentará como simples incidente, no curso infinito da vossa existência espiritual, única existência verdadeira.

 — Fénelon. (Sens, 1861.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 22.)

🌿🌾🌿

Não desistas do Bem


Seja qual for a dificuldade, persevera no Bem.

Fracasso é lição.

Dor é porta de acesso a esferas superiores.

Quem te agride não te conhece por dentro.

Os que te desprezam, desconhecem tua essência.

Pensa no Bem e esquece o mal.

Rompe as algemas que te atam ao pessimismo.

Mentaliza o progresso e abraça a tarefa nobilitante.

O tempo tudo encaminha e a tudo corrige.

Entra no clima da prece sincera, em cuja atmosfera ouvirás a voz do Mais Alto.

Segue para frente, confiando em Deus e em ti.

A felicidade do amanhã começa no pensarnento que cultivares agora.

Abraça o ideal elevado, entregando-te ao Bem possível.

No final, a vitória será sempre do amor.
🌿🌾🌿
Pelo Espírito de Scheilla
🌿🌾🌿

A vida é uma dança...


Quando uma porta se fecha, outra se abre; quando um caminho termina, outro começa… nada é estático no Universo, tudo se move sem parar e tudo se transforma sempre para melhor.

Habitue-se a pensar desta forma: tudo que chega é bom, tudo que parte também. É a dança da vida… dance-a da forma como ela se apresentar, sem apego ou resistência.

Não se apavore com as doenças… elas são despertadores, têm a missão de nos acordar. De outra forma permaneceríamos distraídos com as seduções do mundo material, esquecidos do que viemos fazer neste planeta. O universo nos mandou aqui para coisas mais importantes do que comer, dormir, pagar contas…

Viemos para realizar o Divino em nós. Toda inércia é um desserviço à obra divina. Há um mundo a ser transformado, seu papel é contribuir para deixá-lo melhor do que você o encontrou. Recursos para isso você tem, só falta a vontade de servir a Deus servindo aos homens.

Não diga que as pessoas são difíceis e que convivência entre seres humanos é impossível. Todos estão se esforçando para cumprir bem a missão que lhes foi confiada. Se você já anda mais firme, tenha paciência com os seus companheiros de jornada. Embora os caminhos sejam diferentes, estamos todos seguindo na mesma direção, em busca da mesma luz.

E sempre que a impaciência ameaçar a sua boa vontade com o caminhar de um semelhante, faça o exercício da compaixão. Ele vai ajudá-lo a perceber que na verdade ninguém está atrapalhando o seu caminho nem querendo lhe fazer nenhum mal, está apenas tentando ser feliz, assim como você.

Quando nos colocamos no lugar do outro, algo muito mágico acontece dentro de nós: o coração se abre, a generosidade se instala dentro dele e nasce a partir daí uma enorme compreensão acerca do propósito maior da existência, que é a prática do AMOR. Quando olhamos uma pessoa com os olhos do coração, percebemos o parentesco de nossas almas.

Somos uma só energia, juntos formamos um imenso tecido de luz… Não existem as distâncias físicas. A Física Quântica já provou que é tudo uma ilusão. Estamos interligados por fios invisíveis que nos conectam ao Criador da vida. A minha tristeza contamina o bem-estar do meu vizinho, assim como a minha alegria entusiasma alguém do outro lado do mundo. É impossível ferir alguém sem ser ferido também, lembre-se disso.

O exercício diário da compaixão faz de nós seres humanos de primeira classe.
🌿🌾🌿
André Luiz Zanoli
🌿🌾🌿

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Programa de paz


 Cumprir o próprio dever.
Ninguém tranquiliza ninguém, sem trazer a consciência tranquila.

 Usar boas palavras e bons modos.
Qualquer viajante da estrada sabe afastar-se do pé de laranja azeda.

 Desconhecer ofensas.
A vida não constrange criatura alguma a passar recibo numa serpente para atormentar-se com ela.

 Auxiliar indistintamente.
Se a fonte escolhesse os elementos a que prestar benefício, decerto que a Terra seria, francamente, um Planeta inabitável.

 Não censurar.
A crítica nos traça a obrigação de fazer melhor do que aqueles que nós reprovamos.

 Abençoar sempre.
Qualquer trato de solo agradece o adubo que se lhe dê.

 Jamais vingar-se.
Pessoa alguma consegue ajudar a um doente, fazendo-se mais doente ainda.

 Amar os inimigos.
A obra-prima da escultura nasce no sonho do artista que a concebe, mas não dispensa o concurso do buril que lhe dá forma.

Não se lastimar por fracasso do caminho.
O Sol, em cada hemisfério do mundo, começa a trabalhar de novo, diariamente.

 Saber cooperar, a fim de receber cooperação.
O próprio Cristo não consegue sozinho realizar a obra de redenção da Humanidade e em iniciando o seu apostolado na Terra, procurou doze companheiros que lhe serviram de base à divina missão.
🌾🌺🌾
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Passos da vida
🌾🌺🌾










🌺🌾🌺

MENSAGEM DO ESE:

A parentela corporal e a parentela espiritual

Os laços do sangue não criam forçosamente os liames entre os Espíritos. O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito, porquanto o Espírito já existia antes da formação do corpo. Não é o pai quem cria o Espírito de seu filho; ele mais não faz do que lhe fornecer o invólucro corpóreo, cumprindo-lhe, no entanto, auxiliar o desenvolvimento intelectual e moral do filho, para fazê-lo progredir.

Os que encarnam numa família, sobretudo como parentes próximos, são, as mais das vezes, Espíritos simpáticos, ligados por anteriores relações, que se expressam por uma afeição recíproca na vida terrena. Mas, também pode acontecer sejam completamente estranhos uns aos outros esses Espíritos, afastados entre si por antipatias igualmente anteriores, que se traduzem na Terra por um mútuo antagonismo, que aí lhes serve de provação. Não são os da consangüinidade os verdadeiros laços de família e sim os da simpatia e da comunhão de idéias, os quais prendem os Espíritos antes, durante e depois de suas encarnações. Segue-se que dois seres nascidos de pais diferentes podem ser mais irmãos pelo Espírito, do que se o fossem pelo sangue. Podem então atrair-se, buscar-se, sentir prazer quando juntos, ao passo que dois irmãos consangüíneos podem repelir-se, conforme se observa todos os dias: problema moral que só o Espiritismo podia resolver pela pluralidade das existências. (Cap. IV, nº 13.)

Há, pois, duas espécies de famílias: as famílias pelos laços espirituais e as famílias pelos laços corporais. Duráveis, as primeiras se fortalecem pela purificação e se perpetuam no mundo dos Espíritos, através das várias migrações da alma; as segundas, frágeis como a matéria, se extinguem com o tempo e muitas vezes se dissolvem moralmente, já na existência atual. Foi o que Jesus quis tornar compreensível, dizendo de seus discípulos: Aqui estão minha mãe e meus irmãos, isto é, minha família pelos laços do Espírito, pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

A hostilidade que lhe moviam seus irmãos se acha claramente expressa em a narração de São Marcos, que diz terem eles o propósito de se apoderarem do Mestre, sob o pretexto de que este perdera o espírito. Informado da chegada deles, conhecendo os sentimentos que nutriam a seu respeito, era natural que Jesus dissesse, referindo-se a seus discípulos, do ponto de vista espiritual: “Eis aqui meus verdadeiros irmãos.” Embora na companhia daqueles estivesse sua mãe, ele generaliza o ensino que de maneira alguma implica haja pretendido declarar que sua mãe segundo o corpo nada lhe era como Espírito, que só indiferença lhe merecia. Provou suficientemente o contrário em várias outras circunstâncias.

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIV, item 8.)

🌾🌺🌾

PRECE À DEUS


“Meu Deus, vós que sois grande, que sois tudo, deixai cair sobre mim, humilde, sobre mim, eu que não existo senão pela vossa vontade, um raio de divina luz.

Fazei que, penetrado do vosso amor, me seja fácil fazer o bem e que eu tenha aversão ao mal; que, animado pelo desejo de vos agradar, meu espírito vença os obstáculos que se opõem à vitória da verdade sobre o erro, da fraternidade sobre o egoísmo; fazei que, em cada companheiro de provações, eu veja um irmão, assim como vedes um filho em cada um dos seres que de vós emanam e para vós devem voltar.

Dai-me o amor do trabalho, que é o dever de todos sobre a Terra, e, com o auxílio do archote que colocaste ao meu alcance, esclarecei-me sobre as imperfeições que retardam meu adiantamento nesta vida e na vindoura”.
🌾🌺🌾
(Espírito de Jerônimo de Praga - Obra: Depois da Morte de Léon Denis)
🌾🌺🌾

ORAÇÃO DE GRATIDÃO



Obrigado meu pai pelo dom da vida.

Obrigado por todas as vidas que já tive na carne.

Obrigado pelos meus pais e parentes que me antecederam.

Obrigado pela minha família, amigos e irmãos a caminho, porque bem sei que estás em mim e em todos eles.

Obrigado pelo seu amor infinito, quando me tira do comodismo, trazendo-me dificuldades, que na verdade são oportunidades para mu crescimento intelectual e moral.

Obrigado pelas pessoas difíceis que me ensinam a ser mais paciente, tolerante, humilde e benevolente.

Obrigado pelas pessoas que me amam, tolerando-me aceitando-me, e não me julgando.

Obrigado por mais um dia de sol, de chuva, de raios e de ventos, que trazem o equilíbrio da natureza, purificando a atmosfera, queimando os miasmas produzidos pelos homens e também por mim mesmo.

Jesus, Mestre Maior, obrigado pelo seu Evangelho de Luz, que nos tira das trevas da ignorância e nos traz para a luz da felicidade eterna.

Bons espíritos obrigado, pela compreensão, paciência e tolerância e que eu possa também proceder dessa forma com meus irmãos que estão a caminho comigo.

Obrigado a todos, que de alguma forma, me ajudam a ser cada dia uma pessoa melhor!

Amando e perdoando, assistindo e não julgando, porque somos todos filhos de um mesmo Pai que nos ama igualmente a todos indistintamente.
Obrigado Pai, Senhor da vida!
🌾🌺🌾
Texto: Lúgero Souza

terça-feira, 30 de novembro de 2021

LIXO MORAL


Não deixes entrar em tua casa os resíduos morais que as pessoas vulgares costumam produzir e espalhar pelas ruas, como quem espalha lixo pela cidade, em atos de vandalismo.

No convívio com os teus, combate, em ti mesmo, o verbo leviano que costuma descambar para a imoralidade.

Submete todos os assuntos do diálogo doméstico a necessária triagem, a fim de que a conversa menos edificante não atraia companhias espirituais indesejáveis para o teu lar.

Silencia comentários desairosos em torno da infelicidade de alguém, ao contrário, procurando envolvê-lo em vibrações de paz.

Não concedas abertura para aquele que te visita ser mensageiro das trevas, comprometendo o ambiente de equilíbrio que te esforças por resguardar no reduto da família.

Ninguém deve ignorar ou fugir à realidade da vida cotidiana em que vive na Terra, mas, por saber o que se passa em torno, não há necessidade de que se faça a menor adesão ao mal.
🌼🦋🌼
Irmão José
 (psic. Carlos Baccelli 
- do livro "Ajuda-te e o Céu te Ajudará")
🌼🦋🌼
"Homens, por que lamentais as calamidades que vós mesmos amontoastes sobre a vossa cabeça?" — "O Evangelho Segundo o Espiritismo" - Cap. VII, item 12.
🌼🦋🌼






🌼🦋🌼

MENSAGEM DO ESE

Salvação dos ricos

Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará a outro, ou se prenderá a um e desprezará o outro. Não podeis servir simultaneamente a Deus e a Mamon. (S. LUCAS, cap. XVI, v. 13.)

Então, aproximou-se dele um mancebo e disse: Bom mestre, que bem devo fazer para adquirir a vida eterna? — Respondeu Jesus: Por que me chamas bom? Bom, só Deus o é. Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos. — Que mandamentos? retrucou o mancebo. Disse Jesus: Não matarás; não cometerás adultério; não furtarás; não darás testemunho falso. — Honra a teu pai e a tua mãe e ama a teu próximo como a ti mesmo.

O moço lhe replicou: Tenho guardado todos esses mandamentos desde que cheguei à mocidade. Que é o que ainda me falta? 

— Disse Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.

Ouvindo essas palavras, o moço se foi todo tristonho, porque possuía grandes haveres.

 — Jesus disse então a seus discípulos: Digo-vos em verdade que bem difícil é que um rico entre no reino dos céus. — Ainda uma vez vos digo: É mais fácil que um camelo passe pelo buraco de uma agulha, do que entrar um rico no reino dos céus. (S. MATEUS, cap. XIX, vv. 16 a 24. — S. LUCAS, cap. XVIII, vv. 18 a 25. — S. MARCOS, cap. X, vv. 17 a 25.)

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, itens 1 e 2.)

🌼🦋🌼

Influência pessoal na desencanarção


R. — "Os nossos Amigos Espirituais são unânimes em declarar que a desencarnação, de modo geral, é o processo que nós conhecemos no campo exterior de nossas observações.

Mas, do ponto de vista espiritual, a desencarnação varia para cada pessoa, porque cada pessoa transporta consigo para a outra vida a própria vida que levou neste mundo.

De modo que todas as nossas figurações mentais, o conjunto de nossas lembranças, alegrias íntimas, ressentimentos, as nossas dores, aspirações, elas formam o conjunto do clima em que a nossa desencarnação se verificará.

Falamos isso com naturalidade, porque o problema da morte também está desaparecendo, de modo que nesse terreno estamos certos de que o mundo caminha para grandes realizações, caso uma grande guerra não venha nos perturbar."
🌼🦋🌼
Entender conversando
Chico Xavier
Emmanuel
🌼🦋🌼

LEI DE DEUS


Quando a sombra te envolva, em cárcere de angústia,
E entregas-te à oração, ante os golpes da vida,
Perguntas, muita vez, alma querida,
Onde a luz que te venha libertar...
Do que tenho a rever em meus testes no mundo,
Posso apenas dizer-te às horas de agonia
As mesmas sugestões que a prece me trazia:
– Esperar, esperar...

Espíritos na Terra, herdando de nós mesmos,
Temos, quase nós todos, as raízes
De débitos e tramas infelizes
Que assumimos outrora, sem pensar...
Nos instantes de Hoje, o Tempo nos revisa
E clamando ao colher de nossa plantação,
Eis que o Mundo nos pede ao coração:
– Esperar, esperar...

Não te lastimes, pois... Todos os seres,
Do abismo aos céus, do mineral ao homem,
Sem correções e lágrimas que os domem,
Nunca se arredariam de lugar;
Não há lição sem preço no caminho,
Toda ascensão exige esforço e luta,
Por isso, a Vida fala e a própria Vida escuta:
– Esperar, esperar...

A semente no chão aguarda a flor e a flor reclama o fruto,
A noite espera o Sol retomar o horizonte,
O deserto suplica o bálsamo da fonte,
A fonte busca o rio e o rio pede o mar;
A gradação, porém, tudo acompanha e rege,
Na voragem do Tempo, a Justiça se esconde
E, ao tumulto da pressa, a lógica responde:
– Esperar, esperar...

Assim também, alma fraterna e boa,
Aceita a prova justa, aguarda e pensa,
Deixa que, um dia, a dor te elucide e convença
A esquecer-te no Bem e a servir por amar,
Então compreenderás nas forças do Universo
Que o próprio Deus na Lei, que ele Mesmo estrutura,
Diz, no imo do ser, em cada criatura:
– Esperar, esperar....
🌼🦋🌼
pelo Espírito Maria Dolores
 - Do livro: A Vida Conta.
Médium: Francisco Cândido Xavier

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

OS FINGIDOS



(...) Somos o que somos; acima e abaixo de nós há muitos Espíritos.

 A Terra é o lugar onde as criaturas se enganam a si mesmas e parecem ser.

 Iludem-se fingindo-se que são o que são.

 Orgulho, simples orgulho! 

Aqui estamos no mundo da realidade; os monstros são monstros e os anjos são anjos!

 Aplica-se integralmente e rigorosamente a palavra de Cristo: “A cada um segundo as suas obras”.

 Por isso viver bem é necessário.

 “Vê se a luz que tens em ti não são trevas”.
 Também palavras do Senhor. 
No Evangelho deixou tudo, é questão de ter olhos para ver e ouvidos para ouvir, e nós acrescentaríamos: e entendimento para compreender. 

Cada um tem em si mesmo luz e sombra. 

E essa luz e essa sombra nos acompanharão em todas as horas de nossa vida até que sejamos apenas luz!
🌹🌿🌹
Livro: A Segunda Morte
R. A. Ranieri, pelos Espíritos André Luiz 
e Altino
🌹🌿🌹





🌹🌿🌹

MENSAGEM DO ESE:

Conhece-se a árvore pelo fruto

A árvore que produz maus frutos não é boa e a árvore que produz bons frutos não é má; — porquanto, cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto. Não se colhem figos nos espinheiros, nem cachos de uvas nas sarças. — O homem de bem tira boas coisas do bom tesouro do seu coração e o mau tira-as más do mau tesouro do seu coração; porquanto, a boca fala do de que está cheio o coração. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 43 a 45.)

Guardai-vos dos falsos profetas que vêm ter convosco cobertos de peles de ovelha e que por dentro são lobos rapaces. Conhecê-lo-eis pelos seus frutos. Podem colher-se uvas nos espinheiros ou figos nas sarças? — Assim, toda árvore boa produz bons frutos e toda árvore má produz maus frutos. — Uma árvore boa não pode produzir frutos maus e uma árvore má não pode produzir frutos bons. — Toda árvore que não produz bons frutos será cortada e lançada ao fogo. — Conhecê-la-eis, pois, pelos seus frutos. (S. MATEUS, cap. VII, vv. 15 a 20.)

Tende cuidado para que alguém não vos seduza; — porque muitos virão em meu nome, dizendo: “Eu sou o Cristo”, e seduzirão a muitos.

Levantar-se-ão muitos falsos profetas que seduzirão a muitas pessoas; — e porque abundará a iniqüidade, a caridade de muitos esfriará. — Mas aquele que perseverar até o fim se salvará.

Então, se alguém vos disser: O Cristo está aqui, ou está ali, não acrediteis absolutamente; — porquanto falsos Cristos e falsos profetas se levantarão que farão grandes prodígios e coisas de espantar, ao ponto de seduzirem, se fosse possível, os próprios escolhidos. (S. MATEUS, cap. XXIV, vv. 4, 5, 11 a 13, 23, e 24; S. MARCOS, cap. XIII, vv. 5, 6, 21 e 22.)

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXI, itens 1 a 3.) 

🌿🌹🌿

DOR E ESFORÇO


Pergunta:

– Chico [Xavier], por que o homem sofre?

Resposta:

– "Acreditamos que o homem dramatiza talvez demais o problema da dor, porque nada de bom se adquire sem esforço. E todo esforço, seja para aprender ou reaprender, edificar ou reedificar, exige sofrimento. Creio que o sofrimento é uma necessidade inarredável da evolução e do aprimoramento que nos cabe realizar."
🌿🌹🌿
Livro: Encontros no Tempo
Francisco Cândido Xavier, por Espíritos Diversos, Hércio Marcos Cintra Arantes
IDE – Instituto de Difusão Espírita
🌿🌹🌿

SE TODOS PERDOASSEM


Imaginemos, por um minuto, que mundo maravilhoso seria a Terra, se todos perdoassem!...

*
Se todos perdoassem, a ventura celeste começaria de casa, onde todo companheiro de equipe doméstica perceberia que a experiência na reencarnação é diferente para cada um e, por isso mesmo, teria suficiente disposição para agir em apoio dos associados da edificação em família, a fim de que venham a encontrar o tipo de felicidade pessoal e correta a que se dirigem.

*
Se todos perdoassem, cada grupo na comunidade terrestre alcançaria o máximo de eficiência na produção do bem comum, porquanto, em toda parte, existiria entendimento bastante para que a inveja e o despeito, o azedume e a crítica destrutiva fossem banidos para sempre do convívio social.

*
Se todos perdoassem, o espírito de competição, no progresso das ciências e na efetivação dos negócios, subiria constantemente de nível moral, suscitando as mais belas empresas de aprimoramento do mundo, porque o golpe e a vingança desapareceriam do intercâmbio entre pessoas e instituições, com o respeito mútuo revestindo de lealdade os menores impulsos à concorrência, que se fixaria exclusivamente no bem com esquecimento do mal.

*
Se todos perdoassem, a guerra seria automaticamente abolida no Planeta, de vez que o ódio seria erradicado das nações, com a solidariedade traçando aos mais fortes a obrigação do socorro aos mais fracos, não mais se verificando a corrida de armamentos e sim a emulação incessante à fraternidade entre os povos.

*
Se todos perdoassem, a saúde humana atingiria prodígios de equilíbrio e longevidade, porquanto a compreensão recíproca extinguiria o ressentimento e o ciúme, que deixariam, por fim, de assegurar, entre as criaturas, terreno propício à obsessão e à loucura, à enfermidade e à morte.

*
Se todos perdoarmos, reformaremos a vida na Terra, apagando de todos os idiomas a palavra “ressentimento”, para convivermos, uns com os outros, acreditando realmente que somos irmãos diante de Deus.

*
Quando todos aprendermos a perdoar, o amor entoará hosanas, de pólo a pólo da Terra, e então o Reino de Deus fulgirá em nós e junto de nós para sempre.
🌿🌹🌿
Emmanuel
Livro: Passos da Vida
Francisco Cândido Xavier, por Espíritos Diversos
IDE – Instituto de Difusão Espírita

domingo, 28 de novembro de 2021

A paciência te auxiliará a vencer


Quem tem fé sempre acredita que tudo acontece ao tempo de Deus, mas o que isso significa?

 Apesar de estarmos em plena transição planetária, vivemos ainda sobre provas e expiações, e essas provas e expiações têm seu tempo de duração, para que possamos redimir os erros do passado e assim continuar evoluindo! 

O tempo está pré programado pela espiritualidade, podendo ser abreviado ou prolongado, dependendo das nossas ações perante nossas provas, por isso a paciência é tão importante para as tomadas de decisões e que nossa ações sejam sempre em caminho aos passos do Cristo enviado de Deus, nosso governador planetário e nosso maior exemplo de espirito puro, que é o nosso destino. 

Paz e Luz com muta fé e amor para todos irmãos. Nada morre,tudo se transforma pois somos almas eternas a caminho da felicidade.
🪴🌱🪴
Joana de Ângelis
Divaldo Franco
Dimensões da Verdade
🪴🌱🪴






🪴🌱🪴

MENSAGEM DO ESE:

A verdadeira propriedade

O homem só possui em plena propriedade aquilo que lhe é dado levar deste mundo. Do que encontra ao chegar e deixa ao partir goza ele enquanto aqui permanece. Forçado, porém, que é a abandonar tudo isso, não tem das suas riquezas a posse real, mas, simplesmente, o usufruto. Que é então o que ele possui? Nada do que é de uso do corpo; tudo o que é de uso da alma: a inteligência, os conhecimentos, as qualidades morais. Isso o que ele traz e leva consigo, o que ninguém lhe pode arrebatar, o que lhe será de muito mais utilidade no outro mundo do que neste. Depende dele ser mais rico ao partir do que ao chegar, visto como, do que tiver adquirido em bem, resultará a sua posição futura. Quando alguém vai a um país distante, constitui a sua bagagem de objetos utilizáveis nesse país; não se preocupa com os que ali lhe seriam inúteis. Procedei do mesmo modo com relação à vida futura; aprovisionai-vos de tudo o de que lá vos possais servir.

Ao viajante que chega a um albergue, bom alojamento é dado, se o pode pagar. A outro, de parcos recursos, toca um menos agradável. Quanto ao que nada tenha de seu, vai dormir numa enxerga. O mesmo sucede ao homem, a sua chegada no mundo dos Espíritos: depende dos seus haveres o lugar para onde vá. Não será, todavia, com o seu ouro que ele o pagará. Ninguém lhe perguntará: Quanto tinhas na Terra? Que posição ocupavas? Eras príncipe ou operário? Perguntar-lhe-ão: Que trazes contigo? Não se lhe avaliarão os bens, nem os títulos, mas a soma das virtudes que possua. Ora, sob esse aspecto, pode o operário ser mais rico do que o príncipe. Em vão alegará que antes de partir da Terra pagou a peso de ouro a sua entrada no outro mundo. Responder-lhe-ão: Os lugares aqui não se compram: conquistam-se por meio da prática do bem. Com a moeda terrestre, hás podido comprar campos, casas, palácios; aqui, tudo se paga com as qualidades da alma. És rico dessas qualidades? Sê bem-vindo e vai para um dos lugares da primeira categoria, onde te esperam todas as venturas. És pobre delas? Vai para um dos da última, onde serás tratado de acordo com os teus haveres.

— Pascal. (Genebra, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, item 9.)

🪴🌱🪴

Balanço


Que tal realizarmos um balanço em nossa vida? Pensemos há quanto tempo aderimos ao chamado do Cristo, isto é, há quanto tempo nos afirmamos cristãos.

Observemos à nossa volta, em nossa própria casa. O que vemos?

As estantes estão abarrotadas de vozes caladas, livros que a traça devora. Estão ali, parados. A poeira já se acumula e umas pequeninas teias de aranha aparecem entre uns e outros, só para nos dar trabalho com a limpeza.

Os armários estão entupidos de roupas fora da moda e que acreditamos que, um dia, voltarão a ser usadas.

As caixas se empilham, guardando botas, sapatos, sandálias que não servem mais em nossos pés.

Em baús ou armários bem altos estão os agasalhos de inverno abandonados, entregues ao apodrecimento.

Os móveis estão cheios de coleções de tantas coisas que guardamos, que nem recordamos.
As farmácias improvisadas estão repletas de medicamentos que aguardam as nossas enfermidades, enquanto o prazo de validade expira.

Estantes, armários, baús, caixas, pacotes cobertos de pó, mofo, bolor. Comida de traça, esconderijo para pequenos animaizinhos.
Tanta coisa parada, sem uso. E tantos a padecer carências.

Por isso, realizemos uma mexida nas estantes. Passemos adiante os livros que não vamos ler. Examinemos o conteúdo e tornemo-los mensagens de vida.

Distribuamos as roupas, enquanto ainda estão boas, para os que se encontram desnudos, na miséria.

Verifiquemos se falta um botão, se há necessidade de refazer uma bainha, costurar um pequeno rasgo. Retoquemo-las e façamos delas instrumento da alegria.

Selecionemos os calçados, botas e sandálias. Retifiquemos as solas gastas, providenciemos uma cola aqui, uma costura ali e ofertemos a quem anda descalço.

Imaginemos quantas crianças terão protegidos os seus pezinhos dos cacos de vidro, das pedras pontiagudas. Quantos pés cansados, idosos não mais terão que suportar o calor das pedras ou o frio da terra úmida.

Desapeguemo-nos das velhas lãs e capotes, doando-os aos sofredores.

Propiciemos calor abençoado a corpos quase sem roupa.

Conduzamos os remédios, que estão nas prateleiras, para postos de saúde, hospitais, clínicas comunitárias.

Sacudamos a poeira. Limpemos o bolor. Afugentemos as traças.
Conservemos o que tenhamos em movimento. Tudo o mais, distribuamos, demonstrando que somos senhores e não escravos de coisa alguma.

* * *
Não esperemos que a dor se adorne de trapos e se apresente ao abandono para que surja o nosso momento de ajudar.
Não esperemos que a miséria desnude corpos sofredores a fim de que ofereçamos a contribuição do nosso socorro.
Não aguardemos que as pessoas pereçam à falta de medicamentos.
Vamos ao encontro da dor, da necessidade e ajudemos com o que tivermos. Atendamos às ordens do nosso coração de seguidor de Jesus, nosso Mestre e Senhor.
🪴🌱🪴
Redação do Momento Espírita, com base nos caps. 44 e 45, do
livro Legado Kardequiano, pelo Espírito Marco Prisco, psicografia de
Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.
formatação e pesquisa: MILTER - 01-11-2020
🪴🌱🪴