sábado, 20 de janeiro de 2024

Resolva seu problema!


Resolva seu problema!

Há muito tempo que você se propõe reformar sua vida, melhorar seus atos, cessar definitivamente suas fraquezas.

Vamos, então, começar a partir deste momento!

Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje...

De certo você não há de resolvê-lo do dia para a noite.

Mas, comece já!

E se cair de novo, não desanime: saiba recomeçar quantas vezes for preciso!

🌺🌿🌺 
Carlos Pastorino
Obra: Minutos de Sabedoria 
🌺🌿🌺

20 de janeiro

Tudo que Eu tenho é seu quando você aprende a respeitar as suas prioridades, mas você deve silenciar e procurar em seu coração para saber o que você está colocando primeiro em sua vida.

Lembre-se que você não pode esconder nada de Mim, por isso seja completamente franco e honesto consigo mesmo.

O trabalho que você faz para Mim significa mais do que qualquer coisa ou você está inclinado a colocá-lo em segundo plano e somente fazer a Minha vontade quando lhe for conveniente?

Se é assim, você não está colocando o que deve em primeiro lugar.

Só quando você se entrega totalmente a Mim é que Eu posso trabalhar livremente em você e através de você para realizar Minhas maravilhas e glórias.

Que sua entrega não seja hesitante e medrosa.

Quando você doar algo, doe de todo coração, com verdadeiro amor e alegria, e não sinta qualquer remorso.

Saiba que Eu usarei o seu presente da maneira certa, para Minha honra e glória e para o benefício do todo.

🌺🌿🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌿🌺






🌺🌿🌺

MENSAGEM DO ESE:

O argueiro e a trave no olho

Como é que vedes um argueiro no olho do vosso irmão, quando não vedes uma trave no vosso olho? — Ou, como é que dizeis ao vosso irmão: Deixa-me tirar um argueiro ao teu olho, vós que tendes no vosso uma trave? — Hipócritas, tirai primeiro a trave ao vosso olho e depois, então, vede como podereis tirar o argueiro do olho do vosso irmão. (S. MATEUS, cap. VII, vv. 3 a 5.)

Uma das insensatezes da Humanidade consiste em vermos o mal de outrem, antes de vermos o mal que está em nós. Para julgar-se a si mesmo, fora preciso que o homem pudesse ver seu interior num espelho, pudesse, de certo modo, transportar-se para fora de si próprio, considerar-se como outra pessoa e perguntar: Que pensaria eu, se visse alguém fazer o que faço?

Incontestavelmente, é o orgulho que induz o homem a dissimular, para si mesmo, os seus defeitos, tanto morais, quanto físicos. Semelhante insensatez é essencialmente contrária à caridade, porquanto a verdadeira caridade é modesta, simples e indulgente. Caridade orgulhosa é um contra-senso, visto que esses dois sentimentos se neutralizam um ao outro. Com efeito, como poderá um homem, bastante presunçoso para acreditar na importância da sua personalidade e na supremacia das suas qualidades, possuir ao mesmo tempo abnegação bastante para fazer ressaltar em outrem o bem que o eclipsaria, em vez do mal que o exalçaria?

Por isso mesmo, porque é o pai de muitos vícios, o orgulho é também a negação de muitas virtudes. Ele se encontra na base e como móvel de quase todas as ações humanas. Essa a razão por que Jesus se empenhou tanto em combatê-lo, como principal obstáculo ao progresso.

🌺🌿🌺
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, itens 9 e 10.)
🌺🌿🌺

Momentos de Aflição e Prova


Momentos de aflição e prova surgem pelo caminho, inesperados, concitando à disciplina espiritual indispensável ao processo evolutivo do ser.

Águas serenas que são açoitadas por fortes vendavais; paisagens tranquilas que se modificam ao império de tempestades violentas; climas de paz que se convertem em campos de lutas rudes; viagem segura, que se torna perigosa, objetivos próximos de conquistados, que se perdem de repente; saúde que cede à enfermidade; amigos dedicados, que vão adiante; adversários vigorosos, que surgem ameaçadores; problemas econômicos, que aparecem, constringentes, tantos são os motivos de aflição e prova, que ninguém avança, na Terra, sem os experimentar.

Enquanto domiciliado no corpo, espírito algum se encontra em segurança, vitorioso, isento de experiências difíceis, de possíveis insucessos.

Os momentos de prova e aflição constituem recursos de aferição dos valores morais de cada um, mediante os quais o homem deve adquirir mais valiosas expressões iluminativas como suportes para futuros investimentos evolutivos.

Por isso, todos somos atingidos por tais métodos de purificação.

Vigia-te no momento de aflição e prova, a fim de que não compliques, por precipitação, o teu estado íntimo.

Suporta o vendaval do testemunho com serenidade; recebe a adaga da acusação indébita com humildade; aceita o ácido da reprimenda injusta com nobreza; medita diante do sofrimento com elevação de sentimentos.

Todos os momentos difíceis cedem lugar a outros; os de paz e compreensão.

Não te desalentes, exatamente quando deves fortalecer-te para a luta.

São os instantes difíceis que as resistências morais devem estar temperadas, suportando as constrições que ameaçam derruir as fortalezas íntimas.

Quando estiveres a ponto de desfalecer, procura refúgio na oração.

Orando, renovar-se-ão tuas paisagens mentais e morais, elevando-te o ânimo e reconfortando-te espiritualmente.

Jesus, que não tinha qualquer dívida a resgatar e que é o Sublime Construtor da Terra, enquanto conosco não esteve isento dos momentos de aflição, demonstrando, amoroso, como vence-los a todos, e, ao mesmo tempo, ensinando a técnica de como retirar do aparente mal as proveitosas lições da felicidade.

Considera-Lhe os testemunhos, e, em qualquer momento em que sejas defrontado pela aflição ou prova, enfrenta as circunstâncias e extrai do amor a parte melhor da tua tarefa de santificação.

🌺🌿🌺
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
Obra: Oferenda
🌺🌿🌺

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Medicamento comprovado


Discutir não alimenta.

 Reclamar não resolve.

Revolta não auxilia.

Desespero não ilumina.

Tristeza não leva a nada.

Lágrima não substitui suor.

Irritação intoxica.

Deserção agrava.

Calúnia responde sempre com o pior.

Para todos os males, só existe um medicamento de eficiência comprovada: continuar na paz, compreendendo, ajudando, aguardando o concurso sábio do Tempo, na certeza de que o que não for bom para os outros não será bom para nós.

🌿🌷🌿
Albino Teixeira
Chico Xavier
Obra: Fé
🌿🌷🌿

19 de janeiro

Você não pode querer crescer espiritualmente se não estiver preparado para mudar.

Estas mudanças podem começar a acontecer devagar, mas, à medida que você se aprofundar mais e mais no novo, elas se tornarão mais drásticas e vitais.

Às vezes, é necessário uma virada completa para que surja um modo de vida totalmente novo.

Mas é incrível como você pode se adaptar logo às mudanças se você acreditar com coragem e convicção que essas mudanças estão acontecendo pelo seu bem.

Perfeição deve ser sempre a sua meta.

Tente sempre se esforçar mais e alcançar o que parece impossível.

Cresça sempre em sabedoria e compreensão, e nunca se satisfaça em se manter estático.

Há sempre algo mais para se aprender.

Há sempre algo novo e maravilhoso para descobrir nesta vida, por isso expanda sua consciência e sua imaginação para dar lugar para as novas descobertas.

Mantenha-se aberto e receptivo para que você não perca nada.

🌿🌷🌿
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌿🌷🌿








🌷🌿🌷

MENSAGEM DO ESE:

O Jugo Leve

1 – Vinde a mim, todos os que andam em sofrimento e vos achais carregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus, XI: 28-30)

2 – Todos os sofrimentos: misérias, decepções, dores físicas, perdas de seres queridos, encontram sua consolação na fé no futuro, e na confiança na justiça de Deus, que o Cristo veio ensinar aos homens. Sobre aquele que, pelo contrário, nada espera após esta vida, ou que simplesmente duvida, as aflições pesam com todo o seu peso, e nenhuma esperança vem abrandar sua amargura. Eis o que levou Jesus a dizer: “Vinde a mim, vós todos que estais fatigados, e eu vos aliviarei”.

Jesus, entretanto, impõe uma condição para a sua assistência e para a felicidade que promete aos aflitos. Essa condição é a da própria lei que ele ensina: seu jugo é a observação dessa lei. Mas esse jugo é leve e essa lei é suave, pois que impõe como dever o amor e a caridade.

🌿🌷🌿
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
🌿🌷🌿

Perdão


Ante o golpe da ofensa, não te vingues.
Perdoa.
*
Esquecer agressões é garantir a paz.
*
O vento quebra troncos mas não destrói a grama.
*
Uma só vela acesa vence o poder das trevas.
*
Abraça na humildade a própria resistência.
*
O revide é dos homens.
O perdão é de Deus.

🌿🌷🌿
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Crer e agir
🌿🌷🌿

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Em louvor da alegria


“Bem-aventurados, vós, que agora chorais, porque rireis.” — JESUS — Lucas, 6.21.

“Lembrai-vos de que, durante o vosso degredo na Terra, tendes que desempenhar uma missão de que não suspeitais, quer dedicando-vos à vossa família, quer cumprindo as diversas obrigações que Deus vos confiou.” — Cap. V, 25.

Nos dias em que a experiência terrestre se faça amargosa e difícil, não convertas a depressão em veneno.

 Quando a aflição te ronda o caminho, anuncias trazer o espírito carregado de sombra, como quem se encontra ausente do lar, ansiando regresso, entretanto, isso não é motivo para que te precipites no desânimo arrasador.

*
Acusas-te em trevas e podes mentalizar com a própria cabeça luminosos pensamentos de otimismo e fraternidade ou retratar nas pupilas o fulgor do sol e a beleza das flores.

Entregas-te à mudez, proclamando não suportar os conflitos que te rodeiam e nada te impede abrir a boca, a fim de pronunciar a frase de reconforto e apaziguamento.

Asseveras que o mundo é imenso vale de lágrimas, cruzando os braços para chorar os infortúnios da Terra e possuis duas mãos por antenas de amor capazes de improvisar canções de felicidade e esperança, no trabalho pessoal em favor dos que sofrem.

Trancas-te em aposento solitário para a cultura da irritação, alegando que os melhores amigos te não entendem e perdes horas inteiras de pranto inútil e senhoreias dois pés, à maneira de alavancas preciosas, prontas a te transportarem na direção dos que atravessam provações muito mais dolorosas que as tuas, junto dos quais um minuto de tua conversação ou leve migalha do que te sobra te granjeariam a compreensão e a simpatia de enorme família espiritual.

*
 Em verdade, existe a melancolia edificante, expressando saudade da Vida Superior, contudo aqueles que a registram no âmago do próprio ser, consagram-se com redobrado fervor ao serviço do bem, preparando no próprio coração a nesga de céu, suscetível de indentificá-los ao Plano Celestial que esperam, ansiosos, suspirando pelo reencontro com os entes que mais amam. Ainda assim, é imperioso arredar de nós o hábito da tristeza destrutiva, como quem guerreia o culto do entorpecente.

 Espíritos vinculados às diretrizes do Cristo, não podemos olvidar que o Evangelho, considerado em todos os tempos, como sendo um livro de dor, por descrever obstáculos e perseguições, dificuldades e martírios sem conta, começa exalçando a grandeza de Deus e a boa vontade entre os homens, através de cânticos jubilosos e termina com a sublime visão da Humanidade futura, na Jerusalém libertada, assentando-se, gloriosa, na alegria sem fim.

🌸🌾🌸
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Livro da Esperança
🌸🌾🌸

18 de janeiro

A decisão é sua de fazer deste dia o dia mais maravilhoso já vivido, através da sua atitude correta e do seu pensamento positivo.

Veja este dia como o Meu dia, um dia totalmente abençoado por Mim; veja tudo se desenrolar com perfeição sem nem um desapontamento para estragá-lo.

Por que você se desapontaria com algo que pode acontecer hoje?

Lembre-se que você tem controle total dos acontecimentos.

Você é o dono da situação; portanto, depende de você a maneira como o dia se desenrola.

Se você se defrontar com um problema, lembre-se que há uma solução para ele e não se deixe desanimar.

Encare-o como um degrau, como um desafio, e a solução se apresentará. Nunca, jamais, permita que o problema controle você.

Você tem que conseguir.

Você tem que se esforçar para pensar positivamente, pensar grande, pensar sucesso.

E então observe, passo a passo, o sucesso acontecer.

🌸🌾🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🌾🌸

 





🌸🌾🌸

MENSAGEM DO ESE:

Transmissão de riqueza

O princípio, segundo o qual ele é apenas depositário da fortuna de que Deus lhe permite gozar durante a vida, tira ao homem o direito de transmiti-la aos seus descendentes?

O homem pode perfeitamente transmitir, por sua morte, aquilo de que gozou durante a vida, porque o efeito desse direito está subordinado sempre à vontade de Deus, que pode, quando quiser, impedir que aqueles descendentes gozem do que lhes foi transmitido. Não é outra a razão por que desmoronam fortunas que parecem solidamente constituídas. É, pois, impotente a vontade do homem para conservar nas mãos da sua descendência a fortuna que possua. Isso, entretanto, não o priva do direito de transmitir o empréstimo que recebeu de Deus, uma vez que Deus pode retirá-lo, quando o julgue oportuno.

🌸🌾🌸
— São Luís. (Paris, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, item 15.)
🌸🌾🌸

Alegre e otimista


Faça questão de ser alegre e otimista.

Nada na Terra pode destruir a felicidade do homem otimista e alegre.

Se lhe chegarem dores, receba-as com calma e não se deixe atingir por elas.

Não coloque sua felicidade no que lhe vem de fora.

Construa sua felicidade dentro de você mesmo, fazendo consistir sua ventura no progresso constante da vida do espírito, na sabedoria do coração.

🌸🌾🌸
Pastorino
Obra: Minutos de sabedoria
🌸🌾🌸

Removendo obsessões


Existem dez atitudes positivas contra o domínio da obsessão, a saber:

confiança em Deus e em si próprio;

consciência tranquila;

oração;

dever cumprido;

paciência;

trabalho incessante;

serviço ao próximo;

simpatia e benevolência para com os outros;

estudo;

recomeço de construção do próprio equilíbrio, tantas vezes quantas se fizerem necessárias.

E há dez atitudes negativas, que agravam qualquer processo de perturbação espiritual, como sejam:

dúvida;

complexo de culpa;

indiferença;

irresponsabilidade;

irritação;

ociosidade;

egoísmo;

isolamento;

ignorância;

queixa contínua.

Acomodar-se a qualquer das situações referidas, depende da escolha de cada um, no entanto, ao enunciar semelhantes conceitos, temos em mira simplesmente recordar a palavra de Allan Kardec, no item 4, do Capítulo XXV, de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, quando nos adverte: “Não, os Espíritos não vêm isentar o homem da lei do trabalho; vêm unicamente mostrar-lhe a meta que lhe cumpre atingir e o caminho que a ela conduz, dizendo-lhe: Anda e chegarás; toparás com pedras; olha e afasta-as tu mesmo.”

🌸🌾🌸
Albino Teixeira
Chico Xavier
Obra: Escultores de almas
🌸🌾🌸

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

A felicidade é reflexo da vida interior


Devemos tomar consciência que não há outro caminho para alcançarmos a felicidade, a paz, a prosperidade duradoura, senão pelo domínio do nosso próprio eu. 

Teremos, então, o governo de nós mesmos, seremos autenticamente o que somos. 

Onde houver o verdadeiro amor impera pureza, saúde, equilíbrio, altruísmo, espiritualidade, força, vida. 

Para alcançarmos o amor, compreendê-lo, experimentá-lo é necessário grande persistência e diligência no bem, na verdade, no exercício de descobrir sempre o melhor do próximo. 

O homem que ama deve ter a firme resolução de enriquecer a vida e não de fazer fortuna.

 Não devemos esquecer que a fortuna não preenche os vácuos da existência, mas cria abismos entre os homens. 

A verdadeira riqueza é a do espírito sedimentada pela generosidade, a abnegação, o amor dedicado, com consciência de que está realizando a missão da vida. 

Não devemos esquecer que a felicidade é o produto do nosso querer e do nosso fazer.

 Paz, alegria, trabalho.

🌸🌾🌸
Espírito: Leocádio José Correia
Médium: Maury Rodrigues da Cruz
Obra: "No Cenário da Vida"
🌸🌾🌸

17 de janeiro

A vida sem oração é vazia e sem sentido, porque é esta comunhão com seu eu superior que lhe revela a plenitude desta vida gloriosa que é sua verdadeira herança.

Que suas orações sejam muito positivas e construtivas e agradeça pelo que você está para receber mesmo antes de rezar por isso.

Enquanto estiver rezando, sinta a unidade em toda a vida, sinta que não existe separação, pois tudo é um.

A oração tudo une; faz tudo convergir para um todo perfeito.

Fale coMigo e Me escute.

Não perca tempo suplicando por isto ou aquilo, porque isto não é a verdadeira oração.

Suplicar é criar cisão, e Eu quero criar união em todos os momentos.

Nós somos um. EU SOU e EU ESTOU dentro de você; não é necessário que você Me procure fora de você.

EU SOU e EU ESTOU sempre aqui esperando que você Me reconheça.

Reconheça a nossa unidade agora; Eu em você e você em Mim.

🌸🌾🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🌾🌸





🌾🌸🌾

MENSAGEM DO ESE:

II – A Virtude

8 – A virtude, no seu grau mais elevado, abrange o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Ser bom, caridoso, trabalhador, sóbrio, modesto, são as qualidades do homem virtuoso. Infelizmente, são quase sempre acompanhadas de pequenas falhas morais, que as deslustram e enfraquecem. Aquele que faz alarde de sua virtude não é virtuoso, pois lhe falta a principal qualidade: a modéstia, e sobra-lhe o vício mais oposto: o orgulho. A virtude realmente digna desse nome não gosta de exibir-se. Temos de adivinhá-la, mas ela se esconde na sombra, foge à admiração das multidões. São Vicente de Paulo era virtuoso. O digno Cura de Ars era virtuoso. E assim muitos outros, pouco conhecidos do mundo, mas conhecidos de Deus. Todos esses homens de bem ignoravam que eram virtuosos. Deixavam-se levar pela corrente das suas santas inspirações, e praticavam o bem com absoluto desinteresse completo esquecimento de si mesmos.

É para essa virtude, assim compreendida e praticada, que eu vos convido, meus filhos. Para essa virtude realmente cristã e verdadeiramente espírita, que eu vos convido a consagrar-vos. Mas afastai de vossos corações o sentimento do orgulho, da vaidade, do amor próprio, que deslustram sempre as mais belas qualidades. Não imiteis esse homem que se apresenta como modelo e se gaba das próprias qualidades, para todos os ouvidos tolerantes. Essa virtude de ostentação esconde, quase sempre, uma infinidade de pequenas torpezas e odiosas fraquezas.

O homem que se exalta a si mesmo, que eleva estátuas à sua própria virtude, em princípio aniquila, por essa única razão, todos os méritos que efetivamente podia ter. E que direi daquele cujo valor se reduz a parecer o que não é? Compreendo perfeitamente que aquele que faz o bem sente uma satisfação íntima, no fundo do coração. Mas desde o momento em que essa satisfação se exterioriza, para provocar elogios, degenera em amor- próprio.

Oh, vós todos, a quem a fé espírita reanimou os seus raios, e que sabeis quanto o homem se encontra longe da perfeição, jamais vos entregueis a essa estultícia! A virtude é uma graça, que desejo para todos os espíritas sinceros, mas com esta advertência: Mais vale menos virtude na modéstia, do que muitas no orgulho. Foi pelo orgulho que as humanidades se perderam sucessivamente. É pela humildade que elas um dia deverão redimir-se.

🌾🌸🌾
FRANÇOIS-NICOLAS-MADELEINE
Paris, 1863
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
🌾🌸🌾

Falar e Fazer


Se a tua palavra não tiver o objeti­vo de auxiliar, não a apresentes para criticar.

Há dois tipos de comportamento: o daqueles que fazem e o daqueloutros, que ficam de palanque, apontando erros, criticando, atormentando a vida das pessoas.

Faze quanto te seja possível, sem aguardar aplauso, nem temer pedradas.
*
Torna-te membro do grupo que opera e fala com o objetivo superior de ser útil.
*
Se, os que dizem saber como se fazem as coisas, deixassem de opinar e as executassem, o mundo mudaria de feição.

🌸🌾🌸
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
Obra: Vida feliz
🌸🌾🌸

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Espírito obsessor: como saber se você está com um?


Neste artigo, saiba como identificar quando você tem um espírito obsessor e como afastá-lo do seu campo vibratório.

Você reparou que suas atitudes não condizem com quem você realmente é? Neste artigo, vamos citar alguns sinais que podem indicar que você está sofrendo um processo de obsessão espiritual.

O que é um espírito obsessor?

Algo ou alguém que exerce influência sobre outra parte, alterando, diminuindo, drenando ou desorganizando a sua vibração.

É uma entidade desencarnada, portanto extrafísica, a qual aos olhos destreinados torna-se invisível. Trata-se de um espírito em estágio menos avançado de aprimoramento moral, e por sua condição permanece em sintonia com seres de mesma frequência vibratória, em condição de simbiose.

Como saber se você está com um espírito obsessor?

Existem muitas evidências que podem indicar que você está sofrendo uma obsessão espiritual. Contudo, é importante que você entenda que a causa principal da obsessão é o seu próprio conjunto de comportamentos, pensamentos e sentimentos. Mesmo porque, a sintonia só acontece se você estabelece a mesma frequência na qual vibra o obsessor.

“A culpa nunca é do obsessor!
A culpa nunca é do obsessor!
A culpa nunca é do obsessor!”

Não estamos loucos não. Escrevemos três vezes propositalmente para que você possa refletir sobre a importância dessa afirmação.

Todo processo de obsessão acontece por compatibilidade, portanto o que determina a simbiose entre uma pessoa e seu obsessor é uma ligação por ressonância que respeita essas leis naturais.

Se você chegar à conclusão de que está com um obsessor espiritual, não saia correndo gritando de medo, com desespero e pânico, simplesmente pelo fato de que o obsessor que uma pessoa atrai é a consequência de suas falhas no equilíbrio emocional, mental e na capacidade de sentir amor.

Uma vez que você perceber alguma intromissão na sua energia pessoal, a melhor forma de reverter o quadro é mudando o seu conjunto de pensamentos, sentimentos e emoções, o que em outras palavras quer dizer: aumente a sua elevação moral e o seu estado de amor.

Sinais de obsessão espiritual

Veja abaixo alguns dos sinais mais comuns e recorrentes que podem indicar obsessão espiritual:

Falta de paciência: sentimento repentino e intenso de irritação e intolerância. Você explode fácil e não consegue se controlar.

Irritação: você sente irritação com mais frequência, aparentemente tudo começa a lhe aborrecer.

Fragilidade emocional: qualquer coisa é motivo para que emoções fortes surjam, como choro, angústia e tristeza, mesmo com motivos sem importância.

Dores: surgem dores nas costas e na região do estômago sem associação a nenhum problema físico ou acontecimento relacionado. Também existe a sensação de pressão na cabeça e peso nos ombros. Muitas pessoas podem sentir essas sensações por motivos diversos que não têm qualquer relação com a obsessão espiritual, portanto tenha cuidado ao fazer a análise. Mas em caso de haver uma associação desses sintomas com os sintomas acima citados, então as chances são muito mais reais de haver a obsessão espiritual.

Pensamentos impróprios: sem que você queira, surgem pensamentos impróprios sobre as coisas ou situações. São pensamentos negativos que brotam no seu interior e que de alguma maneira causam medo, desconforto, agressividade, paranoia ou sentimentos parecidos.

Bocejo em excesso e cansaço físico contínuo: o bocejo é um indicador de ajuste do seu campo energético ou aura. Para que ele se organize e se harmonize em diversas situações da vida, o bocejo aparece como forma de contração e descontração da aura, promovendo assim um efeito descarga. Mas se o bocejo é muito presente e constante, pode indicar que a pessoa está precisando se limpar e não está conseguindo.

O bocejo é normal, mas o excesso deve ser observado. Já o cansaço físico permanente pode apontar problemas de ordem física e deficiências na alimentação. Contudo, se surgirem os estados de cansaço além do que consideramos normal na vida diária, além disso, se estiverem associados aos estados citados anteriormente, pode ser um forte sinal de obsessão espiritual.

O que fazer para afastar espíritos obsessores?

Se você achar que se enquadra em uma ou mais características apontadas como de alguém que está sob obsessão espiritual, recomendo que você dê atenção aos seguintes itens:

Tenha gratidão

Pela sua vida, pela sua moradia, por seus amigos, por seu alimento, pela vida que pulsa em suas veias. Abandone a reclamação e a crítica pelas pequenas coisas. Saiba que a insatisfação é a porta aberta para a cólera da alma.

Honre pai e mãe

Não importa quem eles são, onde eles estão e se eles de alguma maneira lhe fizeram algum mal; você precisa honrar a existência deles, entendendo que você estará em sintonia com as suas energias por toda uma existência. Se você não souber simplesmente honrar a energia dos seres que lhe trouxeram a esta experiência física, jamais você terá harmonia em sua vida presente. Lembre-se de honrar todas as pessoas que estão antes de você nos lugares que você ocupa ou frequenta. Honre o colega de trabalho mais velho, a irmã mais velha, o vizinho mais antigo. Saber honrar o que vem antes é essencial para a sua alegria e plenitude.

Não julgue

Este é um hábito comum, julgar e rotular as pessoas. Entenda que os erros que as pessoas cometem ao nosso redor hoje foram os mesmos que cometemos ontem ou que cometeremos no futuro. Procure superar-se sempre, mas aceite que ainda temos muito que aprender, e que todos nós estamos em níveis parecidos, portanto erramos em aspectos parecidos. Desta forma, apontar o erro alheio é o mesmo que apontar o seu erro.

Evite a raiva

Você pode até ficar zangado, pois esse é um sentimento humano, mas deve aprender a superar essas crises com o máximo de agilidade possível.

Reforce suas orações

Aprenda a rezar com entrega e devoção. Quando você reza de coração aberto e humilde, você se sintoniza com as forças mais elevadas do universo.

Cumpra com a sua palavra e perdoe as falhas alheias

Sempre que você combinar algo com alguém, honre o compromisso, honre a palavra falada! Além disso, sempre que alguém errar com você, então você terá o direito de nunca mais querer fazer nada com esta pessoa, contudo você precisa perdoá-la por suas falhas.

🌿🌺🌿
REDAÇÃO LUZ DA SERRA
🌿🌺🌿

16 de janeiro

Se você tem dúvida sobre alguma decisão a ser tomada, silencie e espere por Mim, e nunca se apresse a fazer algo sem a Minha bênção.

Saiba sempre em que direção está indo e você não se perderá pelo caminho; é por isso que é importante que você espere até que Eu lhe dê o sinal verde antes de ir em frente.

Silenciar e esperar por Mim não é perda de tempo.

Quando você faz a coisa certa, você ganha mais tempo do que se você se apressar, fizer a coisa errada e tiver que voltar e começar outra vez o que você fez impetuosamente e sem orientação.

Quando você sabe que uma coisa está certa, não hesite em completá-la imediatamente.

É quando existe aquela leve impressão de incerteza sobre algo que você deve esperar, esperar e esperar até que tudo fique muito claro para, só então, você agir.

🌿🌺🌿
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌿🌺🌿 






🌿🌺🌿

MENSAGEM DO ESE:

O sacrifício mais agradável a Deus

Se, portanto, quando fordes depor vossa oferenda no altar, vos lembrardes de que o vosso irmão tem qualquer coisa contra vós, — deixai a vossa dádiva junto ao altar e ide, antes, reconciliar-vos com o vosso irmão; depois, então, voltai a oferecê-la. — (S. MATEUS, cap. V, vv. 23 e 24.)

Quando diz: “Ide reconciliar-vos com o vosso irmão, antes de depordes a vossa oferenda no altar”, Jesus ensina que o sacrifício mais agradável ao Senhor é o que o homem faça do seu próprio ressentimento; que, antes de se apresentar para ser por ele perdoado, precisa o homem haver perdoado e reparado o agravo que tenha feito a algum de seus irmãos. Só então a sua oferenda será bem aceita, porque virá de um coração expungido de todo e qualquer pensamento mau. Ele materializou o preceito, porque os judeus ofereciam sacrifícios materiais; cumpria--lhe conformar suas palavras aos usos ainda em voga. O cristão não oferece dons materiais, pois que espiritualizou o sacrifício. Com isso, porém, o preceito ainda mais força ganha. Ele oferece sua alma a Deus e essa alma tem de ser purificada. Entrando no templo do Senhor, deve ele deixar fora todo sentimento de ódio e de animosidade, todo mau pensamento contra seu irmão. Só então os anjos levarão sua prece aos pés do Eterno. Eis aí o que ensina Jesus por estas palavras: “Deixai a vossa oferenda junto do altar e ide primeiro reconciliar-vos com o vosso irmão, se quiserdes ser agradável ao Senhor.”

🌿🌺🌿
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, itens 7 e 8.)
🌿🌺🌿

Carta íntima


É verdade. Conseguiste matrícula na escola da luz, a fim de que possas servir com mais segurança na Causa do Bem, mas encontras empeços de toda espécie, no rumo das aquisições a que te diriges.

Consideras muito difíceis as matérias em pauta.

Quantas falhas nas provas de paciência? Quantos desacertos nos exercícios da caridade? Quantos desajustes nas demonstrações de tolerância? E, sobretudo, que montão de erros nos exames do amor?

E choras verificando os problemas que se te afiguram insuperáveis.

Sofres com dependências e recapitulações, boletins de alarme e consequências infelizes de teus próprios enganos.

De quando a quando, eis que se te amplia o desencanto, observando o alto número dos companheiros que desertam das aulas e sentes que o vazio cresce ao redor da carteira de trabalho em que te vês.

Entretanto, não esmoreças. Prossegue.

Possivelmente, ainda não te conscientizaste de que o professor amigo te acompanha. Onde haveria escola sem mestre?

Ouve. O instrutor que te acolheu, de braços abertos, não te abandona.

Se ele te registra os equívocos e as crises, é que deseja conduzir-te à certeza e à serenidade nos conhecimentos que buscas.

E se insiste contigo para que te mantenhas no aprendizado é porque te ama.

Quando te entristeces, ele é a esperança que te restaura o ânimo enfraquecido.

Quando te afliges, ei-lo a pacificar-te no clarão do discernimento.

Confia e segue adiante.

Ele sabia que vieste à escola a fim de assimilar recursos que, até agora, não possuis e, por isso mesmo, não te pede a elevação que ainda não tens.

Apoia-te nele e persevera.

Em qualquer dificuldade, chama por ele. Talvez ainda não saibas que ele, o nosso mestre, é mais conhecido pelo nome de Jesus-Cristo.

🌿🌺🌿
Meimei
Chico Xavier
Obra: Deus aguarda
🌿🌺🌿

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Despedida como tantas


Esta história não é minha,
É do Juquinha Avelar,
Que me pediu letra e nome,
Quando a pudesse contar.

Ele disse: — Há quem indague,
Na vida em que me aprofundo,
O que foi que vi, de perto,
Quando cheguei no “outro mundo”.

Por isso, ninguém se espante,
Nem se fira na surpresa,
Se minha fala aborrece,
Pois, converso com franqueza.

 Meu grande choque, a princípio,
Foi enxergar, ao meu lado,
Meu corpo frio e sem vida,
Lembrando um tronco lascado.

Nada sabia da morte…
Sentia enorme canseira…
E o meu susto foi tão grande
Que caí numa cadeira.

Havia gente na sala,
Conversando, à revelia…
Gemi, pedindo socorro,
No entanto, ninguém me ouvia.

Vi minha velha num quarto,
Magrinha, quase esqueletos
Chorava, desconsolada,
Toda vestida de preto.

Os meus dois filhos presentes,
Antoniquinho e Cesário,
Segredavam, de um a outro,
Sobre assuntos de inventário.

Antoniquinho explicava
Que exigia toda a gleba,
Com casa e benfeitorias
Do Sítio da Jurubeba.

 Mas Cesário acrescentava
Que não cederia tudo,
Que todo caso de herança
Precisa de muito estudo.

Eles dois continuavam
Fechados na discussão,
Nem se lembravam de mim,
Entre a cadeira e o caixão.

Acompanhando, de perto,
Os lances daquela briga,
Sentia arrocho no peito
E muita dor de barriga.

Notando a falta de apreço
Que vinha de minha gente,
Sofri aflição de novo,
Tornei a ficar doente.

Dona Cocota afirmava,
Sempre agarrada à mentira,
Que eu furtara muita terra
No Roçado da Traíra.

Por fim, me vi agitado,
Naquela sala de espera,
Cansado de tanto ouvir
O que era e o que não era.

Quase louco me apeguei
À força que vem da prece,
Rogava socorro ao Cristo,
Viesse de onde viesse.

Aí, um guarda surgiu,
Mostrando sinais de luz;
Entendi que era a resposta
Do meu pedido a Jesus.

Desviei minha atenção
Para as visitas, em casa,
Aí senti que a vergonha
Punha meu rosto na brasa.

Todo o assunto, em andamento
Era simples zombaria;
Cochichando, a meu respeito,
O grupo falava e ria.

 O amigo Tonico Sales,
Apontando-me a carcaça,
Comentava que eu morrera
De tanto beber cachaça.

O Adão dizia que eu
Andava sempre na “chuva”,
Mas carregava nas costas
Muito choro de viúva.

O guarda puxou-me o braço
Para eu deixar o velório,
Mas eu disse ter receio
Do inferno e do purgatório.

Ele, porém, me explicou,
Alegre e calmo, sorrindo:
— Avelar, do purgatório,
Você hoje está saindo.

 Então, procurei a rua
E larguei os gritos meus:
— Adeus, Terra!… Adeus, meu povo!…
Purgatório, adeus, adeus!…

🌸🌾🌸
Manoel Serrador
Chico Xavier
Obra: Estrelas no chão
🌸🌾🌸

15 de janeiro

Por que não relaxar?

Desligue-se e entregue-se a Mim, pois quanto mais pressão e aceleração houver em sua vida, menos você conseguirá produzir.

Permita-se fluir com a natureza, com a maré, e faça o que tem que ser feito com simplicidade, natural e alegremente.

Por que não aproveitar a vida em vez de vivê-la com uma determinação sombria, forçando-se a fazer coisas aqui e ali sem qualquer alegria ou amor?

A vida é maravilhosa quando se está em harmonia com ela e não há resistências inúteis.

Por que complicar as coisas para você mesmo?

Faça deste dia de hoje um dia especial e só veja o que há de melhor em tudo.

Agradeça por tudo.

Aproveite tudo como deve ser aproveitado.

Eu quero que você aproveite a vida.

Comece olhando a beleza da natureza à sua volta e você perceberá que uma coisa linda leva à próxima, até que toda a sua vida estará repleta de encantamento e alegria.

🌸🌾🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🌾🌸




🌸🌾🌸

MENSAGEM DO ESE:

Há muitas moradas na casa de meu pai

Não se turbe o vosso coração. — Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. — Depois que me tenha ido e que vos houver preparado o lugar, voltarei e vos retirarei para mim, a fim de que onde eu estiver, também vós aí estejais. (S. JOÃO, cap. XIV, vv. 1 a 3.)

A casa do Pai é o Universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito e oferecem, aos Espíritos que neles encarnam, moradas correspondentes ao adiantamento dos mesmos Espíritos.
Independente da diversidade dos mundos, essas palavras de Jesus também podem referir-se ao estado venturoso ou desgraçado do Espírito na erraticidade. Conforme se ache este mais ou menos depurado e desprendido dos laços materiais, variarão ao infinito o meio em que ele se encontre, o aspecto das coisas, as sensações que experimente, as percepções que tenha.

Enquanto uns não se podem afastar da esfera onde viveram, outros se elevam e percorrem o espaço e os mundos; enquanto alguns Espíritos culpados erram nas trevas, os bem-aventurados gozam de resplendente claridade e do espetáculo sublime do Infinito; finalmente, enquanto o mau, atormentado de remorsos e pesares, muitas vezes insulado, sem consolação, separado dos que constituíam objeto de suas afeições, pena sob o guante dos sofrimentos morais, o justo, em convívio com aqueles a quem ama, frui as delícias de uma felicidade indizível. Também nisso, portanto, há muitas moradas, embora não circunscritas, nem localizadas.

🌸🌾🌸
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. III, itens 1 e 2.)
🌸🌾🌸

Caindo, levanta-te


Alguém te desacredita?
Continua confiante.

Muitos te recriminam?
Prossegue trabalhando.

Há quem não te respeite?
O tempo responderá por ti.

Surge quem te persegue?
Entrega-te a Deus.

Caluniaram-te?
Cala, perdoa e espera.

Dúvidas sobre o teu caráter?
Contentar a todos é impossível.

Humilhações?
Não somos melhores do que o Cristo que pereceu apupado pela multidão.

Qualquer que seja a pedra de tropeço colocada na tua trajetória, não receies a queda…

Caindo, levanta-te.

É no instante mais difícil que podes provar a tua lealdade a Deus.

🌸🌾🌸
Albino Teixeira
Carlos Baccelli
Obra: Esperança e vida
🌸🌾🌸

DE TUDO, UM POUCO...


QUE VOCÊ TENHA, DE TUDO, UM POUCO...
-
SENSIBILIDADE
Para não ficar indiferente diante das belezas da vida.
-
CORAGEM
Para colocar a timidez de lado e poder realizar o que tem vontade.
-
SOLIDARIEDADE
Para não ficar neutro diante do sofrimento da humanidade.
-
BONDADE
Para não desviar os olhos de quem te pede uma ajuda.
-
TRANQUILIDADE
Para quando chegar ao fim do dia, poder deitar e dormir o sono dos anjos.
-
ALEGRIA
Para você distribuí-la, colocando um sorriso no rosto de alguém.
-
HUMILDADE
Para você reconhecer aquilo que você não é.
-
AMOR PRÓPRIO
Para você perceber suas qualidades e gostar do que vê por dentro.
-
Para te guiar, te sustentar e te manter de pé.
-
SINCERIDADE
Para você ser verdadeiro, gostar de você mesmo e viver melhor.
-
FELICIDADE
Para você descobri-la dentro de você e doá-la a quem precisar.
-
AMIZADE
Para você descobrir que, quem tem um amigo, tem um tesouro.
-
ESPERANÇA
Para fazer você acreditar na vida e se sentir uma eterna criança.
-
SABEDORIA
Para entender que só o Bem existe, o resto é ilusão.
-
DESEJOS
Para alimentar o seu corpo, dando prazer ao seu espírito.
-
SONHOS
Para poder, todos os dias, alimentar a sua alma.
-
AMOR
Para você ter alguém para amar e sentir-se amado.
-
Para você desejar tocar uma estrela, sorrir pra lua.

Sentir que a vida é bela, andando pela rua.

Para você descobrir que existe um sol dentro de você.

Para você se sentir feliz a cada amanhecer

e saber que o Amor é a razão maior... para viver.

Mas se você não tiver um amor,

que nunca deixe morrer em você,

a procura... o desejo de o encontrar.

Tenha de tudo, um pouco... e Seja feliz!

🌸🌾🌸
Blandinne
🌸🌾🌸