quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Em louvor da alegria


“Bem-aventurados, vós, que agora chorais, porque rireis.” — JESUS — Lucas, 6.21.

“Lembrai-vos de que, durante o vosso degredo na Terra, tendes que desempenhar uma missão de que não suspeitais, quer dedicando-vos à vossa família, quer cumprindo as diversas obrigações que Deus vos confiou.” — Cap. V, 25.

Nos dias em que a experiência terrestre se faça amargosa e difícil, não convertas a depressão em veneno.

 Quando a aflição te ronda o caminho, anuncias trazer o espírito carregado de sombra, como quem se encontra ausente do lar, ansiando regresso, entretanto, isso não é motivo para que te precipites no desânimo arrasador.

*
Acusas-te em trevas e podes mentalizar com a própria cabeça luminosos pensamentos de otimismo e fraternidade ou retratar nas pupilas o fulgor do sol e a beleza das flores.

Entregas-te à mudez, proclamando não suportar os conflitos que te rodeiam e nada te impede abrir a boca, a fim de pronunciar a frase de reconforto e apaziguamento.

Asseveras que o mundo é imenso vale de lágrimas, cruzando os braços para chorar os infortúnios da Terra e possuis duas mãos por antenas de amor capazes de improvisar canções de felicidade e esperança, no trabalho pessoal em favor dos que sofrem.

Trancas-te em aposento solitário para a cultura da irritação, alegando que os melhores amigos te não entendem e perdes horas inteiras de pranto inútil e senhoreias dois pés, à maneira de alavancas preciosas, prontas a te transportarem na direção dos que atravessam provações muito mais dolorosas que as tuas, junto dos quais um minuto de tua conversação ou leve migalha do que te sobra te granjeariam a compreensão e a simpatia de enorme família espiritual.

*
 Em verdade, existe a melancolia edificante, expressando saudade da Vida Superior, contudo aqueles que a registram no âmago do próprio ser, consagram-se com redobrado fervor ao serviço do bem, preparando no próprio coração a nesga de céu, suscetível de indentificá-los ao Plano Celestial que esperam, ansiosos, suspirando pelo reencontro com os entes que mais amam. Ainda assim, é imperioso arredar de nós o hábito da tristeza destrutiva, como quem guerreia o culto do entorpecente.

 Espíritos vinculados às diretrizes do Cristo, não podemos olvidar que o Evangelho, considerado em todos os tempos, como sendo um livro de dor, por descrever obstáculos e perseguições, dificuldades e martírios sem conta, começa exalçando a grandeza de Deus e a boa vontade entre os homens, através de cânticos jubilosos e termina com a sublime visão da Humanidade futura, na Jerusalém libertada, assentando-se, gloriosa, na alegria sem fim.

🌸🌾🌸
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Livro da Esperança
🌸🌾🌸

18 de janeiro

A decisão é sua de fazer deste dia o dia mais maravilhoso já vivido, através da sua atitude correta e do seu pensamento positivo.

Veja este dia como o Meu dia, um dia totalmente abençoado por Mim; veja tudo se desenrolar com perfeição sem nem um desapontamento para estragá-lo.

Por que você se desapontaria com algo que pode acontecer hoje?

Lembre-se que você tem controle total dos acontecimentos.

Você é o dono da situação; portanto, depende de você a maneira como o dia se desenrola.

Se você se defrontar com um problema, lembre-se que há uma solução para ele e não se deixe desanimar.

Encare-o como um degrau, como um desafio, e a solução se apresentará. Nunca, jamais, permita que o problema controle você.

Você tem que conseguir.

Você tem que se esforçar para pensar positivamente, pensar grande, pensar sucesso.

E então observe, passo a passo, o sucesso acontecer.

🌸🌾🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🌾🌸

 





🌸🌾🌸

MENSAGEM DO ESE:

Transmissão de riqueza

O princípio, segundo o qual ele é apenas depositário da fortuna de que Deus lhe permite gozar durante a vida, tira ao homem o direito de transmiti-la aos seus descendentes?

O homem pode perfeitamente transmitir, por sua morte, aquilo de que gozou durante a vida, porque o efeito desse direito está subordinado sempre à vontade de Deus, que pode, quando quiser, impedir que aqueles descendentes gozem do que lhes foi transmitido. Não é outra a razão por que desmoronam fortunas que parecem solidamente constituídas. É, pois, impotente a vontade do homem para conservar nas mãos da sua descendência a fortuna que possua. Isso, entretanto, não o priva do direito de transmitir o empréstimo que recebeu de Deus, uma vez que Deus pode retirá-lo, quando o julgue oportuno.

🌸🌾🌸
— São Luís. (Paris, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, item 15.)
🌸🌾🌸

Alegre e otimista


Faça questão de ser alegre e otimista.

Nada na Terra pode destruir a felicidade do homem otimista e alegre.

Se lhe chegarem dores, receba-as com calma e não se deixe atingir por elas.

Não coloque sua felicidade no que lhe vem de fora.

Construa sua felicidade dentro de você mesmo, fazendo consistir sua ventura no progresso constante da vida do espírito, na sabedoria do coração.

🌸🌾🌸
Pastorino
Obra: Minutos de sabedoria
🌸🌾🌸

Removendo obsessões


Existem dez atitudes positivas contra o domínio da obsessão, a saber:

confiança em Deus e em si próprio;

consciência tranquila;

oração;

dever cumprido;

paciência;

trabalho incessante;

serviço ao próximo;

simpatia e benevolência para com os outros;

estudo;

recomeço de construção do próprio equilíbrio, tantas vezes quantas se fizerem necessárias.

E há dez atitudes negativas, que agravam qualquer processo de perturbação espiritual, como sejam:

dúvida;

complexo de culpa;

indiferença;

irresponsabilidade;

irritação;

ociosidade;

egoísmo;

isolamento;

ignorância;

queixa contínua.

Acomodar-se a qualquer das situações referidas, depende da escolha de cada um, no entanto, ao enunciar semelhantes conceitos, temos em mira simplesmente recordar a palavra de Allan Kardec, no item 4, do Capítulo XXV, de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, quando nos adverte: “Não, os Espíritos não vêm isentar o homem da lei do trabalho; vêm unicamente mostrar-lhe a meta que lhe cumpre atingir e o caminho que a ela conduz, dizendo-lhe: Anda e chegarás; toparás com pedras; olha e afasta-as tu mesmo.”

🌸🌾🌸
Albino Teixeira
Chico Xavier
Obra: Escultores de almas
🌸🌾🌸

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.