sábado, 11 de fevereiro de 2023

Releva e esquece



"Quem alimenta o ódio atira fogo ao próprio coração”, escreveu André Luiz.

Se alguém o magoou, se o ofendeu com calúnias, não o imite, repetindo os mesmos erros.

Coloque-se acima dele, sabendo relevar.

E procure esquecer, porque o pensamento negativo da raiva atrai, para nós, a onda de maldade
que nosso infeliz adversário lança contra nós.

Para ser feliz, saiba relevar e esquecer.

💐🌿💐
Minutos de sabedoria
Pastorino
💐🌿💐

11 de fevereiro

Enquanto você não estiver disposto a se entregar a Mim e se recolher na quietude para poder se sintonizar coMigo, Eu não terei um canal para poder trabalhar.

Lembre-se sempre, você tem que fazer a sua parte.

Você tem que ordenar suas prioridades e, agindo assim, abrir todas as portas, e então Eu serei capaz de trabalhar maravilha após maravilha em você e através de você.

Sem canais, Meu trabalho é tolhido.

Eu preciso de mais e mais canais desobstruídos no seu centro para que nada Me impeça de fluir livremente em você e através de você.

Eu não posso usá-lo até que você tenha se dado. Eu nunca tomo nada que não me tenha sido dado de boa vontade.

Portanto, doe-se inteiro a Mim, não segure nada, e, ao se dar, esqueça completamente o ego.

Entre no ritmo da vida, no Meu ritmo, e flua com graça e despreocupação.

Não perca mais tempo pensando sobre isso mas faça alguma coisa a respeito.

💐🌿💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🌿💐







💐🌿💐

MENSAGEM DO ESE:

Deixai que venham a mim as criancinhas (II)

Deixai venham a mim as criancinhas, pois tenho o leite que fortalece os fracos. Deixai venham a mim todos os que, tímidos e débeis, necessitam de amparo e consolação. Deixai venham a mim os ignorantes, para que eu os esclareça. Deixai venham a mim todos os que sofrem, a multidão dos aflitos e dos infortunados: eu lhes ensinarei o grande remédio que suaviza os males da vida e lhes revelarei o segredo da cura de suas feridas!

Qual é, meus amigos, esse bálsamo soberano, que possui tão grande virtude, que se aplica a todas as chagas do coração e as cicatriza? E o amor, é a caridade! Se possuís esse fogo divino, que é o que podereis temer? Direis a todos os instantes de vossa vida: “Meu Pai, que a tua vontade se faça e não a minha; se te apraz experimentar-me pela dor e pelas tribulações, bendito sejas, porquanto é para meu bem, eu o sei, que a tua mão sobre mim se abate. Se é do teu agrado, Senhor, ter piedade da tua criatura fraca, dar-lhe ao coração as alegrias sãs, bendito sejas ainda.

Mas, faze que o amor divino não lhe fique amodorrado na alma, que incessantemente faça subir aos teus pés o testemunho do seu reconhecimento!”

Se tendes amor, possuís tudo o que há de desejável na Terra, possuís preciosíssima pérola, que nem os acontecimentos, nem as maldades dos que vos odeiem e persigam poderão arrebatar. Se tendes amor, tereis colocado o vosso tesouro lá onde os vermes e a ferrugem não o podem atacar e vereis apagar-se da vossa alma tudo o que seja capaz de lhe conspurcar a pureza; sentireis diminuir dia a dia o peso da matéria e, qual pássaro que adeja nos ares e já não se lembra da Terra, subireis continuamente, subireis sempre, até que vossa alma, inebriada, se farte do seu elemento de vida no seio do Senhor.

💐🌿💐
— Um Espírito protetor. (Bordéus, 1861.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VIII, item 19.)
💐🌿💐

CHICO E JERÔNIMO MENDONÇA


— Jerônimo, você tem consciência do que é que você morria?

— Dos rins!... - respondeu imediatamente.

Então, Chico lhe disse:

— Jerônimo, os amigos da Espiritualidade estão dizendo que você morria do 'coitadinho' que as pessoas transmitem a você. Toda vez que alguém se aproxima de você, e o vê em suas condições de sofrimento, a piedade que sente o envolve em vibrações de infelicidade e você passa a ter pena de si mesmo. Por isso, Jerônimo, você não deve permitir que tenham mais dó de você. Quando alguém se aproximar, procure logo irradiar otimismo, fé, alegria!

E foi assim que conhecemos Jerônimo, cantando o otimismo e a alegria, que imediatamente contagiavam aqueles que dele se aproximavam.

Jerônimo só veio a desencarnar no final do ano de 1989, muitos anos depois daquele episódio."

💐🌿💐
Do livro "Chico Xavier - O Médium dos Pés Descalços" - Carlos Baccelli
Capítulo " CHICO E JERÔNIMO MENDONÇA "
💐🌿💐

Reinício


Se te afastaste da seara do bem, é importante que te lembres:

por mais ásperos te hajam sido os contratempos e os desenganos;

por maiores que sejam os erros e as provações nos quais te precipitaste, nada te impede voltar ao trabalho do recomeço.

Basta te dirijas para a porta do bem ao próximo e a Caridade te receberá de braços abertos.

💐🌿💐
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Espera servindo
💐🌿💐

Alavancas de luz


Queres distância do mal, entretanto, para que o mal se afaste de nós será preciso esquecê-lo.

Não podemos ser ingênuos e simplistas, a ponto de ignorá-lo. Urge, porém, não se lhe conferir a honra da atenção permanente, qual se fosse ornamento precioso que devamos embutir na cabeça.

O caminho da experiência nem sempre surge asfaltado de segurança.

É indispensável contar com perigos e desarranjos.

À frente da crise, o motorista suprime o defeito ou liquida o obstáculo, mas, não se detém indefinidamente, medindo as dificuldades que atravessou.

Certo, na maioria das ocasiões, não afasta o veículo dos empeços a ligeiro toque de dedos, obrigado que se vê, quase sempre, a socorrer-se dos instrumentos de que dispõe.

De nossa parte, muito dificilmente também, lograremos desvencilhar-nos, a breve esforço, da influência do mal.

Todos possuímos, todavia, duas alavancas de força que, se conjugadas e usadas devidamente, resolvem quaisquer problemas ou subtraem obstáculos quaisquer: a oração e o trabalho.

A oração, além de clarear-nos por dentro, granjeia, em nosso favor o Amparo Divino sobre nossas fraquezas, e o trabalho, além de burilar-nos as faculdades, atrai em nosso benefício o concurso do próximo, capaz de atenuar-nos as imperfeições.

Em todos os desgostos e empeços da estrada, oração e trabalho funcionam, eficientes.

Sejam eles doenças ou mágoas, frustrações ou contratempos, tentações ou desastres, recorramos a essas chaves de socorro e os caminhos se nos abrirão, amplos e claros, ao calor da paciência e à luz da esperança.

Perante quaisquer dissabores e provações, empreguemos a oração com o apoio do trabalho e apliquemos o trabalho com o auxílio da oração.

Através do uso correto de semelhantes indicações, seguiremos adiante de alma livre e coração renovado, entre a serenidade da consciência e a bênção de Deus.

💐🌿💐
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Palavras da coragem
💐🌿💐

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Citações de Tratamento


Evite menosprezar-se.

Você é uma criação de Deus.

Terá deficiências, é claro, mas é justo observar que todos nos achamos no caminho do progresso.

Dificuldade é medida de avaliação dos nossos recursos.

Dor é sublimação.

Erro é experiência.

Recorde a sua originalidade.

Ninguém possui ideias totalmente iguais às suas.

Sua voz e suas mãos são únicas.

As marcas de sua presença destacam-se inconfundíveis.

Aceite-se, desse modo, tal qual é, procurando melhorar-se.

Trabalhe, quanto ser lhe faça possível, no bem geral, reconhecendo que os outros precisam de você, também você necessita dos outros.

Guarde a consciência tranquila, vivendo a existência que Deus lhe concedeu.

E lembre-se: cada qual de nós, até que se integre na Grandeza Suprema, é uma obra-prima de inteligência em processo de habilitação na oficina da vida, a caminho da perfeição.

🌺🌿🌺
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Busca e acharás
🌺🌿🌺

10 de fevereiro

Mire para o alto; quanto mais alto, melhor.

Mesmo que você não atinja o alvo mais alto toda vez, pelo menos você estará se esforçando ao máximo de sua capacidade.

Sempre espere o melhor da vida; visualize-se recebendo o melhor, e agradeça eternamente por isso.

Lembre-se que Eu conheço as suas necessidades e, mesmo antes de você pedir, seus desejos já estão sendo realizados.

Como você é abençoado por saber estas verdades maravilhosas e por ser capaz de absorvê-las no mais íntimo de seu ser!

Estar alerta sobre as tremendas mudanças e o constante crescimento e expansão em todos os níveis!

Saber que, apesar de todos os distúrbios que irão acontecer no mundo para que o velho dê lugar ao novo, nenhum mal vai atingir aquelas almas que aprenderam a colocar sua fé e confiança em Mim!

Saber, sem sombra de dúvidas, que coMigo tudo é possível!

🌺🌿🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌿🌺








🌺🌿🌺

MENSAGEM DO ESE:

Perdão das ofensas (II)

Perdoar aos inimigos é pedir perdão para si próprio; perdoar aos amigos é dar-lhes uma prova de amizade; perdoar as ofensas é mostrar-se melhor do que era. Perdoai, pois, meus amigos, a fim de que Deus vos perdoe, porquanto, se fordes duros, exigentes, inflexíveis, se usardes de rigor até por uma ofensa leve, como querereis que Deus esqueça de que cada dia maior necessidade tendes de indulgência? Oh! ai daquele que diz: “Nunca perdoarei”, pois pronuncia a sua própria condenação. Quem sabe, aliás, se, descendo ao fundo de vós mesmos, não reconhecereis que fostes o agressor? Quem sabe se, nessa luta que começa por uma alfinetada e acaba por uma ruptura, não fostes quem atirou o primeiro golpe, se vos não escapou alguma palavra injuriosa, se não procedestes com toda a moderação necessária? Sem dúvida, o vosso adversário andou mal em se mostrar excessivamente suscetível; razão de mais para serdes indulgentes e para não vos tornardes merecedores da invectiva que lhe lançastes.

Admitamos que, em dada circunstância, fostes realmente ofendido: quem dirá que não envenenastes as coisas por meio de represálias e que não fizestes degenerasse em querela grave o que houvera podido cair facilmente no olvido? Se de vós dependia impedir as consequências do fato e não as impedistes, sois culpados. Admitamos, finalmente, que de nenhuma censura vos reconheceis merecedores: mostrai-vos dementes e com isso só fareis que o vosso mérito cresça.

Mas, há duas maneiras bem diferentes de perdoar: há o perdão dos lábios e o perdão do coração. Muitas pessoas dizem, com referência ao seu adversário: “Eu lhe perdôo”, mas, interiormente, alegram-se com o mal que lhe advém, comentando que ele tem o que merece. Quantos não dizem: “Perdôo” e acrescentam. “mas, não me reconciliarei nunca; não quero tornar a vê-lo em toda a minha vida.” Será esse o perdão, segundo o Evangelho? Não; o perdão verdadeiro, o perdão cristão é aquele que lança um véu sobre o passado; esse o único que vos será levado em conta, visto que Deus não se satisfaz com as aparências. Ele sonda o recesso do coração e os mais secretos pensamentos. Ninguém se lhe impõe por meio de vãs palavras e de simulacros. O esquecimento completo e absoluto das ofensas é peculiar às grandes almas; o rancor é sempre sinal de baixeza e de inferioridade. Não olvideis que o verdadeiro perdão se reconhece muito mais pelos atos do que pelas palavras.

🌺🌿🌺
— Paulo, apóstolo. (Lião, 1861.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, item 15.)
🌺🌿🌺

Sentenciados


Com relação à pena de morte, sabendo-se que a morte não existe, no sentido de extinção da personalidade, não nos será lícito apoiá-la, de vez que estaríamos aplaudindo na comunidade uma atitude que reprovamos no indivíduo.

Em suma, nunca sanaremos um mal com outro mal.

Considerando-se, porém, a lei da evolução que nos preside os destinos, ante a Divina Justiça, é importante observar que temos na Terra milhões de sentenciados, como sejam:

os Espíritos selvagens estão intimados a perderem, através de longas provações, a brutalidade a que ainda se apegam;

os analfabetos se encontram na obrigação de caminharem para as fontes da instrução;

os maus jazem indicados para longas incursões no sofrimento, a fim de aprenderem a ser bons;

os ingênuos se revelam fadados a muitos desenganos com o objetivo de adquirirem experiência;

os rebeldes reconhecer-se-ão encabrestados na fieira de obstáculos e frustrações consecutivos, de modo a alcançarem a luz da reflexão e da disciplina;

os ociosos, cronificados na inércia, estão marcados para imersões nos nevoeiros da penúria, a fim de compreenderem a felicidade e o privilégio do trabalho.

Atendendo-se aos princípios de causa e efeito que nos regem e sem anotarmos os problemas de lugar e tempo, dever e condição, até atingirmos a Espiritualidade Superior, todos nós estamos sentenciados a tarefas determinadas que o exame correto de nossas tendências nos demonstram quais são.

🌺🌿🌺
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Espera servindo
🌺🌿🌺 

Da segurança íntima


Ora, quem é que vos há de maltratar se fordes zelosos do que é bom?
– Pedro. (I Pedro, 3:13.)

Se te fazes modesto sem a preocupação de exibir humildade. . .

Se executas as próprias obrigações sem invadir a seara alheia. . .

Se auxilias sem pedir retribuição. . .

Se retificas teu erro sem culpar os outros de participação na falta que te é própria. . .

Se colaboras no levantamento do bem sem exigir o concurso alheio. . .

Se te desincumbes das responsabilidades pessoais sem reprovar a conduta do próximo. . .

Se sofres com paciência, sem reclamar que os semelhantes te partilhem os obstáculos. . .

Se toleras serenamente aqueles que te combatem, sem desconhecer-lhes as qualidades nobres. . .

Se carregas a cruz do aprimoramento próprio sem querer amarrá-la aos ombros dos companheiros...

Se cumpres com o teu dever e não aspiras a outro prêmio que não seja a consciência tranquila...

Quem te poderá fazer mal, se procuras somente o bem?

Pensa nisso, atendendo a isso, e verificarás que a segurança íntima reside em ti mesmo, qual acontece à paz da alma, que vem a ser patrimônio de cada um.

🌺🌿🌺
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Bênção de paz
🌺🌿🌺

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Remédio de Base


É possível haja você caído em profundo desânimo, por estar sofrendo:

a falta de alguém;

a incompreensão de amigos;

o frio da solidão;

o conflito de ideias;

acusações indébitas;

desajustes no trabalho;

dívidas agravadas;

prejuízo em negócios;

doenças no próprio corpo;

moléstias em família;

complexos de culpa;

reprovações e críticas;

sensações de abandono;

lutas e desafetos;

deserções de entes caros;

e obsessões ocultas...

Seja qual for, porém, a sua prova em si, erga a própria cabeça, ponha os olhos no Alto e retome a tarefa em que deva servir, confiando-se a Deus,
porque Deus proverá e em Deus qualquer problema achará solução.

🌸🌿🌸
André Luíz
Chico Xavier
Obra: Busca e Acharás
🌸🌿🌸

09 de fevereiro

O novo céu e a nova terra já estão aqui.

É só uma questão de reconhecer e aceitar o que está acontecendo e elevar sua consciência de maneira a se tornar totalmente alerta para tudo o que se passa dentro e fora de você.

Se você não está alerta para tudo o que está acontecendo neste momento, isso não quer dizer que não está acontecendo nada.

Significa somente que você se fechou por causa do orgulho e da arrogância que o cegam para as maravilhas à sua volta.

Eleve mais e mais a sua consciência.

Quanto mais alto, mais claramente você verá a verdade, sem nada para bloquear a visão total.

E quando você se aperceber da maravilha dessa visão, traga-a para baixo e viva-a; faça com que ela se torne parte do seu dia a dia.

Uma visão só se torna realidade quando é manifestada em forma.

Eu lhe digo para ver agora Meu novo céu e Minha nova terra manifestados em forma.

🌸🌿🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🌿🌸










🌸🌿🌸

MENSAGEM DO ESE:

O mandamento maior

Mas, os fariseus, tendo sabido que ele tapara a boca aos saduceus, se reuniram; e um deles, que era doutor da lei, foi propor-lhe esta questão, para o tentar: — Mestre, qual o grande mandamento da lei? — Jesus lhe respondeu: Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito. — Esse o maior e o primeiro mandamento. — E aqui está o segundo, que é semelhante ao primeiro: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. — Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.
(S. MATEUS, cap. XXII, vv. 34 a 40.)

Caridade e humildade, tal a senda única da salvação. Egoísmo e orgulho, tal a da perdição. Este princípio se acha formulado nos seguintes precisos termos: “Amarás a Deus de toda a tua alma e a teu próximo como a ti mesmo; toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.” E, para que não haja equívoco sobre a interpretação do amor de Deus e do próximo, acrescenta: “E aqui está o segundo mandamento que é semelhante ao primeiro” , isto é, que não se pode verdadeiramente amar a Deus sem amar o próximo, nem amar o próximo sem amar a Deus. Logo, tudo o que se faça contra o próximo o mesmo é que fazê-lo contra Deus.

Não podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.

🌸🌿🌸
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XV, itens 4 e 5.)
🌸🌿🌸

Exaltação à vida


A vida quer que se expresse, é desafio que merece reflexão.

Inata, em todas as coisas, dorme no mineral por milhões de anos até sonhar no vegetal, quando tem início o despertar das suas potencialidades extraordinárias e de difícil apreensão mesmo pelas inteligências mais primorosas.

Atravessando o silêncio dos tempos, adquire maior sensibilidade no animal, por meio do instinto que desvela, desenvolvendo o sistema nervoso que se aprimora, e no ser humano alcança a plenitude espiritual.

Assim considerando, é indispensável investir todos os valores intelecto-morais em favor da sua preservação.

Originada no Psiquismo Divino como um campo primordial de energia, conduz todos os elementos indispensáveis ao seu engrandecimento durante a trajetória que lhe cumpre desenvolver até lograr a fatalidade que lhe está destinada.

Não raro confundida com automatismo ou pulsações caóticas do acaso, é a mais pujante expressão da realidade que dá origem a todas as coisas.

Para onde se direcione o pensamento e se proceda a observação, ei-la que se apresenta enriquecedora, convidando a reflexões acuradas.

Por mais o ser humano se rebele e deseje fugir do fenômeno da vida, mais a defronta, porquanto jamais se extingue.

Impulso que parte da vibração inicial e adquire complexidade, faculta o entendimento de si mesma em penosas circunstâncias, quando atrelada à revolta e à ignorância, ou se dá com ternura e júbilo através da correnteza do amor e seus estímulos.

Desse modo, ama a tudo e a todos, deixando-te arrebatar pela excelência dos acontecimentos, que te constituem razões de aprendizado para aquisição da beleza a que te destinas.

Contribui em favor do seu desabrochar mediante a razão bem orientada e a emoção equilibrada.

És vida e és parte essencial da vida em tudo manifestada.

Oferece a tua contribuição de harmonia, nunca a depredando, nem gerando embaraços que lhe possam perturbar a marcha.

À medida que cresças interiormente, mais entenderás as leis de equilíbrio que a regem e os objetivos elevados que encerra.

Ante o ritmo pulsante do Universo, adapta o passo das tuas realizações e arregimenta forças para seguir no rumo do infinito.

Quanto mais conquistas espaços-luz, mais se te apresentarão outras dimensões a penetrar.

Nunca cessando, a vida te conduz ao Cosmo, em um mergulho de consciência lúcida no oceano da sabedoria.

Respeita a vida em qualquer aspecto que se apresente.

Limpa uma vala, planta uma árvore, semeia um grão, viabiliza uma ocorrência enobrecedora, oferta um copo com água fria, brinda um sorriso, sê útil de qualquer maneira…

A vida transcorrerá para ti conforme a desenvolvas.

Diante de qualquer dificuldade, insiste com amor e aguarda os resultados, sem aflição.

Não blasfemes, nem te rebeles, quando algo não te corresponder à expectativa.

És vida em ti mesmo, e o exterior sempre refletirá o que cultives internamente.

Jamais te evadirás da tua realidade.

Assim, torna enriquecedora e produtiva a tua existência, sendo um hino de louvor e de exaltação à vida.

🌸🌿🌸
Autor: Joanna de Ângelis
Psicografia de Divaldo Franco
Obra: Sendas luminosas
🌸🌿🌸

Psicotrópicos


A Medicina, de tempos em tempos apresenta o resultado de seus estudos, pesquisas, mostrando à humanidade as novas conquistas granjeadas.

No setor dos medicamentos, essas conquistas têm sido bastante expressivas, principalmente no que tange aos medicamentos para as diversas distonias da mente conhecidos, de um modo global, como psicotrópicos.

Os psicotrópicos de emprego específico para as distonias mentais obedecem a várias categorias e por isso com ação divergentes a depender dos casos a que se aplicam.

Alguns psicotrópicos estão destinados ao tratamento de doenças mentais mais profundas, as psicoses, que no nosso entender são consequências das grandes desordens perispirituais nas zonas nobres da organização cerebral; outro grupo de psicotrópicos atenderia a uma sintomatologia mais leve, que, mesmo vinda das zonas perispirituais, dariam, nos neurônios cerebrais, reflexos menos severos, podendo mesmo responder pelas neuroses em geral, finalmente, outros radicais medicamentosos se destinariam aos distúrbios mais leves, que se situariam nos campos emocionais de superfície.

Para o atendimento de todos esses complexos sintomas, além de alguns medicamentos psicotrópicos bem específicos, teríamos os de qualidades excitantes e os de potencialidades tranquilizantes. Os excitantes com indicação no amparo de certas posições mentais de desânimo, enquanto que os tranquilizantes teriam, como o nome está a dizer, a finalidade precípua da tranquilização.

Daí, tirarmos a conclusão de que esses diversos, múltiplos e variados medicamentos devem obedecer uma orientação médica aplicada a cada caso em particular. Não existe propriamente aquele determinado medicamento para tais sintomas de uma doença, e, sim, um indivíduo com tais sintomas, em determinado momento, que deve utilizar tal medicamento. Em outros termos: atende-se o doente com a sua necessidade e não a doença como entidade particularizada. Nos casos das doenças da mente esta característica deve ser sempre lembrada, porquanto, a doença tem matizes variáveis de acordo com o arcabouço psicológico do próprio indivíduo e da carga pretérita que conduz. Isto equivale a dizer da importância da individualidade, dos fatores próprios a cada criatura na jornada reencarnatória, a que todos estamos submetidos no grande mecanismo da Lei de Causa e Efeito.

As descobertas dos medicamentos para o psiquismo vieram realmente sanar muitas dificuldades, a ponto de, certos doentes, que só poderiam permanecer em Hospitais apropriados, retornem ao seio familiar, mais controlados e algumas vezes curados.

Não obstante, toda conquista, quanto mais importante, maior se faz sua repercussão. Com isso, os tranquilizantes começaram a ser usados, as vezes de modo abusivo pelos seus efeitos quase que imediatos. Pessoas intranquilas, por motivos diversos, diante do médico, exageram, muitas vezes, os seus sintomas para colherem no tranquilizante o alívio que desejam a qualquer preço, esquecendo que as pílulas não podem lutar pelos nossos problemas. A real finalidade dos tranquilizantes é a de auxílio, que nos permite certos controles, a fim de compreendermos como resolver o problema desencadeante das emoções desregradas. Nesta posição, sabemos quão útil tem sido a Doutrina Espírita com seu gigantesco potencial de informações e influência direta na transformação moral do homem, representando aquisições e consequente libertação.

Para muitos, o alívio imediato da aflição psíquica, mesmo as de caráter superficial, deve ser obtido através do psicotrópico tranquilizador. Nem sempre isto é bom, nem correto. Os tranquilizantes devem ser empregados nos momentos oportunos, no atendimento de uma necessidade com avaliação médica.

Não podemos nem devemos escorar-nos com as pílulas, mesmo diante das pequenas aflições. Usar o medicamento nos momentos exatos das intranquilidades de mais difícil controle, como se fora um preparo estratégico, a fim de enfrentar a grande batalha.

Devemos ter certo zelo quanto ao uso dos medicamentos, genericamente, e de modo mais acurado, ainda, no caso dos tranquilizantes, em que muitos deles são empregados por simples informação e sem orientação médica, resultando em graves desequilíbrios emocionais.

Todos nós, no dia-a-dia, apresentamos irritações e intranquilidades, em face dos problemas e das pressões do ambiente social onde vivemos. É natural que o nosso organismo responda com sintomas na esfera nervosa, cuja intensidade das reações está a depender do arcabouço psicológico de cada um. A maioria dessas respostas, porém, na esfera emocional, pode ser avaliada, analisada e mesmo entendida como reações de defesa.

Nos casos comuns de insônia, a corrida para o tranquilizante ainda é bem mais aflitiva. Perguntamos: por que ao termos uma noite de insônia, quase sempre não passando de horas, não procuramos uma leitura amena e construtiva, até que voltemos ao sono normal? Devemos fazer um pouco de sacrifício e entender que esses procedimentos dão forças ao organismo, evitando ser um dependente contumaz das pílulas para o repouso.

Claro que existem casos a merecerem o tratamento adequado ligados, geralmente, a outros problemas que não aqueles facilmente controlados por um pouco de disciplina e boa vontade. Quantas insônias desaparecem diante de atitudes espirituais produtivas, principalmente quando colhemos os eflúvios vigorantes que o dever cumprido pode oferecer ou um ato expressivo de fé pode conseguir.

Em muitas situações não há necessidade de um medicamento específico para que logo tudo passe com rapidez. Às vezes os sintomas menores que precisamos suportar, representam verdadeiras vacinações e escudos, afim de que possamos incorporar defesas para outras agressões maiores.

Por tudo, devemos ter a cautela necessária, no uso dos tranquilizantes, para não submetermos o nosso organismo a uma perene e contínua diminuição de reações, elementos necessários ao equilíbrio da vida. Vida que deve ter um sentido qualitativo em potenciais positivos, a fim de possibilitar a incorporação, nos horizontes infinitos das infinitas dimensões da ternura e do amor da Grande Energia.

🌸🌿🌸
Psiquiatra Jorge Andréa
Obra: Psicologia Espírita
Volume I
🌸🌿🌸

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Opiniões Alheias


Se trazes a consciência tranquila, porque te impacientares tanto com as opiniões alheias, desfavoráveis?

Cada pessoa fala daquilo que conhece oferecendo o que seja ou o que tenha.

A suposição dos companheiros, a nosso respeito, nasce daquilo que eles estimariam ou estimam fazer.

Cada qual de nós está no centro das próprias experiências.

Os irmãos que nos cercam são livres para pesarem a nosso respeito, da mesma forma que somos livres para anotar-lhes o comportamento.

Ninguém consegue obrigar determinada criatura a raciocinar com outro cérebro, a não ser aquele que lhe pertença.

Se uma pessoa se irrita contra nós sem razão, isso não é motivo para que venhamos a comprar uma rixa desnecessária.

Você está diante de uma criatura encolerizada, da mesma forma que você se encontra perante um doente: preste auxílio.

Toleremos os outros, para que os outros nos tolerem.

Hoje, alguém terá perdido a serenidade, à nossa frente; amanhã, possivelmente, seremos nós, em situação igual diante deles.

🌿🌹🌿
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Calma
🌿🌹🌿

08 de fevereiro

Acorde refrescado e renovado, acreditando que somente o melhor vai lhe acontecer neste dia glorioso e, portanto, recebendo somente o melhor.

Nunca comece o dia nervoso e cheio de tensões.

Sono e descanso renovam e revitalizam o Espírito.

Comece seu novo dia com o pé direito e com o coração cheio de amor e gratidão, cheio de grandes expectativas.

Este dia que se inicia não tem manchas, nem defeitos, então, por que não conservá-lo assim?

Mantenha sua consciência elevada ao mais alto grau e veja as coisas maravilhosas que irão acontecer neste dia.

É um novo dia e um novo caminho. Deixe o ontem para trás, com seus erros e falhas, e vire uma nova página.

Por que arrastar o que é velho com você para este novo dia?

Aprenda suas lições, mas não se preocupe tanto com elas a ponto delas impedirem que você se lance no novo com o coração cheio de paz e alegria.

🌿🌹🌿
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌿🌹🌿








🌿🌹🌿

MENSAGEM DO ESE:

Parábola do Mau Rico

5 – Havia um homem rico, que se vestia de púrpura e de holanda, e que todos os dias se banqueteava esplendidamente.

Havia também um pobre mendigo, por nome Lázaro, todo coberto de chagas, que estava deitado à sua porta, e que desejava fartar-se das migalhas que caíam da mesa do rico, mas ninguém lhas dava; e os cães vinham lamber-lhe as úlceras.

Ora, sucedeu morrer este mendigo, que foi levado pelos anjos ao seio de Abrão. E morreu também o rico, e foi sepultado no inferno.

E quando ele estava nos tormentos, levantando os olhos, viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.

E gritando ele, disse: Pai Abraão, compadece-te de mim, e manda cá Lázaro, para que molhe em água a ponta do seu dedo, a fim de me refrescar a língua, pois sou atormentado nesta chama.

E Abraão lhe respondeu: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e de que Lázaro não teve senão males; por isso está ele agora consolado, e tu em tormentos.

E demais, que entre vós está firmado um grande abismo, de maneira que os que querem passar daqui para vós não podem, nem os de lá passar para cá.

E disse o rico: Pois eu te rogo, Pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho, e não suceda venham também eles parar a neste lugar de tormentos.

E Abraão lhe disse: Eles lá têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.

Disse pois o rico: Não, pai Abraão, mas se for a eles algum dos mortos, hão de fazer penitência.

Abraão, porém, lhe respondeu: Se eles não dão ouvidos a Moisés e aos profetas, tão pouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite algum dos mortos.

🌹🌿🌹
(Lucas, XVI: 19-31).
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
🌹🌿🌹

Aconteceu com Ele


Aquele que realmente conhecia a si mesmo, passando entre os homens, nunca perdeu de vista o esquecimento incondicional, diante da injúria e da violência.

Repelido — desculpava.

Ironizado — compreendia.

Desprezado — auxiliava sempre.

Aprisionado sem razão — não recorreu à justiça.

Espancado — abençoava os próprios verdugos.

Escarnecido — orava em silêncio pedindo ao Céu a paz dos perseguidores.

Condenado à morte sem culpa — esqueceu a suprema afronta.

E içado à cruz entre salteadores — estendeu o perdão puro e simples, rogando ao Pai Celeste amparasse aos que se Lhe erigiam no monte da crucificação em frios carrascos.

Tudo isso aconteceu com Ele, o Cristo de Deus e Governador Espiritual do Mundo, coroado de espinhos.

Entretanto, por Sua serenidade, ensinou aos aprendizes do Seu Evangelho de Redenção, a viverem no mundo com a bênção do amor, a fim de que todos nós, aprendamos, por fim, a ressurgir da morte, não possuídos pela estreiteza de existência nos Planos inferiores da carne, mas, sim, possuindo, além-túmulo, a alegria triunfante da vida vitoriosa.

🌿🌹🌿
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Vida e caminho
🌿🌹🌿

Desprezo pela família


Cuidado com o desprezo pela família, e cada um dos elementos que a constituem.

A pessoa que está a seu lado é um anjo oculto, muitas vezes, tolerando-o, amando-o apesar de seus defeitos, vistos de perto, sem a proteção das convenções sociais.

Abrace-a, ouça-a, beije-a, sinta-a, e, principalmente: valorize-a.

Muito natural que menoscabemos os que seguem ao nosso lado, justamente por estarem ao nosso lado.

Somente quando se perde é que se percebe o quanto se era feliz.

Não sonhe com relações ideais, não especule como seria sua vida com outrem.

Isso são meras conjecturas.

Não dizem respeito à realidade.

E a realidade é que, não sendo você ideal, os problemas que enfrenta hoje muito provavelmente seriam transplantados para o relacionamento com quem julga ideal, talvez em medidas ainda mais desconfortáveis.
🌿🌹🌿
Selma e Eugênia.
Por Benjamim Teixeira.
🌿🌹🌿

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Na construção do futuro


“Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo.” — JESUS — João, 18.36.

“Todo cristão, pois, firmemente crê na vida futura, mas a ideia que muitos fazem dela é ainda vaga, incompleta e por isso mesmo falsa em diversos pontos. Para grande número de pessoas não há a tal respeito, mais do que uma crença balda de certeza absoluta, donde as dúvidas e mesmo a incredulidade.

O Espiritismo veio completar nesse ponto, como em vários outros, o ensino do Cristo, fazendo-o quando os homens já se mostram maduros bastante para apreenderem a verdade.” — Cap. II, 3.

 Esperavas pelos irmãos do caminho a fim de te entregares à construção da Terra melhor e quedas-te, muita vez, em amargoso desalento porque tardem a vir.

Observa, porém, a estrada longa da evolução, para que o entendimento te pacifique.
Milhares deles são corações de pensamento verde que te rogam apoio e outros muitos seguem trilha adiante, inibidos por névoas interiores que desconhecem.

Repara os que se renderam às lágrimas excessivas.
Choraram tanto que turvaram os olhos não mais divisando os companheiros infinitamente mais desditosos a lhes suplicarem auxílio nas vascas da aflição.

Contempla os que passam vaidosos sem saberem utilizar, construtivamente, os favores da fortuna.
Habituaram-se tanto às enganosas vantagens da moeda abundante que perderam o senso íntimo.

Enumera os que se embriagam de poder transitório.
Abusaram tanto da autoridade que caíram na exaltação da paranoia sem darem conta disso.

 Relaciona os que asseveram amar, transformando a afetividade no egoísmo envolvente.
Apaixonaram-se tanto por criaturas e cousas, cultivando exigências, que deliram positivamente sem perceber.

Anota os que avançam, hipnotizados pelas dignidades que receberam do mundo.
Fascinaram-se tanto pelas honras exteriores que olvidaram os semelhantes a quem lhes compete o dever de servir.

 Nenhum deles atrasou por maldade. Foram vítimas da ilusão que, frequentemente, se agiganta qual imenso nevoeiro na periferia da vida, mas regressarão depois à verdade triunfante para atenderem às tarefas que realizas.

 Para todos eles que ainda não conseguiram chegar à grande renovação é compreensível o adiamento do trabalho a fazer.

Entretanto, nada nos justificará desânimo ou deserção na Obra do Cristo, porque embora estejamos consideravelmente distantes da sublimação necessária, transportamos conosco o raciocínio lúcido e libertado no sustento da fé.

🌿🌹🌿
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Livro da Esperança
🌿🌹🌿

07 de fevereiro

Dê-se um tempo para indagar ao seu coração: você está encarando alguém ou alguma coisa com indiferença?

Você se sente entediado e cansado da vida?

Você é aquele que dá ou aquele que recebe?

Sua vida é servir ao próximo ou você exige certos direitos para você mesmo?

Você não pode esperar encontrar a verdadeira e duradoura felicidade se você não se doar e servir sem pedir nada para si.

Só quando você aceitar que esta é uma vida de serviço, de doação, uma vida completamente dedicada a Mim e ao Meu serviço, uma vida em que o ego é esquecido e você vive para o todo, só então você compreenderá o que Eu pretendo quando digo que a vida que você leva é verdadeiramente plena e gloriosa e que você é um ser abençoado.

Portanto, comece agora a expandir a sua consciência.

Comece a viver e trabalhar pelo todo, e perceba como toda a sua aparência e atitudes irão mudar.

🌿🌹🌿
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌿🌹🌿





🌹🌿🌹

MENSAGEM DO ESE:

Pelas suas obras é que se reconhece o cristão

“Nem todos os que me dizem: Senhor! Senhor! entrarão no reino dos céus, mas somente aqueles que fazem a vontade de meu Pai que está nos céus.”

Escutai essa palavra do Mestre, todos vós que repelis a Doutrina Espírita como obra do demônio. Abri os ouvidos, que é chegado o momento de ouvir.

Será bastante trazer a libré do Senhor, para ser-se fiel servidor seu? Bastará dizer: “Sou cristão”, para que alguém seja um seguidor do Cristo? Procurai os verdadeiros cristãos e os reconhecereis pelas suas obras. “Uma árvore boa não pode dar maus frutos, nem uma árvore má pode dar frutos bons.”

— “Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e lançada ao fogo.” São do Mestre essas palavras. Discípulos do Cristo, compreendei-as bem! Que frutos deve dar a árvore do Cristianismo, árvore possante, cujos ramos frondosos cobrem com sua sombra uma parte do mundo, mas que ainda não abrigam todos os que se hão de grupar em torno dela? Os da árvore da vida são frutos de vida, de esperança e de fé.

O Cristianismo, qual o fizeram há muitos séculos, continua a pregar essas virtudes divinas; esforça-se por espalhar seus frutos, mas quão poucos os colhem! A árvore é boa sempre, porém maus são os jardineiros. Entenderam de moldá-la pelas suas idéias; de talhá-la de acordo com as suas necessidades; cortaram-na, diminuíram-na, mutilaram-na; tornados estéreis, seus ramos não dão maus frutos, porque nenhuns mais produzem. O viajor sedento, que se detém sob seus galhos à procura do fruto da esperança, capaz de lhe restabelecer a força e a coragem, somente vê uma ramaria árida, prenunciando tempestade. Em vão pede ele o fruto de vida à árvore da vida; caem-lhe secas as folhas; tanto as remexeu a mão do homem, que as crestou.

Abri, pois, os ouvidos e os corações, meus bem-amados! Cultivai essa árvore da vida, cujos frutos dão a vida eterna. Aquele que a plantou vos concita a tratá-la com amor, que ainda a vereis dar com abundância seus frutos divinos. Conservai-a tal como o Cristo vo-la entregou: não a mutileis; ela quer estender a sua sombra imensa sobre o Universo: não lhe corteis os galhos. Seus frutos benfazejos caem abundantes para alimentar o viajor faminto que deseja chegar ao termo da jornada; não amontoeis esses frutos, para os armazenar e deixar apodrecer, a fim de que a ninguém sirvam.

“Muitos são os chamados e poucos os escolhidos.” É que há açambarcadores do pão da vida, como os há do pão material.

Não sejais do número deles; a árvore que dá bons frutos tem que os dar para todos. Ide, pois, procurar os que estão famintos; levai-os para debaixo da fronde da árvore e partilhai com eles do abrigo que ela oferece.

— “Não se colhem uvas nos espinheiros.” Meus irmãos, afastai-vos dos que vos chamam para vos apresentar as sarças do caminho, segui os que vos conduzem à sombra da árvore da vida.

O divino Salvador, o justo por excelência, disse, e suas palavras não passarão: “Nem todos os que dizem: Senhor! Senhor! entrarão no reino dos céus; entrarão somente os que fazem a vontade de meu Pai que está nos céus.”

Que o Senhor de bênçãos vos abençoe; que o Deus de luz vos ilumine; que a árvore da vida vos ofereça abundantemente seus frutos! Crede e orai.

🌹🌿🌹
— Simeão. (Bordéus, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVIII, item 16.)
🌹🌿🌹

Viva bem


Pensa e obra positivamente

Os ingredientes que excitam a mente, o corpo, a emoção, devem ser evitados por ti.

As melodias suaves, na boa música, harmonizam, enquanto outras, programadas para a luxúria e a violência, desassossegam, alterando o rítmo nervoso.

As leituras edificantes instruem e educam da mesma forma que as extravagantes e sensuais corrompem e alteram a escala de valores morais para pior.

As conversações sadias levantam o ânimo, quanto as vulgares relaxam o caráter.

Poupa-te à onda de indignidade que toma conta do mundo e das pessoas.

🌿🌹🌿
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
Obra: Vida feliz
🌿🌹🌿

As crises e nós


Na grande maioria das ocasiões, justificamos nossas aflições, relacionando-as com as crises que enxameiam no mundo.

Acreditamos que aí se encontram as raízes de todas as angústias e problemas da Humanidade.

Dizemos que ninguém pode se sentir realizado em um mundo como este onde vemos nações em lutas encarniçadas; crise nas finanças em nível internacional; os negócios padecendo ágios absurdos.

Onde há crise no atendimento à saúde; agressões em tudo e por quase nada; falta de trabalho para muitos, ora pela tecnologia que substitui o ser humano, ora pela própria ausência do trabalho.

Crise na compreensão dos direitos e deveres humanos; diminuição da fertilidade do solo, vida ambiental empobrecendo, poluição e ameaças de vida; crises de opiniões dividindo e disputando predominâncias; crises de ética, de amor, de confiança, de fraternidade.

Há muita crise pela frente e isso, dizemos, desanima.

Fixando esse pensamento, deixamos de tentar fazer algo diferente.

Entretanto, podemos modificar a paisagem que nos parece anárquica, em marcha para a desagregação.

Uma receita ao alcance de todos nós, pode ajudar nesse impasse cruel que vivemos:

levantando o caído, em vez de acusá-lo;
cumprindo nossos deveres, não exorbitando dos nossos direitos;
procurando vencer o erro, em vez de censurar o errado;
não mensurando valores por meio de medidas exteriores, mas concedendo a todos a oportunidade de crescer;
não espalhando o pessimismo, promovendo claridade onde estejamos;
não desperdiçando o tempo na inutilidade, mas produzindo alguma coisa de positivo;
cultivando a compaixão pelos irmãos combalidos e oferecendo um pouco de nós mesmos.

Terapêutica eficiente para a crise moral que verificamos na Terra é o exercício do amor, em que o Cristo viveu.

Quanto às demais crises - as generalizadas - não nos preocupemos com elas demasiadamente.

Realizemos nossa parte.

Saiamos da crise interior em que nos debatemos sem rumo, iniciando um programa dignificante em favor de nós mesmos.

Dessa forma, perceberemos que o mundo está miniaturizado em nós.

Somos, portanto, uma célula importante do organismo universal que deverá permanecer sadia a benefício geral.
E, conforme asseverou Paulo, apeguemo-nos ao bem, sempre e invariavelmente.

* * *

Quando aprendermos a agir ao invés de reagir, veremos que tudo aquilo que nos parecia levar ao caminho de uma crise, nos conduz para uma solução agradável da situação.

Cada momento ou situação difícil é oportunidade de mostrarmos a outra face.
Isso quer dizer: mostrar outra forma de enfrentar situações, nos conduzindo para melhores soluções.

De fato, não podemos resolver todas as crises da vida, mas as que conseguirmos bem direcionar ajudarão a diminuir o montante de desespero que grassa.

Não importa que o próximo não faça a parte dele.

Façamos a nossa parte, mostrando essa nova forma de ver e de realizar o melhor.

🌿🌹🌿
Redação do Momento Espírita, com base no cap. Crises e você,
do livro Sementes de Vida Eterna, pelo Espírito Marco Prisco,
psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. O Clarim.
FORMATAÇÃO E PESQUISA: MILTER 29-03-2020
🌿🌹🌿

Compreensão


A compreensão é a base de uma vida tranquila.

Perdoa e compreende silenciando mágoas.

Acusações e críticas não ajudam ninguém.

É possível a queda onde muitos caíram.

Revolta e desespero sempre trazem mais dor.

Ante os erros dos outros, meditemos nos nossos.

🌿🌹🌿
Irmão José
Carlos. A. Baccelli
Obra: Palavras da coragem
🌿🌹🌿