sábado, 15 de dezembro de 2018

De alma para alma



Faze da fé a lúcida cartilha

Na romagem de pranto que te apura

E, atravessando a grande noite escura,

Segue, louvando a mágoa que te humilha.


  Não desdenhes chorar, querida filha…

Sob o rude madeiro da amargura

Atingirás a luz da imensa Altura,

Onde a glória do amor se eleva e brilha…


  Recorda o Mestre aflito e solitário

E agradece, nas urzes do Calvário,

A sacrossanta dor que te ilumina!


  Vence as pedras da angústia e do cansaço

E, um dia, alcançaremos, passo a passo,

O Eterno Lar da Redenção Divina.
************************
 Vallado Rosas
Chico Xavier



MENSAGEM DO ESE:
O de que precisa o Espírito para ser salvo. Parábola do bom samaritano.

Ora, quando o filho do homem vier em sua majestade, acompanhado de todos os anjos, sentar-se-á no trono de sua glória; — reunidas diante dele todas as nações, separará uns dos outros, como o pastor separa dos bodes as ovelhas, — e colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda. Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do reino que vos foi preparado desde o princípio do mundo; — porquanto, tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; careci de teto e me hospedastes; — estive nu e me vestistes; achei-me doente e me visitastes; estive preso e me fostes ver.

Então, responder-lhe-ão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? — Quando foi que te vimos sem teto e te hospedamos; ou despido e te vestimos? — E quando foi que te soubemos doente ou preso e fomos visitar-te? — O Rei lhes responderá:

Em verdade vos digo, todas as vezes que isso fizestes a um destes mais pequeninos dos meus irmãos, foi a mim mesmo que o fizestes.

Dirá em seguida aos que estiverem à sua esquerda: Afastai-vos de mim, malditos; ide para o fogo eterno, que foi preparado para o diabo e seus anjos; — porquanto, tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber; precisei de teto e não me agasalhastes; estive sem roupa e não me vestistes; estive doente e no cárcere e não me visitastes.

Também eles replicarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome e não te demos de comer, com sede e não te demos de beber, sem teto ou sem roupa, doente ou preso e não te assistimos? — Ele então lhes responderá: Em verdade vos digo: todas a vezes que faltastes com a assistência a um destes mais pequenos, deixastes de tê-la para comigo mesmo. E esses irão para o suplício eterno, e os justos para a vida eterna. (S. MATEUS, cap. XXV, vv. 31 a 46.)

Então, levantando-se, disse-lhe um doutor da lei, para o tentar: Mestre, que preciso fazer para possuir a vida eterna? — Respondeu-lhe Jesus: Que é o que está escrito na lei? Que é o que lês nela? — Ele respondeu: Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma, com todas as tuas forças e de todo o teu espírito, e a teu próximo como a ti mesmo. — Disse-lhe Jesus: Respondeste muito bem; faze isso e viverás. Mas, o homem, querendo parecer que era um justo, diz a Jesus: Quem é o meu próximo? 

Jesus, tomando a palavra, lhe diz: Um homem, que descia de Jerusalém para Jericó, caiu em poder de ladrões, que o despojaram, cobriram de ferimentos e se foram, deixando-o semimorto. — Aconteceu em seguida que um sacerdote, descendo pelo mesmo caminho, o viu e passou adiante. — Um levita, que também veio àquele lugar, tendo-o observado, passou igualmente adiante. — Mas, um samaritano que viajava, chegando ao lugar onde jazia aquele homem e tendo-o visto, foi tocado de compaixão. — Aproximou-se dele, deitou-lhe óleo e vinho nas feridas e as pensou; depois, pondo-o no seu cavalo, levou-o a uma hospedaria e cuidou dele. — No dia seguinte tirou dois denários e os deu ao hospedeiro, dizendo: Trata muito bem deste homem e tudo o que despenderes a mais, eu te pagarei quando regressar.

Qual desses três te parece ter sido o próximo daquele que caíra em poder dos ladrões? — O doutor respondeu: Aquele que usou de misericórdia para com ele. — Então, vai, diz Jesus, e faze o mesmo. (S. LUCAS, cap. X, vv. 25 a 37.)

Toda a moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, isto é, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho. Em todos os seus ensinos, ele aponta essas duas virtudes como sendo as que conduzem à eterna felicidade:

Bem-aventurados, disse, os pobres de espírito, isto é, os humildes, porque deles é o reino dos céus; bem-aventurados os que têm puro o coração; bem-aventurados os que são brandos e pacíficos; bem-aventurados os que são misericordiosos; amai o vosso próximo como a vós mesmos; fazei aos outros o que quereríeis vos fizessem; amai os vossos inimigos; perdoai as ofensas, se quiserdes ser perdoados; praticai o bem sem ostentação; julgai-vos a vós mesmos, antes de julgardes os outros. Humildade e caridade, eis o que não cessa de recomendar e o de que dá, ele próprio, o exemplo. Orgulho e egoísmo, eis o que não se cansa de combater. E não se limita a recomendar a caridade; põe-na claramente e em termos explícitos como condição absoluta da felicidade futura.
No quadro que traçou do juízo final, deve-se, como em muitas outras coisas, separar o que é apenas figura, alegoria. A homens como os a quem falava, ainda incapazes de compreender as questões puramente espirituais, tinha ele de apresentar imagens materiais chocantes e próprias a impressionar. Para melhor apreenderem o que dizia, tinha mesmo de não se afastar muito das idéias correntes, quanto à forma, reservando sempre ao porvir a verdadeira interpretação de suas palavras e dos pontos sobre os quais não podia explicar-se claramente. Mas, ao lado da parte acessória ou figurada do quadro, há uma idéia dominante: a da felicidade reservada ao justo e da infelicidade que espera o mau.

Naquele julgamento supremo, quais os considerandos da sentença? Sobre que se baseia o libelo? Pergunta, porventura, o juiz se o inquirido preencheu tal ou qual formalidade, se observou mais ou menos tal ou qual prática exterior? Não; inquire tão-somente de uma coisa: se a caridade foi praticada, e se pronuncia assim: Passai à direita, vós que assististes os vossos irmãos; passai à esquerda, vós que fostes duros para com eles. Informa-se, por acaso, da ortodoxia da fé? Faz qualquer distinção entre o que crê de um modo e o que crê de outro? Não, pois Jesus coloca o samaritano, considerado herético, mas que pratica o amor do próximo, acima do ortodoxo que falta com a caridade. Não considera, portanto, a caridade apenas como uma das condições para a salvação, mas como a condição única. Se outras houvesse a serem preenchidas, ele as teria declinado. Desde que coloca a caridade em primeiro lugar, é que ela implicitamente abrange todas as outras: a humildade, a brandura, a benevolência, a indulgência, a justiça, etc., e porque é a negação absoluta do orgulho e do egoísmo.

*****************************
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XV, itens 1 a 3.)



sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

5 Causas das Atuais Aflições


As Vítimas de Males e Enfermidades Decorrentes da Intemperança e Excessos

Os vícios, a agressividade e todas as formas inadequadas de pensar, sentir a agir tendem a levar-nos a maus resultados, sendo que, por adotarmos determinadas atitudes internas ou externas, contraímos doenças físicas ou psíquicas, muitas delas irreversíveis.

Vivemos a época do estresse, porque o orgulho, egoísmo e vaidade levam muitos ao descontrole emocional, uma vez que não realizaram a autorreforma moral.

Muitos querem o impossível;
outros se jogam de cabeça nas aventuras fáceis;
 alguém se deixa dominar pelos vícios;
 mais adiante outrem adota a irritabilidade ou a violência como regra de conduta;
e assim por diante:
todos esses se candidatam a vítimas de enfermidades e males desnecessários.

Aqueles e aquelas que afirmam:
 “Eu não levo desaforo para casa” são sérios candidatos a esses tipos de infelicidades;
 aqueles e aquelas para quem “os fins justificam os meios” são outros tantos; 
os e as que fogem da autorreforma moral, preferindo acomodarem-se aos interesses puramente materiais, também costumam chegar ao final da jornada terrena cheios de mazelas do corpo e do psiquismo, atormentados e infelizes.
********************
Luiz Guilherme Marques



AS PESSOAS ARRUINADAS POR FALTA DE ORDEM

É imprescindível planejarmos cada iniciativa e quem assim não procede corre permanente risco de arruinar-se, pois os imprevistos sempre podem acontecer e, nesse caso, pegam de surpresa quem não se precatou contra os eventos funestos.

Se as situações preocupantes e nefastas podem ocorrer quando prevemos todas as possibilidades negativas, quanto mais estaremos sujeitos aos desastres da sorte se agirmos de forma imprevidente!

Muitos chegam ao fracasso de várias ordens por falta de organização na sua vida pessoal, afetiva, profissional etc., pois vivem em função do momento presente, sem planejar o futuro, ou “sonham alto demais” e se esquecem das próprias limitações, pretendendo o que realmente não merecem ou não lhes terá utilidade real.

Ordem na própria vida é imprescindível para a tranquilidade possível em um mundo de provas e expiações, ou seja, onde o Mal ainda prepondera, sendo que, em mundos mais adiantados ainda mais ordem existe, pois ordem é sinal de evolução intelecto-moral.

Os Espíritos primitivos são desorganizados, imprevidentes, porque não consolidaram em si o hábito da ordem, inexperientes que ainda são.

O Universo funciona dentro de uma ordem absoluta, porque, em caso contrário, seria impossível que tantos elementos interagissem sem provocarem o caos.

Somente os seres humanos primitivos destoam dessa harmonia, mas, sendo a tendência universal o
aperfeiçoamento, também eles aprenderão como atuar em consonância com a ordem, que vigora na Criação.

Quanto mais evoluído é um Espírito, mais reflete a ordem, que emana do Pai e Suas Leis.
Allan Kardec mesmo, como Espírito Superior, retrata nos livros da Codificação, a ordem, ao dispor dos variados temas de forma organizada, facilitando sua compreensão e aprendizado.
************
Luiz Guilherme Marques


AS VÍTIMAS DO PRÓPRIO ORGULHO

O orgulho nos faz pensar que somos superiores às demais pessoas e nos leva a desprezá-las. Na verdade, sendo realmente mais qualificados moral ou intelectualmente que alguns irmãos e irmãs em humanidade, a humildade, virtude oposta ao orgulho, nos induz a tratá-las com a consideração recomendada pela Lei do Amor Universal. Se se justificasse o contrário, Jesus, Espírito superior a qualquer outro que passou pela Terra, teria motivos de sobra para menoscabar a todos nós, sendo que fez exatamente o contrário, pois foi e é o mais humilde de todos, pois ensinou que:
“O maior é justamente o que mais e melhor Ama a todos.”

Não se justifica, de forma alguma o orgulho, que representa uma das formas de primitivismo moral e, para dizer a verdade, igualmente intelectual, pois o conhecimento das Leis Divinas em profundidade induz às virtudes e à superação dos defeitos morais.

A pessoa orgulhosa cria dificuldades para si e para as demais, pois está constantemente em choque com as outras por pretender lhes impor seus pontos de vista e assumir o comando sobre elas, ao invés de simplesmente cumprir suas tarefas e delas prestar contas à Justiça Divina.

 Napoleão Bonaparte estava programado para uma importante missão na área política, o que facilitaria a implantação da Doutrina Espírita na Terra, mas, por se deixar dominar pelo orgulho, que ainda lhe caracterizava a personalidade, enveredou pelo autoritarismo e provocou guerras injustificáveis, perdendo a encarnação, somente não prejudicando mais a paz mundial porque foi neutralizado pelos Espíritos Superiores, que lhe determinaram tristes dias de reflexão para um final de vida na prisão. Assim acontece quando nos desviamos muito dos caminhos do Bem, provocando a Lei de Causa e Efeito contra nós e sofrendo os resultados das indevidas ingerências na vida alheia.

Devido ao orgulho infeliz, quanta gente se perde!
************************
Luiz Guilherme Marques


AS VÍTIMAS DA PRÓPRIA IMPREVIDÊNCIA

O que é a imprevidência senão a falta de bom senso nas escolhas que realizamos em muitas ocasiões no nosso dia a dia? Se bem analisarmos, escolhemos mal as palavras para nos dirigirmos às pessoas; as companhias para a convivência conjugal; a profissão que vamor exercer; as formas de lazer; nosso tipo de alimentação; a hora do sono; os temas de nossas conversas; os pensamentos, quando estamos a sós; as leituras; os programas da televisão; as perdas de oportunidades de ser úteis e assim por diante.

Imprevidência é não calcular bem os prós e os contras de cada opção feita, todavia, para tanto, é necessário que raciocinemos levando em conta a Ética do Cristo e não os interesses materiais, pois, se os cálculos forem feitos com base na primeira as opções serão umas, mas, se a referência forem os segundos, as opções serão totalmente diferentes. Os resultados, consequentemente, serão opostos em um caso e no outro.

Antever o advirá de cada pensamento, sentimento ou atitude é imprescindível, pois, como espíritas, sabemos que, ao pensar, estamos criando, atuando sobre o fluido cósmico universal, fabricando uma realidade invisível para os encarnados, mas perfeitamente perceptível para os desencarnados e que nos vinculará a determinada frequência vibratória mental, sintonizando-nos com o Bem ou o Mal, nos seus vários níveis e subníveis; ao sentir, igualmente; e, ao agir, da mesma foma, além dos resultados concretos no mundo material.

A imprevidência é a causa de muitos insucessos e infortínios.
Allan Kardec disse:
 “É preferível ser um bom sapateiro a um mau poeta”, como forma de alerta para quem
pretenda se arrogar uma superioridade impossível para a atual encarnação. Saber reconhecer as próprias limitações representa humildade e previdência, evitando-se investimentos e projetos inviáveis, que desembocam no desencanto e na decepção, quando não em complicações mais graves e até insanáveis.
**************
Luiz Guilherme Marques


AS PESSOAS ARRUINADAS POR MÁ CONDUTA
Os Espíritos atrasados intelecto-moralmente costumam colocar em primeiro lugar seus interesses imediatistas, sendo normalmente sua vida uma sequência de atitudes antiéticas, que prejudicam, às vezes, extensas coletividades. Assim procedem todos aqueles em quem o maquiavelismo é a forma de pensar no trato com os irmãos e irmãs em humanidade, pois, para eles, “os fins justificam os meios”, vivendo em função da satisfação das suas pretensões pessoais e não se importando se fazem mal aos demais.

Para esses as leis humanas representam empecilhos que eles procuram driblar com artifícios fraudulentos e somente a Justiça Divina os detém e educa, através das formas pedagógicas que o Pai Amoroso e Justo previu para transformar injustos e egoístas em seres dedicados ao Bem.

Quem vive desonestamente não pode pretender bons resultados na sua vida nem acusar a Deus ou a Sorte pelas suas infelicidades atuais, as quais representam meras consequências das suas próprias atitudes malsãs.

Há quem aparente honestidade, mas cujos pensamentos e sentimentos sintonizam no Mal e atraem desgraças para sua própria vida: assim, quando Kardec fala em conduta, na certa, não se referiu apenas às atitudes externas, mas englobou também o que se passa portas a dentro da intimidade mental de cada um, pois os pensamentos e os sentimentos atuam sobre o fluido cósmico universal, criando no Bem ou no Mal.

A honestidade nos exime de muitos males, inclusive porque a própria Justiça Divina trabalha a favor da nossa defesa, impedindo que o Mal que não merecermos nos atinja.

Os Espíritos Superiores são honestos em todos os seus pensamentos, sentimentos e atitudes e, por isso, quando algo de mal lhes acontece, eles suportam tudo com serenidade, reconhecendo que redundará em benefício do seu progresso.
********************************
Luiz Guilherme Marques





MENSAGEM DO ESE:
Piedade filial


Sabeis os mandamentos: não cometereis adultério; não matareis; não roubareis; não prestareis falso-testemunho; não fareis agravo a ninguém; honrai a vosso pai e a vossa mãe. (S. MARCOS, capítulo X, v. 19; S. LUCAS, cap. XVIII, v. 20; S. MATEUS, cap. XIX, vv. 18 e 19.)
Honrai a vosso pai e a vossa mãe, a fim de viverdes longo tempo na terra que o Senhor vosso Deus vos dará. (Decálogo: “Êxodo”, cap. XX, v. 12.)
O mandamento: “Honrai a vosso pai e a vossa mãe” é um corolário da lei geral de caridade e de amor ao próximo, visto que não pode amar o seu próximo aquele que não ama a seu pai e a sua mãe; mas, o termo honrai encerra um dever a mais para com eles: o da piedade filial. Quis Deus mostrar por essa forma que ao amor se devem juntar o respeito, as atenções, a submissão e a condescendência, o que envolve a obrigação de cumprir-se para com eles, de modo ainda mais rigoroso, tudo o que a caridade ordena relativamente ao próximo em gera!. Esse dever se estende naturalmente às pessoas que fazem as vezes de pai e de mãe, as quais tanto maior mérito têm, quanto menos obrigatório é para elas o devotamento. Deus pune sempre com rigor toda violação desse mandamento.
Honrar a seu pai e a sua mãe, não consiste apenas em respeitá-los; é também assisti-los na necessidade; é proporcionar-lhes repouso na velhice; é cercá-los de cuidados como eles fizeram conosco, na infância.
Sobretudo para com os pais sem recursos é que se demonstra a verdadeira piedade filial. Obedecem a esse mandamento os que julgam fazer grande coisa porque dão a seus pais o estritamente necessário para não morrerem de fome, enquanto eles de nada se privam, atirando-os para os cômodos mais ínfimos da casa, apenas por não os deixarem na rua, reservando para si o que há de melhor, de mais confortável? Ainda bem quando não o fazem de má-vontade e não os obrigam a comprar caro o que lhes resta a viver, descarregando sobre eles o peso do governo da casa! Será então aos pais velhos e fracos que cabe servir a filhos jovens e fortes? Ter-lhes-á a mãe vendido o leite, quando os amamentava? Contou porventura suas vigílias, quando eles estavam doentes, os passos que deram para lhes obter o de que necessitavam? Não, os filhos não devem a seus pais pobres só o estritamente necessário, devem-lhes também, na medida do que puderem, os pequenos nadas supérfluos, as solicitudes, os cuidados amáveis, que são apenas o juro do que receberam, o pagamento de uma dívida sagrada. Unicamente essa é a piedade filial grata a Deus.
Ai, pois, daquele que olvida o que deve aos que o ampararam em sua fraqueza, que com a vida material lhe deram a vida moral, que muitas vezes se impuseram duras privações para lhe garantir o bem-estar. Ai do ingrato: será punido com a ingratidão e o abandono; será ferido nas suas mais caras afeições, algumas vezes já na existência atual, mas com certeza noutra, em que sofrerá o que houver feito aos outros.



(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIV, itens 1 a 3

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Não te sintas só



Minha abençoada amiga: Deus nos ampare!

 … E este é o caminho da ressurreição — o caminho que vences, palmo a palmo, centímetro a centímetro, sob a cruz redentora da provação.

 Sentimos, sobre as pedras que forram o chão, a glória solar dos cimos…

  Jesus, de braços abertos, à espera de nosso triunfo espiritual…

  A contemplação da eternidade, por prêmio sublime aos pés sangrentos…

  A paz da comunhão com a luz divina, por céu fulgurante na própria consciência…

  A alegria silenciosa do coração que se uniu para, sempre ao amor e à verdade…

  E nossa alma inquieta suspira por transportar, ao preço da própria renunciação; no ramo desse paraíso de vitória íntima, todos aqueles a quem nós devotamos no campo agreste do mundo…

  Mas o Mestre Divino, o condutor infalível de nossos passos, do alto do próprio madeiro que lhe serviu de trono à imorredoura exaltação, nos reafirma, sem palavras, que a passagem estreita do calvário não admite mais de um coração.

  Cada companheiro terá o seu dia e a sua marcha, para o grande entendimento…

  Os tesouros adquiridos com a experiência e com a dor são intransferíveis.

  Seria necessário que a fonte viva da compreensão deslizasse por todas as criaturas, ao mesmo tempo. E isso, realmente, é impossível. Por essa razão, peço-te, ainda e sempre, coragem e calma.

  É nessa solidão interior, que por vezes experimentas com tanta intensidade, que chegamos a ouvir a voz do Excelso Pastor.

  A felicidade terrestre é como que anestesiante ruído para a consciência. Distrai-nos.  
Desintegra-nos os impulsos da fé. Impõe o adiamento indefinido da nossa viagem para o melhor.   Obriga-nos a esquecer a bênção das horas e, quase sempre, hipnotiza-nos nas sombras da inutilidade.   Contudo, o sofrimento guarda a virtude da visão, despertando-nos para as realidades edificantes da vida.

  Sem dúvida, muitos lhe temem o contato, procurando a fuga de suas renovadoras lições; mas o tempo é o químico milagroso da Eterna Sabedoria, que nos governa os destinos, e, na estrada infinita, que nos cabe percorrer, surge invariavelmente o dia de nossa transformação..

 Louvemos, desse modo, a luta que nos convocou à subida, e confiemos nossos amados ao Senhor.

  Nesse ato de rendição de nossa alma, não reside a desistência de nossos deveres.

  Continuaremos ajudando-os com todos os recursos ao nosso alcance, mas centralizando nossas esperanças no Amor Maior.   Permaneceremos ao lado de quantos foram situados pela Bondade celestial, junto de nosso carinho, mobilizando possibilidades e energias em favor deles, mas prosseguindo, intimamente, em nossa sublime romagem para o Alto, superando temporais de lágrimas e espinheiros de sacrifício, porque, além de tudo o que representa o mundo de nosso “eu”, resplende o devotamento de Jesus — o único sol capaz de reaquecer-nos o Espírito fatigado, revigorando-nos para a definitiva ascensão aos Planos superiores.

  Auxiliemos sem apego. Ensinemos no silêncio.

 Amparemos, na medida de nossas forças, a quantos se acercam de nós; mas aguardemos o socorro do Alto, em se tratando de nossas necessidades.

  Não te prendas na teia da angústia. A única finalidade da aflição é a de deslocar-nos da Terra para o Céu, do débito para o resgate, da sombra para a luz.

 Não temas. Diante de nós, segue aquele Amigo Imortal que, em se entregando ao martírio e à morte, traçou, para nós mesmos, o trilho estreito que nos conduzirá à salvação.

  Aceitemos os instrumentos com que o Escultor da Eternidade se propõe reajustar-nos.

  Pranto, soledade, amargura, incompreensão nos que amamos, sede espiritual, feridas, pesadelos, vigílias dolorosas, tempestades morais e golpes de senda representam o serviço do Divino Buril sobre nós.  À maneira da pedra que obedece, com segurança, das profundezas de nossas imperfeições Jesus retirará, mais tarde, a obra prima do Universo — nossa alma — acrisolada para o esplendor da perfeição.

  Não te sintas sozinha. Somos uma grande família no espaço e no tempo; em busca de nosso lar imperecível — o lar que nos espera, mais além, para a integração com todos os nossos afetos.

  Confiemos em Jesus. Ainda que tudo conspire contra nós, busquemo-lo. Através do próprio sacrifício, aprenderemos, com ele, a estrada real para a verdadeira vitória.

  Continuemos juntas, no santuário do trabalho e da oração e, contando com a tua firmeza de ânimo em todos os lances de nossa jornada para a frente, abraça-te a velha amiga e irmã reconhecida.
*******************
Isabel Cintra 
Chico Xavier





MENSAGEM DO ESE:
Mercadores expulsos do templo

Eles vieram em seguida a Jerusalém, e Jesus, entrando no templo, começou por expulsar dali os que vendiam e compravam; derrubou as mesas dos cambistas e os bancos dos que vendiam pombos: — e não permitiu que alguém transportasse qualquer utensílio pelo templo. — Ao mesmo tempo os instruía, dizendo: Não está escrito: Minha casa será chamada casa de oração por todas as nações? Entretanto, fizestes dela um covil de ladrões! — Os príncipes dos sacerdotes, ouvindo isso, procuravam meio de o prenderem, pois o temiam, visto que todo o povo era tomado de admiração pela sua doutrina. (S. MARCOS, cap. XI, vv. 15 a 18; — S. MATEUS, cap. XXI, vv. 12 e 13.)

Jesus expulsou do templo os mercadores. Condenou assim o tráfico das coisas santas sob qualquer forma. Deus não vende a sua bênção, nem o seu perdão, nem a entrada no reino dos céus. Não tem, pois, o homem, o direito de lhes estipular preço.

******************************
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVI, itens 5 e 6.)



quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

NAS ESTRADAS



“E os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que neles foi semeada.” – Jesus. (Marcos, 4:15.)


Jesus é o nosso caminho permanente para o Divino Amor.


Junto dele seguem, esperançosos, todos os espíritos de boa-vontade, aderentes sinceros ao roteiro santificador.


Dessa via bendita e eterna procedem as sementes da Luz Celestial para os homens comuns.


Faz-se imprescindível muita observação das criaturas, para que o tesouro não lhes passe despercebido.


A semente santificante virá sempre, entre as mais variadas circunstâncias.


Qual ocorre ao vento generoso que espalha, entre as plantas, os princípios de vida, espontaneamente, a bondade invisível distribui com todos os corações a oportunidade de acesso à senda do amor.


Quase sempre a centelha divina aparece nos acontecimentos vulgares de cada dia, num livro, numa particularidade insignificante do trabalho, na prestimosa observação de um amigo.


Se o terreno de teu coração vive ocupado por ervas daninhas e se já recebeste o princípio celeste, cultiva-o, com devotamento, abrigando-o nas leiras de tua alma. O verbo humano pode falhar, mas a Palavra do Senhor é imperecível.


Aceita-a e cumpre-a, porque, se te furtas ao imperativo da vida eterna, cedo ou tarde o anjo da angústia te visitará o espírito, indicando-te novos rumos.
**************************
EMMANUEL
(do livro “Pão Nosso” – psic. Chico Xavier) 



MENSAGEM DO ESE: 
Desigualdade das riquezas

A desigualdade das riquezas é um dos problemas que inutilmente se procurará resolver, desde que se considere apenas a vida atual. A primeira questão que se apresenta é esta: Por que não são igualmente ricos todos os homens? Não o são por uma razão muito simples: por não serem igualmente inteligentes, ativos e laboriosos para adquirir, nem sóbrios e previdentes para conservar. É, alias, ponto matematicamente demonstrado que a riqueza, repartida com igualdade, a cada um daria uma parcela mínima e insuficiente; que, supondo efetuada essa repartição, o equilíbrio em pouco tempo estaria desfeito, pela diversidade dos caracteres e das aptidões; que, supondo-a possível e durável, tendo cada um somente com que viver, o resultado seria o aniquilamento de todos os grandes trabalhos que concorrem para o progresso e para o bem-estar da Humanidade; que, admitido desse ela a cada um o necessário, já não haveria o aguilhão que impele os homens às grandes descobertas e aos empreendimentos úteis. Se Deus a concentra em certos pontos, é para que daí se expanda em quantidade suficiente, de acordo com as necessidades. 

Admitido isso, pergunta-se por que Deus a concede a pessoas incapazes de fazê-la frutificar para o bem de todos. Ainda aí está uma prova da sabedoria e da bondade de Deus. Dando-lhe o livre-arbítrio, quis ele que o homem chegasse, por experiência própria, a distinguir o bem do mal e que a prática do primeiro resultasse de seus esforços e da sua vontade. Não deve o homem ser conduzido fatalmente ao bem, nem ao mal, sem o que não mais fora senão instrumento passivo e irresponsável como os animais. A riqueza é um meio de o experimentar moralmente. Mas, como, ao mesmo tempo, é poderoso meio de ação para o progresso, não quer Deus que ela permaneça longo tempo improdutiva, pelo que incessantemente a desloca. Cada um tem de possuí-la, para se exercitar em utilizá-la e demonstrar que uso sabe fazer dela. Sendo, no entanto, materialmente impossível que todos a possuam ao mesmo tempo, e acontecendo, além disso, que, se todos a possuíssem, ninguém trabalharia, com o que o melhoramento do planeta ficaria comprometido, cada um a possui por sua vez. Assim, um que não na tem hoje, já a teve ou terá noutra existência; outro, que agora a tem, talvez não na tenha amanhã. Há ricos e pobres, porque sendo Deus justo, como é, a cada um prescreve trabalhar a seu turno. A pobreza é, para os que a sofrem, a prova da paciência e da resignação; a riqueza é, para os outros, a prova da caridade e da abnegação.

Deploram-se, com razão, o péssimo uso que alguns fazem das suas riquezas, as ignóbeis paixões que a cobiça provoca, e pergunta-se: Deus será justo, dando-as a tais criaturas? E exato que, se o homem só tivesse uma única existência, nada justificaria semelhante repartição dos bens da Terra; se, entretanto, não tivermos em vista apenas a vida atual e, ao contrário, considerarmos o conjunto das existências, veremos que tudo se equilibra com justiça. Carece, pois, o pobre de motivo assim para acusar a Providência, como para invejar os ricos e estes para se glorificarem do que possuem. Se abusam, não será com decretos ou leis suntuárias que se remediará o mal. As leis podem, de momento, mudar o exterior, mas não logram mudar o coração; daí vem serem elas de duração efêmera e quase sempre seguidas de uma reação mais desenfreada. A origem do mal reside no egoísmo e no orgulho: os abusos de toda espécie cessarão quando os homens se regerem pela lei da caridade.
**********************
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, item 8.)

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Irmãos em perigo



Os que descobrem pareceres inteligentes e bons conselhos para todas as pessoas, distraídos dos problemas que lhes são próprios.

Os que fazem dez projetos maravilhosos por dia sem concretizar nenhum deles em dez anos.

Os que reconhecem a grandeza das verdades divinas, mas que jamais dispõem de tempo para cultivá-las, em favor da própria iluminação.
************************
André Luiz
Chico Xavier 



MENSAGEM DO ESE:
A fé humana e a divina

No homem, a fé é o sentimento inato de seus destinos futuros; é a consciência que ele tem das faculdades imensas depositadas em gérmen no seu íntimo, a princípio em estado latente, e que lhe cumpre fazer que desabrochem e cresçam pela ação da sua vontade.

Até ao presente, a fé não foi compreendida senão pelo lado religioso, porque o Cristo a exalçou como poderosa alavanca e porque o têm considerado apenas como chefe de uma religião. Entretanto, o Cristo, que operou milagres materiais, mostrou, por esses milagres mesmos, o que pode o homem, quando tem fé, isto é, a vontade de querer e a certeza de que essa vontade pode obter satisfação. Também os apóstolos não operaram milagres, seguindo-lhe o exemplo? Ora, que eram esses milagres, senão efeitos naturais, cujas causas os homens de então desconheciam, mas que, hoje, em grande parte se explicam e que pelo estudo do Espiritismo e do Magnetismo se tornarão completamente compreensíveis? 

A fé é humana ou divina, conforme o homem aplica suas faculdades à satisfação das necessidades terrenas, ou das suas aspirações celestiais e futuras. O homem de gênio, que se lança à realização de algum grande empreendimento, triunfa, se tem fé, porque sente em si que pode e há de chegar ao fim colimado, certeza que lhe faculta imensa força. O homem de bem que, crente em seu futuro celeste, deseja encher de belas e nobres ações a sua existência, haure na sua fé, na certeza da felicidade que o espera, a força necessária, e ainda aí se operam milagres de caridade, de devotamento e de abnegação. Enfim, com a fé, não há maus pendures que se não chegue a vencer.

O Magnetismo é uma das maiores provas do poder da fé posta em ação. É pela fé que ele cura e produz esses fenômenos singulares, qualificados outrora de milagres.

Repito: a fé é humana e divina. Se todos os encarnados se achassem bem persuadidos da força que em si trazem, e se quisessem pôr a vontade a serviço dessa força, seriam capazes de realizar o a que, até hoje, eles chamaram prodígios e que, no entanto, não passa de um desenvolvimento das faculdades humanas. 

Um Espírito Protetor. (Paris, 1863.)
*****************************
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIX, item 12.)



segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

AJUDA-TE A TI MESMO E O CÉU TE AJUDARÁ




É nesta máxima que se resume a grande lição de sabedoria infinita, que todos os homens na Terra deveriam aprender.

Nada, absolutamente nada, pode o homem conseguir, se não houver preparado o caminho. Não se iludam as pessoas a implorar a Deus que lhes proporcione a solução dos seus problemas, nem o esclarecimento às suas indagações, se não moverem, de sua parte, uma parcela mínima de esforço para alcançar a bênção desejada.

Todos os vícios, sejam os mais comuns, que afligem o âmbito material, tais como a bebida, o fumo, a sexualidade descontrolada, o tóxico, ou aqueles que se situam no interior da alma e nem sempre afloram aos olhos dos nossos semelhantes, entre eles a inveja, o orgulho, a vaidade, a mesquinhez, precisam da vontade do viciado em deles se desfazer para que sejam realmente extirpados.

Cada ser humano tem de dar o primeiro passo para a libertação das suas mazelas. Não é que Deus fique indiferente às suas imperfeições. É que o Pai tem plena consciência de que as pessoas, normalmente, valorizam mais aquilo que decorre do seu próprio esforço. O que é dado de forma gratuita, geralmente perde o valor real, não é estimado como verdadeiro e necessário.

Cuidem os meus irmãos de dar o primeiro passo, sempre que se fizer urgente a sua libertação dos grilhões que os apegam a qualquer espécie de vício.

Deus está alerta ao chamado de Seus filhos, como na Terra os serviços de bombeiros ou de pronto-socorro estão em guarda constante para partirem em direção dos que precisam de ajuda.

Cabe a cada um a maior parcela de responsabilidade. É preciso assumí-la a tempo e à hora.
************************************
Livro: Intercâmbio
Alayde de Assunção e Silva, Lucia Maria Secron Pinto, pelo Espírito Luiz Sérgio
Livraria e Editora Recanto



MENSAGEM O ESE:
Motivos de resignação (I)

Por estas palavras: Bem-aventurados os aflitos, pois que serão consolados, Jesus aponta a compensação que hão de ter os que sofrem e a resignação que leva o padecente a bendizer do sofrimento, como prelúdio da cura.

Também podem essas palavras ser traduzidas assim: Deveis considerar-vos felizes por sofrerdes, visto que as dores deste mundo são o pagamento da dívida que as vossas passadas faltas vos fizeram contrair; suportadas pacientemente na Terra, essas dores vos poupam séculos de sofrimentos na vida futura. Deveis, pois, sentir-vos felizes por reduzir Deus a vossa dívida, permitindo que a saldeis agora, o que vos garantirá a tranqüilidade no porvir.

O homem que sofre assemelha-se a um devedor de avultada soma, a quem o credor diz: “Se me pagares hoje mesmo a centésima parte do teu débito, quitar-te-ei do restante e ficarás livre; se o não fizeres, atormentar-te-ei, até que pagues a última parcela.” Não se sentiria feliz o devedor por suportar toda espécie de privações para se libertar, pagando apenas a centésima parte do que deve? Em vez de se queixar do seu credor, não lhe ficará agradecido? 

Tal o sentido das palavras: “Bem-aventurados os aflitos, pois que serão consolados.” São ditosos, porque se quitam e porque, depois de se haverem quitado, estarão livres. Se, porém, o homem, ao quitar-se de um lado, endivida-se de outro, jamais poderá alcançar a sua libertação. Ora, cada nova falta aumenta a dívida, porquanto nenhuma há, qualquer que ela seja, que não acarrete forçosa e inevitavelmente uma punição. Se não for hoje, será amanhã; se não for na vida atual, será noutra. Entre essas faltas, cumpre se coloque na primeira fiada a carência de submissão à vontade de Deus. Logo, se murmurarmos nas aflições, se não as aceitarmos com resignação e como algo que devemos ter merecido, se acusarmos a Deus de ser injusto, nova dívida contraímos, que nos faz perder o fruto que devíamos colher do sofrimento. É por isso que teremos de recomeçar, absolutamente como se, a um credor que nos atormente, pagássemos uma cota e a tomássemos de novo por empréstimo.
**************************
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 12.)

domingo, 9 de dezembro de 2018

FAMÍLIA


Amigos, manifestastes o desejo de que me externasse com respeito ao sagrado instituto da família sobre a Terra e cumprindo um grato dever, cumpre-me declarar-vos que é ainda aí, nesse colégio sagrado da afetividade fraternal, que se educarão as energias para a consecução dos planos grandiosos da humanidade terrena no porvir.

***

O instituto do casamento tem sido até agora um instrumento de lutas expiatórias para os espíritos faltosos e delinqüentes diante das leis sociais e Divinas, todavia temos a considerar que talvez vinte por cento das uniões terrestres representam verdadeiros encontros de almas gêmeas na face obscura e triste da Terra e todos os consórcios do futuro serão realizados na pauta dos grandes sentimentos das almas.

***

Nessas uniões felizes podereis vislumbrar a ventura dos pares espirituais na Eternidade Radiosa, onde as emoções criadoras da vida se manifestam dentro dos ideais profundos da felicidade e da beleza.

***

Ali, não necessitam os espíritos amantes das dolorosas surpresas dos interesses egoísticos e mesquinhos do mundo e é para essa ventura que o planeta terreno terá de caminhar desde agora, realizando-se o grande plano da educação livre dos espíritos encarnados que deverão concentrar os seus esforços e energias na busca das alegrias perfeitas, cujos ecos pode a alma experimentar mesmo na Terra, apesar das suas sombras e das suas lágrimas.

***

Nos tempos ominosos da atualidade em que parecera falecer todos os sonhos nobilitantes dos anseios humanos, temos a considerar como fator ponderável o desvio da mulher da sua missão evangelizadora de missionária, de companheira e de mãe, determinando o estado caótico da sociedade moderna.

***

A vossa civilização vai-se extinguindo lentamente à míngua de humildade e de amor, porque secaram as fontes sentimentais que fertilizavam o campo abençoado da vida.

***

Essas fontes se achavam nos corações femininos aptos a desenvolver o labor portentoso da Tarefa Cristã.

As teorias envenenadas dos tempos atuais, os excessos demagógicos do feminismo preconizaram a mulher em detrimento de todas as iniciativas construtoras da humanidade.

As próprias concepções bélicas do Estado, o progresso das indústrias guerreiras devem suas origens a esse transviamento da companheira do homem.

***

As mães poderiam operar os movimentos internacionais em favor da paz, com muito mais proveito que os políticos e sociólogos de todos os matizes.

***

Os desastres profundos a que se entrega na atualidade a vossa civilização, rica de evolução científica, mas pobre de amor e de concórdia, poderiam ser afastados em tempo se a mulher ainda quizesse compreender a ferida do mundo enfermo, para pensá-la com o seu carinho.

E é por isso que vemos as concretizações temíveis do pensamento de Spengler, em todos os setores das atividades humanas.

As experiências, porém, que se aproximam em futuro próximo, procederão à tarefa reeducativa da alma feminina, para que o instituto do casamento sobre a Terra represente o caminho da perfeição das almas.

***

Nesse capítulo muito poderia eu dizer sobre o divórcio e suas conseqüências no meio ambiente social, estudando as disposições dos códigos de diversos países.

Devo declarar, todavia, que cada alma tem a sua alma gêmea para o transcurso dos evos da Eternidade, mas que não justifico a separação perante as leis humanas, dentro de problemas da elegância e do esnobismo da época.

***

Um homem e uma mulher, em organizando o lar, devem pesar, antes de tudo, a gravidade dos deveres que lhes advirão do consórcio do pensamento e do coração.

Ponderadas essas responsabilidades gravíssimas, não justifico o desenlace por questões de hábitos envenenados dos núcleos sociais, acreditando que é mais nobre viver com um desgosto do que se entregar a desgraças por ele.

***

O casamento na Terra nem sempre é o perfume na auréola de flores de laranjeira; significa, antes de tudo, muito sacrifício, muito amor e muita renúncia.

Com a educação, todavia, que se levará a efeito futuramente, nesse sentido, o matrimônio deixará de ser o instituto de provas expiatórias para ser a antecâmara da felicidade Celeste que as almas gêmeas experimentam na Plenitude Divina das alegrias da Eternidade.

***

Meus votos de venturas a todos os irmãos presentes, Deus vos guarde.
***********************************
Emmanuel
Livro: Ação, Vida e Luz
Francisco Cândido Xavier, por Espíritos Diversos
CEU - Cultura Espírita União 




MENSAGEM DO ESE:
A lei de amor

O amor resume a doutrina de Jesus toda inteira, visto que esse é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso feito. Em sua origem, o homem só tem instintos; quando mais avançado e corrompido, só tem sensações; quando instruído e depurado, tem sentimentos. E o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior que condensa e reúne em seu ardente foco todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas. A lei de amor substitui a personalidade pela fusão dos seres; extingue as misérias sociais. Ditoso aquele que, ultrapassando a sua humanidade, ama com amplo amor os seus irmãos em sofrimento! ditoso aquele que ama, pois não conhece a miséria da alma, nem a do corpo. Tem ligeiros os pés e vive como que transportado, fora de si mesmo. Quando Jesus pronunciou a divina palavra — amor, os povos sobressaltaram-se e os mártires, ébrios de esperança, desceram ao circo.

O Espiritismo a seu turno vem pronunciar uma segunda palavra do alfabeto divino. Estai atentos, pois que essa palavra ergue a lápide dos túmulos vazios, e a reencarnação, triunfando da morte, revela às criaturas deslumbradas o seu patrimônio intelectual. Já não é ao suplício que ela conduz o homem: condu-lo à conquista do seu ser, elevado e transfigurado. O sangue resgatou o Espírito e o Espírito tem hoje que resgatar da matéria o homem. 

Disse eu que em seus começos o homem só instintos possuía. Mais próximo, portanto, ainda se acha do ponto de partida, do que da meta, aquele em quem predominam os instintos. A fim de avançar para a meta, tem a criatura que vencer os instintos, em proveito dos sentimentos, isto é, que aperfeiçoar estes últimos, sufocando os germes latentes da matéria. Os instintos são a germinação e os embriões do sentimento; trazem consigo o progresso, como a glande encerra em si o carvalho, e os seres menos adiantados são os que, emergindo pouco a pouco de suas crisálidas, se conservam escravizados aos instintos. O Espírito precisa ser cultivado, como um campo. Toda a riqueza futura depende do labor atual, que vos granjeará muito mais do que bens terrenos: a elevação gloriosa. É então que, compreendendo a lei de amor que liga todos os seres, buscareis nela os gozos suavíssimos da alma, prelúdios das alegrias celestes.

 — Lázaro. (Paris, 1862.)

*******************************
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XI, item 8.)