sábado, 14 de novembro de 2015

Perfume de Deus


      

Fatores limitantes:
 Cultivei com exagero o hábito de pedir conselhos a meus pais e a meus amigos na maior parte de minha vida, mas nunca me senti satisfeita com isso. Tenho uma situação financeira tranquila e uma família sadia que muito me ama. Moro em casa extremamente agradável e compartilho amizades queridas. Mesmo assim, sinto-me muito infeliz. Sou vacilante e me deixo conduzir com facilidade, pois receio que minhas opiniões e decisões sejam incorretas. Ouvi dizer que a felicidade não é deste mundo. Devo atribuir meu desencanto de viver a essa afirmativa? Tenho que conformar-me passivamente?


Expandindo nossos horizontes:

A maioria das pessoas que se proclamam religiosas costumam afirmar categoricamente que a felicidade encontra-se apenas em Deus. Esquecem-se, porém, de que o Todo-Poderoso habita em tudo, inclusive nelas mesmas. Então, por que não começar a procurá-la em sua própria intimidade?

Não importa se as pessoas acreditem ou não em Deus. O fato de não O amarem ou de terem conceitos diferentes a respeito dEle, em nada altera a Sagrada Realidade em nós.

O Pai Supremo responde a cada um de acordo com sua necessidade. Encontra-se a felicidade em forma de Toque Divino em toda parte. Na leitura de uma poesia, num buquê de miosótis, na visita amorosa a um lar de idosos, no aroma exótico dos jasmins, na colheita de conchinhas na praia, nos gestos de ternura. São muitos os momentos em que se pode ser venturoso.

Felicidade é sentimento íntimo. Os contextos exteriores nos quais você vive apenas o ajudam a entrar em contato com esse sentimento, já existente em sua intimidade; quer dizer, eles interpretam sua essencialidade divina.

Confie em sua sabedoria interior; só você pode decidir o que é certo para si mesmo.

O homem criou a linguagem para poder comunicar-se com os outros adequadamente. Descobriu que algumas expressões lhe permitiam pensar e agir com maior precisão e organizar melhor suas emoções. Planejou palavras que o ajudassem intelectualmente a cumprir certas funções e a administrar seu meio ambiente.

De início estereotipou na palavra felicidade o conjunto de satisfações dos sentidos, por acreditar apenas na existência do mundo das impressões exteriores em que se movimentava. Começou a agir como se todas as pessoas tivessem essa mesma visão estática e avaliassem a felicidade por esse mesmo estreito prisma.

É verdade que a maioria dos seres pensa de modo semelhante acerca da palavra felicidade. Usam-na constantemente para deno¬minar um estado de completo bem-estar, contentamento e satisfação. No entanto, apesar da designação comum, ela se apresenta sob os mais variados aspectos, maneiras, situações, fatos e pessoas.

Muitos acreditam que, satisfazendo suas carências afetivas, profissionais ou sexuais, se tornarão plenamente felizes. Alegria não é o resultado de tudo aquilo que possuímos ou desejamos.

Felicidade ou infelicidade não resultam das circunstâncias, mas dependem de sua força de vontade e determinação. Se você aceitar isso como verdade, assumindo a responsabilidade pela sua própria felicidade, se libertará da exigência dos requisitos da sociedade superficial e da falsa importância que o mundo externo lhe impõe. A partir daí, poderá encontrá-la com mais clareza e discernimento.

Quanto mais crer em sua “voz do coração”, tanto mais nitidamente ela falará com você.

Olhando para dentro de si mesmo e analisando sua essência divina, que nunca falha nem se altera, você encontrará realmente a verdadeira alegria de viver.

As criaturas de consciência desperta compartilham e repartem seu contentamento. Aprenderam a amar os outros, porque amam a si mesmas. Desfrutam o tempo de forma singular: seus gestos de benevolência se estendem tanto a seus semelhantes como a si próprias.

As violetas, desde os tempos mais antigos, foram celebrizadas nas poesias, fábulas e narrativas. Shakespeare sempre as citava com admiração. São muito estimadas por seu aroma delicado.

Fazendo alusão às violetas e à sua fragrância, poderíamos dizer, em sinonímia quase que perfeita, que a felicidade é o perfume de Deus.
******************
          Lourdes Catherine



sexta-feira, 13 de novembro de 2015

AUXILIEMOS SEMPRE



Por que te afirmas tantas vezes incapaz de auxiliar?

Em verdade, imenso é o mar das necessidades humanas.

Entretanto, muito maior é a fonte da Providência Divina, junto da qual todos podemos doar algo, em favor de alguém.

Esse dá o ouro, outro o pão, aquele o agasalho e aquele outro o ensinamento.

Se os teus obstáculos, por agora, são tantos que não dispões de minutos a fim de empregá-los em benefício de alguém, podes ainda distribuir simpatia e paz, coragem e esperança.

Para isso não aposentes o teu sorriso.

Assistência é a caridade em ação.

Não desprezes o ensejo de ir ao encontro do companheiro necessitado para auxiliá-lo quanto possas.

A visita não se te fará inútil.

Doarás ao irmão em penúria o que puderes e, em troca, dar-te-á ele essa ou aquela instrução sobre paciência e conformidade, humildade e alegria.

Ampara e receberás amparo.

De todo ato de solidariedade no apoio aos semelhantes, voltarás melhor ao mundo de ti mesmo, porque a caridade opera pelo câmbio de Deus.
***************
Emmanuel
Chico Xavier 





quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Este Dia



Este dia é o seu melhor tempo, o instante de agora.

Se você guarda inclinação para a tristeza, este é o ensejo de meditar na alegria da vida e de aceitar-lhe a mensagem de renovação de permanente.

Se a doença permanece em sua companhia, surgiu a ocasião de tratar-se com segurança.

Se você errou, está no passo de acesso ao reajuste.

Se esse ou aquele plano de trabalho está incubado no seu pensamento, agora é o momento de começar a realizá-lo.

Se deseja fazer alguma boa ação, apareceu o instante para promovê-la.

Se alguém aguarda as suas desculpas por faltas cometidas, terá soado a hora em que você pode esquecer qualquer ocorrência infeliz e sorrir novamente.

Se alguma visita ou manifestação afetiva esperam por você, chegou o tempo de atendê-las.

Se precisa estudar determinada lição, encontrou você a oportunidade de fazer isso.

Este dia é um presente de DEUS, em nosso auxílio; de nós depende aquilo que venhamos a fazer com ele.
******************
André Luiz
Chico Xavier
 



quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Na Subtração e na Soma


Subtraia do seu conforto algumas horas, aplique-as em benefício do próximo e terá somado ao seu mérito muito de proveitoso.

Subtraia do seu coração o orgulho, some a humildade e terá um total grandioso.

Subtraia o erro da sua vida e somará mais anos de paz à existência.

Subtraia o desespero das suas tarefas e encontrará a esperança que, somada à renúncia, oferecer-lhe-á dias de muita ventura.

Subtraia a inquietação das suas noites e receberá uma soma de repouso benéfico.

Subtraia o mal das suas horas, some aos seus minutos abençoados feitos, e encontrará os dias povoados de ensejos de auxílio.

Subtraia ou some os padrões de trabalho que o mundo lhe concede na harmonia das coisas e estará apto para o grande voo, sem o peso das dívidas.
**************************
Marco Pisco
  Divaldo P. Franco


terça-feira, 10 de novembro de 2015

Procurando as respostas no caminho



Em nossa caminhada pelos dias que se sucedem na estrada de nossas vidas, muitos são os percalços, pedras, espinhos e outros tantos obstáculos.

Queremos, sim, vencer os obstáculos e viver tanto quanto possível tranquilos e felizes.

Muitas são as fórmulas buscadas. Muitos os roteiros pretendidos.

André Luiz, pela psicografia de Francisco C. Xavier, oferece algumas “dicas” no texto que titulou: 
Respostas no Caminho.(1)

Assim diz ele: 
“Trazendo a sua consciência tranquila, nos deveres que a vida lhe deu a cumprir, você pode e deve viver a sua vida tranquila, sem qualquer necessidade de ser infeliz.

Auxilie aos outros sem afligir-se demasiado com os problemas que apresentem, porque eles mesmos desejam solucioná-los por si próprios.

Não se fixe tão fortemente nos aspectos exteriores dos acontecimentos e, sim, coloque a sua visão interna nos fatos em curso, a fim de que a compreensão lhe clareie os raciocínios.

Dedique-se ao seu trabalho com todos os recursos disponíveis, reconhecendo que, se houver alguma necessidade de modificação em suas atividades, a sua própria tarefa lhe fará sentir isso sem palavras.

Se você experimentou algum fracasso na execução dos seus ideais, não culpe disso senão a você mesmo, refletindo na melhor maneira de efetuar o reajuste.

Se você realizar corretamente o seu trabalho, os seus clientes ou beneficiários virão de longe procurar o valor de sua experiência e de seu concurso.

Em qualquer indecisão, valorize os pareceres dos amigos que lhe falem do assunto, mas conserve a convicção de que a decisão será sempre de você mesmo.

Uma atitude de simpatia para com o próximo é sempre uma porta aberta em seu auxílio agora e no futuro.

Mesmo nas horas mais aflitivas procure agir com serenidade e discernimento, porque de tudo quanto fizermos colheremos sempre.

A desculpa ante as faltas de que você tenha sido vítima, invariavelmente, é ação em seu próprio favor.

Quando provações e dificuldades lhe pareçam aumentadas, guarde paciência e otimismo, trabalhando e servindo, na certeza de que Deus faz sempre o melhor”.

É interessante notar que, em cada frase, ele coloca um tipo de problema, uma forma de pedra ou espinho do caminho, porém apresenta os meios para superá-los.

Recomenda: não ser infeliz, ajudar sem se afligir, não olhar apenas o lado exterior dos fatos, dedicar-se ao trabalho com bom senso, se fracassou procure o reajuste, fazer corretamente o trabalho; em caso de indecisão: valorize o parecer dos outros, mas a decisão é sua; a simpatia é porta aberta ao auxílio agora ou no futuro; nas horas aflitivas, sempre agir com serenidade e discernimento; a desculpa é ação em seu próprio favor.

As frases e, principalmente, os seus núcleos são comando importante para desenvolver a serenidade e a tranquilidade, com ações adequadas, em todos os momentos de nossas vidas.

Inquestionavelmente, André Luiz apresenta-nos uma bússola segura para indicar os bons rumos ou as boas respostas no caminho de nossas vidas.

Todos queremos ser felizes, no entanto, é preciso ler, estudar, meditar e agir na construção dessa felicidade.
****************************************
AYLTON GUIDO COIMBRA PAIVA

 André Luiz/ Chico Xavier




segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Nem Castigo nem Perdão



O espírita encontra na própria fé - o Cristianismo Redivivo - estímulos novos para viver com alegria, pois, com ele, os conceitos fundamentais da existência recebem sopros poderosos de renovação.

 A Terra não é prisão de sofrimento eterno.
É escola abençoada das almas.
*
A felicidade não é miragem do porvir.
É realidade de hoje.
*
A dor não é forjada por outrem.
É criação do próprio espírito.
*
A virtude não é contentamento futuro.
É júbilo que já existe.
*
A morte não é santificação automática.
É mudança de trabalho e de clima.
*
O futuro não é surpresa atordoante.
É consequência dos atos presentes.
*
O Bem não é o conforto do próximo, apenas.
É ajuda a nós mesmos.

Deus é Equidade Soberana, não castiga nem perdoa, mas o ser consciente profere para si mesmo as sentenças de absolvição ou culpa ante as Leis Divinas.

Nossa conduta é o processo, nossa consciência o tribunal.

Não nos esqueçamos, portanto, de que, se a Doutrina Espírita dilata o entendimento da vida, amplia a responsabilidade da criatura.

As raízes das grandes provas irrompem do passado - subsolo da nossa existência -, e, na estrada da evolução, quem sai de uma vida entra em outra, porque berço e túmulo são, simultaneamente, entradas e saídas em planos de Vida Eterna.
**********************
André Luiz
Chico Xavier




domingo, 8 de novembro de 2015

ESPERANÇA E CORAGEM


Deixa que a tua palavra de fé venha a cair na terra dos corações, por semente
do futuro.
*
Caridade é também doar esperança e coragem aos companheiros que estão
prestes a desfalecer, na luta pela vitória do Bem.
*
Dirás talvez que já repetiu o teu apelo à solidariedade e à concórdia, vezes e
vezes, sem que ninguém te desse atenção.
*
Entretanto, guarda a certeza de que alguém terá escutado a tua mensagem e
saberá transmiti-la em ambientes que desconheces.
*
Sempre que possível, atira uma pétala de otimismo e de amor, entre aqueles
que te cercam, descortinando-lhes a Vida Espiritual.

O vento das horas transportará o que disseste para o Bem dos outros e de tuas
afirmativas surgirão frutos de paz e bênção que, de retorno a ti, envolver-te-ão em
vibrações de confiança e alegria.
*
Lembramo-nos das palavras de Jesus, dentre as muitas que atravessaram a
barreira dos séculos:
“Tenho compaixão da multidão”.
**********************
Emmanuel
Chico Xavier