sábado, 26 de março de 2016

SE CAÍSTE


Se caíste, não te acomodes no chão.

Põe-te de pé e continua.

A queda te ensina o que nenhuma outra postura física é capaz.

Não te lamentes e nem permaneças na expectativa de que te levantem.

Reúna as forças que te sobraram e, de novo, retoma a caminhada.

Somente quem caiu pode advertir os incautos quanto aos perigos a que se encontram expostos.

Não raro, Deus te consente a queda para que aprendas humildemente.

Nos passos de quem se dispõe a avançar, os tropeços são naturais e inevitáveis.

Quem não se movimenta, se não se arrisca a cair também não sai do lugar.

No exercício de cair e levantar-se é que o espírito se fortalece.

**************
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: Vigiai e orai

 



sexta-feira, 25 de março de 2016

Caindo Em Si





"Caindo, porém, em si..." - Lucas, 15:17.

Este pequeno trecho da parábola do filho pródigo desperta valiosas considerações em torno da vida.

Judas sonhou com o domínio político do Evangelho, interessado na transformação compulsória das criaturas; contudo, quando caiu em si, era demasiado tarde, porque o Divino Amigo fora entregue a juízes cruéis.

Outras personagens da Boa Nova, porém, tornaram a si, a tempo de
realizarem salvadora retificação, Maria de Magdala pusera a vida íntima nas mãos de gênios perversos, todavia, caindo em si, sob a influência do Cristo, observa o tempo perdido e conquista a mais elevada dignidade espiritual, por intermédio da humildade e da renunciação.

Pedro, intimidado ante as ameaças de perseguição e sofrimento, nega o Mestre Divino; entretanto, caindo em si, ao se lhe deparar o olhar compassivo de Jesus, chora amargamente e avança, resoluto,
para a sua reabilitação no apostolado.

Paulo confia-se a desvairada paixão contra o Cristianismo e persegue, furioso, todas as manifestações do Evangelho nascente; no entanto, caindo em si, perante o chamado sublime do Senhor, penitencia-se dos seus erros e converte-se num dos mais brilhantes colaboradores do triunfo cristão.

Há grande massa de crentes de todos os matizes, nas mais diversas linhas da fé; todavia, reinam entre eles a perturbação e a dúvida, porque vivem mergulhados nas interpretações puramente verbalistas
da revelação celeste, em gozos fantasistas, em mentiras da hora carnal ou imantados à casca da vida a que se prendem desavisados.

Para eles, a alegria é o interesse imediatista satisfeito e a paz é a sensação passageira de bem estar do corpo de carne, sem dor alguma, a fim de que possam comer e beber sem impedimento.

Cai, contudo, em ti mesmo, sob a bênção de Jesus e, transferindo-te, então, da inércia para o trabalho incessante pela tua redenção, observarás, surpreendido, como a vida é diferente.
*****************
Emmanuel
  Chico Xavier 
Obra: Fonte Viva






quinta-feira, 24 de março de 2016

ORAÇÃO NA ORAÇÃO



Uma oração existe dentro da própria oração, transportando consigo as respostas do Céu de modo indiscutível.
 
Sem palavras que a exprimam, é a súplica do gesto. 

Se aspiramos no solo a fartura e a beleza, é a gota de suor que nos traz a abundância. 

Se sonhamos no lar a paz e a simpatia, é a bênção da humildade com que nos consagramos à bondade incessante. 

Se aguardamos trabalho que nos melhore os dias, é o culto de serviço amoroso e espontâneo, sem que a sombra da paga nos azinhavre o verbo. 

Se intentamos guardar as riquezas do espírito, é o tempo precioso devotado à cultura. 

Se a luz da caridade é o talento divino que buscamos no mundo, é sempre o impulso nobre com que nos abeiramos de quem chora e padece para estender o B*em e alentar a esperança. 

Com semelhante prece em nossa prece viva, não teremos, assim, maior necessidade da frase articulada em nossas petições, porque pela oração de nosso esforço próprio, a Excelsa Lei de Deus nos envolve na luz do Eterno Suprimento, provendo-nos o ser dos recursos precisos para a nossa ascensão aos tesouros sem fim. 
************************
Emmanuel 
Chico Xavier 
Obra: Intervalos 
 



 

quarta-feira, 23 de março de 2016

Vinha de Luz (trechos)


Que os ignorantes e os cegos da alma falem desordenadamente, pois não sabem, nem veem...
Tu, porém, acautela-te nas criações verbais, como quem não se esquece das contas naturais a serem acertadas no dia próximo.
*
O problema do discípulo do Evangelho não é o de ler para alcançar novidades emotivas ou conhecer a Escritura para transformá-la em arena de esgrima intelectual, mas, o de ler para atender a Deus, cumprindo-lhe a Divina Vontade.
*
Quando termine cada dia, passa em revista as pequeninas experiências que partilhaste na estrada vulgar.
*
Observa os sinais com que assinalaste os teus atos, recordando que a marca do Cristo é, fundamentalmente, aquela do sacrifício de si mesmo para o bem de todos.
*
Quem se honra, pois, de servir a Jesus, imite-lhe o exemplo. Ajude o irmão mais próximo a dignificar a vida, a edificar-se pelo trabalho sadio e a sentir-se melhor.
********************
Emmanuel 
Chico Xavier 
Obra: Vinha de Luz

 


 

terça-feira, 22 de março de 2016

Perto de nós


Ama o lugar em que a Divina Providência te situa.

Distribui simpatia e bondade para com todos aqueles que te desfrutam a convivência.

Aproveita as tuas oportunidades de trabalho.

Na Terra, chega sempre um instante no qual reconhecemos que os afetos mais queridos e as situações mais valiosas estiveram sempre perto de nós.
******************
Emmanuel
Chico Xavier 
Obra: Livro de respostas

 

domingo, 20 de março de 2016

SABEMOS


Em matéria de educação a nós mesmos, existe,comumente, um adversário, em nossas melhores definições.
Via de regra,afirmamos, a cada trecho de nossa marcha espiritual:

sei que a morte é apenas mudança e devo corrigir-me para a Vida Maior, entretanto, estou sob o cativeiro de inúmeras imperfeições, à maneira de árvore asfixiada pela erva-de-passarinho, e não consigo renovar-me;
*
sei que é necessário praticar o bem para que o mal não me ensombre as horas, todavia, por mais me esforce, não chego a vencer a preguiça que me entorpece;
*
sei que é urgente estudar, melhorando conhecimentos, a fim de entender os desafios do mundo e soluciona-los com segurança, contudo, não tenho tempo;
*
sei que é minha obrigação abraçar as boas obras, que as circunstâncias me indicam, em proveito de minha felicidade, mas receio entrar em choque com as alheias opiniões.
*
Sei que é preciso...

– é a nossa frase trivial, diante do serviço que nos compete, no entanto, habitualmente falha o motor da vontade, no momento da ação.
*
Quase sempre, perdemos tempo precioso, empenhando-nos em saber o que ainda estamos muito longe de aprender, numa atitude, aliás muito compreensível, porquanto, desejando saber dignamente, a curiosidade respeitável alenta o progresso;

mas, se fizéssemos o melhor do que já conhecemos, transferindo ideias e planos superiores das linhas teóricas para o terreno da realização e da prática, desde muito, estaríamos guindados à posição de numes apostolares das doutrinas redentoras que apregoamos, adiantando o relógio da evolução terrestre.
*
Como é fácil de notar, nós todos, coletivamente examinados, criamos muitas dificuldades na Terra, pela ânsia de fazer sem saber, mas agravamos, consideravelmente, essas mesmas dificuldades pelo atraso de saber e não fazer.
**********************
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Caminho Espírita