domingo, 20 de março de 2016

SABEMOS


Em matéria de educação a nós mesmos, existe,comumente, um adversário, em nossas melhores definições.
Via de regra,afirmamos, a cada trecho de nossa marcha espiritual:

sei que a morte é apenas mudança e devo corrigir-me para a Vida Maior, entretanto, estou sob o cativeiro de inúmeras imperfeições, à maneira de árvore asfixiada pela erva-de-passarinho, e não consigo renovar-me;
*
sei que é necessário praticar o bem para que o mal não me ensombre as horas, todavia, por mais me esforce, não chego a vencer a preguiça que me entorpece;
*
sei que é urgente estudar, melhorando conhecimentos, a fim de entender os desafios do mundo e soluciona-los com segurança, contudo, não tenho tempo;
*
sei que é minha obrigação abraçar as boas obras, que as circunstâncias me indicam, em proveito de minha felicidade, mas receio entrar em choque com as alheias opiniões.
*
Sei que é preciso...

– é a nossa frase trivial, diante do serviço que nos compete, no entanto, habitualmente falha o motor da vontade, no momento da ação.
*
Quase sempre, perdemos tempo precioso, empenhando-nos em saber o que ainda estamos muito longe de aprender, numa atitude, aliás muito compreensível, porquanto, desejando saber dignamente, a curiosidade respeitável alenta o progresso;

mas, se fizéssemos o melhor do que já conhecemos, transferindo ideias e planos superiores das linhas teóricas para o terreno da realização e da prática, desde muito, estaríamos guindados à posição de numes apostolares das doutrinas redentoras que apregoamos, adiantando o relógio da evolução terrestre.
*
Como é fácil de notar, nós todos, coletivamente examinados, criamos muitas dificuldades na Terra, pela ânsia de fazer sem saber, mas agravamos, consideravelmente, essas mesmas dificuldades pelo atraso de saber e não fazer.
**********************
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Caminho Espírita







Um comentário:

  1. Linda mensagem e post minha irmã querida que Deus te abençoe sempre parabens por teu lindo trabalho
    com carinho marlene

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.