— “Não me conformo!”
— Explodem, revoltados, aqueles que da vida somente esperam vantagens e recompensas, quando surpreendidos por acontecimentos que lhes parecem desastrosos e trágicos.
— “Deus é injusto!”
— Proferem, estentóricos, os que se supõem credores apenas de receber dádivas, embora desassisados, da vida somente retiram lucros e comodidades.
“Não mereço isto!”
— Bradam, desatinados, quantos são colhidos pelo que denominam infortúnios e desgraças, que os desarvoram.
— “Não creio em mais nada ! Estridulam as pessoas tomadas por insucessos desta ou daquela natureza, que afinal, se fossem examinadas com seriedade e reflexão, constituiriam ocasião iluminativa, roteiro de felicidade.
* O homem teima em permanecer anestesiado pela ilusão, sem dar-se conta, conscientemente, da fragilidade da organização carnal de que se encontra temporariamente revestido.
Cada um, por isso mesmo, a si se concede privilégios e se faculta méritos que não possui.
Examinassem melhor a vida, verificariam que as ocorrências do trivial, que atingem os outros, a eles também alcançarão, procurando preparar-se para enfrentar com dignidade quaisquer injunções ou dissabores, que são igualmente transitórios. *
— “Prefiro não saber.”
— Informam as pessoas passadistas, quando convidadas ao exame da vida menos densa.
— “Não consigo acreditar.”
Escusam-se as criaturas invitadas ao esclarecimento imortalista, como se estivessem indenes ao fenômeno da cessação da vida biológica.
— “Irei aproveitar o meu tempo, gozando.”
Justificam-se os imediatistas ante qualquer referência à meditação, à caridade, ao sacrifício... É natural que, visitados por acontecimentos não habituais no canhenho das suas conveniências, derrapem no inconformismo, no desespero, na alucinação. A ação inexorável do tempo, entretanto, aguarda todos e modela-os, submetendo-os. Mesmo quando se pretende fugir da situação a que se vai arrojado, cai-se na realidade da vida, que predomina em toda parte.
* * Recebe o insucesso como fenômeno normal nos tentames do teu processo evolutivo. Não te consideres inatingível. Acostuma-te à fragilidade do corpo e às necessidades decrescimento como espírito que és. Nenhuma dor te alcança sem critério superior de justiça.
Sofrimento algum no teu campo emocional, que se não acabe, deixando o resultado do seu trânsito. Utiliza-te das ocorrências que trazem dor, para crescer, e não te apresentes inconformado. Jesus, que veio à Terra exclusivamente para viver e ensinar o amor, sem qualquer culpa, nasceu em modesta gruta, passou pelo carreiro de inumeráveis injunções e partiu numa cruz, sob apupos e malquerenças, volvendo, no entanto, Sol Divino que é, em, insuperável madrugada que dura até hoje, para que ninguém reclame, nem se revolte, nem se inconforme ante as ocorrências dolorosas do mundo...
🌴🥀🌴
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
Obra: Alerta
🌴🥀🌴
22 de fevereiro
Seja você mesmo, não tente ser como outra pessoa.
São necessários todos os tipos para se fazer um mundo.
Eu não quero que todos sejam iguais.
Eu necessito de vocês diferentes uns dos outros, cada um fazendo seu trabalho específico, cumprindo sua tarefa, mas, ao mesmo tempo, se misturando perfeitamente ao todo.
O fato de vocês serem todos diferentes não significa que haverá discórdia ou desarmonia.
São necessários muitos instrumentos diferentes para se compor uma orquestra e cada um tem seu lugar específico no todo e se funde em perfeita harmonia ao trabalho do todo.
Caos e discórdia surgem quando um indivíduo resolve agir por seus próprios parâmetros, sem pensamentos ou consideração pelo todo.
Quando seu coração está no lugar certo e você está vivendo e trabalhando em conjunto pelo bem do todo, somente o melhor poderá advir.
Portanto, pare de resistir e se entregue.
Tudo o que você tem a fazer é simplesmente ser e deixar que as coisas aconteçam.
🌴🥀🌴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌴🥀🌴
🌴🥀🌴
MENSAGEM DO ESE:
Os órfãos
Meus irmãos, amai os órfãos. Se soubésseis quanto é triste ser só e abandonado, sobretudo na infância! Deus permite que haja órfãos, para exortar-nos a servir-lhes de pais.
Que divina caridade amparar uma pobre criaturinha abandonada, evitar que sofra fome e frio, dirigir-lhe a alma, a fim de que não desgarre para o vício!
Agrada a Deus quem estende a mão a uma criança abandonada, porque compreende e pratica a sua lei.
Ponderai também que muitas vezes a criança que socorreis vos foi cara noutra encarnação, caso em que, se pudésseis lembrar-vos, já não estaríeis praticando a caridade, mas cumprindo um dever.
Assim, pois, meus amigos, todo sofredor é vosso irmão e tem direito à vossa caridade: não, porém, a essa caridade que magoa o coração, não a essa esmola que queima a mão em que cai, pois freqüentemente bem amargos são os vossos óbolos!
Quantas vezes seriam eles recusados, se na choupana a enfermidade e a miséria não os estivessem esperando!
Dai delicadamente, juntai ao benefício que fizerdes o mais precioso de todos os benefícios: o de uma boa palavra, de uma carícia, de um sorriso amistoso. Evitai esse ar de proteção, que equivale a revolver a lâmina no coração que sangra e considerai que, fazendo o bem, trabalhais por vós mesmos e pelos vossos.
🌴🥀🌴
— Um Espírito familiar. (Paris, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIII, item 18.)
🌴🥀🌴
Apelo Espírita
Irmão! Faze:
de cada ensinamento que recebes uma instrução do Plano Superior;
de cada tarefa, por mínima que seja, uma realização em que deixes os melhores sinais de tua presença;
de cada conversação, um entendimento construtivo;
de cada conversação, um mensageiro de tua cooperação, no levantamento da felicidade geral;
de cada relação nova, uma sementeira de bênçãos;
de cada necessitado, um irmão que te espera o auxílio, em nome da Divina Paternidade;
de cada desapontamento, um teste de compreensão;
de cada hora, uma oportunidade de servir...
Companheiro da Terra, és o viajor em trânsito na hospedaria do mundo!...
Guarda o coração e a consciência, na prática do bem, de tal modo, que possas receber, com o despertar de cada manhã, um novo renascimento na casa física e, no descanso de cada noite, um ensino de regresso tranquilo ao teu lar verdadeiro, na Vida Espiritual.
🌴🥀🌴
Albino Teixeira
Chico Xavier
Obra: Caminho espírita
🌴🥀🌴



