sábado, 22 de janeiro de 2022

Saber ouvir


Às vezes, nos será possível auxiliar alguém apenas com o silêncio; há pessoas que, em nos procurando, estão procurando apenas quem se mostre disposto a ouvi-las — falando aos nossos ouvidos, é como se estivessem falando aos ouvidos de Deus!…
🌺🌾🌺
Evangelho de Chico Xavier 
— O próprio (Encarnado)
Chico Xavier
Carlos Baccelli
🌺🌾🌺 

22 de janeiro

Pare de andar em "ponto morto", engate a marcha e faça alguma coisa da sua vida. 

Há muitas avenidas a serem exploradas portanto, por que não explorá-las agora?

 Nunca tenha medo de dar um passo para o desconhecido, para o novo. 

Faça isso sem temor, sempre esperando que o melhor aconteça. 

A vida é muito emocionante e excitante, mas é preciso estar disposto a crescer em direção ao novo com absoluta fé e confiança.

 Permita que Eu seja seu guia e companheiro constante. 

Há muito em você esperando para ser revelado quando você estiver pronto. 

Você deverá estar devidamente equipado para esta vida de aventura e, antes de se aventurar em frente, deverá aprender lições vitais importantes, lições fundamentais de obediência e disciplina. 

Para tanto você terá que passar por provas e testes. 

Mas não se impaciente, nem se irrite com isso, e sim agradeça por ter sido escolhido para seguir este caminho espiritual.
🌺🌾🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌾🌺








🌾🌺🌾

MENSAGEM DO ESE:

O dever

O dever é a obrigação moral da criatura para consigo mesma, primeiro, e, em seguida, para com os outros. O dever é a lei da vida. Com ele deparamos nas mais ínfimas particularidades, como nos atos mais elevados. Quero aqui falar apenas do dever moral e não do dever que as profissões impõem.

Na ordem dos sentimentos, o dever é muito difícil de cumprir-se, por se achar em antagonismo com as atrações do interesse e do coração. Não têm testemunhas as suas vitórias e não estão sujeitas à repressão suas derrotas. O dever íntimo do homem fica entregue ao seu livre-arbítrio. O aguilhão da consciência, guardião da probidade interior, o adverte e sustenta; mas, muitas vezes, mostra-se impotente diante dos sofismas da paixão. Fielmente observado, o dever do coração eleva o homem; como determiná-lo, porém, com exatidão? Onde começa ele? onde termina? O dever principia, para cada um de vós, exatamente no ponto em que ameaçais a felicidade ou a tranqüilidade do vosso próximo; acaba no limite que não desejais ninguém transponha com relação a vós.

Deus criou todos os homens iguais para a dor. Pequenos ou grandes, ignorantes ou instruídos, sofrem todos pelas mesmas causas, a fim de que cada um julgue em sã consciência o mal que pode fazer. Com relação ao bem, infinitamente vário nas suas expressões, não é o mesmo o critério. A igualdade em face da dor é uma sublime providência de Deus, que quer que todos os seus filhos, instruídos pela experiência comum, não pratiquem o mal, alegando ignorância de seus efeitos.

O dever é o resumo prático de todas as especulações morais; é uma bravura da alma que enfrenta as angústias da luta; é austero e brando; pronto a dobrar-se às mais diversas complicações, conserva-se inflexível diante das suas tentações.

homem que cumpre o seu dever ama a Deus mais do que as criaturas e ama as criaturas mais do que a si mesmo. É a um tempo juiz e escravo em causa própria.

O dever é o mais belo laurel da razão; descende desta como de sua mãe o filho. O homem tem de amar o dever, não porque preserve de males a vida, males aos quais a Humanidade não pode subtrair-se, mas porque confere à alma o vigor necessário ao seu desenvolvimento.

O dever cresce e irradia sob mais elevada forma, em cada um dos estágios superiores da Humanidade. Jamais cessa a obrigação moral da criatura para com Deus. Tem esta de refletir as virtudes do Eterno, que não aceita esboços imperfeitos, porque quer que a beleza da sua obra resplandeça a seus próprios olhos.

— Lázaro. (Paris, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 7.)

🌾🌺🌾

Paz Íntima


Guarda sempre:

A confiança em Deus em ti mesmo.
A consciência tranqüila.
O tempo ocupado no melhor a fazer.
A palavra construtiva.
A oração com trabalho.
A esperança em serviço.
A paciência operosa.
A opinião desapaixonada.
A bênção da compreensão.
A participação no progresso de todos.
A atitude compassiva.
A verdade iluminada de amor.
O esquecimento do mal.
A fidelidade aos compromissos assumidos.
O perdão incondicional das ofensas.
O devotamento ao estudo.
O gesto de simpatia.
O sorriso de encorajamento.
O auxílio espontâneo ao próximo.
A simplicidade nos hábitos.
O espírito de renovação.
O culto da tolerância.
A coragem de olvidar-se para servir.
A perseverança no bem.

Conservemos semelhantes traços pessoais, na experiência do dia-a-dia, e adquiriremos a ciência da paz íntima com o privilégio de encontrar a felicidade pelo trabalho, no clima do amor.
🌺🌾🌺 
André Luiz
ChicoXavier 
Obra: Astronautas do além
🌺🌾🌺 

Hoje


Hoje é a tua melhor oportunidade.

Não te angusties pelo passado e nem te inquietes pelo futuro.

A colheita é sempre uma consequência natural da semeadura.

Pensa na transitoriedade da vida física e não desperdices os minutos.

Viver, todos vivem, mas viver com consciência, é privilégio de poucos.

Disse Jesus:

"... onde está o vosso tesouro, aí estará o vosso coração".

Que o teu percurso no mundo seja um ponto de orientação para os que vagueiam sem rumo.

Aprimora os teus conhecimentos e exercita a paciência.

Cultiva as flores da alegria no jardim da esperança.

A compreensão é a luz do espírito

O homem é igual à semente que existe em função dos frutos que produz.

Vive como se hoje fosse o dia assinalado para o teu encontro definitivo com Deus, diante do qual não deves comparecer de mãos vazias.

Se te sentires solitário, lembra-te do Senhor caminhando sozinho entre a multidão e segue carregando o fardo que te comprime o peito.

Todos seremos chamados individualmente ao testemunho da .

O segredo da felicidade é saber esperar.
🌺🌾🌺
Pastorino
Carlos Baccelli
Obra: Palavras de coragem
🌺🌾🌺

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Vida


Não é necessário que a morte abra as portas de tribunais supremos para que o homem seja julgado em definitivo.

A vida faz a análise todos os dias e a luta é o grande movimento seletivo, através do qual observamos diversas sentenças a se evidenciarem nos variados setores da atividade humana.

A moléstia julga os excessos;

a exaustão corrige o abuso;

a dúvida retifica a leviandade;

a aflição reajusta os desvios; 

o tédio pune a licença;

o remorso castiga as culpas; 

a sombra domina os que fogem à luz;

o isolamento fere o orgulho;

a desilusão golpeia o egoísmo;

as chagas selecionam as células do corpo.

Cada sofrimento humano é aresto do Juízo Divino em função na vida contingente da Terra.

Cada criatura padece determinadas sanções em seu campo de experiência.

Compreendendo, a justiça imanente do Senhor, em todas as circunstâncias e em todas as coisas, atendamos à sementeira do bem, aqui e agora, na certeza de que, segundo a palavra do Mestre, cada Espírito receberá os bens e os males do Patrimônio Infinito da Vida, de conformidade com as próprias obras.
🌺🌾🌺
 Emmanuel
 Chico Xavier 
Obra: Taça de Luz
🌺🌾🌺 

21 de janeiro

Comece o dia dando graças.

 Conscientize-se que você é abençoado e que Minhas bênçãos estão sendo constantemente derramadas sobre você. 

Não importa se você foi ingrato ontem; o que importa é sua atitude agora. 

Não perca tempo com os erros do passado, simplesmente aprenda com eles e depois siga em frente, apreciando a vida e agradecendo por tudo. 

Quando se é grato e se aprecia todas as coisas boas da vida, o amor flui livremente para você e através de você. 

Deixando de agradecer e apreciar todas as Minhas perfeitas dádivas, você se torna seco e frágil: torna-se autocentrado e deixa de se preocupar com o seu próximo. 

A maneira mais rápida de mudar esta atitude errada é começar a pensar nos outros e viver e servir ao todo. 

Você então vai descobrir que o egoísmo irá se dissolver e desaparecer. 

Portanto, por que não começar agora?
🌺🌾🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌾🌺




🌺🌾🌺

MENSAGEM DO ESE:

Será lícito abreviar a vida de um doente que sofra sem esperança de cura?

– Um homem está agonizante, presa de cruéis sofrimentos. Sabe-se que seu estado é desesperador. Será lícito pouparem-se-lhe alguns instantes de angústias, apressando-se-lhe o fim?

Quem vos daria o direito de prejulgar os desígnios de Deus? Não pode ele conduzir o homem até à borda do fosso, para daí o retirar, a fim de fazê-lo voltar a si e alimentar idéias diversas das que tinha?

Ainda que haja chegado ao último extremo um moribundo, ninguém pode afirmar com segurança que lhe haja soado a hora derradeira. A Ciência não se terá enganado nunca em suas previsões?

Sei bem haver casos que se podem, com razão, considerar desesperadores; mas, se não há nenhuma esperança fundada de um regresso definitivo à vida e à saúde, existe a possibilidade, atestada por inúmeros exemplos, de o doente, no momento mesmo de exalar o último suspiro, reanimar-se e recobrar por alguns instantes as faculdades! Pois bem: essa hora de graça, que lhe é concedida, pode ser-lhe de grande importância. Desconheceis as reflexões que seu Espírito poderá fazer nas convulsões da agonia e quantos tormentos lhe pode poupar um relâmpago de arrependimento.

O materialista, que apenas vê o corpo e em nenhuma conta tem a alma, é inapto a compreender essas coisas; o espírita, porém, que já sabe o que se passa no além-túmulo, conhece o valor de um último pensamento. Minorai os derradeiros sofrimentos, quanto o puderdes; mas, guardai-vos de abreviar a vida, ainda que de um minuto, porque esse minuto pode evitar muitas lágrimas no futuro.

— São Luís. (Paris, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo)
🌺🌾🌺 

O bem possível 


Os Espíritos encarnam na Terra para cumprir uma dupla finalidade: eles devem progredir e concorrer para a melhoria da vida no Planeta.

Essas finalidades são naturalmente entrelaçadas, pois é na luta de cada dia que o Espírito se melhora.

No plano espiritual, há muita preparação para esse evento tão importante que é o renascimento.

Cada existência representa uma oportunidade preciosa.

Os desencarnados são em número muito superior ao dos encarnados.

Para conseguir uma reencarnação, em especial em condições que possibilitem muito aprender e trabalhar, é necessário esforço.

O candidato estuda a si próprio, suas tendências e seu passado.

Com o auxílio de dedicados mestres, traça o plano das tarefas que pretende desenvolver.
Dedica-se ao estudo de virtudes, esforça-se por inculcar em seu íntimo as disposições mais favoráveis.

Finalmente, renasce, rodeado de expectativas felizes e muitas promessas.
É na Terra que deve colocar em prática as resoluções que tomou e tornar efetivos os estudos que fez.

Dentre muitos candidatos, foi o escolhido para desempenhar determinadas tarefas.
Consequentemente, responde pelo que faz da oportunidade recebida.

A Espiritualidade Superior ensina que o homem no mundo assume responsabilidades não só pelo mal que faz, mas também pelo bem que deixa de fazer.

Trata-se de algo natural, pois os recursos recebidos para atuação no globo terrestre são empréstimos da Divindade.

Família, bens materiais, cultura, amigos, o ambiente em que se vive, tudo procede da Misericórdia Divina.

O Espírito tem de seu exclusivamente suas conquistas intelectuais e morais.

A ordem cósmica é que amorosamente o rodeia de santas oportunidades de trabalho.
Na famosa parábola dos talentos, o Mestre falou a respeito de três servidores que receberam talentos conforme a própria capacidade.

O servidor considerado infiel não foi lançado nas trevas exteriores por fazer o mal propriamente dito.

Ele se limitou a enterrar o talento que tinha recebido de seu senhor.

Consequentemente, todo o bem que poderia ter feito com esse talento passou a pesar negativamente em sua economia espiritual.
É interessante ter essa realidade em mente para evitar se complicar com uma postura demasiado passiva.

O contexto social clama por mudanças e essas devem ser obra dos homens.
O mundo precisa se tornar mais justo e fraterno e cada um tem de agir, na conformidade de suas forças.

Quem pode fazer o bem e se omite assume pesadas responsabilidades em face da vida.
Não fazer o mal é muito pouco, é quase nada.

O importante é fazer todo o bem possível.
Pense nisso.
🌺🌾🌺
Redação do Momento Espírita.
FORMATAÇÃO E PESQUISA: MILTER -27-12-2020
🌺🌾🌺

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Imprescindível



Àquele que almeja melhor conhecer-se, faz-se imprescindível abolir a crítica em relação à conduta alheia.

A tendência infeliz de discriminar ou escandalizar-se diante de atitudes humanas.

Não eleger-se como padrão moral para ninguém.

Quem menos se conhece é quem mais se toma como modelo de perfeição... para os outros.

Evitar o falso moralismo das palavras.

Jamais menosprezar a quem seja pelos erros que, muitas vezes, foi induzido a cometer.

Entender que a experiência é pertinente a cada espírito em evolução.

Saber que os menores gestos no bem são os que mais se prestam à demonstração de verdadeira grandeza espiritual.

Não se considerar em condição de privilégio diante daqueles que, amanhã, haverão de lhe ocupar o lugar.

Semear em beneficio do próximo o que estimaria que o próximo semeasse em seu benefício.
🌺🌿🌺
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: Os três passos do autoconhecimento
🌺🌿🌺

20 de janeiro

Tudo que Eu tenho é seu quando você aprende a respeitar as suas prioridades, mas você deve silenciar e procurar em seu coração para saber o que você está colocando primeiro em sua vida.

 Lembre-se que você não pode esconder nada de Mim, por isso seja completamente franco e honesto consigo mesmo. 

O trabalho que você faz para Mim significa mais do que qualquer coisa ou você está inclinado a colocá-lo em segundo plano e somente fazer a Minha vontade quando lhe for conveniente?

 Se é assim, você não está colocando o que deve em primeiro lugar.

 Só quando você se entrega totalmente a Mim é que Eu posso trabalhar livremente em você e através de você para realizar Minhas maravilhas e glórias. 

Que sua entrega não seja hesitante e medrosa. 

Quando você doar algo, doe de todo coração, com verdadeiro amor e alegria, e não sinta qualquer remorso. 

Saiba que Eu usarei o seu presente da maneira certa, para Minha honra e glória e para o benefício do todo.
🌺🌿🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌿🌺









🌿🌺🌿

MENSAGEM DO ESE:

O argueiro e a trave no olho

Como é que vedes um argueiro no olho do vosso irmão, quando não vedes uma trave no vosso olho? — Ou, como é que dizeis ao vosso irmão: Deixa-me tirar um argueiro ao teu olho, vós que tendes no vosso uma trave? — Hipócritas, tirai primeiro a trave ao vosso olho e depois, então, vede como podereis tirar o argueiro do olho do vosso irmão. (S. MATEUS, cap. VII, vv. 3 a 5.)

Uma das insensatezes da Humanidade consiste em vermos o mal de outrem, antes de vermos o mal que está em nós. Para julgar-se a si mesmo, fora preciso que o homem pudesse ver seu interior num espelho, pudesse, de certo modo, transportar-se para fora de si próprio, considerar-se como outra pessoa e perguntar: Que pensaria eu, se visse alguém fazer o que faço?

 Incontestavelmente, é o orgulho que induz o homem a dissimular, para si mesmo, os seus defeitos, tanto morais, quanto físicos. Semelhante insensatez é essencialmente contrária à caridade, porquanto a verdadeira caridade é modesta, simples e indulgente. Caridade orgulhosa é um contra-senso, visto que esses dois sentimentos se neutralizam um ao outro. Com efeito, como poderá um homem, bastante presunçoso para acreditar na importância da sua personalidade e na supremacia das suas qualidades, possuir ao mesmo tempo abnegação bastante para fazer ressaltar em outrem o bem que o eclipsaria, em vez do mal que o exalçaria?

Por isso mesmo, porque é o pai de muitos vícios, o orgulho é também a negação de muitas virtudes. Ele se encontra na base e como móvel de quase todas as ações humanas. Essa a razão por que Jesus se empenhou tanto em combatê-lo, como principal obstáculo ao progresso.

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, itens 9 e 10.)

🌺🌿🌺

Ação de paz


A paz é um dos tesouros mais desejados nos dias atuais. Muito se tem investido para se conseguir um pouco desse bem tão precioso.
Mas, será que nós, individualmente, temos feito investimentos efetivos visando tal conquista?

O que geralmente ocorre é que temos investido nossos esforços na direção contrária, e de maneira imprópria.
É muito comum se desejar a paz e buscá-la por caminhos tortos, que acabam nos distanciando dela ainda mais.
O Espírito Emmanuel, através da mediunidade de Chico Xavier, escreveu, certa feita, uma mensagem que intitulou Ação de paz:

Aflição condensada é semelhante à bomba de estopim curto, pronta a explodir a qualquer contato esfogueante.
Indispensável saber preservar a tranquilidade própria, de modo a sermos úteis na extinção dessa ou daquela dificuldade.

Decerto que, para cooperar no estabelecimento da paz, não nos seria lícito interpretar a calma por inércia.

Paciência é a compreensão que age sem barulho, em apoio da segurança geral.
Refletindo com acerto, recebe a hora de crise sem qualquer ideia de violência, porque a violência sempre induz ao estrangulamento da oportunidade de auxiliar.

Diante de qualquer informação desastrosa, busca revestir-te com a serenidade possível para que não te transformes num problema, pesando no problema que a vida te pede resolver.

Não afogues o pensamento nas nuvens do pessimismo, mentalizando ocorrências infelizes que, provavelmente, jamais aparecerão.

Evita julgar pessoas e situações em sentido negativo para que o arrependimento não te corroa as forças do Espírito.
Se te encontras diante de um caso de agressão, não respondas com outra agressão, a fim de que a intemperança mental não te precipite na vala da delinquência.

Pacifica a própria sensibilidade, para que a razão te oriente os impulsos.

Se conservas o hábito de orar, recorre à prece nos instantes difíceis, mas se não possuis essa bênção, medita suficientemente antes de falar ou de agir.

Os impactos emocionais, em qualquer parte, surgem na estrada de todos; guarda, por isso, a fé em Deus e em ti mesmo, de maneira a que não te afastes da paz interior, a fim de que nas horas sombrias da existência possa a tua paz converter-se em abençoada luz.

As palavras lúcidas de Emmanuel nos sugerem profundas reflexões em torno da nossa ação diária.
Importante que, na busca pela paz, não venhamos a ser causadores de desordem e violência.

Criando um ambiente de paz na própria intimidade, poderemos colaborar numa ação efetiva para que a paz reine em nosso lar, primeiramente, e, depois possa se estender mundo afora.

Se uma pessoa estiver permanentemente em ação de paz, o mundo à sua volta se beneficiará com essa atitude.

E se a paz mundial ainda não é realidade em nosso planeta, façamos paz em nosso mundo íntimo. Essa atitude só depende de uma única decisão: a nossa.
* * *
A nossa paz interior é capaz de neutralizar o ódio de muitas criaturas.

Se mantivermos acesa a chama da paz em nossa intimidade, então podemos acreditar que a paz mundial está bem próxima.

Porque, na verdade, a paz do mundo começa no íntimo de cada um de nós.
🌺🌿🌺
Redação do Momento Espírita, com base em
mensagem do livro Urgência, pelo Espírito Emmanuel,
FORMATAÇÃO E PESQUISA : MILTER – 19-01-2020
🌺🌿🌺

Lucros da esperança


Não recebeste as vantagens que pediste.

Não reténs a afeição que sonhaste.

Perdeste provisoriamente as tuas oportunidades de promoção.

A pessoa, cuja companhia mais desejavas, desapareceu de teus olhos.

Não te revoltes.

Espera e serve.

O tempo te falará como tudo isso te fez feliz.
🌿🌺🌿
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Livro de respostas
🌺🌿🌺

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Depois


Depois de ouvir a palestra esclarecedora, cultive-a junto dos companheiros ausentes.
Ensinamento ouvido, riqueza de aprendizado.
*
Depois da notícia edificante, transmita-a sem demora aos irmãos carecentes de estímulo.
Ânimo levantado, rendimento em serviço.
*
Depois de ler a publicação doutrinária, passe-a adiante, clareando outras consciências.
Palavra escrita, ideia gravada.
*
Depois de entender as frases do livro edificante, imprima-a no próprio verbo.
Estudo assimilado, conversação enobrecida.
*
Depois de reconhecer o próprio erro, conserve a experiência, divulgando-a no instante oportuno.
Queda de alguém, apelo a muitos.
*
Depois de observar o acontecimento digno de atenção, saliente o aviso que ficou.
Fato proveitoso, lição da vida.
*
Depois de substituir o objeto usado por outro novo, conduza-o a mãos em maiores necessidades.
Traste velho na frente, auxílio na retaguarda.
*
Depois de um dia, de uma tarefa, de uma crise, de uma enfermidade, de uma viagem ou de um encontro, algo se modifica em nosso espírito, para melhor, e devemos ofertar aos outros o melhor ao nosso alcance, sem deixar qualquer auxílio para depois.
🌿🌷🌿
André Luiz
Waldo Vieira
Obra: Estude e viva
🌿🌷🌿

19 de janeiro

Você não pode querer crescer espiritualmente se não estiver preparado para mudar. 

Estas mudanças podem começar a acontecer devagar, mas, à medida que você se aprofundar mais e mais no novo, elas se tornarão mais drásticas e vitais. 

Às vezes, é necessário uma virada completa para que surja um modo de vida totalmente novo.

 Mas é incrível como você pode se adaptar logo às mudanças se você acreditar com coragem e convicção que essas mudanças estão acontecendo pelo seu bem.

 Perfeição deve ser sempre a sua meta. 

Tente sempre se esforçar mais e alcançar o que parece impossível.

 Cresça sempre em sabedoria e compreensão, e nunca se satisfaça em se manter estático. 

Há sempre algo mais para se aprender. 

Há sempre algo novo e maravilhoso para descobrir nesta vida, por isso expanda sua consciência e sua imaginação para dar lugar para as novas descobertas. 

Mantenha-se aberto e receptivo para que você não perca nada.
🌿🌷🌿
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌿🌷🌿




🌷🌿🌷

MENSAGEM DO ESE:

O Jugo Leve

1 – Vinde a mim, todos os que andam em sofrimento e vos achais carregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus, XI: 28-30)

2 – Todos os sofrimentos: misérias, decepções, dores físicas, perdas de seres queridos, encontram sua consolação na fé no futuro, e na confiança na justiça de Deus, que o Cristo veio ensinar aos homens. Sobre aquele que, pelo contrário, nada espera após esta vida, ou que simplesmente duvida, as aflições pesam com todo o seu peso, e nenhuma esperança vem abrandar sua amargura. Eis o que levou Jesus a dizer: “Vinde a mim, vós todos que estais fatigados, e eu vos aliviarei”.

Jesus, entretanto, impõe uma condição para a sua assistência e para a felicidade que promete aos aflitos. Essa condição é a da própria lei que ele ensina: seu jugo é a observação dessa lei. Mas esse jugo é leve e essa lei é suave, pois que impõe como dever o amor e a caridade.

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

🌿🌷🌿

Fraquezas


Realmente, quando as fraquezas de companheiros determinados surgem no campo de trabalho, aparecem motivos para dificuldades e inquietações.

Entretanto, quando isso aconteça, não te aflijas. Continua trabalhando e servindo.

Não olvides que todas as ilusões e fragilidades terminam destruídas por si mesmas.
🌷🌿🌷
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Livro de respostas
🌷🌿🌷

Lute um pouco mais!


Lute, ainda um pouco mais, não te dês por vencido, a peleja quanto mais renhida, mais exigente ela se faz, reclamando diariamente uma transpiração redobrada.

Contudo, quanto mais difícil ela se fizer, mais meritosa ela se tornará pois, passará a requerer daqueles que se mantém na luta, níveis máximos de aplicação diária.

Por isso busca acreditar em ti e em Deus ainda um pouco mais. Persevere, acredite, mantendo-se firme em teu campo de lutas, e não desistas nunca.

Aceite com docilidade os desafios que te cercam, os obstáculo sempre existirão, e eles são para ser enfrentados diariamente com destemor.

Coração querido, nada existe que de tão ruim não possa melhorar, creias que a situação de momento não se eternizará, lembra-te de que tudo passa, todo cenário se modifica, e tudo se transformará.

Acredite, tudo sempre pode melhorar, por isso busca acreditar em ti e em Deus ainda um pouco mais.

Tenha fé, pois, a fé é a energia gloriosa que movimenta os vitoriosos.

Tenha fé em você, pois, você é capaz, insucessos, dificuldades, limitações, fazem parte da vida, mas quando você tem fé, quando você acredita que você é capaz, a força da fé que emana de ti, passa a construir em você um ser vitorioso.

Tenha fé em Deus, e lembra-te todos os dias do meigo Jesus a falar-te ao coração,"...*porque eu vos digo que até mesmo destas pedras, pode Deus suscitar filhos a Abrão." O poder transformador de Deus é ilimitado, e com Ele a vitória é certa e o sucesso sempre se fará presente.

Lute, jamais desanime, persevere, acredite ainda um pouco mais, mantendo-se de pé e apostos em teu campo de lutas.

Diariamente lembra-te do poder da oração, e em todas as manhãs procura reservar um tempo, para que possas conversar um pouquinho com Deus no altar de teu coração.

A oração é força viva, ela é a pavimentação magnética, que promoverá diariamente a tua conexão com os campos exitosos do bem e do amor, fazendo de te um ser vitorioso.
Lute, persevere, tenha fé em ti, e muita fé em Deus, ore, trabalhe e sirva sempre, pois, assim te farás vitorioso todos os dias!
🌷🌿🌷
Sejas feliz!
Paz e muitas alegrias!
Marcelo Rios
Médium J Avellar
🌿🌷🌿

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Práticas para ter boas vibrações


1. APRENDA a ficar em silêncio nos momentos de maior turbulência.

Paz de espírito e paciência são seus melhores aliados durante as crises. Conquistar esses atributos faz parte da sua evolução espiritual.

🌸🌾🌸

2. EVITE julgar outras pessoas.

Sua percepção do mundo exterior faz parte do seu mundo interior. Quando você fala mal dos outros, está falando mal de si mesmo. Você os magoa e se magoa. Portanto, ame-os e ame a si mesmo.

🌸🌾🌸

3. CONCENTRE sua atenção nas coisas que você mais gosta. 

O que você resiste, persiste. Se você se concentrar no negativo, você o fará crescer. Se você se concentrar no positivo, também o fará crescer. Então, o que você escolhe?

🌸🌾🌸

4. FIQUE QUIETO. 

Não é que seja ruim lutar, mas lembre-se de que é apenas um teste: Você está pagando dívidas antigas ou as consequências de ações antigas. Então, inspire, aceite e deixe fluir. Quanto mais você permanece calmo e receptivo, mais limpa o seu carma.

🌸🌾🌸

5. TENHA ESPERANÇA. 

O que parece real é apenas um produto de pensamento ruim de sua imaginação. Mude! Pensamentos são coisas. A realidade é criada por seu pensamento e pensamento coletivo. Mude de idéia e você mudará sua realidade.

🌸🌾🌸

6. PERDOE, DEIXEI IR E LIBERE

 Pode ser difícil, mas é necessário. Esses sentimentos negativos são o que sustentam o ciclo do carma. Alguém tem que quebrar, começar a fazer!

🌸🌾🌸

7. Sempre FALE POSITIVAMENTE. 

As palavras também formam a realidade, tanto a sua como a dos outros. Cuidado com o que fala, seja positivo e afirmativo e escolha muito bem cada palavra.

🌸🌾🌸

8. MEDITE pelo menos uma vez ao dia (5 minutos seria um bom começo).

É a melhor maneira de acalmar sua mente e entrar em contato com seu ser espiritual.

🌸🌾🌸

9. VISUALIZE SITUAÇÕES AGRADÁVEIS.

 Para você e todos os entes queridos: O que existe em sua mente se manifestará em sua realidade. Crie essa realidade para você e para seus entes queridos, você estará criando felicidade e adicionando dharma.

🌸🌾🌸

10. DÊ AMOR, NÃO IMPORTA O QUE VOCÊ RECEBA.

 Gratidão Sempre

🌸🌾🌸
Laureano G Gonçalves
🌸🌾🌸

18 de janeiro

A decisão é sua de fazer deste dia o dia mais maravilhoso já vivido, através da sua atitude correta e do seu pensamento positivo. 

Veja este dia como o Meu dia, um dia totalmente abençoado por Mim; veja tudo se desenrolar com perfeição sem nem um desapontamento para estragá-lo. 

Por que você se desapontaria com algo que pode acontecer hoje? 

Lembre-se que você tem controle total dos acontecimentos. 

Você é o dono da situação; portanto, depende de você a maneira como o dia se desenrola.

 Se você se defrontar com um problema, lembre-se que há uma solução para ele e não se deixe desanimar. 

Encare-o como um degrau, como um desafio, e a solução se apresentará. Nunca, jamais, permita que o problema controle você. 

Você tem que conseguir.

 Você tem que se esforçar para pensar positivamente, pensar grande, pensar sucesso. 

E então observe, passo a passo, o sucesso acontecer.
🌸🌾🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🌾🌸







🌸🌾🌸

MENSAGEM DO ESE:

Transmissão de riqueza

O princípio, segundo o qual ele é apenas depositário da fortuna de que Deus lhe permite gozar durante a vida, tira ao homem o direito de transmiti-la aos seus descendentes?

O homem pode perfeitamente transmitir, por sua morte, aquilo de que gozou durante a vida, porque o efeito desse direito está subordinado sempre à vontade de Deus, que pode, quando quiser, impedir que aqueles descendentes gozem do que lhes foi transmitido. Não é outra a razão por que desmoronam fortunas que parecem solidamente constituídas. É, pois, impotente a vontade do homem para conservar nas mãos da sua descendência a fortuna que possua. Isso, entretanto, não o priva do direito de transmitir o empréstimo que recebeu de Deus, uma vez que Deus pode retirá-lo, quando o julgue oportuno.

— São Luís. (Paris, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, item 15.)

🌸🌾🌸

Irmãos verdadeiros


«Então, é possível, que tenhamos raiva ou que tenhamos ódio, é possível, sem termos direito para isso.

Porque o ódio que sentirmos ou a cólera que alimentemos recai sempre sobre nós, no sentido da doença, de abatimento, de aflição e só pode nos causar mal, já que deixamos, há muito tempo, a faixa da animalidade para entrarmos na faixa da razão.

Somos criaturas humanas e por isso devíamos sentir a verdadeira fraternidade de uns para com os outros, sem possibilidade de nos odiarmos, porque os irmãos verdadeiros nunca se enraivecem, uns contra os outros.»
🌸🌾🌸
Mensagem final do último capítulo de 'Além Do Tempo', 
narrada por Chico Xavier.
🌸🌾🌸

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Doenças-fantasmas



 Somos defrontados com frequência por aflitivo problema cuja solução reside em nós.

 A ele debitamos longas fileiras de irmãos nossos que não apenas infelicitam o lar onde são chamados à sustentação do equilíbrio, mas igualmente enxameiam nos consultórios médicos e nas casas de saúde, tomando o lugar de necessitados autênticos.

Referimo-nos às criaturas menos vigilantes, sempre inclinadas ao exagero de quaisquer sintomas ou impressões e que se tornam doentes imaginários, vítimas que se fazem de si mesmas nos domínios das moléstias-fantasmas.

 Experimentam, às vezes, leve intoxicação, superável sem maiores esforços, e, dramatizando em demasia pequeninos desajustes orgânicos, encharcam-se de drogas, respeitáveis quando necessárias, mas que funcionam à maneira de cargas elétricas inoportunas, sempre que impropriamente aplicadas

 Atingido esse ponto, semelhantes devotos da fantasia e do medo destrutivo caem fisicamente em processos de desgaste, cujas consequências ninguém pode prever, ou entram, modo imperceptível para eles, nas calamidades sutis da obsessão oculta, pelas quais desencarnados menos felizes lhes dilapidam as forças.

 Depois disso, instalada a alteração do corpo ou da mente, é natural que o desequilíbrio real apareça e se consolide, trazendo até mesmo a desencarnação precoce, em agravo de responsabilidade daqueles que se entibiam diante da vida, sem coragem de trabalhar, sofrer e lutar.

Precatemo-nos contra esse perigo absolutamente dispensável.

Se uma dor aparece, auscultemos nossa conduta, verificando se não demos causa à benéfica advertência da Natureza.

Se surge a depressão nervosa, examinemos o teor das emoções a que estejamos entregando as energias do pensamento, de modo a saber se o cansaço não se resume a um aviso salutar da própria alma, para que venhamos a clarear a existência e o rumo.

 Antes de lançar qualquer pedido angustiado de socorro, aprendamos a socorrer-nos através da autoanálise, criteriosa e consciente.

Ainda que não seja por nós, façamos isso pelos outros, aqueles outros que nos amam e que perdem, inconsequentemente, recurso e tempo valiosos, sofrendo em vão com a leviandade e a fraqueza de que fornecemos testemunho.

Nós que nos esmeramos no trabalho desobsessivo, em Doutrina Espírita, consagremos a possível atenção a esse assunto, combatendo as doenças-fantasmas que são capazes de transformar-nos em focos de padecimentos injustificáveis a que nos conduzimos por fatores lamentáveis de auto-obsessão.
🌸🌾🌸
André Luiz
 Waldo Vieira
Obra:Estude e viva
🌸🌾🌸

17 de janeiro

A vida sem oração é vazia e sem sentido, porque é esta comunhão com seu eu superior que lhe revela a plenitude desta vida gloriosa que é sua verdadeira herança.

 Que suas orações sejam muito positivas e construtivas e agradeça pelo que você está para receber mesmo antes de rezar por isso. 

Enquanto estiver rezando, sinta a unidade em toda a vida, sinta que não existe separação, pois tudo é um.

 A oração tudo une; faz tudo convergir para um todo perfeito.

 Fale coMigo e Me escute. 

Não perca tempo suplicando por isto ou aquilo, porque isto não é a verdadeira oração. 

Suplicar é criar cisão, e Eu quero criar união em todos os momentos.

 Nós somos um. EU SOU e EU ESTOU dentro de você; não é necessário que você Me procure fora de você. 

EU SOU e EU ESTOU sempre aqui esperando que você Me reconheça. 

Reconheça a nossa unidade agora; Eu em você e você em Mim.
🌸🌾🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🌾🌸




🌾🌸🌾

MENSAGEM DO ESE:

II – A Virtude

FRANÇOIS-NICOLAS-MADELEINE

Paris, 1863

8 – A virtude, no seu grau mais elevado, abrange o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Ser bom, caridoso, trabalhador, sóbrio, modesto, são as qualidades do homem virtuoso. Infelizmente, são quase sempre acompanhadas de pequenas falhas morais, que as deslustram e enfraquecem. Aquele que faz alarde de sua virtude não é virtuoso, pois lhe falta a principal qualidade: a modéstia, e sobra-lhe o vício mais oposto: o orgulho. A virtude realmente digna desse nome não gosta de exibir-se. Temos de adivinhá-la, mas ela se esconde na sombra, foge à admiração das multidões. São Vicente de Paulo era virtuoso. O digno Cura de Ars era virtuoso. E assim muitos outros, pouco conhecidos do mundo, mas conhecidos de Deus. Todos esses homens de bem ignoravam que eram virtuosos. Deixavam-se levar pela corrente das suas santas inspirações, e praticavam o bem com absoluto desinteresse completo esquecimento de si mesmos.

É para essa virtude, assim compreendida e praticada, que eu vos convido, meus filhos. Para essa virtude realmente cristã e verdadeiramente espírita, que eu vos convido a consagrar-vos. Mas afastai de vossos corações o sentimento do orgulho, da vaidade, do amor próprio, que deslustram sempre as mais belas qualidades. Não imiteis esse homem que se apresenta como modelo e se gaba das próprias qualidades, para todos os ouvidos tolerantes. Essa virtude de ostentação esconde, quase sempre, uma infinidade de pequenas torpezas e odiosas fraquezas.

O homem que se exalta a si mesmo, que eleva estátuas à sua própria virtude, em princípio aniquila, por essa única razão, todos os méritos que efetivamente podia ter. E que direi daquele cujo valor se reduz a parecer o que não é? Compreendo perfeitamente que aquele que faz o bem sente uma satisfação íntima, no fundo do coração. Mas desde o momento em que essa satisfação se exterioriza, para provocar elogios, degenera em amor- próprio.

Oh, vós todos, a quem a fé espírita reanimou os seus raios, e que sabeis quanto o homem se encontra longe da perfeição, jamais vos entregueis a essa estultícia! A virtude é uma graça, que desejo para todos os espíritas sinceros, mas com esta advertência: Mais vale menos virtude na modéstia, do que muitas no orgulho. Foi pelo orgulho que as humanidades se perderam sucessivamente. É pela humildade que elas um dia deverão redimir-se.

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

🌾🌸🌾

SEMPRE A ESPERANÇA


Virtude excelente a esperança! Ela traz ao coração ares de renovação, é capaz de vencer a tristeza e vem acompanhada da alegria, que encontrou na gratidão mãos amigas para levantar a coragem e seguir adiante.

Sim, é preciso seguir adiante. Muitos estão felizes, motivados pela mudança de calendário, o que é muito natural, pois nos planejamos pelo tempo, que corre veloz. Tempo que pede continuidade de ações, providências, iniciativas.

Fácil não é, porque a caminhada apresenta surpresas, nem todas agradáveis. Surgem também motivos de melancolia, de tristeza, de lutas onde parece não conseguiremos vencer. Ocorrem separações dolorosas, perdas que consideramos irreparáveis, desafios intensos que provocam desânimos, cujos desdobramentos poderão ser expressivos, se não tivermos prudência e cuidados.

Mas a excelência da esperança renova as forças e muda os panoramas, para seguirmos a luta do aprendizado, das experiências – ainda que dolorosas – e nos apoiarmos em sua marcante presença.

Seja lá o que esteja você enfrentando nesse final de ano, com perspectivas difíceis para o ano que chega até nós na mudança de calendário, arme-se imensa coragem, sustentando-se na fé e na esperança, porque esses quadros passarão. São eles degraus de amadurecimento, são eles autênticos cursos de doutorados para que amadureçamos nas experiências que ainda necessitamos, por não termos consolidado em nós a lucidez da consciência que aprendeu a agir com coerência e bondade.

Afinal é lei da vida o amor e a solidariedade. Como ainda estamos egoístas, somos testados e desafiados a uma nova postura. O egoísmo nos escraviza, encobre a visão e pior nos torna insensíveis. Daí os perrenhos do cotidiano.

E se estamos bem conosco mesmo, que ótimo. Motivo a mais para usarmos a alegria, a gratidão e, claro, a esperança, para distribuir em abundância.
🌾🌸🌾
Orson Carrara
🌾🌸🌾 

O que vale


Calamidades assolam a Terra.

Costumes novos criam agitação e tumulto.

Ocorrências infelizes convulsionam a vida em torno.

Pessoas amadas adotam caminhos diversos dos teus.

Continua agindo e servindo.

Realmente, o que mais importa é o que sucede dentro de ti.
🌾🌸🌾
Emmanuel
Chico Xavier 
Obra: Livro de respostas 
🌾🌸🌾