sábado, 1 de setembro de 2012

Presença de Luz


Se puseres Amor no tempo que Deus te reserva, nunca te sentirás sob o domínio do tédio ou do desânimo, porque as tuas horas se converterão em prazer de servir.
*
Se colocares Amor nas afeições que o Senhor te permite cultuar, nunca sofrerás ingratidão ou desengano, porque transformarás o próprio espírito em vaso de abnegação e entendimento, colhendo de ti mesmo a felicidade de fazer a felicidade dos entes queridos.
*
Se cultivares Amor na execução do dever que a Divina Providência te atribui, nunca experimentarás cansaço ou desengano, porque o trabalho se te fará fonte de alegria, na alegria de ser útil.
*
Se aplicares Amor nos recursos verbais que a Eterna Sabedoria te confere, nunca te complicarás em manifestações infelizes, porque a tua palavra se transubstanciará em clarão e bênção, naquilo em que te expresses.
*
Se espalhares Amor no lugar em que as Leis da Vida te situam nunca te observarás na condição de vítima do desequilíbrio, porque a tua influência se tornará serenidade e esperança, garantindo a harmonia e a tranquilidade onde estejas.
*
Se conservares o Amor no coração, - obra divina do Universo – nunca te perderás na sombra, porque terás convertido a própria alma em presença de luz.
*************
Emmanuel
Chico Xavier




sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Tuas Dificuldades

Imagina como seria difícil de suportar um educandário em que os alunos tão somente soubessem chorar na hora do ensino. 
Reportamo-nos à imagem para considerar que sendo a Terra nossa escola multimilenária, urge receber-lhe as dificuldades por lições aceitando-lhe a utilidade e o objetivo.
*
Diante dos obstáculos, ninguém precisa fixar-se no lado escuro que apresentem.
*
Um náufrago, faminto de estabilidade, ao sabor das ondas, não se lembrará de examinar o lodo no fundo das águas, mas refletirá no melhor meio de alcançar a terra firme.
*
Todo minuto de queixa é minuto perdido, arruinando potencialidades preciosas para a solução dos problemas, sobre os quais estejamos deitando lamentação.
*
Toda prova, seja qual for, aparece na estrada, a fim de elastecer-nos a força e aperfeiçoar-nos a experiência.
*
Em síntese, quase toda dificuldade implica sofrimento e todo sofrimento, notadamente aqueles que não provocamos, redunda em renovação e auxílio para nós mesmos, lembrando a treva noturna, em cujo ápice começa a alvorada nova.
Saibamos arrostar os impedimentos da vida, sem receá-los.
 Cada qual deles é portador de mensagem determinada.
 Esse é um desafio a que entesoures paciência, aquele outro te impele à sublimação da capacidade de amar no cadinho da provação.
*
Aprendamos, sobretudo, a decifrar os enigmas da existência, na oficina do Bem Eterno.
Serve e compreende.
Serve e suporta.
Serve e constrói.
Serve e beneficia.
Tuas dificuldades – tuas bênçãos. 
Nelas e por elas, encontrarás o estímulo necessário para que não te precipites nos despenhadeiros do orgulho, e nem te encarceres nas armadilhas do marasmo, prosseguindo, passo a passo, degrau a
degrau, em tua jornada de burilamento e ascensão.
*************
Emmanuel
Chico Xavier




quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Instruir-se



Um dos primeiros recursos para se tratar do espírito é o esclarecimento.

Quando se quer recuperar a alma, há que aprimorá-la com mais conhecimento, mesmo que haja a possibilidade de tudo estar guardado no inconsciente, assim como as experiências e a sabedoria de vidas passadas. A instrução se destina a dar mais condições para que a evolução espiritual seja retomada. Se há doença, a evolução está estacionada; só esse fator já indica a necessidade de buscar mais sabedoria espiritual.

O espírito sempre quer se desenvolver, aprendendo mais. Quando há vontade, os livros certos aparecem, as pessoas que podem ajudar no aprendizado surgem, os cursos indicados acontecem. Todos os caminhos se abrem. Pode parecer estranho, mas a partir do instante em que há necessidade e vontade de aprender, instruir-se toma-se algo mais fácil.

A instrução do espírito poderá ser procurada pelo próprio doente ou ser facilitada por alguém que queira ajudar. É possível instruir aos poucos, sem pressão nem interferência no livre-arbítrio. Para dar a meus filhos instrução moral, nunca "fiz sermões" nem dei conselhos, a não ser que me fossem pedidos ou que houvesse um grave erro de conduta. Eu preferia deixar livros interessantes à mão. Colocava, sobre a mesa da copa ou no sofá perto da televisão, um livro que eu mesma estivesse lendo. Era comum vê-los folhear o livro e depois lê-lo por partes; mais tarde, vinham os comentários e chegava a oportunidade de conversarmos sobre o assunto.

Para esse tipo de instrução "casual" é necessário conhecer bem a pessoa, senão o resultado é o oposto do que se espera, acabando com toda oportunidade de comunicação. Nada é pior do que "fazer um sermão".

Outra maneira interessante de buscar conhecimentos é ir à livraria apenas olhar, sem o compromisso de comprar, deixando que os títulos ou as capas exerçam sua atração. Depois, ir pegando um ou outro e folheando, até que um dia se encontra um livro especial.

Nunca li um livro, nunca fiz um curso que não me acrescentasse algo novo. Às vezes era o estilo do ator, muito interessante, que fazia com que valesse a pena comprar o livro. Outras vezes, eram as ideias pessoais sobre o tema expostas por um professor que tornavam o curso importante. Quando alguém procura aprender mais sempre acha alguém que lhe indique novos caminhos, e muitas vezes isso é tudo o que basta para chegar a ter mais sabedoria.

Você pode achar que os livros instrutivos ao espírito são monótonos ou didáticos demais, mas é capaz de se surpreender quando fizer uma boa escolha. Logo que começar suas leituras, terá melhor percepção do mundo que o cerca e logo sentirá que é capaz de compreender muitas coisas que antes não entendia. Será muito importante para você olhar para dentro de si e descobrir o porquê de uma série de coisas que antes não conseguia explicar.
*********************

Celina Fioravanti


Maturidade



Maturidade é ter o poder de controlar a raiva e de resolver divergências sem violência nem destruição.

Maturidade é ter paciência e disposição para abrir mão de um prazer imediato, com vistas a uma vantagem a longo prazo.
 Maturidade é ter perseverança, é empenhar-se a fundo num programa, a despeito da oposição e dos contratempos desalentadores.
 Maturidade é ter abnegação, é atender às necessidades alheias.
 Maturidade é ter a capacidade de enfrentar o desagradável e a decepção sem nos tornarmos amargos. 
Maturidade é ter humildade.
 Uma pessoa madura consegue dizer:
"Perdoe-me." 
E, quando fica provado que estava com a razão, não sente a necessidade de se vangloriar:
 "Eu não disse?"
 Maturidade significa credibilidade, integridade e cumprimento da palavra.

Os imaturos encontram pretexto para tudo. 
São os retardatários crônicos, os contadores de vantagens, que falham no momento das crises. 
A vida dessas pessoas é um emaranhado de promessas não cumpridas, assuntos inacabados e amizades desfeitas.

Maturidade é ter a capacidade de viver em paz com o que não se pode mudar.
*********
Desconheço o autor

  
 

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ABC do Sucesso na Vida



























Vigiemos e Oremos


"Vigiai e orai, para não cairdes em tentação."
- Jesus. MATEUS, 26:41

As mais terríveis tentações decorrem do fundo sombrio de nossa individualidade, assim como o lodo, mais intenso, capaz de tisnar o lago, procede do seu próprio seio.

Renascemos na Terra com as forças desequilibradas do nosso pretérito para as tarefas do reajuste.

Nas raízes de nossas tendências, encontramos as mais vivas sugestões de inferioridade. Nas íntimas relações com os nossos parentes, somos surpreendidos pelos mais fortes motivos de discórdia e luta.

Em nós mesmos podemos exercitar o bom ânimo e a paciência, a fé e a humildade. Em contato com os afetos mais próximos, temos copioso material de aprendizado para fixar em nossa vida os valores da boa-vontade e do perdão da fraternidade pura e do bem incessante.

Não te proponhas,desse modo, atravessar o mundo, sem tentações.
Elas nascem contigo, assomam de ti mesmo e alimentam-se de ti, quando não as combates, dedicadamente, qual o lavrador sempre disposto a cooperar com a terra da qual precisa extrair as boas sementes.

Caminhar do berço ao túmulo sob as marteladas da tentação, é natural. 
Afrontar obstáculos, sofrer provações, tolerar antipatias gratuitas e atravessar tormentas de lágrimas são vicissitudes lógicas da experiência humana.

Entretanto, lembremo-nos do ensinamento do Mestre, vigiando e orando, para não sucumbirmos às tentações, de vez que mais vale chorar sob os aguilhões da resistência que sorrir sob os narcóticos da queda.
*************
Emmanuel
Chico Xavier 





terça-feira, 28 de agosto de 2012

Nossos Erros





O Próximo que te incomoda, foi vitima, com certeza, da falta de diretriz certa.

Todo erro grande, é produto de pequenos erros.

Pai que não educa seus filhos, será obrigado a suportar a má-criação de seus netos.

Toda falta oculta, quando deveria ser corrigida, é dor que dilacera a alma, em forma de remorso.

Sustenta o orgulho, e amanhã serás banido pela fúria do mesmo.

Quem não quer escutar a verdade, tem que chorar a vontade.

O exercício do bem comum, nos candidata a servidores do Senhor.

Toda migalha de amor dirigida aos teus semelhantes, é bênção de fé inabalável para teu espírito.

Suporta teu adversário, e aprenderas a ser humilde sem fracasso.

Acompanha a quem te pede, e aprenderas a dar sem distinção.

Torna-te pacifico, para que, ouvindo a quem sofre, não te utilizes do julgamento.

Coloca-te na posição de quem te procura, e, além de auxiliar, serás capaz de amar.

Foge a curiosidade de problemas que não te dizem respeito. A carga de teu irmão, se não podes carrega-la, poderá ser um entrave na tua marcha, prejudicando-te a caminhada.

Desta forma, meu filho, aprende, que, quando não podemos servir, devemos auxiliar considerando nosso próximo. Não te digas ignorante do que a própria consciência te dita, e, obedecendo-lhe o chamado, serve a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo.

Assim fazendo, não terás do que te arrepender, e a caminhada será sempre para ti, uma estrada longa de luz imorredoura, a assinalar-te o caminho certo para ti e para os teus.

Ama e serve, meu filho; só assim poderás dizer que amas a Deus!
**********************
Bezerra de Menezes
Chico Xavier






Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcant
Nascido na antiga Freguesia do Riacho do Sangue, hoje Solonópole, no Ceará, aos 29 dias do mês de agosto de 1831.

Sempre abençoa




Seja onde for, abençoa para que a bênção dos outros te acompanhe.

* Todas as criaturas e todas as coisas te respondem, segundo o toque de tuas palavras ou de tuas mãos.

* Abençoa teu lar com a luz do amor, em forma de abnegação e trabalho, e o lar abençoar-te-á com gratidão e alegria.

* Abençoa a árvore de tua casa com a dádiva de teu carinho e a árvore de tua casa abençar-te-á com o perfume da flor e com a riqueza do fruto.

* Se amaldiçoas, porém, o companheiro de cada dia com o azorrague da censura, dele receberás a mágoa e a desconfiança.

* Se condenas o animal que te partilha o clima doméstico à fome e à flagelação, dele obterás rebeldia e aspereza.

* Em verdade, não podes abençoar o mal, a exprimir-se na crueldade, mas deves abençoar-lhe as vítimas para que se refaçam, de modo a extingui-lo.

* Não será justo abençoes a enfermidade que te aflige, mas é indispensável abençoes o teu orgão doente, para que com mais segurança se reajuste, expulsando a moléstia que, às vezes, te impõe amargura e desequilíbrio.

* Não amaldiçoe nem mesmo por pensamento.

* A ideia agressiva ou destruidora é corrosivo em nossa boca, sobra em nossos olhos, alucinação em nossos braços e infortúnio em nossa vida.

* Abençoa a mão que te fere e a mão que fere aprenderá como exprimir-se da delinquência.

* Abençoa o verbo que te insulta e evitarás a extensão do revide.

* Abençoa a dificuldade e a dificuldade revelar-te-á preciosas lições.

* Abençoa o sofrimento e o sofrimento regenerar-te-á.

* Abençoa a pedra e a pedra servirá na construção.

* Não olvides o Divino Mestre da bênção.

Jesus abençoou a manjedoura e dela fez o berço luminoso do Evangelho nascente; 
abençoou a Pedro, enfraquecido e vacilante, transformando-o em vigoroso pescador de almas;
abençoou a madalena obsidiada e nela plasmou o sinal da sublimação humana;
abençoou Lázaro, cadaverizado, e devolveu-lhe a vida;
e, por fim, abençoou a própria cruz, nela esculpindo a vitória da ressureição imperecível.

Abençoa a Terra, por onde passes, e a Terra abençoará a tua passagem para sempre.
**********************
Scheilla
Chico Xavier