quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Instruir-se



Um dos primeiros recursos para se tratar do espírito é o esclarecimento.

Quando se quer recuperar a alma, há que aprimorá-la com mais conhecimento, mesmo que haja a possibilidade de tudo estar guardado no inconsciente, assim como as experiências e a sabedoria de vidas passadas. A instrução se destina a dar mais condições para que a evolução espiritual seja retomada. Se há doença, a evolução está estacionada; só esse fator já indica a necessidade de buscar mais sabedoria espiritual.

O espírito sempre quer se desenvolver, aprendendo mais. Quando há vontade, os livros certos aparecem, as pessoas que podem ajudar no aprendizado surgem, os cursos indicados acontecem. Todos os caminhos se abrem. Pode parecer estranho, mas a partir do instante em que há necessidade e vontade de aprender, instruir-se toma-se algo mais fácil.

A instrução do espírito poderá ser procurada pelo próprio doente ou ser facilitada por alguém que queira ajudar. É possível instruir aos poucos, sem pressão nem interferência no livre-arbítrio. Para dar a meus filhos instrução moral, nunca "fiz sermões" nem dei conselhos, a não ser que me fossem pedidos ou que houvesse um grave erro de conduta. Eu preferia deixar livros interessantes à mão. Colocava, sobre a mesa da copa ou no sofá perto da televisão, um livro que eu mesma estivesse lendo. Era comum vê-los folhear o livro e depois lê-lo por partes; mais tarde, vinham os comentários e chegava a oportunidade de conversarmos sobre o assunto.

Para esse tipo de instrução "casual" é necessário conhecer bem a pessoa, senão o resultado é o oposto do que se espera, acabando com toda oportunidade de comunicação. Nada é pior do que "fazer um sermão".

Outra maneira interessante de buscar conhecimentos é ir à livraria apenas olhar, sem o compromisso de comprar, deixando que os títulos ou as capas exerçam sua atração. Depois, ir pegando um ou outro e folheando, até que um dia se encontra um livro especial.

Nunca li um livro, nunca fiz um curso que não me acrescentasse algo novo. Às vezes era o estilo do ator, muito interessante, que fazia com que valesse a pena comprar o livro. Outras vezes, eram as ideias pessoais sobre o tema expostas por um professor que tornavam o curso importante. Quando alguém procura aprender mais sempre acha alguém que lhe indique novos caminhos, e muitas vezes isso é tudo o que basta para chegar a ter mais sabedoria.

Você pode achar que os livros instrutivos ao espírito são monótonos ou didáticos demais, mas é capaz de se surpreender quando fizer uma boa escolha. Logo que começar suas leituras, terá melhor percepção do mundo que o cerca e logo sentirá que é capaz de compreender muitas coisas que antes não entendia. Será muito importante para você olhar para dentro de si e descobrir o porquê de uma série de coisas que antes não conseguia explicar.
*********************

Celina Fioravanti


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.