sábado, 18 de março de 2023

Soma as bênçãos


Não raro, queixas-te dos contratempos que te cercam; entretanto, não te animarias a isso, caso te dispusesses a relacionar as vantagens que te rodeiam.

 Alguns dias de moléstia grave terão surgido, compelindo-te a cuidados especiais; todavia, se somas os dias de saúde relativa que desfrutaste até agora, observarás para logo quão pequena é a faixa dos constrangimentos físicos que te visitam, muitas vezes, à maneira de avisos preciosos, a te preservarem contra males maiores.

 Não conseguiste ainda concretizar ideais determinados que te enfeitam as esperanças; mas, se anotas os desejos que já pudeste realizar, entenderás sem delonga que a Divina Providência está pronta a te amparar na materialização dos teus sonhos de natureza superior, desde que te decidas ao estudo e ao trabalho nas oportunidades de serviço que se nos descerram a todos.

 Sofreste reveses, quedas, prejuízos, desilusões… Antes e depois deles, porém, guardas contigo o tesouro das horas com o emprego criterioso do qual ser-nos-á possível a recuperação ou o refazimento em qualquer circunstância difícil.

 Amigos abandonaram-te a área de ação; contudo, não disporás do mínimo ensejo para lastimar-lhes o transitório afastamento, se souberes valorizar os irmãos e cooperadores que Deus te envia ou mantém na comparticipação de tuas tarefas e experiências.

 Em quaisquer embaraços ou crises do caminho, somas as bênçãos que já possuis e reconhecerás que todo motivo para desalento é nuvem pequenina a desfazer-se no céu imenso de tuas possibilidades.

Suceda o que suceder nas trilhas da vida, em matéria de amargura ou de aflição, ergue a fronte e caminha para diante, trabalha e aprende, abençoa e serve, porquanto, diante de Deus e à frente dos companheiros que se nos conservam fiéis, a palavra desânimo é quase sempre o outro nome da ingratidão.

🌸🍃🌸
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Paz e renovação
🌸🍃🌸

18 de março

Você coloca seu coração em tudo que faz?

Você não pode criar o novo céu e a nova terra se faltam os pilares do amor e da dedicação naquilo que você faz.

Certifique-se que tudo que você faz está sendo feito para Minha honra e glória e então terá vontade de fazer tudo com perfeição.

Lembre-se, nunca faça algo só porque é necessário.

Se sua atitude é essa, antes de começar a tarefa recolha-se, peça graça e sintonize-se.

Só volte ao trabalho quando sua atitude tiver mudado e você se sentir em paz e harmonia.

Você verá que, quando sua atitude for correta, você será capaz de executar a tarefa não só com perfeição, mas também muito mais depressa.

Quanto mais almas conseguirem executar mais tarefas com o espírito certo, tanto mais depressa Meu céu será trazido à Terra.

🌸🍃🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🍃🌸






🌸🍃🌸

MENSAGEM DO ESE:

Coletânea de preces espíritas

Os Espíritos hão dito sempre: “A forma nada vale, o pensamento é tudo. Ore, pois, cada um segundo suas convicções e da maneira que mais o toque. Um bom pensamento vale mais do que grande número de palavras com as quais nada tenha o coração.”

Os Espíritos jamais prescreveram qualquer fórmula absoluta de preces. Quando dão alguma, é apenas para fixar as idéias e, sobretudo, para chamar a atenção sobre certos princípios da Doutrina Espírita. Fazem-no também com o fim de auxiliar os que sentem embaraço para externar suas idéias, pois alguns há que não acreditariam ter orado realmente, desde que não formulassem seus pensamentos.

A coletânea de preces, que este capítulo encerra, representa uma escolha feita entre muitas que os Espíritos ditaram em várias circunstâncias. Eles, sem dúvida, podem ter ditado outras e em termos diversos, apropriadas a certas idéias ou a casos especiais; mas, pouco importa a forma, se o pensamento é essencialmente o mesmo. O objetivo da prece consiste em elevar nossa alma a Deus; a diversidade das fórmulas nenhuma diferença deve criar entre os que nele crêem, nem, ainda menos, entre os adeptos do Espiritismo, porquanto Deus as aceita todas quando sinceras.

Não há, pois, considerar esta coletânea como um formulário absoluto e único, mas, apenas, uma variedade no conjunto das instruções que os Espíritos ministram. É uma aplicação dos princípios da moral evangélica desenvolvidos neste livro, um complemento aos ditados deles, relativos aos deveres para com Deus e o próximo, complemento em que são lembrados todos os princípios da Doutrina.

O Espiritismo reconhece como boas as preces de todos os cultos, quando ditas de coração e não de lábios somente. Nenhuma impõe, nem reprova nenhuma. Deus, segundo ele, é sumamente grande para repelir a voz que lhe suplica ou lhe entoa louvores, porque o faz de um modo e não de outro. Quem quer que lance anátema às preces que não estejam no seu formulário provará que desconhece a grandeza de Deus. Crer que Deus se atenha a uma fórmula é emprestar-lhe a pequenez e as paixões da Humanidade.

Condição essencial à prece, segundo S. Paulo (cap. XXVII, nº 16), é que seja inteligível, a fim de que nos possa falar ao espírito. Para isso, não basta seja dita numa língua que aquele que ora compreenda. Há preces em língua vulgar que não dizem ao pensamento muito mais do que se fossem proferidas em língua estrangeira, e que, por isso mesmo, não chegam ao coração. As raras idéias que elas contêm ficam, as mais das vezes, abafadas pela superabundância das palavras e pelo misticismo da linguagem.

A qualidade principal da prece é ser clara, simples e concisa, sem fraseologia inútil, nem luxo de epítetos, que são meros adornos de lentejoulas. Cada palavra deve ter alcance próprio, despertar uma idéia, pôr em vibração uma fibra da alma. Numa palavra: deve fazer refletir. Somente sob essa condição pode a prece alcançar o seu objetivo; de outro modo, não passa de ruído. Entretanto, notai com que ar distraído e com que volubilidade elas são ditas na maioria dos casos. Vêem-se lábios a mover-se; mas, pela expressão da fisionomia, pelo som mesmo da voz, verifica-se que ali apenas há um ato maquinal, puramente exterior, ao qual se conserva indiferente a alma.

🌸🍃🌸
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVIII, item 1.)

🌸🍃🌸

Para Ser Feliz


“E não nos cansemos de fazer o bem, porque há seu tempo ceifaremos,
se não houvermos desfalecido”. – PAULO. (Gálatas, 6.9).

Confia em Deus.

Aceita no dever de cada dia a vontade do Senhor para as horas de hoje.

Não fujas da simplicidade.

Conserva a mente interessada no trabalho edificante.

Detém-te no “lado bom” das pessoas, das situações e das coisas.

Guarda o coração sem ressentimento.

Cria esperança e otimismo onde estiveres.

Reflete nas necessidades alheias, buscando suprimi-las ou atenuá-las.

Faze todo o bem que puderes, em favor dos outros sem pedir remuneração.

Auxilia muito.

Espera pouco.

Serve sempre.

Espalha a felicidade no caminho alheio, quanto seja possível.

Experimentemos semelhantes conceitos na vida prática e adquiriremos a luminosa ciência de ser feliz.
🌸🍃🌸
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Caminho espírita
🌸🍃🌸

sexta-feira, 17 de março de 2023

Preparando o amanhã


Se já percebeste que o berço não é o início e que o túmulo não é o fim, não desprezes a preparação do amanhã, a fim de que não se interrompa a tua caminhada para diante…

Planta o bem agora, para que o bem te felicite depois.

 Somos infinitamente insignificantes para abranger, por enquanto, as dimensões totais do Universo. Amebas pensantes, apesar dos lauréis da inteligência que já nos assinalam a vida, não podemos ainda apreender toda a largueza do horizonte que nossos olhos contemplam a enorme distância.

 Seres humildes, situados ainda no começo da escala que nos conduzirá à compreensão da verdade integral, achamo-nos inabilitados a supremas definições…

 Mas o bem será invariavelmente o guia que nos orientará o passo na jornada, a fim de que o “agora” dilua as sombras do pretérito, acendendo a luz que brilhará para a nossa felicidade no grande futuro.

Na realidade todos nos colocamos no Eterno Presente.

O instante que passa é a nossa oportunidade valiosa de realizar.

 Entretanto, analisemos a qualidade da nossa realização porque o “hoje” imperecível se alargará nos círculos do tempo, convertendo-se em amanhã, compelindo-nos a recolher a alegria ou o sofrimento, os espinhos e as flores que estivermos semeando…

Assim sendo, permaneçamos atentos à grande mensagem do Céu que flui na Terra, através do ensinamento de todos os grandes instrutores do mundo, mensagem que em todos os santuários nos exorta à bondade que é fundamento da Eterna Lei.

O mal é desequilíbrio que nos constrange à recuperação, desarmonia que nos convoca ao reajuste, treva que nos induz à demora indefinida nas aflições purgatoriais…

 O bem, contudo, é a subida para o Trono da Sabedoria e do Amor e, movimentando-nos dentro dele, atingiremos a edificação plena da Consciência Cósmica, dentro da qual, alcançaremos, com Jesus, a divina ressurreição, após desvencilharmo-nos da cruz de nossos compromissos com as experiências inferiores.

 Desse modo, prepara o teu veículo do porvir, desde agora, situando o vaso de teus sonhos no forno do trabalho, no bem incessante, para que o fogo na luta digna, através do esforço próprio e do próprio sacrifício, te aperfeiçoe as esperanças e fixe o teu sublime ideal, porque, assim, o teu corpo de amanhã será um carro leve, sutil, em que o teu Espírito avançará, com mais segurança, na direção da Grande Luz.

🌵💐🌵
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Vida e caminho
🌵💐🌵

17 de março

Seu conhecimento e sua sabedoria devem surgir gradualmente de seu interior.

A vida é um constante desabrochar.

Quando criança você teve que aprender lições fundamentais: quando você estendia a mão para o fogo lhe diziam que era quente e que ia lhe queimar.

Se você não obedecia e fazia do seu jeito, e punha a mão no fogo se queimava e sentia dor.

No entanto você aprendia que não deveria fazer isso outra vez.

Nesta vida espiritual, você precisa aprender certas lições fundamentais e se elas não forem assimiladas e seguidas, você terá que arcar com as consequências.

Algumas pessoas aprendem rapidamente e estão prontas a passar para lições mais difíceis, até que elas descobrem que estão tão sintonizadas que não têm mais lições para aprender: elas fluem em perfeita harmonia e unidade com tudo.

Este é o mais alto estado de consciência que alguém pode alcançar.

🌵💐🌵
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌵💐🌵




🌵💐🌵

Mensagem do ESE:

Ajuda-te a ti mesmo, que o céu te ajudará.

1. Pedi e se vos dará; buscai e achareis; batei à porta e se vos abrirá; porquanto quem pede recebe e quem procura acha, e àquele que bata à porta, abrir-se-á.

Qual o homem, dentre vós, que dá uma pedra ao filho que lhe pede pão? — Ou, se pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente? — Ora, se, sendo maus como sois, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, não é lógico que, com mais forte razão, vosso Pai que está nos céus dê os bens verdadeiros aos que lhos pedirem? (S. Mateus, 7:7 a 11.)

🌵💐🌵
Evangelho segundo o Espiritismo > Capítulo XXV —
🌵💐🌵

Oração do servo imperfeito


Senhor!...

Dura é a pedra, entretanto, com a tua sabedoria, temos-la empregada em obras de segurança.

Violento é o fogo, todavia, sob a tua inspiração, foi ele posto em disciplina, em auxílio da inteligência.

Agressiva é a lâmina, no entanto, ao influxo de teu amparo, vemos-la piedosa, na caridade da cirurgia.

Enfermiço é o pântano, contudo, sob tua benevolência, encontramos-lo convertido em celeiro de flores.

Eu também trago comigo a dureza da pedra, a violência do fogo, a agressividade da lâmina e enfermidade do charco, mas com a tua bênção de amor, posso desfrutar o privilégio de cooperar na construção do teu reino!...

Para isso, porém, Senhor, concede-me, por acréscimo de misericórdia, a felicidade de trabalhar e ensinar-me a receber o dom de servir.

🌵💐🌵
Albino Teixeira
Chico Xavier
Obra: Caminho espírita
🌵💐🌵

FAZER FORÇA


Ninguém pode medir o poder de destruição que a cólera exerce sobre os recursos da vida.

E, nas épocas de transição quando se requisitam mais amplos recursos de tolerância entre aqueles que se complementam uns aos outros, na vida comunitária, uma atitude nomeada pelo espírito popular como seja “fazer força” é constantemente chamada a expressar-se, em quase todos os momentos, a fim de que os processos de irritação não se encaminhem para a delinquência .

Preservando a paz e a segurança, não nos bastará recomendá-las, mas sim empenhar-nos, sinceramente, na sustentação delas.

Trazes contigo um problema a exigir solução; entretanto, já sabes que é preciso “fazer força” para resolvê-los sem preocupações para os que te rodeiam, sob pena de ampliar-lhe as áreas de conflito.

Adquiriste certa enfermidade que te exaure as energias; contudo, é aconselhável te limites ao tratamento discreto, sem que te desmanches na queixa de modo a que não agraves sintomas na imaginação dos que te ouvem, com possibilidades de te agravarem a situação.

Tens o lar em desajuste, reunindo espíritos antagônicos, corporificados em resgates de existências anteriores, mas o quadro geral das próprias lutas te pede devotamento máximo à serenidade e à paciência, de maneira que os entraves domésticos não se te convertam em martírio.

Sofreste prejuízos pela invigilância ou incorreção de amigos em cuja afetividade se te instalava a confiança, porém, é necessário saber sofrê-los sem exceder-te em reclamações e críticas que acabariam atraindo forças negativas capazes de arrasar-te as melhores possibilidades de recuperação.

Fazer força para colaborar na tranquilidade dos outros é hoje um imperativo a observar criteriosamente em favor de nós mesmos.

Em verdade, ocorrências infelizes surgem atualmente, por toda a parte; no entanto, precisamos refletir até que ponto teremos cooperado no colapso da resistência de quantos resvalam em desequilíbrio.

Seja onde for e seja com quem estivermos, precisamos “fazer força” para que azedume e nervosismo, cólera e aspereza, não apareçam nos grupos de trabalho que, porventura, integremos, porque se nos propomos a viver no Mundo Melhor de Amanhã, é lógico nos disponhamos a “fazer força” para construí-lo.

🌵💐🌵
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Momentos de ouro
🌵💐🌵

Mudanças e problemas


Aflição que devemos analisar intimamente, a fim de se lhe evitar os perniciosos efeitos: a inquietação diante de mudanças necessárias à vida.

Anotemos a lei da renovação, nos fundamentos da natureza.

Não fosse o abandono no claustro da terra e a semente não se converteria no vegetal que enriquece o campo.

Não emurchecesse a flor e o fruto não surgiria. Afastemos do raciocínio a ideia de que os eventos menos felizes sejam sempre tribulações para resgate de dívidas do passado ou do presente, quando semelhantes tribulações em maioria são provas beneméritas análogas àquelas da escola, em cujo currículo de lições as disciplinas são medidas indispensáveis para que a ignorância dê lugar à instrução.

Registremos a expressão “às vezes”, para apresentar certas ocorrências, de modo a observar que nem sempre o chamado sofrimento expiatório é o preço do progresso e da sublimação espiritual.

Sem o fracasso em determinadas empresas, não ganharíamos experiência para movimentar empreendimentos maiores;

sem as advertências da enfermidade, em muitos casos, não saberíamos como preservar a saúde;

sem a perda de recursos materiais, comumente ignoramos os valores do espírito;

sem a solidão de quando em quando, ser-nos-ia muito difícil prestigiar o tesouro das afeições;

e, muitas vezes, sem a falta de uma pessoa querida, não se consegue descobrir aqueles outros entes queridos que nos aguardam a amizade e a compreensão a fim de ampliarem a nossa própria alegria.

Quando a mudança te procure, impelindo-te a aceitar novos climas de trabalho e novos campos de vivência, não recalcitres contra os ditames da vida que, com isso, te requisitam a processos de melhoria e burilamento, progresso e promoção.

Problemas, em si, constituem alavancas de elevação e bases de ensino renovador. Nenhum ser avançará sem eles nas trilhas evolutivas.

E se nos queixamos, em muitas circunstâncias, de lutas e crises em excesso, nas faixas da experiência humana, é que, na Terra, habitualmente, sessenta por cem de nossos problemas se referem a questões que dizem respeito às áreas das experiências dos outros ou se reportam unicamente a conflitos-fantasmas que se nos erguem da imaginação naquilo que, em verdade, nunca aconteceu.

🌵💐🌵
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Momentos de ouro
🌵💐🌵

quinta-feira, 16 de março de 2023

Festa íntima



 Quando podes reagir, reivindicando vantagens que te pertencem, usurpadas por outrem e nada reclamas, mantendo tolerância e renúncia nas próprias atitudes…

 Quando ouves referências que te ferem a vida particular e guardas silêncio…

 Quando sabes que alguém te prejudica conscientemente e procuras encontrar um caminho de paz, para te afastares do problema, discretamente, sem aborrecer a quem te aborrece…

 Quando sofres acusações indébitas sem te queixares…

Quando atravessas difíceis provas domésticas e sociais, sustentando os que te cercam, sem entender as complicações de que te vês objeto…

Quando carregas com paciência os fardos de trabalho e responsabilidade abandonados em teus ombros por outros irmãos…

 Quando suportas tentações, que se te fazem endereçadas por outras pessoas, recusando-lhes os alvitres sem ofendê-las…

 Quando choras, diante de impedimentos amontoados por irmãos infelizes em torno de ti, para que te afastes do serviço e continuas trabalhando sem queixas…

 Então haverão chegado em teu favor os instantes de festa íntima, de vez que, em todas as ocasiões, nas quais superamos as próprias inferioridades, alcançamos um degrau acima, na conquista de nossa própria sublimação.

🌾🌷🌾
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Hoje
🌾🌷🌾

16 de Março

Que não exista espírito de competição em você.

Quando você perceber que cada ser humano tem seu papel específico para atuar no conjunto, todo o espírito de competição irá desaparecer e você será capaz de relaxar e ser você mesmo.

Como a vida se torna mais simples quando você não precisa mais pretender ser o que não é!

Você tem a sua tarefa específica no todo, portanto cumpra a da melhor maneira possível.

Eu lhes digo para amar, amarem-se uns aos outros.

Você está realmente dando seu amor ou está somente sendo tolerante, inventando desculpas e dizendo que há certas almas com as quais você não pode mesmo se misturar porque são pólos opostos?

Vocês são todos Meus bem amados e quanto mais cedo vocês se convencerem disso melhor, porque vocês são todos um para Mim e Meu amor flui para todos igualmente.

Quando vocês conseguirem aceitar esta unidade coMigo, vocês conseguirão aceitar a unidade uns com os outros.

🌾🌷🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾🌷🌾






🌾🌷🌾

MENSAGEM DO ESE:

Maneira de orar

O dever primordial de toda criatura humana, o primeiro ato que deve assinalar a sua volta à vida ativa de cada dia, é a prece. Quase todos vós orais, mas quão poucos são os que sabem orar! Que importam ao Senhor as frases que maquinalmente articulais umas às outras, fazendo disso um hábito, um dever que cumpris e que vos pesa como qualquer dever?

A prece do cristão, do espírita, seja qual for o seu culto, deve ele dizê-la logo que o Espírito haja retomado o jugo da carne; deve elevar-se aos pés da Majestade Divina com humildade, com profundeza, num ímpeto de reconhecimento por todos os benefícios recebidos até àquele dia; pela noite transcorrida e durante a qual lhe foi permitido, ainda que sem consciência disso, ir ter com os seus amigos, com os seus guias, para haurir, no contacto com eles, mais força e perseverança. Deve ela subir humilde aos pés do Senhor, para lhe recomendar a vossa fraqueza, para lhe suplicar amparo, indulgência e misericórdia. Deve ser profunda, porquanto é a vossa alma que tem de elevar-se para o Criador, de transfigurar-se, como Jesus no Tabor, a fim de lá chegar nívea e radiosa de esperança e de amor.

A vossa prece deve conter o pedido das graças de que necessitais, mas de que necessitais em realidade. Inútil, portanto, pedir ao Senhor que vos abrevie as provas, que vos dê alegrias e riquezas. Rogai-lhe que vos conceda os bens mais preciosos da paciência, da resignação e da fé. Não digais, como o fazem muitos: “Não vale a pena orar, porquanto Deus não me atende.” Que é o que, na maioria dos casos, pedis a Deus? Já vos tendes lembrado de pedir-lhe a vossa melhoria moral? Oh! não; bem poucas vezes o tendes feito. O que preferentemente vos lembrais de pedir é o bom êxito para os vossos empreendimentos terrenos e haveis com freqüência exclamado: “Deus não se ocupa conosco; se se ocupasse, não se verificariam tantas injustiças.”

Insensatos! Ingratos! Se descêsseis ao fundo da vossa consciência, quase sempre depararíeis, em vós mesmos, com o ponto de partida dos males de que vos queixais. Pedi, pois, antes de tudo, que vos possais melhorar e vereis que torrente de graças e de consolações se derramará sobre vós.

Deveis orar incessantemente, sem que, para isso, se faça mister vos recolhais ao vosso oratório, ou vos lanceis de joelhos nas praças públicas. A prece do dia é o cumprimento dos vossos deveres, sem exceção de nenhum, qualquer que seja a natureza deles. Não é ato de amor a Deus assistirdes os vossos irmãos numa necessidade, moral ou física? Não é ato de reconhecimento o elevardes a ele o vosso pensamento, quando uma felicidade vos advém, quando evitais um acidente, quando mesmo uma simples contrariedade apenas vos roça a alma, desde que vos não esqueçais de exclamar: Sede bendito, meu Pai?! Não é ato de contrição o vos humilhardes diante do supremo Juiz, quando sentis que falistes, ainda que somente por um pensamento fugaz, para lhe dizerdes: Perdoai-me, meu Deus, pois pequei (por orgulho, por egoísmo, ou por falta de caridade); dai-me forças para não falir de novo e coragem para a reparação da minha falta?!

Isso independe das preces regulares da manhã e da noite e dos dias consagrados. Como o vedes, a prece pode ser de todos os instantes, sem nenhuma interrupção acarretar aos vossos trabalhos. Dita assim, ela, ao contrário, os santifica. Tende como certo que um só desses pensamentos, se partir do coração, é mais ouvido pelo vosso Pai celestial do que as longas orações ditas por hábito, muitas vezes sem causa determinante e às quais apenas maquinalmente vos chama a hora convencional.

🌾🌷🌾
— Monod. (Bordéus, 1862.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVII, item 22.)
🌾🌷🌾

Aprender, sempre!


Saiba viver eternamente, buscando estudar e aprender coisas úteis e proveitosas a você e ao próximo.

Quando paramos de aprender e de progredir, começamos a morrer realmente.

Aprenda o mais que puder, em todos os ramos do saber, para iluminar ao máximo o seu espírito.

Aproveite todos os seus minutos, para aprender, para aumentar seus conhecimentos.

🌾🌷🌾
Carlos Pastorino
Minutos de sabedoria
🌾🌷🌾

CONTEMPLA MAIS LONGE


“Porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão.” – Jesus. (Lucas, 6:38.)

Para o esquimó, o céu é um continente de gelo, sustentado a focas.

Para o selvagem da floresta, não há outro paraíso, além da caça abundante.

Para o homem de religião sectária, a glória de além-túmulo pertence exclusivamente a ele e aos que se lhe afeiçoam.

Para o sábio, este mundo e os círculos celestiais que o rodeiam são pequeninos departamentos do Universo.

Transfere a observação para o teu campo de experiência diária e não olvides que as situações externas serão retratadas em teu plano interior, segundo o material de reflexão que acolhes na consciência.

Se perseverares na cólera, todas as forças em torno te parecerão iradas.

Se preferes a tristeza, anotarás o desalento, em cada trecho do caminho.

Se duvidas de ti próprio, ninguém confia em teu esforço.

Se te habituaste às perturbações e aos atritos, dificilmente saberás viver em paz contigo mesmo.

Respirarás na zona superior ou inferior, torturada ou tranquila, em que colocas a própria mente. E, dentro da organização na qual te comprazes, viverás com os gênios que invocas. Se te deténs no repouso, poderás adquiri-lo em todos os tons e matizes, e, se te fixares no trabalho, encontrarás mil recursos diferentes de servir.

Em torno de teus passos, a paisagem que te abriga será sempre em tua apreciação aquilo que pensas dela, porque com a mesma medida que aplicares à Natureza, obra viva de Deus, a Natureza igualmente te medirá.

🌾🌷🌾
EMMANUEL
(do livro “Pão Nosso” – psic. Chico Xavier)
🌾🌷🌾

Seja feliz


Pense num lugar onde sua paz, sua felicidade, sua saúde e seu equilíbrio possam ser satisfeitos independente de condições externas.
Pense que isso é possível, sem que tenha que sair de onde está.
Isso é um sonho.
Mas um sonho possível e realizável.
Sua realização depende de como você pensa, sente e percebe as coisas a sua volta.
A realidade que sua vida é hoje, foi por você criada.
Você se impôs a aceitar a vida desta forma que vive.
Você mesmo acredita que o mundo seja assim.
É verdade que você possui limites e dificuldades.
Mas uma mudança é possível e você poderá fazê-la.
Alguns passos são necessários.
Pense que isso poderá levar algum tempo e dependerá de uma certa disciplina, isto é, de determinação e persistência para alcançar seus objetivos.

Os passos a que me refiro você encontrará nos capítulos adiante.
Não há receita padrão nem tampouco um modelo infalível.
Talvez, no decorrer da leitura, você descubra o seu próprio.
Persista.
Não perca a oportunidade de levar adiante seu projeto pessoal de ser feliz.
É claro que você já pensou que tem direito à felicidade e que ela lhe faria muito bem.

Às vezes você mesmo se pergunta por que ela não chega à sua vida, já que outras pessoas, as quais você considera que tem muito, recebem mais ainda.
Algumas delas você acha que não merecem.

Sua lógica tem feito com que você não entenda bem quais os critérios da Vida para com você.
Talvez o problema seja de enfoque e de limites que você mesmo tem se imposto.

É lógico que você tem direito.
Você apenas não tem sabido como conseguir fazer prevalecer esse direito.
Todos sabem que a felicidade é um estado de espírito, porém como instalá-lo internamente é que tem sido o grande problema.

As receitas para isso são muitas e certamente que eficazes.
Porém cada pessoa merece uma receita própria, uma estratégia e um percurso próprios. A sua, talvez ninguém, nem você mesmo, tenha descoberto.
A receita para você é sua e esse é seu desafio.

Descobrir, dentre aquelas que mais lhe agradam qual a que, depois de adaptada, lhe servirá como guia, é com o que você deve se preocupar.
É importante, e nunca esqueça isto: você não deve se culpar.
Não deixe que o complexo de culpa se instale em você.

É claro que, embora não deva se sentir culpado, você arcará com as consequências de seus atos.
Considere que seu grande equívoco tem sido a própria ignorância, isto é, você não é feliz porque ainda não sabe ao certo como as coisas funcionam na Vida.

As regras que você tem seguido não lhe têm garantido o sucesso desejado.
É preciso conhecer as ‘regras da Vida’ e como elas funcionam no seu caso, pois, embora sejam as mesmas para todos, elas funcionam de acordo com o nível de evolução de cada um.

A Vida não possui regras nem normas rígidas, muito embora o Universo tenha suas próprias leis. Nós criamos regras a fim de educar a liberdade a nós outorgada por Deus. Somos seres naturalmente livres, porém gradativamente nos condicionamos a determinados limites a fim de entendermos a nós mesmos. Com a evolução espiritual, os poucos retiramos os grilhões que adotamos ao longo da Vida.

Portanto, não se sinta culpado, mas tão somente alguém ignorante que busca aprender o que antes não sabia.
A culpa mancha sua felicidade e a consciência de sua própria ignorância é o começo de sua ventura. Saber ‘ler’ os sinais que a vida tem lhe dado é fundamental.
Busque sempre interpretar o simbolismo contido em cada ocorrência que lhe afeta.

Procure se perguntar o que a vida quer lhe ensinar quando ocorre algo com você que foge ao seu controle e àquilo que você considera plenamente explicável.

Uma explicação plausível, que revele o sentido da ocasião vivida, pode ser o remédio para nossa angústia.

Lembre-se também que felicidade não é apenas doar-se, mas também ensinar a fazer, a realizar, a conhecer, a ajudar que o outro acredite em si mesmo.
Além disso você deve:
fazer-se, realizar-se, conhecer-se, investir em você mesmo e acreditar em si próprio.
Definitivamente não se sinta culpado pelo que você fez ou acha que tenha feito.
Não se culpe nem sofra por antecipação.

O ocorrido certamente tem consequências, mas não pense que serão como você imagina.
Não pense em punição, sofrimento ou dor.
Calma.
Pense em responsabilidade e possibilidade de atravessar a resultante de suas ações com tranquilidade.
O Universo não funciona como você imagina.
Ele costuma se colocar a serviço do nosso propósito de crescimento.
Aja com esse espírito e ele conspirará a seu favor.
Você acredita que será punido e isso é o começo de seu sofrimento.
Pense que você será ensinado pelo Universo a resolver as situações geradas pela sua ignorância quanto ao funcionamento do mesmo.

Nem você nem ninguém é feliz o bastante.
A felicidade é um estado impermanente.
É a busca de algo, de um encontro, de um sentido maior.

Por isso que sua insatisfação com a vida ou com coisas menores deve ser entendida como algo inerente à existência de qualquer ser humano e não como infelicidade.

Há coisas que só ocorrem com um certo tempo e com a necessária experiência.
Não tente antecipar tudo, pois isso gera ansiedade, a qual traz infelicidade.
Viva cada momento como se fosse o último e, simultaneamente, o primeiro.

É preciso que você crie outro conceito de felicidade.
Aquele que você construiu da infância até a adolescência não lhe serve mais.
Os mitos infantis de felicidade são utopias.
A cultura, o meio familiar e a educação escolar nos ensinam certo modelo de felicidade o qual está impregnado em nós.

Eles são de tal forma equivocados que não nos permitem alcançá-la.
A felicidade não é ter, tampouco é ser.

São opostos e precisam de conciliação.
O ter e o ser, quando se integram, geram a sabedoria de saber ter e de saber não ter.

Quando se tem, deve-se aprender a ter com sabedoria sem ser possuído pelo que se tem. Mesmo tendo algo, se pode buscar mais, com a firme convicção da importância de se gerar prosperidade pessoal e coletiva com aquilo que se obtém.
Quando não se tem, deve-se não só buscar ter para aprender a ter, como também aprender a viver sem ter.

Outra questão importante é sua escala de valores.
Ela pode ser um instrumento para sua felicidade. Suas qualidades inferiores decorrem muitas vezes da dificuldade em se enquadrar a um sistema de valores muito exigente.

Exija de você o que você pode dar.
Quando você não se sentir bem com você mesmo, atribuindo-se uma qualidade inferior, considerando-se alguém de índole ruim, certamente você
estará se comparando a um sistema de valores superior.
É possível que nesses momentos você não se sinta bem.
Procure elevar-se ao nível dos valores que você considere superior.

Caso você não o consiga, reveja seu sistema de valores e troque ideias com alguém para que você se adapte ao que é possível alcançar em sua vida.
Nunca desista de alcançar um nível melhor que o atual.
Seus valores e crenças, embora lhe permitam segurança e equilíbrio, podem ser suas algemas.

É preciso revê-los a cada ciclo de sua vida, para que se transformem em guias.
Pense que eles devem ser instrumentos para que você se sinta bem com você mesmo e com o próximo.

Sua felicidade pode ser prejudicada pela imensa necessidade que você sente em falar, em expressar algo, em fazer coisas, em resumo, em estar sempre colocando para fora ideias e emoções que lhe incomodam.

É importante que você o faça, mas é preciso ter em mente que há um limite para isso, pois esse hábito pode se tornar um padrão psíquico de difícil mudança.

Quando isso ocorrer, é preciso aprender a fazer silêncio; mas silêncio produtivo, isto é: aquele que vai lhe permitir não pensar nos conflitos, estabelecer metas que a eles não estejam relacionadas e redirecionar a necessidade de expressão.
Faça silêncio e não pense em tudo de uma só vez.
Escute o que a Vida quer ensinar em cada momento de sua existência.

A felicidade combina uma certa satisfação material com o equilíbrio emocional, aliados ao encontro com a própria espiritualidade.
Quando esses fatores se encontram, a pessoa consegue se iluminar interiormente.
A satisfação material nem sempre ocorre na proporção que se deseja nem na intensidade que se quer.
Muitas vezes ela é apenas um detalhe.

O equilíbrio emocional é fundamental.
Sem ele não se consegue jamais a felicidade.
A espiritualidade é uma ferramenta importante, pois permite ao ser humano transcender a sua condição material, permitindo que ele se perceba um espírito em evolução.
A iluminação interior ocorre na medida que você identifica nos outros pessoas como você, dignas de respeito, de amor e semelhantes a você mesmo.

A felicidade é uma arte que você precisa desenvolver.
O exercício se dará através de lições diárias e, às vezes, difíceis, porém suportáveis a todos.

Não pense que você está sozinho ou que goza de alguma exclusividade.
Todos estão no mesmo rumo.
Alguns perdidos, outros iludidos, mas existem aqueles que já encontraram a rota certa. Coloque-se entre esses últimos ao afirmar seu desejo sincero de viver em paz, proporcionando a paz.

Por outro lado é preciso aprender a estar conectado ao próprio coração.
Essa conexão possibilita não apenas estar atento às próprias emoções, mas principalmente às sutis vibrações do amor que pulsa interiormente em você.

Perceba-as nos grandes momentos em que você se sentiu muito feliz.
Nada pode ser melhor que a felicidade sem culpa e sem medo.

Esse estado de espírito que todos desejam alcançar é possível se você estiver conectado ao seu coração.
Essa conexão deverá ser favorecida com o uso da razão, pois permitirá à consciência a atenção necessária aos valores contidos em seus sentimentos.
Procure vibrar com a vida e com seu ritmo.

A luz da sua alma não pode ser ofuscada pela consciência culpada.
Por detrás da máscara que o mundo lhe ajudou a forjar existe a face luminosa do seu ser, ofertada por Deus.
Saia da sombra escura em que você se coloca diariamente e se exponha à luz, para que vejam a claridade interior do diamante que existe em seu mundo interno.

A sua deve ser a estrada de luz, pois suas pegadas possuem a energia do amor de Deus.
Culpar-se é adiar a possibilidade de ser feliz, é não aprender com os próprios equívocos.

Ninguém é pior ou melhor que outra pessoa, pois todos temos a mesma paternidade divina.

Não chore a lágrima da culpa pelo equívoco que você cometeu.
Derrame-a quando perceber a misericórdia divina a conceder a ventura de realizar os meios para reparar seus equívocos e alcançar a felicidade.

Quando descobrir que a culpa não levará a resolver seus conflitos, será o início do seu processo de libertação a caminho da felicidade.

Ao iniciar, coloque-se no lugar mais alto de sua consciência e compartilhe sua vida com os outros.

Mostre-se sem culpa e perdoe aqueles aos quais você atribuiu pelos seus sofrimentos.
Em algum momento de sua vida torne possível poder contá-la, de tal forma que se possa perceber a existência de um marco o qual determinou sua mudança.

A partir de tal marco você renasceu, sendo uma nova pessoa, sem culpas e confiante em seu futuro.

Após esse marco você descobriu que sua vida lhe pertence e a Deus.

Caminhe sem medo, sem amarras, sem vaidades e sem culpa.
Dê lugar ao coração, principalmente se a razão se encontrar confusa.
Continue sua busca pessoal por uma personalidade mais agradável e equilibrada.

Nada pode ser maior que você, nem tampouco inferior a sua vida.
Você é muito mais do que imagina e tem uma destinação iluminada.

Cultive o pensamento flexível, que admite sempre a possibilidade de as coisas serem diferentes do que você acha.

A rigidez mental promove as doenças e impede o encontro com o si mesmo.
Ser feliz é ser maleável aos convites que a vida nos faz ao amor.
O segredo para a felicidade é a tolerância para consigo mesmo e a consciência das próprias limitações.

🌾🌷🌾
Adenáuer Novaes
🌾🌷🌾

quarta-feira, 15 de março de 2023

Adivinhações



Diante dos que usam cultura ou mediunidade para traçar prognósticos, acerca do futuro, não é necessário dizer que nos cabe acompanhar-lhes as experiências com a melhor atenção.

 A ciência é neta da curiosidade e filha do estudo. A alquimia da Idade Média iniciou as realizações da química moderna. De certa maneira, os astrólogos do pretérito começaram a obra avançada dos astrônomos de hoje.

 O conhecimento nasce do esforço de quantos se dedicam a desentranhá-lo da obscuridade ou da ignorância. No entanto, do respeito aos irmãos de Humanidade que se consagram ao mister da adivinhação, não se infere que devemos aceitar-lhes cegamente as afirmativas.

 Especialmente no que se reporte a profecias inquietantes, é imperioso ouvi-los com reserva e discrição, porquanto estamos informados pela Doutrina Espírita de que não existe a predestinação para o mal.

 Renascemos na Terra, indubitavelmente, com as nossas tendências inferiores e com os nossos débitos, às vezes escabrosos, por ressarcir, mas isso não significa estejamos obrigados a reincidir em velhas ilusões ou reacomodar-nos com a força das trevas.

O aluno regressa à escola na condição de repetente ou se encaminha para os exames de segunda época, a fim de se firmar na dignidade do ensino em que se comprometeu.

Clarividentes que desenvolveram faculdades psíquicas, fora do esclarecimento espírita evangélico, podem recolher observações infelizes a nosso respeito, seja relacionando cenas de nosso passado culposo ou descrevendo quadros menos dignos, projetados mentalmente sobre nós pelas ideias enfermiças daqueles que se fizeram nossos inimigos em outras eras; e das palavras que articulam podem surgir sombrios vaticínios ou apontamentos desencorajadores, tendentes a enfraquecer-nos a coragem ou aniquilar-nos a esperança.  Oponhamos, porém, a isso a certeza de que estamos reformando causas e efeitos diariamente, em nosso caminho, na convicção de que a Divina Providência nos oferece, incessantemente, através da reencarnação, oportunidades e possibilidades ao próprio reajuste perante as leis da vida, armando-nos de recursos e bênçãos, dentro e fora de nós.

Conquanto estudando sempre os fenômenos que nos rodeiam, abstenhamo-nos de admitir o determinismo do erro, do desequilíbrio, da queda ou da criminalidade.

 Hoje é e será constantemente a ocasião ideal para transformarmos maldição em bênção e sombra em luz. Ergamo-nos, cada manhã, com a decisão de fazer o melhor ao nosso alcance e reconheçamos que o próprio Sol se deixa contemplar, nos céus, de alvorecer em alvorecer, como a declarar-nos que o Criador Supremo é o Deus da Justiça, mas também da Misericórdia, da Ordem e da Renovação.

🍄🌱🍄
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Encontro marcado
🍄🌱🍄

15 de março

À medida que você for caminhando rumo ao novo, esteja conscientemente alerta da Minha divina presença em todos os momentos, e mantenha sua mente em Mim.

Isso o ajudará a se manter num estado elevado de consciência que lhe permitirá seguir em frente sem qualquer dificuldade.

Coloque-Me em tudo que você faz, diz e pensa.

Compartilhe todo o seu ser contigo.

Nada tendo a esconder, você sentirá a verdadeira liberdade do Espirito.

Eu preciso de você livre para que Eu possa lhe entregar as Minhas maravilhas sem empecilhos.

Há muita coisa esperando para acontecer; o processo apenas começou.

Imagine maravilhas e belezas jamais sonhadas esperando para serem reveladas! Será como entrar num novo mundo de novas maneiras, novas leis, novas ideias.

Mantenha seu olhar para o alto. Mantenha a visão da Nova Era sempre à sua frente.

E você caminhará naturalmente em direção ela e ela se tomará parte de você.

🍄🌱🍄
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍄🌱🍄






🍄🌱🍄

MENSAGEM DO ESE:

A cólera

O orgulho vos induz a julgar-vos mais do que sois; a não suportardes uma comparação que vos possa rebaixar; a vos considerardes, ao contrário, tão acima dos vossos irmãos, quer em espírito, quer em posição social, quer mesmo em vantagens pessoais, que o menor paralelo vos irrita e aborrece. Que sucede então? — Entregais-vos à cólera.

Pesquisai a origem desses acessos de demência passageira que vos assemelham ao bruto, fazendo-vos perder o sangue-frio e a razão; pesquisai e, quase sempre, deparareis com o orgulho ferido. Que é o que vos faz repelir, coléricos, os mais ponderados conselhos, senão o orgulho ferido por uma contradição? Até mesmo as impaciências, que se originam de contrariedades muitas vezes pueris, decorrem da importância que cada um liga à sua personalidade, diante da qual entende que todos se devem dobrar.

Em seu frenesi, o homem colérico a tudo se atira: à natureza bruta, aos objetos inanimados, quebrando-os porque lhe não obedecem. Ah! se nesses momentos pudesse ele observar-se a sangue-frio, ou teria medo de si próprio, ou bem ridículo se acharia! Imagine ele por aí que impressão produzirá nos outros. Quando não fosse pelo respeito que deve a si mesmo, cumpria-lhe esforçar-se por vencer um pendor que o torna objeto de piedade.

Se ponderasse que a cólera a nada remedeia, que lhe altera a saúde e compromete até a vida, reconheceria ser ele próprio a sua primeira vítima. Mas, outra consideração, sobretudo, devera contê-lo, a de que torna infelizes todos os que o cercam. Se tem coração, não lhe será motivo de remorso fazer que sofram os entes a quem mais ama? E que pesar mortal se, num acesso de fúria, praticasse um ato que houvesse de deplorar toda a sua vida!

Em suma, a cólera não exclui certas qualidades do coração, mas impede se faça muito bem e pode levar à prática de muito mal. Isto deve bastar para induzir o homem a esforçar-se pela dominar. O espírita, ao demais, é concitado a isso por outro motivo: o de que a cólera é contrária à caridade e à humildade cristãs.

🍄🌱🍄
— Um Espírito protetor. (Bordéus, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IX, item 9.)
🍄🌱🍄

NÓS E CÉSAR


“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.”
– (Marcos, 12:17.)

Em todo lugar do mundo, o homem encontrará sempre, de acordo com os seus próprios merecimentos, a figura de César, simbolizada no governo estatal.

Maus homens, sem dúvida, produzirão maus estadistas.

Coletividades ociosas e indiferentes receberão administrações desorganizadas.

De qualquer modo, a influência de César cercará a criatura, reclamando-lhe a execução dos compromissos materiais.

É imprescindível dar-lhe o que lhe pertence.

O aprendiz do Evangelho não deve invocar princípios religiosos ou idealismo individual para eximir-se dessas obrigações.

Se há erros nas leis, lembremos a extensão de nossos débitos para com a Providência Divina e colaboremos com a governança humana, oferecendo-lhe o nosso concurso em trabalho e boa-vontade, conscientes de que desatenção ou revolta não nos resolvem os problemas.

Preferível é que o discípulo se sacrifique e sofra a demorar-se em atraso, ante as leis respeitáveis que o regem, transitoriamente, no plano físico, seja por indisciplina diante dos princípios estabelecidos ou por doentio entusiasmo que o tente a avançar demasiadamente na sua época.

Há decretos iníquos?

Recorda se já cooperaste com aqueles que te governam a paisagem material.

Vive em harmonia com os teus superiores e não te esqueças de que a melhor posição é a do equilíbrio.

Se pretendes viver retamente, não dês a César o vinagre da crítica acerba. Ajuda-o com o teu trabalho eficiente, no sadio desejo de acertar, convicto de que ele e nós somos filhos do mesmo Deus.

🍄🌱🍄
EMMANUEL
Chico Xavier
Obra: Pão Nosso
🍄🌱🍄

Estar Bem Consigo Mesmo


Deus!

Extingue-me o vazio interior, a desesperança, o desalento.
Preciso fazer um ajuste por dentro de mim, uma correção, uma melhoria, um encontro comigo mesmo,
a fim de que as minhas energias apareçam, renovem-se,
não se percam ou dispersem.

Sinto grande necessidade de encontrar paz, de exercer mais as minhas qualidades, de firmar-me,
de fazer a minha vontade ser mais clara, de descobrir como agir e me realizar de verdade.

Ajuda-me, ó Deus, a vencer o vazio e a fazer este ajuste: usar as minhas forças,
no dia-a-dia, em ação concreta, na hora precisa.
Assim, descobrindo-me, reencontrando-me, firmando-me, exprimindo o que sou, o que penso e o que posso fazer,
crio condições para a vinda da paz.

Vê-la-ei brotar e senti-la-ei,
porque estarão resolvidas as questões atormentadoras.
Abençoa, Deus, os meus propósitos, e concede-me as luzes, a alegria e a prosperidade de que preciso.
Agradeço-Te por tudo.

Obrigado, Deus, muito obrigado!

🍄🌱🍄
Lourival Lopez
🍄🌱🍄

DIANTE DA CONSCIÊNCIA


Tua prosperidade não transparece unicamente da face material do teu dinheiro, das tuas posses, da tua casa, dos teus bens.

Ela se compõe das experiências que ajuntaste, de alma transida, ante as incompreensões que te cercaram as horas, com as quais saberás esquecer amarguras e ofensas.

Forma-se dos conhecimentos nobilitantes que amealhaste pelo estudo perseverante, com que te habilitas ao privilégio de minorar as fadigas e o sofrimento dos irmãos que te acompanham à retaguarda, sem luz que os norteie...

Ergue-se das palavras temperadas de prudência e de amor que as provações atravessadas com paciência te acumularam no escrínio da alma, transfigurando-te em socorro aos caídos...

Elava-se dos gestos de compaixão, que amontoaste à custa das disciplinas a que te submeteste em favor dos que amas, pelas quais adquiriste o tato capaz de arredas a discórdia no nascedouro...

Avoluma-se nas migalhas de tempo, que saber extrair das obrigações retamente cumpridas, para que te não falte a oportunidade de trabalhar no amparo aos menos felizes...

Tua prosperidade brilha nos exemplos de fraternidade com que dignificas a vida nas demonstrações de altruísmo com que suprimes a crueldade, nos testemunhos de fé
renovadora com que levantas os tíbios ou nos atos de humildade com que desarmas a delinquência.

Reparte com o próximo os valores que transportas no espírito...

Aquele que verdadeiramente serve distribui sem nunca se empobrecer.

Quem mais deu e quem mais dá sobre a Terra é Jesus Cristo, cuja riqueza verte, infinita, dos tesouros do coração.

🍄🌱🍄
Emmanuel
Francisco Cândido Xavier
Obra: Caminho Espírita
🍄🌱🍄