sábado, 13 de abril de 2024

Gratidão continuada


Não deixe de manifestar gratidão aos membros de sua família, aos amigos e conhecidos. 

Não é, porém, da gratidão comum, que consiste em dizer "muito obrigado", que estamos falando. 

É de gratidão continuada, demonstrada em nosso exemplo, pelo fato de eles nos cercarem com seu afeto e contribuírem para nosso aperfeiçoamento, com sua ajuda e até com suas incompreensões.

🌾🌺🌾
Carlos Pastorino
Obra: Minutos de sabedoria
🌾🌺🌾

13 de abril

Eu sou sua fonte de suprimentos e tudo que Eu tenho é seu.

Minha infinita abundância está disponível para todos, mas seus pensamentos devem ser sempre de abundância, jamais de falta ou privação.

Sinta sua consciência se expandir mais e mais, sem limitações, porque limites causam bloqueios no fluir constante.

Com as limitações surge o medo, e com o medo surge a estagnação, e quando algo se toma estagnado, a circulação é interrompida e ele morre.

Mantenha a circulação fluindo.

Havendo um constante dar e receber em todos os níveis, você entenderá o significado de Minha infinita abundância.

Saiba que você e Eu somos um e que você é um com toda a riqueza do mundo, e que nada é guardado para o indivíduo, nada é amealhado.

Tudo está à disposição para ser usado sabiamente.

Seja um bom depositário dos Meus bens e dons.

Peça a Minha orientação e direção sobre como melhor utilizar Meu infinito suprimento.

🌾🌺🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾🌺🌾

 






🌾🌺🌾

Mensagem do ESE:

A fé e a caridade

Disse-vos, não há muito, meus caros filhos, que a caridade, sem a fé, não basta para manter entre os homens uma ordem social capaz de os tornar felizes. Pudera ter dito que a caridade é impossível sem a fé. Na verdade, impulsos generosos se vos depararão, mesmo entre os que nenhuma religião têm; porém, essa caridade austera, que só com abnegação se pratica, com um constante sacrifício de todo interesse egoístico, somente a fé pode inspirá-la, porquanto só ela dá se possa carregar com coragem e perseverança a cruz da vida terrena.

Sim, meus filhos, é inútil que o homem ávido de gozos procure iludir-se sobre o seu destino nesse mundo, pretendendo ser-lhe licito ocupar-se unicamente com a sua felicidade. Sem dúvida, Deus nos criou para sermos felizes na eternidade; entretanto, a vida terrestre tem que servir exclusivamente ao aperfeiçoamento moral, que mais facilmente se adquire com o auxílio dos órgãos físicos e do mundo material.

Sem levar em conta as vicissitudes ordinárias da vida, a diversidade dos gostos, dos pendores e das necessidades, é esse também um meio de vos aperfeiçoardes, exercitando-vos na caridade. Com efeito, só a poder de concessões e sacrifícios mútuos podeis conservar a harmonia entre elementos tão diversos.

Tereis, contudo, razão, se afirmardes que a felicidade se acha destinada ao homem nesse mundo, desde que ele a procure, não nos gozos materiais, sim no bem. A história da cristandade fala de mártires que se encaminhavam alegres para o suplício. Hoje, na vossa sociedade, para serdes cristãos, não se vos faz mister nem o holocausto do martírio, nem o sacrifício da vida, mas única e exclusivamente o sacrifício do vosso egoísmo, do vosso orgulho e da vossa vaidade. Triunfareis, se a caridade vos inspirar e vos sustentar a fé.

🌾🌺🌾
— Espírito protetor. (Cracóvia, 1861.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XI, item 13.)
🌾🌺🌾

Cuidar do corpo


Atividade física, todos os dias, de trinta minutos sem qualquer violência, agressividade ou artificialismos.
Caminhadas, cuidar de hortaliças, serviços caseiros, lavar um veículo, tudo se soma.

Nada de estresse, hora marcada, academias, personal treiner.
Nosso DNA está acostumado há milênios com a simplicidade.
A natureza não dá saltos.
Tudo deve ser feito com naturalidade, sem programação estressante, pois desmotiva-se, acaba-se sem fazer nada.
Não se sabe de alguém que tenha feito um programa massificante de academias ou personal treiner por alguns anos, sem interrupção.
São apenas modismo desnecessário e passageiros.

Os longevos, não fizeram nada disso e nem fazem.
Simplesmente a fórmula ideal é de pouco alimento, atividade física leve e constante sem parar.

Tudo com muita vontade de viver, fugindo dos problemas, ignorando-os ou sabendo administrá-los.
Eis o segredo.
Não se apegar a nada nem a ninguém, pois nada e ninguém é nosso, nós também somos emprestados para passar algumas horas vestidos na cápsula física.
Fuja das preocupações, do pessimismo, do estresse, da depressão, de que não é amado ou amada, cante sempre melodias alegres, principalmente no banheiro;
o canto é a chave da alma e o sorriso o tempero da vida.
Nossa Mãe Santíssima aproximava-se das condenadas a morte, no círculo de Roma, para dizer-lhes nos ouvidos, cante, cante sem parar.
Elas, ébrias de amor desciam até o picadeiro e se entregavam às fogueiras e às feras, cantando até a morte.

Portanto cante, cante todos os dias.

Problemas sérios, graves, devem ser solucionados pela meditação e seu Anjo da Guarda, ou se preferir procure uma pessoa boa, de excelentes qualidades morais e religiosas e encontrará a solução, abrindo seu coração com ela, evite contar a terceiros, despreparados para ajudar e sempre aumentam o problema.

🌾🌺🌾
Dirceu Abdala
🌾🌺🌾

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Humildade


Uma das principais características de quem cultiva a humildade é saber ouvir.

Escutar as mais conflitantes opiniões a seu respeito e não tangenciar para o desculpismo.

Justificar com serena eloquência as mazelas do próximo, silenciando, porém, diante das acusações que recebe.

Toda e qualquer mentira a si mesma se contesta.

A humildade é uma atitude estóica.

A aparente passividade dos humildes é a mais ativa e corajosa de todas as reações que se possam esboçar.

Quando o Cristo argumentou com o exemplo, como no episódio do Calvário, foi que Ele conseguiu falar mais alto à consciência da Humanidade.

A Manjedoura e a Cruz se constituem, pois, em indeléveis marcos de sua luminosa passagem na Terra.

Os humildes são aqueles que, debaixo dos maiores reveses, sempre triunfam com galhardia.

Sem que se inicie na virtude da humildade, ninguém começa a promover a menor mudança dentro de si.

🌹🍃🌹
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: Os 3 passos do autoconhecimento
🌹🍃🌹

12 de abril

Agradeça por tudo que você tem, por tudo que recebe e por tudo que ainda vai receber.

Nunca pare de agradecer, porque é a atitude positiva em relação à vida e o próprio ato de agradecer que atraem o melhor para você.

Agradecer ajuda o coração e a mente a se abrirem; ajude sua consciência a se expandir.

Você sempre terá algo pelo que agradecer e quando você começar a fazê-lo e contar suas bênçãos, estas vão aumentar.

Você irá compreender como é abençoado, pois tudo que Eu tenho é seu e Meus depósitos de abundância estão transbordantes e nada lhe faltará.

Suas necessidades serão maravilhosamente supridas e nesse estado de consciência você será capaz de doar sem contar os custos, pois é doando que se recebe.

Quanto mais você doar, mais espaço você terá para receber.

🌹🍃🌹
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌹🍃🌹

 





🌹🍃🌹

Mensagem do ESE:

Não julgueis, para não serdes julgados. Atire a primeira pedra aquele que estiver sem pecado

Não julgueis, a fim de não serdes julgados; — porquanto sereis julgados conforme houverdes julgado os outros; empregar-se-á convosco a mesma medida de que voz tenhais servido para com os outros. (S. MATEUS, cap. VII, vv. 1 e 2.)

Então, os escribas e os fariseus lhe trouxeram uma mulher que fora surpreendida em adultério e, pondo-a de pé no meio do povo, — disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher acaba de ser surpreendida em adultério; — ora, Moisés, pela lei, ordena que se lapidem as adúlteras. Qual sobre isso a tua opinião?” — Diziam isto para o tentarem e terem de que o acusar. Jesus, porém, abaixando-se, entrou a escrever na terra com o dedo. — Como continuassem a interrogá-lo, ele se levantou e disse: “Aquele dentre vós que estiver sem pecado, atire a primeira pedra.” — Em seguida, abaixando-se de novo, continuou a escrever no chão. — Quanto aos que o interrogavam, esses, ouvindo-o falar daquele modo, se retiraram, um após outro, afastando-se primeiro os velhos. Ficou, pois, Jesus a sós com a mulher, colocada no meio da praça.
Então, levantando-se, perguntou-lhe Jesus: “Mulher, onde estão os que te acusaram? Ninguém te condenou?” — Ela respondeu: “Não, Senhor.” Disse-lhe Jesus: “Também eu não te condenarei. Vai-te e de futuro não tornes a pecar.” (S. JOÃO, cap. VIII, vv. 3 a 11.)

“Atire-lhe a primeira pedra aquele que estiver isento de pecado”, disse Jesus. Essa sentença faz da indulgência um dever para nós outros, porque ninguém há que não necessite, para si próprio, de indulgência. Ela nos ensina que não devemos julgar com mais severidade os outros, do que nos julgamos a nós mesmos, nem condenar em outrem aquilo de que nos absolvemos. Antes de profligarmos a alguém uma falta, vejamos se a mesma censura não nos pode ser feita.

O reproche lançado à conduta de outrem pode obedecer a dois móveis: reprimir o mal, ou desacreditar a pessoa cujos atos se criticam. Não tem escusa nunca este último propósito, porquanto, no caso, então, só há maledicência e maldade. O primeiro pode ser louvável e constitui mesmo, em certas ocasiões, um dever, porque um bem deverá daí resultar, e porque, a não ser assim, jamais, na sociedade, se reprimiria o mal. Não cumpre, aliás, ao homem auxiliar o progresso do seu semelhante? Importa, pois, não se tome em sentido absoluto este princípio: “Não julgueis se não quiserdes ser julgado”, porquanto a letra mata e o espírito vivifica.

Não é possível que Jesus haja proibido se profligue o mal, uma vez que ele próprio nos deu o exemplo, tendo-o feito, até, em termos enérgicos. O que quis significar é que a autoridade para censurar está na razão direta da autoridade moral daquele que censura. Tornar-se alguém culpado daquilo que condena noutrem é abdicar dessa autoridade, é privar-se do direito de repressão. A consciência íntima, ao demais, nega respeito e submissão voluntária àquele que, investido de um poder qualquer, viola as leis e os princípios de cuja aplicação lhe cabe o encargo. Aos olhos de Deus, uma única autoridade legítima existe: a que se apóia no exemplo que dá do bem. É o que, igualmente, ressalta das palavras de Jesus.

🌹🍃🌹
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, itens 11 a 13.)
🌹🍃🌹

Evite atropelar-se


(...)
Exercite-se na paz diariamente.
-
Quando vir que se desarmoniza, que se excita por nada e que está levando os nervos à flor da pele, não demore em buscar o auxílio da prece;
não titubeie em procurar um ambiente que lhe inspire suavidade, para que leve adiante o seu feliz exercício da auto-harmonização.
-
Busque a paz por dentro d’alma.
-
Evite atropelar-se, porque você não resolverá nada assim, pois tudo será solucionado na hora certa, com as providências devidamente tomadas, sem atropelos.

🌹🍃🌹
Joanes
Raul Teixeira
🌹🍃🌹

quinta-feira, 11 de abril de 2024

Não diga


 Não se diga pior em momento algum.

Se você já consegue escutar com paciência nas horas difíceis…

 Se pode silenciar a própria irritação nas horas amargas…

 Se tem ânimo para sofrer sem lamentação…

Se já suporta os problemas da própria casa, procurando soluciona-los sem azedume e sem queixa…

Se tem força para calar esse ou aquele assunto infeliz…

Se respeita a liberdade dos outros…

Se aguenta a visita da enfermidade sem alarmar o ambiente onde se encontre…

Se desculpa ofensas reconhecendo que somos também capazes de ofender…

Se procura o trabalho com alegria…

 Se confia em Deus e espera por Deus, sem desesperar, sejam quais sejam as circunstâncias da vida…

 Então, você já terá melhorado muito e prosseguirá sempre melhor.

🪴🌼🪴
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Paz e libertação
🪴🌼🪴

11 de abril

Você está no mundo mas não faz parte dele.

Não é preciso que as maneiras mundanas o arrastem para baixo.

Tire proveito delas, mas não tente possuí-las, nem permita que elas o possuam.

Na Nova Era não é necessário sair por aí vestido de mendigo, declarando que é um miserável pecador, indigno de ser.

Meu amado filho: todo este ensinamento pertence ao passado e é falso e irreal.

Aceite que somos um e que EU ESTOU em você.

Sinta-se alçado para fora da escuridão destes falsos ensinamentos e para dentro da luz.

Deixe para trás o que é velho e permita que morra de morte natural.

Entre no novo, renascido no Espírito e na verdade, e conheça o significado da liberdade.

Eu preciso de você livre, não amarrado no ego e autopreocupação. Seja como uma criancinha, livre e alegre e viva o presente já.

🪴🌼🪴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🪴🌼🪴







🪴🌼🪴

MENSAGEM DO ESE:

A lei de amor

O amor resume a doutrina de Jesus toda inteira, visto que esse é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso feito. Em sua origem, o homem só tem instintos; quando mais avançado e corrompido, só tem sensações; quando instruído e depurado, tem sentimentos. E o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior que condensa e reúne em seu ardente foco todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas. A lei de amor substitui a personalidade pela fusão dos seres; extingue as misérias sociais. Ditoso aquele que, ultrapassando a sua humanidade, ama com amplo amor os seus irmãos em sofrimento! ditoso aquele que ama, pois não conhece a miséria da alma, nem a do corpo. Tem ligeiros os pés e vive como que transportado, fora de si mesmo. Quando Jesus pronunciou a divina palavra — amor, os povos sobressaltaram-se e os mártires, ébrios de esperança, desceram ao circo.

O Espiritismo a seu turno vem pronunciar uma segunda palavra do alfabeto divino. Estai atentos, pois que essa palavra ergue a lápide dos túmulos vazios, e a reencarnação, triunfando da morte, revela às criaturas deslumbradas o seu patrimônio intelectual. Já não é ao suplício que ela conduz o homem: conduzi-lo à conquista do seu ser, elevado e transfigurado. O sangue resgatou o Espírito e o Espírito tem hoje que resgatar da matéria o homem.

Disse eu que em seus começos o homem só instintos possuía. Mais próximo, portanto, ainda se acha do ponto de partida, do que da meta, aquele em quem predominam os instintos. A fim de avançar para a meta, tem a criatura que vencer os instintos, em proveito dos sentimentos, isto é, que aperfeiçoar estes últimos, sufocando os germes latentes da matéria. Os instintos são a germinação e os embriões do sentimento; trazem consigo o progresso, como a glande encerra em si o carvalho, e os seres menos adiantados são os que, emergindo pouco a pouco de suas crisálidas, se conservam escravizados aos instintos. O Espírito precisa ser cultivado, como um campo. Toda a riqueza futura depende do labor atual, que vos granjeará muito mais do que bens terrenos: a elevação gloriosa. É então que, compreendendo a lei de amor que liga todos os seres, buscareis nela os gozos suavíssimos da alma, prelúdios das alegrias celestes.

🪴🌼🪴
— Lázaro. (Paris, 1862.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XI, item 8.)
🪴🌼🪴

Não Resolve


Não resolve usar gentileza apenas na rua. É preciso ser gentil em casa.

Não resolve exaltar o perdão apenas em público. É preciso perdoar na intimidade do lar.

Não resolve propagar o amor apenas no grupo religioso. É preciso amar no templo doméstico.

Não resolve anunciar a caridade apenas aos outros. É preciso ser caridoso em família.

Não resolve exibir compreensão apenas aos estranhos. É preciso compreender os parentes.

Não resolve aparentar humildade apenas em ocasiões especiais. É preciso ser humilde no dia a dia.

Não resolve mostrar bondade apenas na assistência aos necessitados. É preciso ser bom com os mais próximos.

Não resolve divulgar o bem apenas na tribuna. É preciso expurgar o mal do coração.

Não resolve viver de aparências. A hipocrisia é clima propicio à atuação de Espíritos perversos.

Não te esqueças, pois, do esforço constante na renovação íntima, porque, no que diz respeito à influência espiritual, é oportuno e verdadeiro inverter o provérbio:
"Dize-me quem és e te direi com quem andas".

🪴🌼🪴
André Luiz
Chico Xavier
🪴🌼🪴

quarta-feira, 10 de abril de 2024

O justo remédio


Quanto, porém, à caridade fraternal, não necessitais que vos escreva, porque já vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros.” — Paulo. (1 TESSALONICENSES, 4.9)

Em sua missão de Consolador, recebe o Espiritismo milhares de consultas partidas de almas ansiosas, que imploram socorro e solução para diversos problemas.

Aqui, é um pai que não compreende e confia-se a sistemas cruéis de educação.

Ali, é um filho rebelde e ingrato, que foge à beleza do entendimento.

Acolá, é um amigo fascinado pelas aparências do mundo, e que abandona os compromissos com o ideal superior.

Além, é um irmão que se nega ao concurso fraterno.

Noutra parte, é o cônjuge que deserta do lar.

 Mais adiante, é o chefe de serviço, insensível e contundente.

Contudo, o remédio para a extinção desses velhos enigmas das relações humanas está indicado, há séculos, nos ensinamentos da Boa Nova.

A caridade fraternal é a chave de todas as portas para a boa compreensão.

O discípulo do Evangelho é alguém que foi admitido à presença do Divino Mestre para servir.

 A recompensa de semelhante trabalhador, efetivamente, não pode ser aguardada no imediatismo da Terra.

 Como colocar o fruto na fronde verde da plantinha nascente?

Como arrancar a obra-prima do mármore com o primeiro golpe do cinzel?

Quem realmente ama, em nome de Jesus, está semeando para a colheita na Eternidade.

Não procuremos orientação com os outros para assuntos claramente solucionáveis por nosso esforço.

Sabemos que não adianta desesperar ou amaldiçoar…

Cada Espírito possui o roteiro que lhe é próprio.

 Saibamos caminhar, portanto, na senda que a vida nos oferece, sob a luz da caridade fraternal, hoje e sempre.

💐🌱💐
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Fonte viva
💐🌱💐

10 de abril

Você faz a sua vida.

Por que não encontrar o melhor em cada situação e aproveitar cada momento, sem se importar com o lugar que você está ou com o que está fazendo?

Não perca tempo e energia desejando estar em outro lugar, fazendo outra coisa.

Você pode não compreender sempre porque está fazendo aquilo, naquele momento, mas pode estar certo que sempre há uma boa razão e uma lição a ser aprendida.

Não lute contra, mas descubra qual é a lição e aprenda-a bem depressa para poder seguir em frente.

Você não gostaria de permanecer estático, não é?

Parando de resistir e simplesmente aceitando, aprendendo e incorporando as lições, você verá que a vida ficará mais simples e você apreciará as mudanças que irão acontecer.

Uma planta não resiste ao crescimento e às mudanças; simplesmente flui e desabrocha perfeitamente.

Por que você não faz o mesmo?

💐🌱💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🌱💐





💐🌱💐

MENSAGEM DO ESE:

A desgraça real

Toda a gente fala da desgraça, toda a gente já a sentiu e julga conhecer-lhe o caráter múltiplo. Venho eu dizer-vos que quase toda a gente se engana e que a desgraça real não é, absolutamente, o que os homens, isto é, os desgraçados, o supõem. Eles a vêem na miséria, no fogão sem lume, no credor que ameaça, no berço de que o anjo sorridente desapareceu, nas lágrimas, no féretro que se acompanha de cabeça descoberta e com o coração despedaçado, na angústia da traição, na desnudação do orgulho que desejara envolver-se em púrpura e mal oculta a sua nudez sob os andrajos da vaidade. A tudo isso e a muitas coisas mais se dá o nome de desgraça, na linguagem humana. Sim, é desgraça para os que só vêem o presente; a verdadeira desgraça, porém, está nas conseqüências de um fato, mais do que no próprio fato. Dizei-me se um acontecimento, considerado ditoso na ocasião, mas que acarreta conseqüências funestas, não é, realmente, mais desgraçado do que outro que a princípio causa viva contrariedade e acaba produzindo o bem. Dizei-me se a tempestade que vos arranca as arvores, mas que saneia o ar, dissipando os miasmas insalubres que causariam a morte, não é antes uma felicidade do que uma infelicidade.

Para julgarmos de qualquer coisa, precisamos ver-lhe as conseqüências. Assim, para bem apreciarmos o que, em realidade, é ditoso ou inditoso para o homem, precisamos transportar-nos para além desta vida, porque é lá que as conseqüências se fazem sentir. Ora, tudo o que se chama infelicidade, segundo as acanhadas vistas humanas, cessa com a vida corporal e encontra a sua compensação na vida futura.

Vou revelar-vos a infelicidade sob uma nova forma, sob a forma bela e florida que acolheis e desejais com todas as veras de vossas almas iludidas. A infelicidade é a alegria, é o prazer, é o tumulto, é a vã agitação, é a satisfação louca da vaidade, que fazem calar a consciência, que comprimem a ação do pensamento, que atordoam o homem com relação ao seu futuro. A infelicidade é o ópio do esquecimento que ardentemente procurais conseguir.

Esperai, vós que chorais! Tremei, vós que rides, pois que o vosso corpo está satisfeito! A Deus não se engana; não se foge ao destino; e as provações, credoras mais impiedosas do que a matilha que a miséria desencadeia, vos espreitam o repouso ilusório para vos imergir de súbito na agonia da verdadeira infelicidade, daquela que surpreende a alma amolentada pela indiferença e pelo egoísmo.

Que, pois, o Espiritismo vos esclareça e recoloque, para vós, sob verdadeiros prismas, a verdade e o erro, tão singularmente deformados pela vossa cegueira! Agireis então como bravos soldados que, longe de fugirem ao perigo, preferem as lutas dos combates arriscados à paz que lhes não pode dar glória, nem promoção! Que importa ao soldado perder na refrega armas, bagagens e uniforme, desde que saia vencedor e com glória? Que importa ao que tem fé no futuro deixar no campo de batalha da vida a riqueza e o manto de carne, contanto que sua alma entre gloriosa no reino celeste?

💐🌱💐
— Delfina de Girardin. (Paris, 1861.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 24.)
💐🌱💐

Teu Gênio


Passa a examinar o teu gênio e verifica a tua conduta dentro do teu lar, porque a doença moral se cura com a nossa auto-educação; somos médicos de nós mesmos e senhores de nosso destino, depois de Deus. Quem não se conhece, distinguindo o mau gênio que possui? Quem não se conhece,
distinguindo a natureza que tem? Confere todos os dias o que fazes da vida, diante dos teus e da tua consciência, e vê com Jesus o que deves fazer para o teu próprio bem.

“Conhece-te a ti mesmo”, fala milenária de um sábio, que vigora na eternidade. Quem conhece a si mesmo, sabe o que fazer da vida e nunca se esquece da educação - versus disciplina - por onde quer que seja. Luta contigo mesmo, nas horas em que faltar a tua vigilância, e procura corrigir as tuas fraquezas, para que alguém veja que estás te esforçando no teu aprimoramento. Existem três mundos conjugados uns com os outros, que pedem harmonia: tua vida, teu lar e a humanidade.

Queiramos ou não, estamos ligados por laços divinos e humanos, onde a seiva da vida corre e nos sustenta a todos. Daí parte a necessidade de vivermos em paz com todas as criaturas, de respeitá-las nos seus direitos, pela aplicação dos nossos deveres. Se dizes que o teu gênio é esse mesmo, que nasceste com ele, te enganas; estás em uma escola onde as leis são os professores e a dor, a corrigenda, que por vezes usa a violência. Se não aceitas a ordem estabelecida pela divindade, coopera contigo mesmo, difundindo e usando o amor pelos processos mais simples da natureza, para que a paz te procure. O teu gênio pode ser mudado, desde que seja para melhor; torna a analisar o que fazes das horas, rememora à noite o que fizeste durante o dia e, se a consciência em Cristo não aprovar, muda, e torna a mudar quantas vezes forem necessárias, até que o coração, aliando-se à
inteligências sinta a tranquilidade imperturbável. Tem confiança em Deus, porque Ele é Deus de
Amor e Fonte Criadora de todas as vidas - a Vida Universal.

A palavra chave por excelência é Cristo, Pastor insuperável, Enviado de Deus, como se fosse a presença do próprio Pai, personificação do Amor entre as criaturas. Ele, o Mestre, para quem entende a Sua vinda à Terra, veio e nunca se foi; está conosco e ficará eternamente, vibrando em nossos corações, pela herança de luz que nos deixou a todos. Na filosofia divina Ele Se dividiu, pela quantidade de almas que existem e entrou em todos os corações, onde mora, doando vida, pela misericórdia do Senhor. Basta descobri-Lo, sentindo a Sua presença e dela desfrutarmos a felicidade.

Estamos batendo nesta casa; abre, meu filho, as portas, para que nela se acenda a luz do Evangelho, e despertem em teu coração os talentos da verdade, e a paz reine em toda a tua família e em vossos corações.

Se o teu gênio for bom, aprimora mais essas qualidades; se já aprimoraste, torna a melhorar a tua vida; o progresso é eterno e a vida continua em todas as direções, porque Deus é eterno e nós outros, todos os Seus filhos, vivemos na eternidade com Ele. Desejamos, para a tu a casa e o teu coração, a paz do teu gênio e a paz de Cristo, na luz de Deus.

💐🌱💐
Ayres
João Nunes Maia
💐🌱💐

terça-feira, 9 de abril de 2024

Harmonização


Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito.” — Paulo (1 Coríntios, 6.20)

Atentos à palavra evangélica, observamos que o homem deve realizar a Glorificação de Deus em sua existência.

Em todas as épocas, inúmeros intérpretes dos ensinamentos de Jesus e dos apóstolos tentaram semelhante edificação, partindo, todavia, de princípios contraproducentes.

Muitos religiosos tentaram-na, atormentando o corpo ao invés de discipliná-lo, embotando o espírito nas sombras dogmáticas, em lugar de esclarece-lo.

Essa Glorificação, entretanto, deverá ser levada a efeito no corpo e no espírito.

Não se pode esquecer a noção de equilíbrio que deve reger toda expressão da vida.

O mundo, substancialmente, considerado, é o Paraíso que jamais se distanciou de nós outros.

Seus característicos de paisagem revelam o Éden repleto de árvores, flores e luzes.

O Planeta, contudo, precisa receber expressões de Deus manifestado nas criaturas.

A Natureza em todos os seus planos Glorifica o Senhor, mas o homem, na generalidade, não conhece a Realização Sublime, costumando transformar o alimento em tóxico e o sentimento em paixão destruidora.

Não mais suplícios às células orgânicas, nem ociosidade beatífica na falsa visão espiritual.

Corpo e Espírito devem andar harmoniosos e belos nas Leis Divinas do ritmo.

 Deus pode ser Glorificado no ato de comer, de banhar-se, na organização da família, do trabalho, em todos os gêneros de vida honesta e de luta construtiva.

Muitos crentes, em todos os setores da fé, quiseram transformar a Glorificação em movimento convencionalista.

Usa-se o corpo nas igrejas para genuflexões ou atitudes contemplativas e fora dela em todos os desmandos e absurdos de licenciosidade e indisciplina.

Não se pode Glorificar a Deus no sentido unilateral.

A Presença Divina transparece de todas as cousas e em todos os lugares.

 A vida com suas leis prodigiosas está pedindo aos homens Glorifiquem a Deus, manifestando-O.

Somente assim, integrar-se-á o Planeta na Harmonia do Universo.

🍄🌺🍄
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Harmonização
🍄🌺🍄

09 de Abril

Um majestoso templo só pode ser construído sobre sólidas fundações.

Não se pode construir o novo céu e a nova terra sem amor; o amor que se tem uns pelos outros e o amor por Mim.

O amor começa nas pequenas coisas e se espalha.

Plante sementes de amor onde quer que você vá e observe-as crescer e florescer.

Sementes de amor plantadas nos mais duros corações começarão eventualmente a crescer; pode levar algum tempo até elas germinarem, mas se forem tratadas com amor e carinho, acabarão por desabrochar.

Não desanime com ninguém; simplesmente derrame seu amor e não deixe que seu coração se endureça.

Pare de tentar justificar-se ou às suas ações.

Pare de culpar os outros.

Procure em seu coração, entenda-se e encontre a perfeita paz de coração e mente.

Aí então você poderá seguir em frente com verdadeira liberdade e alegria, irradiando cada vez mais amor.

Amor nunca é demais. Deixe que ele flua livremente.

🍄🌺🍄
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍄🌺🍄





🍄🌺🍄

Mensagem do ESE:

A parentela corporal e a parentela espiritual

Os laços do sangue não criam forçosamente os liames entre os Espíritos. O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito, porquanto o Espírito já existia antes da formação do corpo. Não é o pai quem cria o Espírito de seu filho; ele mais não faz do que lhe fornecer o invólucro corpóreo, cumprindo-lhe, no entanto, auxiliar o desenvolvimento intelectual e moral do filho, para fazê-lo progredir.

Os que encarnam numa família, sobretudo como parentes próximos, são, as mais das vezes, Espíritos simpáticos, ligados por anteriores relações, que se expressam por uma afeição recíproca na vida terrena.

 Mas, também pode acontecer sejam completamente estranhos uns aos outros esses Espíritos, afastados entre si por antipatias igualmente anteriores, que se traduzem na Terra por um mútuo antagonismo, que aí lhes serve de provação. Não são os da consangüinidade os verdadeiros laços de família e sim os da simpatia e da comunhão de idéias, os quais prendem os Espíritos antes, durante e depois de suas encarnações. Segue-se que dois seres nascidos de pais diferentes podem ser mais irmãos pelo Espírito, do que se o fossem pelo sangue. Podem então atrair-se, buscar-se, sentir prazer quando juntos, ao passo que dois irmãos consanguíneos podem repelir-se, conforme se observa todos os dias: problema moral que só o Espiritismo podia resolver pela pluralidade das existências. (Cap. IV, nº 13.)

Há, pois, duas espécies de famílias: as famílias pelos laços espirituais e as famílias pelos laços corporais. Duráveis, as primeiras se fortalecem pela purificação e se perpetuam no mundo dos Espíritos, através das várias migrações da alma; as segundas, frágeis como a matéria, se extinguem com o tempo e muitas vezes se dissolvem moralmente, já na existência atual. Foi o que Jesus quis tornar compreensível, dizendo de seus discípulos: Aqui estão minha mãe e meus irmãos, isto é, minha família pelos laços do Espírito, pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

A hostilidade que lhe moviam seus irmãos se acha claramente expressa em a narração de São Marcos, que diz terem eles o propósito de se apoderarem do Mestre, sob o pretexto de que este perdera o espírito. Informado da chegada deles, conhecendo os sentimentos que nutriam a seu respeito, era natural que Jesus dissesse, referindo-se a seus discípulos, do ponto de vista espiritual: “Eis aqui meus verdadeiros irmãos.” Embora na companhia daqueles estivesse sua mãe, ele generaliza o ensino que de maneira alguma implica haja pretendido declarar que sua mãe segundo o corpo nada lhe era como Espírito, que só indiferença lhe merecia. Provou suficientemente o contrário em várias outras circunstâncias.

🍄🌺🍄
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIV, item 8.)
🍄🌺🍄

Reflexos


Impressões negativas?
Não precisas dize-las.

Anotando defeitos,
procura as qualidades.

Com motivos de queixa,
não reclames. Espera.

Críticas sem proveito
destacam-te o perfil.

Encontramos nos outros
o que temos em nós.

Só vemos o que temos,
isso é da Lei de Deus.

🍄🌺🍄
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Caminhos
🍄🌺🍄

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Tentação e discernimento


Um homem rogava socorro a Deus para superar as tentações que lhe atormentavam os pensamentos.

Quando mais se sensibilizava nas súplicas, eis que um Emissário da Sabedoria Divina lhe respondeu, nos recessos da consciência:

— Irmão, se já conheces as tentações que te assaltam, isso significa que Deus já te concedeu o apoio preciso a fim de vence-las. Essa força, que está no discernimento, jaz em ti mesmo. Basta usá-la.

🌾🥀🌾
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Excursão de paz
🌾🥀🌾

08 de abril

Não se apoie em ninguém.

Você não precisa de bengalas e afirmações exteriores porque tudo que você precisa está em seu interior.

Todos anseiam pela paz interior e é lá que ela sempre está.

Você se dá um tempo para conseguir enxergar a verdade ou você aceita gratuitamente tudo o que ouve e vê?

Quando você tem uma certeza interior, nada nem ninguém, poderá afetá-lo.

É algo tão verdadeiro para você que, mesmo que o mundo todo fosse contra, nada abalaria sua crença.

Você seria capaz de continuar calmamente o seu caminho sem ser perturbado ou abalado.

Esta é a alegria e a força da sabedoria interior.

É o que pode lhe proporcionar paz além de toda imaginação.

Portanto, quando você estiver em dúvida, recolha-se e procure pela verdade e Eu a revelarei para você; e então, você poderá seguir seu caminho em paz e com confiança.

🌾🥀🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾🥀🌾





🌾🥀🌾

MENSAGEM DO ESE:

Aborrecer Pai e Mãe

1 – E muita gente ia com ele; e voltando Jesus para todos, lhes disse: Se alguém vem a mim, e não aborrece a seu pai e sua mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e ainda a sua mesma vida, não pode ser meu discípulo. E o que não leva a sua cruz, e vem em meu seguimento, não pode ser meu discípulo. – Assim, pois, qualquer de vós que não dá de mão a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo. (Lucas, XIV: 25-27, 33).

2 – O que ama o pai ou a mãe, mais do que a mim, não é digno de mim; e o que ama o filho ou a filha, mais do que a mim, não é digno de mim. (Mateus, X: 37).

3 – Certas palavras, aliás muito raras, contrastam de maneira tão estranha com a linguagem do Cristo, que instintivamente repelimos o seu sentido literal, e a sublimidade da sua doutrina nada sofre com isso. Escritas depois da sua morte, desde que nenhum evangelho foi escrito durante a sua vida, podemos supor que, nesses casos, o fundo do seu pensamento não foi bem traduzido, ou ainda, o que não é menos provável, que o sentido primitivo tenha sofrido alguma alteração, ao passar de uma língua para outra. Basta que um erro tenha sido cometido uma vez, para que os copistas o reproduzissem, como se vê com freqüência nos fatos históricos.

A palavra odiar, nesta frase de Lucas: “Se alguém vem a mim, e não odeia a seu pai e sua mãe”, está nesse caso. Ninguém teria a idéia de atribuí-la a Jesus. Seria, pois, inútil discuti-la ou tentar justificá-la. Primeiro, seria necessário saber se ele a pronunciou, e, em caso afirmativo, se na língua em que ele se exprimia essa palavra tinha o mesmo sentido que na nossa. Nesta passagem de João: “Aquele que odeia a sua vida neste mundo a conserva para a vida eterna”, é evidente que ela não exprime a idéia que lhe atribuímos.(1) .

A língua hebraica não era rica, e muitas das suas palavras tinham diversos significados. É o que acontece, por exemplo, com aquela que, no Gênese, designa as frases da criação e servia ao mesmo tempo para exprimir um período de tempo qualquer e o período diurno. Disso resultou, mais tarde, a sua tradução pela palavra dia, e a crença de que o mundo fora feito em seis dias. O mesmo acontece com a palavra que designa um camelo e um cabo, porque os cabos eram feitos de pelos de camelo, e que foi traduzida por camelo, na alegoria da agulha. (Ver cap. XVI, nº 2)(2)

É necessário ainda considerar os costumes e as características dos povos que influem na natureza particular das línguas. Sem esse conhecimento, o sentido verdadeiro de certas palavras nos escapa. De uma língua para outra, a mesma palavra tem um sentido mais enérgico ou menos enérgico. Pode ser, numa língua, uma injúria ou uma blasfêmia, e nada significar, nesse sentido, em outra, conforme a idéia que exprima. Numa mesma língua as palavras mudam de significação com o passar dos séculos. É por isso que uma tradução rigorosamente literal nem sempre exprime perfeitamente o pensamento, e, para ser exata, faz-se por vezes necessário empregar, não os termos correspondentes, mas outras equivalentes ou circunlóquios explicativos.

Estas observações aplicam-se especialmente à interpretação das santas Escrituras, e em particular
aos Evangelhos. Se não levarmos em conta o meio em que Jesus vivia, ficamos sujeitos a enganos sobre o sentido de certas expressões e de certos fatos, em virtude do hábito de interpretarmos os outros de acordo com as nossas próprias condições. Assim, pois, é necessário não dar à palavra odiar (ou aborrecer) a acepção moderna, que é contrária ao espírito do ensinamento de Jesus. (Ver também o cap. XVI, nº 5 e segs.).
_____________________________
(1) No original francês, o verbo empregado é odiar, motivo porque o mantivemos no teto de Kardec. O texto evangélico acima reproduzido não é tradução do francês, mas da nossa tradução clássica da Bíblia, de Figueiredo, que emprega o verbo aborrecer. (Nota do Tradutor).

(2) Non odit, em latim; Kai ou misei, em grego, não quer dizer odiar, mas amar menos. O que o verbo grego misein exprime, o verbo hebreu, que Jesus deve ter empregado, o exprime ainda melhor, pois não significa apenas odiar, mas também amar menos, não amar igual a outro. No dialeto siríaco, que dizem ter sido o mais usado por Jesus, essa significação é ainda mais acentuada. É nesse sentido que ele é empregado no Gênese (XXIX: 30-31). “E Jacó amou também a Raquel, mais que a Lia, e Jeová, vendo que Lia era odiada…” É evidente que o verdadeiro sentido neste passo é: menos amada, e é assim que se deve traduzir. Em muitas outras passagens hebraicas, e sobretudo siríacas, o mesmo Raquel, mais que a Lia, e Jeová, vendo que Lia era odiada…” É evidente que o verdadeiro sentido neste passo é: menos amada, e é assim que se deve traduzir. Em muitas outras passagens hebraicas, e sobretudo siríacas, o mesmo verbo é empregado no sentido de : não amar tanto quanto a outro, e seria um contra-senso traduzi-lo por odiar,que tem outra acepção bem determinada. O texto de São Mateus resolve, aliás, toda a dificuldade. ( Nota de M. Pezzani).

🌾🥀🌾
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
🌾🥀🌾

A Paz nasce no Lar


Você já se deu conta de que as guerras, tanto quando a violência, nas suas múltiplas faces, nascem dentro dos lares?

Em tese, é no lar que aprendemos a ser violentos ou pacíficos, viciosos ou virtuosos.

Sim, porque quando o filho chega contando que um colega lhe bateu, os pais logo mandam que ele também bata no agressor.

Muitos pais ainda fazem mais, dizendo: "filho meu não traz desaforo para casa"; "se apanhar na rua, apanha em casa outra vez"!

Se o filho se queixa que alguém lhe xingou com palavrões, logo recebe a receita do revide: "faça o mesmo com ele". "vingue-se", "não deixe por menos".

Quando o amiguinho pega o brinquedo do filho, os pais intercedem dizendo: "tire dele, você é mais forte", "não seja bobo"!

Essas atitudes são muito comuns, e os filhos que crescem ouvindo essas máximas, só não aprendem a lição se tiverem alguma deficiência mental, ou se forem espíritos superiores, o que é raro na Terra.

O que geralmente acontece é que aprendem a lição e se tornam cidadãos agressivos, orgulhosos, vingativos e violentos. Ingredientes perfeitos para fomentar guerras e outros tipos de violências.

Se, ao contrário, os pais orientassem o filho com conselhos sábios, como: perdoe, tolere, compartilhe, ajude, colabore, esqueça a ofensa, não passe recibo para a agressividade, os filhos certamente cresceriam alimentando outra disposição íntima.

Seriam cidadãos capazes de lidar com as próprias emoções e dariam outro colorido à sociedade da qual fazem parte.

Formariam uma sociedade pacífica, pois quando uma pessoa age diante de uma agressão, ao invés de reagir, a violência não se espalha.

A paz só será uma realidade, quando os homens forem pacíficos, e isso só acontecerá investindo-se na educação da infância.

Os pais talvez não tenham se dado conta disso, mas a maioria dos vícios também são adquiridos portas à dentro dos lares.

É o pai incentivando o filho a beber, a fumar, a se prostituir, das mais variadas formas.

É a mãe vestindo a filha com roupas que despertam a sensualidade, a vaidade, a leviandade.

Meninas, desde os três anos, já estão vestidas como se fossem moças, com roupas e maquiagens que as mães fazem questão de lhes dar.

Isso tudo fará diferença mais tarde, quando esses meninos e meninas estiverem ocupando suas posições de cidadãos na sociedade.
Então veremos o político agredindo o colega em frente às câmeras, medindo forças e perdendo a compostura.

Veremos a mulher vulgarizada, desvalorizada, exibindo o corpo para ser popular.

Lamentavelmente muitos pais ainda não acordaram para essa realidade e continuam semeando sementes de violência e vícios no reduto do lar, que deveria ser um santuário de bênçãos.

Já é hora de pensar com mais seriedade a esse respeito e tomar atitudes para mudar essa triste realidade.

É hora de compreender que se quisermos construir um mundo melhor, os alicerces dessa construção devem ter suas bases firmes no lar.

🌾🥀🌾
Equipe de redação do site www.momento.com.br, com base em seminário proferido por Raul Teixeira, no VI SIMPÓSIO PARANAENSE DE ESPIRITISMO, no dia 27/05/03, e no cap. 61 do livro Pão Nosso, ed. FEB.
🌾🥀🌾