sábado, 6 de abril de 2024

Se nunca sofreste


Se nunca sofreste lutando por alguma causa justa;

se nunca erraste, atravessando a dor do desengano;

se nunca viste a incompreensão, em torno de ti, aprendendo a entender os incompreendidos;

se nunca choraste reconhecendo quanto doem as lágrimas alheias…

Decerto ainda dormes, no berçário de amor da Natureza.

E ninguém consegue, por enquanto, predizer a hora em que despertarás para iniciar a viagem na direção da Luz Imperecível.

🍄🌱🍄
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Material de construção
🍄🌱🍄

06 de abril

Existem muitas coisinhas no dia a dia que facilmente causam desunião e desarmonia.

Eleve-se acima delas e concentre-se no que realmente importa na vida: em seu amor por Mim, seu amor pelo próximo, seu trabalho pelo bem do todo, seu desapego do ego e de todas as mesquinharias que alimentam rixas pessoais.

Quando uma alma sente com firmeza que esta é a maneira certa e se recusa a ser influenciada, mais cedo ou mais tarde alguma coisa tem que acontecer.

Se você esticar um elástico até seu ponto máximo ou ele arrebenta ou, se é solto de repente, pula de volta e machuca você.

Mas se você lentamente o recolocar na posição inicial, sem arrebentá-lo ou soltá-lo, ele não causará dor ou sofrimento desnecessário.

Por que não abrir seu coração e relaxar lentamente a tensão?

Amor e compreensão sempre ajudam a suavizar o caminho.

🍄🌱🍄
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍄🌱🍄






🍄🌱🍄

Mensagem do ESE:

O homem de bem.

3. O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se ele interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele; enfim, se fez a outrem tudo o que desejara lhe fizessem.

Deposita fé em Deus, na sua bondade, na sua justiça e na sua sabedoria. Sabe que sem a sua permissão nada acontece e se lhe submete à vontade em todas as coisas.

Tem fé no futuro, razão por que coloca os bens espirituais acima dos bens temporais.

Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções são provas ou expiações e as aceita sem murmurar.

Possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem, sem esperar paga alguma; retribui o mal com o bem, toma a defesa do fraco contra o forte, e sacrifica sempre seus interesses à justiça.

Encontra satisfação nos benefícios que espalha, nos serviços que presta, no fazer ditosos os outros, nas lágrimas que enxuga, nas consolações que prodigaliza aos aflitos. Seu primeiro impulso é para pensar nos outros, antes de pensar em si, é para cuidar dos interesses dos outros antes do seu próprio interesse. O egoísta, ao contrário, calcula os proventos e as perdas decorrentes de toda ação generosa.

O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus.

Respeita nos outros todas as convicções sinceras e não lança anátema aos que como ele não pensam.

Em todas as circunstâncias, toma por guia a caridade, tendo como certo que aquele que prejudica a outrem com palavras malévolas, que fere com o seu orgulho e o seu desprezo a suscetibilidade de alguém, que não recua à ideia de causar um sofrimento, uma contrariedade, ainda que ligeira, quando a pode evitar, falta ao dever de amar o próximo e não merece a clemência do senhor.

Não alimenta ódio, nem rancor, nem desejo de vingança; a exemplo de Jesus, perdoa e esquece as ofensas e só dos benefícios se lembra, por saber que perdoado lhe será conforme houver perdoado.

É indulgente para as fraquezas alheias, porque sabe que também necessita de indulgência e tem presente esta sentença do Cristo: “Atire-lhe a primeira pedra aquele que se achar sem pecado.”

Nunca se compraz em rebuscar os defeitos alheios, nem, ainda, em evidenciá-los. Se a isso se vê obrigado, procura sempre o bem que possa atenuar o mal.

Estuda suas próprias imperfeições e trabalha incessantemente em combatê-las. Todos os esforços emprega para dizer, no dia seguinte, que alguma coisa traz em si de melhor do que na véspera.

Não procura dar valor ao seu espírito, nem aos seus talentos, a expensas de outrem; aproveita, ao revés, todas as ocasiões para fazer ressaltar o que seja proveitoso aos outros.

Não se envaidece da sua riqueza, nem de suas vantagens pessoais, por saber que tudo o que lhe foi dado pode ser-lhe tirado.

Usa, mas não abusa dos bens que lhe são concedidos, sabe que é um depósito de que terá de prestar contas e que o mais prejudicial emprego que lhe pode dar é o de aplicá-lo à satisfação de suas
paixões.

Se a ordem social colocou sob o seu mando outros homens, trata-os com bondade e benevolência, porque são seus iguais perante Deus; usa da sua autoridade para lhes levantar o moral e não para os esmagar com o seu orgulho. Evita tudo quanto lhes possa tornar mais penosa a posição subalterna em que se encontram.

O subordinado, de sua parte, compreende os deveres da posição que ocupa e se empenha em cumpri-los conscienciosamente. (Cap. XVII, nº 9.)

Finalmente, o homem de bem respeita todos os direitos que aos seus semelhantes dão as leis da natureza, como quer que sejam respeitados os seus.

Não ficam assim enumeradas todas as qualidades que distinguem o homem de bem; mas, aquele que se esforce por possuir as que acabamos de mencionar, no caminho se acha que a todas as demais conduz.

🍄🌱🍄
Evangelho segundo o Espiritismo > Capítulo XVII — Sede perfeitos > O homem de bem.
🍄🌱🍄

Crítica e Serviço


Se muitos companheiros estão vigiando os teus gestos procurando o ponto fraco para te criticarem, outros muitos estão fixando ansiosamente o caminho em que surgirás, conduzindo até eles a migalha do socorro de que necessitam para sobreviver.

*
É impossível não saibas quais deles formam o grupo de trabalho em que Jesus te espera.

🍄🌱🍄
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Material de construção
🍄🌱🍄

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Esquece a mágoa



"Quem alimenta o ódio atira fogo ao próprio coração", escreveu André Luíz. 

Se alguém o magoou, se o ofendeu com calúnias, não o imite, repetindo os mesmos erros. 

Coloque-se acima dele, sabendo relevar. 

E procure esquecer, porque o pensamento negativo da raiva atrai, para nós, a onda de maldade que nosso infeliz adversário lança contra nós. 

Para ser feliz, saiba relevar e esquecer.

🌾🌴🌾
Carlos Pastorino
Obra: Minutos de sabedoria
🌾🌴🌾

05 de abril

Quando uma criancinha aprende a andar, seus primeiros passos são hesitantes, até que ela adquire confiança e os passos se tornam mais firmes e seguros e, eventualmente, ela consegue andar sem cair.

Depois a criança aprende a correr e a pular, mas cada etapa é vencida a seu tempo.

Assim também a fé.

Ela deve se desenvolver gradualmente, não de uma vez só.

A medida que você for testando a sua fé, ela irá crescendo, até que você viverá totalmente por ela porque sua segurança está enraizada em Mim.

Você sabe que pode fazer qualquer coisa coMigo, porque sou Eu que trabalho em você e através de você, e sem Mim sua própria força seria insuficiente.

Sempre reconheça a fonte de onde vem a ajuda, a força e a inspiração, e nunca deixe de dar graças por estes dons. Nada acontece gratuitamente, reconheça a Minha mão em tudo.

🌾🌴🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾🌴 🌾 



🌾🌴🌾

MENSAGEM DO ESE:

A paciência

A dor é uma bênção que Deus envia a seus eleitos; não vos aflijais, pois, quando sofrerdes; antes, bendizei de Deus onipotente que, pela dor, neste mundo, vos marcou para a glória no céu.

Sede pacientes. A paciência também é uma caridade e deveis praticar a lei de caridade ensinada pelo Cristo, enviado de Deus. A caridade que consiste na esmola dada aos pobres é a mais fácil de todas. Outra há, porém, muito mais penosa e, conseguintemente, muito mais meritória: a de perdoarmos aos que Deus colocou em nosso caminho para serem instrumentos do nosso sofrer e para nos porem à prova a paciência.

A vida é difícil, bem o sei. Compõe-se de mil nadas, que são outras tantas picadas de alfinetes, mas que acabam por ferir. Se, porém, atentarmos nos deveres que nos são impostos, nas consolações e compensações que, por outro lado, recebemos, havemos de reconhecer que são as bênçãos muito mais numerosas do que as dores. O fardo parece menos pesado, quando se olha para o alto, do que quando se curva para a terra a fronte.

Coragem, amigos! Tendes no Cristo o vosso modelo. Mais sofreu ele do que qualquer de vós e nada tinha de que se penitenciar, ao passo que vós tendes de expiar o vosso passado e de vos fortalecer para o futuro. Sede, pois, pacientes, sede cristãos. Essa palavra resume tudo.

🌾🌴🌾
— Um Espírito amigo. (Havre, 1862.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IX, item 7.)
🌾🌴🌾

Credores no lar


No devotamento dos pais, todos os filhos são joias de luz, entretanto, para que compreendas certos antagonismos que te afligem no lar, é preciso saibas que, entre os filhos-companheiros que te apoiam a alma, surgem os filhos-credores, alcançando-te a vida, por instrutores de feição diferente.

Subtraindo-te aos choques de caráter negativo, no reencontro, preceitua a eterna bondade da Justiça Divina que a reencarnação funcione, reconduzindo-os à tua presença, através do berço. É por isso que, a princípio, não ombreiam contigo, em casa, como de igual para igual, porquanto reaparecem humildes e pequeninos.

Chegam frágeis e emudecidos, para que lhes ensines a palavra de apaziguamento e brandura.

Não te rogam a liquidação de débitos, na intimidade do gabinete, e sim procuram-te o colo para nova fase de entendimento.

Respiram-te o hálito e escoram-se em tuas mãos, instalando-se em teus passos, para a transfiguração do próprio destino.

Embora desarmados, controlam-te os sentimentos.

Não obstante dependerem de ti, alteram-te as decisões com simples olhar.

De doces numes do carinho, passam, com o tempo, à condição de examinadores constantes de tua estrada.

Governam-te impulsos, fiscalizam-te os gestos, observam-te as companhias e exigem-te as horas.

Reaprendem na escola do mundo com o teu amparo, todavia, à medida que se desenvolvem no conhecimento superior, transformam-se em inspetores intransigentes do teu grau de instrução.

Muitas vezes choras e sofres, tentando advinhar-lhes os pensamentos para que te percebam os testemunhos de amor.

Calas os próprios sonhos, para que os sonhos deles se realizem.

Apagas-te, a pouco a pouco, para que fuljam em teu lugar.

Recebes todas as dores que te impõem à alma, com sorrisos nos lábios, conquanto te amarfanhem o coração.

E nunca possuis o bastante para abrilhantar-lhes a existência, de vez que tudo lhes dás de ti mesmo, sem faturas de serviço e sem notas de pagamento.

Quando te vejas, diante de filhos crescidos e lúcidos, erguidos à condição de dolorosos problemas do espírito, recorda que são eles credores do passado a te pedirem o resgate de velhas contas.

Busca auxiliá-los e sustentá-los com abnegação e ternura, ainda que isso te custe todos os sacrifícios, porque, no justo instante em que a consciência te afirme tudo haveres efetuado para enriquecê-los de educação e trabalho, dignidade e alegria, terás conquistado em silêncio, o luminoso certificado de tua própria libertação.

🌾🌴🌾
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Luz no lar
🌾🌴🌾

quinta-feira, 4 de abril de 2024

Apoio oculto



Escuta, coração,

Seja qual for

A nuance de dor

Que te mergulha em aflição,

Nunca te dês à intemperança

Do azedume que se inclina

Para a sombra abismal da indisciplina

Sem qualquer esperança.


Por maior seja o vulto

Da mágoa que te fere a alma dorida,

Resguarda-te na paz que nos defende a vida,

Sem cair em tumulto.

Procura o bem, nas trilhas em que vamos,

Cala-te, serve, age, abençoa e não temas,

A bondade de Deus jamais nos dá problemas

De que não careçamos.


Crise, tribulação, instante de agonia,

Desilusão, tristeza e dissabor

São medidas de amor

Com que o Céu nos protege, dia a dia.

A passagem do tempo não é vã

E, ante a luta maior, a que a vida nos leva,

Tudo o que nos pareça prova ou treva

Será luz amanhã.

🌱🌸🌱
Maria Dolores
Chico Xavier
Obra: A Vida Conta
🌱🌸🌱

04 de abril

Em que altura você está na escada da vida?

Você já atingiu o fundo do poço e já começou a subir?

Você está disposto a se desapegar de tudo em sua vida e Me colocar em primeiro lugar, não porque você tenha medo, mas porque você Me ama profundamente, quer trilhar os Meus caminhos e cumprir a Minha vontade?

Você consegue dizer "Seja feita a Vossa vontade" realmente acreditando e disposto a fazer o que Eu mandar, sem se importar que possa parecer estranho e tolo aos olhos dos outros?

É necessário coragem, sabedoria interior e certeza inabaláveis para que nada lhe possa afetar.

Somente as almas fortes conseguirão seguir este caminho espiritual, não as almas que decidem Me seguir e se recusam a Me ouvir.

Não existem atalhos na vida espiritual.

Você tem que procurar e achar sua própria salvação.

🌱🌸🌱
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌱🌸🌱







🌱🌸🌱

MENSAGEM DO ESE:

Não vim trazer a paz, mas a divisão

Não penseis que eu tenha vindo trazer paz à Terra; não vim trazer a paz, mas a espada; — porquanto vim separar de seu pai o filho, de sua mãe a filha, de sua sogra a nora; — e o homem terá por inimigos os de sua própria casa. (S. MATEUS, cap. X, vv. 34 a 36.)

Vim para lançar fogo à Terra; e que é o que desejo senão que ele se acenda? — Tenho de ser batizado com um batismo e quanto me sinto desejoso de que ele se cumpra!

Julgais que eu tenha vindo trazer paz à Terra? Não, eu vos afirmo; ao contrário, vim trazer a divisão; — pois, doravante, se se acharem numa casa cinco pessoas, estarão elas divididas umas contra as outras: três contra duas e duas contra três. — O pai estará em divisão com o filho e o filho com o pai, a mãe com a filha e a filha com a mãe, a sogra com a nora e a nora com a sogra.
(S.LUCAS, cap. XII, vv. 49 a 53.)

Será mesmo possível que Jesus, a personificação da doçura e da bondade, Jesus, que não cessou de pregar o amor do próximo, haja dito: “Não vim trazer a paz, mas a espada; vim separar do pai o filho, do esposo a esposa; vim lançar fogo à Terra e tenho pressa de que ele se acenda”? Não estarão essas palavras em contradição flagrante com os seus ensinos? Não haverá blasfêmia em lhe atribuírem a linguagem de um conquistador sanguinário e devastador? Não, não há blasfêmia, nem contradição nessas palavras, pois foi mesmo ele quem as pronunciou, e elas dão testemunho da sua alta sabedoria. Apenas, um pouco equivoca, a forma não lhe exprime com exatidão o pensamento, o que deu lugar a que se enganassem relativamente ao verdadeiro sentido delas. Tomadas à letra, tenderiam a transformar a sua missão, toda de paz, noutra de perturbação e discórdia, conseqüência absurda, que o bom-senso repele, porquanto Jesus não podia desmentir-se.

Toda idéia nova forçosamente encontra oposição e nenhuma há que se implante sem lutas. Ora, nesses casos, a resistência é sempre proporcional à importância dos resultados previstos, porque, quanto maior ela é, tanto mais numerosos são os interesses que fere. Se for notoriamente falsa, se a julgam isenta de conseqüências, ninguém se alarma; deixam-na todos passar, certos de que lhe falta vitalidade. Se, porém, é verdadeira, se assenta em sólida base, se lhe prevêem futuro, um secreto pressentimento adverte os seus antagonistas de que constitui um perigo para eles e para a ordem de coisas em cuja manutenção se empenham. Atiram-se, então, contra ela e contra os seus adeptos.

Assim, pois, a medida da importância e dos resultados de uma idéia nova se encontra na emoção que o seu aparecimento causa, na violência da oposição que provoca, bem como no grau e na persistência da ira de seus adversários.

Jesus vinha proclamar uma doutrina que solaparia pela base os abusos de que viviam os fariseus, os escribas e os sacerdotes do seu tempo. Imolaram-no, portanto, certos de que, matando o homem, matariam a idéia. Esta, porém, sobreviveu, porque era verdadeira; engrandeceu-se, porque correspondia aos desígnios de Deus e, nascida num pequeno e obscuro burgo da Judéia, foi plantar o seu estandarte na capital mesma do mundo pagão, à face dos seus mais encarniçados inimigos, daqueles que mais porfiavam em combatê-la, porque subvertia crenças seculares a que eles se apegavam muito mais por interesse do que por convicção. Lutas das mais terríveis esperavam aí pelos seus apóstolos; foram inumeráveis as vítimas; a idéia, no entanto, avolumou-se sempre e triunfou, porque, como verdade, sobrelevava as que a precederam.

🌱🌸🌱
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXIII, itens 9 a 13.)
🌱🌸🌱

Nota de amigo


Sofre com paciência.

Faze o que puderes pela conservação da paz.

Evita os assuntos amargos.

Não penses mal de ninguém.

Esquece as nuvens que passaram.

Desculpa aos que, porventura, te hajam ofendido.

Não percas a bênção do trabalho.

Serve sempre.

Cultiva a alegria de ser útil.

E triunfarás sempre, com a bênção de Deus, nas provas de cada dia.

🌱🌸🌱
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Momentos de ouro
🌱🌸🌱

quarta-feira, 3 de abril de 2024

Um minuto de cólera


Um minuto de cólera pode ser uma invocação às forças tenebrosas do crime, operando a ruptura de largas e abençoadas tarefas que vínhamos efetuando na sementeira do sacrifício.

 Por esse momento impensado, muitas vezes, esposamos escuros compromissos, descendo da harmonia à perturbação e vagueando nos labirintos da prova por tempo indeterminado à procura da necessária reconciliação com a vida em nós mesmos.

Pela brecha da irritação, caímos sem perceber nos mais baixos padrões vibratórios, arremessando, infelizes e incontroláveis, os raios da destruição e da morte que, partindo de nós para os outros, volvem dos outros para nós, em forma de angústia e miséria, perseguição e sofrimento.

Em muitos lances da luta evolutiva, semelhante minuto é o fator de longa expiação, na qual, no corpo de carne ou fora dele, somos fantasmas da aflição, exibindo na alma desorientada e enfermiça as chagas da loucura, acorrentados às consequências de nossos erros a reagirem sobre nós, à feição de arrasadora tormenta.

 Se te dispões, desse modo, à jornada com Jesus em busca da própria sublimação, aprende a dominar os próprios impulsos e elege a serenidade por clima de cada hora.

 Ama e serve, perdoa e auxilia sempre, recordando que cada semente deve germinar no instante próprio e que cada fruto amadurece na ocasião adequada.

Toda violência é explosão de energia, cujos resultados ninguém pode prever.

Guardemos o ensinamento do Cristo no coração, para que o Cristo nos sustente as almas na luta salvadora em que nos cabe atingir a redenção, dia a dia.

🌺🌵🌺
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Semeador em tempos novos
🌺🌵🌺

03 de abril

A chave para sua felicidade e contentamento está bem no fundo de você, dentro de seu coração e de sua mente.

A maneira como você inicia cada dia é muito importante: pode ser com o pé direito ou esquerdo.

Você pode acordar com uma canção de alegria e gratidão em seu coração, pelo novo dia, por estar vivo, pelo milagre da vida e por estar em sintonia e harmonia com o ritmo de toda a vida.

Você deve esperar que somente o melhor aconteça neste dia, assim atraindo o melhor para si.

Ou você pode começar o dia desafiando a todos, mal humorado e disritmado.

Você é responsável pelo que este dia vai lhe trazer e, por saber disto, você tem mais responsabilidade que as almas que ainda não aprenderam esta lição.

Você não pode culpar outra pessoa pelo seu estado de espírito. Depende só de você.

🌺🌵🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌵🌺 





🌺🌵🌺

MENSAGEM DO ESE:

Causas anteriores das aflições (III)

Não há crer, no entanto, que todo sofrimento suportado neste mundo denote a existência de uma determinada falta. Muitas vezes são simples provas buscadas pelo Espírito para concluir a sua depuração e ativar o seu progresso. Assim, a expiação serve sempre de prova, mas nem sempre a prova é uma expiação. Provas e expiações, todavia, são sempre sinais de relativa inferioridade, porquanto o que é perfeito não precisa ser provado. Pode, pois, um Espírito haver chegado a certo grau de elevação e, nada obstante, desejoso de adiantar-se mais, solicitar uma missão, uma tarefa a executar, pela qual tanto mais recompensado será, se sair vitorioso, quanto mais rude haja sido a luta. Tais são, especialmente, essas pessoas de instintos naturalmente bons, de alma elevada, de nobres sentimentos inatos, que parece nada de mau haverem trazido de suas precedentes existências e que sofrem, com resignação toda cristã, as maiores dores, somente pedindo a Deus que as possam suportar sem murmurar. Pode-se, ao contrário, considerar como expiações as aflições que provocam queixas e impelem o homem à revolta contra Deus.

Sem dúvida, o sofrimento que não provoca queixumes pode ser uma expiação; mas, é indício de que foi buscada voluntariamente, antes que imposta, e constitui prova de forte resolução, o que é sinal de progresso.
Os Espíritos não podem aspirar à completa felicidade, enquanto não se tenham tornado puros: qualquer mácula lhes interdita a entrada nos mundos ditosos. São como os passageiros de um navio onde há pestosos, aos quais se veda o acesso à cidade a que aportem, até que se hajam expurgado. Mediante as diversas existências corpóreas é que os Espíritos se vão expungindo, pouco a pouco, de suas imperfeições. As provações da vida os fazem adiantar-se, quando bem suportadas. Como expiações, elas apagam as faltas e purificam. São o remédio que limpa as chagas e cura o doente. Quanto mais grave é o mal, tanto mais enérgico deve ser o remédio.

Aquele, pois, que muito sofre deve reconhecer que muito tinha a expiar e deve regozijar-se à idéia da sua próxima cura. Dele depende, pela resignação, tornar proveitoso o seu sofrimento e não lhe estragar o fruto com as suas impaciências, visto que, do contrário, terá de recomeçar.

🌺🌵🌺
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, itens 9 e 10.)
🌺🌵🌺

Importância de orar 


Quando estiveres a ponto de desistir de uma ação edificante, ora e continua até o fim.
*
Quando te encontrares no momento de cometer um erro, ora e desiste com tranquilidade.
*
Quando perceberes que as forças não te auxiliarão no trabalho do Bem, ora e reanima-te, chegando ao termo planejado.
*
Quando fores aliciado para uma situação vexatória, ora e retoma o teu equilíbrio.
*
Quando te sentires abandonado pela pessoa em quem confias ou a quem amas,
ora e tem paciência, permanecendo no teu posto.
*
Quando, desarvorado, desejes tombar, sem mais estímulo, ora e te serão concedidas as resistências para o triunfo.
*
Não deixes nunca de orar.
🌺🌵🌺

Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
Obra: Vida feliz
🌺🌵🌺

terça-feira, 2 de abril de 2024

Reflete a própria aflição



Examina a própria aflição para que não se converta a tua Inquietude em arrasadora tempestade emotiva.

Todas as aflições se caracterizam por tipos e nomes especiais.

A aflição do egoísmo chama-se egolatria.

A aflição do vício chama-se delinquência.

A aflição da agressividade chama-se cólera.

A aflição do crime chama-se remorso.

A aflição do fanatismo chama-se intolerância.

A aflição da fuga chama-se covardia.

A aflição da inveja chama-se despeito.

A aflição da leviandade chama-se insensatez.

A aflição da indisciplina chama-se desordem.

A aflição da brutalidade chama-se violência.

A aflição da preguiça chama-se rebeldia.

A aflição da vaidade chama-se loucura.

A aflição do relaxamento chama-se evasiva.

A aflição da indiferença chama-se desânimo.

A aflição da inutilidade chama-se queixa.

A aflição do crime chama-se desespero.

A aflição da impaciência chama-se intemperança.

A aflição da sovinice chama-se miséria.

A aflição da injustiça chama-se crueldade.

Cada criatura tem a aflição que lhe é própria.

A aflição do reino doméstico e da esfera profissional, do raciocínio e do sentimento...

Os corações unidos ao Sumo Bem, contudo, sabem que suportar as aflições menores da estrada é evitar as aflições maiores da vida e, por isso, apenas eles, anônimos heróis da luta cotidiana, conseguem receber e acumular em si mesmos os talentos de amor e paz reservados por Jesus aos sofredores da Terra, quando pronunciou ao monte a divina promessa:

– “Bem-aventurados os aflitos!”

💐🌷💐
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Religião dos espíritos
💐🌷💐

02 de abril

Há um tempo certo para tudo.

É uma questão de deixar que Eu o guie para que você saiba interiormente qual é esse momento e possa ir em frente seguindo sua voz interior com absoluta confiança.

Quando você está em paz interiormente, o tempo nada significa, mas quando você está infeliz ou desconfortável o tempo se arrasta e parece que o dia nunca vai acabar.

Quando você faz as coisas com prazer, o tempo voa e você deseja que o dia tivesse mais horas.

É importante que você aprenda a apreciar plenamente o que faz e encare tudo da maneira correta.

Você conseguirá executar muito mais e, como tudo será feito com amor, tudo será perfeito.

Que a perfeição seja a sua meta em todos os momentos.

Quando você faz algo com amor, você faz para Mim.

💐🌷💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🌷💐

Nossa homenagem ao médium Chico Xavier:

*Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 +Uberaba, 30 de junho de 2002


💐🌷💐






💐🌷💐

MENSAGEM DO ESE:

UMA REALEZA TERRENA
UMA RAINHA DE FRANÇA

Havre, 1863

8 – Quem poderia, melhor do que eu, compreender a verdade destas palavras de Nosso Senhor: Meu reino não é deste mundo? O orgulho me perdeu sobre a Terra. Quem, pois, compreenderia o nada dos reinos do mundo, se eu não o compreendesse? O que foi que eu levei comigo, da minha realeza terrena? Nada, absolutamente nada. E como para tornar a lição mais terrível, ela não me acompanhou sequer até o túmulo! Rainha eu fui entre os homens, e rainha pensei chegar no Reino dos Céus. Mas que desilusão! E que humilhação, quando, em vez de ser ali recebida como soberana, tive de ver acima de mim, mas muito acima, homens que eu considerava pequeninos e os desprezava, por não terem nas veias um sangue nobre! Oh, só então compreendi a fatuidade dos homens e das grandezas que tão avidamente buscamos sobre a Terra!

Para preparar um lugar nesse reino são necessárias à abnegação, a humildade, a caridade, a benevolência para com todos. Não se pergunta o que fostes, que posição ocupastes, mas o bem que fizestes, as lágrimas que enxugastes.

Oh, Jesus! Disseste que teu reino não era deste mundo, porque é necessário sofrer para chegar ao Céu, e os degraus do trono não levam até lá. São os caminhos mais penosos da vida os que conduzem a ele. Procurai, pois o caminho através de espinhos e abrolhos e não por entre as flores!

Os homens correm atrás dos bens terrenos, como se os pudessem guardar para sempre. Mas aqui não há ilusões, e logo eles se apercebem de que conquistaram apenas sombras, desprezando os únicos bens sólidos e duráveis , os únicos que lhes podem abrir as portas dessa morada.

Tende piedade dos que não ganharam o Reino dos Céus. Ajudai-os com as vossas preces, porque a prece aproxima o homem do Altíssimo, é o traço de união entre o Céu e a Terra. Não o esqueçais!

💐🌷💐
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
💐🌷💐

Do outro lado da Vida


Se partiu alguém que amava, não o creias desfeito nas brumas do nada.

O infinito é a casa suprema do Pai e nela ninguém se encontra ao desabrigo, muito menos tu que agora choras um amor que se foi.

Concede àquele que partiu o melhor de ti e, mergulhado nas lembranças alegres dos dias de convivência, povoa-lhe estes instantes com a gratidão por tudo que te ofereceu.

Lembra-te que, aquele que parte, permanece ligado a ti, rogando o teu amparo de amor.

Não turbes a tua alma com as ondas revoltas do desespero, mas confia ao Pai o ente que se foi, pois na realidade ele não te deixou, apenas retornou à casa primeira de todos nós.

E antes que a solidão e o abandono te assaltem a alma, busca na prece tranquila e nas mãos operosas um ponto de encontro entre vós.

E nunca te esqueças que um dia, fatalmente, no transcorrer da tua existência, tu também retornarás.
Faze tudo que puderes para encontrar, por primeira paisagem no mundo espiritual, a luz dos olhos que te antecederam a te acolher com o mesmo amor.

💐🌷💐
Maria do Rosário Del Pilar
💐🌷💐

segunda-feira, 1 de abril de 2024

Como anda nossa tolerância?


Tolerância é caminho de paz

Temos dificuldade em aceitar quem pense diferente de nós?

Temos dificuldade para suportar quem saiba menos, ou quem pareça ser menos inteligente?

Precisamos falar sobre essa virtude que é o mínimo necessário para uma convivência saudável, sem tantos atritos e desencontros.

Tolerar é aceitar o que poderia ser condenado, é deixar fazer o que se poderia impedir ou combater.

Portanto, é renunciar a uma parte de seu poder, de sua força, de sua cólera… Assim, toleramos os caprichos de uma criança ou as posições de um adversário.

Mas isso só é virtuoso se assumirmos, como se diz, se superarmos nosso próprio interesse, nosso próprio sofrimento, nossa própria impaciência.

A tolerância tem a ver com a humildade, ou antes, dela decorre.

De acordo com Voltaire: “Devemos tolerar-nos mutuamente, porque somos todos fracos, inconsequentes, sujeitos à mutabilidade, ao erro.”

Humildade e misericórdia andam juntas, e esse conjunto, no que se refere ao pensamento, conduz à tolerância.

“Tolerar não é, evidentemente, um ideal”, já notava Abauzit, “não é um máximo, é um mínimo.”

Se a palavra tolerância se impôs, entretanto, é sem dúvida porque de amor ou de respeito todos se sentem muito pouco capazes, em se tratando de seus adversários. Ora, é em relação a eles, primeiramente, que a tolerância age…

“Esperando o belo dia em que a tolerância se incline ao amor”, conclui Jankélévitch, diremos que a tolerância, a prosaica tolerância é aquilo que melhor podemos fazer!

Tolerar – por menos exaltante que seja esta palavra – é, pois, uma solução passável; à espera de melhor, isto é, à espera de que os homens possam se amar, ou simplesmente se conhecer e se compreender, demo-nos por felizes com que eles comecem a se suportar.

É pequena virtude, mas indispensável. É apenas um começo, mas o é.”

* * *

Tolerância é caminho de paz.

Não julguemos esse ou aquele companheiro ignorante ou desinformado, porquanto, se aprendemos a ouvir, já sabemos compreender.

Diante de criaturas que nos enderecem qualquer agressão, conversemos com naturalidade, sem palavras de revide que possam desapontar o interlocutor.

Perante qualquer ofensa, não percamos o sorriso fraternal e articulemos alguma frase, capaz de devolver o ofensor à tranquilidade.

Nos empecilhos da existência, toleremos os obstáculos sem rebeldia e eles se farão facilmente removíveis.

No serviço profissional, suportemos com paciência o colega difícil, e, aos poucos, em nos observando a calma e a prudência, ele mesmo transformará para melhor as próprias disposições.

Em família, toleremos os parentes menos simpáticos e, com os nossos exemplos de abnegação, conquistaremos de todos eles a bênção da simpatia.

Trabalhemos em nós essa virtude, a partir de agora. Pensemos nisso.

🍄🍃🍄
Redação do Momento Espírita, com base no cap. Tolerância, do livro Pequeno tratado das grandes virtudes, de Andre Compte Sponville, ed. Martins Fontes e no texto Tolerância, do livro Plantão de paz, pelo Espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. IDE.
🍄🍃🍄

ABRIL

Eu vi um passarinho aprendendo a voar. Seus primeiros esforços foram muito fracos. Mas, à medida que ele usava mais e mais as suas asas, estas se fortaleciam e ficavam cada vez mais fortes, até que ele conquistou a liberdade do voo e pôde se alçar a grandes alturas e voar longas distâncias sem qualquer esforço.

Eu ouvi as palavras:

A fé surge com a prática. Viva pela fé até que ela se torne sólida e inabalável como uma rocha e lhe proporcione a verdadeira liberdade do Espírito.

🍄🍃🍄

01 de abril

A primavera desabrocha em total perfeição.

Esta é a primavera da Nova Era que também está desabrochando perfeitamente. Você é parte dela e ela lhe traz nova vida.

Com ela vem a gloriosa sensação de liberdade e abandono, de pôr abaixo antigas barreiras e expandir as fronteiras sem limitações.

Sinta-se crescendo e expandindo em todas as direções na expectativa que algo aconteça a qualquer momento.

Seja como um corredor na linha de partida, com os dedos dos pés prontos para se lançar à frente ao sinal do juiz.

Há tanta coisa acontecendo em todos os níveis neste momento!

As mudanças estão surgindo e você é parte delas, portanto flua com elas.

Esteja disposto a mudar, e a mudar depressa se for necessário.

Não hesite, nem se atrase.

Acerte o passo com tudo que está acontecendo, com absoluta fé e confiança.

🍄🍃🍄
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍄🍃🍄 



 

🍄🍃🍄

MENSAGEM DO ESE:

Esquecimento do passado

Em vão se objeta que o esquecimento constitui obstáculo a que se possa aproveitar da experiência de vidas anteriores. Havendo Deus entendido de lançar um véu sobre o passado, é que há nisso vantagem. Com efeito, a lembrança traria gravíssimos inconvenientes. Poderia, em certos casos, humilhar-nos singularmente, ou, então, exaltar-nos o orgulho e, assim, entravar o nosso livre-arbítrio. Em todas as circunstâncias, acarretaria inevitável perturbação nas relações sociais.
Freqüentemente, o Espírito renasce no mesmo meio em que já viveu, estabelecendo de novo relações com as mesmas pessoas, a fim de reparar o mal que lhes haja feito. Se reconhecesse nelas as a quem odiara, quiçá o ódio se lhe despertaria outra vez no íntimo. De todo modo, ele se sentiria humilhado em presença daquelas a quem houvesse ofendido.

Para nos melhorarmos, outorgou-nos Deus, precisamente, o de que necessitamos e nos basta: a voz da consciência e as tendências instintivas. Priva-nos do que nos seria prejudicial.

Ao nascer, traz o homem consigo o que adquiriu, nasce qual se fez; em cada existência, tem um novo ponto de partida. Pouco lhe importa saber o que foi antes: se se vê punido, é que praticou o mal. Suas atuais tendências más indicam o que lhe resta a corrigir em si próprio e é nisso que deve concentrar-se toda a sua atenção, porquanto, daquilo de que se haja corrigido completamente, nenhum traço mais conservará. As boas resoluções que tomou são a voz da consciência, advertindo-o do que é bem e do que é mal e dando-lhe forças para resistir às tentações.

Aliás, o esquecimento ocorre apenas durante a vida corpórea. Volvendo à vida espiritual, readquire o Espírito a lembrança do passado; nada mais há, portanto, do que uma interrupção temporária, semelhante à que se dá na vida terrestre durante o sono, a qual não obsta a que, no dia seguinte, nos recordemos do que tenhamos feito na véspera e nos dias precedentes.

E não é somente após a morte que o Espírito recobra a lembrança dó passado. Pode dizer-se que jamais a perde, pois que, como a experiência o demonstra, mesmo encarnado, adormecido o corpo, ocasião em que goza de certa liberdade, o Espírito tem consciência de seus atos anteriores; sabe por que sofre e que sofre com justiça. A lembrança unicamente se apaga no curso da vida exterior, da vida de relação. Mas, na falta de uma recordação exata, que lhe poderia ser penosa e prejudicá-lo nas suas relações sociais, forças novas haure ele nesses instantes de emancipação da alma, se os sabe aproveitar.

🍄🍃🍄
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 11.)
🍄🍃🍄

NOTAS BREVES


Não perca tempo.
Não fuja ao dever.
Respeite os compromissos.
Sirva quanto possa.
Ame intensamente.
Trabalhe com ardor.
Ore com fé.
Fale com bondade.
Não critique.
Observe construindo.
Estude sempre.
Não se queixe.
Plante alegria.
Semeie paz.
Ajude sem exigências.
Compreenda e beneficie.
Perdoe quaisquer ofensas.
Atenda à pontualidade.
Conserve a consciência tranquila.
Auxilie generosamente. Esqueça o mal.
Cultive sinceridade, aceitando-se como é e acolhendo os outros como os outros são, procurando, porém, fazer sempre o melhor ao seu alcance.

🍄🍃🍄
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Sinal verde
🍄🍃🍄