quarta-feira, 3 de abril de 2024

Um minuto de cólera


Um minuto de cólera pode ser uma invocação às forças tenebrosas do crime, operando a ruptura de largas e abençoadas tarefas que vínhamos efetuando na sementeira do sacrifício.

 Por esse momento impensado, muitas vezes, esposamos escuros compromissos, descendo da harmonia à perturbação e vagueando nos labirintos da prova por tempo indeterminado à procura da necessária reconciliação com a vida em nós mesmos.

Pela brecha da irritação, caímos sem perceber nos mais baixos padrões vibratórios, arremessando, infelizes e incontroláveis, os raios da destruição e da morte que, partindo de nós para os outros, volvem dos outros para nós, em forma de angústia e miséria, perseguição e sofrimento.

Em muitos lances da luta evolutiva, semelhante minuto é o fator de longa expiação, na qual, no corpo de carne ou fora dele, somos fantasmas da aflição, exibindo na alma desorientada e enfermiça as chagas da loucura, acorrentados às consequências de nossos erros a reagirem sobre nós, à feição de arrasadora tormenta.

 Se te dispões, desse modo, à jornada com Jesus em busca da própria sublimação, aprende a dominar os próprios impulsos e elege a serenidade por clima de cada hora.

 Ama e serve, perdoa e auxilia sempre, recordando que cada semente deve germinar no instante próprio e que cada fruto amadurece na ocasião adequada.

Toda violência é explosão de energia, cujos resultados ninguém pode prever.

Guardemos o ensinamento do Cristo no coração, para que o Cristo nos sustente as almas na luta salvadora em que nos cabe atingir a redenção, dia a dia.

🌺🌵🌺
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Semeador em tempos novos
🌺🌵🌺

03 de abril

A chave para sua felicidade e contentamento está bem no fundo de você, dentro de seu coração e de sua mente.

A maneira como você inicia cada dia é muito importante: pode ser com o pé direito ou esquerdo.

Você pode acordar com uma canção de alegria e gratidão em seu coração, pelo novo dia, por estar vivo, pelo milagre da vida e por estar em sintonia e harmonia com o ritmo de toda a vida.

Você deve esperar que somente o melhor aconteça neste dia, assim atraindo o melhor para si.

Ou você pode começar o dia desafiando a todos, mal humorado e disritmado.

Você é responsável pelo que este dia vai lhe trazer e, por saber disto, você tem mais responsabilidade que as almas que ainda não aprenderam esta lição.

Você não pode culpar outra pessoa pelo seu estado de espírito. Depende só de você.

🌺🌵🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌵🌺 





🌺🌵🌺

MENSAGEM DO ESE:

Causas anteriores das aflições (III)

Não há crer, no entanto, que todo sofrimento suportado neste mundo denote a existência de uma determinada falta. Muitas vezes são simples provas buscadas pelo Espírito para concluir a sua depuração e ativar o seu progresso. Assim, a expiação serve sempre de prova, mas nem sempre a prova é uma expiação. Provas e expiações, todavia, são sempre sinais de relativa inferioridade, porquanto o que é perfeito não precisa ser provado. Pode, pois, um Espírito haver chegado a certo grau de elevação e, nada obstante, desejoso de adiantar-se mais, solicitar uma missão, uma tarefa a executar, pela qual tanto mais recompensado será, se sair vitorioso, quanto mais rude haja sido a luta. Tais são, especialmente, essas pessoas de instintos naturalmente bons, de alma elevada, de nobres sentimentos inatos, que parece nada de mau haverem trazido de suas precedentes existências e que sofrem, com resignação toda cristã, as maiores dores, somente pedindo a Deus que as possam suportar sem murmurar. Pode-se, ao contrário, considerar como expiações as aflições que provocam queixas e impelem o homem à revolta contra Deus.

Sem dúvida, o sofrimento que não provoca queixumes pode ser uma expiação; mas, é indício de que foi buscada voluntariamente, antes que imposta, e constitui prova de forte resolução, o que é sinal de progresso.
Os Espíritos não podem aspirar à completa felicidade, enquanto não se tenham tornado puros: qualquer mácula lhes interdita a entrada nos mundos ditosos. São como os passageiros de um navio onde há pestosos, aos quais se veda o acesso à cidade a que aportem, até que se hajam expurgado. Mediante as diversas existências corpóreas é que os Espíritos se vão expungindo, pouco a pouco, de suas imperfeições. As provações da vida os fazem adiantar-se, quando bem suportadas. Como expiações, elas apagam as faltas e purificam. São o remédio que limpa as chagas e cura o doente. Quanto mais grave é o mal, tanto mais enérgico deve ser o remédio.

Aquele, pois, que muito sofre deve reconhecer que muito tinha a expiar e deve regozijar-se à idéia da sua próxima cura. Dele depende, pela resignação, tornar proveitoso o seu sofrimento e não lhe estragar o fruto com as suas impaciências, visto que, do contrário, terá de recomeçar.

🌺🌵🌺
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, itens 9 e 10.)
🌺🌵🌺

Importância de orar 


Quando estiveres a ponto de desistir de uma ação edificante, ora e continua até o fim.
*
Quando te encontrares no momento de cometer um erro, ora e desiste com tranquilidade.
*
Quando perceberes que as forças não te auxiliarão no trabalho do Bem, ora e reanima-te, chegando ao termo planejado.
*
Quando fores aliciado para uma situação vexatória, ora e retoma o teu equilíbrio.
*
Quando te sentires abandonado pela pessoa em quem confias ou a quem amas,
ora e tem paciência, permanecendo no teu posto.
*
Quando, desarvorado, desejes tombar, sem mais estímulo, ora e te serão concedidas as resistências para o triunfo.
*
Não deixes nunca de orar.
🌺🌵🌺

Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
Obra: Vida feliz
🌺🌵🌺

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.