sábado, 27 de junho de 2015

Idade do Corpo Físico



Não dê importância à idade de seu corpo físico: seja sempre jovem e bem disposto espiritualmente.

A alma não tem idade.

A mente jamais envelhece.

Mesmo que o corpo assinale os sintomas da idade física, mantenha-se jovem e bem disposto, porque isto depende de sua mentalização positiva.

Faça que a juventude de seu espírito se irradie através de seu corpo, tenha ela a idade que tiver.
*****************************
Pastorino




sexta-feira, 26 de junho de 2015

Caos da emoção



Cólera – caos da emoção.

Aviso de calamidade iminente.

Ingrediente envenenado no alimento da vida.

Aniquila o entendimento.

Expulsa a simpatia.

Desarticula as forças edificantes.
 
Destrói a fraternidade.

Além disso, prova a total ausência de defesa, entremostrando o patente regresso aos estados primitivos da evolução.

 Onde surge é o dardo da violência.

Como surge é o problema da invigilância.

Quando surge é, frequentemente, o anúncio da enfermidade e a vizinhança da morte.
***
Se a luta evoca essa fera da retaguarda na intimidade de sua alma, courace o pensamento na oração, procurando o equilíbrio.

Somente a harmonia pode instalar você na defensiva, para acertar mais e errar menos.

Peça amparo aos Espíritos Benfeitores contra os ataques desse monstro magnético.

Ele é como o fogo. Para alastrar-se e destruir por um incêndio, basta fagulha.

Serenidade – eis o verdadeiro caminho.
********************
VALÉRIUM
Waldo Vieira 





quinta-feira, 25 de junho de 2015

A Conquista da Serenidade





Um dia amanhece, glorioso, com a luz do sol atravessando as folhas. Silêncio que é quebrado pelo som dos passarinhos que acordam.

Murmúrio de regatos que cantam, perfume de relva molhada pelo orvalho da noite. Será isso serenidade?

A natureza oferece ao homem a oportunidade do silêncio externo, o exemplo da calma. Mas sozinha, ela, a natureza, será capaz de trazer a paz interna?

Muita gente diz assim: Vou sair da cidade, a fim de descansar. Quero esquecer barulho, poluição, trânsito.

Essa é uma paz artificial. Em geral, depois de alguns dias descansando, a pessoa volta para a cidade e aos ruídos da chamada civilização. E ainda exclama ao chegar: Que bom é voltar para o conforto da cidade.

E, nas semanas seguintes, enfrenta novamente os engarrafamentos de trânsito, o som constante das buzinas, a fuligem. A comida engolida às pressas e o estresse do cotidiano estão de volta.

Então vem a pergunta: Será que realmente a serenidade existe em nossa alma? Se ela estivesse mesmo em nós, não teríamos de deixar o local em que vivemos para encontrar a paz, não é mesmo?

A conquista da serenidade é gradativa. A natureza não dá saltos e as mudanças de hábitos arraigados ocorrem muito lentamente. Não se engane com isso.

Muita gente acredita que a simples decisão de modificar um padrão de comportamento é suficiente para que isso aconteça. Mas não é assim.

Um antigo provérbio chinês traduz muito bem essa dificuldade. Ele diz assim: “Um hábito inicia como uma teia de aranha e depois se torna um cabo de aço”. O mesmo acontece em nossa vida.

E a conquista da serenidade não escapa a essa lógica de criar novos hábitos, de reeducar-se. Sim, pois tornar-se pacificado é um exercício de autoeducação.

A pessoa educa-se constantemente. Treina a paciência, o silêncio da mente. É uma conquista diária, um processo que vai se instalando e se fortalecendo.

E por onde começar? O melhor é iniciar pelo dia a dia. Treinando com parentes, amigos, colegas de trabalho. Não se deixando perturbar pelas pequenas coisas do cotidiano.

Das pequenas coisas que irritam, a pessoa passa a adquirir mais força para superar problemas mais graves, situações mais complexas.

Aos poucos, suaviza-se o impacto que os outros exercem sobre nós. Acalma-se o coração, domina-se as emoções, tranquiliza-se a mente.

O resultado é o melhor possível. Com o passar do tempo, a verdadeira paz se instala. E mesmo em meio aos ruídos de todo dia, o homem pacificado não se deixa perturbar.

É como um oásis em meio ao caos da vida moderna. Um espelho de água em meio a tempestades. Esse homem, em qualquer lugar que esteja, traz a serenidade dentro de si.

Experimente começar essa jornada hoje mesmo. Vai torná-lo muito mais feliz.

A serenidade resulta de uma vida metódica, postulada nas ações dinâmicas do bem e na austera disciplina da vontade.

Mantenhamos a serenidade e a nossa paz se espalhará entre todos.
******************************
Momento Espírita

 
 


 

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Frugalidade

 
Alimenta-te para viver, sem a gulodice que leva o homem a viver para comer.
 
Morre-se mais de excesso ou alimentação irregular, do que pela falta de pão.

O exagero e desperdício de uns respondem pela falta e escassez na mesa de outros.

O alimento é bênção para a existência corporal, mas as complexas misturas e extravagantes apresentações constituem paixão injustificável ou vício pernicioso.

Usa o alimento com sabedoria e frugalidade para viveres por longos anos com saúde ideal.
******************
Joanna de Ângelis



 






terça-feira, 23 de junho de 2015

Não Espere...





 

Um dos maiores problemas com os quais o ser humano pode conviver é a busca de aprovação por parte da família ou da sociedade.


Provavelmente isso venha da maneira pela qual criamos a nossa vida. Embasada em princípios absurdamente ultrapassados e, portanto, com padrões equivocados para a nossa individualidade.


Antes era fácil convencer as pessoas por meio de livros, palavras. Agora temos imagens instantâneas à nossa frente. O convencimento tem que ter conteúdo que possa ser absorvido pelas mentes sedentas de saber.


Assim, não espere. Vá à luta. Busque conhecer e aprender, assim sendo:


* Não espere que as coisas aconteçam porque um super-ser vá lhe proporcionar. Isso é engano. É confundir energia com paternidade.


* Não espere que as pessoas em sua volta vejam o seu desempenho no momento e na hora que você mais deseja que isso aconteça. Estes, na maioria das vezes, gostam de você do jeito que é bom para eles. Poucos sabem entender que cada um tem o seu caminhar e a sua forma de ver a vida.


* Não espere que as suas verdades, conquistadas com muito esforço, sirvam também para os demais. O processo de aprendizado é individual.


* Não espere que, depois de viver junto com alguém, as coisas possam ficar melhores. Não, não ficam. As pessoas vêm com suas virtudes e seus defeitos. Ninguém consegue ser o que nós esperamos que seja -por um minuto até pode-, mas o dia inteiro não será possível. Ou você aceita a pessoa como ela é ou irá ter problemas de relacionamento.


* Não espere que um dia a pessoa mude e seja como você gostaria que ela fosse. Isso nunca acontece. O caminhar é individual. Até os sete anos se forma a personalidade de cada vida.


* Não espere que a loteria bata à sua porta. Não existe sorte. Ela só acontece quando merecimento e oportunidade chegam juntos. Portanto, é fundamental saber viver com o que se têm.


* Não espere que o ano novo seja melhor. Você é quem precisa melhorar a sua forma de ver a vida.


* Não espere começar seu regime na segunda-feira. Você está fora do peso porque não sabe entender a vida ao seu redor. É óbvio que alguém ou algo lhe sufoca. É preciso mudar a forma de ver e encarar os problemas que se apresentam em sua vida.


* Não espere por milagres. Eles só existem para as pessoas que LUTAM, se dedicam, trabalham e possuem postura ativa.


* Não espere que seu amigo entenda. Ele vê você exatamente da forma como demonstrou ver. As pessoas se revelam e se mostram nas dificuldades.


* Não espere que os amigos das festas venham lhe ajudar, eventualmente, no transporte dos móveis de sua mudança de casa. A expressiva maioria deles não gosta de você. Gosta e aprecia o que você lhes oferece como distração ou alimento.


* Não espere ter muitos amigos. Poucos nos aceitam como efetivamente somos. Poucos têm a energia compatível.


* Não espere que sua vida melhore se você ficar só reclamando, analisando os outros, falando deles e não agindo a seu favor.


* Não espere que só o conhecimento o ajude em sua vida. O que lhe ajuda e impulsiona é a sabedoria do conhecimento aplicado.


* Não espere que sua felicidade esteja nas mãos dos outros. Eles também buscam a deles. Felicidade é uma mera combinação de mente aberta com oportunidade escancarada. Ser feliz é uma determinação e não uma busca. Felicidade é essência e não matéria.


* Não espere, portanto, que seu bolso lhe traga esta felicidade. A satisfação por um novo bem material em nossa vida proporciona poucas horas de prazer. O que não se pode tocar "esconde" a essência da vida feliz.


* Não espere que a viagem sonhada mude a sua vida. É puro engano. Depois da viagem a realidade de nossos dias retorna. Mudar de vida é mudar valores e, por consequência, a forma de viver.


* Não espere, portanto, que a mudança aconteça de fora para dentro. Seus valores é que precisam ser questionados, avaliados e eventualmente trocados.


* Não espere que, finalmente, seguir os outros venha lhe dar a paz que você busca. Ela se encontra em seu equilíbrio emocional. Ele é a base do seu e do meu plantio.

=========
Saul Brandalise Jr.






segunda-feira, 22 de junho de 2015

O sono


 
O sono é o refazimento das energias gastas na jornada diária, ou seja, buscar o que se gastou em energias para tanto, deve ser reparador, manso, tranquilo.


Portanto, antes de dormir, procure esvaziar a mente de problemas, tensões, estresse, limpe tudo, via meditação e oração, limpe o porão. 

Lembre-se tudo tem solução e se tem solução, por que a preocupação? 

E se não há solução, por que a preocupação? 

A insônia é fruto das tensões, da falta de controle das emoções, ou alimentação inadequada durante o dia e a noite, bem como da falta de atividade física, que provoque cansaço durante a meditação.

Quando você se prepara para dormir, coloque um pouco d’água em um copo numa cadeira ou no próprio criado, e, durante a meditação peça ao seu Anjo de Guarda que coloque o medicamento necessário ao um bom sono . 

Peça a Nosso Senhor Jesus Cristo, vez que somente o corpo é quem dorme, nossa alma vaga de acordo com a nossa evolução, preocupação, enfim, uma série de fatores positivos ou negativos, tudo de acordo com a jornada do dia que termina, portanto, é importante, rogar ao Senhor seja sua alma levada a Planos Superiores, universidades no espaço, não só para maiores aprendizados, bem como para orientação e solução de problemas, para que ao levantar saiba exatamente a melhor solução para tudo.

Faça com certeza, com aquela convicção de que tudo passa, de que há solução para tudo.

Se o sono tem dupla função alimentar e reparar, devemos ter em mente que ele deve durar, pelo menos sete horas, não sendo regra geral, pois cada um tem suas próprias necessidades. 

A meditação tem a função de limpar a tela mental dos problemas, das tristezas, das angústias, das depressões, ou seja, limpar o porão e ao mesmo tempo enviar mensagens de otimismo, de alegria, de que amanhã será um novo dia.

Todos os problemas tem solução, de que tudo na vida passa e de que a própria vida física também passa.


Nunca deite com peso na consciência. 


Procure esvaziar com a meditação e com o pedido de perdão e esquecimento das ofensas.

 Lembre-se que a meditação limpará as tensões, os sentimentos de culpas, os problemas, as ansiedades, as angústias, as depressões, já foi dito limpe a consciência.

Por fim some meditação, oração, água fluidificada com o pedido orientado, ou seja, peça ao seu Bom Anjo de Guarda que coloque o remédio no copo d’água e pronto, prepara-se para dormir leve e docilmente.

********************
Dirceu Abdala 





domingo, 21 de junho de 2015

REGRAS DE MANUTENÇÃO DA SAÚDE



1 º - Realização da reforma íntima, que consiste na reforma e no controle de pensamentos, emoções, palavras e atos.

2º - Vencer vícios e defeitos, dominar as paixões inferiores para manutenção do equilíbrio e da energia vital.

3º - Higiene do corpo físico com uso diário de banhos de água, sol, luz e ar. É indispensável adotarmos métodos de respiração para higienização do aparelho respiratório e da eliminação de toxinas em geral.

4º - Alimentação sóbria e racional, optando por alimentos naturais e saudáveis, ricos em proteínas, carboidratos e gorduras, sais minerais e vitaminas em geral.

5º - Repouso - Dormir o tempo requerido pelo organismo segundo a idade, profissão e temperamento individual. É por meio do sono que repomos as nossas energias físicas e psíquicas, tendo em vista que, enquanto o corpo repousa, o Espírito aure novas forças do plano espiritual para continuação da atividade diária.

6º - Distrações e lazer - Há necessidade absoluta de distrações e lazeres para promover relaxamento proveniente da luta do dia-a-dia, e para isso faz-se (necessário escolhermos distrações sadias e edificantes, lembrando que não é o ambiente ou os espetáculos que nos desequilibram e sim a nossa atitude mental e a nossa sintonização por meio dos pensamentos positivos ou negativos. De preferência devemos evitar espetáculos grotescos, violentos, cruéis que podem despertar a nossa animalidade. É preferível passeios ao campo, parques, jardins, excursões, museus, reuniões culturais, enfim, tudo que nos incite à elevação e à dignidade humana.

7º - Eliminação dos vícios - É indispensável eliminarmos os vícios prejudiciais à nossa saúde, como, por exemplo, o fumo, o álcool a gula e os tóxicos em geral.

André Luiz, em sua obra Nos Domínios da Mediunidade, descreve uma cena de botequim, mostrando como alguns espíritos desencarnados, junto de fumantes e bebedores, com triste feição, se demoravam expectantes.

Alguns sorviam baforadas de fumo arremessadas ao ar, ainda aquecidas pelo calor dos pulmões que as expulsavam, nisso encontrando alegria e alimentação aos seus vícios.

8º - Defeitos morais e paixões - Devemos eliminar os nossos defeitos morais e as paixões inferiores, mantendo em todos os instantes um ideal elevado, tomando a Jesus como modelo de perfeição moral. O orgulho, o egoísmo, a sensualidade, a hipocrisia, a avareza e a crueldade são defeitos morais que devemos eliminar por meio da aplicação da lei do amor a Deus e ao próximo ensinada por Jesus.

9º - Pensar é causar - Eliminar da nossa mente o medo de doenças e pensar em saúde, visto que no ato de pensar em saúde estaremos condicionando todas as nossas células para produzirem mais saúde e equilíbrio.

1Oº - Cultivar um ideal elevado na vida que consiste na conscientização de que estamos aqui para evoluir, crescer e produzir em nosso benefício e em benefício de todas as criaturas. Cultive um ideal, pois neste aspirar é que as nossas forças se expandem promovendo a nossa renovação celular.

MELHORAR OS PENSAMENTOS

O pensamento é o agente determinante da nossa saúde física e espiritual. O nosso organismo se renova constantemente. Enquanto estamos lendo, as nossas células estão se renovando e, por meio dos nossos pensamentos, atuamos na renovação celular, de maneira positiva ou negativa, conforme o teor dos nossos pensamentos. Se pensamos negativamente, atuaremos na renovação celular do nosso organismo de maneira negativa, envolvendo as células em energia psíquica negativa, nascendo assim a doença.

Se cultivarmos pensamentos positivos, atuaremos e envolveremos as nossas células em energias psíquicas positivas, gerando assim a saúde e o equilíbrio. É indispensável a reforma dos nossos pensamentos, substituição de pensamentos negativos por pensamentos positivos - para a manutenção da nossa saúde.

O segredo da cura espiritual consiste em viver em conformidade e harmonia com as leis naturais e divinas e cultivar pensamentos positivos, visto que todas as nossas células são controladas pela nossa mente.

Quando por algum motivo nos sentimos deprimidos, enviamos a ordem mental para todas as células do nosso organismo para que elas se tornem deprimidas. Então o trabalho das células se reduz, ocorrendo assim a lassidão, o desequilíbrio e a estagnação.

A mãe natureza concedeu a todos nós uma máquina biológica perfeita e depende da nossa administração vivermos ou não com saúde. Sabemos que existem doenças "cármicas" e que o nosso corpo físico perece, morre, mas devemos trabalhar conscientemente para que a morte do corpo físico ocorra por desgaste natural e não por doenças. Por outro lado, se estamos doentes, não nos preocupemos com a manifestação da doença, obedeçamos ao médico e procuremos trabalhar para curar a nossa mente, e se assim não se efetivar nesta presente encarnação, em outra teremos uma saúde melhor.

Melhore os seus pensamentos, pense em saúde, alegria, felicidade e progresso. Desenvolva o otimismo qualquer que seja a circunstância em que você está vivendo. Acredite em Deus, na vida, na sociedade, nas pessoas. Adote como lema todos os dias a filosofia do otimismo: Hoje estou melhor do que ontem, amanhã estarei melhor do que hoje, sempre, sempre melhor em todos os sentidos.

Lembre-se do ensinamento de Jesus: "Vós sois deuses" .

Afirme todos os dias:

Eu sou filho de Deus e tenho saúde perfeita e agora estou envolvendo todas as minhas células em energia de equilíbrio, saúde e felicidade. Estou trabalhando conscientemente para melhorar a minha saúde dia a dia, melhorando os meus pensamentos, as minhas emoções e meus atos.

O amor é o remédio. Eu amo a Deus e todas as criaturas.

Que assim seja.
============
Eunilto de Carvalho