sábado, 6 de maio de 2023

Plano de vida



Mantenha em sua vida uma unidade de plano, para conseguir seus objetivos.

Veja um colar de pérolas: estão todas presas por um fio.

Se este arrebentar, as pérolas se espalham.

O que é o fio para o colar de pérolas, é a unidade de plano em nossa vida.

Não deixe que as pérolas de suas ações se percam, por lhes faltar o fio que lhes mantém a unidade.

🌾🍄🌾
Carlos Pastorino
Obra: Minutos de sabedoria
🌾🍄🌾

06 de maio

Se sua vida está atrapalhada, não se acomode, mas procure orientação em seu interior e esteja pronto a aceitar ajuda do exterior.

Muitas vezes Eu preciso usar vários canais para lançar luz a uma situação, especialmente quando existem pontos cegos ou quando você está próximo demais de uma situação para conseguir focalizá-la.

Nesses momentos, esteja disposto a aceitar ajuda externa, apesar de que isso não quer dizer que você deva correr para pedir ajuda a alguém toda vez que tiver um problema para resolver.

É importante que você aprenda a se equilibrar sobre suas próprias pernas e seja capaz de pensar sozinho, procurando ajuda interior sempre que possível.

Você não deve ser preguiçoso espiritualmente, dependendo de outra pessoa para fazer o seu trabalho. É preciso tempo e paciência para se aquietar e se recolher para procurar as respostas, mas você só vai crescer espiritualmente se colocar estas lições em prática.

🌾🍄🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾🍄🌾





🌾🍄🌾

Mensagem do ESE:

É permitido repreender os outros, notar as imperfeições de outrem, divulgar o mal de outrem?

19. Ninguém sendo perfeito, seguir-se-á que ninguém tem o direito de repreender o seu próximo?

Certamente que não é essa a conclusão a tirar-se, porquanto cada um de vós deve trabalhar pelo progresso de todos e, sobretudo, daqueles cuja tutela vos foi confiada. Mas, por isso mesmo, deveis fazê-lo com moderação, para um fim útil, e não, como as mais das vezes, pelo prazer de denegrir. Neste último caso, a repreensão é uma maldade; no primeiro, é um dever que a caridade manda seja cumprido com todo o cuidado possível. Ao demais, a censura que alguém faça a outrem deve ao mesmo tempo dirigi-la a si próprio, procurando saber se não a terá merecido. – S. Luís. (Paris, 1860.)

20. Será repreensível notarem-se as imperfeições dos outros, quando daí nenhum proveito possa resultar para eles, uma vez que não sejam divulgadas?

Tudo depende da intenção. Decerto, a ninguém é defeso ver o mal, quando ele existe. Fora mesmo inconveniente ver em toda a parte só o bem. Semelhante ilusão prejudicaria o progresso. O erro está no fazer-se que a observação redunde em detrimento do próximo, desacreditando-o, sem necessidade, na opinião geral. Igualmente repreensível seria fazê-lo alguém apenas para dar expansão a um sentimento de malevolência e à satisfação de apanhar os outros em falta. Dá-se inteiramente o contrário quando, estendendo sobre o mal um véu, para que o público não o veja, aquele que note os defeitos do próximo o faça em seu proveito pessoal, isto é, para se exercitar em evitar o que reprova nos outros. Essa observação, em suma, não é proveitosa ao moralista? Como pintaria ele os defeitos humanos, se não estudasse os modelos? – S. Luís (Paris, 1860.)

21. Haverá casos em que convenha se desvende o mal de outrem?

É muito delicada esta questão e, para resolvê-la, necessário se torna apelar para a caridade bem compreendida. Se as imperfeições de uma pessoa só a ela prejudicam, nenhuma utilidade haverá nunca em divulgá-la. Se, porém, podem acarretar prejuízo a terceiros, deve-se atender de preferência ao interesse do maior número. Segundo as circunstâncias, desmascarar a hipocrisia e a mentira pode constituir um dever, pois mais vale caia um homem, do que virem muitos a ser suas vítimas. Em tal caso, deve-se pesar a soma das vantagens e dos inconvenientes.

🌾🍄🌾
– São Luís (Paris, 1860.)
O Evangelho Segundo o Espiritismo
🌾🍄🌾

SEGUINDO EM FRENTE


Seja qual seja o seu problema, conserve fé em Deus e fé em você mesmo, sem desistir de trabalhar.
***
Ninguém progride sem dificuldade a vencer.
***
Luta é condição para a vitória.
***
Não abandone os seus encargos no Bem.
***
Não perca tempo, lembrando episódios tristes.
***
Desculpe qualquer ofensa.
***
Esqueça ressentimentos, venham de onde vierem.
***
Auxilie aos outros, como puder e tanto quanto puder, no clima da consciência tranquila.
***
Não procure defeitos nos semelhantes.
***
Se você está num momento, considerado talvez, como sendo o pior de sua vida, siga adiante, com o seu trabalho, na certeza de que se hoje o céu aparece toldado de nuvens, a luz voltará no firmamento e o dia de amanhã será melhor.

🌾🍄🌾
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Tempo de luz
🌾🍄🌾

Tarefas mútuas


Porque se rogue na Terra auxílio aos Amigos Espirituais, não admitas estejam eles sem necessidade do teu concurso.

Os corações se entrelaçam e as vidas se tocam, à feição das estradas e das fontes que se identificam nos mesmos objetivos.

Aqui, alguém esmorece na provação, abeirando-se do suicídio.

Nesse mesmo lugar, sentinelas invisíveis de abnegação te aguardam a presença e o apoio, para que inicies a obra socorrista com a frase humanitária e encorajadora que essas mesmas sentinelas saberão suplementar.

Ali, esse ou aquele obreiro da beneficência está prestes a cair em desânimo…

Benfeitores do Mais Além te esperam junto de semelhante trabalhador, de modo a que promovas ligeiro gesto de auxílio, capaz de transferi-lo das cinzas da tristeza para as fontes da esperança.

Mães agoniadas estão desfalecentes entre o desalento e a penúria…

Emissários do Bem contam contigo para alguma demonstração de fraternidade, junto delas, incumbindo-se de te manipular a colaboração em recursos providenciais para socorrê-las.

Crianças infelizes se aproximam da delinquência…

Mensageiros da Vida Superior, em derredor, te pedem amparo que transformarão em reconforto e assistência, em benefício dos pequeninos.

Amigos da Caridade, renteando com irmãos enfermos e necessitados em lares e hospitais, recintos de tratamento e instituições outras, te solicitam o socorro possível que se encarregam de converter em colaboração eficiente, no apoio a eles, qualquer que seja a migalha de proteção que lhes possas oferecer.

Amor é solidariedade.

Progresso é intercâmbio.

Auxilia e auxiliar-se-te-á.

Ilumina a estrada de alguém e estarás iluminando a ti mesmo.

Abençoa o próximo e teus caminhos se farão abençoados.

Ajuda-te sempre, especialmente ajudando aos outros, e o Céu te ajudará.

🌾🍄🌾
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Busca e acharás
🌾🍄🌾

sexta-feira, 5 de maio de 2023

No balanço das provas


 Não raro deitamos a culpa de nossos fracassos e aflições sobre os outros, todavia, acautelemo-nos contra semelhante atitude. Fixemo-nos, ao revés disso, em nossas infinitas possibilidades de ação e renovação.

Provavelmente, em nossas fraquezas, teremos sido alguma vez defrontados pela tentação de acusar amigos ou adversários, quanto aos acontecimentos desagradáveis que nos ocorrem, no entanto, basta investigar o íntimo para reconhecermos que as nossas falhas e erros pertencem às opiniões e decisões que formamos por nós próprios.

 Todos estamos entrosados uns com os outros, através de vastas cadeias de relações e reações, no intercâmbio espiritual e as experiências que nos são necessárias decorrem de nossa vinculação com o próximo.

Urge, porém, reconhecer que, seja endereçando sugestões a alguém ou recolhendo as sugestões de alguém, responderemos por nossas resoluções. Na oferta ou no aceite de ideias e emoções, formulamos compromissos, porquanto, os princípios de causa e efeito funcionam igualmente nos domínios da palavra empenhada.

 Abstenhamo-nos de atirar culpas e reprovações nos ombros alheios, quando se faz inarredável nossa quota pessoal de débitos na conta dos obstáculos e dificuldades que nos povoem a vida.

Cada qual de nós se rodeia inelutavelmente pelos resultados das próprias obras.

Verifiquemos a nossa parte de responsabilidade nas atribulações do caminho e, abraçando com resignação e serenidade as consequências de nossos gestos menos felizes, refaçamos escolhas e diretrizes sem necessidade de apontar as possíveis faltas alheias.

 Pacifiquemos e aperfeiçoemos a nossa área de ação e estejamos convencidos de que se dermos o melhor de nós, realizando o melhor que se nos faça acessível ao esforço individual, no campo da vida, o Senhor complementar-nos-á o trabalho, fazendo o resto.

🌹🪴🌹
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Mãos unidas
🌹🪴🌹

05 de maio

Observe a abundância da natureza, da beleza ao seu redor, e reconheça que EU ESTOU em tudo.

Quantas vezes durante o dia, andando de lá para cá, você olha as coisas maravilhosas à sua volta e agradece por elas?

A maior parte do tempo você está tão ocupado que deixa de absorver grande parte desses prodígios que poderiam elevar e refrescar a sua mente.

É uma questão de abrir os olhos e se manter alerta e sensível.

Comece agora a se conscientizar mais das coisas que realmente importam na vida, das coisas que alegram o coração, refrescam o Espírito e elevam a consciência.

Quanto mais beleza você absorver, mais beleza você vai refletir.

Quanto mais amor você absorver, mais amor você terá para dar.

O mundo precisa de cada vez mais amor, beleza, harmonia, compreensão, e você é a pessoa para distribuir tudo isso.

Por que não abrir seu coração e começar agora?

🌹🪴🌹
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌹🪴🌹






🌹🪴🌹

MENSAGEM DO ESE:

Os trabalhadores da última hora

O reino dos céus é semelhante a um pai de família que saiu de madrugada, a fim de assalariar trabalhadores para a sua vinha. — Tendo convencionado com os trabalhadores que pagaria um denário a cada um por dia, mandou-os para a vinha. Saiu de novo à terceira hora do dia e, vendo outros que se conservavam na praça sem fazer coisa alguma, — disse-lhes: Ide também vós outros para a minha vinha e vos pagarei o que for razoável. Eles foram. — Saiu novamente à hora sexta e à hora nona do dia e fez o mesmo. — Saindo mais uma vez à hora undécima, encontrou ainda outros que estavam desocupados, aos quais disse: Por que permaneceis aí o dia inteiro sem trabalhar? — É, disseram eles, que ninguém nos assalariou. Ele então lhes disse: Ide vós também para a minha vinha.

Ao cair da tarde disse o dono da vinha àquele que cuidava dos seus negócios: Chama os trabalhadores e paga-lhes, começando pelos últimos e indo até aos primeiros. — Aproximando-se então os que só à undécima hora haviam chegado, receberam um denário cada um. — Vindo a seu turno os que tinham sido encontrados em primeiro lugar, julgaram que iam receber mais; porém, receberam apenas um denário cada um. — Recebendo-o, queixaram-se ao pai de família, — dizendo: Estes últimos trabalharam apenas uma hora e lhes dás tanto quanto a nós que suportamos o peso do dia e do calor.

Mas, respondendo, disse o dono da vinha a um deles: Meu amigo, não te causo dano algum; não convencionaste comigo receber um denário pelo teu dia? Toma o que te pertence e vai-te; apraz-me a mim dar a este último tanto quanto a ti. — Não me é então lícito fazer o que quero? Tens mau olho, porque sou bom?

Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos, porque muitos são os chamados e poucos os escolhidos. (S. MATEUS, cap. XX, vv. 1 a 16)

🌹🪴🌹
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XX, item 1.)
🌹🪴🌹

Disciplina e Organização


Tarefas se sobrepondo a tarefas, compromissos e mais compromissos não raro desvitalizam o ser, pelo acúmulo de trabalho que lhe exige muito dispêndio de energias, sem repouso.

Disciplina e organização são cuidados que devem ser observados com rigor em relação aos compromissos assumidos, a fim de lhes dar uma ordenação criteriosa, com responsabilidade.

Porém, no afã da realização pessoal, muitas vezes se perde o indivíduo, comprometendo seu tempo, por lhe faltarem a disciplina e a organização.

A rotina sistemática provoca, algumas vezes, no espírito encarnado o desejo de buscar atividades que lhe proporcionem alegria e bem estar, que já não vivencia como outrora, em função da rotina engessada num dia a dia insípido, incolor.

Buscar movimento novo é positivo e louvável, desde que este seja incorporado com organização e disciplina, de forma a permitir o curso equilibrado dos afazeres que já fazem parte do programa existente.

A disciplina é filha dileta da responsabilidade, que exige condutas pautadas nas leis impostas pela moral.

Leis que se encontram ao alcance de todos e que devem ser seguidas com disciplina, como forma de colaborar para a organização de uma sociedade saudável e solidária.

🌹🪴🌹
Miramez
João Nunes Maia
🌹🪴🌹

Corrijamos agora


Em plena vida espiritual, além do caminho estreito da carne, sempre realizamos o inventário de nossas aquisições no mundo.

Em semelhantes ocasiões, invariavelmente nos escandalizamos à frente de nós mesmos e rogamos, então, a Divina Providência a graça do retorno à matéria mais densa, sem as vantagens terrestres que nos serviram de perda.

É por isso que renascemos no mundo com singulares inibições congeniais.

Aqui, é um cego que pediu a medicação da sombra para curar antigos desvarios da visão.

Ali, é um surdo que solicitou o silêncio nos ouvidos, como bênção de reajuste da própria alma.

Mais além, somos defrontados pelo leproso que implorou do Céu a vestimenta de feridas e aflições, como remédio purificador da personalidade transviada do verdadeiro bem.

Mais adiante, encontramos o aleijado de nascença, que suplicou a mutilação natural por serviço valioso de autocorrigenda.

Doenças e amarguras, dificuldades e dores são meios de que nos valemos para a justa reparação de nossa vida, em nós ou fora de nós.

[Assim pois,] atendamos ao aviso do Evangelho, no passo em que nos adverte o Senhor: “Caminhai, enquanto tendes luz”.

Enquanto se vos concede no mundo a felicidade de permanência no corpo físico — templo e formação das nossas asas espirituais para a vida eterna — não procureis o escândalo, a distância de vosso círculo individual!

Escandalizemo-nos conosco, quando a nossa conduta estiver contrária aos princípios superiores que abraçamos.

Estranhemos nossos pensamentos, nossas palavras e nossos atos, quando não se afinem com o Mestre da Cruz, cujo modelo procuramos, e, assim, amanhã não teremos a lamentar maiores faltas, alcançando a vitória sobre nós mesmos, em paz com a nossa própria consciência, em plena Vida Imperecível que nos espera ante o [nosso] Mestre e Senhor.

🌹🪴🌹
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Família
🌹🪴🌹

quinta-feira, 4 de maio de 2023

Queixas de insegurança - Dispositivos de segurança


A nossa reunião se formava, em grande parte, de amigos procedentes de outros campos de ideias, apenas simpatizantes, em maioria, da Doutrina Espírita. E quase todos a se queixarem de insegurança. Muitos apresentavam problemas de desarmonia doméstica, desajustes psicológicos, temores e angústias. Alguns traziam familiares recentemente saídos de sanatórios e outros se mostravam em profundo desânimo, com a perda, por desencarnação, de pessoas amadas.

O Evangelho Segundo o Espiritismo ( ofereceu-nos o item 13 do seu capítulo V. E depois dos comentários habituais sobre a leitura, nosso caro Emmanuel escreveu a página “Dispositivos de Segurança”.

DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA

Procuras segurança e paz.

 Preservando, porém, o próprio equilíbrio, não deixes de auxiliar-te, proporcionando aos outros auxílio que podes doar de ti mesmo.

Nunca te admitas em tamanho cansaço que não possas trabalhar, um tanto mais, em benefício daqueles que te compartilham a vida.

 Irradia compreensão e serenidade, nobres palavras e notícias edificantes.

Onde te sintas com o direito de reclamar, ao invés disso, busca extinguir os obstáculos existentes, para que os problemas e conflitos se façam diminuídos ou superados.

 Se algo deves esclarecer em determinada situação nebulosa, aguarda o momento justo, em que te expliques sem o fogo da discussão.

 Nas áreas de atrito, nas quais te envolvas, quanto se te faça possível, transfigura-te na escora da harmonização, imunizando a ti mesmo e aos demais contra discórdia e ressentimento.

 Coloca vida e alegria nas menores manifestações, seja num simples sorriso ou num aperto de mão.

 Cultiva o hábito de servir sempre, fazendo o melhor na faixa de experiência em que te vejas.

 E mesmo que a desencarnação de um ente amado te ensombre o mundo íntimo, quanto puderes, converte a saudade em oração de esperança porque a dor não apenas te desgasta o coração, mas espanca igualmente a criatura querida, conduzida a outras dimensões.

Aflição habitualmente se define por excesso de carga inútil, nos mecanismos de nossas resistências, determinando o curto-circuito em nossas melhores forças.

1O equilíbrio geral é a soma do esforço conjugado de quantos lhe desfrutam as vantagens e os benefícios.

 Doemos a cooperação que os outros esperam de nós, na garantia do sistema de segurança e paz, em que se nos levantam os alicerces da felicidade comum e guardemos a certeza de que a nossa omissão será sempre um ponto de ruptura em nós mesmos, agravando as nossas próprias inquietações.

🪴🥀🪴
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Caminhos de volta
🪴🥀🪴

04 de maio

Sinta-se em perfeita paz.

Não se esforce para entender o que está além da sua compreensão.

Quando Eu quiser lhe transmitir algo, Eu o farei sem que você precise se esforçar e lançarei a luz da verdade sobre a mensagem.

Ela lhe será revelada e você não terá dúvidas sobre seu significado.

Quando Eu digo que a vida é fácil, é exatamente isso que Eu quero dizer.

Existe esforço demais na vida; como é que se pode ter paz se é necessário se esforçar o tempo todo?

Deixe que a Minha paz, que supera toda compreensão, o preencha e o envolva, pois quando você tem paz interior, você reflete essa paz para o seu exterior e todas as almas que você encontrar se sentirão em paz também.

Não permita que nada o perturbe ou o entristeça.

Saiba simplesmente que tudo está nas Minhas mãos e que tudo vai muito bem.

Portanto, eleve seu coração em profundo amor, admiração e gratidão, e viva seu dia em paz.

🪴🥀🪴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🪴🥀🪴





🪴🥀🪴

Mensagem do ESE:

Sacrifício da própria vida (II)

– Se um homem se expõe a um perigo iminente para salvar a vida a um de seus semelhantes, sabendo de antemão que sucumbirá, pode o seu ato ser considerado suicídio?

Desde que no ato não entre a intenção de buscar a morte, não há suicídio e, sim, apenas, devotamento e abnegação, embora também haja a certeza de que morrera. Mas, quem pode ter essa certeza? Quem poderá dizer que a Providência não reserva um inesperado meio de salvação para o momento mais crítico? Não poderia ela salvar mesmo aquele que se achasse diante da boca de um canhão? Pode muitas vezes dar-se que ela queira levar ao extremo limite a prova da resignação e, nesse caso, uma circunstância inopinada desvia o golpe fatal.

🪴🥀🪴
— São Luís. (Paris, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 30.)
🪴🥀🪴

Felicidade


Qual o objetivo de cada indivíduo, nesta Terra?
Quer a felicidade a qualquer preço.

Que é o que faz que cada um siga uma rota diferente?
É que cada um espera encontrá-la num lugar ou numa coisa que lhe agrada particularmente:
uns procuram a glória, outros a riqueza, outros, ainda, as honrarias.

O maior número corre em busca da fortuna, que, em nossos dias, é o mais poderoso meio de chegar a tudo.
Ela a tudo serve de pedestal.

Mas quantos vêem realizada essa necessidade de felicidade?
Muito poucos.

Perguntai a cada um dos que chegam se atingiram o objetivo a que se propunham.

São felizes?
Todos responderão: ‘ainda não’.
Porque todos os desejos aumentam na proporção daqueles que são satisfeitos.

Se Deus pôs nos nossos corações essa necessidade tão grande de felicidade, é que esta deve existir algures.
Sim, confiai Nele, mas sabei que tudo quanto Deus promete deve ser Divino como Ele e que a felicidade que buscais não pode ser material (...)”.

🪴🥀🪴
Stael
Trecho da Revista Espírita 1860
"Felicidade"
🪴🥀🪴

NÃO TROPECEMOS


“Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo.” – (João, 11:9.)

O conteúdo da interrogativa do Mestre tem vasta significação para os discípulos da atualidade.

“Não há doze horas no dia?”

Conscientemente, cada qual deveria inquirir de si mesmo em que estará aplicando tão grande cabedal de tempo.

Fala-se com ênfase do problema de desempregados na época moderna. Entretanto, qualquer crise nesse sentido não resulta da carência de trabalho e, sim, da ausência de boa-vontade individual.

Um inquérito minucioso nesse particular revelaria a realidade. Muita gente permanece sem atividade por revolta contra o gênero de serviço que lhe é oferecido ou por inconformação, em face dos salários.

Sobrevém, de imediato, o desequilíbrio.

A ociosidade dos trabalhadores provoca a vigilância dos mordomos e as leis transitórias do mundo refletem animosidade e desconfiança.

Se os braços estacionam, as oficinas adormecem. Ocorre o mesmo nas esferas de ação espiritual. Quantos aprendizes abandonam seus postos, alegando angústia de tempo? quantos não se transferem para a zona da preguiça, porque aconteceu isso ou aquilo, em pleno desacordo com os princípios superiores que abraça?

E, por bagatelas, grande número de servidores vigorosos procuram a retaguarda cheia de sombras. Mas aquele que conserva acuidade auditiva ainda escuta com proveito a palavra do Senhor:

– Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia não tropeça.”

🪴🥀🪴
EMMANUEL
(do livro “Pão Nosso” – psic. Chico Xavier)
🪴🥀🪴

Causas das enfermidades


(...)

Procura as causas das enfermidades e não seus efeitos, como fazem na Terra.

Consta no Evangelho que não devemos misturar vinho novo em odres velhos, nem remendar roupas velhas com pano novo.

E, acima da cura das enfermidades do corpo, existem as doenças da alma, que são as piores.

O passe por dentro que devemos receber, encarnados e desencarnados, é a reforma dos nossos costumes, tão falada e anunciada pela nossa literatura.

Esquece o ódio, desconhece o ciúme e a vingança, foge das críticas e das ofensas, porque nesse regime de conserto interior, estamos curando por dentro as velhas enfermidades que nos fazem sofrer.

Mas, antes disso, até chegares lá, toma a tua água magnetizada pelo amor e faze a tua terapia no ambiente da oração, pois a alegria não faz esperar e o amor te falará brevemente de Jesus nascendo em teu coração, a dizer-te: “A paz esteja contigo”.

🪴🥀🪴
Livro: Segurança Mediúnica
João Nunes Maia, pelo Espírito Mirantes
🪴🥀🪴

quarta-feira, 3 de maio de 2023

Preceitos de paz e alegria


Considerar quem surge, seja quem seja por pessoa a quem devemos acatamento e serviço.
Para caminhar, a cabeça mais sábia não prescinde dos pés.

 Nada julgar através de aparências.
Cada um de nós traz uma região indevassável nos recessos do espírito, onde unicamente a Sabedoria de Deus pode, com segurança, conhecer os nossos intentos e avaliar o porquê das nossas decisões.

Respeitar os alheios pontos de vista.
É da Divina Lei que toda criatura tenha o seu lugar ao sol.

 Evitar reações negativas.
Os outros esperam de nós a simpatia e a bondade que aguardamos de todos eles.

Construir o nosso caminho particular para ir ao encontro dos semelhantes, a fim de ajudá-los de alguma forma.
Somos compreensivelmente gratos ao carinho espontâneo e discreto de alguém que se disponha a entender-nos e auxiliar-nos.

Abster-se de cultivar ou causar qualquer ressentimento.
Reflitamos na lição silenciosa do céu, rechaçando pacientemente, cada manhã, a influência da sombra.

Aproveitar o benefício do sofrimento.
Para conseguir a firmeza do aço e a formosura da porcelana, é impossível dispensar o concurso do fogo.

 Perdoar sem condições.
Em matéria de fraquezas, nenhum de nós pode medir a própria resistência, entendendo-se que Deus nos confere ampla liberdade na experiência, infundindo-nos, ao mesmo tempo, a luz da tolerância, como princípio inalienável, em nosso processo de autoaperfeiçoamento e educação.

🌺🌱🌺
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Passos da vida
🌺🌱🌺

03 de maio

Se a sua atitude é positiva, você consegue enxergar muito além do que está na superfície.

Perceba suas necessidades claramente, tenha a certeza que elas serão supridas e dê graças por isso.

Nunca deixe de agradecer.

A lei da gratidão é uma lei espiritual fundamental.

Você consegue ser realmente grato por tudo?

Você consegue ver o melhor em toda situação?

Eu quero que você ponha esta lei em prática cada vez mais, especialmente quando se deparar com uma situação difícil.

Encare-a de frente e honestamente, depois examine-a de todos os ângulos possíveis; quando terminar, você vai descobrir que a sua maneira de encará-la mudou totalmente.

O que a princípio parecia um desastre, agora é uma oportunidade e basta você decidir extrair o melhor de toda esta situação para que esta oportunidade se transforme num sucesso.

🌺🌱🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌱🌺







🌺🌱🌺

MENSAGEM DO ESE:

A afabilidade e a doçura

A benevolência para com os seus semelhantes, fruto do amor ao próximo, produz a afabilidade e a doçura, que lhe são as formas de manifestar-se. Entretanto, nem sempre há que fiar nas aparências. A educação e a freqüentação do mundo podem dar ao homem o verniz dessas qualidades. Quantos há cuja fingida bonomia não passa de máscara para o exterior, de uma roupagem cujo talhe primoroso dissimula as deformidades interiores! O mundo está cheio dessas criaturas que têm nos lábios o sorriso e no coração o veneno; que são brandas, desde que nada as agaste, mas que mordem à menor contrariedade; cuja língua, de ouro quando falam pela frente, se muda em dardo peçonhento, quando estão por detrás.

A essa classe também pertencem esses homens, de exterior benigno, que, tiranos domésticos, fazem que suas famílias e seus subordinados lhes sofram o peso do orgulho e do despotismo, como a quererem desforrar-se do constrangimento que, fora de casa, se impõem a si mesmos. Não se atrevendo a usar de autoridade para com os estranhos, que os chamariam à ordem, acham que pelo menos devem fazer-se temidos daqueles que lhes não podem resistir. Envaidecem-se de poderem dizer: “Aqui mando e sou obedecido”, sem lhes ocorrer que poderiam acrescentar: “E sou detestado.”

Não basta que dos lábios manem leite e mel. Se o coração de modo algum lhes está associado, só há hipocrisia. Aquele cuja afabilidade e doçura não são fingidas nunca se desmente: é o mesmo, tanto em sociedade, como na intimidade. Esse, ao demais, sabe que se, pelas aparências, se consegue enganar os homens, a Deus ninguém engana.

🌺🌱🌺
— Lázaro. (Paris, 1861.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IX, item 6.)
🌺🌱🌺

O Ciúme


A presença do ciúme no teu comportamento é sinal de desequilíbrio.

O ciúme jamais será o sal temperando o amor.

Desconfiança e insegurança significam a manifestação do ciúme.

Quando ele se introduz na afetividade altera a paisagem dando surgimento a pesadelos e perturbações prejudiciais.

Supera as insinuações ciumentas na tua conduta, amando com tranquilidade e confiando em paz.

Se a pessoa amada não corresponder à expectativa, segue adiante, porque prejuízo é dela.

🌺🌱🌺
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
Obra: Dia feliz
🌺🌱🌺

Pedir


“Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis.”
— (MATEUS, capítulo 20, versículo 22.)

A maioria dos crentes dirige-se às casas de oração, no propósito de pedir alguma coisa.

Raros os que aí comparecem, na verdadeira atitude dos filhos de Deus, interessados nos sublimes desejos do Senhor, quanto à melhoria de conhecimentos, à renovação de valores íntimos, ao aproveitamento espiritual das oportunidades recebidas de Mais Alto.

A rigor, os homens deviam reconhecer nos templos o lugar sagrado do Altíssimo, onde deveriam aprender a fraternidade, o amor, a cooperação no seu programa divino. Quase todos, porém, preferem o ato de insistir, de teimar, de se imporem ao paternal carinho de Deus, no sentido de lhe subornarem o Poder Infinito. Pedinchões inveterados, abandonam, na maior parte das vezes, o traçado reto de suas vidas, em virtude da rebeldia suprema nas relações com o Pai.

Tanto reclamam, que lhes é concedida a experiência desejada.

Sobrevêm desastres. Surgem as dores. Em seguida, aparece o tédio, que é sempre filho da incompreensão dos nossos deveres.

Provocamos certas dádivas no caminho, adiantamo-nos na solicitação da herança que nos cabe, exigindo prematuras concessões do Pai, à maneira do filho pródigo, mas o desencanto constitui-se em veneno da imprevidência e da irresponsabilidade.

O tédio representará sempre o fruto amargo da precipitação de quantos se atiram a patrimônios que lhes não competem.

Tenhamos, pois, cuidado em pedir, porque, acima de tudo, devemos solicitar a compreensão da vontade de Jesus a nosso respeito.

🌺🌱🌺
EMMANUEL
CHICO XAVIER
Obra: Caminho, Verdade e Vida
🌺🌱🌺

terça-feira, 2 de maio de 2023

Depressões


Se trazes o Espírito agoniado por sensações de pessimismo e tristeza, concede ligeira pausa a ti mesmo, no capítulo das próprias aflições, a fim de raciocinar.
*
Se alguém te ofendeu, desculpa.
*
Se feriste alguém, reconsidera a própria atitude.
*
Contratempos do mundo estarão constantemente no mundo, onde estiveres.
*
Parentes difíceis repontam de todo núcleo familiar.
*
Trabalho é Lei do Universo.
*
Disciplina é alicerce da educação.
*
Circunstâncias constrangedoras, assemelham-se a nuvens que aparecem no firmamento de qualquer clima.
*
Incompreensões com relação a caminhos e decisões que se adote são empeços e desafios, na experiência de quantos desejem equilíbrio e trabalho.
*
Agradar a todos, ao mesmo tempo, é realização impossível.
*
Separações e renovações representam imperativos inevitáveis do progresso espiritual.
*
Mudanças equivalem a tratamento da alma, para os ajustes e reajustes necessários à vida.
*
Conflitos íntimos atingem toda criatura que aspire a elevar-se.
*
Fracassos de hoje são lições para os acertos de amanhã.
*
Problemas enxameiam a existência de todos aqueles que não se acomodam com estagnação.
*
Compreendendo a realidade de toda pessoa que anseie por felicidade e paz, aperfeiçoamento e renovação, toda vez que sugestões de desânimo nos visitem a alma, retifiquemos em nós o que deva ser corrigido e abraçando o trabalho que a vida nos deu a realizar, prossigamos à frente.

🌴💐🌴
EMMANUEL
CHICO XAVIER
Obra: Coragem
🌴💐🌴

Depressão na visão espírita


CURA da DEPRESSÃO, com CHICO XAVIER


Depressão - Prevenção


A cura da depressão


10 PASSOS IMPORTANTES PARA VENCER A DEPRESSÃO


Depressões


Depressão


Depressão e ociosidade


Depressão e o sentido da vida


🌴💐🌴

02 de maio

O amor é a chave do caminho espiritual e você só poderá trilhá-lo se tiver o coração cheio de amor.

O amor aponta o caminho.

É perda de tempo falar sobre ele: viva-o e demonstre-o em sua vida.

Esqueça o seu ego por completo, derramando seu amor sobre todos os seres humanos.

Quanto mais você os amar, mais você Me amará.

Tolerância só não é suficiente; necessário é o amor genuíno.

O amor nunca é possessivo; ele liberta os seres amados.

Você não pode querer ajudar uma alma se você é possessivo, porque todas as almas precisam ser livres para encontrar a si próprias e viver suas vidas, guiadas por Mim.

Quando você se torna possessivo em relação a uma alma, você atrasa o progresso espiritual dela e esta é uma responsabilidade grande demais para você assumir.

A liberdade do Espírito é essencial para cada pessoa.

🌴💐🌴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌴💐🌴








 



🌴💐🌴

MENSAGEM DO ESE:

O egoísmo

O egoísmo, chaga da Humanidade, tem que desaparecer da Terra, a cujo progresso moral obsta.

Ao Espiritismo está reservada a tarefa de fazê-la ascender na hierarquia dos mundos.

O egoísmo é, pois, o alvo para o qual todos os verdadeiros crentes devem apontar suas armas, dirigir suas forças, sua coragem.

Digo: coragem, porque dela muito mais necessita cada um para vencer-se a si mesmo, do que para vencer os outros.

Que cada um, portanto, empregue todos os esforços a combatê-lo em si, certo de que esse monstro devorador de todas as inteligências, esse filho do orgulho é o causador de todas as misérias do mundo terreno. É a negação da caridade e, por conseguinte, o maior obstáculo à felicidade dos homens.

Jesus vos deu o exemplo da caridade e Pôncio Pilatos o do egoísmo, pois, quando o primeiro, o Justo, vai percorrer as santas estações do seu martírio, o outro lava as mãos, dizendo: Que me importa! Animou-se a dizer aos judeus: Este homem é justo, por que o quereis crucificar? E, entretanto, deixa que o conduzam ao suplício.

É a esse antagonismo entre a caridade e o egoísmo, à invasão do coração humano por essa lepra que se deve atribuir o fato de não haver ainda o Cristianismo desempenhado por completo a sua missão. Cabem-vos a vós, novos apóstolos da fé, que os Espíritos superiores esclarecem, o encargo e o dever de extirpar esse mal, a fim de dar ao Cristianismo toda a sua força e desobstruir o caminho dos pedrouços que lhe embaraçam a marcha. Expulsai da Terra o egoísmo para que ela possa subir na escala dos mundos, porquanto já é tempo de a Humanidade envergar sua veste viril, para o que cumpre que primeiramente o expilais dos vossos corações.

🌴💐🌴
— Emmanuel. (Paris, 1861.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XI, item 11.)
🌴💐🌴

CRÔNICA SOBRE CHICO XAVIER À VÉSPERA DE MAIO


Mais uma vez, pego no lápis para escrever alguma coisa sobre Chico Xavier, registrar pela emoção “algo” que possa transmitir aos amigos distantes.

Ele está aqui, no Grupo Espírita da Prece, a um metro de mim...

E eu o observo com atenção, anotando os seus mínimos gestos.

Mão esquerda apoiando a fronte e a destra deslizando celeremente sobre o papel.

Posso ler o título da mensagem que recebe pela psicografia: “Louvor às Mães”, e recordo que estamos às vésperas do mês de maio...

São trovas emolduradas de luz. Cada qual de um poeta, cada trovador com o seu modo peculiar de sustentar o lápis e de escrever.

Chico, o médium, obedece docilmente.

O fenômeno é tão natural, tão sublimado, que, segundo me parece, ele se assemelha mais a uma harpa humana dedilhada por celeste inspiração.

De quando em quando, uma nuvem de suave perfume evola no ar, emanada dele, balsamizando o ambiente.

Todos os que estamos à mesa somos espíritas.

Creio, porém, que não nos apercebemos bem da excelsitude do momento; sim, não atinamos muito bem que estamos sendo testemunhas oculares de um dos acontecimentos mais importantes da história do Espiritismo e, mais que isso, da própria Humanidade.

Chico escreve e muitos estão alheios, como mariposas em torno de um intenso foco de luz...

No fundo, muito esperamos algumas palavras endereçadas a nós de um ente amado que partiu, mas não encaramos com a seriedade necessária e, sobretudo, com consciência o que, inconscientemente, evocamos...

Há um misto de dúvida e esperança, sofrimento e fé, preces e lágrimas no ar...

Uma leve música toca ao fundo, um piano afinadíssimo nas mãos de exímio artista e, novamente

, volto os olhos para Chico e convenço-me: ele é um piano e invisível músico dedilha-lhe as teclas.

O compasso do lápis parece acompanhar o compasso da música...

E do Chico escorro o olhar para a multidão, mães e pais, jovens e moçoilas, veneráveis senhoras e algumas crianças de colo... Meu Deus! debaixo de tantos semblantes, diviso muita dor, muita saudade!... Enfermos do corpo e da alma... E ele ali como uma esperança dos Céus materializada na Terra...

Ah, Morte! Que seria de nós se não nos acicatasses, levando-nos a desprezar os prazeres da vida efêmera para buscar Deus na fé? És a nossa sombra e a nossa luz...

Vejo que também tens a tua missão na Terra e que ela, por agora, ainda transcende a nossa humana compreensão.

Mas o lápis que vejo correr está vencendo-te...

O papel à minha frente é um portal de luz aberto entre ti e a vida.

É este homem, cujas mãos são duas estrelas refletindo entre as trevas da descrença o divino clarão da imortalidade, é um apóstolo da Vida, que vai passando semelhante a um meteoro na Terra, deixando rastros de luz...

Este homem que está ainda a escrever não é um corpo, é um imenso coração!

E nós estamos aqui, à sua volta, como um dia as crianças que se assentaram no colo de Jesus para ouvir histórias de um Reino distante...

E, sem que eu saiba explicar exatamente por que, penso no dia em que os olhos que fito agora se fecharem para vida física, e só de pensar já me sinto um pouco órfão.

Certo, a vida não vai parar.

A Natureza será a mesma, eu continuarei...

Mas aqui dentro estará faltando alguém, um sorriso, uma bênção, uma alegria...

E rogo a Deus fortalecê-lo para o meu egoísmo. E creio que muita gente também assim o faz.

Das mãos que continuam a escrever – fontes de consolo e de paz inesgotáveis –, quantas esperanças restauradas, quanto amor semeado...

E ele é um só.

E hoje eu estava melancólico, sabem, dessas melancolias que vêm e ficam com a gente por instantes, mas bastou que ele me falasse duas palavras para que eu entendesse tudo o que ele desejava me dizer e não pôde e... não foi preciso... e eu me rejubilei e o amei mais ainda.

Escrevendo assim, novamente a mesma onda de perfume me inebria e penso que o Amor tem perfume, mas o olfato não sabe defini-lo; só o coração.

Uma senhora se destaca da multidão, aflita. Dependurada ao peito está a fotografia do filho querido que partiu, como se ela quisesse trazê-lo aconchegado sempre ao coração.

É o seu filho que escreveu...

Ela chora e ri, ri e chora...

Todos choramos.

Agora... silêncio. Chico Xavier vai falar e eu, o mundo, precisamos ouvi-lo...

🌴💐🌴
Obra: Chico Xavier – Mediunidade e Coração
Carlos A. Baccelli
🌴💐🌴

Culpa e consciência


Os que mais reclamam são os que menos fazem para melhorar a situação.

Incriminam os outros.

Relacionam culpados.

Responsabilizam os homens qual se não pertencessem à espécie humana.

Profetizam catástrofes e continuam de braços cruzados.

Imaginam, assim, ludibriar a Sabedoria Divina, que os espreita em seus movimentos e intenções.

Falam com propriedade, mas não exemplificam.

Identificam o mal, mas não se dispõem a tratá-lo.

Na expectativa de agradarem a Deus, censuram a Humanidade e a condenam.

Prosseguem lavando as mãos na bacia de Pilatos...

Adormecem todas as noites, esperando que, no outro dia, alguém tome providências.

Responderão pela falta grave da omissão e, talvez, a sua culpa lhes venha a pesar mais na consciência do que na consciência daqueles que, por completa ignorância, vivem em função do mal.

🌴💐🌴
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: De Ânimo Firme
🌴💐🌴