sábado, 3 de agosto de 2024

Riqueza de luz


 O pão que repartes hoje;

A roupa ainda mesmo usada

Que ofertas de coração;

A frase amiga na estrada

De quem passa em luta e prova;

O amparo da compreensão

No qual a paz se renova;



O olvido de toda ofensa

Que recebas, porventura;

O bálsamo de consolo

Com que afastas a amargura;

O silêncio em que resguardas

O erro ou a falha de alguém;

A plantação de alegria

Que espalhas fazendo o bem;



 A paciência bendita

Nas horas de inquietação,

Aceitando sem revolta

Os entraves tais quais são;

Mínimos gestos de amor

Um dia serão troféus,

Ampliando-te a riqueza

Que depositas nos Céus.

🌻🪴🌻
Casimiro Cunha
Chico Xavier
Obra: Sinais de rumo
🌻🪴🌻

03 de agosto

Quando uma porta se fecha, outra se abre.

Espere que a nova porta lhe revele prodígios, glórias e surpresas ainda maiores.

Sempre espere o melhor de cada situação e veja apenas o melhor advir delas.

Não se deixe deprimir quando vir uma porta lhe ser fechada.

Saiba simplesmente que todas as coisas funcionam em uníssono para o bem das almas que realmente Me amam e Me colocam sempre em primeiro lugar.

Sinta-se crescer e expandir depois de passar por cada experiência e tente entender a razão de cada uma.

Aprenda com as experiências e esteja determinado a nunca repetir um erro, se é que você o cometeu, porque os resultados podem ser muito positivos se você não se deixar abater por ele.

Toda a sua atitude em relação à vida é muito importante; entenda que a vida é o que você faz dela.

Transforme a sua vida numa vida maravilhosa, alegre e excitante, na qual qualquer coisa pode acontecer a qualquer momento porque você está cumprindo a Minha vontade.

🌻🪴🌻
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌻🪴🌻





🌻🪴🌻

MENSAGEM DO ESE:

Muito se pedirá àquele que muito recebeu

O servo que souber da vontade do seu amo e que, entretanto, não estiver pronto e não fizer o que dele queira o amo, será rudemente castigado. — Mas, aquele que não tenha sabido da sua vontade e fizer coisas dignas de castigo menos punido será. Muito se pedirá àquele a quem muito se houver dado e maiores contas serão tomadas àquele a quem mais coisas se haja confiado. (S. LUCAS, cap. XII, vv. 47 e 48.)

Vim a este mundo para exercer um juízo, a fim de que os que não vêem vejam e os que vêem se tornem cegos. — Alguns fariseus que estavam, com ele, ouvindo essas palavras, lhe perguntaram: Também nós, então, somos cegos? — Respondeu-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecados; mas, agora, dizeis que vedes e é por isso que em vós permanece o vosso pecado. (S. JOÃO, cap. IX, vv. 39 a 41.)

Principalmente ao ensino dos Espíritos é que estas máximas se aplicam. Quem quer que conheça os preceitos do Cristo e não os pratique, é certamente culpado; contudo, além de o Evangelho, que os contém, achar-se espalhado somente no seio das seitas cristãs, mesmo dentro destas quantos há que não o lêem, e, entre os que o lêem, quantos os que o não compreendem! Resulta daí que as próprias palavras de Jesus são perdidas para a maioria dos homens.

O ensino dos Espíritos, reproduzindo essas máximas sob diferentes formas, desenvolvendo-as e comentando-as, para pô-las ao alcance de todos, tem isto de particular: não é circunscrito; todos, letrados ou iletrados, crentes ou incrédulos, cristãos ou não, o podem receber, pois que os Espíritos se comunicam por toda parte. Nenhum dos que o recebam, diretamente ou por intermédio de outrem, pode pretextar ignorância; não se pode desculpar nem com a falta de instrução, nem com a obscuridade do sentido alegórico. Aquele, portanto, que não aproveita essas máximas para melhorar-se, que as admira como coisas interessantes e curiosas, sem que lhe toquem o coração, que não se torna nem menos vão, nem menos orgulhoso, nem menos egoísta, nem menos apegado aos bens materiais, nem melhor para seu próximo, mais culpado é, porque mais meios tem de conhecer a verdade.

Os médiuns que obtêm boas comunicações ainda mais censuráveis são, se persistem no mal, porque muitas vezes escrevem sua própria condenação e porque, se não os cegasse o orgulho, reconheceriam que a eles é que se dirigem os Espíritos. Mas, em vez de tomarem para si as lições que escrevem, ou que lêem escritas por outros, têm por única preocupação aplicá-las aos demais, confirmando assim estas palavras de Jesus: “Vedes um argueiro no olho do vosso próximo e não vedes a trave que está no vosso.”

Por esta sentença: “Se fôsseis cegos, não teríeis pecados”, quis Jesus significar que a culpabilidade está na razão das luzes que a criatura possua. Ora, os fariseus, que tinham a pretensão de ser, e eram, com efeito, os mais esclarecidos da sua nação, mais culposos se mostravam aos olhos de Deus, do que o povo ignorante. O mesmo se dá hoje.

Aos espíritas, pois, muito será pedido, porque muito hão recebido; mas, também, aos que houverem aproveitado, muito será dado.

O primeiro cuidado de todo espírita sincero deve ser o de procurar saber se, nos conselhos que os Espíritos dão, alguma coisa não há que lhe diga respeito.

O Espiritismo vem multiplicar o número dos chamados. Pela fé que faculta, multiplicará também o número dos escolhidos.

🌻🪴🌻
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVIII, itens 10 a 12.)
🌻🪴🌻

O Amor


Temos a mania de achar que amor é algo que se busca.

Buscamos o amor nos bares, na internet, nas paradas de ônibus.

Como num jogo de esconde-esconde, procuramos pelo amor que está oculto dentro das boates, nas salas de aula, nas plateias dos teatros.

Ele certamente está por ali, você quase pode sentir seu cheiro, precisa apenas descobri-lo e agarrá-lo o mais rápido possível, pois só o amor constrói, só o amor salva, só o amor traz felicidade.

Há quem acredite que o amor é medicamento.

Pelo contrário.

Se você está deprimido, histérico ou ansioso demais, o amor não se aproxima, e caso o faça, vai frustrar sua expectativa, porque o amor quer ser recebido com saúde e leveza, ele não suporta a ideia de ser ingerido de quatro em quatro horas, como um antibiótico para combater as bactérias da solidão e da falta de autoestima.

Você já ouviu muitas vezes alguém dizer:
"Quando eu menos esperava, quando eu havia desistido de procurar, o amor apareceu."

Claro, o amor não é bobo, quer ser bem tratado, por isso escolhe as pessoas que, antes de tudo, tratam bem de si mesmas.

O Amor, ao contrário do que se pensa, não tem de vir antes de tudo.

Antes de estabilizar a carreira profissional, antes de fazer amigos, de viajar pelo mundo, de curtir a vida.

Ele não é uma garantia de que, a partir de seu surgimento, tudo o mais dará certo.

Queremos o amor como pré-requisito para o sucesso nos outros setores, quando, na verdade, o amor espera primeiro você ser feliz para só então surgir, sem máscara e sem fantasia.

É esta a condição.

É pegar ou largar.

Para quem acha que isso é chantagem, arrisco-me a sair em defesa do amor:
ser feliz é uma exigência razoável, e não é tarefa tão complicada.

Felizes são aqueles que aprendem a administrar seus conflitos, que aceitam suas oscilações de humor, que dão o melhor de si e não se autoflagelam por causa dos erros que cometem.

Felicidade é serenidade.

Não tem nada a ver com piscinas, carros e muito menos com príncipes encantados.

O amor é o prêmio para quem relaxa.

"As pessoas ficam procurando o amor como solução para todos os seus problemas quando, na realidade, o amor é a recompensa por você ter resolvido os seus problemas".

🌻🪴🌻
Martha Medeiros
🌻🪴🌻

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Caindo, levanta-te


Alguém te desacredita?
Continua confiante.

 Muitos te recriminam?
Prossegue trabalhando.

Há quem não te respeite?
O tempo responderá por ti.

Surge quem te persegue?
Entrega-te a Deus.

 Caluniaram-te?
Cala, perdoa e espera.

 Dúvidas sobre o teu caráter?
Contentar a todos é impossível.

 Humilhações?
Não somos melhores do que o Cristo que pereceu apupado pela multidão.

Qualquer que seja a pedra de tropeço colocada na tua trajetória, não receies a queda…

 Caindo, levanta-te.

É no instante mais difícil que podes provar a tua lealdade a Deus.

🌴💐🌴
Albino Teixeira
Chico Xavier
Obra: Esperança e vida
🌴💐🌴

02 de agosto

Aprenda a agir espontaneamente, por intuição, e faça o que o seu coração lhe ordena, não somente o que sua mente lhe diz que é razoável e sensato.

Alguns atos de puro amor podem parecer irracionais, até bobos, aos olhos de outras pessoas, mas não importa.

Quando você escutar o comando para agir, aja, e não pare para pesar as consequências ou imaginar o porquê daquilo.

Um pequeno ato de amor pode ter um efeito de longo alcance, ou os resultados podem não ser aparentes.

Não perca tempo procurando pelos resultados; simplesmente faça o que deve ser feito e deixe o resto para Mim.

Às vezes leva muito tempo para uma semente germinar num coração duro e frio, mas, uma vez plantada, ela vai ter que desabrochar mais cedo ou mais tarde.

Tudo que você precisa fazer é cumprir a sua tarefa com fé e ter a certeza que tudo caminha muito, muito bem.

🌴💐🌴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌴🌷🌴





🌴🌷🌴

MENSAGEM DO ESE:

Abandonar pai, mãe e filhos

Aquele que houver deixado, pelo meu nome, sua casa, os seus irmãos, ou suas irmãs, ou seu pai, ou sua mãe, ou sua mulher, ou seus filhos, ou suas terras, receberá o cêntuplo de tudo isso e terá por herança a vida eterna. (S. MATEUS, cap. XIX, v. 29.)

Então, disse-lhe Pedro: Quanto a nós, vês que tudo deixamos e te seguimos. — Jesus lhe observou: Digo-vos, em verdade, que ninguém deixará, pelo reino de Deus, sua casa, ou seu pai, ou sua mãe, ou seus irmãos, ou sua mulher, ou seus filhos — que não receba, já neste mundo, muito mais, e no século vindouro a vida eterna. (S. LUCAS, cap. XVIII, vv. 28 a 30.)

Disse-lhe outro: Senhor, eu te seguirei; mas, permite que, antes, disponha do que tenho em minha casa. — Jesus lhe respondeu: Quem quer que, tendo posto a mão na charrua, olhar para trás, não esta apto para o reino de Deus. (S. LUCAS, cap. IX, vv. 61 e 62.)

Sem discutir as palavras, deve-se aqui procurar o pensamento, que era, evidentemente, este: “Os interesses da vida futura prevalecem sobre todos os interesses e todas as considerações humanas”, porque esse pensamento está de acordo com a substância da doutrina de Jesus, ao passo que a idéia de uma renunciação à família seria a negação dessa doutrina.

Não temos, aliás, sob as vistas a aplicação dessas máximas no sacrifício dos interesses e das afeições de família aos da Pátria? Censura-se, porventura, aquele que deixa seu pai, sua mãe, seus irmãos, sua mulher, seus filhos, para marchar em defesa do seu país? Não se lhe reconhece, ao contrário, grande mérito em arrancar-se às doçuras do lar doméstico, aos liames da amizade, para cumprir um dever? É que, então, há deveres que sobrelevam a outros deveres. Não impõe a lei à filha a obrigação de deixar os pais, para acompanhar o esposo? Formigam no mundo os casos em que são necessárias as mais penosas separações. Nem por isso, entretanto, as afeições se rompem.

O afastamento não diminui o respeito, nem a solicitude do filho para com os pais, nem a ternura destes para com aquele. Vê-se, portanto, que, mesmo tomadas ao pé da letra, excetuado o termo odiar, aquelas palavras não seriam uma negação do mandamento que prescreve ao homem honrar a seu pai e a sua mãe, nem do afeto paternal; com mais forte razão, não o seriam, se tomadas segundo o espírito. Tinham elas por fim mostrar, mediante uma hipérbole, quão imperioso é para a criatura o dever de ocupar-se com a vida futura. Aliás, pouco chocantes haviam de ser para um povo e numa época em que, como conseqüência dos costumes, os laços de família eram menos fortes, do que no seio de uma civilização moral mais avançada. Esses laços, mais fracos nos povos primitivos, fortalecem-se com o desenvolvimento da sensibilidade e do senso moral. A própria separação é necessária ao progresso. Assim as famílias como as raças se abastardam, desde que se não entrecruzem, se não enxertem umas nas outras. É essa uma lei da Natureza, tanto no interesse do progresso moral, quanto no do progresso físico.

Aqui, as coisas são consideradas apenas do ponto de vista terreno. O Espiritismo no-las faz ver de mais alto, mostrando serem os do Espírito e não os do corpo os verdadeiros laços de afeição; que aqueles laços não se quebram pela separação, nem mesmo pela morte do corpo; que se robustecem na vida espiritual, pela depuração do Espírito, verdade consoladora da qual grande força haurem as criaturas, para suportarem as vicissitudes da vida.

🌴🌷🌴
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXIII, itens 4 a 6.)
🌴🌷🌴

Enfrente o problema com firmeza


Tudo depende de sua atitude.

Se você fica com medo, hesitando, vacilando, ele se mostra grande, complicado, sem solução.

Mas, se o encara de frente, com determinação, vai ficando tão pequeno que parece microscópico.

Tenha decisão.

Você tem capacidade para resolver qualquer problema.

Levante a cabeça.

Aja.

Confie fortemente em Deus.

Nunca se esqueça de que todo problema tem solução.

Mais importante do que encontrar uma solução favorável para o seu problema é encontrar a paz.

🌴🌷🌴
Lourival Lopes
🌴🌷🌴

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Fruto e exemplo



Revela-se a árvore na gleba em que se desenvolve por valioso conjunto de utilidades, quais sejam:

 a seiva de que se nutre;

as frondes que albergam ninhos;

 a flor que perfuma;

 a sombra que ameniza;

o aspecto que balsamiza;

o lenho que reaquece.

Todavia, se não estende o fruto que lhe assinala a espécie, no socorro às criaturas que lhe observam o crescimento, terá desertado do objetivo fundamental a que se destina, reprovando a si mesma na solidão e na esterilidade.

 Assim também o homem, no campo da luta em que se estagia, destaca-se por toda uma equipe de qualidades que lhe marcam a rota, como sejam:

 a força com que se eleva;

 a inteligência com que domina;

 as ligações afetivas com que se associa a outros seres;

o ideal que se inflama;

 o verbo que o manifesta;

 a compreensão com que se orienta;

o entusiasmo de sonhar e realizar que lhe distingue os impulsos.

Entretanto, se foge à ação construtiva do exemplo nobre com que se exprimirá no edifício do progresso de todos, em favor dos irmãos que lhe buscam inspiração e modelo, em verdade terá perdido o ensejo divino para que foi trazido à existência, sentenciando-se à frustração.

 No reino vegetal, todo o paciente esforço da árvore, sob o império das estações, tende à produção do fruto com que se desincumbirá do compromisso máximo, à frente da natureza; e no campo humano todas as atividades laboriosas do espírito, sob o domínio da experiência, visam à demonstração do exemplo renovador com que enriquecerá a economia da vida, através dos valores físicos ou espirituais.

 Vigiemos as nossas próprias ações no santuário das horas de cada dia, porque para todos nós prevalece o aviso de Jesus quando asseverou, convincente:

— “Pelos frutos conhecê-los-eis.” 

🌹🌱🌹
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Plantão da paz
🌵🌹🌵

AGOSTO

Eu vi um campo de milho pronto para a colheita.

Eu ouvi as palavras:

Há uma hora certa e uma estação certa para tudo. Não deixe para amanhã o que você sabe que deve fazer agora, mas flua com o ritmo da vida e sinta-se em perfeita paz.

🌵🌹🌵

01 de agosto

Sintonize-se coMigo em meio à paz e à quietude.

Você não pode querer ouvir a Minha pequena voz se você está em turbilhão interiormente e ocupado demais para se aquietar e Me escutar.

Somente quando você aprender a ficar quieto é que você vai conseguir Me escutar, não importa o que você esteja fazendo ou onde você esteja.

Você será capaz de se envolver numa capa de paz e quietude e encontrar aquele centro interior inabalável de paz.

E você Me encontrará no seu próprio interior.

Você encontrará a realização de sua unidade coMigo, a fonte de toda criação.

Neste estado de paz e unidade você terá total comando das situações e saberá exatamente o que fazer e como fazer.

Todo indivíduo tem capacidade para agir assim, não é privilégio de uns poucos.

Por que não se aquietar agora e sentir a perfeita paz?

🌹🌱🌹
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌹🌱🌹





 


🌱🌹🌱

MENSAGEM DO ESE:

O ódio

Amai-vos uns aos outros e sereis felizes. Tomai sobretudo a peito amar os que vos inspiram indiferença, ódio, ou desprezo. O Cristo, que deveis considerar modelo, deu-vos o exemplo desse devotamento. Missionário do amor, ele amou até dar o sangue e a vida por amor. Penoso vos é o sacrifício de amardes os que vos ultrajam e perseguem; mas, precisamente, esse sacrifício é que vos torna superiores a eles. Se os odiásseis, como vos odeiam, não valeríeis mais do que eles. Amá-los é a hóstia imácula que ofereceis a Deus na ara dos vossos corações, hóstia de agradável aroma e cujo perfume lhe sobe até o seio. Se bem a lei de amor mande que cada um ame indistintamente a todos os seus irmãos, ela não couraça o coração contra os maus procederes; esta é, ao contrário, a prova mais angustiosa, e eu o sei bem, porquanto, durante a minha última existência terrena, experimentei essa tortura. Mas Deus lá está e pune nesta vida e na outra os que violam a lei de amor. Não esqueçais, meus queridos filhos, que o amor aproxima de Deus a criatura e o ódio a distancia dele.

🌵🌹🌵
— Fénelon, (Bordéus, 1861.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XII, item 10.)
🌱🌹🌱

Organizar as Atividades


Sê ordeiro nas tuas atividades.

Não te apoquentes ante o muito a fazer, nem te descuides em relação às tuas tarefas.

À medida que o tempo te permita, vai realizando cada uma delas até que as conclua todas.

Um homem disciplinado é um tesouro.

Quem sabe desincumbir-se dos serviços monótonos e constantes, pode empreender grandes realizações com a certeza do êxito.

Agir com ordem e ter consciência de que a vida é uma ação que não cessa, significa um avançado passo no caminho da evolução.

🌵🌹🌵
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
Obra: Vida feliz
🌵🌹🌵

quarta-feira, 31 de julho de 2024

Cotidiano


O espírita, consciente de seus deveres, levanta-se cada manhã e, após a prece habitual, traça o seu programa para o novo dia que começa:

– cumprir com a própria obrigação profissional;

– atender às solicitações da família, com paciência e carinho;

– defender a Natureza, protegendo uma árvore ou alimentando os animais famintos;

– encontrar tempo para alguns minutos de leitura edificante;

– colocar a correspondência em ordem, endereçando palavras de encorajamento aos que lhe esperam as notícias;

– auxiliar, quanto possível, os necessitados com os quais se defronte na via pública;

– visitar o companheiro acamado, oferecendo-lhe, se necessário, o socorro espiritual do passe;

– aproveitar a conversação com os amigos, incentivando-lhes o trabalho na seara do bem;

– não deixar escapar a oportunidade de divulgar a mensagem espírita, sem a preocupação de converter ninguém;

– concentrar esforços no sentido de renovar-se interiormente, de modo a não reincidir nos mesmos erros cometidos;

– vigiar as palavras que pronuncie, de forma a não incutir pessimismo a quem lhe possa ouvir;

– preparar-se para enfrentar e superar os problemas inevitáveis, perdoando ofensas e esquecendo ingratidões.

Assim, procurando cumprir este esquema de atividades no cotidiano, o espírita chegará ao fim de cada dia com a paz de quem, se não fez tudo quanto deve, pelo menos fez tudo o que pôde.

🌱🌼🌱
Albino Teixeira
Carlos A. Baccelli
Obra: A Flama Espírita
🌱🌼🌱

31 de julho

Seus pensamentos positivos, criativos e amorosos têm um imenso poder, muito maior do que você imagina, porque pensamentos são poder.

Por isso, elimine os pensamentos negativos.

Olhe sempre o lado luminoso da vida porque, quanto mais alegria e amor você irradiar, mais alegria e amor você atrairá para si próprio.

Ame todas as almas que o rodeiam, porque todas reagem ao amor no final.

Crianças e animais reagem imediatamente porque não têm barreiras a derrubar.

Eles sentem que o amor flui instintivamente porque não têm suspeitas de maus motivos ou intenções, mas simplesmente aceitam e respondem ao amor e o devolvem alegremente; no entanto os adultos são desconfiados e sempre imaginam que deve haver um motivo escuso por trás de tudo.

Não permita que suspeitas infundadas fechem seu coração em relação a alguém.

Quando os motivos forem puros e genuínos permita que o amor flua com toda força até que as barreiras tenham sido derrubadas.

O amor é a chave para a vida.

Guarde essa chave dentro de você.

🌱🌼🌱
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌱🌼🌱






🌱🌼🌱

MENSAGEM DO ESE:

Fora da caridade não há salvação

Meus filhos, na máxima: Fora da caridade não há salvação, estão encerrados os destinos dos homens, na Terra e no céu; na Terra, porque à sombra desse estandarte eles viverão em paz; no céu, porque os que a houverem praticado acharão graças diante do Senhor. Essa divisa é o facho celeste, a luminosa coluna que guia o homem no deserto da vida, encaminhando-o para a Terra da Promissão.

Ela brilha no céu, como auréola santa, na fronte dos eleitos, e, na Terra, se acha gravada no coração daqueles a quem Jesus dirá:
Passai à direita, benditos de meu Pai.

Reconhecê-los-eis pelo perfume de caridade que espalham em torno de si. Nada exprime com mais exatidão o pensamento de Jesus, nada resume tão bem os deveres do homem, como essa máxima de ordem divina.

Não poderia o Espiritismo provar melhor a sua origem, do que apresentando-a como regra, por isso que é um reflexo do mais puro Cristianismo.

Levando-a por guia, nunca o homem se transviará. Dedicai-vos, assim, meus amigos, a perscrutar-lhe o sentido profundo e as conseqüências, a descobrir-lhe, por vós mesmos, todas as aplicações. Submetei todas as vossas ações ao governo da caridade e a consciência vos responderá. Não só ela evitará que pratiqueis o mal, como também fará que pratiqueis o bem, porquanto uma virtude negativa não basta: é necessária uma virtude ativa. Para fazer-se o bem, mister sempre se torna a ação da vontade; para se não praticar o mal, basta as mais das vezes a inércia e a despreocupação.

Meus amigos, agradecei a Deus o haver permitido que pudésseis gozar a luz do Espiritismo. Não é que somente os que a possuem hajam de ser salvos; é que, ajudando-vos a compreender os ensinos do Cristo, ela vos faz melhores cristãos. Esforçai-vos, pois, para que os vossos irmãos, observando-vos, sejam induzidos a reconhecer que verdadeiro espírita e verdadeiro cristão são uma só e a mesma coisa, dado que todos quantos praticam a caridade são discípulos de Jesus, sem embargo da seita a que pertençam.

🌱🌼🌱
— Paulo, o apóstolo. (Paris, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XV, item 10.)
🌱🌼🌱

A Contra Pergunta


Quando o Amigo Espiritual se aproximou, a senhora lhe disse quase em pranto:

- Benfeitor querido, as nossas provações continuam grandes...
Dificuldade, tropeços, desilusões.
E o que hoje me impressionou é que meu tio nos falou hoje francamente que o nosso grupo familiar chegou a tantos obstáculos, porque nos preocupamos, excessivamente com a religião e oramos demais...
O irmão que diz a isso?

O Amigo Espiritual meditou longamente e respondeu com outra pergunta:

- Filha, se lutamos tanto, mantendo-nos em prece, o que será de nós se não orarmos?

🌱🌼🌱
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Aulas da vida
🌱🌼🌱

terça-feira, 30 de julho de 2024

Doação diferente



Tantos rogam socorro!…
E o coração se te enternece.

São doentes largados à noite, companheiros em penúria aguardando auxílio, pequeninos sem lar e irmãos em prova que te estendem as mãos, algo esperando de tua bondade ou de tua bolsa!…

Todos são dignos do apoio que se te faça possível.

Entretanto, nas trilhas do cotidiano, outros necessitados vão surgindo, a reclamarem uma das mais preciosas doações que a criatura é capaz de oferecer.

São aqueles que te agridem a vida:

os que te dilapidam os interesses;

os que te experimentam com a magia da tentação;

os que te estragam o relacionamento familiar;

os que te menosprezam os sentimentos;

os que te espancam com as farpas invisíveis do sarcasmo;

os que se apoderam do destaque para que te omitas obrigatoriamente na sombra;

os que descarregam seus próprios fardos sobre as responsabilidades que transportas nos ombros;

os que te agravam as dificuldades e aqueles outros que em vão te consomem as possibilidades de trabalho, anulando-te o tempo.

Diante desses irmãos que tantas vezes te emaranham no cipoal da inquietação vazia, não desesperes, nem desanimes.

Oferece-lhes a tua doação de paciência e deixa-os no recanto de incompreensão a que se acolhem.

Entrega-os a Deus e segue o teu próprio caminho. São doentes do espírito que só a Divina Providência conseguirá curar na clínica do tempo. E é preciso reconhecer que os doentes da alma não sabem o que fazem.

🌺🌿🌺
Meimei
Chico Xavier
Obra: Sinais de rumo
🌺🌿🌺

30 de julho

Agradeça constantemente por tudo.

Você deve ser grato por muitas coisas: abra os olhos, olhe à sua volta e perceba como você é abençoado.

Ao fazer isto você se sentirá preenchido por um enorme sentimento de amor e gratidão e sua vida terá um novo significado.

As pessoas que o rodeiam significarão mais para você porque seu coração estará transbordante de amor para elas e você terá maior compreensão e tolerância em relação a elas.

Você será grato por essas pessoas, por seu amor e companheirismo, e simplesmente por elas serem quem são.

Seus olhos estarão abertos para admirar toda beleza e harmonia à sua volta, todas as maravilhas da natureza.

E você enxergará com olhos que realmente veem; e ouvirá com ouvidos que realmente escutam; e falará com palavras de amor e e compreensão.

A vida será boa para você, porque você apreciará tudo que receber e perceberá a Minha mão em tudo.

🌺🌿🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌿🌺





🌺🌿🌺

MENSAGEM DO ESE:

Dai a César o que é de César

Os fariseus, tendo-se retirado, entenderam-se entre si para enredá-lo com as suas próprias palavras. — Mandaram então seus discípulos, em companhia dos herodianos, dizer-lhe: Mestre, sabemos que és veraz e que ensinas o caminho de Deus pela verdade, sem levares em conta a quem quer que seja, porque, nos homens, não consideras as pessoas. Dize-nos, pois, qual a tua opinião sobre isto: É-nos permitido pagar ou deixar de pagar a César o tributo?

Jesus, porém, que lhes conhecia a malícia, respondeu:

Hipócritas, por que me tentais? Apresentai-me uma das moedas que se dão em pagamento do tributo. E, tendo-lhe eles apresentado um denário, perguntou Jesus: De quem são esta imagem e esta inscrição? — De César, responderam eles. Então, observou-lhes Jesus: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.

Ouvindo-o falar dessa maneira, admiraram-se eles da sua resposta e, deixando-o, se retiraram. (S. MATEUS, cap. XXII, vv. 15 a 22. — S. MARCOS, cap. XII, vv. 13 a 17.)

A questão proposta a Jesus era motivada pela circunstância de que os judeus, abominando o tributo que os romanos lhes impunham, haviam feito do pagamento desse tributo uma questão religiosa. Numeroso partido se fundara contra o imposto. O pagamento deste constituía, pois, entre eles, uma irritante questão de atualidade, sem o que nenhum senso teria a pergunta feita a Jesus: “É-nos lícito pagar ou deixar de pagar a César o tributo?” Havia nessa pergunta uma armadilha. Contavam os que a formularam poder, conforme a resposta, excitar contra ele a autoridade romana, ou os judeus dissidentes. Mas “Jesus, que lhes conhecia a malícia”, contornou a dificuldade, dando-lhes uma lição de justiça, com o dizer que a cada um seja dado o que lhe é devido.

Esta sentença: “Dai a César o que é de César”, não deve, entretanto, ser entendida de modo restritivo e absoluto. Como em todos os ensinos de Jesus, há nela um princípio geral, resumido sob forma prática e usual e deduzido de uma circunstância particular. Esse princípio é conseqüente daquele segundo o qual devemos proceder para com os outros como queiramos que os outros procedam para conosco. Ele condena todo prejuízo material e moral que se possa causar a outrem, toda postergação de seus interesses. Prescreve o respeito aos direitos de cada um, como cada um deseja que se respeitem os seus. Estende-se mesmo aos deveres contraídos para com a família, a sociedade, a autoridade, tanto quanto para com os indivíduos em geral.

🌺🌿🌺
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XI, itens 5 a 7.)
🌺🌿🌺

Insegurança


Não permitas que a insegurança te conduza ao pânico.

Confia na Força Divina, que, em todas as circunstâncias, te protege.

Que a imaginação doentia não te leve ao medo injustificável.

Trabalha produzindo o melhor, esforçando-te no domínio das próprias emoções.

Para quem se sente inseguro diante da vida, a renovação das ideias é de fundamental importância.

Saneia o teu mundo íntimo com a leitura de bons livros.

Adquire a autoconfiança no amparo que deves às almas mais fragilizadas que a tua.

O pessimismo acalentado acaba se transformando em doença.

Lembra-te: conta com a proteção de Deus e Deus não te abandonará.

🌺🌿🌺
Irmão José
Carlos A. Baccelli
🌺🌿🌺

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Adversidade


 Indagar quanto ao porquê das dificuldades que a vida oferece ao homem será o mesmo que perguntar relativamente aos motivos pelos quais o homem corta a pedra para que a pedra venha a servir.

 Abandone-se a enxada ao repouso permanente e, a breve espaço, se fará imprestável.

 Negue-se a fonte a transitar sobre os percalços do solo e, a tempo curto, se transformará em tristeza do charco.

 A rigor, a adversidade não existiria no mundo se considerássemos as tarefas da existência física por lições.

Fizéssemos isso e todas as provas assumiriam as dimensões que lhes são características, passando à função de testes indispensáveis ao exame dos valores que adquirimos.

Antes de nossa própria reencarnação, muito frequentemente, sabemos que se tomará novo berço para a recapitulação de experiências em que não fomos felizes, seja para ressarcir débitos que largamos à retaguarda, com o objetivo de extinguir enganos perpetrados por nós mesmos a fim de nos entregarmos à execução de compromissos alusivos ao burilamento íntimo ou no sentido de reencontrar antigos desafetos para transfigurá-los em laços de amor.

Reestruturadas, porém, as possibilidades de ação e renovação a nosso benefício, habitualmente, vestimos em pessimismo as melhores oportunidades de melhoria e de progresso, sem extrair delas o proveito preciso.

Reflitamos em semelhante realidade para facearmos as lutas do caminho sem ilusões.

 Aceitemos construtivamente os desafios e problemas que a vida nos proponha, empenhando-nos a solucioná-los com segurança, sem a volúpia de retê-los indefinidamente no coração.

 Certifiquemo-nos, sobretudo, de que ninguém evolui sem mudanças e de que não existem mudanças sem atritos ou deslocamentos, conflitos ou desajuste.

 À vista disso, reconheçamos que as crises da vida aparecem na estrada de todos em auxílio de todos.

E de toda grande dificuldade, cada criatura, conforme as reações que demonstre, se retirará maior para receber encargos sempre maiores  ou novamente ajustada às dimensões de espírito em que ainda se encontra, a fim de entrar outra vez, em ocasião oportuna, no clima da adversidade educativa, para realizar renovados tentames de elevação própria, em cujo trabalho se obriga a revisar-se e recomeçar.

🌱💐🌱
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Abençoa sempre
🌱💐🌱

29 de julho

Quando Eu lhe digo que Meu glorioso plano vai se desenrolar passo a passo, pode ser que você o visualize acontecendo vagarosamente.

Meu bem amado, nada mais vai acontecer devagar.

Tudo está se acelerando.

No entanto, será um desenrolar, porque tudo acontecerá na hora certa.

Deixe que os acontecimentos se sucedam sem tentar brecá-los, com medo de sua rapidez.

O meu ritmo é perfeito.

Por que não aceitá-lo?

Não resista e encontre perfeita liberdade e harmonia à medida que o plano for se desenrolando.

É verdadeiramente um plano maravilhoso e você é parte dele.

Você tem seu papel específico nele e é por isso que é importante que você descubra qual é o seu papel e o cumpra já.

Não deixe passar nem mais um dia sem descobrir qual é a sua tarefa.

Recolha-se e, na quietude e no silêncio, ela lhe será revelada.

🌱💐🌱
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌱💐🌱





🌱💐🌱

MENSAGEM DO ESE:

A felicidade não é deste mundo

Não sou feliz! A felicidade não foi feita para mim! exclama geralmente o homem em todas as posições sociais. Isso, meus caros filhos, prova, melhor do que todos os raciocínios possíveis, a verdade desta máxima do Eclesiastes: “A felicidade não é deste mundo.” Com efeito, nem a riqueza, nem o poder, nem mesmo a florida juventude são condições essenciais à felicidade. Digo mais: nem mesmo reunidas essas três condições tão desejadas, porquanto incessantemente se ouvem, no seio das classes mais privilegiadas, pessoas de todas as idades se queixarem amargamente da situação em que se encontram.

Diante de tal fato, é incontestável que as classes laboriosas e militantes invejem com tanta ânsia a posição das que parecem favorecidas da fortuna. Neste mundo, por mais que faça, cada um tem a sua parte de labor e de miséria, sua cota de sofrimentos e de decepções, donde facilmente se chega à conclusão de que a Terra é lugar de provas e de expiações.

Assim, pois, os que pregam que ela é a única morada do homem e que somente nela e numa só existência é que lhe cumpre alcançar o mais alto grau das felicidades que a sua natureza comporta, iludem-se e enganam os que os escutam, visto que demonstrado está, por experiência arqui-secular, que só excepcionalmente este globo apresenta as condições necessárias à completa felicidade do indivíduo.

Em tese geral pode afirmar-se que a felicidade é uma utopia a cuja conquista as gerações se lançam sucessivamente, sem jamais lograrem alcançá-la. Se o homem ajuizado é uma raridade neste mundo, o homem absolutamente feliz jamais foi encontrado.

O em que consiste a felicidade na Terra é coisa tão efêmera para aquele que não tem a guiá-lo a ponderação, que, por um ano, um mês, uma semana de satisfação completa, todo o resto da existência é uma série de amarguras e decepções. E notai, meus caros filhos, que falo dos venturosos da Terra, dos que são invejados pela multidão.

Conseguintemente, se à morada terrena são peculiares as provas e a expiação, forçoso é se admita que, algures, moradas há mais favorecidas, onde o Espírito, conquanto aprisionado ainda numa carne material, possui em toda a plenitude os gozos inerentes à vida humana. Tal a razão por que Deus semeou, no vosso turbilhão, esses belos planetas superiores para os quais os vossos esforços e as vossas tendências vos farão gravitar um dia, quando vos achardes suficientemente purificados e aperfeiçoados.

Todavia, não deduzais das minhas palavras que a Terra esteja destinada para sempre a ser uma penitenciária. Não, certamente! Dos progressos já realizados, podeis facilmente deduzir os progressos futuros e, dos melhoramentos sociais conseguidos, novos e mais fecundos melhoramentos. Essa a tarefa imensa cuja execução cabe à nova doutrina que os Espíritos vos revelaram.

Assim, pois, meus queridos filhos, que uma santa emulação vos anime e que cada um de vós se despoje do homem velho. Deveis todos consagrar-vos à propagação desse Espiritismo que já deu começo à vossa própria regeneração.

Corre-vos o dever de fazer que os vossos irmãos participem dos raios da sagrada luz. Mãos, portanto, à obra, meus muito queridos filhos! Que nesta reunião solene todos os vossos corações aspirem a esse grandioso objetivo de preparar para as gerações porvindouras um mundo onde já não seja vã a palavra felicidade.

🌱💐🌱
- François-Nicolas-Madeleine, cardeal Morlot. (Paris, 1863.) (Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 20.)
🌱💐🌱

Quando puderes


Quando conseguires ver a doença de quem odeia;

a ambição dos que se desmandam pela posse;

a febre dos que enlouquecem de paixão;

a angústia dos desesperados que renegam a própria fé;

e a mágoa de quantos se desequilibram nos hábitos infelizes,

não te sentirás com disposição de condenar a ninguém.

🌱💐🌱
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Sinais de rumo
🌱💐🌱