sábado, 20 de dezembro de 2025

Queda


Só verdadeiramente caem aqueles que se acomodam no chão.

Em nossa trajetória evolutiva, a queda, por vezes, faz-se inevitável, mas, a pretexto disto, não devemos aceitá-la passivamente.

Ninguém cai para cair repetidas vezes; ao contrário, quem cai, cai para manter-se vigilante no equilíbrio necessário.

Sejamos condescendentes com as quedas alheias, mas não sejamos tolerantes em excesso com as nossas.

Quem tropeça e vai ao chão não deve ficar à espera de quem apareça para levantá-lo; reúna as energias que lhe sobraram e ponha-se de pé por seu próprio esforço e vontade.

Apenas caem os que estão, de alguma forma, tentando caminhar.

Aproveitemos as experiências da queda para avançarmos com segurança, evitando repetir os erros que cometemos, na certeza de que nos erguermos da queda consciente será sempre muito mais difícil.

A queda pela inteligência é mais penosa do que a queda pelo sentimento.

Quem tropeça no seu orgulho e cai, porque não admite que caiu, demorará longo tempo para levantar- se.

Paulo, o inesquecível apóstolo da Boa Nova, nos concita a caminhar à frente mesmo de joelhos desconjuntados.

Sejamos o bom samaritano de nós mesmos e nos levantemos, porque o mundo está repleto de sacerdotes e levitas que, vendo-nos estirados ao chão, seguirão adiante, indiferentes…

🌹🌿🌹
Irmão José 
Carlos Baccelli 
Obra: Lições da Vida 
🌹🌿🌹

20 de dezembro

"Procure primeiro pelo reino, coloque- Me sempre em primeiro lugar, e você terá tudo!"

Você conhece estas palavras, mas o que está fazendo a respeito?

Os caminhos do Espírito estão em primeiro lugar na sua vida?

O tempo que você passa coMigo significa mais do que qualquer outra coisa?

Você se sente bem na quietude ou fica desconfortável e inquieto?

Você prefere estar sempre ocupado fazendo alguma coisa e sente dificuldade em aquietar seu corpo e sua mente?

Existem milhões de almas que não suportam o silêncio; elas precisam estar sempre rodeadas de barulho e ação.

Elas não sabem o que significa procurar primeiro o Meu reino, Me colocar em primeiro lugar nas suas vidas.

Elas estão inquietas por dentro e por fora. Eu lhe afirmo que os momentos de paz e quietude que você compartilha comigo são preciosos neste mundo em turbilhão.

Procure por eles, ache-os e mantenha-se.

🌹🌿🌹
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌹🌿🌹



🌹🌿🌹

MENSAGEM DO ESE:

A felicidade não é deste mundo

Não sou feliz! A felicidade não foi feita para mim! exclama geralmente o homem em todas as posições sociais. Isso, meus caros filhos, prova, melhor do que todos os raciocínios possíveis, a verdade desta máxima do Eclesiastes: “A felicidade não é deste mundo.” Com efeito, nem a riqueza, nem o poder, nem mesmo a florida juventude são condições essenciais à felicidade. Digo mais: nem mesmo reunidas essas três condições tão desejadas, porquanto incessantemente se ouvem, no seio das classes mais privilegiadas, pessoas de todas as idades se queixarem amargamente da situação em que se encontram.

Diante de tal fato, é incontestável que as classes laboriosas e militantes invejem com tanta ânsia a posição das que parecem favorecidas da fortuna. Neste mundo, por mais que faça, cada um tem a sua parte de labor e de miséria, sua cota de sofrimentos e de decepções, donde facilmente se chega à conclusão de que a Terra é lugar de provas e de expiações.

Assim, pois, os que pregam que ela é a única morada do homem e que somente nela e numa só existência é que lhe cumpre alcançar o mais alto grau das felicidades que a sua natureza comporta, iludem-se e enganam os que os escutam, visto que demonstrado está, por experiência arqui-secular, que só excepcionalmente este globo apresenta as condições necessárias à completa felicidade do indivíduo.

Em tese geral pode afirmar-se que a felicidade é uma utopia a cuja conquista as gerações se lançam sucessivamente, sem jamais lograrem alcançá-la. Se o homem ajuizado é uma raridade neste mundo, o homem absolutamente feliz jamais foi encontrado.

O em que consiste a felicidade na Terra é coisa tão efêmera para aquele que não tem a guiá-lo a ponderação, que, por um ano, um mês, uma semana de satisfação completa, todo o resto da existência é uma série de amarguras e decepções. E notai, meus caros filhos, que falo dos venturosos da Terra, dos que são invejados pela multidão.

Conseguintemente, se à morada terrena são peculiares as provas e a expiação, forçoso é se admita que, algures, moradas há mais favorecidas, onde o Espírito, conquanto aprisionado ainda numa carne material, possui em toda a plenitude os gozos inerentes à vida humana. Tal a razão por que Deus semeou, no vosso turbilhão, esses belos planetas superiores para os quais os vossos esforços e as vossas tendências vos farão gravitar um dia, quando vos achardes suficientemente purificados e aperfeiçoados.

Todavia, não deduzais das minhas palavras que a Terra esteja destinada para sempre a ser uma penitenciária. Não, certamente! Dos progressos já realizados, podeis facilmente deduzir os progressos futuros e, dos melhoramentos sociais conseguidos, novos e mais fecundos melhoramentos. Essa a tarefa imensa cuja execução cabe à nova doutrina que os Espíritos vos revelaram.

Assim, pois, meus queridos filhos, que uma santa emulação vos anime e que cada um de vós se despoje do homem velho. Deveis todos consagrar-vos à propagação desse Espiritismo que já deu começo à vossa própria regeneração.

Corre-vos o dever de fazer que os vossos irmãos participem dos raios da sagrada luz. Mãos, portanto, à obra, meus muito queridos filhos! Que nesta reunião solene todos os vossos corações aspirem a esse grandioso objetivo de preparar para as gerações porvindouras um mundo onde já não seja vã a palavra felicidade.

🌹🌿🌹
- François-Nicolas-Madeleine, cardeal Morlot. (Paris, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 20.)
🌹🌿🌹

Dia de Faxina


Estava precisando fazer uma faxina em mim... Jogar alguns pensamentos indesejados para fora, lavar alguns tesouros que andavam meio enferrujados...

Tirei do fundo das gavetas lembranças que não uso e não quero mais.
Joguei fora alguns sonhos, algumas ilusões...

Papéis de presente que nunca usei, sorrisos que nunca darei. Joguei fora a raiva e o rancor das flores murchas que estavam dentro de um livro que não li. Olhei para meus sorrisos futuros e minhas alegrias pretendidas... E as coloquei num cantinho, bem arrumadas.

Fiquei sem paciência!... Tirei tudo de dentro do armário e fui jogando no chão: paixões escondidas, desejos reprimidos, palavras horríveis que nunca queria ter dito, mágoas de um amigo, lembranças de um dia triste... Mas lá também havia outras coisas... e belas!

Um passarinho cantando na minha janela... aquela lua cor-de-prata, o pôr do sol!... Fui me encantando e me distraindo, olhando para cada uma daquelas lembranças. Sentei no chão, para poder fazer minhas escolhas.

Joguei direto no saco de lixo os restos de um amor que me magoou. Peguei as palavras de raiva e de dor que estavam na prateleira de cima, pois quase não as uso, e também joguei fora no mesmo instante!

Outras coisas que ainda me magoam, coloquei num canto para depois ver o que farei com elas, se as esqueço lá mesmo ou se mando para o lixão.

Aí, fui naquele cantinho, naquela gaveta que a gente guarda tudo o que é mais importante: o amor, a alegria, os sorrisos, um dedinho de fé para os momentos que mais precisamos...

Como foi bom relembrar tudo aquilo!

Recolhi com carinho o amor encontrado, dobrei direitinho os desejos, coloquei perfume na esperança, passei um paninho na prateleira das minhas metas, deixei-as à mostra, para não as perder de vista.

Coloquei nas prateleiras de baixo algumas lembranças da infância, na gaveta de cima as da minha juventude e, pendurada bem à minha frente, coloquei a minha capacidade de amar... e de recomeçar...

🌹🌿🌹
(Autor desconhecido)
FORMATAÇÃO E PESQUISA: MILTER -17/12/2017
🌹🌿🌹

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Pare de pegar o celular o tempo todo



RESUMO SIMPLES E DIRETO

O vídeo explica que o silêncio assusta porque nele a mente perde o controle.

Quando ficamos sem fazer nada — esperando, entrando em casa, sentando por um minuto — surge um desconforto. Para fugir desse vazio interno, pegamos o celular automaticamente, sem nem saber por quê.

Eckhart Tolle diz que:

1. O silêncio revela quem você realmente é

Ele não é ausência, mas presença pura, um espaço interior onde existe paz, clareza e intuição.

O ego teme esse silêncio porque ele vive de barulho, de pensamentos, de passado e futuro.

2. Estamos condicionados a fugir o tempo todo

Fomos ensinados a achar que só valemos quando estamos ocupados.

Por isso, ao parar por um instante, a mente cria urgência, ansiedade, lembretes — tudo para evitar que você simplesmente seja.

3. A tecnologia virou a fuga perfeita

Hoje o celular é a principal forma de escapar de si mesmo.

Pegamos a tela sem propósito, rolamos sem pensar e perdemos a capacidade de ficar presentes.

4. A presença muda tudo

Quando você consegue ficar no agora — respirando, sentindo o corpo, percebendo o ambiente — sua vida muda:

você deixa de reagir no automático, toma decisões mais conscientes, quebra padrões, acessa paz e clareza, se reconecta consigo mesmo.

5. O desafio é manter a presença no meio da vida real

Não adianta sentir paz só por alguns minutos.

A prática é lembrar de si ao longo do dia: pequenas pausas, respirações, momentos de silêncio.

6. A grande transformação começa quando você para de fugir de si

O celular não é o problema — o automático é.

A cura é recuperar a capacidade humana mais antiga: ficar com a própria presença sem precisar de distrações.

“Quando você para de fugir para o celular, começa finalmente a encontrar a si mesmo.”

🌾🎋🌾
Eckhart Tolle
Texto completo:
🌾🎋🌾

19 de dezembro

Esta é uma vida de ação e mudança.

Não seja complacente; evite se encaixar no sulco da trilha da rotina porque isso pode levar à estagnação.

Você tem que realizar seu próprio trabalho espiritual, sua própria busca pelo caminho que lhe convém.

Descubra em que você precisa mudar e comece agora a trabalhar nesse sentido.

Se a mudança for desconfortável, quanto mais rápido você se livrar dela melhor.

É menos doloroso tirar um esparadrapo com um só puxão do que ir tirando devagarinho.

Portanto, faça o que é necessário sem perder tempo. Mergulhe no novo sem hesitação e saiba que será muito melhor do que o que você deixou para trás.

Com a mudança vem a vida, uma vida plena e gloriosa.

Esta vida está sendo oferecida a você. Aceite-a e dê graças eternas por ela.

🌾🎋🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾🎋🌾




🌾🎋🌾

MENSAGEM DO ESE:

Será lícito abreviar a vida de um doente que sofra sem esperança de cura?

– Um homem está agonizante, presa de cruéis sofrimentos. Sabe-se que seu estado é desesperador. Será lícito pouparem-se-lhe alguns instantes de angústias, apressando-se-lhe o fim?

Quem vos daria o direito de prejulgar os desígnios de Deus? Não pode ele conduzir o homem até à borda do fosso, para daí o retirar, a fim de fazê-lo voltar a si e alimentar idéias diversas das que tinha? Ainda que haja chegado ao último extremo um moribundo, ninguém pode afirmar com segurança que lhe haja soado a hora derradeira. A Ciência não se terá enganado nunca em suas previsões?

Sei bem haver casos que se podem, com razão, considerar desesperadores; mas, se não há nenhuma esperança fundada de um regresso definitivo à vida e à saúde, existe a possibilidade, atestada por inúmeros exemplos, de o doente, no momento mesmo de exalar o último suspiro, reanimar-se e recobrar por alguns instantes as faculdades! Pois bem: essa hora de graça, que lhe é concedida, pode ser-lhe de grande importância. Desconheceis as reflexões que seu Espírito poderá fazer nas convulsões da agonia e quantos tormentos lhe pode poupar um relâmpago de arrependimento.

O materialista, que apenas vê o corpo e em nenhuma conta tem a alma, é inapto a compreender essas coisas; o espírita, porém, que já sabe o que se passa no além-túmulo, conhece o valor de um último pensamento. Minorai os derradeiros sofrimentos, quanto o puderdes; mas, guardai-vos de abreviar a vida, ainda que de um minuto, porque esse minuto pode evitar muitas lágrimas no futuro.

🌾🎋🌾
— São Luís. (Paris, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 28.)
🌾🎋🌾

Mudança


Não queiras de ninguém mudança repentina.

Toda renovação é serviço do tempo.

O fruto nunca surge antes da flor na haste.

Não te prendas ao ontem de tantos sonhos vãos.

Nem chores ilusões que o tempo já desfez.

Na vida de quem crê, Jesus faz tudo!

🌾🎋🌾
Irmão José
Carlos Baccelli
🌾🎋🌾

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Andar


“Andai em amor…”
PAULO (Efésios, 5.2)

O verbo andar não significa unicamente caminhar, mas também proceder, agir, existir.

Compreende-se, pois, que cada criatura é conhecida pelo modo de andar.

Há quem se esmere de forma sacrificial, para andar de acordo com a moda, com os hábitos do seu tempo, com os característicos do grupo a que pertence ou na pauta dos preconceitos da sociedade em que vive.

Em toda parte há processos diferentes de agir.

Determinados costumes do Oriente não são os mesmos do Ocidente, e vice-versa.

Cada povo possui modos de proceder que lhe personalizam a presença no Planeta.

Aqui, a comunidade anda segundo a tradição, mais além, conforme o clima…

E, desde que a boa consciência esteja na base do caminho de cada um, todo estilo de andança é respeitável, mas não nos será lícito esquecer que o Evangelho de Jesus nos oferece modelo imperecível nesse particular.

Andai em amor, recomenda-nos o Livro da Vida.

Estejamos, assim, no passo de nossa época, buscando o progresso e fazendo o melhor ao nosso alcance para elevar o nível espiritual do nosso campo de ação.

Contudo, é preciso não olvidar que somente conseguiremos caminhar na direção da felicidade e da paz, servindo-nos mutuamente e amando-nos uns aos outros, como Jesus nos amou.

🦋🪴🦋
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Bênção de Paz
🦋🪴🦋

18 de dezembro

Pare de se esforçar e deixe que tudo se desdobre simplesmente.

Não permita que preocupações o prendam e o ceguem, mas aprenda a Me entregar sua carga para que você possa ficar livre para cumprir a Minha vontade e trilhar os Meus caminhos.

Eu não posso usar você se você estiver todo envolvido em si mesmo, sem distinguir as suas prioridades; portanto, relaxe e solte- se.

Aquiete-se e aproveite as maravilhas da vida. Focalize sua mente em Mim.

Abra seus olhos e Me veja em tudo, e dê graças eternas.

Quando você puder Me enxergar em tudo, seu coração estará tão pleno de amor que o agradecimento transbordará.

É impossível esconder um coração cheio de amor e gratidão, porque ele reflete para que todos o vejam.

Você atrai as pessoas quando está num estado de alegria e agradecimento.

Todos gostam de estar com alguém transbordante de amor, porque amor atrai.

🦋🪴🦋
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🦋🪴🦋





🦋🪴🦋

MENSAGEM DO ESE

Emprego da riqueza (III)

Sendo o homem o depositário, o administrador dos bens que Deus lhe pôs nas mãos, contas severas lhe serão pedidas do emprego que lhes haja ele dado, em virtude do seu livre-arbítrio. O mau uso consiste em os aplicar exclusivamente na sua satisfação pessoal; bom é o uso, ao contrário, todas as vezes que deles resulta um bem qualquer para outrem. O merecimento de cada um está na proporção do sacrifício que se impõe a si mesmo. A beneficência é apenas um modo de empregar-se a riqueza; ela dá alívio à miséria presente; aplaca a fome, preserva do frio e proporciona abrigo ao que não o tem. Dever, porém, igualmente imperioso e meritório é o de prevenir a miséria. Tal, sobretudo, a missão das grandes fortunas, missão a ser cumprida mediante os trabalhos de todo gênero que com elas se podem executar. Nem, pelo fato de tirarem desses trabalhos legítimo proveito os que assim as empregam, deixaria de existir o bem resultante delas, porquanto o trabalho desenvolve a inteligência e exalça a dignidade do homem, facultando-lhe dizer, altivo, que ganha o pão que come, enquanto a esmola humilha e degrada. A riqueza concentrada em uma mão deve ser qual fonte de água viva que espalha a fecundidade e o bem-estar ao seu derredor.

Ó vós, ricos, que a empregardes segundo as vistas do Senhor! O vosso coração será o primeiro a dessedentar-se nessa fonte benfazeja; já nesta existência fruireis os inefáveis gozos da alma, em vez dos gozos materiais do egoísta, que produzem no coração o vazio. Vossos nomes serão benditos na Terra e, quando a deixardes, o soberano Senhor vos dirá, como na parábola dos talentos: “Bom e fiel servo, entra na alegria do teu Senhor.”

Nessa parábola, o servidor que enterrou o dinheiro que lhe fora confiado é a representação dos avarentos, em cujas mãos se conserva improdutiva a riqueza. Se, entretanto, Jesus fala principalmente das esmolas, é que naquele tempo e no país em que ele vivia não se conheciam os trabalhos que as artes e a indústria criaram depois e nas quais as riquezas podem ser aplicadas utilmente para o bem geral.

A todos os que podem dar, pouco ou muito, direi, pois: dai esmola quando for preciso; mas, tanto quanto possível, convertei-a em salário, a fim de que aquele que a receba não se envergonhe dela. — Fénelon. (Argel, 1860.)

🦋🪴🦋
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, item 13.)

🦋🪴🦋

Sem jamais perguntar 


Pensa nos trechos de caminho difíceis que já atravessaste e não desanimes agora, que já estás quase a chegar.

Medita nos lances mais árduos da prova que já superaste e não desistas, quando te encontras às vésperas da vitória definitiva.

Reflete nas dificuldades familiares que já deixaste para trás e não desertes dos teus compromissos afetivos, estando tão perto de cumpri-los com galhardia.

Recorda as muitas vezes em que já exerceste o perdão, olvidando ofensas sérias, e não faltes com a tua compreensão a quem, uma vez mais, te experimenta a paciência.

Não consintas que se perca por exasperação o que já conquistaste à custa de ingentes sacrifícios no campo da serenidade.

Para quem está iniciando a jornada, o recuo de um passo pode significar retorno ao ponto de partida e, para quem esteja prestes a atingir o objetivo proposto, não ousar avançar é condenar-se a lamentável estagnação, em desperdício de tempo e oportunidade.

Se anseias pelo ápice de tuas realizações no campo do espírito, põe-te em movimento ascensional, sem jamais perguntar pela hora do descanso.
DEUS te abençoe! 

🦋🪴🦋
 Irmão José
Carlos A.Bacelli 
🦋🪴🦋

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Diante da encruzilhada


Quando te encontrares, irmão, em situação duvidosa, sem saber que decisão tomar, como se defrontasses uma encruzilhada, indicando vários roteiros a seguir, acalma-te. Ora, reflete e logo experimentarás uma sensação de tranquilidade, que te facilitará uma resolução acertada. Surgirá aí o momento azado para usares com segurança o teu livre-arbítrio em busca de uma decisão adequada. Se elevares teu pensamento ao Alto, receberás do Pai a intuição de que precisares.

Não deves titubear no caminho, depois disso. A ajuda recebida será amparo para ti, mas não te esqueças de que a resolução será tua, inteiramente tua, pois jamais haverá qualquer interferência que afete o teu livre-arbítrio. Ora com sinceridade e confia. Tua confiança te servirá de defesa contra o erro. No mais, aceita corajosamente tuas dores, vigia tuas dúvidas e aprende a buscar sempre a resposta de que necessitares, quando te encontrares nas encruzilhadas da vida.

Jesus jamais abandona e desampara aqueles que têm o coração limpo e buscam a verdade para se libertarem da treva. Todavia, liga o teu esforço à exemplificação dos ensinamentos espírita-cristãos. A tua reforma moral e os trabalhos de caridade que realizares, a humildade que tiveres no trato com o próximo te farão sentir mais intensamente as virtudes de Jesus. Mas não te esqueças: serve com humildade e devotamente e indica a estrada certa a todos quantos estiverem também defrontando as dúvidas nas encruzilhadas. Acolhe em teu íntimo os ensinos do Cristo e verás que tudo sairá a contento no decurso da tua atual experiência terrena. Ora e confia.

🌵🍄🌵
Ignácio Bittencourt
(Mensagem originalmente publicada em O Cristão Espírita, ed. 34, março-abril de 1971)
🌵🍄🌵

17 de novembro

Você sente que faz parte do novo?

Você sente que você se mistura no todo em perfeita harmonia ou você se sente desconfortável e desajeitado?

Se você não se sente bem, é melhor sair e encontrar outro caminho.

Somente as almas que estão em harmonia com o novo, que estão desejosas de deixar o que é velho para trás sem remorsos e que têm espírito de aventura estarão prontas para o novo e serão capazes de mergulhar livremente nele.

Se você ainda quer se manter preso às antigas maneiras e ideias ortodoxas e convencionais, se você tem medo de quebrar as velhas formas, então você não está pronto para o novo.

É preciso coragem, força, determinação e uma grande consciência interior de que o que você está fazendo é o certo.

Quando sua fé e confiança estiverem em Mim e você souber que EU ESTOU guiando e dirigindo você, então você será capaz de fazer tudo o que precisa ser feito com alegria e amor profundos.

🌵🍄🌵
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌵🍄🌵



🌵🍄🌵

MENSAGEM DO ESE:

Obediência e resignação

A doutrina de Jesus ensina, em todos os seus pontos, a obediência e a resignação, duas virtudes companheiras da doçura e muito ativas, se bem os homens erradamente as confundam com a negação do sentimento e da vontade. A obediência é o consentimento da razão; a resignação é o consentimento do coração, forças ativas ambas, porquanto carregam o fardo das provações que a revolta insensata deixa cair. O pusilânime não pode ser resignado, do mesmo modo que o orgulhoso e o egoísta não podem ser obedientes. Jesus foi a encarnação dessas virtudes que a antigüidade material desprezava. Ele veio no momento em que a sociedade romana perecia nos desfalecimentos da corrupção. Veio fazer que, no seio da Humanidade deprimida, brilhassem os triunfos do sacrifico e da renúncia carnal.

Cada época é marcada, assim, com o cunho da virtude ou do vício que a tem de salvar ou perder. A virtude da vossa geração é a atividade intelectual; seu vicio é a indiferença moral. Digo, apenas, atividade, porque o gênio se eleva de repente e descobre, por si só, horizontes que a multidão somente mais tarde verá, enquanto que a atividade é a reunião dos esforços de todos para atingir um fim menos brilhante, mas que prova a elevação intelectual de uma época. Submetei-vos à impulsão que vimos dar aos vossos espíritos; obedecei à grande lei do progresso, que é a palavra da vossa geração. Ai do espírito preguiçoso, ai daquele que cerra o seu entendimento!

Ai dele! porquanto nós, que somos os guias da Humanidade em marcha, lhe aplicaremos o látego e lhe submeteremos a vontade rebelde, por meio da dupla ação do freio e da espora. Toda resistência orgulhosa terá de, cedo ou tarde, ser vencida. Bem-aventurados, no entanto, os que são brandos, pois prestarão dócil ouvido aos ensinos.

🌵🍄🌵
— Lázaro. (Paris, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IX, item 8.)
🌵🍄🌵

Benefício 


Ante a causa do Bem,
Não temas empecilhos.

Pelo mal faze o Bem
E ajuda sem prender-te.

Poder auxiliar
É um prêmio que reténs.

Não peças gratidão
A quem beneficies.

A árvore não come
Os frutos que produz.

Se já queres servir,
Rende graças a Deus.

🌵🍄🌵
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Recanto de Paz
🌵🍄🌵

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Mudanças



Muitas aflições resultam de nossa inadaptação à realidade.

É que ainda, em nosso estágio evolutivo, é muito difícil sabermos ter sem reter.

Se observarmos a vida, com as lentes da compreensão mais alta, reconheceremos que tudo quanto acreditamos possuir, temos recebido e estamos recebendo da Divina Providência, em regime de usufruto.

A própria vida se encarrega de nos mostrar a inexistência da posse em caráter definitivo.

Entendemos o sentido legítimo da propriedade, na Terra, e respeitamos as leis que lhe ofertam garantia. Notamos, entretanto, que toda propriedade, com variações de tempo, se transfere, entre os homens, de determinadas mãos para outras.

Aquilo que, no pretérito, pertenceu aos nossos antepassados, nem sempre agora permanece sob o controle dos nossos descendentes.

As criaturas mais queridas estão vinculadas a fichas cármicas diferentes das nossas.

Os companheiros mais estimáveis estão submetidos a provas que desconhecemos.

Paisagens que considerávamos, ontem, por deleitosos retiros, encontram-se hoje transformadas por aqueles que nos substituíram, no Plano Físico.

À vista disso, recebamos todos os acontecimentos, tais quais são, cultivando o bem que se nos faça possível, sabendo que, em quaisquer crises da existência, nos problemas que se mostrem inacessíveis à nossa capacidade de solução, devemos entregar a Deus tudo o que a vida nos cedeu, por empréstimo, trabalhando e servindo sempre.

No sustento de nossa própria paz, estejamos conscientes de que a lei da mudança funciona em toda parte, em nome do Criador, não para que haja sofrimento e, sim, para que se realize o melhor.

🌻🌿🌻
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Espera servindo
🌻🌿🌻

16 de dezembro

"Transforme-se pela renovação da sua mente!"

Que palavras importantes!

Você já deve tê-las ouvido muitas vezes, mas o que é que fez a respeito?

Elas têm significado para você?

Pense nelas até que elas tenham adquirido vida, vibrando em sua mente e fazendo você se renovar e se transformar.

Você fala de paz e harmonia, do novo céu e da nova terra, de cumprir a Minha vontade, de amor e luz que se irradiam pelo mundo e de se arriscar no desconhecido, mas, efetivamente, o que é que você está fazendo a respeito?

Você está vivendo de maneira a ajudar tudo isto acontecer?

Não seja como um papagaio, só repetindo coisas sem significado para você.

Reze sem cessar por uma profunda e clara compreensão, agradeça e siga em frente e para o alto.

Acima de tudo, viva a vida e permita que as mudanças transformem a sua vida.

🌻🌿🌻
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌻🌿🌻





🌻🌿🌻

MENSAGEM DO ESE:

A ingratidão dos filhos e os laços de família

A ingratidão é um dos frutos mais diretos do egoísmo. Revolta sempre os corações honestos. Mas, a dos filhos para com os pais apresenta caráter ainda mais odioso. É, em particular, desse ponto de vista que a vamos considerar, para lhe analisar as causas e os efeitos. Também nesse caso, como em todos os outros, o Espiritismo projeta luz sobre um dos grandes problemas do coração humano.

Quando deixa a Terra, o Espírito leva consigo as paixões ou as virtudes inerentes à sua natureza e se aperfeiçoa no espaço, ou permanece estacionário, até que deseje receber a luz. Muitos, portanto, se vão cheios de ódios violentos e de insaciados desejos de vingança; a alguns dentre eles, porém, mais adiantados do que os outros, é dado entrevejam uma partícula da verdade; apreciam então as funestas conseqüências de suas paixões e são induzidos a tomar resoluções boas. Compreendem que, para chegarem a Deus, lima só é a senha: caridade. Ora, não há caridade sem esquecimento dos ultrajes e das injúrias; não há caridade sem perdão, nem com o coração tomado de ódio.

Então, mediante inaudito esforço, conseguem tais Espíritos observar os a quem eles odiaram na Terra. Ao vê-los, porém, a animosidade se lhes desperta no íntimo; revoltam-se à idéia de perdoar, e, ainda mais, à de abdicarem de si mesmos, sobretudo à de amarem os que lhes destruíram, quiçá, os haveres, a honra, a família. Entretanto, abalado fica o coração desses infelizes. Eles hesitam, vacilam, agitados por sentimentos contrários. Se predomina a boa resolução, oram a Deus, imploram aos bons Espíritos que lhes dêem forças, no momento mais decisivo da prova.

Por fim, após anos de meditações e preces, o Espírito se aproveita de um corpo em preparo na família daquele a quem detestou, e pede aos Espíritos incumbidos de transmitir as ordens superiores permissão para ir preencher na Terra os destinos daquele corpo que acaba de formar-se. Qual será o seu procedimento na família escolhida? Dependerá da sua maior ou menor persistência nas boas resoluções que tomou. O incessante contacto com seres a quem odiou constitui prova terrível, sob a qual não raro sucumbe, se não tem ainda bastante forte a vontade.

Assim, conforme prevaleça ou não a resolução boa, ele será o amigo ou inimigo daqueles entre os quais foi chamado a viver. É como se explicam esses ódios, essas repulsões instintivas que se notam da parte de certas crianças e que parecem injustificáveis. Nada, com efeito, naquela existência há podido provocar semelhante antipatia; para se lhe apreender a causa, necessário se torna volver o olhar ao passado.

🌻🌿🌻
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIV, item 9.)
🌻🌿🌻

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Um dia sem reclamar



Que tal se um dia, um único dia, fizéssemos o propósito de não reclamar de coisa alguma? Será que conseguiríamos?

Desde que acordamos, somos tentados a reclamar. Afinal, o despertador toca exatamente no momento do nosso melhor sono e mais aconchegante sonho.

O trânsito lento vai provocar nossa chegada com atraso ao compromisso agendado.

O ônibus lotado, com pessoas apressadas entrando e saindo, quase nos enlouquece.

O tempo voa quando nossa agenda de atividades está lotada, não nos permitindo atender todas as tarefas.

Por outro lado, os ponteiros do relógio parecem parados, quando aguardamos que chegue o horário da festa, o momento do retorno de um amigo querido das suas férias.

A reclamação se tornou um hábito tão comum que nem percebemos o quanto reclamamos.

Como seria nosso dia se decidíssemos nos abster de críticas, de lamentos, de murmurações, de reclamações?

No lugar da queixa, um suspiro de aceitação. No lugar da reclamação, um pensamento de gratidão.

A gratidão é uma das maiores forças que podemos cultivar. Não é apenas dizer obrigado, mas reconhecer que, apesar dos desafios, sempre há algo de bom acontecendo. Sempre há uma luz acesa, mesmo em meio à noite mais escura.

Diante de tantas influências ao nosso redor, que tal nos inspirarmos naquele que nunca reclamou, mesmo pregado à cruz?

Ante a traição de Judas, a negação de Pedro, a incompreensão dos discípulos, a dor física da flagelação e da crucificação, Jesus manteve silêncio, resignação no atendimento integral da Sua missão.

Ele expressou Sua dor, ao ponto de suar sangue, na antevisão de Seu flagício e morte, no Horto das Oliveiras. Mas não reclamou dos amigos que O deixaram a sós, embora houvesse pedido que orassem com Ele.

Esse exemplo nos convida a escolher o caminho da gratidão, da aceitação e da fé, até nos momentos mais difíceis.

Proponhamo-nos a reclamar menos, a agradecer mais. A gratidão é o solo fértil onde floresce a esperança.

Ela nos lembra que o corpo que sentimos cansado é o mesmo que nos permite trabalhar. Que a fila que nos atrasa é a chance de exercitar a paciência. Que a dificuldade do dia é o empurrão da vida rumo ao crescimento.

Quando optamos por agradecer, passamos a perceber os pequenos milagres: o sol que aquece a manhã, a chuva que irriga o solo, o alimento que nutre o corpo, o olhar amigo que consola, a música que acalma, a oração que conforta.

E até os problemas - sim, até eles - podem ser vistos como mestres de nossas horas.

Experimentemos, hoje, fazer esse exercício: um dia sem reclamar.

Se surgir um pensamento de crítica, respiremos e busquemos algo pelo qual agradecer.

Se surgir a vontade de nos queixarmos, silenciemos. E digamos: Sou grato por estar aqui, por viver, aprender e crescer.

A gratidão é a memória do coração. Lembremos de agradecer, mesmo quando tudo parecer difícil, mesmo quando a vida não for exatamente como queremos.

Com toda certeza, ela sempre será como precisamos.

🌹🍃🌹
Redação do Momento Espírita
🌹🍃🌹

15 de dezembro

A faísca divina está no interior de cada indivíduo mas, em muitas almas, precisa ser trazida à tona e abanada para que possa se transformar em chama.

Desperte de sua preguiça, reconheça a divindade dentro de você, alimente-a e permita que ela cresça e floresça.

A semente deve ser plantada na terra antes que possa desabrochar; ela tem dentro de si um potencial adormecido que precisa de condições favoráveis para crescer e se desenvolver.

Você tem dentro de si o reino dos céus, mas ele não será revelado se você não acordar e começar a procurar por ele.

Existem muitas almas nesta vida que não acordam para esta realidade e elas são como sementes guardadas num pacote.

Você precisa querer soltar as amarras para ser livre.

E quando este desejo surgir, você será ajudado de todas as maneiras possíveis.

Mas o desejo deve primeiro surgir em você.

🌹🍃🌹
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌹🍃🌹




🌹🍃🌹

MENSAGEM DO ESE:

Reconciliação com os adversários

Reconciliai-vos o mais depressa possível com o vosso adversário, enquanto estais com ele a caminho, para que ele não vos entregue ao juiz, o juiz não vos entregue ao ministro da justiça e não sejais metido em prisão. — Digo-vos, em verdade, que daí não saireis, enquanto não houverdes pago o último ceitil. (S. MATEUS, cap. V, vv. 25 e 26.)

Na prática do perdão, como, em geral, na do bem, não há somente um efeito moral: há também um efeito material. A morte, como sabemos, não nos livra dos nossos inimigos; os Espíritos vingativos perseguem, muitas vezes, com seu ódio, no além-túmulo, aqueles contra os quais guardam rancor; donde decorre a falsidade do provérbio que diz: “Morto o animal, morto o veneno”, quando aplicado ao homem. O Espírito mau espera que o outro, a quem ele quer mal, esteja preso ao seu corpo e, assim, menos livre, para mais facilmente o atormentar, ferir nos seus interesses, ou nas suas mais caras afeições. Nesse fato reside a causa da maioria dos casos de obsessão, sobretudo dos que apresentam certa gravidade, quais os de subjugação e possessão.

O obsidiado e o possesso são, pois, quase sempre vítimas de uma vingança, cujo motivo se encontra em existência anterior, e à qual o que a sofre deu lugar pelo seu proceder. Deus o permite, para os punir do mal que a seu turno praticaram, ou, se tal não ocorreu, por haverem faltado com a indulgência e a caridade, não perdoando. Importa, conseguintemente, do ponto de vista da tranqüilidade futura, que cada um repare, quanto antes, os agravos que haja causado ao seu próximo, que perdoe aos seus inimigos, a fim de que, antes que a morte lhe chegue, esteja apagado qualquer motivo de dissensão, toda causa fundada de ulterior animosidade.

Por essa forma, de um inimigo encarniçado neste mundo se pode fazer um amigo no outro; pelo menos, o que assim procede põe de seu lado o bom direito e Deus não consente que aquele que perdoou sofra qualquer vingança. Quando Jesus recomenda que nos reconciliemos o mais cedo possível com o nosso adversário, não é somente objetivando apaziguar as discórdias no curso da nossa atual existência; é, principalmente, para que elas se não perpetuem nas existências futuras. Não saireis de lá, da prisão, enquanto não houverdes pago até o último centavo, isto é, enquanto não houverdes satisfeito completamente a justiça de Deus.

🌹🍃🌹
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, itens 5 e 6.)
🌹🍃🌹

Renúncia 


O preço que o homem paga por renunciar aos seus desejos não é maior do que o que lhe é cobrado por satisfazê-los.

Se nega ao homem a obtenção do prazer imediato, a renúncia lhe proporciona felicidade mais duradoura.

Renunciar ao que se quer é a maneira de obter o que se deseja, sem violência ou precipitação.

A renúncia voluntária é apanágio dos santos e heróis que lograram superar a sua própria humanidade.

Sobre a fronte de quem renuncia, reluz a tiara espiritual de indiscutíveis méritos.

Quando se pronunciar a palavra “renúncia”, não nos esqueçamos de que, no Dicionário da Vida, a única que lhe é sinônimo é a palavra “mãe”!

Quem mais teria renunciado no instante do Calvário: Jesus, que renunciava a ficar com sua Mãe na Terra, ou Maria que renunciava acompanhar o seu Filho ao Céu?!

Somente consegue abrir mão de si quem já adentrou na posse de si mesmo.

A dificuldade que o homem tem de renunciar é que o impede de ser feliz.

Renunciar a qualquer tipo de posse é igualmente renunciar à dor.

O que a Lei Divina concede ao homem que renuncia à satisfação pessoal excede em valor e grandeza o objeto de sua renúncia, seja ele qual for.

🌹🍃🌹
Irmão José 
Carlos Baccelli 
Obra: Lições da Vida 

🌹🍃🌹