sábado, 10 de agosto de 2024

O que significa servir a Deus?



Saiba compreender o que significa servir a Deus.

Deus, a Onipotência absoluta e Infinita, de nada precisa.

Entretanto, quer ser servido, mas indiretamente, através de suas manifestações, que são as criaturas, animadas ou inanimadas.

Todas as vezes que servimos a um semelhante, a um animal, a uma planta, estamos servindo a Deus, porque Deus se manifesta ao homem através do próprio homem.

🌷🪴🌷
Carlos Pastorino
Obra: Minutos de sabedoria
🌷🪴🌷

10 de agosto

Você quer fazer algo para ajudar a situação do mundo?

Então examine-se, pois tudo começa com o indivíduo.

Mudando sua consciência para amor, paz, harmonia e unidade, a consciência do mundo todo também mudará.

Nem sempre é agradável no começo.

Você encontrará manchas escuras que precisarão ser esclarecidas em seu interior.

Você descobrirá que seus motivos nem sempre são os mais elevados e que seus afetos e desafetos são mais pronunciados do que você imaginava.

Você descobrirá também que você é inclinado a discriminar onde não deveria haver discriminação, porque todos são um para Mim.

O amor que você sente pelos seus semelhantes não é o que deveria ser.

Ponha as cartas na mesa e decida-se a começar já a fazer algo a respeito.

Não existe momento melhor.

EU ESTOU aqui para ajudá-lo.

Chame por Mim e deixe que Eu guie cada um de seus passos.

🌷🪴🌷
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌷🪴🌷






🌷🪴🌷

MENSAGEM DO ESE:

A parentela corporal e a parentela espiritual

Os laços do sangue não criam forçosamente os liames entre os Espíritos. O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito, porquanto o Espírito já existia antes da formação do corpo. Não é o pai quem cria o Espírito de seu filho; ele mais não faz do que lhe fornecer o invólucro corpóreo, cumprindo-lhe, no entanto, auxiliar o desenvolvimento intelectual e moral do filho, para fazê-lo progredir.

Os que encarnam numa família, sobretudo como parentes próximos, são, as mais das vezes, Espíritos simpáticos, ligados por anteriores relações, que se expressam por uma afeição recíproca na vida terrena. Mas, também pode acontecer sejam completamente estranhos uns aos outros esses Espíritos, afastados entre si por antipatias igualmente anteriores, que se traduzem na Terra por um mútuo antagonismo, que aí lhes serve de provação. Não são os da consangüinidade os verdadeiros laços de família e sim os da simpatia e da comunhão de idéias, os quais prendem os Espíritos antes, durante e depois de suas encarnações. Segue-se que dois seres nascidos de pais diferentes podem ser mais irmãos pelo Espírito, do que se o fossem pelo sangue. Podem então atrair-se, buscar-se, sentir prazer quando juntos, ao passo que dois irmãos consangüíneos podem repelir-se, conforme se observa todos os dias: problema moral que só o Espiritismo podia resolver pela pluralidade das existências. (Cap. IV, nº 13.)

Há, pois, duas espécies de famílias: as famílias pelos laços espirituais e as famílias pelos laços corporais. Duráveis, as primeiras se fortalecem pela purificação e se perpetuam no mundo dos Espíritos, através das várias migrações da alma; as segundas, frágeis como a matéria, se extinguem com o tempo e muitas vezes se dissolvem moralmente, já na existência atual. Foi o que Jesus quis tornar compreensível, dizendo de seus discípulos: Aqui estão minha mãe e meus irmãos, isto é, minha família pelos laços do Espírito, pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

A hostilidade que lhe moviam seus irmãos se acha claramente expressa em a narração de São Marcos, que diz terem eles o propósito de se apoderarem do Mestre, sob o pretexto de que este perdera o espírito. Informado da chegada deles, conhecendo os sentimentos que nutriam a seu respeito, era natural que Jesus dissesse, referindo-se a seus discípulos, do ponto de vista espiritual: “Eis aqui meus verdadeiros irmãos.” Embora na companhia daqueles estivesse sua mãe, ele generaliza o ensino que de maneira alguma implica haja pretendido declarar que sua mãe segundo o corpo nada lhe era como Espírito, que só indiferença lhe merecia. Provou suficientemente o contrário em várias outras circunstâncias.

🌷🪴🌷
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIV, item 8.)
🌷🪴🌷

Assunto de Lei


Nunca prejudicarás a alguém sem prejudicar-te.

Nunca beneficiarás a essa ou aquela pessoa sem beneficiar a ti mesmo.

Através de nossas ações sobre os outros, traçamos o próprio caminho.

Os companheiros de nossa estrada são fragmentos de que se nos constituirá o próprio futuro.

Esses apontamentos pertencem à Lei.

Não te interrompas nas tarefas do Bem porque hajam surgido obstáculos em caminho.

🌷🪴🌷
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Pronto socorro
🌷🪴🌷

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Plantação espiritual


Numa só existência podem viver diversas situações.

Num só dia, é possível a prática de atos numerosos.

Numa hora apenas tua mente pode criar múltiplos pensamentos.

Não olvides que todos nós estamos plantando espiritualmente no tempo.

Cada instante, quando queremos, pode ser o começo de gloriosa renovação, tanto quanto pode representar o início de quedas e equívocos deploráveis.

Auxilia a ti próprio, produzindo o bem.

Sem que percebas, vives invariavelmente nas vidas que te cercam.

Se a mentira ou a aversão te visita, não te esqueças de que constituem os frutos de tua própria plantação.

Cada criatura reflete em si aquilo que lhe damos ou impomos.

Nas alheias demonstrações para conosco é possível analisar a qualidade de nossa sementeira.

Aprendamos a cultivar o auxílio fraterno, o trabalho construtivo, a concórdia santificante e a solidariedade fiel, através de todos os passos e de todos os minutos, porque o amanhã será resposta viva a nossa conduta de hoje, tanto quanto a bênção ou a dor de agora consubstanciam os resultados das nossas ações de ontem.

Caminha iluminando a estrada com os recursos da bondade e da alegria, convicto de que a nossa família na Eternidade é constituída de nossas próprias obras, e, desse modo, estarás organizando magníficos moldes espirituais para as tuas novas tarefas na elevação ou na reencarnação em futuro próximo.

🌼🌱🌼
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Taça de luz
🌼🌱🌼

09 de Agosto

Seja sempre otimista em relação a tudo e a todos, elimine a tristeza e a negatividade.

Você está rodeado de pessoas maravilhosas e boas coisas, e experiências acontecem em sua vida.

Concentre-se nelas e agradeça por elas, livrando-se de tudo que é desagradável, triste e difícil.

É a de agosto sua atitude e seu enfoque das coisas que atraem o melhor ou o pior para você.

Portanto, se você está culpando as circunstâncias, a vida ou outras pessoas pelas suas desgraças, recolha-se e perceba como você pode mudar sua atitude.

Mudando, você pouco a pouco sentirá mudanças à sua volta também e perceberá como você é abençoado e como a vida é maravilhosa.

Que alegria e privilégio é estar vivo, estar onde você está, fazendo o que você está fazendo, rodeado de tantas coisas e pessoas maravilhosas!

Comece já a procurar por elas.

Elas estão bem próximas de você, não será preciso ir longe para encontrá-las.

🌼🌱🌼
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌼🌱🌼







🌼🌱🌼

MENSAGEM DO ESE:

Os falsos profetas da erraticidade

Os falsos profetas não se encontram unicamente entre os encarnados. Há-os também, e em muito maior número, entre os Espíritos orgulhosos que, aparentando amor e caridade, semeiam a desunião e retardam a obra de emancipação da Humanidade, lançando-lhe de través seus sistemas absurdos, depois de terem feito que seus médiuns os aceitem. E, para melhor fascinarem aqueles a quem desejam iludir, para darem mais peso às suas teorias, se apropriam sem escrúpulo de nomes que só com muito respeito os homens pronunciam.

São eles que espalham o fermento dos antagonismos entre os grupos, que os impelem a isolarem-se uns dos outros e a olharem-se com prevenção. Isso por si só bastaria para os desmascarar, pois, procedendo assim, são os primeiros a dar o mais formal desmentido às suas pretensões. Cegos, portanto, são os homens que se deixam cair em tão grosseiro embuste.

Mas, há muitos outros meios de serem reconhecidos. Espíritos da categoria em que eles dizem achar-se têm de ser não só muito bons, como também eminentemente racionais. Pois bem: passai-lhes os sistemas pelo crivo da razão e do bom senso e vede o que restará. Convinde, pois, comigo, em que, todas as vezes que um Espírito indica, como remédio aos males da Humanidade ou como meio de conseguir-se a sua transformação, coisas utópicas e impraticáveis, medidas pueris e ridículas; quando formula um sistema que as mais rudimentares noções da Ciência contradizem, não pode ser senão um Espírito ignorante e mentiroso.

Por outro lado, crede que, se nem sempre os indivíduos apreciam a verdade, esta é apreciada sempre pelo bom senso das massas, constituindo isso mais um critério. Se dois princípios se contradizem, achareis a medida do valor intrínseco de ambos, verificando qual dos dois encontra mais ecos e simpatias. Fora, com efeito, ilógico admitir-se que uma doutrina cujo número de adeptos diminua progressivamente seja mais verdadeira do que outra que veja o dos seus em continuo aumento. Querendo que a verdade chegue a todos, Deus não a confina num círculo acanhado: fá-la surgir em diferentes pontos, a fim de que por toda a parte a luz esteja ao lado das trevas.

Repeli sem condescendência todos esses Espíritos que se apresentam como conselheiros exclusivos, pregando a separação e o insulamento. São quase sempre Espíritos vaidosos e medíocres, que procuram impor-se a homens fracos e crédulos, prodigalizando-lhes exagerados louvores, a fim de os fascinar e de tê-los dominados. São, geralmente, Espíritos sequiosos de poder e que, déspotas públicos ou nos lares, quando vivos, ainda querem vitimas para tiranizar depois de terem morrido. Em geral, desconfiai das comunicações que trazem um caráter de misticismo e de singularidade, ou que prescrevem cerimônias e atos extravagantes. Há sempre, nesses casos, motivo legítimo de suspeição.

Estai certos, igualmente, de que quando uma verdade tem de ser revelada aos homens, é, por assim dizer, comunicada instantaneamente a todos os grupos sérios, que dispõem de médiuns também sérios, e não a tais ou quais, com exclusão dos outros. Nenhum médium é perfeito, se está obsidiado; e há manifesta obsessão quando um médium só é apto a receber comunicações de determinado Espírito, por mais alto que este procure colocar-se. Conseguintemente, todo médium e todo grupo que considerem privilégio seu receber as comunicações que obtêm e que, por outro lado, se submetem a práticas que tendem para a superstição, indubitavelmente se acham presas de uma obsessão bem caracterizada, sobretudo quando o Espírito dominador se pavoneia com um nome que todos, encarnados e desencarnados, devem honrar e respeitar e não permitir seja declinado a todo propósito.

É incontestável que, submetendo ao crivo da razão e da lógica todos os dados e todas as comunicações dos Espíritos, fácil se torna rejeitar a absurdidade e o erro. Pode um médium ser fascinado, e iludido um grupo; mas, a verificação severa a que procedam os outros grupos, a ciência adquirida, a alta autoridade moral dos diretores de grupos, as comunicações que os principais médiuns recebam, com um cunho de lógica e de autenticidade dos melhores Espíritos, justiçarão rapidamente esses ditados mentirosos e astuciosos, emanados de uma turba de Espíritos mistificadores ou maus.

🌼🌱🌼
— Erasto, discípulo de São Paulo. (Paris, 1862.) (Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXI, item 10.)
🌼🌱🌼

SEGUINDO EM FRENTE

 

Seja qual seja o seu problema, conserve fé em Deus e fé em você mesmo, sem desistir de trabalhar.
 ***
Ninguém progride sem dificuldade a vencer.
***
Luta é condição para a vitória.
***
Não abandone os seus encargos no Bem.
***
Não perca tempo, lembrando episódios tristes.
***
Desculpe qualquer ofensa.
***
Esqueça ressentimentos, venham de onde vierem.
***
Auxilie aos outros, como puder e tanto quanto puder, no clima da consciência tranquila.
***
Não procure defeitos nos semelhantes.
***
Se você está num momento, considerado talvez, como sendo o pior de sua vida, siga adiante, com o seu trabalho, na certeza de que se hoje o céu aparece toldado de nuvens, a luz voltará no firmamento e o dia de amanhã será melhor.

🌼🌱🌼
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Tempo de luz
🌼🌱🌼

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Enquanto se espera


Decisões apressadas em assuntos de importância?
Espera um tanto mais.

Usar a chamada “franqueza” diante de alguém?
Espera um tanto mais.

Formular reclamações tão só no próprio interesse?
Espera um tanto mais.

Reagir impetuosamente contra isso ou contra aquilo?
Espera um tanto mais.

Enquanto se espera, é provável que muitas ocorrências venham a surgir em auxílio de nosso próprio esclarecimento.

🪴🥀🪴
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Momentos de paz
🪴🥀🪴

08 de agosto

Aprendendo a fizer a Minha vontade e a andar nos Meus caminhos, você começará a entender o significado de paz e harmonia interiores.

Seu coração transbordará de amor, sua compreensão se expandirá e você se tornará mais tolerante e aberto, e você verá claramente que existem muitos caminhos que levam a Mim.

Você aprenderá a viver e deixar viver, e não sentirá que o seu caminho é o único.

Você não será mais dogmático, mas continuará a fazer o que sente que é bom para si mesmo com muita calma e segurança.

Você não mais tentará modificar as outras almas, mas viverá de uma maneira tal que elas vão querer saber o que é que você tem que elas não têm.

Nunca se esqueça, o exemplo é um professor muito eficaz.

Se você vive silenciosamente cumprindo a Minha vontade, seu exemplo terá muito mais efeito na humanidade do que se você sair por aí gritando lindas palavras mas não vivendo da maneira que você prega.

🪴🥀🪴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🪴🥀🪴


 



🪴🥀🪴

MENSAGEM DO ESE:

A reencarnação fortalece os laços de família (I)

Os laços de família não sofrem destruição alguma com a reencarnação, como o pensam certas pessoas. Ao contrário, tornam-se mais fortalecidos e apertados. O princípio oposto, sim, os destrói.

No espaço, os Espíritos formam grupos ou famílias entrelaçados pela afeição, pela simpatia e pela semelhança das inclinações. Ditosos por se encontrarem juntos, esses Espíritos se buscam uns aos outros. A encarnação apenas momentaneamente os separa, porquanto, ao regressarem à erraticidade, novamente se reúnem como amigos que voltam de uma viagem. Muitas vezes, até, uns seguem a outros na encarnação, vindo aqui reunir-se numa mesma família, ou num mesmo círculo, a fim de trabalharem juntos pelo seu mútuo adiantamento. Se uns encarnam e outros não, nem por isso deixam de estar unidos pelo pensamento. Os que se conservam livres velam pelos que se acham em cativeiro. Os mais adiantados se esforçam por fazer que os retardatários progridam. Após cada existência, todos têm avançado um passo na senda do aperfeiçoamento. Cada vez menos presos à matéria, mais viva se lhes torna a afeição recíproca, pela razão mesma de que, mais depurada, não tem a perturbá-la o egoísmo, nem as sombras das paixões. Podem, portanto, percorrer, assim, ilimitado número de existências corpóreas, sem que nenhum golpe receba a mútua estima que os liga.

Está bem visto que aqui se trata de afeição real, de alma a alma, única que sobrevive à destruição do corpo, porquanto os seres que neste mundo se unem apenas pelos sentidos nenhum motivo têm para se procurarem no mundo dos Espíritos. Duráveis somente o são as afeições espirituais; as de natureza carnal se extinguem com a causa que lhes deu origem. Ora, semelhante causa não subsiste no mundo dos Espíritos, enquanto a alma existe sempre. No que concerne às pessoas que se unem exclusivamente por motivo de interesse, essas nada realmente são umas para as outras: a morte as separa na Terra e no céu.

🪴🥀🪴
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IV, item 18.)
🪴🥀🪴

Disciplina e Organização


Tarefas se sobrepondo a tarefas, compromissos e mais compromissos não raro desvitalizam o ser, pelo acúmulo de trabalho que lhe exige muito dispêndio de energias, sem repouso.

Disciplina e organização são cuidados que devem ser observados com rigor em relação aos compromissos assumidos, a fim de lhes dar uma ordenação criteriosa, com responsabilidade.

Porém, no afã da realização pessoal, muitas vezes se perde o indivíduo, comprometendo seu tempo, por lhe faltarem a disciplina e a organização.

A rotina sistemática provoca, algumas vezes, no espírito encarnado o desejo de buscar atividades que lhe proporcionem alegria e bem estar, que já não vivencia como outrora, em função da rotina engessada num dia a dia insípido, incolor.

Buscar movimento novo é positivo e louvável, desde que este seja incorporado com organização e disciplina, de forma a permitir o curso equilibrado dos afazeres que já fazem parte do programa existente.

A disciplina é filha dileta da responsabilidade, que exige condutas pautadas nas leis impostas pela moral.

Leis que se encontram ao alcance de todos e que devem ser seguidas com disciplina, como forma de colaborar para a organização de uma sociedade saudável e solidária.

🪴🥀🪴
Miramez
João Nunes Maia
🪴🥀🪴

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Teu cérebro


Teu cérebro é o espelho luminoso a refletir a beleza da Vida no aprimoramento e na sublimação de teu mundo espiritual.

Filtro divino, por ele, sabes traduzir os cânticos da natureza, entendendo a glória do firmamento que te espera e os tesouros da Terra que te alenta e aperfeiçoa.

Com ele, pesas a estrela, medes a distância dos astros, analisas a essência da luz, aprecias a estrutura da flor…

Através dele, navegas no espaço e desces ao abismo oceânico.

Manejando-o, conjugas as forças e os elementos que te circundam, acendendo o fulgor do progresso.

Aproveitando-o, redimiste os metais, ergueste o santuário doméstico e traçaste caminhos múltiplos à solidariedade.

Não uses semelhante instrumento para ferir o próximo e oprimir-lhe a existência.

Deixa que a bondade e a compreensão, a fé e a harmonia se expressem por teu pensamento, a fim de que o Sol do Amor resplenda em teu roteiro.

Guarda-o na humildade e no equilíbrio, na educação e no serviço, para que as energias do Céu se exprimam na Terra por intermédio de tua vida.

Medita na responsabilidade de discernir e pensar.

A razão é a luz que nos distingue dos animais.

 Saibamos, assim, levantá-la ao nível do conhecimento superior que já nos felicita o destino, através da ação permanente e infatigável no bem, porque calcular exaltando o egoísmo e raciocinar em favor do crime é lançar sobre o espelho de nossa mente a lama das trevas que nos compelirá amanhã a padecer idiotia e loucura, indispensáveis à nossa limpeza para o dia da redenção.

🌺🌱🌺
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Taça de luz
🌺🌱🌺

07 de agosto

Caminhe na luz e não tenha medo de deixar a luz da verdade brilhar sobre você.

Quando você nada tem a esconder, nada tem de que se envergonhar, você é livre como uma criança para expressar a sua alegria sem inibições.

Sua alegria é borbulhante e contagiante e se irradia para todos que entram em contato com você.

A alegria não pode ser ocultada ou contida; ela se revela de mil e uma maneiras: através de um olhar, uma palavra, uma expressão.

A alegria atrai pessoas, pois todos reagem positivamente a almas alegres e felizes e têm prazer em sua companhia.

A alegria atrai almas como um ímã, enquanto que tristeza e negatividade as repelem.

Quando você sabe que está fazendo a coisa certa no lugar certo, você irradia alegria e liberdade.

Tudo flui suavemente para você e tudo se encaixa bem em sua vida.

Você atrai somente o melhor para si mesmo sem esforço, porque o bem atrai o bem.

🌺🌱🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌱🌺

 




🌺🌱🌺

MENSAGEM DO ESE:

Preces pagas

Disse em seguida a seus discípulos, diante de todo o povo que o escutava: — Precatai-vos dos escribas que se exibem a passear com longas túnicas, que gostam de ser saudados nas praças públicas e de ocupar os primeiros assentos nas sinagogas e os primeiros lugares nos festins — que, a pretexto de extensas preces, devoram as casas das viúvas. Essas pessoas receberão condenação mais rigorosa. (S. LUCAS, cap. XX, vv. 45 a 47; S. MARCOS, cap. XII, vv. 38 a 40; S. MATEUS, cap. XXIII, v. 14.)

Disse também Jesus: não façais que vos paguem as vossas preces; não façais como os escribas que, “a pretexto de longas preces, devoram as casas das viuvas”, isto é, abocanham as fortunas. A prece é ato de caridade, é um arroubo do coração. Cobrar alguém que se dirija a Deus por outrem é transformar-se em intermediário assalariado. A prece, então, fica sendo uma fórmula, cujo comprimento se proporciona à soma que custe. Ora, uma de duas: Deus ou mede ou não mede as suas graças pelo número das palavras. Se estas forem necessárias em grande número, por que dizê-las poucas, ou quase nenhumas, por aquele que não pode pagar? É falta de caridade. Se uma só basta, é inútil dizê-las em excesso. Por que então cobrá-las? É prevaricação.

Deus não vende os benefícios que concede. Como, pois, um que não é, sequer, o distribuidor deles, que não pode garantir a sua obtenção, cobraria um pedido que talvez nenhum resultado produza? Não é possível que Deus subordine um ato de demência, de bondade ou de justiça, que da sua misericórdia se solicite, a uma soma em dinheiro. Do contrário, se a soma não fosse paga, ou fosse insuficiente, a justiça, a bondade e a demência de Deus ficariam em suspenso. A razão, o bom senso e a lógica dizem ser impossível que Deus, a perfeição absoluta, delegue a criaturas imperfeitas o direito de estabelecer preço para a sua justiça. A justiça de Deus é como o Sol: existe para todos, para o pobre como para o rico. Pois que se considera imoral traficar com as graças de um soberano da Terra, poder-se-á ter por lícito o comércio com as do soberano do Universo?

Ainda outro inconveniente apresentam as preces pagas: é que aquele que as compra se julga, as mais das vezes, dispensado de orar ele próprio, porquanto se considera quite, desde que deu o seu dinheiro. Sabe-se que os Espíritos se sentem tocados pelo fervor de quem por eles se interessa. Qual pode ser o fervor daquele que comete a terceiro o encargo de por ele orar, mediante paga? Qual o fervor desse terceiro, quando delega o seu mandato a outro, este a outro e assim por diante? Não será isso reduzir a eficácia da prece ao valor de uma moeda em curso?

🌺🌱🌺
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVI, itens 3 e 4.)
🌺🌱🌺

Felicidade


Qual o objetivo de cada indivíduo, nesta Terra?
Quer a felicidade a qualquer preço.

Que é o que faz que cada um siga uma rota diferente?
É que cada um espera encontrá-la num lugar ou numa coisa que lhe agrada particularmente:
uns procuram a glória, outros a riqueza, outros, ainda, as honrarias.

O maior número corre em busca da fortuna, que, em nossos dias, é o mais poderoso meio de chegar a tudo.
Ela a tudo serve de pedestal.

Mas quantos veem realizada essa necessidade de felicidade?
Muito poucos.

Perguntai a cada um dos que chegam se atingiram o objetivo a que se propunham.

São felizes?
Todos responderão: ‘ainda não’.
Porque todos os desejos aumentam na proporção daqueles que são satisfeitos.

Se Deus pôs nos nossos corações essa necessidade tão grande de felicidade, é que esta deve existir algures.
Sim, confiai Nele, mas sabei que tudo quanto Deus promete deve ser Divino como Ele e que a felicidade que buscais não pode ser material (...)”.

🌺🌱🌺
Stael
Trecho da Revista Espírita 1860
"Felicidade"
🌺🌱🌺

terça-feira, 6 de agosto de 2024

Ricos e riquezas



Habituamo-nos a considerar riqueza exclusivamente como sendo os chamados bens móveis, imóveis e semoventes, que constem do balanço patrimonial de instituições ou pessoas.

Riqueza, porém, é todo valor que consiga atender às necessidades humanas. Abastança pode estar nisso ou naquilo.

 Há ricos de todas as condições.

Companheiros existem que, com os títulos acadêmicos que lhes exornam a personalidade, possuem as mais avançadas aquisições de conhecimento, categorizados em si por verdadeiras enciclopédias. São os ricos de cultura, ante os necessitados de instrução que se erguem do mais rigoroso analfabetismo.

Temos irmãos, portadores de cérebro semelhante a radar precioso, assimilando sugestões e projetos das Esferas Superiores, suscetíveis de resolver os grandes e os pequenos problemas da Humanidade. São os ricos de ideias, perante os necessitados de progresso e renovação, que se alteiam das linhas obscuras dos retardados mentais.

Milhares de pessoas conservam, por decênios, o corpo controlado e saudável, mobilizando sem dificuldade pensamento e palavra, olhos e ouvidos, mãos e pés, perfeitamente utilizáveis no serviço do bem. São os ricos de saúde, à frente dos necessitados de medicação e socorro, cujo número principia no catre dos paralíticos.

 Legiões de criaturas dispõem, diariamente, do ensejo de consultar os assuntos de interesse atual, com a possibilidade de criar permutas e ações, trabalho e fraternidade, seja para diminuir o sofrimento ou aumentar a alegria no mundo. São os ricos de oportunidade, diante dos necessitados de recursos primários para a sustentação da existência, dos quais as primeiras filas começam entre as mães anônimas e esquecidas, no cativeiro de aflitivas obrigações.

 Em toda parte, há ricos de fé viva, de coragem, de equilíbrio, de compreensão, e todos são chamados a repartir os dons que entesouram.

Avareza do coração é pior que a sovinice do cofre.

 Sabemos além do mais, que a Providência Divina estabelece educação e apreço, dignidade e trabalho, à feição de riquezas destinadas a todos. Vejamos, assim, que valores possuímos em abundância e procuremos agir e servir, na edificação da felicidade geral.

🌿🌹🌿
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Escrínio de luz
🌿🌹🌿

06 de agosto

Aquiete-se e sinta-se receptivo à vida.

Quanto mais quieto você puder ficar, mais receptivo você será, pois é na quietude que você consegue ouvir a Minha pequena voz.

É na quietude que você pode perceber os Meus prodígios à sua volta.

Você se torna sensível às coisas que realmente importam na vida e, neste estado de sensibilidade, portas podem ser bem abertas e qualquer coisa pode acontecer.

Você deve procurar e encontrar momentos de paz e quietude; não importa se você é muito ocupado, esses momentos não precisam ser longos.

Alguns minutos em comunhão coMigo operam milagres no seu dia a dia.

Em vez de mergulhar apressadamente num projeto ou começar a fazer algo só porque precisa ser feito, adote uma atitude de bênção, admiração e agradecimento.

Com a atitude certa, somente o melhor resultará do seu empreendimento e ele trará bênçãos para todas as almas ligadas ao projeto.

🌿🌹🌿
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌿🌹🌿





🌿🌹🌿

MENSAGEM DO ESE:

Fora da caridade não há salvação

Meus filhos, na máxima: Fora da caridade não há salvação, estão encerrados os destinos dos homens, na Terra e no céu; na Terra, porque à sombra desse estandarte eles viverão em paz; no céu, porque os que a houverem praticado acharão graças diante do Senhor. Essa divisa é o facho celeste, a luminosa coluna que guia o homem no deserto da vida, encaminhando-o para a Terra da Promissão. Ela brilha no céu, como auréola santa, na fronte dos eleitos, e, na Terra, se acha gravada no coração daqueles a quem Jesus dirá:
Passai à direita, benditos de meu Pai. Reconhecê-los-eis pelo perfume de caridade que espalham em torno de si. Nada exprime com mais exatidão o pensamento de Jesus, nada resume tão bem os deveres do homem, como essa máxima de ordem divina. Não poderia o Espiritismo provar melhor a sua origem, do que apresentando-a como regra, por isso que é um reflexo do mais puro Cristianismo. Levando-a por guia, nunca o homem se transviará. Dedicai-vos, assim, meus amigos, a perscrutar-lhe o sentido profundo e as conseqüências, a descobrir-lhe, por vós mesmos, todas as aplicações. Submetei todas as vossas ações ao governo da caridade e a consciência vos responderá. Não só ela evitará que pratiqueis o mal, como também fará que pratiqueis o bem, porquanto uma virtude negativa não basta: é necessária uma virtude ativa. Para fazer-se o bem, mister sempre se torna a ação da vontade; para se não praticar o mal, basta as mais das vezes a inércia e a despreocupação.

Meus amigos, agradecei a Deus o haver permitido que pudésseis gozar a luz do Espiritismo. Não é que somente os que a possuem hajam de ser salvos; é que, ajudando-vos a compreender os ensinos do Cristo, ela vos faz melhores cristãos. Esforçai-vos, pois, para que os vossos irmãos, observando-vos, sejam induzidos a reconhecer que verdadeiro espírita e verdadeiro cristão são uma só e a mesma coisa, dado que todos quantos praticam a caridade são discípulos de Jesus, sem embargo da seita a que pertençam.

🌿🌹🌿
— Paulo, o apóstolo. (Paris, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XV, item 10.)
🌿🌹🌿

O Ciúme


A presença do ciúme no teu comportamento é sinal de desequilíbrio.

O ciúme jamais será o sal temperando o amor.

Desconfiança e insegurança significam a manifestação do ciúme.

Quando ele se introduz na afetividade altera a paisagem dando surgimento a pesadelos e perturbações prejudiciais.

Supera as insinuações ciumentas na tua conduta, amando com tranquilidade e confiando em paz.

Se a pessoa amada não corresponder à expectativa, segue adiante, porque prejuízo é dela.

🌿🌹🌿
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
Obra: Vida feliz
🌿🌹🌿

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Avise a você



 Aprenda a admoestar-se, antes que a vida admoeste a você.

Se o seu problema é alimentar-se excessivamente, exponha na mesa esta legenda escrita, diante dos olhos:

— Devo moderar meu apetite.

Se a sua luta decorre da preguiça, dependure este dístico à frente do próprio leito para a reflexão cada manhã:

— Devo trabalhar honestamente.

Se a sua intranquilidade surge da irritação sistemática, coloque este aviso em evidência no lar para observação incessante:

— Devo governar minhas emoções.

Se o seu impedimento irrompe de vícios arraigados, carregue consigo um cartão com esta lembrança breve:

— Devo renovar-me.

Se o seu caso difícil é a inquietação sexual, traga no pensamento este aviso constante:

— Devo controlar meus impulsos.

 Se o seu ponto frágil está na palavra irrefletida, espalhe este memorando em torno de seus passos:

— Devo falar caridosamente.

Não acredite em liberdade incondicional. Todo direito está subordinado a determinado dever. Ninguém abusa sem consequências.

Repare os sistemas penalógicos da vida funcionando espontaneamente.

 Enfermidades compartilham excessos…

Obsessões cavalgam desequilíbrios…

Cárceres segregam a delinquência…

Reencarnações expiatórias acompanham desatinos…

Corrijamos a nós mesmos, antes que o mundo nos corrija.

Todos sabemos proclamar os méritos do pensamento positivo, entretanto, não há pensamento positivo para o bem sem pensamento reto.

O tempo é aquele orientador incansável que ensina a cada um de nós, hoje, amanhã e sempre que ninguém pode realmente brincar de viver.

🍂🌴🍂
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Ideal espírita
🍂🌴🍂

05 de agosto

Mantenha seus padrões elevados; quanto mais elevados, melhor.

Não seja descuidado ou desleixado no que você faz.

Perfeição deve ser a sua meta.

Pode parecer impossível de atingir, mas não deixe de tentar alcançá-la, continue se esforçando.

Não se satisfaça com o medíocre, com o que é feito sem vontade.

Faça tudo que precisa ser feito em Minha honra e glória, pois quando o seu objetivo é fazer tudo por Mim, ele só poderá ser dos mais elevados e você não se sentirá satisfeito a não ser dando o melhor de si mesmo.

Aprenda a esquecer-se de seu ego através do serviço ao próximo.

Você encontrará a verdadeira alegria ao doar, em qualquer nível.

Lembre-se sempre que existem diferentes níveis em que você pode doar, desde os mais altos até os mais baixos, dos níveis espirituais aos físicos.

Qualquer que seja o nível, doe e doe despojadamente, e você descobrirá que, na medida que você doa, você recebe.

🍂🌴🍂
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍂🌴🍂





🍂🌴🍂

MENSAGEM DO ESE:

O argueiro e a trave no olho

Como é que vedes um argueiro no olho do vosso irmão, quando não vedes uma trave no vosso olho? — Ou, como é que dizeis ao vosso irmão: Deixa-me tirar um argueiro ao teu olho, vós que tendes no vosso uma trave? — Hipócritas, tirai primeiro a trave ao vosso olho e depois, então, vede como podereis tirar o argueiro do olho do vosso irmão. (S. MATEUS, cap. VII, vv. 3 a 5.)

Uma das insensatezes da Humanidade consiste em vermos o mal de outrem, antes de vermos o mal que está em nós. Para julgar-se a si mesmo, fora preciso que o homem pudesse ver seu interior num espelho, pudesse, de certo modo, transportar-se para fora de si próprio, considerar-se como outra pessoa e perguntar: Que pensaria eu, se visse alguém fazer o que faço?

Incontestavelmente, é o orgulho que induz o homem a dissimular, para si mesmo, os seus defeitos, tanto morais, quanto físicos. Semelhante insensatez é essencialmente contrária à caridade, porquanto a verdadeira caridade é modesta, simples e indulgente.

Caridade orgulhosa é um contra-senso, visto que esses dois sentimentos se neutralizam um ao outro. Com efeito, como poderá um homem, bastante presunçoso para acreditar na importância da sua personalidade e na supremacia das suas qualidades, possuir ao mesmo tempo abnegação bastante para fazer ressaltar em outrem o bem que o eclipsaria, em vez do mal que o exalçaria? Por isso mesmo, porque é o pai de muitos vícios, o orgulho é também a negação de muitas virtudes. Ele se encontra na base e como móvel de quase todas as ações humanas. Essa a razão por que Jesus se empenhou tanto em combatê-lo, como principal obstáculo ao progresso.

🍂🌴🍂
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, itens 9 e 10.)
🍂🌴🍂

No Trato com os Outros


Conserve a paciência com aqueles que não aplicam a solicitude no trato com você.
Recorde que a enfermidade pode estar a minar-lhes o organismo.
*
Quando alguém admoestá-lo, mesmo injustamente, silencie e desculpe.
Deixe, que a vida se encarregará de colocar os pretensiosos em seus devidos lugares.
*
Se a intriga dificultar-lhe os bons propósitos, não lhe confira a honra de sua revolta.
Quase sempre o intrigante é colhido nas malhas da rede que tece.
*
Procure entender a explicação deficiente que o amigo lhe dá.
Ele não dispõe de melhores recursos de expressão.
*
Quando convidado a opinar em assunto que desconhece, afirme sua ignorância sobre o caso.
Melhor é apresentar-se com simplicidade do que informar erradamente.
*
Se o interlocutor, magoado com a força de seu argumento, deixa bruscamente o tema da palestra, cale e desculpe-se.
É provável que ele não se encontre preparado para a lógica das argumentações seguras.
*
Insista no auxílio, mesmo que este seja feito com o silêncio de sua intenção superior.
O recalcitrante é infeliz pela própria organização nervosa que lhe aciona a vida.
*
Quando constrangido a arbitrar entre discutidores, a melhor posição é a humildade.
Cada antagonista conta com a certeza da vitória para a opinião que defende.
*
Passado o calor do debate, exponha com naturalidade seu pensamento.Se a informação solicitada demorar em ser atendida, guarde calma e repita o pedido.
Talvez seu interpelado seja surdo.
*
Há comezinhos incidentes no trato com os homens que, evitados, realizam a paz em todos os corações.
Cultive a confiança, na serenidade, e caminhará com segurança, no trato com os outros.

🍂🌴🍂
Marco Prisco
Divaldo Franco
Obra: Glossário Espírita-Cristão
🍂🌴🍂