sexta-feira, 29 de junho de 2012

Quem sabe...


Não se atribua a posse exclusiva da verdade.
Quem sabe discernir descobre fragmentos e expressões da sua legitimidade em toda parte.
*
 Faça-se sincero aprendiz onde esteja, ante quem se encontre disposto a ensinar-lhe algo.
Quem sabe ouvir para compreender, aprimora os conhecimentos e dilata a percepção em torno das pessoas, das coisas e da ocorrências.
*
 Poupe-se parecer mais do que é.
Quem sabe conhecer-se, também está informado de que há pessoas mais e menos dotadas, portanto, melhores e piores do que ele próprio.
*
 Nunca se suponha indispensável.
Quem sabe servir não ignora que está produzindo sempre a benefício de si mesmo.
*
 Aceite a cooperação de outrem.
Quem sabe ser individualista, possui visão moral defeituosa a respeito da sua tarefa na Terra.
*
 Elabore seus programas com antecipação.
Quem sabe ser prudente está preparado para o êxito como para o insucesso, mantendo-se tranquilo em qualquer circunstância.
*
 Não se faculte perder uma oportunidade de proveito superior.
Quem sabe utilizar o momento, adquire vasto patrimônio de tempo, que não se repete.
*
 Não ocorrendo suceder o seu trabalho, conforme esperava, conserve a serenidade.
Quem sabe manter-se calmo ante o imprevisto, supera o problema e domina a situação.
 Ante alguém que acusa outrem que lhe é antipático, não adicione os resíduos da sua mágoa.
Quem sabe silenciar falhas, poupa-se a muitos arrependimentos.
*
 Controle suas emoções antes que elas o desgovernem.
Quem sabe conduzir-se com equilíbrio, raramente repete com aflição as experiências.
*
Você abraça uma filosofia existencial que lhe fala da sobrevivência à morte, portanto, de que o homem, na Terra, se está preparando para prosseguir, embora noutro estado vibratório, uma vida que não cessa, não se interrompe.
*
 Quem sabe disso deve estar preparado a todo o momento, porquanto, vivendo hoje, com elevação, amanhã prosseguirá com felicidade.
********************************
Marco Prisco
Divaldo P. Franco

]





quinta-feira, 28 de junho de 2012

Atrair o que é Bom


"Se te julgas uma pessoa "azarada", como podes ser feliz?

Quem se vê com "maus" olhos entra em ilusão e gera, para si mesmo, contrariedades e prejuízos, que o levam a considerar "azarado".

Olha-te com "bons" olhos e lembra que não existe azar ou sorte.

Tu não tens nada de infeliz, bastando que repilas a pecha de "azarado" e julgues que a ti estão destinadas muitas coisas agradáveis.

Abre-te ao que é bom.

 Sente o que é bom e positivo dentro de ti, e assim o atrairás, pois o que é bom atrai o que é bom.
Pela porta podem entrar muitas coisas, mas é o dono da casa que escolhe as que lhe convem.
***************************
Lourival Lopes

 



quarta-feira, 27 de junho de 2012

Buscar a Perfeição


A perfeição é a beleza que aparece naquilo que fazemos com o interesse de fazer o melhor.

Devemos buscar a perfeição em tudo que fizermos, em tudo o que falamos ou escrevemos.

Ela começa em simples atos da nossa vida e esplende na glória da alma que conseguiu atingir a plenitude do Amor.

Malgrado as nossas deficiências, é de bom alvitre que pensemos na perfeição todos os dias, iniciando nos primeiros cumprimentos dentro de casa, até as maiores decisões que tivermos de tomar em nossas obrigações diárias.

Os espíritos superiores levam isso a sério, buscando meios infindáveis para sempre fazerem o melhor, porque sentem e veem refletir na criação de Deus, tudo em perfeita ordem. 

A Harmonia Divina canta, desde a proficiência do átomo, até os concertos dos mundos que circulam no universo.

Ainda mesmo que os nossos pensamentos surjam no nosso mundo mental desordenadamente, é nosso dever nos esforçarmos para modificar as ideias.

 Pensar na perfeição é o primeiro passo e trabalhar na maturidade dos pensamentos é o início do Belo que poderá ser o nosso mundo interno e externo.

Os grandes gênios da humanidade deixaram seus traços de luz na história por amarem a perfeição. Eles se esmeraram constantemente para tudo fazerem dentro da ordem do Universo e foi isso que os elevou para a admiração e o respeito de todos.

Nós todos temos em torno de nós uma atmosfera espiritual, cuja luz, ou treva, depende de nós, daquilo que nos dispusermos a fazer, pela vida afora. E, se começarmos a pensar em fazer tudo com esmero, criamos essa força positiva que nos circunda e nos ajuda na segurança daquilo que desejamos ser.

Começai com o simples asseio pela manhã, fazendo-o bem feito, sem que o exagero vos toque com o dedo do fanatismo, daí a perfeição passará automaticamente para tudo o que fizerdes.

 Não podeis descuidar do vosso alimento, vestuário e moradia, sem que o lixo e o desperdício vos acompanhe, para perturbar o vosso trabalho. 

Até mesmo os vossos gestos poderão ser perfeitos.

 Tudo o que parte para o Belo agrada e alegra por onde andarmos; e a mais alta perfeição, é bom que se lembre, está dentro da perfeita simplicidade.

 Eis porque o Cristo conquistava os corações e ficou inesquecível na história de todos os povos e nossa admiração por Ele cresce, quanto mais O conhecemos. 

Ele é o molde da verdadeira perfeição e deixou-nos vigoroso estímulo, quando disse:
 "Sede perfeitos, como perfeito é o vosso Pai Celestial". 

Começai a analisar as coisas todos os dias, que se abrirá em vossos sentimentos uma visão maior e por ela sentireis a perfeição de Deus em tudo que as vossas mãos tocarem.

Queremos vos dizer que a saúde é sinônimo de perfeição. 

Se quereis equilíbrio orgânico e psíquico, iniciai a busca a esse atributo grandioso, fazendo tudo bem feito e conquistareis a palma da nossa verdadeira felicidade.

Trabalhai pelas coisas da Terra, sem vos esquecerdes dos céus.

Vamos repetir para que fique bem claro: 
tende cuidado com o zelo excessivo; a obstinação é campo aberto para o desequilíbrio e foge de nossas mãos, nessa hora, a beleza do que buscamos. 

Se buscais saúde, necessário se faz que tenhais em primeira instância, o bom senso.
**********************
Miramez


Gentileza e Gratidão



Exercita a gentileza e a gratidão para com todas as pessoas, especificamente os idosos.

A velhice é fase inexorável que alcançarás, caso a morte não te arrebate o corpo antes.

Nesse período difícil, as forças diminuem, os órgãos se debilitam, as lembranças se apagam e a dependência física, emocional e afetiva se faz imperiosa. 

Pode parecer cansativa a presença do idoso; ele, porém, é rico da experiência que te pode brindar, mas carente dos recursos que lhe podes oferecer.
************************
Joanna de Ângelis



terça-feira, 26 de junho de 2012

E você, faz algum tipo de trabalho voluntário?


Dona Anna Variani nasceu em Bassano Del Grappa, norte da Itália, e veio para o Brasil fugindo da Guerra. Ficou famosa em 2005, após ser descoberta por uma equipe do Globo Repórter dirigindo seu Fusca laranja ano 1974. Por causa disso, ela participou dos programas do Jô Soares, em 2008, e da Ana Maria Braga, na Globo. Morreu em novembro de 2009,  em Bento Gonçalves.

Trabalhou voluntariamente em dois lugares: Sociedade Beneficiente Santo Antônio e, no Lar do Ancião, ajuda idosos mais novos no asilo, em torno de 75 anos de idade (cerca de duas décadas mais novas que ela).


Considerada uma das grandes vozes do movimento voluntário no Brasil, Zilda Arns, criadora da Pastoral da Criança, fez história e já foi três vezes indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo Brasil. Seu trabalho pelos direitos das crianças, dos adolescentes, das gestantes e dos idosos – em especial no combate à desnutrição - é modelo para o mundo.

Tudo começou na cidade de Florestópolis, no Paraná, onde havia um alto índice de mortalidade infantil – cerca de 127 mortes para cada mil crianças. Um ano depois que iniciou seu trabalho na região, a média caiu para 29 a cada mil. A Pastoral estima que o trabalho de Zilda já beneficiou mais de 2 milhões de crianças.
Zilda Arns faleceu, trabalhando, vítima de um terremoto no Haiti. Confira um vídeo sobre a história da fundadora da Pastoral da Criança:





Vantagens do trabalho voluntário

Primeira vantagem do trabalho voluntário: propicia-nos um sentido para a vida.

A afirmação “só merece a felicidade quem acorda todos os dias disposto a conquistá-la” retrata com fidelidade que a felicidade não cai do céu. A felicidade é uma conquista. E, como qualquer conquista, depende do nosso esforço.
Mas, para o nosso próprio bem, esse prazeroso esforço de servir ao próximo é uma das mais benditas ferramentas para ajudar a visualizarmos, com clareza, um sentido para a vida.

Segunda vantagem do trabalho voluntário:

torna-nos mais produtivos em nossa atividade profissional Peter Drucker, certamente o maior consultor do século, há décadas já dizia que o funcionário que presta serviços voluntários, por ser solidário à dor do
próximo, é mais produtivo.

Reportagem da revista Exame de 18 dejunho de 1999 traz o seguinte depoimento: “Eu parei de reclamar, me tornei mais otimista e melhorei meu índice de satisfação”— comentário de Leolino Clementino Barbosa Júnior, controlador de manufatura da 3M, após um ano de trabalho voluntário na FEAC (Fundação das Entidades Assistenciais de Campinas).

Conforme o depoimento acima, a pessoa que se aproxima do sofrimento do próximo vê seus problemas pessoais numa outra dimensão, torna-se mais resignada, menos ansiosa. Como consequência, reclamará menos, saberá entender melhor os outros e aprenderá a ouvir mais, atributos estes que, além de tornarem uma pessoa mais realizada, transformam-na num funcionário mais produtivo.

Terceira vantagem do trabalho voluntário: passamos a ter mais saúde

É a Universidade de Harvard que nos passa essa informação.
Depois de dez anos de coletas e análises de dados, uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com 2.700 pessoas, chegou às seguintes conclusões:

a) ajudar o próximo faz bem ao coração;
b) ajudar o próximo faz bem ao sistema imunológico (análises clínicas evidenciaram que, no sangue do trabalhador voluntário, há um aumento de imunoglobulina-A, um anticorpo que ajuda a defender o organismo contra infecções respiratórias);
c) ajudar o próximo aumenta a expectativa de vida e a vitalidade de maneira geral.
Enfim, ajudar o próximo traz benefícios para a saúde.

O TRABALHO VOLUNTÁRIO
 
“Se um homem não descobrir algo para morrer ele não está preparado para viver”. Marter Luter King
 
O trabalho voluntário constrói pontes entre quem tem e quem precisa, em qualquer nível, físico, mental, emocional e espiritual. Conforme Ercília Zilli (espírita) e Valmir Amásio da Silva Fernandes (ateu) demonstram no trabalho de mestrado “A Fé Como Fator De Motivação Para o Trabalho Voluntário” da Fundação Getúlio Vargas, que a fé independente da religião, é um fator de motivação para o trabalho voluntário. O voluntariado é a atividade em que fica mais evidente o melhor que cada um tem e que pode trocar com o outro. As vantagens do trabalho voluntário é propiciar um sentido para a vida, tornar o ser humano mais produtivo em sua atividade profissional, pois quem se aproxima do sofrimento do próximo vê seus problemas pessoais numa outra dimensão, torna-se mais consciente, atento e menos ansioso, conseqüentemente mais realizado e produtivo. Quem o realiza passa a ter mais saúde, participa mais da comunidade, integrando-se e integrando a comunidade na sua vida. Pesquisas comprovaram que esse trabalho faz bem ao coração, ao sistema imunológico, aumenta a expectativa de vida e a vitalidade de maneira geral.
******************************************************************************
ALKÍNDAR DE OLiVEIRA


UM CHAMADO PARA O TRABALHO VOLUNTÁRIO