sábado, 29 de abril de 2023

No ato de julgar


 Não prescindas do amor que devemos a todas as cousas e a todas as criaturas para que não te falte luz ao entendimento.

 Analisando os desequilíbrios do mundo, reflete na Infinita Bondade que assegura a trajetória da Terra, no caminho dos astros, e reconhecerás que toda desarmonia é superficial e aparente.

 Observando os conflitos da Humanidade, relaciona os sacrifícios daqueles que te abriram o sulco luminoso do progresso aos próprios passos e, inventariando-lhes as lágrimas anônimas, aperfeiçoarás com teu esforço a estrada para aqueles que te sucederão no futuro.

 Apreciando os erros de alguém, medita nos ideais e nas esperanças superiores que decerto lhe povoaram o coração, e compreenderás que outro comportamento talvez lhe assinalasse a jornada, se possuísse oportunidades iguais às tuas.

 Diante daqueles que os tribunais humanos classificam à conta de delinquentes, pensa nas comovedoras aspirações das mães que lhes afagaram o berço e compaixão imensa nascerá de tua alma, ensinando-te a auxiliar ao invés de ferir.

 Longo e alcantilado é o trilho da evolução!…

 Compadece-te de todos aqueles que voltaram à estaca de início, para recomeçar o caminho a pés sangrentos.

 No entanto, além da piedade, oferece-lhes braços compreensivos e diligentes, porque amanhã será talvez o teu dia de cansaço e tristeza, desencanto e desilusão, quando reclamarás igualmente o concurso de mãos fraternas a te refazerem as energias ou a te recomporem os membros desconjuntados.

 Sobretudo, não condenes, nem amaldiçoes, em circunstância alguma, porque o Cristo de Deus ainda não desesperou de nossas fraquezas e hoje, tanto quanto ontem, procura com amor e paciência, libertar-nos a visão da trave do egoísmo e da crueldade, da indiferença e da ignorância, para que com Ele venhamos a cooperar na sustentação da segurança e da paz.

🥀🌱🥀
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Reconforto
🥀🌱🥀

29 de abril

Abra-se para o fluxo da Minha divina luz e do Meu divino amor.

Abra as portas do seu coração e não permita que nada impeça esse fluxo.

Mantenha as portas bem abertas para que o amor e a luz possam fluir livremente em você e através de você e para que a força da vida esteja sempre em evidência em seu interior.

Quando as portas do seu coração se fecham e o fluxo de amor e luz é interrompido, toda a vida se torna estagnada, e nada consegue sobreviver numa poça estagnada.

É por isso que você precisa manter as portas abertas, se abastecendo constantemente em Mim que sou a fonte de toda a vida, para que seu coração nunca, em momento nenhum, se torne seco e estagnado.

Um rio que não se alimenta mais de sua nascente, seca. Você, se parar de se suprir em Mim, brevemente secará e se tornará inútil.

Portanto, mantenha-se sempre conscientemente ligado a Mim, se abastecendo de Minha força.

É uma escolha que você tem que fazer dia a dia, hora a hora, minuto a minuto.

🥀🌱🥀
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🥀🌱🥀







🥀🌱🥀

MENSAGEM DO ESE:

O suicídio e a loucura

A calma e a resignação hauridas da maneira de considerar a vida terrestre e da confiança no futuro dão ao espírito uma serenidade que é o melhor preservativo contra a loucura e o suicídio. Com efeito, é certo que a maioria dos casos de loucura se deve à comoção produzida pelas vicissitudes que o homem não tem a coragem de suportar. Ora, se encarando as coisas deste mundo da maneira por que o Espiritismo faz que ele as considere, o homem recebe com indiferença, mesmo com alegria, os reveses e as decepções que o houveram desesperado noutras circunstâncias, evidente se torna que essa força, que o coloca acima dos acontecimentos, lhe preserva de abalos a razão, os quais, se não fora isso, a conturbariam.

O mesmo ocorre com o suicídio. Postos de lado os que se dão em estado de embriaguez e de loucura, aos quais se pode chamar de inconscientes, é incontestável que tem ele sempre por causa um descontentamento, quaisquer que sejam os motivos particulares que se lhe apontem. Ora, aquele que está certo de que só é desventurado por um dia e que melhores serão os dias que hão de vir, enche-se facilmente de paciência. Só se desespera quando nenhum termo divisa para os seus sofrimentos. E que é a vida humana, com relação à eternidade, senão bem menos que um dia? Mas, para o que não crê na eternidade e julga que com a vida tudo se acaba, se os infortúnios e as aflições o acabrunham, unicamente na morte vê uma solução para as suas amarguras. Nada esperando, acha muito natural, muito lógico mesmo, abreviar pelo suicídio as suas misérias.

🥀🌱🥀
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, itens 14 e 15.)
🥀🌱🥀

O Amor


Temos a mania de achar que amor é algo que se busca.

Buscamos o amor nos bares, na internet, nas paradas de ônibus.

Como num jogo de esconde-esconde, procuramos pelo amor que está oculto dentro das boates, nas salas de aula, nas plateias dos teatros.

Ele certamente está por ali, você quase pode sentir seu cheiro, precisa apenas descobri-lo e agarrá-lo o mais rápido possível, pois só o amor constrói, só o amor salva, só o amor traz felicidade.

Há quem acredite que o amor é medicamento.

Pelo contrário.

Se você está deprimido, histérico ou ansioso demais, o amor não se aproxima, e caso o faça, vai frustrar sua expectativa, porque o amor quer ser recebido com saúde e leveza, ele não suporta a ideia de ser ingerido de quatro em quatro horas, como um antibiótico para combater as bactérias da solidão e da falta de autoestima.

Você já ouviu muitas vezes alguém dizer:
"Quando eu menos esperava, quando eu havia desistido de procurar, o amor apareceu."

Claro, o amor não é bobo, quer ser bem tratado, por isso escolhe as pessoas que, antes de tudo, tratam bem de si mesmas.

O Amor, ao contrário do que se pensa, não tem de vir antes de tudo.

Antes de estabilizar a carreira profissional, antes de fazer amigos, de viajar pelo mundo, de curtir a vida.

Ele não é uma garantia de que, a partir de seu surgimento, tudo o mais dará certo.

Queremos o amor como pré-requisito para o sucesso nos outros setores, quando, na verdade, o amor espera primeiro você ser feliz para só então surgir, sem máscara e sem fantasia.

É esta a condição.

É pegar ou largar.

Para quem acha que isso é chantagem, arrisco-me a sair em defesa do amor:
ser feliz é uma exigência razoável, e não é tarefa tão complicada.

Felizes são aqueles que aprendem a administrar seus conflitos, que aceitam suas oscilações de humor, que dão o melhor de si e não se autoflagelam por causa dos erros que cometem.

Felicidade é serenidade.

Não tem nada a ver com piscinas, carros e muito menos com príncipes encantados.

O amor é o prêmio para quem relaxa.

"As pessoas ficam procurando o amor como solução para todos os seus problemas quando, na realidade, o amor é a recompensa por você ter resolvido os seus problemas".

🥀🌱🥀
Martha Medeiros
🥀🌱🥀

Por que as pessoas entram na sua vida?


Pessoas entram na sua vida por uma "Razão", uma "Estação" ou uma "Vida Inteira". Quando você percebe qual deles é, você vai saber o que fazer por cada pessoa.

Quando alguém está em sua vida por uma "Razão"... é, geralmente, para suprir uma necessidade que você demonstrou. Elas vêm para auxiliá-lo numa dificuldade, te fornecer orientação e apoio, ajudá-lo física, emocional ou espiritualmente. Elas poderão parecer como uma dádiva de Deus, e são! Elas estão lá pela razão que você precisa que eles estejam lá. Então, sem nenhuma atitude errada de sua parte, ou em uma hora inconveniente, esta pessoa vai dizer ou fazer alguma coisa para levar essa relação a um fim. Ás vezes, essas pessoas morrem. Às vezes, eles simplesmente se vão. Ás vezes, eles agem e te forçam a tomar uma posição. O que devemos entender é que nossas necessidades foram atendidas, nossos desejos preenchidos e o trabalho delas, feito. As suas orações foram atendidas. E agora é tempo de ir.

Quando pessoas entram em nossas vidas por uma "Estação", é porque chegou sua vez de dividir, crescer e aprender. Elas trazem para você a experiência da paz, ou fazem você rir. Elas poderão ensiná-lo algo que você nunca fez. Elas, geralmente, te dão uma quantidade enorme de prazer... Acredite! É real! Mas somente por uma "Estação".

Relacionamentos de uma "Vida Inteira" te ensinam lições para a vida inteira: coisas que você deve construir para ter uma formação emocional sólida. Sua tarefa é aceitar a lição, amar a pessoa, e colocar o que você aprendeu em uso em todos os outros relacionamentos e áreas de sua vida. É dito que o amor é cego, mas a amizade é clarividente. Obrigado por ser parte da minha vida.

Pare aqui e simplesmente SORRIA.

"Trabalhe como se você não precisasse do dinheiro,
Ame como se você nunca tivesse sido magoado, e dance como se ninguém estivesse te observando."
"O maior risco da vida é não fazer NADA."

🥀🌱🥀
Autor desconhecido
Formatação e pesquisa: MILTER – 28-04-2019
🥀🌱🥀

Afeições espirituais


À maneira da árvore que se te ergue à vista sobre raízes ocultas, equilibra-se-te a existência temporária na Terra sobre afeições invisíveis.

São quase todas elas tecidas nos laços que deixaste à distância, antes do berço de que procedes, na luta renovadora em que agora estagias.

Lembra-te de que o aprendizado de hoje é sagrado tentame para que te desvencilhes de tudo o que foi, em teus passos, ilusão e sombra de ontem.

Não olvides também de que se avanças para a frente de luz, ao influxo dos afetos superiores que te estendem braços amigos das regiões elevadas, és constrangido igualmente a suportar a influência da retaguarda de sombras, por todas as afeições subalternas com as quais compartilhaste os infelizes enganos da obsessão e da delinquência.

Não te confies a quantos se te ofereçam nas trilhas do Mais Além, para a solução de interesses inferiores.

Muitas vezes, o obséquio gratuito das entidades menos esclarecidas que te induzem à preguiça ou a vantagens imediatas, em prejuízo do próximo, será, mais tarde, pesada reparação, quando a liberação do corpo físico te aclare a força do entendimento.

Recorda que é sempre fácil partilhar os sonhos e aspirações daqueles que se igualam a nós na senda evolutiva ou que palmilham mais baixo degrau que o nosso, à luz do conhecimento, e aprende a ciência difícil de conviver com os instrutores que, por amigos sábios e generosos de nosso próprio futuro, nos impõem a disciplina do trabalho e do sacrifício, da humildade e da renúncia na construção da felicidade dos outros, porque somente com eles e por eles, desveladas sentinelas de nosso aperfeiçoamento, conseguiremos entesourar com o Cristo e dentro de nós mesmos, as riquezas do eterno amor e do excelso merecimento para a divina ascensão.

🥀🌱🥀
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Família
🥀🌱🥀

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Ao alcance de todos


Simbolicamente, a paciência é um sedativo da melhor qualidade.

 Usando-a, nessa condição, ei-la fazendo prodígios.

Antes de tudo, é vacina contra a irritação, acalmando-nos a vida íntima.

 E surge a sequência de abençoadas derivações.

 Resguardando-a conosco, os familiares encontram segurança e tranquilidade.

 Os vizinhos permanecem isentos de inquietações.

 Os amigos descansam em nosso convívio.

Discussões negativas e diálogos inconvenientes surpreendem a estação terminal.

 Conservando-a, retemos em nós o clima favorável ao cultivo da esperança.

Ao alcance de todos, é por isso que a paciência na farmácia da vida, é o específico da paz.

🌴🌾🌴
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Hora certa
🌴🌾🌴

28 de Abril

Não é fácil oferecer a outra face quando alguém lhe bate, seja física ou verbalmente.

A reação imediata é devolver o tapa, mas é aqui que as reações devem ser observadas com o maior cuidado, e onde é preciso pôr em prática o autocontrole e o desapego.

As almas que ainda não aprenderam a ter autodisciplina vão bater de volta com a mesma força que receberam e vão se sentir justificadas por agirem assim.

E vão se perguntar por que é que existe tanto caos e confusão no mundo.

Elas estão tão cegas que não conseguem perceber que só podem esperar que o mundo mude depois que elas próprias tiverem começado a mudar de atitude e a amar seus próximos como a si mesmas.

Quanto mais amor e boa vontade houver, mais rapidamente virão as mudanças.

Mas tudo começa em você.

Portanto, quanto mais cedo você perceber isso, mais cedo as mudanças começarão a ocorrer à sua volta e pelo mundo.

Por que não começar a fazer alguma coisa a respeito agora?

🌴🌾🌴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌴🌾🌴






🌴🌾🌴

MENSAGEM DO ESE:

Conhece-se a árvore pelo fruto

A árvore que produz maus frutos não é boa e a árvore que produz bons frutos não é má; — porquanto, cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto. Não se colhem figos nos espinheiros, nem cachos de uvas nas sarças. — O homem de bem tira boas coisas do bom tesouro do seu coração e o mau tira-as más do mau tesouro do seu coração; porquanto, a boca fala do de que está cheio o coração. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 43 a 45.)

Guardai-vos dos falsos profetas que vêm ter convosco cobertos de peles de ovelha e que por dentro são lobos rapaces. Conhecê-lo-eis pelos seus frutos. Podem colher-se uvas nos espinheiros ou figos nas sarças? — Assim, toda árvore boa produz bons frutos e toda árvore má produz maus frutos. — Uma árvore boa não pode produzir frutos maus e uma árvore má não pode produzir frutos bons. — Toda árvore que não produz bons frutos será cortada e lançada ao fogo. — Conhecê-la-eis, pois, pelos seus frutos. (S. MATEUS, cap. VII, vv. 15 a 20.)

Tende cuidado para que alguém não vos seduza; — porque muitos virão em meu nome, dizendo: “Eu sou o Cristo”, e seduzirão a muitos.
Levantar-se-ão muitos falsos profetas que seduzirão a muitas pessoas; — e porque abundará a iniqüidade, a caridade de muitos esfriará. — Mas aquele que perseverar até o fim se salvará.

Então, se alguém vos disser: O Cristo está aqui, ou está ali, não acrediteis absolutamente; — porquanto falsos Cristos e falsos profetas se levantarão que farão grandes prodígios e coisas de espantar, ao ponto de seduzirem, se fosse possível, os próprios escolhidos. (S. MATEUS, cap. XXIV, vv. 4, 5, 11 a 13, 23, e 24; S. MARCOS, cap. XIII, vv. 5, 6, 21 e 22.)

🌴🌾🌴
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXI, itens 1 a 3.)
🌴🌾🌴

Se lhe Falta


Se lhe falta alguma utilidade, peça o amparo dos outros, buscando ser útil.
Ninguém precisa roubar.

Se lhe falta saúde, proteja as energias de que ainda dispõe.
O fato remendado é uma bênção para quem podia estar nu.

Se lhe falta afeição, procure a simpatia do próximo com nobreza.
Há milhares de criaturas mentalizando o suicídio por que lhes falta a estima de alguém.

Se lhe falta tranquilidade, tente encontrá-la em você.
Entra no fogo quem quer.

Se lhe falta força, descanse e recomece.
Muito difícil estabelecer o ponto de interação entre o cansaço e a preguiça.

Se lhe falta instrução, dê mais algum tempo ao estudo.
A Terra está inundada de livros.

Se lhe falta trabalho, não fique esperando.
Há uma enxada disponível em toda parte.

Se lhe falta aprovação alheia ao esforço sincero de servir e de aprimorar -se, continue fazendo o melhor ao seu alcance.

Aqueles que perdoam as nossas imperfeições e nos abençoam em nossas dificuldades são superiores a nós, mas aqueles que nos criticam ou complicam são tão necessitados quanto nós mesmos.

🌴🌾🌴
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Família
🌴🌾🌴

No lar


Não olvides que teu filho, sendo a materialização de teu sonho, é também tua obra na Terra.

Às vezes é um lírio que plantaste no tempo; contudo, na maioria das ocasiões, é um fragmento de mármore que deixaste a distância. Flor que te pode encorajar ou pedra que te pode ferir.

Recebe-o, pois, como quem encontra a oportunidade mais santa de trabalho no mundo.

Não lhe abandones o espírito à liberdade absoluta, para que se não perca ao longo da estrada, e nem cometas a loucura de encarcerá-lo em teus pontos de vista, para que o teu exclusivismo não lhe desfigure as qualidades inatas para o infinito bem.

Ajuda-o, acima de tudo, a crescer para o ideal superior, assim como auxilias a árvore nascente, em ímpeto ascensional para a luz.

Livra-o das deformidades mentais, tanto quanto proteges o vegetal proveitoso contra a invasão da erva sufocante.

Ser pai é ser colaborador efetivo de Deus, na Criação. Receber um filho é deter entre os homens o mais sagrado depósito.

Não desertes, assim, da abnegação em que deves empenhar todas as forças peculiares à própria vida, a fim de que o rebento de tuas aspirações humanas se faça legítimo sucessor dos teus mais íntimos anseios de elevação.

O lar, na Terra, ainda é o ponto de convergência do passado. Dentro dele, entre as quatro paredes que lhe constituem a expressão no espaço, recebemos todos os serviços que o tempo nos impõe, habilitando-nos ao título de cidadãos do mundo.

Exercitemos, desse modo, o amor e o serviço, a humildade e o devotamento, no templo familiar, à frente de nossos amigos ou adversários do pretérito transformados hoje em nossos parentes ou em nossos filhos, e estaremos alcançando nos problemas da eternidade a mais alta e a mais sublime equação.

🌴🌾🌴
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Luz no lar
🌴🌾🌴

quinta-feira, 27 de abril de 2023

Colher e garganta


Imaginemos a língua como sendo a colher do sentimento.

 Mentalizemos o ouvido por garganta da alma.

 Tudo o que falamos é ingrediente para a digestão espiritual.

Bondade é pão invisível.

 Gentileza é água pura.

 Otimismo é reconstituinte.

 Consolação é analgésico.

Esclarecimento construtivo é vitamina mental.

 Paciência é antitóxico.

Perdão é cirurgia reajustante.

 Queixa é vinagre.

 Censura é pimenta.

Crueldade é veneno.

 Calúnia é corrosivo.

 Conversa inútil é excedente enfermiço.

 Maledicência é comida deteriorada.

Falando, edificamos.

 Falando, destruímos.

 Falando, ferimos.

 Falando, medicamos.

Falando, curamos.

Disse o Divino Mestre: “Bem-aventurados os pacificadores…” 

 Usemos para com os outros o alimento da paz, porque, estendendo paz aos outros, asseguramos paz a nós mesmos. E, com a paz, conseguiremos possuir espaço e tempo terrestres, em dimensões maiores, para que aprendamos e possamos, realmente, servir.

🪴🍄🪴
Hilário Silva
Chico Xavier
Obra: O Espírito da Verdade
🪴🍄🪴

27 de abril

Por que não ser um otimista nesta vida, sempre esperando pelo melhor, sempre achando o melhor, sempre criando o melhor?

O otimismo conduz ao poder; o pessimismo conduz à fraqueza e ao fracasso.

Deixe que o poder do Espírito brilhe em você e através de você criando à sua volta um mundo de beleza, paz e harmonia.

Se a sua visão de mundo é otimista, você anima as almas que o rodeiam dando-lhes esperança, fé e crença na vida.

O seu otimismo vai atrair mais otimismo e crescerá como uma bola de neve.

Há sempre uma esperança, mesmo que seja só uma pequena e hesitante chama no começo.

Cercada de mais esperança e amor numa atmosfera propícia, a pequena chama, se transformará numa fogueira e continuará crescendo até que você esteja inflamado com o combustível do Espírito, que é imperecível e inextinguível.

Uma vez ateado, nada poderá evitar que ele se espalhe.

🪴🍄🪴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🪴🍄🪴








🪴🍄🪴

MENSAGEM DO ESE:

A reencarnação fortalece os laços de família (III)

Vejamos agora as consequências da doutrina anti-reencarcionista. Ela, necessariamente, anula a preexistência da alma. Sendo estas criadas ao mesmo tempo que os corpos, nenhum laço anterior há entre elas, que, nesse caso, serão completamente estranhas umas às outras. O pai é estranho a seu filho. A filiação das famílias fica assim reduzida à só filiação corporal, sem qualquer laço espiritual. Não há então motivo algum para quem quer que seja glorificar-se de haver tido por antepassados tais ou tais personagens ilustres. Com a reencarnação, ascendentes e descendentes podem já se terem conhecido, vivido juntos, amado, e podem reunir-se mais tarde, a fim de apertarem entre si os laços de simpatia.

Isso quanto ao passado. Quanto ao futuro, segundo um dos dogmas fundamentais que decorrem da não-reencarnação, a sorte das almas se acha irrevogavelmente determinada, após uma só existência. A fixação definitiva da sorte implica a cessação de todo progresso, pois desde que haja qualquer progresso já não há sorte definitiva. Conforme tenham vivido bem ou mal, elas vão imediatamente para a mansão dos bem-aventurados, ou para o inferno eterno. Ficam assim, imediatamente e para sempre, separadas e sem esperança de tornarem a juntar-se, de forma que pais, mães e filhos, mandos e mulheres, irmãos, irmãs e amigos jamais podem estar certos de se verem novamente; é a ruptura absoluta dos laços de família.

Com a reencarnação e progresso a que dá lugar, todos os que se amaram tornam a encontrar-se na Terra e no espaço e juntos gravitam para Deus. Se alguns fraquejam no caminho, esses retardam o seu adiantamento e a sua felicidade, mas não há para eles perda de toda esperança. Ajudados, encorajados e amparados pelos que os amam, um dia sairão do lodaçal em que se enterraram. Com a reencarnação, finalmente, há perpétua solidariedade entre os encarnados e os desencarnados, e, daí, estreitamento dos laços de afeição.

Em resumo, quatro alternativas se apresentam ao homem, para o seu futuro de além-túmulo: 1ª, o nada, de acordo com a doutrina materialista; 2ª, a absorção no todo universal, de acordo com a doutrina panteísta; 3ª, a individualidade, com fixação definitiva da sorte, segundo a doutrina da Igreja; 4ª, a individualidade, com progressão indefinita, conforme a Doutrina Espírita. Segundo as duas primeiras, os laços de família se rompem por ocasião da morte e nenhuma esperança resta às almas de se encontrarem futuramente. Com a terceira, há para elas a possibilidade de se tornarem a ver, desde que sigam para a mesma região, que tanto pode ser o inferno como o paraíso. Com a pluralidade das existências, inseparável da progressão gradativa, há a certeza na continuidade das relações entre os que se amaram, e é isso o que constitui a verdadeira família.

🪴🍄🪴
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IV, itens 21 a 23.)
🪴🍄🪴

Enfrente o problema com firmeza


Tudo depende de sua atitude.

Se você fica com medo, hesitando, vacilando, ele se mostra grande, complicado, sem solução.

Mas, se o encara de frente, com determinação, vai ficando tão pequeno que parece microscópico.

Tenha decisão.

Você tem capacidade para resolver qualquer problema.

Levante a cabeça.

Aja.

Confie fortemente em Deus.

Nunca se esqueça de que todo problema tem solução.

Mais importante do que encontrar uma solução favorável para o seu problema é encontrar a paz.

🪴🍄🪴
Lourival Lopes
🪴🍄🪴 

NÃO RECLAMES


É natural que vaciles.

Que, repetidas vezes, caias e te sintas vencido.

Porém não te acomodes na inércia.

Levanta-te e, embora a passos trôpegos, persiste na caminhada.

Tudo luta, tudo sofre, tudo anseia.

Quem vejas sorrindo, é possível que traga o coração em lágrimas.

O corpo escultural encerra um espírito com traumas psicológicos que não desvendas.

Quantos, em plena juventude, já comprometeram o amanhã?

Aprende a agradecer as bênçãos de que dispões.

Se possuísses mais ampla liberdade, é possível que complicasses o destino.

Não reclames da disciplina em que a tua vida se pauta.

Dentro da atual conjuntura evolutiva, o que tens é mais que suficiente para que sejas feliz.

🪴🍄🪴
Irmão José
Divaldo Franco
Obra: Dias Melhores
🪴🍄🪴

Dar a volta por cima


É impressionante como algumas pessoas sabem agir com inteligência e bom senso diante das situações adversas que a vida lhes apresenta.

Há algum tempo, um ator famoso sofreu um assalto e foi ferido gravemente, ficando em coma por muito tempo. Os dias se passaram, os meses se somaram e, apesar das limitações impostas ao corpo físico, continuou lutando com bravura.

Gerson Brenner não se deixou vencer pela soma de acontecimentos amargos e começou a grande luta para dar a volta por cima e continuar vivendo, ainda que com graves limitações nos movimentos do corpo.

Um narrador de futebol, não menos famoso, sofreu um acidente de automóvel e ficou por longo tempo sem contato com o mundo exterior.

Apesar das barreiras imensas que tentavam isolá-lo do mundo, Osmar Santos empreendeu uma batalha acirrada e, depois de longo tempo, conseguiu se comunicar com o mundo através da arte, pintando quadros.

Ele conseguiu dar a volta por cima e reinventar sua vida.

Um dia, um acidente de ultraleve matou a esposa de um cantor popular e o jogou num leito de hospital com graves ferimentos na medula e no cérebro.

Poucos acreditavam que ele sairia dessa.

Mas Herbert Viana deu a volta por cima, demonstrando rara coragem e uma disposição inabalável.

Surpreendendo médicos e enfermeiros, ele aparece cantando e dedilhando sua guitarra para alegrar a enfermaria repleta de pacientes que, como ele, enfrentam horas seguidas de fisioterapia.

Assim como essas pessoas famosas, há também muitos heróis anônimos que dão a volta por cima e vencem situações de extrema dificuldade.

E, ao contrário do que muita gente pensa, essas são atitudes de pessoas que sabem usar a razão e o bom senso.

Percebem que não há como vencer, senão aceitando o desafio que as Leis maiores lhes oferecem, com resignação e coragem.

Esses são os verdadeiros vencedores, pois transformam uma situação aparentemente sem saída, numa nova maneira de encarar a vida.

É como se admitissem a si mesmas: Se Deus me ofereceu esta situação difícil é porque preciso aprender alguma lição com ela. E é isso que vou fazer.

Nesse caso, é a obediência consentida pela razão, e a resignação aceita pelo coração.

Essa é a posição de um filho que confia no seu Pai e Dele

sempre espera o melhor, ainda que esse melhor chegue com aparência de desgraça.

Um filho que confia num Pai amoroso e justo e procura retirar de cada situação uma lição a mais, um aprendizado útil, mesmo que seja uma demonstração de coragem, de fé, de humildade, de confiança.

E você? Já pensou nas lições que Deus espera que aprenda com as situações que lhe apresenta?

Se ainda não havia pensado, pense agora, ainda há tempo.

Considere que as provas sempre guardam relação com o tipo de aprendizagem que precisamos demonstrar e são proporcionais ao nosso grau de evolução.

Assim, se é a nossa paciência que deve ser testada, teremos uma prova correspondente. Se é a humildade, uma prova em que possa ser demonstrada, e assim por diante.

* * *
Conforme nos recomendou o grande Apóstolo Paulo de Tarso, aprendamos a dar graças por tudo.

A flor agradece, com o seu perfume, a terra escura que lhe permitiu nascer e florescer.

A borboleta dá graças ao casulo desprovido de beleza que lhe permitiu efetuar a sensível metamorfose, bailando no ar e contribuindo com a polinização.

Quando o enfermo recupera a saúde, bendiz a dor que lhe trouxe a lição do equilíbrio.

Por todas essas razões, aprendamos a agradecer a tempestade que renova, a luta que aperfeiçoa, o sofrimento que ilumina.

Lembrando sempre que a alvorada é dádiva do céu que surge após a noite escura na Terra.

🪴🍄🪴
Redação do Momento Espírita
Em 04.04.2011
🪴🍄🪴

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Tesouros da alma


 Ensinaste paciência, amparando inúmeros ouvintes, no entanto, se em teus dias de provação tombaste na sombra da inconformidade e da rebeldia, debalde te reportaste aos lauréis da serenidade e da tolerância, em se tratando de ti.

 Destacaste o valor das dificuldades, nas trilhas do mundo, induzindo muita gente à aceitação dos próprios deveres, todavia, se, à frente dos obstáculos que te obscureceram a senda, entraste em amargura e desesperação, não te valeram as teorias esposadas, em matéria de paz e compreensão.

 Hipotecaste afeto aos seres queridos, propiciando-lhes alegrias e bênçãos, mas se nos dias de separação e mudança, caíste em desânimo e revolta, o amor autêntico ainda não te habita os domínios do ser.

4 Exaltaste a fé, sustentando legiões de companheiros da Humanidade, entretanto, se, em teu próprio tempo de aflição, te desnorteaste nos cipoais da desorientação e da dúvida, o estado de confiança na Divina Providência te haverá sido mero ensaio, a longa distância da sublime realização.

*
 Ensina e ajuda sempre, a benefício dos semelhantes, porquanto instruir e reconfortar constituem preciosos investimentos na Contabilidade do Universo, garantindo-te altos rendimentos na estrada a percorrer.

Certifica-te, porém, que se as vicissitudes da Terra te furtam os valores do espírito e ainda te vês sem calma nas tribulações; sem entendimento na angústia; sem ternura pelos entes amados, quando chega a hora de crise em tuas construções afetivas; e sem apoio íntimo, nos momentos de aflição, isso é sinal de que ainda não reténs contigo semelhantes talentos, de vez que, em verdade, só possuímos os tesouros da alma que foram tremendamente sacudidos pelos sofrimentos da vida e ficaram em nós no templo do coração.

💐🍃💐
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Passos da vida
💐🍃💐

26 de abril

Por que não fazer deste dia um dia glorioso, começando com o pé direito e entrando em contato coMigo no instante do seu despertar?

Por que não preencher seu coração com amor e gratidão por um dia cheio das melhores e mais altas expectativas?

Se os primeiros momentos do dia forem alegres e inspiradores, os próximos também o serão e, à medida que os momentos forem se transformando em horas, você descobrirá que alegria e paz o acompanharão durante todo o dia.

Quando você acorda com uma grande preocupação em mente e se sentindo deprimido, essa sensação irá acompanhá-lo o dia todo, a não ser que você faça algo a respeito.

Procure a Mim para encontrar perfeita paz de coração e mente porque você só irá conseguir isso quando Me entregar todas as suas preocupações e estiver desejoso de fazer somente a Minha vontade e andar nos Meus caminhos.

💐🍃💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🍃💐









💐🍃💐

MENSAGEM DO ESE:

Diferentes Estados da Alma na Erraticidade

1 – Não se turbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim. – Há muitas moradas na casa de meu pai. Se assim não fosse, eu vo-lo teria dito; pois vou preparar-vos o lugar. E depois que eu me for, e vos aparelhar o lugar, virei outra vez e tomar-vos-ei para mim, para que lá onde estiver, estejais vós também. (João, XIV:1-3).

2 – A Casa do Pai é o Universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito, oferecendo aos Espíritos desencarnados estações apropriadas ao seu adiantamento.

Independentemente da diversidade dos mundos, essas palavras podem também ser interpretadas pelo estado feliz dos Espíritos na erraticidade. Conforme for ele mais ou menos puro e liberto das atrações materiais, o meio em que estiver, o aspecto das coisas, as sensações que experimentar, as percepções que possuir, tudo isso varia ao infinito. Enquanto uns, por exemplo, não podem afastar-se do meio em que viveram, outros se elevam e percorrem o espaço e os mundos. Enquanto certos Espíritos culpados erram nas trevas, os felizes gozam de uma luz resplandecente e do sublime espetáculo do infinito. Enquanto, enfim, o malvado, cheio de remorsos e pesares, freqüentemente só, sem consolações, separado dos objetos da sua afeição, geme sob a opressão dos sofrimentos morais, o justo, junto aos que ama, goza de uma indizível felicidade. Essas também são, portanto, diferentes moradas, embora não localizadas nem circunscritas.

💐🍃💐
O Evangelho Segundo o Espiritismo
💐🍃💐

ADVERSIDADES E PERCALÇOS


As adversidades são naturais no caminho evolutivo de todos os seres.

Aprende a enfrentá-las com tranquilidade.

Não compliques o destino com a tua rebeldia e insensatez.

Administra os teus problemas - aqueles que criaste inadvertidamente e os que te foram criados por outros.

O que te desafia a capacidade de solução e convivência é justamente o que te faz ser mais do que és.

Ante qualquer impasse, asserena-te primeiro e age depois.

Não te aflijas hoje, pela dificuldade de amanhã.

Se é noite e desaba a tempestade, o dia pode amanhecer ensolarado.

Não tomes nenhuma decisão importante em clima psicológico e emocional alterado.

Apenas a atitude correta não deve ser deixada para mais tarde.

A ideia do bem, quando surge, surge no tempo de sua imediata aplicação.

Adversidades e percalços são degraus de uma escada, cuja função precípua é a de conduzir para o alto."

💐🍃💐
Irmão José
Carlos Baccelli
💐🍃💐

Organizar as Atividades


Sê ordeiro nas tuas atividades.

Não te apoquentes ante o muito a fazer, nem te descuides em relação às tuas tarefas.

À medida que o tempo te permita, vai realizando cada uma delas até que as conclua todas.

Um homem disciplinado é um tesouro.

Quem sabe desincumbir-se dos serviços monótonos e constantes, pode empreender grandes realizações com a certeza do êxito.

Agir com ordem e ter consciência de que a vida é uma ação que não cessa, significa um avançado passo no caminho da evolução.

💐🍃💐
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
💐🍃💐

O Divino Jardineiro


Aquele Divino Jardineiro dos corações não abandonará nossos canteiros de boa vontade.

Os nobres deveres de esposa e mãe hão de ser auxiliados pelo Seu Amor Infinito.

Empenhemos nesse mister o potencial de força de que somos capuzes, porque toda a tempestade vem e passa e, como sabemos, enquanto houver pressão atmosférica haverá tormentas renovadoras.

Se as borrascas da vida nos assediam os corações é porque ainda existe em nossas estradas elevada pressão de necessidades de sofrimento, em virtude do passado de desvios amargos.

💐🍃💐
Margarida Soares
Chico Xavier
Obra: Aceitação e vida
💐🍃💐