segunda-feira, 24 de abril de 2023

Contato Social


Não menosprezes o quadro de luta em que nasceste.
*
A sociedade humana é o filtro renovador do espírito que surge e ressurge na carne a fim de purificar-se e evoluir para a luz.
*
Seja onde for o ponto de ação em que te situas, deixa que o grande entendimento te inspire o caminho para que a bondade te sustente o roteiro.

Não te consagres à reprovação diante das faltas alheias, nem cultives o azedume à frente do mal.

Recorda que a Justiça Divina preside todas as ocorrências, operando as necessárias transposições no curso das horas, a fim de que todas as criaturas se ajustem ao destino que o mundo lhes assinala.

Os que hoje escapam deliberadamente ao dever de ajudar, voltarão amanhã com os tristes remanescentes da própria fuga para que lhes recapitulem os lances do aprendizado.

Não necessitas acusar o delinquente que te aflige a visão, porque o tempo gravará nele mesmo os dolorosos sinais da loucura a que se confia e nem te cabe criticar os afortunados que tripudiam, insensatos, no sofrimento dos infelizes, porquanto, mais tarde, envergarão a estamenha da angústia, restaurando a tranquilidade do próprio ser.

Lembra-te de que os revoltados regressarão ao palco da Terra, em dolorosas inibições para que aprendam a buscar o prazer de servir, e não olvides que a inteligência ingrata e escarnecedora retomará um corpo enfermiço em que a idiotia ser-lhe-á inquietante cadeia de temporária derrota.

Guarda a certeza de que o Senhor nos concede o contato social por lição sublime na escola da experiência.

Os ignorantes e os sábios, os melhores e os menos Bons, os superiores e os subalternos, os familiares e os companheiros, as simpatias e os desafetos são recursos educativos, com que a infinita Bondade nos aprimora.

Arma-te de paciência e de amor e compadece-te de todos, auxiliando sem distinção.

Não violentes.

Não firas.

Não condenes.

Não amaldiçoes.

Cada qual de nós é peça importante na engrenagem da vida e o trabalho essencial que nos cabe fazer é justamente o do nosso próprio burilamento, de vez que, retificando em nós aquilo que nos aborrece nos outros, estaremos aperfeiçoando em nós mesmos os valores imperecíveis da evolução.

🍄🪴🍄
Emmanuel
Francisco Cândido Xavier
Obra: Vida em vida
🍄🪴🍄

24 de abril

Você sente que não consegue amar certas pessoas?

Primeiro pare de odiá-las.

Pare de ser crítico e intolerante em relação a elas.

Este pode ser seu primeiro passo na direção certa.

Depois, gradualmente, dedique-se a conhecê-las, a descobrir o que é importante para elas e procure dentro de você as razões que provocaram essa aversão.

Recolha-se e descubra o que aconteceu de errado com você e com seu relacionamento com elas, mas em momento algum ponha a culpa em outra pessoa.

Quando você consegue se encarar e perceber suas próprias falhas, você está no caminho certo e será capaz de encontrar a solução perfeita para seus problemas.

Antes mesmo de perceber totalmente, toda a sua atitude e relacionamento com outras pessoas terão mudado.

E você pode começar agora a fazer algo a respeito; para que ficar esperando que o outro dê o primeiro passo?

🍄🪴🍄
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍄🪴🍄








🍄🪴🍄

MENSAGEM DO ESE:

Há muitas moradas na casa de meu Pai

Não se turbe o vosso coração. — Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. — Depois que me tenha ido e que vos houver preparado o lugar, voltarei e vos retirarei para mim, a fim de que onde eu estiver, também vós aí estejais. (S. JOÃO, cap. XIV, vv. 1 a 3.)

A casa do Pai é o Universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito e oferecem, aos Espíritos que neles encarnam, moradas correspondentes ao adiantamento dos mesmos Espíritos.

Independente da diversidade dos mundos, essas palavras de Jesus também podem referir-se ao estado venturoso ou desgraçado do Espírito na erraticidade. Conforme se ache este mais ou menos depurado e desprendido dos laços materiais, variarão ao infinito o meio em que ele se encontre, o aspecto das coisas, as sensações que experimente, as percepções que tenha.

Enquanto uns não se podem afastar da esfera onde viveram, outros se elevam e percorrem o espaço e os mundos; enquanto alguns Espíritos culpados erram nas trevas, os bem-aventurados gozam de resplendente claridade e do espetáculo sublime do Infinito; finalmente, enquanto o mau, atormentado de remorsos e pesares, muitas vezes insulado, sem consolação, separado dos que constituíam objeto de suas afeições, pena sob o guante dos sofrimentos morais, o justo, em convívio com aqueles a quem ama, frui as delícias de uma felicidade indizível. Também nisso, portanto, há muitas moradas, embora não circunscritas, nem localizadas.

🍄🪴🍄
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. III, itens 1 e 2.)
🍄🪴🍄

Insegurança


Não permitas que a insegurança te conduza ao pânico.

Confia na Força Divina, que, em todas as circunstâncias, te protege.

Que a imaginação doentia não te leve ao medo injustificável.

Trabalha produzindo o melhor, esforçando-te no domínio das próprias emoções.

Para quem se sente inseguro diante da vida, a renovação das ideias é de fundamental importância.

Saneia o teu mundo íntimo com a leitura de bons livros.

Adquire a autoconfiança no amparo que deves às almas mais fragilizadas que a tua.

O pessimismo acalentado acaba se transformando em doença.

Lembra-te: conta com a proteção de Deus e Deus não te abandonará.

🍄🪴🍄
Irmão José
Carlos A. Baccelli
🍄🪴🍄

Não tiranizes


“E, com muitas parábolas semelhantes, lhes dirigia a palavra, segundo o que podiam compreender.” (Marcos, 4:33.)

Na difusão dos ensinamentos evangélicos, de quando em quando encontramos pregadores rigorosos e exigentes.

Semelhante anomalia não se verifica apenas no quadro geral do serviço. Na esfera particular, não raro, surgem amigos severos e fervorosos que reclamam desesperadamente a sintonia dos afeiçoados com os princípios religiosos que abraçaram.

Discussões acerbas se levantam, tocando a azedia venenosa.

Belas expressões afetivas são abaladas nos fundamentos, por ofensas indébitas.

Contudo, se o discípulo permanece realmente possuído pelo propósito de união com o Mestre, tal atitude é fácil de corrigir.

O Senhor somente ensinava aos que o ouviam, “segundo o que podiam compreender”.

Aos apóstolos conferiu instruções de elevado valor simbológico, enquanto que à multidão transmitiu verdades fundamentais, através de contos simples. A conversação dEle diferia, de conformidade com as necessidades espirituais daqueles que o rodeavam. Jamais violentou a posição natural de ninguém.

Se estás em serviço do Senhor, considera os imperativos da iluminação, porque o mundo precisa de servidores cristãos e não, de tiranos doutrinários.

🍄🪴🍄
EMMANUEL
(do livro “Pão Nosso” – psic. Chico Xavier)
🍄🪴🍄

Dê o exemplo


Quantas vezes queremos ser bons e amáveis, e vemos destruídos nossos propósitos de virtude.

Mas ser bom com quem é bom não é vantagem.

O heroísmo consiste, justamente, em ser bom com quem é mau.

Em permanecer calmo diante das pessoas irritantes.

Em ser generoso com as pessoas egoístas.

Procure chegar a esse ponto e demonstre, com o exemplo, que você sabe ser bom.

🍄🪴🍄
Carlos Pastorino
Obra: Minutos de sabedoria
🍄🪴🍄

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.