sábado, 5 de fevereiro de 2022

Depois



Depois de ouvir a palestra esclarecedora, cultive-a junto dos companheiros ausentes.
Ensinamento ouvido, riqueza de aprendizado.
*
Depois da notícia edificante, transmita-a sem demora aos irmãos carecentes de estímulo.
Ânimo levantado, rendimento em serviço.
*
Depois de ler a publicação doutrinária, passe-a adiante, clareando outras consciências.
Palavra escrita, ideia gravada.
*
Depois de entender as frases do livro edificante, imprima-a no próprio verbo.
Estudo assimilado, conversação enobrecida.
*
Depois de reconhecer o próprio erro, conserve a experiência, divulgando-a no instante oportuno.
Queda de alguém, apelo a muitos.
*
Depois de observar o acontecimento digno de atenção, saliente o aviso que ficou.
Fato proveitoso, lição da vida.
*
Depois de substituir o objeto usado por outro novo, conduza-o a mãos em maiores necessidades.
Traste velho na frente, auxílio na retaguarda.
*
Depois de um dia, de uma tarefa, de uma crise, de uma enfermidade, de uma viagem ou de um encontro, algo se modifica em nosso espírito, para melhor, e devemos ofertar aos outros o melhor ao nosso alcance, sem deixar qualquer auxílio para depois.
💐🌿💐
André Luiz
Chico Xavier 
Obra: Fonte viva
💐🌿💐 

05 de fevereiro

Quando lhe forem dadas responsabilidades, carregue-as com alegria e sem se curvar sob seu peso. 

Veja que sejam cumpridas à risca e até o fim, não importa quão difíceis e pesadas possam parecer. 

Lembre-se sempre que Eu jamais lhe dou mais do que você é capaz de fazer, sem lhe dar também a ajuda e a força necessárias.

 A medida que você assume suas responsabilidades, você cresce em estatura e força e torna-se confiável para que Eu possa lhe entregar responsabilidades ainda maiores.

 Eu necessito de mais e mais pessoas confiáveis para carregarem a carga. 

Eu necessito você disposto e capaz de fazer isso sem medo. 

Em momento nenhum seja um derrotista. 

Você é capaz de tudo quando se decide, e se recusa até em pensar em fracasso. 

Simplesmente acredite no seu sucesso e você o terá.
💐🌿💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🌿💐





💐🌿💐

MENSAGEM DO ESE:

Cuidar do corpo e do espírito

Consistirá na maceração do corpo a perfeição moral? Para resolver essa questão, apoiar-me-ei em princípios elementares e começarei por demonstrar a necessidade de cuidar-se do corpo que, segundo as alternativas de saúde e de enfermidade, influi de maneira muito importante sobre a alma, que cumpre se considere cativa da carne. Para que essa prisioneira viva, se expanda e chegue mesmo a conceber as ilusões da liberdade, tem o corpo de estar são, disposto, forte. Façamos uma comparação: Eis se acham ambos em perfeito estado; que devem fazer para manter o equilíbrio entre as suas aptidões e as suas necessidades tão diferentes?

Inevitável parece a luta entre os dois e difícil achar-se o segredo de como chegarem a equilíbrio.

Dois sistemas se defrontam: o dos ascetas, que tem por base o aniquilamento do corpo, e o dos materialistas, que se baseia no rebaixamento da alma. Duas violências quase tão insensatas uma quanto a outra. Ao lado desses dois grandes partidos, formiga a numerosa tribo dos indiferentes que, sem convicção e sem paixão, são mornos no amar e econômicos no gozar. Onde, então, a sabedoria? Onde, então, a ciência de viver? Em parte alguma; e o grande problema ficaria sem solução, se o Espiritismo não viesse em auxílio dos pesquisadores, demonstrando-lhes as relações que existem entre o corpo e a alma e dizendo-lhes que, por se acharem em dependência mútua, importa cuidar de ambos. Amai, pois, a vossa alma, porém, cuidai igualmente do vosso corpo, instrumento daquela. 

Desatender as necessidades que a própria Natureza indica, é desatender a lei de Deus. Não castigueis o corpo pelas faltas que o vosso livre-arbítrio o induziu a cometer e pelas quais é ele tão responsável quanto o cavalo mal dirigido, pelos acidentes que causa. Sereis, porventura, mais perfeitos se, martirizando o corpo, não vos tornardes menos egoístas, nem menos orgulhosos e mais caritativos para com o vosso próximo? Não, a perfeição não está nisso: está toda nas reformas por que fizerdes passar o vosso Espírito. Dobrai-o, submetei-o, humilhai-o, mortificai-o: esse o meio de o tornardes dócil à vontade de Deus e o único de alcançardes a perfeição.

Jorge, Espírito Protetor. (Paris, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 11.)

💐🌿💐 

Serve e medita 


Trazes contigo severas noções de justiça e austeridade. Isso é belo na consciência.

Não te esqueças, porém, de que a Bondade de Deus reveste as leis da vida na moldura da misericórdia.

Apesar da retidão que te preside os atos, erraste e sofres.

Não te detenhas, entretanto, no arrependimento vazio.

Ergue-te da tristeza e lava a própria alma no suor do trabalho. Serve e medita.

É possível que a Divina Providência haja permitido a tua queda em erro para que aprendas a tolerar e a perdoar.
💐🌿💐
Emmanuel
Chico Xavier 
Obra: Livro de resposta
💐🌿💐

AGIR DIFERENTE


Por mais que todos estejamos fugindo dos erros já cometidos, eles se encontram impregnados em nossa consciência, de onde só os conseguiremos re⁶tirar à medida que refizermos os caminhos errados e nos dispusermos a agir de maneira diversa daquela que nos levou à queda.

Por isso, nas circunstâncias difíceis da vida, todos podemos encontrar o momento adequado para que nossos equívocos comecem a ser reparados de alguma maneira, ainda que o seja com outra criatura que não aquela que tenhamos ferido ou prejudicado.

Uma vez que o erro é fruto das limitações de nosso caráter e dos defeitos de nosso espírito, a necessidade de correção impõe que nossa conduta seja diferente e nova, independentemente de ser em relação à pessoa que ferimos ou a terceiros.

Se nós só melhorarmos corrigindo nossa conduta em relação àquele que ferimos, mas continuarmos a fazer as mesmas coisas com os demais, isso não é melhoria, mas, sim, fantasia de melhoria.

Um dia, fatalmente, estaremos diante das vítimas que prejudicamos e, tendo exercitado no Bem, no esforço que o arrependimento emprega para a correção de nosso caráter, ofertaremos a eles não apenas o gesto de recomposição do prejuízo que foi produzido por nossa conduta errada, mas, sobretudo, apresentar a nova escultura da nossa alma, agora modelada não só para lhes devolver o que lhes tomamos, mas para, também, enaltecer-lhes o sacrifício de nos terem suportado tolerando nossas mazelas.

Por isso, querido leitor, não espere ser bom apenas para aqueles que foram feridos por seus atos. Às vezes, estão longe de você, às vezes estão intransigentes, na condição de vítimas feridas, às vezes já partiram para outro lugar ou outra vida...

Esforce-se por ser Bom para todos os que são seus irmãos e que poderiam ser suas novas vítimas potenciais. Mais cedo ou mais tarde, aquele que é seu credor será trazido à sua presença pelas forças da vida a fim de receber de volta aquilo que tiramos, o Bem que não fizemos, o carinho que negamos, a saúde que exploramos, a esperança que matamos, o alimento que não oferecemos, o lar que lhe furtamos, os sonhos que desfizemos, o amor que não demos.

Se nesse dia você tiver exercitado a bondade para com todos os que se aproximaram de sua jornada, fatalmente você não deixará passar a oportunidade de acertar, confirmando as experiências no Bem nas quais você foi desenvolvendo sua capacidade de superar-se e de ajudar os que sofrem.
💐🌿💐
Livro: Sob as Mãos da Misericórdia
André Luiz Ruiz, pelo Espírito Lucius
IDE – Instituto de Difusão Espírita
💐🌿💐

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Tempo de Colher


Toda semente pede tempo para germinar.

Assim também acontece nos domínios da alma.

Nunca devemos desistir de semear o bem, porque os resultados não se façam imediatos aos nossos olhos.

Saibamos esperar com paciência.

No momento justo, as sementes que houvermos lançado no solo dos corações haverão de produzir frutos sazonados.

Semeemos compreensão e alegria, paz e coragem, perdão e amor ...

É da Lei que cada semente produza segundo a sua própria espécie.

Mais cedo ou mais tarde, a vida restituir-nos-á, centuplicadamente, o que houvermos ofertado.

Prossigamos no trabalho pela felicidade daqueles que mais amamos, aceitando-os como são, na certeza de que eles saberão entender e corresponder aos nossos zelos e atitudes, no tempo justo.
🌸🌿🌸
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: Crer e Agir
🌸🌿🌸

04 de fevereiro

Viver uma vida espiritual não significa se privar dos bens materiais que você deseja e que facilitam a vida. 

Significa que você deve utilizar esses bens para o benefício do todo e para Minha honra e glória. 

Quando você não precisar mais de um bem, seja ele qual for, ele Me será devolvido com amor e gratidão, porque você sabe que tudo que você tem é Meu. 

Você descobrirá que quanto mais você doar, mais espaço haverá para receber. 

Aceite tudo que você precisa, mas nunca tente possuir as coisas. 

Quanto mais possessivo você for, maior a probabilidade de você perder. 

Meus depósitos estão transbordantes. 

A medida que você acertar os seus valores, nada lhe faltará. 

Mas lembre se sempre de Me colocar em primeiro lugar, de agradecer por tudo e de Me devolver o que você não for mais usar.
🌸🌿🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🌿🌸 






🌸🌿🌸

MENSAGEM DO ESE:

O sacrifício mais agradável a Deus

Se, portanto, quando fordes depor vossa oferenda no altar, vos lembrardes de que o vosso irmão tem qualquer coisa contra vós, — deixai a vossa dádiva junto ao altar e ide, antes, reconciliar-vos com o vosso irmão; depois, então, voltai a oferecê-la. — (S. MATEUS, cap. V, vv. 23 e 24.)

Quando diz: “Ide reconciliar-vos com o vosso irmão, antes de depordes a vossa oferenda no altar”, Jesus ensina que o sacrifício mais agradável ao Senhor é o que o homem faça do seu próprio ressentimento; que, antes de se apresentar para ser por ele perdoado, precisa o homem haver perdoado e reparado o agravo que tenha feito a algum de seus irmãos. Só então a sua oferenda será bem aceita, porque virá de um coração expungido de todo e qualquer pensamento mau. Ele materializou o preceito, porque os judeus ofereciam sacrifícios materiais; cumpria--lhe conformar suas palavras aos usos ainda em voga. O cristão não oferece dons materiais, pois que espiritualizou o sacrifício. Com isso, porém, o preceito ainda mais força ganha. Ele oferece sua alma a Deus e essa alma tem de ser purificada. Entrando no templo do Senhor, deve ele deixar fora todo sentimento de ódio e de animosidade, todo mau pensamento contra seu irmão. Só então os anjos levarão sua prece aos pés do Eterno.

Eis aí o que ensina Jesus por estas palavras: “Deixai a vossa oferenda junto do altar e ide primeiro reconciliar-vos com o vosso irmão, se quiserdes ser agradável ao Senhor.”

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, itens 7 e 8.)

🌸🌿🌸

ROTEIRO


Se queres um roteiro de caminho seguro...

Estradas sem desvios e atalhos perigosos...

Senda que te conduza sem receio de equívocos...

Busca na caridade o norte a ser seguido.

A caridade é o rumo da paz e da alegria.

Quem faz o bem encontra a si mesmo, onde esteja.
🌸🌿🌸
Irmão José 
Carlos Baccelli
🌸🌿🌸

Apelos da vida


Muitas vezes, perguntas de alma inquieta: “o que fazer na Terra, atualmente marcada, de certo modo, por perigosas aventuras humanas, de permeio com o progresso vertiginoso das ciências?”

No contexto das lutas e provações do cotidiano, é justo que se saiba que somente a consciência tranquila é capaz de sustentar a criatura na construção do bem.

Por isso mesmo, a paciência e o trabalho representam a fórmula ideal para garantir a jornada do homem para diante, no espaço e no tempo.

Não nos será lícito esquecer que incompreensões de grupos, tribulações inesperadas do dia a dia, conflitos de classes, desvinculações de entes amados, manifestações de violência, dores coletivas, calamidades da Natureza, crises de todas as modalidades, problemas de relacionamento e de serviço, alterações nas lides sociais, obstáculos e desafios do mundo, inclinando-nos a desequilíbrio e desânimo, são apelos a que caminhemos nas sendas do dever cumprido no setor de ação que nos foi confiado.

Com a paciência e com o trabalho, superarás todos os empecilhos que se te apresentem à vida, porque estarás, em qualquer parte, vestindo a couraça da fé em Deus, cujas leis continuam, em todos os lugares, sempre justas e imperecíveis.
🌸🌿🌸
Emmanuel
Chico Xavier 
Obra: Hora certa
🌸🌿🌸

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Compreensão


A compreensão é a base de uma vida tranquila.

Perdoa e compreende silenciando mágoas.

Acusações e críticas não ajudam ninguém.

É possível a queda onde muitos caíram.

 Revolta e desespero sempre trazem mais dor.

Ante os erros dos outros, meditemos nos nossos.
🌺🌿🌺
Irmão José
 Carlos A. Baccelli
Obra: Palavras da coragem
🌺🌿🌺

03 de fevereiro

Sua vida se toma mais rica e abençoada à medida que você segue Meus ensinamentos e obedece Minhas leis.

 Desobedeça essas leis e, mais cedo ou mais tarde, você começará a escorregar morro abaixo até descobrir onde errou e corrigir esses erros. 

Você irá então aprender que deve ordenar as suas prioridades, se afastando do mau caminho e se aproximando de Mim e do Meu reino. 

Não é fácil atingir o fundo do poço e descobrir que não há motivação na sua vida. 

No entanto, isso terá que acontecer. 

Coloque então seu pé no primeiro degrau da escada e comece a subir, não se importando com as dificuldades que possam surgir. 

À medida que você for subindo, gradualmente se libertando do desânimo no qual estava imerso, sua vida começará a mudar e você encontrará sua real finalidade na vida.
🌺🌿🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌿🌺



 


🌺🌿🌺

MENSAGEM DO ESE:

Bem e mal sofrer

Quando o Cristo disse: “Bem-aventurados os aflitos, o reino dos céus lhes pertence”, não se referia de modo geral aos que sofrem, visto que sofrem todos os que se encontram na Terra, quer ocupem tronos, quer jazam sobre a palha. Mas, ah! poucos sofrem bem; poucos compreendem que somente as provas bem suportadas podem conduzi-los ao reino de Deus. O desânimo é uma falta.

Deus vos recusa consolações, desde que vos falte coragem. A prece é um apoio para a alma; contudo, não basta: é preciso tenha por base uma fé viva na bondade de Deus. Ele já muitas vezes vos disse que não coloca fardos pesados em ombros fracos. O fardo é proporcionado às forças, como a recompensa o será à resignação e à coragem. Mais opulenta será a recompensa, do que penosa a aflição. Cumpre, porém, merecê-la, e é para isso que a vida se apresenta cheia de tribulações.

O militar que não é mandado para as linhas de fogo fica descontente, porque o repouso no campo nenhuma ascensão de posto lhe faculta. Sede, pois, como o militar e não desejeis um repouso em que o vosso corpo se enervaria e se entorpeceria a vossa alma.

Alegrai-vos, quando Deus vos enviar para a luta. Não consiste esta no fogo da batalha, mas nos amargores da vida, onde, às vezes, de mais coragem se há mister do que num combate sangrento, porquanto não é raro que aquele que se mantém firme em presença do inimigo fraqueje nas tenazes de uma pena moral. Nenhuma recompensa obtém o homem por essa espécie de coragem; mas, Deus lhe reserva palmas de vitória e uma situação gloriosa. Quando vos advenha uma causa de sofrimento ou de contrariedade, sobreponde-vos a ela, e, quando houverdes conseguido dominar os ímpetos da impaciência, da cólera, ou do desespero, dizei, de vós para convosco, cheio de justa satisfação: “Fui o mais forte.”

Bem-aventurados os aflitos pode então traduzir-se assim: Bem-aventurados os que têm ocasião de provar sua fé, sua firmeza, sua perseverança e sua submissão à vontade de Deus, porque terão centuplicada a alegria que lhes falta na Terra, porque depois do labor virá o repouso.

— Lacordaire. (Havre, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 18.)

🌺🌿🌺

DIANTE DA TRANSITORIEDADE


Diante da transitoriedade das coisas, ensina-nos, Senhor, a valorizar os bens do espírito.

Que não nos apeguemos com tanta veemência ao que passa e há de sempre passar...

Que não nos detenhamos na forma de tudo que perece para se renovar...

O Tempo é a sábia expressão de Tua vontade.

Sabemos que, a cada minuto, tudo tende a ser como desejas que venha a ser.

A matéria é mero instrumento da Imortalidade.

Apenas a luz que acendermos no íntimo jamais se apagará, quando se nos eclipsarem todas as ilusões.

Que Te busquemos para além das coisas que se movem e desaparecem...

És a única Verdade imutável da Vida!

Tão somente o Amor com que nos amas subsistirá, quando tudo houver sido consumido pela ação inexorável do Tempo.
🌺🌿🌺
Irmão José
Carlos A. Baccelli
Obra: Preces e Orações
🌺🌿🌺

O QUE É SER ESPÍRITA


Ser espírita é, em primeiro lugar, praticar os ensinamentos de Jesus e não apenas acreditar nele. O espírita deve seguir principalmente o ensinamento de Jesus que diz: “Amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo a ti mesmo”. O espírita deve ter como objetivo amar a Deus e amar seu próximo, independente do que lhe ocorra.

Ser espírita não é apenas acreditar em espíritos, acreditar em mediunidade, acreditar em fenômenos inexplicados. Ser espírita é principalmente acreditar em Deus, na essência da vida, no espírito eterno e imortal que somos e procurar expressar tudo isso em sua vida prática.

Ser espírita é procurar ser melhor a cada dia. É fazer o bem sem olhar a quem. É dar sem esperar receber em troca. É entender o outro e se colocar em seu lugar.

Ser espírita é aceitar suas imperfeições; aceitar nossos defeitos; aceitar nossas limitações; aceitar que ainda temos muito o que aprender. Ser espírita é, tal como disse Jesus, se fazer inocente como as crianças. É aceitar que não sabemos tudo, que não somos os donos da verdade e que não somos melhores do que ninguém.

Ser espírita é entender que nossa religião não é melhor do que qualquer outra, mas sim que qualquer religião é boa desde que faça a pessoa melhor. Não importa a religião que a pessoa segue, importa apenas ela saber aproveitar os ensinamentos religiosos para evoluir e se elevar.

Ser espírita é não tentar convencer os outros a serem espíritas ou a aceitarem seus princípios, mas sim respeitar a fé de cada e o grau de consciência que a pessoa se encontra. O verdadeiro espírita não cultiva dogmas ou verdades prontas, mas mantém sua mente e seu coração abertos, além de não idolatrar ou cultuar a personalidade de ninguém.

Ser espírita é não ficar segregando os outros; não ficar dividindo o movimento entre espíritas ortodoxos e espíritas liberais; não ficar impondo sua própria visão do que seja o Espiritismo. O espírita que fica tentando impor o que é e o que não é o Espiritismo ainda não entendeu a essência da doutrina.

Ser espírita é admitir que o Espiritismo pode ser entendido e vivenciado de diversas formas, respeitando a individualidade de cada um, sem imposições, sem censuras e sem proibições de nenhum tipo.

Ser espírita é não julgar, não rotular, não tentar encaixar o outro em padrões pessoais de certo e errado. É deixar o outro ser como quiser ser. O espírita não condena antes da hora e não fala sem conhecer.

Ser espírita é não mentir, não dissimular, não manipular e nem tentar controlar o outro de acordo com sua vontade.

Ser espírita é ter humildade, é cultivar a compreensão com todos. é responder com amor mesmo àqueles que nos fazem mal, é respeitar cada ser da criação, por menor que seja, é ser compassivo com todos, pacífico em cada ato, puro de coração e sincero em suas ações. Ser espírita é despertar a equanimidade e ser livre, totalmente livre de qualquer prisão mental e emocional.
🌺🌿🌺
Autor: Hugo Lapa
FORMATAÇÃO E PESQUISA: 
Milter – 02-02-2020
🌺🌿🌺

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Mas, você pode...


 É possível que você não consiga impedir a queda do filho amado na vala da invigilância, mas você pode auxiliá-lo a reerguer-se…

 É provável que você não possa evitar o sofrimento do companheiro que estimas como sendo alma de sua própria alma, mas você pode balsamizar-lhe as feridas…

 É possível que você não consiga perdoar de imediato, esse ou aquele irmão que o tenha magoado com palavras impensadas, mas você pode tentar esquecer o episódio, refletindo nas muitas vezes em que terá agido da mesma forma com os outros…

 É provável que você nem sempre possa concordar com as decisões tomadas pelo afeto querido, mas você pode abençoá-lo e desejar que ele seja feliz como espera ser…

 É possível que você não consiga convencer a todos quanto à sua sinceridade de propósitos, mas você pode cumprir com o seu dever sem outra preocupação que não seja a de agradar a Deus…

É provável que você não possa se libertar de vez das inclinações infelizes que o perturbam, mas você pode dar-lhes combate permanente, alimentando a esperança de superá-las um dia…

 É possível que você não consiga, na atual encarnação, saldar na totalidade os seus débitos para com a Lei Divina, mas você pode, desde agora, adquirir créditos decisivos para o futuro, pensando no bem, desejando o bem e, sobretudo, vivendo no bem!…
💐🌾💐
André Luiz
Carlos Baccelli
Obra: Páginas de coragem
💐🌾💐

02 de fevereiro

Há muito a ser feito, mas você deve canalizar suas energias na direção certa e não desperdiçá-las se dispersando em muitas atividades. 

Para isso é necessário a autodisciplina. 

Você deve descobrir qual é o seu trabalho e ir em frente, sem cair na tentação de tentar fazer mil e uma tarefas diferentes.

 Você necessita de variedade e precisa ser flexível, mas sem dissipar sua energia. 

É melhor fazer perfeitamente uma coisa de cada vez do que fazer várias coisas mal feitas. 

Eu lhe peço para não ser um amador intrometido em várias atividades, mas sim um perfeccionista em cada coisa que fizer. 

Esteja sempre pronto a aprender e nunca pense que já sabe todas as respostas. 

Há sempre algo de novo para aprender. 

Aprenda a fazer com perfeição aquilo que você sabe fazer. 

Os seus padrões devem ser os melhores.
💐🌾💐
Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🌾💐





💐🌾💐

MENSAGEM DO ESE:

Desigualdade das Riquezas

8 – A desigualdade das riquezas é um dos problemas que em vão se procuram resolver, quando se considera apenas a vida atual. A primeira questão que se apresenta é a seguinte. Por que todos os homens não são igualmente ricos? Por uma razão muito simples: é que não são igualmente inteligentes, ativos e laboriosos para adquirir, nem sóbrios e previdentes para conservar.

Aliás, é uma questão matematicamente demonstrada que, supondo-se feita essa repartição, o equilíbrio seria rompido em pouco tempo, em virtude da diversidade de caracteres e aptidões; que, supondo-a possível e durável, tendo cada um somente o necessário para viver, isso equivaleria ao aniquilamento de todos os grandes trabalhos que concorrem para o progresso e o bem-estar da humanidade; que, portanto, supondo-se que ela desse a cada um o necessário, desapareceria o estímulo que impulsiona as grandes descobertas e os empreendimentos úteis.

Se Deus a concentra em alguns lugares, é para que dos mesmos ela se expanda, em quantidades suficientes, segundo as necessidades. Admitindo-se isto, pergunta-se por que Deus a concede a pessoas incapazes de fazê-la frutificar para o bem de todos.

Essa é ainda uma prova da sabedoria e da bondade de Deus. Ao dar ao homem o livre arbítrio, quis que ele chegasse, pela sua própria experiência, a discernir o bem e o mal, de maneira que a prática do bem fosse o resultado dos seus esforços, da sua própria vontade.

Ele não deve ser fatalmente levado a um nem ao outro, pois então seria um instrumento passivo e irresponsável como os animais. A fortuna é um meio de prová-lo moralmente; mas como, ao mesmo tempo, é um poderoso meio de ação para o progresso, Deus não quer que permaneça improdutiva, e é por isso que incessantemente a transfere.

Cada qual deve possuí-la, para exercitar-se no seu uso e provar a maneira por que o sabe fazer. Como há a impossibilidade material de que todos a possuam ao mesmo tempo, e como, se todos a possuíssem, ninguém trabalharia, e o melhoramento do globo sofreria com isso: cada qual a possui por sua vez.

Dessa maneira, o que hoje não a tem, já a teve no passado ou a terá no futuro, numa outra existência, e o que hoje a possui poderá não tê-la mais amanhã. Há ricos e pobres porque, Deus sendo justo, cada qual deve trabalhar por sua vez. A pobreza é para uns a prova da paciência e da resignação; a riqueza é para outros a prova da caridade e da abnegação.

Lamenta-se, com razão, o triste uso que algumas pessoas fazem da sua fortuna, as ignóbeis paixões que a cobiça desperta, e pergunta-se se Deus é justo, ao dar a riqueza a tais pessoas. É claro que, se o homem só tivesse uma existência, nada justificaria semelhante repartição dos bens terrenos; mas, se em lugar de limitar sua vida ao presente, considerar-se o conjunto das existências, vê-se que tudo se equilibra com justiça.

O pobre não tem, portanto, motivo para acusar a Providência, nem para invejar os ricos, e estes não o têm para se vangloriarem do que possuem. Se, por outro lado, estes abusam da fortuna, não será através de decretos, nem de leis suntuárias, que se poderá remediar o mal.

As leis podem modificar momentaneamente o exterior, mas não podem modificar o coração: eis porque têm um efeito temporário e provocam sempre uma reação mais desenfreada. A fonte do mal está no egoísmo e no orgulho. Os abusos de toda espécie cessarão por si mesmos, quando os homens se dirigem pela lei da caridade.

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

💐🌾💐

PESSOAS IRRITANTES E EGOÍSTAS


Quantas vezes queremos ser bons e amáveis, e vemos destruídos nossos propósitos de virtude.

Mas ser bom com quem é bom não é vantagem.

O heroísmo consiste, justamente, em ser bom com que é mau.

Em permanecer calmo diante das pessoas irritantes.

Em ser generoso com as pessoas egoístas.

Procure chegar a esse ponto e demonstre, com o exemplo, que você sabe ser bom.
💐🌾💐
Livro: Minutos de Sabedoria
C. Torres Pastorino
Editora Vozes
💐🌾💐

Página estimulante


Declara-se você de alma ferida e entrega-se ao desgosto, perdendo tempo.

Entretanto, se você não sofre contrariedades e desapontamentos;

se não encontra opositores;

se não precisa lutar para vencer obstáculos;

se não tem um parente difícil que lhe ajude o coração a curvar-se perante os outros;

se não necessita servir por amor de alguém;

se não carrega algum impedimento orgânico;

se não suporta problemas em casa;

se não conhece pessoas que lhe abrem caminho a provas e tentações...

então, você estará correndo o risco de permanecer indefinidamente nas retaguardas da evolução.

Lembre-se:

a obra-prima de escultura é arrancada ao bloco de pedra pelo artista, a golpes de buril:

igualmente, nós outros, sem o concurso da dificuldade e do sofrimento não seremos arrebatados ao mármore dos impulsos primitivistas.

E se a obra-prima, antes de se corporificar, é sempre o ideal do artista dormindo na pedra, no mármore dos instintos, antes da necessária sublimação, cada um de nós é um sonho de Deus.
💐🌾💐
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Busca e acharás
💐🌾💐

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Autoentrevista


“Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus lhes respondeu: “Não vem o Reino de Deus com visível aparência.” 
— (LUCAS, 17:20)

Vez por outra convém tomar o caderno de notas e rumar para dentro de nós mesmos, efetuando uma autoentrevista, a fim de sabermos em que posição se nos situa a personalidade na soma integral de nossas tendências mais íntimas:

 quem somos verdadeiramente para lá da genética humana e das documentações cartorárias do mundo, na condição real de filhos de Deus, em provisório serviço no campo da evolução terrestre;

 para que objetivos nos dirigimos;

 que fazemos do tempo;

se nos achamos hoje com menos débito e mais crédito do que ontem, perante as Leis Eternas;

 se já recolhemos dificuldades e provações por reais benefícios;

 se procuramos renovar-nos constantemente, em espírito, para fazer o melhor ao nosso alcance;

 o que estamos produzindo a favor do próximo, seja no trabalho remunerado ou na atividade gratuita das boas obras;

se já sabemos esquecer as ofensas alheias, tanto quanto desejamos que as nossas sejam esquecidas;

se o nosso entusiasmo é invariável na prática do bem.

 Nós, que nos interessamos tão vivamente pelo noticiário de cada dia, acerca do que vai acontecendo no mundo, de quando em quando realizemos uma entrevista com o nosso próprio espírito e estejamos convencidos de que recolheremos as mais importantes informações para orientar-nos com segurança e êxito, na viagem de aperfeiçoamento em que nos encontramos, descobrindo gradativamente o Reino do Senhor em nós mesmos, ante a Espiritualidade Maior.
🌺🌱🌺
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Bênção de paz
🌺🌱🌺

FEVEREIRO

Eu vi um mar bravio e revolto, com ondas enormes. Então percebi que sob a superfície havia calma e quietude.

Eu ouvi as palavras:

Procure a paz que flui por toda a profunda compreensão interior e, quando a encontrar, retenha-a, não se importando com o que esteja se passando ao seu redor.
🌺🌱🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌱🌺 

01 de fevereiro

Em que você acredita? 

Você acredita em Mim? 

Você acredita que pode caminhar e conversar coMigo? 

Você acredita que, quando você vive esta vida espiritual plenamente integrado e sintonizado coMigo, ela se torna uma vida muito prática e tudo dá certo? 

Aquiete-se, considere e pese suas crenças e, acima de tudo, aprenda a viver de acordo com elas. 

Almas demais falham deixando de pôr em prática esta maneira de viver.

 Elas comentam a respeito, mas ainda não conseguiram provar para elas mesmas e para o mundo que viver assim funciona, que quando você Me reconhece em tudo. 

Me chama e procura a Minha ajuda, tudo começa a entrar nos eixos em sua vida. 

Quando você obedece a Minha pequena voz interior, você começa a desabrochar como uma linda flor e percebe como esta vida é prática e maravilhosa.
🌺🌱🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌱🌺




🌺🌱🌺

MENSAGEM DO ESE:

Beneficência exclusiva

É acertada a beneficência, quando praticada exclusivamente entre pessoas da mesma opinião, da mesma crença, ou do mesmo partido?

Não, porquanto precisamente o espírito de seita e de partido é que precisa ser abolido, visto que são irmãos todos os homens. O verdadeiro cristão vê somente irmãos em seus semelhantes e não procura saber, antes de socorrer o necessitado, qual a sua crença, ou a sua opinião, seja sobre o que for.

Obedeceria o cristão, porventura, ao preceito de Jesus-Cristo, segundo o qual devemos amar os nossos inimigos, se repelisse o desgraçado, por professar uma crença diferente da sua? Socorra-o, portanto, sem lhe pedir contas à consciência, pois, se for um inimigo da religião, esse será o meio de conseguir que ele a ame; repelindo-o, faria que a odiasse.

— S. Luís. (Paris, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIII, item 20.)

🌺🌱🌺

Um Lugar Solitário


(...)

O homem imediatista não se dá conta da sua impermanência existencial, porque vive

momentos que sucedem outros, sem excogitar do programa real, mediato, que é a vida em si mesma.

Vagueando pelas paisagens da sensação, é fisiológico, brutalizado, gozador, descomprometido com o trabalho e a ordem, que o desagradam.

Quando se alcança o nível espiritual da existência humana, as aspirações se elevam aos graus da emoção superior e alterações no comportamento erguem às cumeadas da alegria, da ventura.

A humanidade natural nele floresce e o desinteresse pelas ilusões e seus famanazes é espontâneo, ficando rico de jubilo, sem sinais de apego ou rumores de lamentações.

Jesus veio a fim de despertar os seres humanos para o encontro de si mesmos, a conquista das ilimitadas paisagens do belo, do Espírito, da imortalidade.

Aqueles, porém, como ainda se encontra, dormindo sob as couraças da indiferença, dos desejos infrenes, do personalismo, da violência.

Era necessário golpear-lhes o envoltório até retirá-los, para que pudessem considerar a realidade e compreender o que ainda não descobriram.

Ele então curava as suas malezas, atendia as suas necessidades, crescia aos seus olhos e passava a ser considerado, porém enquanto lhe interessava, pois que, na Sua aflição,
testemunho e doação, Ele foi deixado a sós, até pelos o amavam...

Assim, naquela oportunidade, após pregar, ministrando a terapia preventiva, ele curou por toda Galiléia e expulsou os Espíritos perturbadores que atenazavam os seus companheiros afins.

O deslumbramento das multidões seguia-O em pós e cada vez maior número daqueles que recorriam à Sua ajuda.

Sempre haverá dores e mazelas nas multidões, enquanto perdurarem as paixões desencadeadoras.

Somente a transformação íntima do ser constituir-lhe-á recursos de impeditivo para a instalação das matrizes do sofrimento no corpo sutil do Espírito. Esse esforço desafiador lentamente nasce e se desenvolve à medida que a própria dor lapida o egoísmo e dilacera as paixões dissolventes em dominação arbitrária.

Enquanto luz a esperança e a multidão estruge qual mar violento nas praias, é necessário recorrer a lugares solitários para falar a Deus, ouvi-lo e adquirir forças para falar e escutá-las às criaturas humanas.
🌺🌱🌺
Amélia Rodrigues
Divaldo Franco
Obra: Até o fim dos tempos
🌺🌱🌺

Deus te ampara


Alguém te apontou os defeitos, desconhecendo-te as qualidades.

Outros te censuraram, asperamente, por esse ou aquele motivo. No entanto, não te detenhas.

Recorda que por piores sejam as críticas destrutivas que te envolvam, Deus não te apagou a chama da fé e nem te retirou a oportunidade de continuar trabalhando.
🌺🌱🌺
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Livro de respostas
🌺🌱🌺

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Questionamentos



A que subiria o orgulho do homem, se ele não errasse?

 Como definir-lhe a prepotência, se, periodicamente, a dor não o fustigasse? 

Quem lhe toleraria a vaidade, se, com frequência, a sua fragilidade não o obrigasse a capitular?

Não habitasse um corpo repleto de mazelas, quem seria capaz de lhe suportar a arrogância?

Se jamais tropeçasse moralmente, como haveria de se compadecer dos que caem?

Se aqueles a quem mais ama não sofressem, como se importaria com aqueles aos quais não devota o menor afeto?

Se não conhecesse privações de ordem material, porquanto tempo se escravizaria ao sentimento de posse?

Se nunca experimentasse tristeza, como haveria de saber o que é a lágrima que rola na face de seus semelhantes?

Se não carecesse de perdão, quem o convenceria a perdoar?

Se a morte não o nivelasse ao chão, como aspiraria a ser mais do que pó?
🌼🌿🌼
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: Os três passos do autoconhecimento
🌼🌿🌼

31 de janeiro

Eleve sua consciência e perceba que você não tem idade.

 Você é jovem como o tempo e velho como a eternidade.

 Vivendo pleno e gloriosamente o presente, você se manterá sempre jovem como o presente, você estará constantemente renascendo no Espírito e na verdade. 

Você não pode permanecer estático nesta vida espiritual, há sempre algo novo e excitante para se aprender e para fazer. 

Viver num estado de expectativa o mantém para sempre alerta e jovem. 

É quando a mente envelhece e perde a graça que a vida perde o brilho e o interesse. 

Quando sua mente não conseguir entender uma nova verdade, sente-se, aquiete-se e eleve sua consciência, sintonizando-se com a infinita Mente Universal, tornando-se um com ela e coMigo, e então você será capaz de compreender tudo.

 Mantenha sua mente alerta e você nunca irá envelhecer. 

A fonte da juventude é a sua consciência; a alegria de viver é o elixir da vida.
🌼🌿🌼
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌼🌿🌼




🌼🌿🌼

MENSAGEM DO ESE:

Bem-aventurados os aflitos. Justiça das aflições

Bem-aventurados os que choram, pois que serão consolados. — Bem-aventurados os famintos e os sequiosos de justiça, pois que serão saciados. — Bem-aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, pois que é deles o reino dos céus. (S. MATEUS, cap. V, vv. 5, 6 e 10.)

Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o reino dos céus. — Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados. — Ditosos sois, vós que agora chorais, porque rireis. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 20 e 21.)

Mas, ai de vós, ricos que tendes no mundo a vossa consolação. — Ai de vós que estais saciados, porque tereis fome. Ai de vós que agora rides, porque sereis constrangidos a gemer e a chorar. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 24 e 25.)

Somente na vida futura podem efetivar-se as compensações que Jesus promete aos aflitos da Terra. Sem a certeza do futuro, estas máximas seriam um contra-senso; mais ainda: seriam um engodo. Mesmo com essa certeza, dificilmente se compreende a conveniência de sofrer para ser feliz. É, dizem, para se ter maior mérito. Mas, então, pergunta-se: por que sofrem uns mais do que outros? Por que nascem uns na miséria e outros na opulência, sem coisa alguma haverem feito que justifique essas posições?

Por que uns nada conseguem, ao passo que a outros tudo parece sorrir? Todavia, o que ainda menos se compreende é que os bens e os males sejam tão desigualmente repartidos entre o vício e a virtude; e que os homens virtuosos sofram, ao lado dos maus que prosperam. A fé no futuro pode consolar e infundir paciência, mas não explica essas anomalias, que parecem desmentir a justiça de Deus. Entretanto, desde que admita a existência de Deus, ninguém o pode conceber sem o infinito das perfeições. Ele necessariamente tem todo o poder, toda a justiça, toda a bondade, sem o que não seria Deus. Se é soberanamente bom e justo, não pode agir caprichosamente, nem com parcialidade. Logo, as vicissitudes da vida derivam de uma causa e, pois que Deus é justo, justa há de ser essa causa. Isso o de que cada um deve bem compenetrar-se. Por meio dos ensinos de Jesus, Deus pôs os homens na direção dessa causa, e hoje, julgando-os suficientemente maduros para compreendê-la, lhes revela completamente a aludida causa, por meio do Espiritismo, isto é, pela palavra dos Espíritos.

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, itens 1 a 3.)

🌼🌿🌼

Deus te pede


Não espere dos outros aplausos e elogios.

Busca, acima de tudo, a paz de consciência.

Nada vale por fora o que trazes por dentro.

Cumpre o próprio dever, ignorando o resto.

As maiores vitórias são as do mundo íntimo.

Deus te pede somente que faças o melhor.
🌼🌿🌼
Irmão José
 Carlos Baccelli
Obra: Pão da alma
🌼🌿🌼

Onde Deus ocultou a felicidade


Uma das coisas que mais o homem busca é a felicidade. E o que mais se ouve as criaturas afirmarem é que são infelizes.

Esse é infeliz porque não tem dinheiro. Outro, porque lhe falta saúde, outro ainda, porque o amor partiu. Ou nem chegou.

Um reclama da solidão. Outro, da família numerosa que o atormenta com mil problemas.

Um terceiro aponta o excesso de trabalho. Aqueloutro, reclama da falta dele.

Alguém ama a chuva, o vento e o frio. Outro lamenta a estação invernosa que não lhe permite o gozo da praia, dos gelados e do calor do sol.

Em todo esse panorama, o homem continua em busca da felicidade. Afinal, onde será que Deus ocultou a felicidade?

Soberanamente sábio, Deus não colocou a felicidade no gozo dos prazeres carnais. Isso porque uma criatura precisa de outra criatura para atingir a sua plenitude.

Assim, quem vivesse só pelos roteiros da terra, não poderia encontrar a felicidade.

Amoroso e bom, o Pai também não colocou a felicidade na beleza do corpo. Porque ela é efêmera. Os anos passam, as estações se sucedem e a beleza física toma outra feição.

A pele aveludada, sem rugas, sem manchas, não resiste ao tempo. E os conceitos de beleza se modificam no suceder das gerações. O que ontem era exaltado, hoje não merece aplausos.

Também não a colocou na conquista dos louros humanos, porque tudo isso é igualmente transitório.
Os troféus hoje conquistados, amanhã passarão a outras mãos, mostrando a instabilidade dos julgamentos e dos conceitos humanos.

Igualmente, Deus não colocou a felicidade na saúde do corpo, que hoje se apresenta e amanhã se ausenta.
Enfim, Deus, perfeito em todas as suas qualidades, não colocou a felicidade em nada que dependesse de outra pessoa, de alguma coisa externa, de um tempo ou de um lugar.

Estabeleceu, sim, que a felicidade depende exclusivamente de cada criatura. Brota da sua intimidade. Depende de seu interior.

Como ensinou o extraordinário Mestre Galileu: “o reino dos céus está dentro de vós.”

Por isso, se faz viável a felicidade na terra. Goza-a o ser que não coloca condicionantes externas para a sua conquista.

É feliz porque ama alguém, mesmo que esse alguém não o ame. É feliz porque pode auxiliar a outrem, mesmo que não seja reconhecido.

É feliz porque tem consciência de sua condição de filho de Deus, imortal, herdeiro do universo.

Não se atém a picuinhas, porque tem os olhos fixos nas estrelas, nos planetas que brilham no infinito.

Se tem família, é feliz porque tem pessoas para amar, guardar, amparar.

Se não a tem, ama a quem se apresente carente e desamparado.

Se tem saúde, utiliza os seus dias para construir o bem. Se a doença se apresenta, agradece a oportunidade do aprendizado.

Nada de fora o perturba. Se as pessoas não o entendem, prossegue na sua lida, consciente de que cada qual tem direito a suas próprias idéias.

Se tem um teto, é feliz por poder abrigar a outro irmão, receber amigos. Se não o tem, vive com a dignidade de quem está consciente de que nada, em verdade, nos pertence.

Enfim, o homem feliz é aquele que sabe que a terra é somente um lugar de passagem.

Que sabe que veio de lugares distantes para cá e que, cessado o tempo, retornará a outras paragens, lares de conforto e escolas de luz.

Moradas do Pai, nesse infinito universo de Deus.

A verdadeira felicidade reside na conquista dos tesouros imperecíveis da alma.
🌼🌿🌼
Momento Espírita
🌼🌿🌼