sábado, 21 de janeiro de 2012

CAMINHO CERTO


Não te esqueças de que a tua vida toma a direção dos teus passos.

O caminho que percorres é o de teus interesses e necessidades.

Existem caminhos para os cimos e estradas para o abismo.

Acautela-te contra os atalhos - caminhos de aparência tranquila mas repleto de desilusões.

É penoso recomeçar a jornada, depois de longo trecho percorrido.

Certifica-te de que estejas no rumo certo.

Facilidades extremas são indícios de caminhos sinuosos.

Muitas pedras de tropeço são degraus de ascensão, escoras para os teus pés.

Não te apresses. 

Passo a passo, avança sustentando a cruz.
***********************
 Irmão José
 Carlos A. Baccelli




sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Os 10 Mandamentos da Boa Convivência

I – Tenha controle de sua língua. Sempre diga menos do que pensa. Cultive uma voz baixa e suave. A maneira como se fala muitas vezes impressiona muito mais do que aquilo que se fala.

*
II – Pense antes de fazer uma promessa e depois não dê importância ao quanto lhe custa.
*
III – Nunca deixe passar uma oportunidade para dizer uma coisa meiga e animadora a uma pessoa ou a respeito dela.
*
IV – Tenha interesse nos outros, em suas ocupações, seu bem-estar, seus lares e famílias. Seja alegre com os que riem e lamente com os que choram. Deixe cada pessoa com quem encontra, sentir que você lhe dispensa importância e atenção.
*
V – Seja alegre. Conserve para cima os cantos da boca. Esconda as suas dores, seus desapontamentos e inquietações sob um sorriso. Ria de histórias boas e aprenda a contá-las.
*
VI – Conserve a mente aberta para todas as questões da discussão. Investigue, mas não argumente. É marca de ser superior… discordar e ainda conservar a amizade.
*
VII – Deixa as suas virtudes falarem por si mesmo e recuse a falar das faltas e fraquezas dos outros. Desencoraje murmúrios. Faça uma regra de falar coisas boas aos outros.
*
VIII – Tenha cuidado com os sentimentos dos outros. Gracejos e humor não valem a pena e frequentemente magoam quando menos se espera.
*
IX – Não faça caso das observações más a seu respeito. Só viva de modo que ninguém acredite nelas. Nervosismo e indigestão são causas comuns para maledicência.
*
X – Não seja tão ansioso a respeito de seus direitos. Trabalhe, tenha paciência, conserve seu temperamento calmo, esqueça de si mesmo e receberá a sua recompensa.
******
Cirilo Veloso Moraes







terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Comportamento Cristão


Seja gentil para com todos.
 Não pensando em conquistar amigos, mas em fazê-los felizes.
=
Use a bondade indistintamente.
 Não porque deseje influenciar pessoas, porém, para torná-las tranquilas.
=
Sorria sempre.
 Não porque essa atitude pareça simpática, e sim por trazer sol na alma.
=
Evite a crítica ácida em qualquer circunstância. 
Não porque isso gere cordialidade, antes por reconhecer o direito de não julgar ninguém.
=
Espalhe expressões de otimismo. 
Não porque pense em granjear companheiros, todavia, por carregar no íntimo a alegria de viver.
=
Nunca revide mal por mal. 
Não porque isso gere inimigos, considerando, entretanto, que o mal é a ausência do bem e só este é-lhe antídoto eficaz. 
=
Vença a timidez. 
Não porque assim agrade aos outros, mas para sair de si e conquistar a vida.
=
Seja você mesmo. 
Não procure competir com ninguém. Você é o que edifica interiormente.
=
As aparências desfazem-se. 
As realidades permanecem.
====================
Marco Prisco
Divaldo P. Franco
 






domingo, 15 de janeiro de 2012

Cure-se



O amor que existe no seu coração é tamanho que você poderia curar o planeta inteiro. 
Porém, por enquanto, vamos usar esse amor para curar a você mesmo. 
Sinta um calor começar a surgir no seu centro cardíaco, uma ternura, uma bondade. 
Deixe essa sensação começar a mudar o que você pensa e fala sobre você mesmo.

Na infinidade da vida onde estou, tudo é perfeito, pleno e completo.
A mudança é a lei natural de minha vida.

 Dou boas-vindas a ela.
Estou disposto a mudar. 

Escolho mudar meu pensamento.
Escolho mudar as palavras que uso.
Vou do velho para o novo com facilidade e alegria.
É mais fácil perdoar do que eu imaginava.
O perdão me faz sentir livre e leve.
É com alegria que aprendo a me amar mais e mais.
Quanto mais ressentimento desprendo, mais amor tenho para expressar.
Modificar meus pensamentos me faz sentir que sou bom.
Estou aprendendo a escolher fazer de hoje um prazer a ser vivenciado.
Tudo está bem no meu mundo.
------------------------
Louise L. Hay


Comportamento Preventivo do Câncer



Já se sabe que as emoções impactam de maneira expressiva nosso sistema imunológico. Pensamentos bons, atitudes dignas, emoções de suavidade fazem bem à saúde e o oposto, como agressividade ou revolta nos gestos e sentimentos prejudicam a saúde.

Isso em linhas gerais, pois o assunto comporta desdobramentos inesgotáveis. Ficar bravo, triste, enciumado, magoado é humano, portanto, natural. A questão toda está na manutenção desses sentimentos por semanas, meses e até anos. Num período de alguns dias é normal, natural, mesmo porque precisamos “mastigar” o assunto, entendê-lo para procurar caminhos de superação.

Basta pensar que uma tristeza mantida durante muito tempo faz cair a resistência imunológica, sujeitando-nos às doenças.

Usaremos, todavia, um exemplo simples para ampliar o assunto. Um jogador de futebol não gosta do banco de reserva; um militar que não é enviado ao campo de batalha igualmente sente-se incompleto ou o profissional de qualquer categoria deseja exercitar o que saber, demonstrando sua capacidade e seu poder criativo nas situações que se apresentem, onde sua inteligência e gosto pela atividade escolhida o fazem crescer profissionalmente.

Assim também com as angústias e aflições próprias desse mundo, qualquer que seja o nome com que a classifiquemos: desemprego, ofensa, enfermidade, humilhação, carência de qualquer tipo, solidão, medo, condicionamentos ou qualquer outro tipo de limitação exige de seus protagonistas um primeiro passo de superação: coragem!

Sim, o desencorajamento diante das adversidades, sejam quais forem, é um veneno que mina nossas forças interiores. Portanto, é preciso erguer-se com coragem e determinação das angústias e aflições de nossa condição e prosseguir, sem medo.

É o que se pode chamar de bem e mal sofrer. Sofrer todos sofrem, de um jeito ou de outro. Agora, o importante é saber sofrer. E saber sofrer é enfrentar a dificuldade, esforçar-se para super a adversidade apresentada para posteriormente dizer: eu fui mais forte e venci!

O mal sofrer é a revolta, a reclamação, a acomodação. Quem luta, apesar das limitações todas que possa encontrar, enquadra-se no time daqueles que têm oportunidade de provar sua firmeza, sua determinação, sua perseverança.

No bem sofrer, de resignação ativa, conquistamos amadurecimento, aprendemos a superar obstáculos e avançamos nos degraus do conhecimento e da moral.

Por essas reflexões todas, o bem sofrer, ou seja, o saber tirar do sofrimento o aprendizado que precisamos, é comportamento preventivo contra o câncer, porque entregar-se à tristeza, à revolta, à inconformação, mina nossas defesas orgânicas, sujeitando-nos às infecções e enfermidades. A mágoa, por exemplo, guardada e alimentada, é detonadora de processos de AVC, é destruidora de cédulas, é acionadora de mecanismos que resultarão em infartos e outras complicações de saúde.

Melhor, pois, optar pela coragem, pela alegria de viver, pela perseverança no bem e pela determinação de superar obstáculos em atitudes de confiança e otimismo. Tais comportamentos protegem a saúde, reforçam o sistema imunológico e nos fazem mais saudáveis.

Se a tristeza chegar, convide-a à alegria através de uma boa música, de uma boa leitura ou da convivência com amigos animados. Veja um bom filme de Chaplin ou saia caminhar. Há vários caminhos para superar nossas limitações. O importante é não nos permitirmos dias seguidos de tristeza, solidão ou mágoas. Perdoar e prosseguir, eis a senha de saúde, com bom ânimo, boa vontade e bom humor no comportamento. Se o ciúme ou a inveja, o rancor ou a vingança nos convidar à ação, expulse-os de sua vida. Não precisamos deles. Contamine-se antes, de alegria e entusiasmo. Você, como eu, como qualquer outra pessoa, guardamos um tesouro dentro de nós: a capacidade de viver, de ser criativo, de superar medos e obstáculos! Prossigamos, pois! É preciso!

Para ampliar o assunto, sugerimos pesquisa no item 18 do capítulo V de O Evangelho Segundo o Espiritismo, onde a monumental mensagem assinada pelo Espírito Lacordaire inspira refletir sobre a questão.
=================
Orson Peter Carrara


Observe o motivo de sua inquietação


Era homem robusto e inteligente, contudo, assim que ajuntou algum dinheiro, olvidou a si próprio.

Não mais refeições a tempo, a fim de caçar mais lucros. 

Não mais sono tranquilo, receoso de as­saltos. 

Não mais higiene pronta, por perder longo tempo buscando o golpe financeiro certo. 

Não mais distrações sadias, por medo de gastar. 

Não mais amizades puras, de vez que em cada rosto imaginava alguém a procurar-lhe as pratas. 

E esse homem zeloso, tão zeloso que em nada mais pensava senão em seu ouro, certa noite, sozinho, achou a tempestade que o sufocou num rio, em cheia inesperada, quando ia justa­mente cobrar de um devedor leve conta esquecida. 

E muito, muito antes do tempo assinalado compareceu, vencido, aos tribunais da morte para saber, chorando, que preservara o ouro, apaixonadamente, mas perdendo a si mesmo. 

Observe o motivo de sua inquietação. 

Seja casa ou dinheiro, posição ou destaque, fiscalize o seu zelo e equilibre a conduta, por­quanto, além de Deus que é vida, em nossas vidas, posse alguma na Terra pode encontrar valor, se você ganha tudo, afundando você.
======================
Valerium